O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área.
A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 5% a 10%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.
O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já "morreu" não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos. Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.
Como funciona o Minoxidil? Qual a sua eficiência? Quais os efeitos colaterais?
O Minoxidil, droga vaso-dilatadora periférica, inicialmente utilizada como anti-hipertensivo (Lonitem) atualmente é uma das principais drogas utilizadas na alopecia androgenética e no estímulo do crescimento do eflúvio telogênico. É uma droga vasodilatadora que age nos vasos do couro cabeludo aumentando a irrigação local, consequentemente dos folículos pilosos.
Pode ser utilizados em homens e mulheres numa concentração 5% a 10%, duas vezes ao dia. Seus efeitos colaterais são observados a nível do sistema cardiovascular, principalmente alteração de pressão arterial. A ação da droga ocorre somente durante a sua utilização.
A ação é principalmente na região parietal do couro cabeludo ou coroa, estabilizando a calvície, postergando sua evolução e estimulando cabelos que estão enfraquecidos ou finos (os velos), a se transformarem em cabelos mais grossos, em alopecias em estágio inicial.
Como usar o Minoxidil?
Recomenda-se passar 1 ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos. Usar duas vezes por dia.
Efeito Shedding
Uma das formas pela qual o minoxidil age é estimulando os folículos a passarem mais rapidamente da fase de repouso para uma nova fase de crescimento, ou seja, ele antecipa a troca de fios que iriam cair um pouquinho mais pra frente.
Assim, ao invés de o folículo demorar 3 meses para liberar o fio, ele é liberado prematuramente, pelo estímulo do minoxidil.
Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia.
Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar. Deve-se lembrar que é temporário e é uma troca e não perda de cabelo. A duração pode chegar até 3 meses, contados a partir do início do aumento da troca de fios pelo minoxidil.
O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.
Qual minoxidil usar?
A maioria dos médicos passa o minoxidil manipulado. Mas não tenha dúvida que o mais eficiente é o minoxidil normal ou industrial. A melhor marca, segundo o mercado é o Rogaine. Eu uso minoxidil há uns 12 anos, usei a vida inteira o manipulado. Faz uns 2 anos que estou usando o pant e notei uma diferença incrível, é mais caro que o manipulado (até por isso é melhor) mas vale a pena.
Para quem nunca testou o pant, acho que vale a pena experimentar.
Aqui na Drogaraia já vem com 2 frascos, para 2 meses.
Ana Paula,,
N sei nem como te agradecer pelo carinho e atenção. Eu tô td isso mesm q vc disse… e se eu n conseguir mehorar sozinha, realmente vou procurar ajuda! N sei o q aconteceu… pq tipo, de 1 mês para cá q eu notei uma maior rarefação na cabeça e aparecendo mais.. e realmente qnt mais eu olho e choro, mais aparece… enfim, vou tentar a todo custo n ficar tão triste… e tbm a qst de q fiquei doent,e, gripada 2x seguida…acho q contribuiu tbm!
E eu esqueci de dizer…venho notando uma certa vermelhidão e uma ardência de vez em qnd…
Enfim, a dica do uso do minox foi maravilhosa…raramente dia de sexta eu saio… saio mais no sábado, então quer dizer q depois de 4 hrs q passou pode lavar? Ai q alívio… eu jurava q n podia lavar mais…
A dica da piranha ( eu conheço, aqui se fala tbm sou de Fortaleza-CE ) eu a uso…aquelas pequeninhas q com uma parte do cabelo ( tipo um franja maior ) eu escondo e prendo na parte falha… é triste dmais, mas fazer o q?
Eu tento esquecer sabe, ficar feliz…faço yôga q me ajuda q só, mas qnd me olho no espelho..e principalmente qnd vou me arrumar p/ sair… é um terror! Enfim, as suas palavras foram maravilhosas, te agradeço de coração e vou fazer o possível para melhorar!!!
A dica do minox foi uma benção..vou fazer isso.. e assim agora vou usá-lon 2x ao dia!
Muitíiiiiiiiiiiissimo obrigada mesmo… apareço sim contando as novidades, espero q próxima vez…sejam boas neh??=]
Bjo grande e fiquem com DEUS!
p.s : C é de onde? Pq piranha é bem comum em Fortaleza=]]
Oiii Mi !!!
Eu moro em São Bernardo do Campo – SP (sou vizinha da cidade de São Paulo… ai ai… terra de doido rsrsrs). Mas que delícia, vc mora em Fortaleza? Eu tenho muita vontade de conhecer! Fico babando quando eu vejo as fotos da sua cidade!!! Tenho alguns amigos que já foram e adoraram! Do Nordeste eu só conheço um pouco a Bahia (meu pai é bahiano). Então já fui várias vezes para Salvador, onde tenho familiares e uma vez fui a Porto Seguro com meu marido (mas faz mto tempo! ainda éramos namorados…).
Então, vc pode sim lavar a cabeça 4 horas depois que passar o Minoxidil… Sabe que às vezes, se eu preciso melhorar um pouco o cabelo, porque ele realmente fica meio duro, e não quero lavar naquele momento, eu enfio a cabeça debaixo da torneira e mando bala… hi hi hi… dou uma enxaguada, passo condicionador nas pontas e pronto!!! Já era cabelo duro por causa de remédio!!! Claro, q não fico fazendo isso sempre, mas se resolvo sair e não estou afim de perder tempo debaixo do chuveiro, faço isso mesmo rsrsrsrs… Não é o ideal, mas quebra o galho qd estou apressada.
Eu também fico triste por causa dos cabelos… Sabe, quando estou na rua, no shopping… a primeira coisa que eu olho nas pessoas é justamente o cabelo… Aí dá uma tristeza de ver o meu tão ralinho… E o meu olho só bate naquelas pessoas que tem aquele monte de cabelo, farto, bonito, comprido! Ai Ai… Eu não tenho falhas aparentes, inclusive tenho vários fiosinhos nascendo, mas mesmo assim está muito, muito ralo da nuca pra baixo… É tão pouquinho cabelo que fica quase transparente… Tipo, tenho o cabelo de comprimento médio para longo, e da nuca para baixo, são tão poucos fios que vc consegue ver minhas costas, a roupa que estou usando… Eu fico triste sim, mas graças a Deus, hoje não estou chorando mais por causa disso, mas fico tristinha sim… Só que tento despistar essa tristeza da maneira que lhe falei: buscando alegria em outras coisas… E vc acaba de me dar uma! Não existe no mundo coisa mais gratificante q poder ajudar alguém, mesmo que seja só com algumas palavras… É tão bom!!! Olha, não troco isso por uma mechona de cabelo não viu??? srsrs… Porque não tem preço…
Um beijo enorme, e eu podendo ajudar, estarei sempre por aqui…
Fica com Deus, e aproveita muitooooooo as praias lindas da sua cidade para dar uma espairecida. A natureza é um dos melhores remédios que existem para nossa alma…
Ana, também tenho esse problema e uma produto que aumentou muito minha alta estima foi quando uma cabeleireira me indicou, como tenho cabelo escuro, não sei se é o seu caso, a usar panceke preto na raiz quando saio. Não precisa ser muito, disfarça bastante a calvície. Com um algodão, gase, passar como se fosse pó de arros na raiz. Espero te ajudado também.
Ola Celisa!
td bem?
Eu estou usando bem pouquinho agora o minoxidil, pois nos primeiros dias , acho q estava exagerando…rsrs, ate mesmo pq ,meu tenho mtos pontos criticos ,dai eu passava em varios lugares do couro cabeludo, tanto q ele ja esta acabando e eu mandei manipular novamente,uso de manha e a noite, lavo a cabeça a cada 4 ou 3 dias na semana, geralmente no sabado, q é o dia q mais saio,na quarta , e sabado ou domingo novamente e assim por diante , ou qdo eu vejo q vou sair e tenho algum compromisso onde no qual nao quero usar o cabelo preso, lavo no dia.O ruim é q as vezes , por mais q vc se concentre no couro cabeludo sempre fica um residuo na raiz do cabelo…..e como eu suspendi o Relaxamento a alguns meses,a raiz fica crespa e o resto meio alisado , imagine entao como fica …. fica mto ruim ao pentear e desembaraçar e etc.Qdo eu lavo , para ate uma melhor visualização da raiz,pois meu cabelo natural é crespo,eu sempre com cuidado o escovo e passo uma pranchinha basica , para abaixar um poko a raiz e assim conseguir separar meu cabelo em tiras para aplicar o minox.Percebi q nessas 2 semanas e meia , uma coisa estranha,, percebi, algumas falhas muito mais visiveis do que antes nos ” cantos”, esta muito mais aparentemente….o pior é q nao vejo a queda tao acentuada como tava antes, tipo, nao vejo todo esse cabelo cair, no dia a dia , a nao ser talvez na hora q lavo….. mas a cada dia ta bem visivel essas” falhas” …to desesperada….pois ate crescer esse cabelo q caiu… vai demorar muito…. estranho o remedio fazer isso, ele fazer com que seu cbaelo cai para depois faze-lo crescer de novo, é assim q ele funciona mesmo?? aconteceu com com vc no inicio? Sera q essa “queda” mais acentuada vai se adaptando ao minoxdil com o uso frequente de meses?
To desperada, mas ainda assim nao deixei de usar ele ,todos os dias uso de manha e a noite!Eu geralemente nao faço massagem no couro cabeludo , qdo eu o passo, eu só aplico e espalho… sera q é assim mesmo? Não faço mto massagem na hora q aplico o minox , pois a raiz ta mto crespa, pelo fato de ter ja uns 5 meses q eu nao relaxo o cabelo…..se eu faço isso embaraça muito e dai q cai e q quebra mais… geralmente faço massagem qdo ele ta seco,ou na hora q eu o hidrato….toda vez q eu lavo o cabelo faço hidratação com proutos da Vitabelle e da Amend RMC.. q para mim sao fantasticos!!Ah , vc sabe ondeu posso encontrar esse shampoo q vc me disse da Kerium?Sera q nas farmacias normais, encontro sahmpoo de cetoconazol sem ser manipulado?
por favor Celisa , me ajude!!
desde ja agradeço!!!
Ola minhas amigas tão queridas.
Que saudades….quantas novidades por aqui…gente nova, depoimentos longos e cheios de informações.
Eu estou indo…a vida me pregando peças…Meu pai teve um AVC estou a 1700 km de distancia dele e de minha mãe…passei dias de verdadeiro panico…mas tudo esta se encaminhando,se Deus quiser tudo ficara bem.
Só estou falando isso lindas, para vcs verem que não vale apena sofrermos por nada em nossa vidas…quando achamos que temos problemas, olhamos para o lado e vemos outros com fardos mais pesados ainda.
Nos dias que estive acompanhando a saude de meu pai,ví pessaos cheias de cabelos…lindos…mas infelizmente sem movimentos nas pernas ou nos braços..e coisas desses tipo.
Então queridas força mesmo… seja em busca de tratamentos como a maioria aqui.
Seja como a nossa querida Delzinha, que resolveu dar um basta, continuar com tratamento habitual e valorizar outras coisas.E continuar linda e feliz.
Sejamos felizes minha flores…E o que vier que venha…pois cada uma de nos sabe das dores e das delicias que nos envolvem.
Eu continuo com o tratamentop do Dr. Peruzzo, esta dando super certo, mas podem crer se for o caso irei priorizar outras coisas na vida sim.
Deixo meu caloroso abraço, meu desejo de que cada uma de vocês encontrem sua melhor forma de ver esse nosso probleminha chamado AAG…e no mais ” Venha o que vier, pois cada momento que vivemos nos traz experiencias valiosas, que nos fazem crescer .
Minha fada Celisa…vc esta simplesmente linda…essa foto do perfil esta pra detonar qualquer AAG que pense em aproximar-se de você….Parabéns…?Acho que a sua foi expulsa por essa beleza toda.
Obrigada por existir em nossas vidas.
As demais amigas, fica todo meu carinho sempre.
Bjsss.Simone Kerkhoff
Olá Celisa!!!
Gostaria de esclarecer algo, tenho cabelo tingido pois tenho uitos cabelos brancos e por isso tenho que pintar duas vezes por mês.Queria saber se posso continuar pintado, pois só uso tonalizante não utilizo tintura creme.Caso não possa o que devo fazer?Porque a minha raiz “GRITA” de tanto que aparece ainda mais que é na frente.
Estou sempre aqui aguardando uma palavra que me tranquilize.
Abraços
Tati
Já ia me esquecendo não consigo colocar foto. Preciso de algumas dicas.
Obrigada
Tati
Olá pessoas queridas.
Alguém pode me ajudar, pois a partir do tratamento com minox que faz 5 dias hoje, eu resolvi não passar mais tintura no kblo, mas eu nao sei o q faço pois a cor é vermelha e a raiz já tá uns 3 dedos e eu vou ter d qualquer jeito tingir de castanho pra tirar esse vermelho e tonalizante só nao basta p/tirar. E agoraaaa???? Não vou poder né passar tintura??. O q faço??? Eu tava pensando em parar de usar o minox alguns dias para tingir(ainda mais q está recente q comecei) , aí eu tinjo e volto no tratamento. O que acham??? O q vc acha CELISA????
fico no aguardo de uma resposta.
beijão a todas e que com certeza venceremos essa batalha! ;-D
Gente, eu encontrei esse artigo sobre cuidados com o cabelo e achei importante dividir com vocês. Celisa, se vc achar importante, tente colocar o artigo de forma que mais pessoas consigam visualiza-lo. Beijos a todas!
Pesquisa feita sobre os efeitos dos xampus e outros produtos de beleza
publicado em 30-07-2007
Testes feitos pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostram que xampus e condicionadores funcionam para limpar os cabelos e deixá-los mais fáceis de pentear, mas não promovem a recuperação dos fios danificados a que se propõem diversos produtos pois o fio de
cabelo é um tecido morto, incapaz de se regenerar depois de formado. Por essa razão, a melhor forma de manter uma cabeleira vistosa e bem-nutrida é por meio de uma dieta equilibrada e rica em proteínas e ácidos graxos.
O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas, como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez.
Em experimentos no laboratório de físico-química aplicada da Unicamp, Carla decidiu verificar o que cuidados simples diários, como a lavagem com xampu, a escovação e o uso de secador, faziam com o cabelo. Em uma primeira bateria de testes, ela colocou mechas de cabelos castanhos que nunca haviam passado por tratamento químico de molho por 8, 16, 24 e 32 horas em um recipiente com água a 40 graus Celsius e uma pequena dose do principal componente ativo dos xampus, o detergente lauril sulfato de sódio. Analisando os fios ao microscópio eletrônico, Carla constatou que a partir de 16 horas de lavagem – ou dois meses de banhos diários de 15 minutos – surgiram buracos e trincas na cutícula, a parte mais externa dos fios, composta por 6 a 18 camadas de placas sobrepostas como escamas. Os danos aos fios aumentaram quando, numa segunda etapa, Carla tentou reproduzir uma situação mais próxima à que as mulheres enfrentam no cotidiano. Em vez de deixar as amostras de cabelo de molho, ela passou a esfregá-las suavemente com xampu por dois minutos, antes de enxaguá-las com água quente. Em seguida escovou as mechas molhadas, secou-as com um secador de cabelos e tornou a penteá-las. Desta vez os prejuízos apareceram mais cedo. “A partir de 20 repetições começa a haver danos nas cutículas”, conta Carla.Executado 120 vezes, o equivalente a quatro meses de lavagens, escovações e secagens diárias, esse tratamento praticamente eliminou as cutículas. Afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo, proteína que lhe confere uma resistência à tração maior que a do aço – só se rompe facilmente um fio de cabelo por causa de seu reduzido diâmetro, que varia de 50 a 100 micrômetros (milésimos de milímetro). Um mês de banhos com essa mesma duração deixou o cabelo perceptivelmente mais claro.Nos estudos sobre os efeitos da limpeza do cabelo, publicados na Colloids and Surfaces B, Carla e Inés apresentam a explicação completa de como o detergente do xampu afeta a integridade e a cor dos fios. A água penetra por espaços entre as cutículas, levanta-as e dissolve o material depositado entre elas – em geral, restos de células mortas –, originando pequenas cavidades. O detergente do xampu acelera a formação de buracos nas camadas internas das cutículas e extrai as gorduras naturais do fio.Com o tempo, as cutículas começam a se desprender e deixam a superfície do cabelo irregular. Esses danos facilitam o ataque da água e do xampu ao córtex, originando cavidades no interior do fio pela remoção de proteínas e do cimento celular que mantém os feixes de queratina unidos. Além de mais ásperos ao toque, os fios tornam-se progressivamente mais claros. Dois processos contribuem para a mudança de tom do cabelo: o surgimento das cavidades e a destruição da melanina, proteína responsável pela cor dos fios – é a quantidade total de melanina que determina se um cabelo é louro, ruivo, castanho ou negro.No caso dos cuidados diários, os buracos na cutícula e no córtex do fio são os responsáveis pela mudança de cor do cabelo, por alterar suas propriedades ópticas. É que quanto mais cavidades há no fio, mais luz é refletida para o ambiente e menos é absorvida pelos grãos de melanina. Nos estágios avançados ocorre a destruição dos grânulos de melanina, deixando o cabelo amarelado.
Quem sente mais esses efeitos são as pessoas com cabelos longos: seus fios apresentam desgaste maior principalmente nas pontas, que pode ser agravado pela forma como se lava a cabeça. Rita Wagner, outra química da equipe de Inés, formada quase só por mulheres, submeteu cabelos castanhos e louros a dois tipos de lavagem: imersão em água com xampu (sem atrito) ou a fricção dos fios. As duas formas de limpeza foram repetidas a temperaturas diferentes, que simulavam banhos quentes e frios. Em um teste inicial, Rita observou que só a água já era suficiente para retirar proteínas do cabelo, perda que dobrava quando se adicionava xampu.
O mais nocivo, porém, foi ensaboar os fios, descreve a pesquisadora em outro artigo da Colloids and Surfaces B. “A fricção é responsável por 90% dos danos à cutícula”, afirma Rita, efeito que aumenta progressivamente com a elevação da temperatura da água. De acordo com Inés, o primeiro sinal de desgaste das cutículas detectável a olho nu são as pontas duplas, que surgiriam depois de um ano de lavagens massageando o cabelo.
Se o uso de xampu limpa os fios, mas os danifica a ponto de se tornarem mais opacos, embaraçados e quebradiços ao pentear, a saída seria deixar de lavar os cabelos? Felizmente, nada tão radical. O ideal é lavar a cabeça o menor número possível de vezes ao longo da semana. “A decisão de quando se deve lavar o cabelo depende da percepção pessoal de que o cabelo está sujo e precisa ser lavado”, afirma Inés. E não há regras, uma vez que as características dos fios e do couro cabeludo variam de uma pessoa para outra, assim como é diferente o nível e o tipo de poluição a que se está exposto diariamente. “Embora quase não haja diferença de eficácia entre os produtos no mercado, o xampu adotado deve ser o que melhor se adapta ao seu cabelo e ao couro cabeludo”, recomenda Inés, que diz não tomar cuidados especiais com seus longos cabelos louros.
Para quem gosta de ensaboar a cabeça com freqüência, ela sugere o uso de xampus infantis, que contêm detergentes menos agressivos aos cabelos. Outras dicas são: friccionar o menos possível os fios, tomar banho morno, secar pouco com toalha e pentear o mínimo necessário, de preferência, com pentes de dentes largos, além de, claro, não exagerar no xampu. “Também é possível usar produtos que minimizem os danos da lavagem”, lembra Carla, que após anos de pesquisa na Unicamp foi recentemente contratada por uma empresa do setor.Alguns xampus trazem em sua formulação pequenas quantidades de silicone – um dos mais conhecidos é a dimeticona –, polímero que recobre os fios lubrificando-os e deixando-os mais brilhantes. “O silicone do xampu forma um filme sobre os fios e reduz a perda de proteínas por fricção”, afirma Rita. Ela descobriu recentemente que um terceiro componente do cabelo, a medula, altera a cor e a resistência dos fios.O silicone, no entanto, não é completamente inócuo: ele adere ao fio e não sai facilmente no enxágüe. Desse modo, facilita o acúmulo de sujeira e exige o uso de mais detergente na próxima lavagem. “Muitas pessoas que acreditam ter cabelo oleoso, na verdade, não têm”, diz Inés. “Essa oleosidade se deve ao uso de xampu inadequado, contendo silicone.”O cosmético que mais ameniza a ação nociva dos xampus são os condicionadores. Formulados à base de gorduras e de um detergente diferente dos usados nos xampus, os condicionadores preenchem as cavidades abertas na superfície e no córtex do cabelo e fecha as cutículas, aumentando a capacidade dos fios de refletirem a luz – razão por que parecem mais brilhantes. Inés comprovou também que o condicionador altera as propriedades mecânicas do cabelo. “Esse cosmético deixa os fios mais homogêneos no que diz respeito à capacidade de resistir ao estiramento”, explica. Como resultado, menos fios frágeis se rompem no pentear.Mas nem os condicionadores restauram um dos tratamentos mais agressivos que Inés já viu desde que começou a investigar a eficiência de cosméticos de cabelo em 1983: o alisamento dos fios, feito por pessoas que têm cabelo crespo ou ondulado e desejam deixá-los impecavelmente lisos. Carla aplicou em mechas de cabelos crespos dois tipos de cremes alisadores encontrados no mercado – um à base de tioglicolato de amônia e outro com hidróxido de cálcio ou lítio. Em seguida, deixou agir por 20 minutos, tempo de uma sessão de alisamento, e 60 minutos (três sessões), antes de analisar os fios ao microscópio.Ainda que usados em baixas concentrações, esses compostos deformam de maneira irreversível a estrutura microscópica do cabelo. Diferentemente do cabelo liso, de formato cilíndrico, o cabelo crespo é achatado e com torções naturais, como uma escada em caracol. Tanto o tioglicolato como o hidróxido – também usados por quem tem cabelo liso e quer deixá-lo encaracolado com um tipo de penteado chamado permanente – destroem as ligações das fibras de queratina, desfazendo as voltas microscópicas do fio. O cabelo fica liso e mais frágil, como um fio de alumínio retorcido que é esticado. “Surgem trincas e sulcos que reduzem a menos da metade a resistência dos fios ao alongamento”, explica Inés.Algo semelhante acontece no alisamento térmico em que, em vez de cremes, prende-se o cabelo entre duas chapas aquecidas de um pequeno aparelho – a famosa chapinha, versão moderna de passar o cabelo a ferro. “O cabelo fica mais opaco e áspero ao toque”, diz Carla. “Para melhorar sua aparência, é preciso usar muito condicionador, cremes para pentear e compostos oleosos, que funcionam como um lustra-móveis em uma mesa riscada: preenchem-se os buracos, mas não se eliminam os danos.”
Se não dá para restaurar os defeitos que os cuidados diários e os tratamentos cosméticos produzem nos fios, também não é possível prevenir de forma adequada, ao menos por ora, as alterações causadas pela exposição ao sol. A engenheira química Ana Carolina Nogueira expôs ao sol durante 91 horas, o equivalente a um mês de férias na praia, amostras de cabelo branco, louro, ruivo e castanho – e repetiu o teste com luz artificial. Ela constatou que os diferentes tipos de radiação ultravioleta – ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) – danificam de forma distinta os fios de cabelo. De modo ainda não compreendido, a radiação UVA degrada a melanina, pigmento que determina a coloração do cabelo, deixando-o mais claro. E quanto mais claro o cabelo, mais claro ele fica, descreveu Ana Carolina no Journal of Photochemistry and Photobiology B.Já a radiação UVB destrói as moléculas de queratina e deixa os fios mais frágeis. Segundo Ana Carolina, os atuais filtros solares não protegem completamente o cabelo. “Eles formam um filme em torno dos fios.
Como este filme contém proteínas, reduz os efeitos dos raios UVB, mas ainda se encontram em desenvolvimento produtos que reduzam a ação de raios UVA”, diz a pesquisadora, que hoje trabalha em uma fornecedora de matéria-prima para a indústria de cosméticos e, com Lelia Dicelio, da Universidade de Buenos Aires, identificou um efeito inesperado dos raios UV sobre os cabelos brancos: em vez de amarelá-los, como se pensava, o sol os torna mais brancos. O que os deixa amarelos é o calor (radiação infravermelha), explica em artigo a ser publicado. Para Inés, chegou-se a um estágio em que é preciso conhecer melhor como se comporta o cabelo do ponto de vista físico e químico para que a indústria possa fabricar cosméticos que façam alguma diferença. Revista Pesquisa Fapesp Julho 2007
Nossa, foi muito bom achar esse site.
Vejo quantas mulheres estão na mesma situação que eu.
Eu estou com queda de cabelo há mais de 1 ano depois de tomar um medicamento para acne. Parei com o medicamento e a queda não cessou.
Fui em um tricologista ano passado que me falou que era Efluvio. Ele me disse que depois de alguns meses voltaria ao normal. E não voltou.
Há algumas semanas eu fui uma dermatologista que me receitou Pilexil e Pill food. E não estou vendo muito resultado.
Vou esperar mais uns 2 meses e se não der resultado pretendo usar o minoxidil.
E pretendo fazer o exame do couro cabeludo para descartar a possibilidade de AAG. Creio que não seja, mas é sempre bom ter certeza;
Tenho algumas duvidas:
Minoxidil em caso de efluvio… Tem que usar para sempree?
Pretendia usar outro tônico junto. Daí como faço?
Usar o minoxidil de noite e o tônico de manhã sem lavar?
Que saco, como eu queria ter uma queda normal denovo. Já perdi mais de 50% dos meus cabelos.
É triste.
Oi, gente!!!!!!!!!!!
Estou fazendo tratamento com Minoxidil há 4 meses. A queda melhorou, mas ainda me incomoda. Mas estou com muitos fios novos estes já estão até grandes.
Mas gostaria de perguntar, para quem puder respoder, se posso fazer uma escova inteligente. É que meu cabelo está sem jeito e não quero ficar fazendo escova direto.
bjs,
Mara,
Esse estudo foi feito por profissionais da Unicamp (Universidade de Campinas). É um pouco grande mas vale a pena a leitura. Com certeza, com base nele vc terá embasamento suficiente para tomar qualquer decisão!
Beijos, e tenha um pouquinho de paciência porque o texto é grande… srsrs… MAS VALE A PENA LER!!! E MUITO!!!
Pesquisa feita sobre os efeitos dos xampus e outros produtos de beleza
publicado em 30-07-2007
Testes feitos pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostram que xampus e condicionadores funcionam para limpar os cabelos e deixá-los mais fáceis de pentear, mas não promovem a recuperação dos fios danificados a que se propõem diversos produtos pois o fio de
cabelo é um tecido morto, incapaz de se regenerar depois de formado. Por essa razão, a melhor forma de manter uma cabeleira vistosa e bem-nutrida é por meio de uma dieta equilibrada e rica em proteínas e ácidos graxos.
O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas, como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez.
Em experimentos no laboratório de físico-química aplicada da Unicamp, Carla decidiu verificar o que cuidados simples diários, como a lavagem com xampu, a escovação e o uso de secador, faziam com o cabelo. Em uma primeira bateria de testes, ela colocou mechas de cabelos castanhos que nunca haviam passado por tratamento químico de molho por 8, 16, 24 e 32 horas em um recipiente com água a 40 graus Celsius e uma pequena dose do principal componente ativo dos xampus, o detergente lauril sulfato de sódio. Analisando os fios ao microscópio eletrônico, Carla constatou que a partir de 16 horas de lavagem – ou dois meses de banhos diários de 15 minutos – surgiram buracos e trincas na cutícula, a parte mais externa dos fios, composta por 6 a 18 camadas de placas sobrepostas como escamas. Os danos aos fios aumentaram quando, numa segunda etapa, Carla tentou reproduzir uma situação mais próxima à que as mulheres enfrentam no cotidiano. Em vez de deixar as amostras de cabelo de molho, ela passou a esfregá-las suavemente com xampu por dois minutos, antes de enxaguá-las com água quente. Em seguida escovou as mechas molhadas, secou-as com um secador de cabelos e tornou a penteá-las. Desta vez os prejuízos apareceram mais cedo. “A partir de 20 repetições começa a haver danos nas cutículas”, conta Carla.Executado 120 vezes, o equivalente a quatro meses de lavagens, escovações e secagens diárias, esse tratamento praticamente eliminou as cutículas. Afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo, proteína que lhe confere uma resistência à tração maior que a do aço – só se rompe facilmente um fio de cabelo por causa de seu reduzido diâmetro, que varia de 50 a 100 micrômetros (milésimos de milímetro). Um mês de banhos com essa mesma duração deixou o cabelo perceptivelmente mais claro.Nos estudos sobre os efeitos da limpeza do cabelo, publicados na Colloids and Surfaces B, Carla e Inés apresentam a explicação completa de como o detergente do xampu afeta a integridade e a cor dos fios. A água penetra por espaços entre as cutículas, levanta-as e dissolve o material depositado entre elas – em geral, restos de células mortas –, originando pequenas cavidades. O detergente do xampu acelera a formação de buracos nas camadas internas das cutículas e extrai as gorduras naturais do fio.Com o tempo, as cutículas começam a se desprender e deixam a superfície do cabelo irregular. Esses danos facilitam o ataque da água e do xampu ao córtex, originando cavidades no interior do fio pela remoção de proteínas e do cimento celular que mantém os feixes de queratina unidos. Além de mais ásperos ao toque, os fios tornam-se progressivamente mais claros. Dois processos contribuem para a mudança de tom do cabelo: o surgimento das cavidades e a destruição da melanina, proteína responsável pela cor dos fios – é a quantidade total de melanina que determina se um cabelo é louro, ruivo, castanho ou negro.No caso dos cuidados diários, os buracos na cutícula e no córtex do fio são os responsáveis pela mudança de cor do cabelo, por alterar suas propriedades ópticas. É que quanto mais cavidades há no fio, mais luz é refletida para o ambiente e menos é absorvida pelos grãos de melanina. Nos estágios avançados ocorre a destruição dos grânulos de melanina, deixando o cabelo amarelado.
Quem sente mais esses efeitos são as pessoas com cabelos longos: seus fios apresentam desgaste maior principalmente nas pontas, que pode ser agravado pela forma como se lava a cabeça. Rita Wagner, outra química da equipe de Inés, formada quase só por mulheres, submeteu cabelos castanhos e louros a dois tipos de lavagem: imersão em água com xampu (sem atrito) ou a fricção dos fios. As duas formas de limpeza foram repetidas a temperaturas diferentes, que simulavam banhos quentes e frios. Em um teste inicial, Rita observou que só a água já era suficiente para retirar proteínas do cabelo, perda que dobrava quando se adicionava xampu.
O mais nocivo, porém, foi ensaboar os fios, descreve a pesquisadora em outro artigo da Colloids and Surfaces B. “A fricção é responsável por 90% dos danos à cutícula”, afirma Rita, efeito que aumenta progressivamente com a elevação da temperatura da água. De acordo com Inés, o primeiro sinal de desgaste das cutículas detectável a olho nu são as pontas duplas, que surgiriam depois de um ano de lavagens massageando o cabelo.
Se o uso de xampu limpa os fios, mas os danifica a ponto de se tornarem mais opacos, embaraçados e quebradiços ao pentear, a saída seria deixar de lavar os cabelos? Felizmente, nada tão radical. O ideal é lavar a cabeça o menor número possível de vezes ao longo da semana. “A decisão de quando se deve lavar o cabelo depende da percepção pessoal de que o cabelo está sujo e precisa ser lavado”, afirma Inés. E não há regras, uma vez que as características dos fios e do couro cabeludo variam de uma pessoa para outra, assim como é diferente o nível e o tipo de poluição a que se está exposto diariamente. “Embora quase não haja diferença de eficácia entre os produtos no mercado, o xampu adotado deve ser o que melhor se adapta ao seu cabelo e ao couro cabeludo”, recomenda Inés, que diz não tomar cuidados especiais com seus longos cabelos louros.
Para quem gosta de ensaboar a cabeça com freqüência, ela sugere o uso de xampus infantis, que contêm detergentes menos agressivos aos cabelos. Outras dicas são: friccionar o menos possível os fios, tomar banho morno, secar pouco com toalha e pentear o mínimo necessário, de preferência, com pentes de dentes largos, além de, claro, não exagerar no xampu. “Também é possível usar produtos que minimizem os danos da lavagem”, lembra Carla, que após anos de pesquisa na Unicamp foi recentemente contratada por uma empresa do setor.Alguns xampus trazem em sua formulação pequenas quantidades de silicone – um dos mais conhecidos é a dimeticona –, polímero que recobre os fios lubrificando-os e deixando-os mais brilhantes. “O silicone do xampu forma um filme sobre os fios e reduz a perda de proteínas por fricção”, afirma Rita. Ela descobriu recentemente que um terceiro componente do cabelo, a medula, altera a cor e a resistência dos fios.O silicone, no entanto, não é completamente inócuo: ele adere ao fio e não sai facilmente no enxágüe. Desse modo, facilita o acúmulo de sujeira e exige o uso de mais detergente na próxima lavagem. “Muitas pessoas que acreditam ter cabelo oleoso, na verdade, não têm”, diz Inés. “Essa oleosidade se deve ao uso de xampu inadequado, contendo silicone.”O cosmético que mais ameniza a ação nociva dos xampus são os condicionadores. Formulados à base de gorduras e de um detergente diferente dos usados nos xampus, os condicionadores preenchem as cavidades abertas na superfície e no córtex do cabelo e fecha as cutículas, aumentando a capacidade dos fios de refletirem a luz – razão por que parecem mais brilhantes. Inés comprovou também que o condicionador altera as propriedades mecânicas do cabelo. “Esse cosmético deixa os fios mais homogêneos no que diz respeito à capacidade de resistir ao estiramento”, explica. Como resultado, menos fios frágeis se rompem no pentear.Mas nem os condicionadores restauram um dos tratamentos mais agressivos que Inés já viu desde que começou a investigar a eficiência de cosméticos de cabelo em 1983: o alisamento dos fios, feito por pessoas que têm cabelo crespo ou ondulado e desejam deixá-los impecavelmente lisos. Carla aplicou em mechas de cabelos crespos dois tipos de cremes alisadores encontrados no mercado – um à base de tioglicolato de amônia e outro com hidróxido de cálcio ou lítio. Em seguida, deixou agir por 20 minutos, tempo de uma sessão de alisamento, e 60 minutos (três sessões), antes de analisar os fios ao microscópio.Ainda que usados em baixas concentrações, esses compostos deformam de maneira irreversível a estrutura microscópica do cabelo. Diferentemente do cabelo liso, de formato cilíndrico, o cabelo crespo é achatado e com torções naturais, como uma escada em caracol. Tanto o tioglicolato como o hidróxido – também usados por quem tem cabelo liso e quer deixá-lo encaracolado com um tipo de penteado chamado permanente – destroem as ligações das fibras de queratina, desfazendo as voltas microscópicas do fio. O cabelo fica liso e mais frágil, como um fio de alumínio retorcido que é esticado. “Surgem trincas e sulcos que reduzem a menos da metade a resistência dos fios ao alongamento”, explica Inés.Algo semelhante acontece no alisamento térmico em que, em vez de cremes, prende-se o cabelo entre duas chapas aquecidas de um pequeno aparelho – a famosa chapinha, versão moderna de passar o cabelo a ferro. “O cabelo fica mais opaco e áspero ao toque”, diz Carla. “Para melhorar sua aparência, é preciso usar muito condicionador, cremes para pentear e compostos oleosos, que funcionam como um lustra-móveis em uma mesa riscada: preenchem-se os buracos, mas não se eliminam os danos.”
Se não dá para restaurar os defeitos que os cuidados diários e os tratamentos cosméticos produzem nos fios, também não é possível prevenir de forma adequada, ao menos por ora, as alterações causadas pela exposição ao sol. A engenheira química Ana Carolina Nogueira expôs ao sol durante 91 horas, o equivalente a um mês de férias na praia, amostras de cabelo branco, louro, ruivo e castanho – e repetiu o teste com luz artificial. Ela constatou que os diferentes tipos de radiação ultravioleta – ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) – danificam de forma distinta os fios de cabelo. De modo ainda não compreendido, a radiação UVA degrada a melanina, pigmento que determina a coloração do cabelo, deixando-o mais claro. E quanto mais claro o cabelo, mais claro ele fica, descreveu Ana Carolina no Journal of Photochemistry and Photobiology B.Já a radiação UVB destrói as moléculas de queratina e deixa os fios mais frágeis. Segundo Ana Carolina, os atuais filtros solares não protegem completamente o cabelo. “Eles formam um filme em torno dos fios.
Como este filme contém proteínas, reduz os efeitos dos raios UVB, mas ainda se encontram em desenvolvimento produtos que reduzam a ação de raios UVA”, diz a pesquisadora, que hoje trabalha em uma fornecedora de matéria-prima para a indústria de cosméticos e, com Lelia Dicelio, da Universidade de Buenos Aires, identificou um efeito inesperado dos raios UV sobre os cabelos brancos: em vez de amarelá-los, como se pensava, o sol os torna mais brancos. O que os deixa amarelos é o calor (radiação infravermelha), explica em artigo a ser publicado. Para Inés, chegou-se a um estágio em que é preciso conhecer melhor como se comporta o cabelo do ponto de vista físico e químico para que a indústria possa fabricar cosméticos que façam alguma diferença. Revista Pesquisa Fapesp Julho 2007
Alguém pode me ajudar, pois a partir do tratamento com minoxidil que faz 6 dias hoje, eu acho q não vou poder passar mais tintura no kblo, mas eu nao sei o q faço pois a cor é vermelha e a raiz já tá uns 3 dedos e eu vou ter d qualquer jeito tingir de castanho pra tirar esse vermelho e tonalizante só nao basta p/tirar. Será q tonalizante tira o vermelho e não será prejudicial??? E agoraaaa???? Não vou poder mesmo passar tintura pra tirar o vermelho??. O q faço???
Ékica, querida sem desespero!!! Vc pode sim tingir os seus cabelos usando minoxidil! Numa boa mesmo. Olha, eu uso o Minoxidil industrializado (Regaine 5% e tenho a bula aqui em casa!!! ) vou escrever abaixo exatamente o que diz a respeito da tintura e, depois, vc pode até procurar no google a bula do regaine que vc acha com toda certeza!!! Lá vai:
“O uso de tinturas ou permanentes não interfere na ação de Regaine (que nada mais é que o minoxidil, só que industrializado). Apesar disso, a fim de evitar qualquer irritação local, o paciente deve assegurar-se de que não haja minoxidil no couro cabeludo antes de aplicar qualquer produto químico. Para melhores resultados, o paciente não deve aplicar Regaine no mesmo dia em que ele aplicou esses produtos químicos”
Isso quer dizer que vc deve apenas lavar o cabelo na noite anterior que for fazer a tintura, não passar o minox, fazer a tintura SEM O REMÉDIO NA CABEÇA, E NÃO UTULIZA-LO TAMBÉM NO DIA QUE FEZ A TINTURA!!! Não importa se é tintura ou tonalizante, vc escolhe o que tiver vontade, lembrando sempre que o tonalizante tem um efeito mais sutil do que a tinta, mas em compensação agride menos o cabelo. Se seus fios estão saudáveis (ou pelo menos em condição de receber a tintura), fica totalmente ao seu critério! Não se preocupe! Vc não terá que andar com o cabelo “bicolor” por aí enquanto está tratando sua queda!!!
Espero ter ajudado!!!
Beijão e boa sorte com seu tratamento!!!
Muito obrigada mesmooo Ana Paula. Conseguiu me deixar mais tranquila. Amei esse site c/ anjos assim p/nos auxiliar.
Bjs e tudo d bom. PS>> pelo menos não ficarei c/ kblo bicolor né .. kkkkk.. tá triste..kk …vou correndin tingir … haha
Érika de São Paulo – SP
Olá, eu estou fazendo tratamento para calvície feminina a um mês, estou usando o Kérium loção anti queda à noite, o minixidil a 5% pela manhã, 1 comprimido aldactone 50 mg por dia, shampoo dercos energizante. Lavo os meus cabelos todos os dias pq o minox deixa o cabelo duro d+.
Comecei a notar a queda aos 19 anos devido a ovários policísticos, tomo diane desde então. Hj tenho 26 e a queda continua. Perdi mais de 50% dos meus cabelos. Estou mt deprimida, não consigo pensar em outra coisa.
Depois de qt tempo de tratamento terei resultado?
A minha dermatologista disse uns seis meses, mas me indicou tb o tratamento com laser de baixa frequencia, mas devido ao preço 1800 reais (24 sessões), eu não fiz.
Se alguém tiver alguma dica ou conselho, por favor me envie…
Obrigada…
Oi Rô!!!
O tratamento que vc está fazendo está correto, o que vc poderia fazer é acrescentar algum polivitamínico (tem o Centrum, Dermavite, Pharmaton e mais uma infinidade nas farmácias…). E, fazer um exame para ver como andam suas taxas de ferro e ferritina… E, se for necessário tomar também um suplemento de ferro. Não sei se vc sabe, mas para que nosso cabelo não sofra com a falta de ferro no organismo, não basta que ele esteja no “limite do satisfatório” para que não seja considerado anemia. Ele deve estar de MÉDIO PARA ALTO!!! Senão, afeta sim o cabelo, por que nosso corpo manda o ferro disponível para nossos orgão vitais e “o que sobra” (se é que sobra…) é q vai pro coitado do nosso cabelo!!! Quanto ao minoxidil, a pessoa alcança resultados mais satisfatórios usando 2 x ao dia… (eu uso o Industrializado (Regaine 5%) e tenho a bula aqui em casa. Usando o Minox 2 x ao dia, a pessoa começa a perceber diminuição da queda com 2 meses de uso contínuo (desde que, não existam outros problemas de saúde, claro)…
Beijos, e qualquer coisa que precisar pode contar comigo!!! Força aí que também estou na guerra para ter meus fiosinhos de volta…
Oi Ana Paula,
Bem a médica me passou uma fórmula semelhante ao Pantogar. Estou tomando a 21 dias. Ela me passou tb alguns exames ferritina, tsh, th4 e FAN(que serve para descubrir o lúpus), e glicemia. Fareios exames na próxima semana, que é qd terei o retorno. A fórmula que ela passou do minoxidil a 5%, finasterida 0,1%, Propilenoglicol 20% e álcool a 70%.
Nossa eu estou desesperada, sabe! Tenho 5 irmãos, desses os três homens ficaram calvos antes dos 30, uma irmã tem pouquíssimo cabelo, quase nada agora, mas ela não quer tratar, e uma que se salvou, rsrsrsr, ela tem cabelo para dar e vender.
A calvície é predominante na minha família paterna, tenho até uma tia calva, e na família da minha mãe tb.
Sabe, não gosto nem de ver fotos minhas da infancia. A única coisa que eu achava bonito em mim era o cabelo. Hoje nem isso….
Está complicado. O tratamento é muito caro, e o resultado demora…
Bem, mas vamos em frente….
Obrigada pela força…
Foi muito importante para mim ler os depoimentos. Me motivaram a procurar ajuda…
Oi Rô!!!
É na sua família realmente parece que o ♦@○♫#&♣$% do gene da calvice atacou mesmo!!! Essa fórmula q sua médica passou parece boa (além do minox, ela colocou a finasterida… bacana!!!). Tomara q dê certo!!! Ela indicou q vc usasse o tônico qts vezes no dia???… (estou perguntando porque, alguns médicos dizem para passar uma única vez, mas pelo q vc está falando a coisa está bem complicada… na bula q tenho do Regaine 5% (nada mais q o minoxidil industrializado), aconselha a passar 2x, para um resultado mais rápido e eficaz!!!
Beijo enorme, e boa sorte!!!
Oi Ana Paula, realmente a genética não me ajuda em nada…
A médica me disse para passar a loção de minoxidil uma vez ao dia e o kérium anti queda tb uma vez.
Nossa, mas a coisa tá feia, sinto vontade de passar duas vezes o minox, pois o meu couro cabeludo está cada vez mais aparente. Eu não sei mais o que fazer.
Eu gostaria de saber se você já fez o laser de baixa frequencia ou wave, não sei o termo correto, ou se sabe de alguém que fez. A médica me disse que é muito bom, mas o preço é muito alto, 80 reais a sessão, e tem que fazer no mínimo 24, duas vezes por semana. É muito caro!!! Além de não ter essa grana, tenho medo de não funcionar. Ah, pensei até em tomar a finasterida, mas fiquei com medo, sabe, ainda não tive filhos, tenho medo de ter algum efeito mais sério, sabe?
Bem…obrigada pela força…
Abraços
Oi de novo Rô!!!
Eu já ouvi falar sim do laser, mas não tenho conhecimento de alguém que tenha feito… Se fosse um tratamento realmente eficaz até que valeria o preço, mas eu também tenho cá minhas dúvidas… Cabelo é um negócio tão complicado… No homem, normalmente ela é diagnosticada mais facilmente, embora seja visivelmente mais agressiva. Na mulher, além de o diagnóstico dar um trabalho do cão, ainda temos o inconveniente da demora que os tratamentos levam para começar a surtir algum efeito e, para fechar com chave de “ouro”, a cultura mundial (olha gente, não é só no Brasil não!!! deêm uma olhada nas mulheres dos mais variados países!!!), está condicionada a “mulher com cabelo”… e, de preferência, brilhoso, saudável e blá, blá, blá… E a tortura que é ver o cabelo despencando e não conseguir tratar??? Medo de lavar, de pentear, o desgosto de ir num salão de cabelereiros… Em uma das minhas piores fases, fiquei dois anos sem ir a um salão de beleza… Eu mesma aparava as pontas (ficava meio torto, mas meu marido dava uma ajeitada depois…) e pintava em casa, pois eu não tinha mais estrutura emocional para ouvir aquelas cabelereiras sem noção, toda hora dizendo: “Nossa, como vc tem pouco cabelo”; “Nossa por que seu cabelo cai tanto? Vc não reparou?” Será que elas pensam que sou cega??? Desculpa o desabafo, mas parece que tem pessoas que não veêm um palmo a frente do nariz… E o quanto pode fazer a pessoa sofrer com esses comentários…
Quanto a automedicação Rô, eu acho mto complicado… O ideal é sempre estarmos sendo orientadas por um médico… Existem estudos que indicam que a finasterida é eficiente para as mulheres, porém que ela não deve engravidar em nenhuma hipótese na vigência do tratamento, e caso deseje uma gravidez, parar com a fina por 6 meses antes… Ainda não é um concenso, tem médicos contra, outros a favor… Eu mesma fui em vários dermatologistas que nunca haviam me prescrito a fina, até que, por meio da minha mãe, conheci essa. Antes, acho que passei em pelo menos 8 ou 9 profissionais (Sem exagero viu, procuro tratar da minha queda há 10 anos e durante esse tempo foi uma verdadeira peregrinação)… Mesmo depois que eu já estava com a receita, me coloquei de frente ao computador e fui pesquisar… Acho que nunca li tanto em tão pouco tempo na minha vida rsrs… nem na época da faculdade… mas foi bom porque, pelo menos, adquiri um mínimo de conhecimento e pude começar meu tratamento mais tranquila (sou super grilada com remédios rsrs, até quando estou com um resfriado, não gosto de ficar tomando remédio… mas é que tem uma hora na vida q não tem jeito: eu tinha que escolher: ou arriscava a tomar a fina ou veria o pouco que tenho de cabelo ir embora cada vez mais rápido)… É uma decisão de cada um mesmo… Até eu, que tinha minha médica, bem informada, q esclareceu todas as minhas dúvidas, e aí sim, prescreveu o medicamento, fiquei com medo… é natural, pois é algo desconhecido pra gente e que, realmente, se não tomar cuidado, os danos podem ser enormes e irreparáveis (no caso de uma gravidez na vigência do tratamento, ou logo após seu término)… É duro, mto duro… Hoje eu nem acredito qd lavo meu cabelo e vejo o tanto que cai: a metade de antes!!! Eu sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas pelo menos está caindo bem menos e estão crescendo vários fiosinhos… está um de cada tamanho, uma coisa de doido rsrs… se passa um vento, arrepia tudo rs… parece que enfiei o dedo na tomada…HA HA HA… mas tudo bem, só de ver eles em pé, já fico tão feliz!!!…
E é isso, qualquer coisa q eu puder ajudar, terei o maior prazer…
Beijo grande e boa sorte…
Posso fazer um agradecimento? BENDITO SEJA O SANTO PADROEIRO INVENTOR DA FINASTERIDA!!! AMÉM!!!
Ana Paula
Está foi muito boa….Rsrsrsrsrs
Oi Ana Paula,
Meu…. você é uma figura !!!! rsrsrsrsrsrsrsrs
Desculpe, me intrometer nas conversas, mas eu as recebo no meu e-mail…. daí filha, não tem jeito.
Mas, como está sendo bom esse contato, mesmo sendo pela net, tem me ajudado bastante, a Celisa é um amor, conheci a Priscila também.
Tenho 37 anos, comecei a perder cabelos depois que parei de tomar anticoncepecional aos 23 anos. Fiz vários tratamentos para queda, tive melhoras, estava com a queda controlada, com cabelão lindo.
Mas em 2008 tive nenê, é a razão da minha vida, minha filha tá linda e com uma saúde de ferro, graças a Deus.
Mas, por ter AAg, desencadeou eflúveo telógeno no início de 2009, que quase fiquei carecona.
Voltei a fazer tratamento desde então, a queda melhorou, mas ainda me incomoda.
Procurei o Instituto do Cabelo, passei em consulta com o dr Luciano Barsanti, e gostei muito, vou começar tratamento em abril. Me orientou a procurar também ajuda psiquiátrica, pois estou em depressão. Meu marido é um amigão, tem me ajudado muiiiiito, mas sei que ele está muito tristinho também.
E por isso vou sim fazer tratamento psicológico, essa queda de cabelo maltrata demais a gente, credo!!!
Conheci 03 meninas que estão fazendo tratamento com o dr Luciano e estão hiper felizes, o tratamento é demorado mas está surtindo efeito, fico mais tranquila com isso. O negócio agora é ter paciência e seguir em frente.
Fiquei sabendo que o dr Peruzzo é muito bom tricologista também, mas achei mais caro a consulta dele, decidi por assim, ir no outro tricologista.
Então o que digo para todas as meninas: tenham paciência, FÉ e “força na peruca”.
A AAg não tem cura, mas dá para controlar sim.
Fique com Deus.
Muita paz
Elisângela
Que isso Elisângela, o blog é pra isso mesmo: pra gente se entrosar e se informar!!!
Poxa vida, lendo o seu comentário, é que tive mais certeza: esses hormônios são uma @♫$%&☺#!!! Na vida da gente!!! Não dá para eu voltar a ter 10 aninhos não hein??? Deus olha aqui o que eu estou escrevendo, todo mundo está lendo e o Senhor??? Ajuca vai… eu e minhas amiguinhas aqui antes q a gente morra de desgosto!!!…
Olha, o tratamento DE-MO-RA mesmo para fazer efeito e vc precisa mesmoooo ter paciência… nem que, para isso, precise acrescentar aos seus medicamentos 5 LITROS DE SUCO DE MARACUJÁ CONCENTRADO!!! É uma brincadeira sim, mas vou dizer uma coisa: vc começa a fazer um tratamento toda animada, aí passam 10 dias…nada…20 dias…nada… 30 dias…nada… É de elouquecer a gente!!! Olha só, comecei o tratamento em janeiro, e só agora estou vendo os primeiros (PRIMEIROS!!!) resultados. E, olha q sigo direintinho, conforme prescrito pela médica. E só agora, de uns 10 dias pra cá, notei q a queda diminuiu… Nesse período, eu cheguei a passar o minoxidil na cabeça chorando… Mas, é a vida… Também fiquei mto, mto depressiva e tive que cuidar dessa parte também. Ah, também tenho uma filhinha! Linda! Dia 28/03 ela fará 4 aninhos! É meu Solzinho! E, detalhe: durante a gravidez dela meu cabelo ficou lindo, cheio, volumoso, não caia nada … e esse foi um dos fatores que levaram a médica a constatar que a queda estava realmente relacionada a hormonios.
Beijos meninas, e vamos na luta!!!
Elisangela, me desculpe. Eu fui falar com vc e citei q a fórmula do medicamento que “o médico passou” “””Hã, Heinnn???”””… Eu confundi com o comentário da Rô, lá acima e misturei as bolas!!! Me perdoe!!!
Beijos!!!
Ana Paula, vi seu comentario acima e pude perceber que o resultado com o FINASTERIDA foi bom. Quanto tempo usou? E tem alguma contra indicação?
Por favor responda? Não aguento mais ver o meu cabelo ir embora.
Um grande abraço
Tati
Oi Tati, essa resposta eu dei para a Angela, mas acho que ela responde bem a sua dúvida. Qualquer coisa, pode perguntar!!!
Beijos!!!
Olha, eu passei na médica em janeiro desde ano e faz cerca de 45 dias q estou em tratamento. Até onde eu sei, a finasterida é TOTALMENTE CONTRA-INDICADA se a mulher não se prevenir de forma totalmente eficaz contra uma gravidez. NÃO PODE! NÃO PODE! NÃO PODEEEEEE ENGRAVIDAR!!! Pois, caso a mulher fique grávida de um menino, pode trazer deformidades na genitália do feto. Eu, como uso o DIU Mirena, e , estando em tratamento ainda faço questão de usar camisinha (sempre!!!), estou bem longe de uma gravidez. Para quem deseja engravidar no futuro, os médicos indicam que a paciente pare com a fina de 3 meses a 6 meses antes de engravidar (a médica que passei acha melhor 6 meses, embora ela diga que em menos de 40 dias não reste mais resíduos do remédio no corpo, é melhor prevenir de todas as formas…). E é a única contra-indicação que conheço. Eu fui a vários dermatologistas que nem sequer citaram a hipótese de eu usar a fina, foi quando minha mãe e meu irmão, com os cabelos despencando, passaram nessa médica… (coitado do meu irmão, tem só 22 anos e está com as entradas enormes! ). Deve ser genético isso viu… passaram em consulta com essa médica e ela só teceu elogios a finasterida… Desde que, claro, seja obedecida essa recomendação importantíssima e que haja acompanhamento médico. Eu não sinto absolutamente nada… Posso dizer que só me ajudou, porque parou de nascer espinhas no meu rosto (elas estavam me atacando!!!), e até fiquei com a pele mais bonita… Mas meninas, please: não se automediquem!!! Pode ser perigoso!!!
Beijos!!!
Caras amigas,
Quem toma medicamento como Captopril ou Inderal pode fazer uso da FINASTERIDA?
Obraigada
Tati
Oi Ana Paula,
Realmente o blog tem ajudado e muiiito, palmas para a Celisa, que nos presenteou, não é mesmo?
E olha, se não tiver umas risadinhas de vez em quando, a gente pira!!
O dr Luciano me peguntou se com esse problema de queda de cabelo eu tive vontade de morrer… fiquei muda… pensei, pensei… vontade de acabar com a minha vida, não… Deus me livre !! Mas tive vontade de sumir, tive vontade de raspar a cabeça e radicalizar fazendo tatuagem.
Pensei na minha linda filha Sophia, ela precisa de mim e bem psicologicamente.
Pesquisando na net descobri que mulheres que sofrem de AAg não tem queda de cabelo na gravidez.
Olha como é o nosso corpo, produzimos hormônios que, principalmente a progesterona, fazem com que a maioria das mulheres adore seus cabelos durante a gravidez, pois ficam mais volumosos, parecendo mais sedosos e bonitos. Mas, às vezes, podem ficar secos e quebradiços. Os hormônios da gravidez fazem com que a fase de crescimento, Anágena, dure por mais tempo fazendo com que os cabelos fiquem realmente mais encorpados.
Já depois de dois ou três meses após o parto, os níveis de hormônio novamente se alteram e os cabelos novamente se modificam, principalmente das mamães que amamentam. Nesse período muitos fios se encontrarão na fase de Telógena (queda) e acabam caindo muito mais fios nas mamães do que o normal.
A queda para a mamãe será maior ainda, já que durante a gravidez o problema diminuiu muito e no pós-parto cai mais do que caía antes da mulher engravidar.
Isso não é motivo de pânico e nem motivo para sair por aí comprando vários produtos que dizem diminuir a queda dos cabelos. Os fios vão cair mesmo depois do parto e não há nada que se possa fazer. A mamãe gastará dinheiro inutilmente tentando acabar com a queda.
A situação da queda do cabelo da mamãe deve se resolver perto do primeiro ano da criança, mas a mamãe não deve ficar nervosa, antes disso o problema já melhorou bastante.
A preocupação deve ficar por conta das mulheres que já têm predisposição para a calvície. Essas mulheres devem se informar sobre o que fazer antes, durante e depois da gravidez com o seu médico de confiança. (Fonte: Guia do bebê)
Ana Paula, isso aconteceu comigo também, meus cabelos ficaram divinos, volumosos, podia penteá-los durante o dia todo, que não caia um fiozinho, quando lavava então… que maravilha, os cabelos continuavam grudados na cabeça, ai ai… que saudades… achei até que estava curada!!
Que nada, 01 mês depois, caia aos tufos. Meu marido, tadinho… pede a Deus para trocar de lugar comigo, pois ele diz que aceitaria a perda dos cabelos numa boa, ele se revolta vendo o meu sofrimento, já fez até promessa, raspou a cabeça várias vezes, você acredita??? É ou não é para amar um homem desses??? Deus o colocou no meu caminho não foi por acaso…
Agora te pergunto: será que na medicina não existe um medicamento capaz de suprir esse hormônio que nos protege da queda capilar durante a gravidez?? Ás vezes me pergunto se realmente eles (indústria farmacêutica) já estão com a cura, mas para eles não é lucrativo, o que querem é o controle. Vai saber né?
Outra coisa, você já está com melhoras? Benza Deus, com apenas 02 meses de uso com o finasterida? Pode agradecer a Deus!!
Falei com o último dermato que estava em tratamento sobre esse medicamento e ele descartou a hipótese de eu tomar. Disse que só receita para homens e mulheres na menopausa.
Esqueci de perguntar ao dr Luciano também. Estava tão deprê no dia da consulta, que se não fosse meu marido lembrar de muitas coisas, acho que eu ficaria lá só chorando.
Mas tudo bem, vamos a luta como você mesma disse, é isso aí.
Fique com Deus, muita paz (a todas)
Bjs
Elisângela
Oi Elisângela!!!
Realmente a gravidez deixou meu cabelo igualzinho ao seu!!! Nossa não caia nadica de nada!!! Ele cresceu um montão, ficou volumoso!!! Uma dávida!!! Pena que acabou… 🙁
Mas, sabe que quando eu comentei com a médica que isso havia acontecido na gravidez (de, além de não cair cabelo, ainda crescer mais do que o normal), foi qd ele teve ainda mais certeza q meu problema era excesso de hormônio. Ela pediu todos os exames, lógico, mas eles não deram NADA!!!
E agora, com o tratamento que estou fazendo, minha queda diminuiu pela metade!!! Se eu encontresse frente a frente com o Santo inventor da finasterida juro que lhe dava um abraço que lhe quebraria todas as costelas rsrsrs… ha ha ha… coitado, me faz um bem e eu mando o homem (ou mulher, eu não sei…) praticamente para a UTI??? Deus me livre!!! É só maneira de expressar minha gradidão… e olha, a queda continua menor, lavei o cabelo hoje e foi a mesma coisa!!! Que alegria!!! E eu agradeço sim!!! Todos os dias!!! Mas só uma coisa: na gravidez caia ainda menos, e agora está caindo a metade de antes de eu começar a fazer o tratamento. Mas pra mim, já está ma-ra-vi-lho-so!!!
Ah, já tive vontade de passar a máquina zero na cabeça também!!! Mtas vezes, mas, graças a Deus, eu ainda tinha esperança… era bemmmm remota… mas tinha…
Tenho um marido q, graças a Deus, também é um anjo na minha vida… Quando ele via q eu estava chorando ao passar o remédio, ele vinha e passava pra mim… Temos q agradecer por ter pessoas assim ao nosso lado! E muito! Meu marido e minha filhinha são os dois maiores tesouros que tenho na vida … Ah, se vc ver o cabelo da minha filha… Deus abençoe que fiquei sempre assim e que ela não puxe pra mim nesse ponto!!!… Tem um cabelo lindo, lindo… comprido, bem comprido, no meio das costas, liso mas com umas ondinhas bem leves no comprimento, o cabelo dela é um tom de loiro médio e ainda tem umas “luzes” naturais!!! E olha… como ela tem cabelo!!! É um monteeeeeee… deve ter, no mínimo, duas vezes mais do que eu… 🙁 … E não é exagero, quando eu prendo o cabelo dela para ir a escola, duas voltas no elástico bastam, se eu coloco o mesmíssimo elástico, tenho q dar umas cinco voltas… ai… ai…
Olha, é lógico que não é um fator determinante, mas tente cuidar do seu emocional também… vá passear, ler um bom livro, ver uma comédia… QUALQUER COISA QUE VC GOSTE DE FAZER, e se td isso não for suficiente, procure mesmo fazer uma terapia com psicológo e até psiquiatra se for o caso (um psicólogo vai saber dizer, se só ajuda psicológica basta, ou se seria necessário medicamentos)… ajuda, e mto!!!
Muitos médicos tem mesmo receio de receitar a finasterida, com medo de que a mulher fique grávida… Eu mesma, pesquisei muito, mas muito mesmo, antes de começar a tomar e nessa busca, acabei encontrando o site do Dr. Milton Peruzzo, e esse blog da Celisa, que pra mim, está sendo mais do que orientativo… está sendo um coadjuvante do meu tratamento, pois me faz um bem enorme, poder me informar e dividir o que aprendo com as pessoas q também estão enfrentando esse problema q acaba com a nossa auto-estima…
Ah sim, essa fórmula q o médico te passou, me pareceu muito boa!!! Persista no tratamento, NÃO ESQUECENDO QUE DEMORA!!! Não se esqueça que o minoxidil causa em algumas pessoas, depois de uns 15 dias tratamento um aumento na queda, MAS É NORMAL, e dura no máximo 3 ou 4 semanas, pois o minox estimula o crescimento do cabelo, e com esse estímulo, os cabelos que estão fracos na sua cabeça, com a raíz enfraquecida e tal, darão lugar a fios novos e mais fortes por conta do minox. Então não se desespere por isso, por que eu também passei por essa situação!!! E quase todo mundo passa também!!!
Beijo enorme e boa sorte. q Deus te abeçoe muito! 😉
Ana Paula,
Será que é normal eu já estar em tratamento (+- 05 meses) com o minoxidil e avicis, além do dermavite e pantogar e meu cabelo ainda continuar a cair muito, muito mesmo? Já estou vendo mais falhas que antes não tinha…
Acho que terei que retirar o avicis e passar o minoxidil 2x por dia…
Beijos…
Oi Viviane!!!
Olha, pelo tempo q vc está usando os medicamentos, já era para vc ter notado alguma melhora sim… pelo menos, de estar nascendo fios novos (mesmo que pequenininhos…). Bom, não sou profissional de saúde, apenas uma interessada que lê, lê, lê…e lê mais um pouquinho para ter certeza rsrs… 😀 !!! E, o que vejo o pessoal falando é que o Minox é melhor q o Avicis… mas eu não tenho embasamento cienttífico para poder afirmar isso… Tavez fosse bom vc tentar sim, usar o minox 2 x ao dia, já que dessa forma não está vendo resultado… temos que tentar de tudo né? Às vezes um medicamento é excelente para uma pessoa e para outra não tem o menor efeito… Vc fez exames para saber como anda o ferro, ferritina, tireóide e alguns outros q é necessário para descartar a hipótese de outras doenças estarem interferindo na sua queda? É muito importante! Ah sim, tb procure saber se vc sofre de ovários policísticos com ultrassom (se vc fez há pouco tempo não precisa). E vamos tentando né?
Beijo enorme, mta sorte!!!
Ana Paula,
Você sabe se o Avicis pode ser manipulado? Se sim , qual a fórmula?
Obrigada e parabéns pela sua dedicação a todas nós!
Bjssss
Oi Teresa,
O Avicis não pode ser manipulado!
É uma fórmula patenteada… portanto só pode ser adquirido na sua forma industrializada… ok? 😉
Oi Teresa!!!
A Gina está certa, o Avicis é mesmo patenteado, por enquanto para adquiri-lo só o industrializado mesmoooo… Porém, o minoxidil, que segundo eu ando vendo por aí, está tendo uma melhor perfomance pode ser manipulado!!! 🙂
PS: obrigada Gina!!!
Beijos meninas!!!
GENTE!!! AJUDA AQUI!!! AJUDA!!! IMPORTANTE!!!
Ontem eu estava “fuçando” pela internet, sobre a maneira correta de se cuidar do cabelo, vi um vídeo no you tube que uma cabelereira dizia que, quando usamos, condicionador ou máscara nos cabelos, temos que deixar exatamente o tempo que vem indicado pelo fabricante, pois se deixarmos por mais tempo que isso, o que teremos é um efeito inverso: o fio, em cada próxima lavagem, ficará mais e mais seco!!! Alguém já ouviu falar isso? E eu achando que quanto mais eu deixasse, melhor o efeito!!! 🙁 …
Daqui a pouco minha pergunta some e ninguém responde !!! buáááá 🙁
Ana Paula.
Então somos duas… Já cheguei a deixar um produto por umas duas horas no cabelo, achando que ficaria mais hidratado e haveria maior absorvção…
Nunca ouvi falar de efeito inverso… Será que é isso mesmo?
Aproveitando: Existe alguém em sua família com AAG?
Meninas:
Ontem uma dermatologista que faz inlgês comigo disse que você só tem AAG se já existir casos na família (mulheres). Será que é isso mesmo?
Beijos!
Oi Viviane!!!
Pois é!!! E eu que estava fazendo 2, 3 hidratações no cabelo por semana??? Será que algum filho de Deus pode dar uma luz aqui?!? TÔ MAIS PERDIDA QUE CACHORRO EM DIA DE MUDANÇA!!! 🙁 …
Bjinho Vivi!!!
bom infelizmente eu nao me dou muito bem com o minoxidil!!!
quando eu comecei a usar apareceu pelos no meu rosto…tipo akeles q dao para ver….nao so no rosto como no corpo inteiro …so na palma da mao e do pe q nao rs e nos olhos e na boca e no nariz q nao rsrsrsrs
nao me dei bem e na epoca eu tava usando o finasterida junto!!!
parei com o minoxidil e com o finasterida…porem faz uns 5 meses..quase 6 q to tomando o finasterida…ele nao faz crescer cabelo de novo mais estimula o crescimento e engroça os fios….e tbm retarda a queda…ate q um belo dia pare de cair!
rs
mais demora muito…os meus cabelos estao caindo menos comparado a meses atras…cada mes melhora mais…claro q tem dias q vc pensa..nossa o remedio nao ta fazendo efeito…ta caindo muuuuito
….tem dias q cai muito tem dias q cai poca…tem dias q cai quase nada!!!
mais axo q varia de pessoa para pessoa!! no meu caso com 5 meses e pouco ainda nao parou de cair totalmente…mais posso dizer q sem o finasterida eu ja estaria careca a muito tempo!!
junto da calvicie eu tive ceborreia tbm….nao muita mais pouca sim pq eu usava creme de pentear em grande quantidade …ai vcs podem imaginar..nossa ele nao tirava o creme todo no banho!!
e eu lhe digo..tirava sim..porem eu usava muito…toda vez q eu saia para algum lugar era um retoquesinho de creme..as vezes reaproveitava molhando o cabelo…isso desgasta muito o couro cabeludo!!
hoje nao sinto mais os efeito da ceborreia..raramente..dificilmentemesmo sinto um leve dolorido q logo passa..coisa rapida mesmo..axo q é normal de qualker couro cabeludo devido a como vc dorme! a posiçao da cabeça!!
Se parei com os medicamento?!? somento com o minoxidil! o finas continua!
e os pelos q teria nascido?!? bom depois q eu parei de usar o minoxidil os pelos ainda nascem…mais boa parte morreu…nao nasce mais…alem disso os q ficam ainda so estao ali pq o finasterida os mantem ali…apesar de ter a funçao de engrossar os cabelos/pelos….os fios ficaram bem mais finos quase q impercebiveis!!
eu fikei um tempo tirando com cera quente esses do rosto…pq do corpo como eu sou homem é normal ter uns pelos…mais esses do corpo tbm sao quase impercebiveis..muito pequenos e finos tbm…
tirando a primeira vez com a cera…demora ate dois meses e pouco para começar a nascer…nas proximas vez demora um mes!
porem depois de umas 3 ou 4 vezes os pelos ja estao mais finos ainda!!
e nao se da para perceber uma distancia em q vc conversa com uma pessoa de perto..so se ficar muito proximo mesmo e num ambiente bem claro!!
e bom de primeira fazer todo mes e tipo…alem de vc esperar 3 dias para pegar sol…e bom ficar uns 5 dias!!
a proteçao da pele volta totalmente em 28 dias se nao me engano!!!
PS: antes de depilar o rosto com cera..encha o rosto de creme hidratante..alem de cuidar da saude de sua pele ele deixa os fios mais molinhos e facio de arrancar…ou seja..menas dor…
homens…nao se preocupe..nao doi nadinha…claro q tem uma leve dor…super tranquila!!
caso sua pele apareça uma manchinha ou acabe machucando na depilaçao…coisa rara de acontecer se vc seguir como eu disse…
use imediatamente essa pomadinha!!
“BERLISON”
hidrocortisona , acetato 10 mg/g
creme (1%)
(embalagem azul claro com listras brancas!!)
ela e otima…alias e bom sempre depois da depilaçao vc lava o rosto direitinho….so q nessa lavada so jogar agua e nao sabao nem sabone!!
sua pele ta fraca..sem proteçao!!
em seguida deixa seca e passa essa pomada…ela evita de ficar vermelho e com irritaçoes!!
use sempre depois do banho…pelo menos durante uns 10 dias por ae!!
ela e bom para pos barba….para clarear as olheiras e ate mesmo remover as mesmas dependendo do grau!
eu uso muito a pos barba ….caso tenha problemas com espinhas e pele oleosa..use somente no local da depilaçao ..ou passar e ir dormi..no dia seguinte q acorda …retire!
ainda tenho queda e entradas dentre falhas no cabelo sim e areas com menos volume q outras…mais nada q aparenta um problema de calvicie..se eu nao falar ninguem percebe!!
obrigado
Oi celisa tudo bem com vc, quanto tempo né.
Por favor tira uma duvida, qual a diferencia do shampoo cetoconazol manipulado e o da farmacia, qual é melhor usar.
bjs..
Oi Angela,
o shampoo da farmácia é submetido a mais testes de qualidade quando pronto do o manipulado.
Mas basicamente é a mesma coisa.
Bjos
Gostaria Urgentemente de saber onde comprar a loção MINOXIDIL
Oi Martha!
O Minoxidil é vendido tanto em farmácias de manipulação (a maioria só faz com receita médica, mas sai muito mais barato…), ou vc pode comprar o industrializado nas farmácias convencionais que recebe o nome de Regaine.
Beijo!!!
Oi Martha! Eu sempre compro o meu na biofase https://www.biofase.com.br/minoxidil-250ml
Atendem a gente super bem!
Estou com queda de cabelo á aproximadamente 20 dias, sendo que por natureza já tenho pouco cabelo, o eu faço e onde comprar s minoxidil loção
Martha,
primeiro vc deve descobrir a causa do seu problema. Pode ser uma queda passageira. Mas tb pode durar muito se vc não tratar o que a está causanndo.
Exames: ferritinha, vit B12, ác. fólico, TSH, etc.
Vc compra o minox em farmácias de mnipulação e drogaris (industralizado).
Bjos
Ola meninas me ajudem a tirar esta dúvida .
Desde Dezembro passado iniciei um tratamento com finasterida e espironolactona , e desde de Janeiro deste ano minha menstruação não tem vindo mais , já mandei um e-mail ao Dr. Milton e ele disse para fazer teste de gravides , achei estranho pois ele sabe que meu marido é operado e não existe nenhuma possibilidade de ser gravides . Vou imediatamente procurar um ginecologista pra ver o que é .
Já aconteceu isso com alguma de voces ?
Beijos !!
Ana Paula,
Você pode me passar o seu email?
beijos
Oi Vivi!!!
Claro! Anota aí: [email protected]
Beijão!!!
Olá companheiras!!!
Acqbei de adquirir a loção Kerium e o shampoo energizante Dercos, já venho fazendo tratamento a 1 mês com o minox e phil food e o Combirom, venho notando que o cabelo está caindo menos. Queria saber se uso a loção e o shampoo todos os dias?
Valeu ter conhecido vocês, tem me ajudado muito.
Um monte de abraços bem apertados
Tati
Oi Tati!!!
O shampoo eu não conheço, mas o kerium vc pode usar todos os dias sim, principalmente no começo do seu tratamento. Depois de um tempo, quando vc perceber uma boa melhora e diminuição da queda, vc pode usar o Kerium 3x por semana.
Beijão!!!
Ana Paula,
Você usa o minoxidil 2x por dia?
Beijos!
Oi Viviane,
Uso 2 vezes, e agora acrescentei o Avicis. Então ficou assim:
Minoxidil pela manhã e à tarde
Avicis à noite
Beijo…
Olá mulheres!! O uso do Minoxidil é pra sempre? Quem já teve a cabeleira de volta com o uso dele? Abraços a todas!
Oi Flávia!
Olha, depende da origem da sua queda de cabelo… Se for mesmo AAG (Alopécia Androgenética), vc terá sim que utiliza-lo para o resto da vida. Porém, quando alcançar resultados satisfatórios pode diminuir a frequencia de aplicação. Tipo: se hoje vc passa 2 x ao dia (q é o ideal), pode passar a uma única vez, ou, dia sim, dia não, tudo depende do caso… Se for por outras causas (anemia, ovários policisticos, causas emocionais, problemas de tireóide, etc), vc não precisará usar para sempre não. Eu estou com 2 meses de tratamento e já tenho vários fiosinhos nascendo 😀 … Mas, para se poder observar mesmo uma melhora significativa, precisa usar no mínimo 6 meses, afinal cabelo demora para crescer… Ah, e se interronper o tratamento, vc perde os fios que estavam nascendo.
Beijo grande, espero ter ajudado!!!
Oi Rô td bem ?
Eu também tenho esse bendito Ovario Policistico, Deus me perdoê mas que coisinha do cão viu.
Só por Deus mesmo ,eu também comessei a notar a queda de cabelos pelos 27 anos ,depois ingravidei e aí o baque da piora , só Deus sabe o quanto tenho sofrido e o pior que já gastei muito dinheiro com tratamentos mas nunca mais voltou a ser o que era. E o que escuto dos médicos é o seguinte : Se tem ovario policistico não tem jeito cai mesmo !! Aff … meu tratamento é com Pill Food .e Minox já tem 5 meses que estou tratando e agora que a queda amenizou um pouquinho ,mas não perco a fé Deus vai nos ajudar. Qualquer coisa fique a vontade pra falar comigo é bom saber que não estou só.
Com muita fé todas nós vamos conseguir !!! Um beijão
Oi Déb,
Pois é, ovário policístico é uma #*&*%*#@ total. Tenho desde meus 17 anos. Faço tratamento desde os 19 anos. E a queda de cabelo acentuou muito nestes 7 anos. Hoje tenho 26 anos. Comecei o tratamento esclusivamente para a queda há 1 mês e meio. Estou fazendo exames. Tomando os remédios que mencionei e usando as loções. O tratamento é muito caro, mas espero que dê um resultado efetivo.
Bem, hoje eu estou mais tranquila, pq quando lavei o meu cabelo, caiu bem menos fios. Fico triste quando olho no espelho e vejo que o meu cabelo mais parece uma espiga de milho…tá uma palha… Ele está muito longo, mas terei que cortar, pois está ficando estranho, porque são poucos fios neh, fica meio sem vida…
Bem, a guerra é longa e a luta diária, mas estou convicta da vtória!!!!
Um forte abraço!
Ola Ana paula!
tenho visto q vc tbm tem alguma experiencia com queda e etc.. 🙂 e keria te fazer uma pergunta;eu estou usando o minox há um mes ,tenho mta queda/quebra por uso 4excessivo de quimicas…. uso de manha e de noite, estou em um shedding violento menina, meu cabelo esta curto e bem mais fino do que antes estava de usar o minox , mas nao vou parar… pelo menos nao ainda pois sei q faz parte do processo. Mas eu tenho observado q meu cabelo o comprimento dele , esta mto desgastado , fraco, meio quebradiço , sem vida, enfim.. keria usar alguma para segurar mais os fios na cabeça pois o efeito do minox é fazer com q os fios mais fracos caiam no inicio , mas nao sei se vai dar para perder tanto cabelo assim.. keria usar mais alguma coisa… o q me aconselharia?
O avicis ele da shedding? e vc ja usou o pilexil? estava pensando em usar alguns desses para complementar
Oi Suzana!
Bom, em primeiro lugar, seria mto bom vc dar um tempo nas químicas que utiliza no cabelo. Principalmente se vc usa algum método de alisamento (seja qual for…). Se vc precisar tingir, pode até tingir, mas o ideal seria que vc optasse por um tonalizante. Se a tintura convencional for imprescindível para vc, procure fazer no cabeleleiro.
Pelo que vc está falando, sua queda é devida a essas químicas. Eu tenho o cabelo mto fino e frágil também. Não pelo uso de químicas, pois só uso tintura e nunca fiz nenhuma mudança drástica. Mas meus cabelos são beeemm sensibilizados… Vc precisa, além de cuidar da queda, dar uma forcinha extra aos seus fios com produtos que tenham: queratina, proteína de trigo, ceramidas, d-pantenol (vit. B), colágeno, vitamina A e etc. Hidrate sempre, 1 x por semana, e não use em hipótese alguma condicionador ou máscara no couro cabeludo, só nos fios!!!) Use um shampoo suave com o Johnson’s Baby, e caso vc tenha caspa ou dermatite seborréica, use 2 ou 3 vezes por semana shampoo com cetoconazol 2% (vc encontra vários genéricos em farmácias convencionais). Quanto ao minoxidil, ele faz sim crescer os cabelos. No início, mta gente tem o famigerado “shedding”, que é essa queda maior. Eu tive inclusive, mas não foi nada assustador. Mas olha, só uma dica: qualquer coisa q vc for passar na cabeça (tônico, shampoo, creme, etc, etc, passe sempre delicadamente… devagarinho mesmo. Nada de achar que na base da força é que o produto vai penetrar ou q a sujeira vai sair, faça bem de leve… quase como lavar a cabeça de um recém nascido.)
Mas, acho que vc não devia se preocupar tanto com o shedding não, pois depois esses fios voltarão, e ainda mais fortes do que antes. Eu comecei a usar o Avicis tem apenas 2 dias, então fica difícil falar alguma coisa… Também queria usar o Kérium, mas ele não “cabe” na agenda do meu tratamento rsrsrs… Mas olha, o pouco que vejo as meninas falando sobre o Kérium é que ele é ótimo para fortalecer o cabelo, mas não contra a queda. O Avicis não faz nascer cabelo como o minoxidil faz, então ele não causa shedding, pois não estimula os folículos pilosos, apenas age no couro cabeludo, diminuindo o DHT (o “maledito” homônio q faz cair nossos fiosinhos tão amados!!! 🙁 ). Eu estou apostando mto no minox e Avicis juntos, pois já vi relatos de algumas pessoas, a Celisa inclusive, (oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Celisa!!! 😀 BEIJO!!!), que usaram e aprovaram.
Quanto aos fios, tem uma linha ótima da Vizcaya que estou amando: a linha Keratina… Nossa mto bom. Só não uso o shampoo pois prefiro usar os que citei acima pra vc. Mas tem: máscara, condicionador, creme sem enxágue, e ampola com queratina líquida para ser usada a cada 3 lavagens. São produtos de excelente qualidade mesmo.
Espero ter ajudado!!! 😉
Beijão!!!
Meninas vejam só que importante isso.
Quem assistiu o Super Pop ontem dia 22 , a história da Juliana que perdeu todos os cabelos à cinco anos atrás devido à alopécia universal , e agora descobriu um tratamento , que apenas em um mes praticamente todos os fios voltaram a nascer de novo . Quero muito descobrir este tratamento , alguma de voces sabe sobre isso.
Celisa , quando começou a tomar a espíronolactona percebeu algum atraso na sua menstruação ?
Beijos !
Ô Ana, será que isso realmente existe????
Somente 01 mês de tratamento e os cabelos voltam a nascer???
Estranho isso hein???
Dá para desconfiar né?
Ana, eu tbm vi ontem o final dessa matéria no super pop… Mas só no fim… Eu vou comerçar a usar o minoxidil e estou ansiosa… Vi uma reportagem no Jornal Hoje do dia 20/03 onde uma entrevistada perdeu 40% do cabelo e recuperou TUDO! Esta com uma cabeleira de invejar!
Hoje, apresento uma queda de cabelo onde já perdi 30% dele e estou com 24 anos. A linha onde parte o cabelo está muito visível e feia… Choro, cada vez que me arrumo pra sair. E pra piorar o meu dermatologista afirmou que teria q lidar com essa queda para “o resto da minha vida”. Porém ele receitou o Minoxidil, e vou começar a usar, mas resolvi consultar outra dermatologista. Estou na expectativa!
Beijos a todas! Achei este blog, o máximo!!!
Oi Flávia,
Desculpe ir entrando assim na sua conversa, mas é que li o que o seu médico falou e fiquei revoltada!!! Em primeiro lugar, para vc ter sucesso com seu tratamento, vc manda esse médico a @♫$♠○&#☺!!! Desculpa, mas fico p. da vida com esse tipo de descaso!!! Começa com o minoxidil o mais rápido que puder e procure outro médico, pois se vc tem apenas a linha alargada (mesmo q seja um tanto considerável), terá uma boa resposta no tratamento.
Beijo!!!
Ah,
Com relação ao tratamento que as meninas estão falando eu não vi a reportagem… Mas q coisa hein? Como é que esse pessoa conseguiu uma cabeleira de fazer inveja em tão pouco tempo, se um fio de cabelo cresce apenas 1 cm por mês?! Não sei, mas fico desconfiada com esse tipo de coisa… Vale a pena pesquisar mto antes de se aventurar….
Beijos meninas!!!
Oi meninas!!!
Participo dessa página, como leitora, já tem um tempinho. Toda vez que entro aqui me da mais ânimo para fazer o tratamento, não me sinto sozinha. Hoje resolvi compartilhar com vcs o meu caso. Fevereiro do ano passado resolvi pintar meu cabelo em casa com a tinta koleston..eu já tinha cabelo pintado e com mechas..aí já viram no que deu né….Meu cabelo começou a cair consideravelmente e eu enjenuamente achava que ia para sozinho…Um ano de queda e lá se foi quase 2/3 de uma enorme cabeleira cacheada. Apesar dessa perda toda, não tenho falhas no cabelo. A dermatologista me disse que é muito difícil encontrar uma causa para a queda, fiz exames de sangue e deu tudo certo. Estou no meu 1º mês de tratamento com o pill food e o minoxidil. E foi desse tal “shedding”, como caiu cabelo, mas como leio que muitas colegas obtiveram resultados depois de pelo menos 2 meses de uso e que essa queda no começo é normal, estou na esperança que de agora pra frente comece a melhorar minha situação.
Vamos ter fé!!!
Abraços
Oi Alessandra!!!
Pelo que vc falou, o seu cabelo caiu por causa da química. Não é bom, claro, mas saiba que é melhor do que ter alopécia, que é muito, muito difícil de tratar. Não dê muita importância a essa fase de shedding, pois vai passar e daqui a pouco vc vai poder olhar no espelho e ver seus “filhotinhos” nascendo e, tenho certeza, ficará feliz… Quanto aos fios q ficaram, vá cuidando deles com carinho, fazendo hidratação, mantendo uma boa higiene do couro cabeludo, que tudo isso vai favorecer o crescimento o mais rápido possível e, muito importante: de fios saudáveis!!!
Se vc puder, quando for tingir novamente o cabelo, seria bom ir fazer no salão… a não ser que vc passe apenas um tonalizante. Pois as tinturas com amônia são realmente mais agressivas ao nosso cabelinho e ao couro cabeludo também, então precisam ser bem manuseadas para não acontecer esse tipo de coisa.
Beijo grande, fica com Deus
Oiee Ana Paula!!
Oi Celisa (sumida..rs)
Oi a Todas.
Primeiramente ,obrigada Ana paula por responder as minhas duvidas , é bom saber q podemos encontrar pessoas q podem nos ajudar, isso é mto bom , ter esse blog onde podemos expor experiencias e relatos.
Eu ja tinha comentado antes aki no blog a minha historia .. A celisa tinha ate me ajudado em algumas duvidas e enfim , mas vou resumir a vc :
Sempre sofri de queda e quebra de cabelos, desde pequeninha meus cabelos tinham a dificuldade de crescer, alem do mais eles eram,crespos e rebeldes.Devido a ver pessoas com as longas madeixas lisas e volumosas, rendi aos relaxamentos( a base de hidroxido de sodio)…. Hj eu tenho 24 anos, comecei a relaxa-los aos 12 anos de idade, consegui obter o tao sonhado cabelos liso,deu ate uma esticadinha,deu ate uma renovada em seu crescimento, apesar de sempre ter os cabelos finos, tinham um aspecto maravilhoso,principalmente qdo eu os escovava e pranchava,todos admiraram , e diziam q pareciam cabelos de “negras americanas”.Mas sempre reclamei de demora no crescimento e na quebra pelas diversas escovas e pranchas,apesar de sempre os tratar com cauterizações, hidratações e etc… Acabei tbm fazendo o uso de escova preogressiva,dai entao ele ficou mais bonito,usei tbm um alongamento durante 6 meses com queratina,ja fiz luzes, enfim , td q imaginar ja fiz nos meus cabelos…rsrs.Mas nem com o uso de alongamento ele caiu tanto , como tem caido nesses ultimos 2 anos….dai entao fui percebendo uma queda fora do normal mesmo, nem com a progressiva ele caiu assim e etc,parei com a tintura faz mto tempo, parei tbm com a progressiva , e só continuei com os relaxamentos na raiz , a cada 3 meses ,e cada vez q eu fazia relaxamento ele caia mto mais …na hora q saia do salao,ele ficava bonito, mas depois de 2 dias sentia ele cada vez mais fino e curto, parecia q eu os havia cortado,repicado , sendo que nao via a tesoura nunca!! Nossa o desespero tomou e toma conta de mim ,apesar de q eles no passado serem sempre na altura dos ombros e finos, mas tinha uma queda normal ate , mas agora esta fora do comum.Fui neses ultimos anos em varios dermatos, e eles sempre me indicavam as mesmas coisas(vitaminas) e nunca se prontificaram em dar algo mais eficaz.Ja tomei haar-intern, pill food,algumas loções,mas nada adintou a queda e a quebra.Ja tenho tbm algumas falhas no couro cabeludo, bem nas entrada e um pouco no topo da cabeça.Não faço relaxamento desde outubro com medo de cair mais.. mas ta mais quebrado do que nunca pois a raiz ta extremamente crespa,pois sou negra clara, e o restante do cabelo meio alisado,dai qdo se passa o pente , nossa, quebra mto…. dai entao fui a uma dermatologista (desacreditada com tantos e eles ignorarem) onde eu contei tudo sobre o meu historico de queda e etc.. sobre as qumicas q ja utulizei e enfim, ela por sua vez,disse para eu nao usar mais RELAXAMENTOS, q minha queda pode tbm estar associada a isso, e me pediu varios exames de sangue tbm,me passou um complexo vitaminico e tbm minoxidil 5%,os dois manipulados…Hoje estou tomando ja tem um mês o minoxidil 5%,e um complexo vitaminico :vit A,E,B6,Calcio,Acidofolico e etc.A dermato disse tbm q posso ter AAG, mas nao pediu nenhum exame no couro cabeludo para ver se é isso mesmo….mas acredito q posso ter tbm….fiz exames de sangue e neles nao deram nada….ela me passou tbm um shampoo (que ja acabou) de ketoconazol,colageno,d-pantenol….
Enfim é isso… como disse meu cabelo ja passou por varias agressoes mecanicas e enfim.. to no tratamento do minox e com esse shedding dos infernos..rsrsr mas nao vou parar , pretendo seguir com o tratamento…:)
Tenho vontade de usar esse shampoo q todos falam de cetoconazol.. vou ver se consigo ele… nas farmacias normais eu o encontro????
tbm tenho vontade de usar o Kerium mas é mto caro ..mas qto tiver um dinheiro sobrando vou comprar sim.. pois vi varios relatos dele…Vou ver se uso uma linha mais especifica para os meus fios.. eles estao tao fragilizados , pois tenho de sempre q qdo eu os lavo de secar no secador e dar uma pranchadinha , pois se nao fizer isso ele fica um horrorr,,,, por causa da raiz q esta enormeeeee…rsrs, mas nao encosto o secador , eu matenho uma distancia… e só dou uma pranchadinha de leve… mas mesmo assim a raiz sempre da o ar da graça… é dificil minha situação… ficar sem relaxar a raiz é dificil pois , qd passa o pente para desembaraçar quebra mto…..
NOs pontos mais criticos, separo meu cabelo em mechas , para poder visualizar bem o couro cabeludo.. e dai eu aplico ele dessa forma, se caso eles nao estiverem meio q escovados e pranchados, é quase impossivel fazer isso pois dai nao consigo aplicar o minox…rsrs.Bem , eu faço dessa forma e espalho com os dedos, nao costumo fazer mta massagem pois embraça tudo por causa da raiz crespa..rsrsrs… é um saco ter o cabelo natural crespo amiga..rsrsrsrs
enfim , é isso!
Obrigado mais uma vez Ana Paula
beijos
Oi Suzana!!!
Realmente quase todo mundo que tem cabelo crespo reclama. Mas vou dizer uma coisa: cabelo liso não é garantia de nada!!! Os meus são lisos e finos e mtas vezes parece até palha pois estão muitooooo fracos, apesar de eu o hidratar com ótimos produtos toda semana. Agora uma má notícia: secador e chapinha pioram o quadro de quem tem queda de cabelo… deixam os fios frágeis demais, e o calor desses equipamentos, faz com que o couro cabeludo aqueça demais, desencadeando oleosidade, dermatite seborréica entre outras coisas. Se vc pudesse fazer algo q não usasse esses equipamentos seria melhor. Tente penteados alternativos… É só uma dica, pois sei q é mto chato a gente ter os aparelhos para deixar o cabelo mais bonito e eles prejudicarem!!! … Eu tiro por mim: tenho chapinha de cerâmica, secador, baby liss, e o único q uso é o secador na temperatura FRIA, fria mesmo, não é a morna não. Aí, depois do cabelo seco, eu volto no tempo de nossas avós e faço aquela famosa “touca” (não sei se vc conhece, mas se trata de enrolar todo o cabelo em volta da cabeça e deixar por algumas horas, umas 3, 4, ou, dependendo do caso, vc pode até dormir com ela. Vc também pode enrolar os fios naqueles bobes grandões e deixar algumas horas. E, pode ter certeza que seu cabelo ficará bem mais assentado e menos rebelde (não vão ficar liso, isso não, mas vai melhorar a aparência e fazer com que os fios fiquem menos armados). Antes de fazer isso, passe um creme de pentear próprio para o seu tipo de cabelo, e, quando soltar, umas gotinhas de silicone no comprimento do cabelo. Na raíz NÃÃÃÃOOOO!!! Vai ficar todo ensebado se vc fizer isso!!!
E, qualquer coisa q precise, fique a vontade para perguntar
Beijo grande e sorte aí!
Ana Paula,
Aplico o minoxidil no couro cabeludo com um conta-gotas, mas não faço massagem. Será que tem algum problema?
Se fizer massagem meu cabelo fica terrível e todo opaco. Fica com uma espécie de “pó branco” na parte de cima do cabelo.
Precisa de massagem??
Beijos…
Oi Viviane,
Olha, é bom sim massagear pois vc estará otimisando a penetração do minox na raíz do cabelo. Não precisa ficar esfregando, esfregando… apenas espalhe de leve com os dedos. Vc diminuirá essa sensação “tenebrosa” (ô coisa chataaaa né???… ufff!!!…), de pó branco se fizer o seguinte: peque um copinho de plástico, coloque a quantidade do remédio que vc vai utilizar (não coloque mais remédio do que o recomendado, pois a única coisa q vc vai conseguir com isso, é deixar seu cabelo mais duro ainda!!! E, aplicar remédio a mais não vai fazer um efeito melhor…). Aí vc vai molhando a ponta do dedo e passando na cabeça. Émuito mais fácil que o conta-gotas e, ainda por cima, como vc estará colocando o minox direto no couro, vai parar menos nos seus fiosinhos, embora, claro, sempre vai parar um pouco no cabelo… mas assim é menos!!!
Beijão…
Boa tarde a todas!
Deixo meu msn abaixo para quem quiser conversar mais sobre o que estamos passando e trocar idéias, pois acredito que o apoio de cada um é importante para nossa melhoria! E que não estamos sozinhas, pois esse estado é tão agressivo para nós mulheres, que só nós sabemos o significado de estarmos “por um fio”.
Para add: [email protected]
Abraços!
😉 !!!
Legal, Flavia!
Vou te adicionar, ok? 😉
Quando eu converso com outras pessoas que tem o mesmo problema, sinto que tiro um peso das costas.
É isso aí meninas… vamos continuar nos ajudando!
Beijos!
Então Rô ,esta semana estou tendo uma surpresa também,notei que meus cabelos estão caindo bem menos graças a Deus ,nossa é bom ter um intervalo depois de tanto sofrimento nem acredito e pensar que na semana passada tive uma crise de choro ,tava muito triste, até pq meu cabelo tem falhas bem visiveis. Creio que agora o tratamento esteje dando resultado . Nossa !!!! É bom poder desabafar ,este site é simplismente maravilhoso .
Um grande abraço…
Oi Déb,
Concordo com vc, ter encontrado esse blog me ajudou muito…
É muito difícil descobrir que temos AAG, e que não tem cura. Putz, e justo comigo, neh!!! Foi o que eu pensei, mas qd descobri este blog, me senti menos sozinha… Lendo os depoimentos vi que o tratamento que a médica me passou é adequado, e que irá surtir efeito…
Vou recuperar a minha auto-estima.
Um grande abraço!!!
Oi Meninas…
Concordo plenamente com vocês, este blog tem nos ajudado tanto…
Conheci mulheres maravilhosas aqui, todas lindas, mesmo com essa tristeza de queda de cabelo que tanto nos machuca.
Cada uma com sua história, suas dúvidas, suas raivas.
Mas todas com o mesmo propósito de estarem bem e tenho fé que vamos conseguir sim.
A propósito… Ana Paula que foto show!!! Você é linda e o bebê também, parabéns!!
Uma pergunta: Estou com vontade de tingir meus cabelos, pois o tricologista disse que posso tingir sem medo de ser feliz.
Meu cabelo está bem variado, os fiozinhos que nasceram são brancos, a cor natural dele é castanho escuro, mas também tem castanho claro, e sem contar as pontas que ainda estão com a cor loiro de quando fiz luzes… tá uma maravilha !!!!
Então gostaria de saber se alguém pode me indicar um produto que não agrida tanto os cabelos.
Muito obrigada,
Bjs e força a todas
(Celisa e Prisila cadê vocês???? Saudades)
Elisângela
Oi Elisângela!!!
Muito Obrigada! De coração! ♥♥♥
Esse bebezinho no meu colo é minha filhinha quando era recém-nascida… (agora ela já vai fazer 4 anos no dia 28/03!!!). E esse aí do lado, É O CABELO QUE EU FIQUEI QUANDO ESTAVA GRÁVIDA!!! Gente, fala sério, será que vamos ter que regredir no tempo e ter 10, 12 filhos para ter cabelo???… Ufff…
Quanto ao seu cabelo, depende dar cor que vc quer que ele fique… É unânime para qualquer pessoa, que, quanto menor a mudança na cor dos fios, menor será a agressão…
Muito tenho pesquisado sobre a hena Surya, porém, há relatos muito controversos… de pessoas que adoraram e outras que odiaram… Eu até estava com vontade de experimentar, mas sinceramente fiquei com medo. Acho que, no seu caso, um tonalizante de qualidade resolve a questão. Tem as linhas profissionais como o Color Touch (vendido em loja especializada em produtos para cabelereiros), e as linhas comerciais como é o caso do Casting Creme Gloss… Quanto a cor, com tonalizantes, vc nunca vai conseguir uma mudança brusca (aliás, nem é o caso, pois o q vc precisa é justamente cuidar do cabelo). Entra no site da Loreal, tem nuances lindas de chocolate, castanhos, marrons… Acho que essas são cores ideais para vc não judiar ainda mais do seu cabelinho!!!
Beijo grande!!!
PS: É MESMO, CADÊ A CELISA???
OI, gente!!!!!!!!!!! Quanto tempo!!!!!!!! Quanta gente nova!!!!!!!!!!
Estou com uma grande dúvida e gostaria de compartilhar com vcs:
Fui cortar meu cabelo e minha cabelereira me deu a idéia de fazer mega-hair, pois estou com muito cabelo nascendo, mas estou quase sem cabelo em baixo. Até cortei acima do ombro, mas a sensação que eu tenho é horrível. Pego e não sinto nada.
O que vcs acham? Segue será mega-hair pode prejudicar ainda mais? Alguem já fez que pode me contar como foi? Por favor! Alguém me responde, pois estou com muita vontade de ter cabelos de volta e tenho medo de só piorara!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs
Oi Mara!!!
Olha, pelo que eu tenho pesquisado, o mega-hair pode prejudicar sim, e muito, quem já sofre com queda de cabelo.
Participo do fórum do dr. Milton Peruzzo e , quando li a sua pergunta, não tive dúvidas de te mostrar alguns depoimentos de lá.
Celisa, espero que não tenha problema eu falar isso aqui, mas fiquei realmente preocupada com a Mara.
Segue os relatos e vc pode ler mais indo diretamente ao fórum dele.
Ex usuária do mega-hair:
“Não quero desanimar ninguém,só falo por mim,pela experiência q passei…fiz mega..e meu Deus quase perco o resto de cabelo q tinha….eles tinham dado uma diminuída na queda…enfim..o pior foi qdo tirei,eles usam um produto pra dissolver a tal da queratina,só q o produto não dissolve totalmente,fica uns pedaços ,o profissional vai tentando tirar junto,um horror…resumo,perdi mto cabelo pelo peso q o mega faz no cabelo..sem falar q os q ficaram,estavam quebrados por causa da queratina…tirei pra fazer a manutenção e não quis colocar de novo..senão o meu fim..seria de peruca! sem contar q é ruim pra lavar,incomoda a beça…”
Ex usuária do mega-hair
“Não querendo desanimar ninguém, mas a pior coisa que eu já fiz na vida, no que diz respeito à minha aparência, foi colocar mega! Ficou perfeito durante um bom tempo! As pessoas elogiavam e comentavam!
Mas depois de um tempo, começa-se a sentir o peso de ter algo que não é seu acoplado à você, de modo que a única coisa a ser feita é retirar mesmo!
Quando eu retirei e vi aquele imenso estrago nos meus fios que ficaram ralíssimos e quebrados, chorei feito criança por 3 dias!!
E a vergonha de andar por aí com um cabelo minguado, mais curto, enfim, pior do que antes? Nossa !! Fiquei com trauma !
Meninas, tomem cuidado!Alopecia por tração é coisa séria!!O tratamento é muito demorado !! Não recomendo !!”
Palavras do próprio Dr. Milton Peruzzo:
“Eu contraindico formalmente o uso de megahair,interlace,etc. para qualquer pessoa que tenha cabelos fragilizados.A alopecia traumática pode ser irreversível.Se é para usar prótese capilar que seja de elástico,nunca de entrelaçamentos ou fixações.
este tipo de sistema só é indicado para períodos muito curtos de tempo como um casamento,festas,etc…NUNCA para uso contínuo.”
Beijão!!!
Boa noite meninas, celisa, Ana Paula….
Fui na consulta dia 19/03 com outro Hematologista e o diagnóstico foi o mesmo, ele disse que estou saudável, que minha ferritina está ótima 54 ng/ml (dentro do limite – 12 a 150 ng/ml). esse último exame doi feito no final de janeiro
Solicitou exames de sangue (ferro, ferritina, hemograma completo) só para confirmar resultado e verificar quanto está atualmente.
E ainda disse que estou tomando uma dosagem muito alta de ferro (1000 mg + do pill food/dia) e que posso ter problemas no fígado futuramente.
o que faço gente?
Vou fazer o exame e assim que eu tiver o resultado posto aqui.
meu cabelo ainda está caindo isso pq já tenho 7 meses de tratamento. Percebo também que quando está muito calor o meu cabelo cai mais, mesmo lavando diariamente, isso pode acontecer ou não tem nehuma relação com a temperatura? alguém sabe me dizer???? Estou tão desanimada e sem saber o que fazer!!!! Nunca pára de cair….
ANA PAULA SEU CABELO É LINDO, VC TEM MESMO QUEDA DE CABELO? NOSSA SE O MEU ESTIVESSE ASSIM PULARIA DE ALEGRIA 🙁
beijinhos a todas…
Paula
Oiii Paula, até que enfim apareceu!!! Saudade de vc!!!
Eu TIVE esse cabelo na gravidez da minha filha… Olha ela recém nascida no meu colo, tinha poucos dias de vida!!! 😀 Foi um tempo de sonho, porque se eu postar uma foto de hoje (4 anos depois…), vc não acredita. E, de antes da gravidez também estava bem crítico (caindo muito mesmo), qd eu lavava o cabelo chegava a cair 400/450 fios de cabelo. Os fios não cresciam, qd crescia era todo espigado e lotado de pontas duplas. Mesmo com eu me alimentando direito, tomando as vitaminas e hidratando o cabelo sempre. Só posso atribuir isso ao que levou a minha médica a chegar ao diagnóstico final: Alopécia sim, só que difusa e desordenada… caindo mais em algumas épocas (como vc citou: no calor cai muitooooooooooooo!!! e em períodos de preocupação, cansaço também … parece q meu cabelo paga todos os pecados que o rodeiam, coitado… ). Vamos todas mudar para a Patagônia??? E aí galera, quem se anima??? Lá é um frio do cão… rsrs… até no verão…rsrs.
Semana passada mesmo, minha mãe estava aqui comigo e estávamos revendo as fotos da minha pequenininha desde quando ela nasceu… Minha mãe não acreditou qd viu essas fotos, não parece o cabelo da mesma pessoa… Eu percebi q ela ficou sem ter o q falar… mas, só pelo olhar, eu já entendi o q se passou na cabeça dela: “coitada da minha filha, teve esse cabelão tão bonito e agora está assim…).
Mas q coisa a sua ferritina hein??? O médico não está errado em dizer que o excesso de vitamina faz mal, qualquer substância aliás, ingerida em demasia, faz mal… Mas, a questão é: ele devia ter falado o que vc devia fazer!!! Porque o ferro e a ferritina são importantíssimos para o organismo todo, não só para o cabelo, e se faltar, vc acaba com anemia… Que coisa…
Beijo amiga, se eu ler mais alguma coisa q possa ajudar vc, pode deixar que te aviso…
Então Ana Paula….
acho que o calor faz cair mais sim… pois essa semana, nossa tá caindo muito…fico tão trsite, desanimanda, acaba comigo… fico sem vontade de sair de casa, prejudica meu relacionamento com as pessoas, eu me afasto até do meu marido…. não é fácil viu….
faço o tratamento com o Dr peruzzo a 7 meses e parece que nunca vai parar de cair… não tenho aag e sim efluvio telógeno (emocional e ferritina, 2º o DR), vou fazer exame amanha e vou ver quanto está minha ferritina…
ando muito triste com várias coisas (desemprego, o proprio cabelo…), será que isso pode prejudicar ainda mais a queda??? as vezes eu fico pensando pq será que meu cabelo tá caindo tanto, se estou fazendo o tratamento certinho….
Ana Paula vc tem msn?? queria tanto falar com vc, o meu é [email protected], me add lá…
e outra coisinha…. vc usa minoxidil né?
como é seu minoxidil? a consistência??? é liquido? estou perguntando isso pq estou tendo problemas com uma farmácia que peço aí em SP (O dr peruzzo que recomenda essa farmácia)… o produto está vindo oleoso, consistente, muito estranho e antes não era assim, reclamei e falaram que vão mandar outro….nunca tinha visto minoxidil consistente, parece um gel….
CELISA O QUE VC ACHA SOBRE ESSE MINOXIDIL???
beijinhos e aguardo resposta…
Oi meninas,
Ontem sairam os resultados dos meus exames, e graças a Deus, estão todos normais…
Minha Ferritina está ótima, minha glicemia 78, hemograma normal, negativo para FAN, e tireoide normal.
Bem, confirmou o que eu já sabia, neh! É AAG mesmo…
Agora, tenho que me conformar e fazer o tratamento. Estou rezando para ver resultados o mais rápido possível…
Vamos lá!!!!
Grande abraço a todas…
Força meninas!
Oi Rô!
Quanto deu sua ferritina? O valor bom pros nossos cabelinhos é 70.
Bjos!
Oi Dani,
Minha ferritina deu 58… pelo que falou para os cabelos é pouco neh…hummmm…
Bem,vou passar na dermato no dia 5 de abril… Vou ver o q ela dirá.. espero que só tomar um combirom ajude neh… A minha vida tah muito corrida, último ano da facul, trabalho… enfim, tá barra…
Valeu!!!
Bjussss
Oi Dani,
corrigindo, minha ferritina deu 51.3…
bjusss
Oi Rô!!!
Hum… para o cabelo não sofrer nenhuma privação o ideal é que a ferritina esteja em torno de 70/80…
Aliás, preciso fazer exame para ver como está a minha!!!
Beijão!!!
Oi, Ana Paula.
Obrigada pela dica do tonalizante, estava pensando em colorir o cabelo num tom mais claro, para assim disfarçar os poucos cabelos, pois acredito que disfarce a cor do couro cabeludo. Nada exagerado, mas num tom mais para o castanho bem claro.
Vou pesquisar esse color touch.
Olha, Ana Paula, estamos passando pela mesma situação, vejo as fotos do meu casamento em 2007 (meu cabelo estava lindo, pelo menos eu os achava e estava hiper feliz com o problema da queda controlada), as fotos da minha gravidez em 2008 (quanto cabelo, meu Deus!!!!), mas as fotos de fevereiro de 2009 até agora… ai ai ai
Vou começar o tratamento semana que vem com o dr Luciano Barsanti, estou bem ansiosa. Estou também fazendo tratamento psicológico com antidepressivo, realmente foi necessário, não estou aguentando ver meus cabelos me deixando, apesar de ter diminuido a queda.
Também participo do forum do dr Peruzzo, conheci pessoas, como aqui no blog muito legais. A diferença, é que participam muitos homens, achei bacana, é muito bom trocar informações. E olha, como eles sofrem, a calvície masculina é bem mais agressiva, mais rápida. Mas acredito que o sofrimento feminino não tem comparação.
Será que posso te enviar e-mail pessoal? Ou conversar no msn?
O meu e-mail é: [email protected]
Muito obrigada pelas palavras, pela força que tem dado a todas nós, e pelos comentários engraçados, adoro quando você escreve palavrão #@&*% §ª=º°
RSRSRSRSRSRSRSRSRS
Beijos, muita paz
Elisângela
Oi Elisângela!!!
Por acaso lá no fórum do dr. Peruzzo vc usa o mesmo nome??? Tô achando q já li mtos comentários seus rsrs :D, pode adicionar o meu msn, mas não repare se não não aparecer por lá durante algum tempo. É que estou providenciando minha mudança para meu apartamento novo e está uma correria danada, mas eu sempre faço o possível para responder todos os e-mails. Anota: [email protected] Ah, no fórum do dr. Peruzzo eu assino como Paula Demarchi… O fórum lá é ótimo, principalmente para nos informarmos direito, só é meio clube do bolinha né??? rsrs… Mto mais homens q mulheres, mas td bem, eu sempre entro para me informar
Beijão!!!
Ana Paula,
Muito obrigada!!!! Já estava marcando o dia para fazer o mega-hair. Não sei o que seria da gente sem esse apoio que recebemos. Acho que vou ter que me acostumar com esse cabelo ralo, do jeito que está.
Nossa situação é muito difícil!!!!!!!!!! Vou conversar com aminha pscóloga sobre isso.
bjs,
Mara
Oi Mara!
Pois é… eu também já tive várias vezes vontade de colocar o mega, mas depois que eu soube disso, acabei desistindo de vez… Nossa, pra mim isso parece até filme de terror!!! Sai pra lá urubu!!! Xôôôôôôoooo !!! Eu quero é mais cabelo, não quero que me arraquem o pouco que eu estou conseguindo fazer ficar na minha cabeça!!!
Beijão!!!
oi Ana Paula!
obrigada pelas dicas viu!
vc é mto gentil querida!
nossa linda essa sua foto com sua bebe hein, seu cabelo ta lindo!!Qto tempo faz isso?
eu tbm me lamento mto qdo vejo minhas fotos de anos atras….
mas ficar chateada e triste só piora nossa situação , nao é mesmo?
o tempo q ficamnos ai nos lamentando só nos extressa mais, e nossos fios só caem mais…
vc usou algum tipo de aplique e alongamento?
eu ja usei ha uns 2 anos atras , alongamento com queratina… meu cabelo nao caiu muito ate,pois eu cuidei MUITOoo dos cabelos, tanto do meu qto do colocado, ficou lindooooo ,como disse nao foi nem o proprio alongamento que fez eu ter essa queda/quebra brusca e sim os fatores de extress e os ultimos relaxamentos possivelmente mal feitos… mas hj em dia o meu cabelo nao tem mais saude e força suficiente para usar um alongameto… penso em comprar tic tac , fica diferente, e nao agride os cabelos ,pois vc mesmo pode colocar 🙂
ah , vc sabe se eu encontro shampoo de cetoconazol nas farmacias normais? sera q só tem manipulado?sabe qto custa?
BeijOs
Oi Suzana!!!
Esse cabelão eu ganhei junto com o anjinho q está no meu colo e vai fazer 4 aninhos dia 28/03!!! São os hormônios da gravidez gente! Eles entram em cena e jogam a tetosterona e o maldito DHT para milésimo plano. A questão é: será que vamos ter q retroceder ao tempo do “RONCA”!!! e ter 10, 15 filhos para PODER TER UM CABELO BONITO E SAUDÁVEL??? Bem q um cientista poderia descobrir que bendito milagre é esse que acontece na gravidez e sintetizar em laboratório né? Ajudaria milhares de pessoas e ainda ia ficar podre de rico!!!
Eu acabei de comprar um aplique “tic-tac”, mas ainda não usei, pois preciso retocar a tintura! Ficou mto bonito! Pretendo arrumar amanhã a cor do meu cabelo!!!
Vc acha o shampoo de cetaconazol em qualquer farmácia. Tem uns de laboratórios q são mais caros, eu compro o genérico mesmo, tem de vários fabricantes e são mto mais baratos, não custa nem R$ 10,00. E uso 2 x na semana.
Beijo, com carinho!!! Fica com Deus tá!? E é verdade, não adianta alimentar a tristeza, pois a única coisa q a gente consegue com isso é que ela cresça e se fortaleça, e temos q agir justamente ao contrário!!!
Olá!! Será que se eu fizer queratinização no cabelo vai prejudicar? Faço tratamento com o minoxidil e meu cabelo tá tão opaco… Eu percebi que estou mais careca, mas a queda diminuiu bastante.
O que faço pra melhorar os fios q tenho? pensei na queratinização, mas nunca fiz… Abraços!!
Oi Juh!
Pode fazer tranquila!!! Esse tratamento que vc está falando é aquela cauterização capilar não é??? Se for, eu já fiz algumas vezes e achei bom porque dá uma engrossada nos fios… Mas, olha, dê um intervalo de uns 30/60 dias para repetir a sessão, pois o cabelo pode ficar meio duro por causa do excesso de queratina!
Beijão!
Oi Ana Paula, então menina, no forum do dr Peruzzo eu uso sim o mesmo nome, mas não participo muito, converso bastante com a Valéria F., por e-mail pessoal, ela é um amor.
Devo ter deixado uns 03 recados somente, leio bastante, tem dicas ótimas também, mas é sim clube do bolinha! rsrsrsrsrsrs
Você é uma fofa linda, torço muito para você também. É muito bom essa corrente que fazemos e recebemos aqui no blog.
Acho que você deve imaginar a força que tenho recebido… agradeço por isso.
Vou enviar msn para você e quando puder a gente se fala então.
Bj enorme, para sua princesa também.
Muita força a todas.
Elisângela