Quando se fala em exercícios físicos, há muita desinformação e opiniões contraditórias. Para exercícios físicos com resultados, é importante estar munido contra as falsidades por aí: conheça 9 ideias que muita gente considera como verdade mas que não passam de mito!
Mito #1: "Você pode direcionar sua queima de gorgura"
Fato: Exercícios reduzem sua gordura corporal como um todo; você não pode controlar de onde vêm essa gordura. Em um estudo recente, 11 pessoas fizeram um treino de 12 semanas, exercitando apenas uma das pernas. No final, eles perderam a mesma quantidade de gordura nas duas pernas (e ainda mais acima da cintura!)
Mito #2: "Sem sofrimento, sem resultado"
Fato: Um pouco de desconforto no exercício é normal, mas se você sentir dor aguda em qualquer parte do corpo por tempo prolongado, o exercício está excessivo ou, mais provavelmente, sendo executado de forma errada. O famoso "no pain, no gain" não combina com saúde. Em matéria de exercícios a regularidade é mais importante que a intensidade, portanto não há necessidade de sofrimento.
Mito #3: "Você precisa se alongar antes do exercício"
Fato: O alongamento solta seus tendões e faz seus músculos ficarem mais fracos, de acordo com um novo estudo. Antes do exercício, o mais indicado é fazer um aquecimento, com uma rotina mais aeróbica para aceleração cardiovascular. O alongamento continua indicado para o final do exercício.
Mito #4: "Levantar pesos vai aumentar muito seu tamanho"
Fato: Na verdade, pode até te emagrecer. Em um estudo recente, mulheres que levantaram um peso maior por 8 repetições queimaram praticamente o dobro de calorias a mais que mulheres que fizeram mais repetições com pesos mais leves.
Mito #5: "Aparelhos são melhores que pesos simples"
Fato: A ideia dos aparelhos é isolar o exercício para determinados músculos. Isso faz com que você queime menos calorias do que exercícios tradicionais, além de não desenvolver a musculatura de forma uniforme. Para a saúde, exercícios livres que mexam o corpo como um todo sempre são preferíveis. Além disso, os aparelhos de exercícios em sua grande maioria foram criados para homens, o que pode dificultar uma uso adequado para o corpo da mulher.
Mito #6: "Correr na esteira é tão eficiente quanto correr ao ar livre"
Fato: O vento e o terreno irregular exige mais de seu corpo, o que faz a caminhada ou corrida ao ar livre ser pelo menos 10% mais eficiente em termos de gasto calórico. Além disso, o irregularidades no terreno fazem com que você desenvolva melhor seu senso de equilíbrio e adaptação corporal.
Mito #7: "Você não deve se exercitar todos os dias"
Fato: Se o seu corpo rotineiramente precisa de descanso prolongado (mais de 1 dia) após o exercício, é por que sua rotina está muito pesada. No caso da musculação, o ideal é alternar grupos musculares a cada treino (para o tão importante efeito de recuperação do músculo). Claro, você não é obrigada a fazer exercício todos os dias, mas isso deve ser uma opção, e não uma necessidade!
Mito #8: "Suar significa que você está fora de forma"
Fato: Não é intuitivo, mas , em geral, quanto mais em forma você estiver, mais você vai começar a suar antes. A medida que seu corpo se adapta a fazer exercícios, ele se torna uma máquina mais eficiente, que produz suor de forma adequada para manter seu corpo em temperatura adequada (e funcionando bem!) por mais tempo.
Mito #9: "Abdominais ‘secam’ a barriga"
Fato: Como vimos no item #1, não podemos direcionar nossa queima de gordura. Então, abdominais simplesmente exercitam os músculos da barriga; e não queimam gordura especificamente da barriga. Se os músculos da barriga estiverem abaixo de uma grande camada de gordura, eles dificilmente aparecerão! Por isso, para ver a famosa "barriga tanquinho" é necessário não somente exercitar o abdominal, mas estar quase sem gordura no corpo antes!
Muito bom! O mito 1 é o que eu sempre quis saber 😉
Comecei musculação faz pouco tempo, mas é muito chato…. bom saber dessas dicas
Nossa, veio bem a calhar…
Tenho me exercitado bastante: de segunda a sábado. Estava com medo de estar fazendo “overtraining”. Adorei as dicas. Muito esclarecedoras, mesmo, como sempre!!
Beijo
Acho muitas vezes, o ideal seria 5 vezes na semana.
Olha já malho alguns anos e não faço só por estética, penso na minha saúde também, mas sem querer ofender ao post, o #Mito 2 está equivocado, quando vc malha, chega um momento que vc adquiri mais resistência e força, mas é necessário a ‘dor’, pq são micro lesões no musculo é impossível não sentir a cada vez que mudar o treino, que deve durar no máximo 20 dias, é claro que não quero um corpo ‘hardcore’ como diz o pessoal da academia, sou mais fitness, rsrs, contudo esse negócio que vai ser tranquilo, não vai não. É como estudar para concurso público, as pessoas dizem, ah faz um cursinho, lê um pouquinho, que passa… Mentira, precisa planejar, entenda a matéria e faça muitos exercícios, se não vai ficar só no sonho!! 🙂
P.S.: Falo essas coisas por experiência, conversei com uma médica sobre algumas dores musculares, fui ao um nutricionista e faço massagem com uma fisioterapeuta; acredito que o pessoal tem respaldo pra falar algo. 😛 😆 😉
Olá Lana
Não se preocupe, discordar nunca é ofensa. Você tem razão quanto à musculação: realmente é necessário romper as fibras musculares para que elas cresçam novamente, mais fortes. No entanto, no artigo estou me referindo à dor aguda ou por tempo muito prolongado, muito comum em academias quando as pessoas (ou os personal trainers!) exageram na dose. Alterei o texto um pouco para deixar mais claro. Obrigada pelo comentário! 🙂
Celisa princess, rs 🙂 É pq admiro tanto seu trabalho e tem me ajudado em tantas coisas, eu preciso mesmo ter uma alimentação saudável pela minha saúde e por várias vezes seus posts me ajudaram a agregar ou a tirar algumas coisas que foram benéficas pra mim. Já indiquei seu site para minhas amigas e elas gostam muito. Realmente não quis ser agressiva em nenhuma frase, contudo percebi que entendeu 🙂
legal!
😆 Obrigada pelas dicas excelentes! Faço corridas regularmente e observo que meu corpo se tornou bem tonico. Minha disposição e energia melhoraram muito! Fico satisfeita de saber da importancia de um estilo de vida são. Abraços a todos.
Gostei de saber mais sobre os mitos. Muito bom!
Sou mamãe , dona de casa e ciclista adorei o mito 8# eu achava que suar demais e sinal de fraqueza, e o que minha mãe sempre fala pra mim,você ta. Com muita fraqueza ou com anemia, porque esta suando demais ,parece que estou lavando o corpo mais também cuidar de uma casa gigantesca e ainda andar de bike sem marcha ,44 kilometro Mauá a são Bernardo do campo, tem que ter muito pique agora que eu quero e suar. adorei mesmo a dica valeu bjs 😉 a todos Alciangel
Suar é natural, faz parte da natureza humana.
“Fraqueza ou com anemia” cuidando de uma casa grande e ainda se exercitando? Com certeza sua mãe está enganada. Será q ela faz isso tudo sem suar? Rsrsrs
mito 3 eu cai!!! nossa quanta informação, obrigadaaa 😆
NOSSA DIFICIL ACREDITAR NO QUE OS OUTROS FALAM, CADA UM FALA UMA COISA… EM QUEM ACREDITAR !!!!!!!!! 😆
Usa o bom-senso
e caminhar com caneleira de 2kg ajuda ou atrapalha os músculos da coxa?
Olha, nunca vi isso, mas acho que é melhor caminhar sem a caneleira e, se quiser tonificar as pernas, faça um exercício específico. Certamente será mais eficiente, e evitará lesões.
Que estranho, tb nunca vi ninguem andando de caneleiras.
Muito bom!
adorei essas dicas, já caí em alguns mitos, mas hj já não caio mais.
Fazemos os exercicios tudo errado, gostei muito das dicas
Faço exerciocios em casa… aqueles que vcs sugeriram, estou gostando, é sempre bom aprender mais sobre isso.
O médico e o professor de musculação me aconselharam fazer musculação três vezes na semana em dias alternados para recuperação dos músculos que sofrem micro fissuras.Mesmo alternando os grupos musculares tem que fazer uma pausa mas eu não sigo as recomendações.Se For mito que bom!!!!!
Muito bom esse artigo, sanou minhas duvidas
Muito interessante esses mitos, bom saber
boa dicas, é sempre importante esclarecer as duvidas.
Olá, eu faço musculação tem uns dois meses e meio, e tem algum tempo notei que quando fico sentada e depois de alguns minutos quando levanto, sinto uma queimação na área do quadril, é normal?
Acho que nunca é normal sentir dor ou queimação, fale com o professor da academia.
Bem esclarecedor, e tirou minhas dúvidas, parabéns.
Gostei de saber mais sobre fitness, quero entrar nesse mundo hehehe
😎 agora já estou bem informada.
obrigado pelas dicas.
Um maravilhoso!!!!!!! é berry nectar pro fígado adorei a matéria!!!!!!! 😀
Gosto muito dos post da Celisa, sempre muito bem informados…
Beleza de postagem!
Demorei um pouco para aceitar o fato de não necessitar alongamento antes do exercício. Por um tempo fiz musculação e ficava “horrorizada” com jovens chegando e pegando logo peso absurdo sem alongamento. Nem mesmo caminha na esteira faziam antes (talvez caminhassem antes de chegar, né?). Enfim, acabei deixando esta academia por achar isso muito errado e não encontrar uma explicação dos profissionais.
Gostei dos esclarecimentos, principalmente do mito 9!
Beijo
é imteressante eu nao sabia do alongamento antes do exercicio o ideal é fazer alongamento. quanto mais soa mais eficiente é seu corpo super bom essas noticias
GOSTARIA DE SABER SE O ÓLEO DE CARTAMO AJUDA MESMO NO EMAGRECIMENTO OU É MITO, TOMAR AS CÁPSULAS ANTES DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES AJUDA MESMO?
Adorei essa matéria!
Eu fazia corrida leve alternada com caminhada, num total de 7 km todos os dias (de 2ª a 6ª).
2km correndo, 1,5km caminhando. Voltava 1,5km correndo e finalizava com 2km caminhando.
Minha disposição e auto-estima estavam lá em cima, além de pele, unhas e cabelos super 10!
Tive que parar devido aos horários de trabalho.
Voltei semana retrasada, mas….. só consigo fazer 3 vezes por semana (por causa do horário), e tive que reduzir o tempo: agora são 1,7km correndo, e volto 1,7km caminhando.
Essa redução de tempo/distância vai resultar nos mesmos benefícios anteriores? Ou terei que me readaptar?
Muito 10! Quem nunca né, caiu em alguns desses mitos. Obg pelos esclarecimentos, adorei as dicas 🙂
Quanto ao “Mito 6: Correr na esteira é tão eficiente quanto correr ao ar livre”, acho que 10% é pouco. Na esteira da academia, a esteira “corre” pra você, basta dar as passadas. Nem se compara com o esforço em empurrar todo o peso do seu corpo em uma corrida normal.