Para a mulher que gosta de se cuidar

A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!

A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!

Que tal iniciar o ano fazendo musculação? Está precisando de estímulo para começar? A musculação é muitas vezes tida como um exercício somente para estética, ou não muito eficiente para emagrecer. Na verdade, a musculação é o exercício mais importante para quem busca saúde e um emagrecimento saudável e eficiente.

Publicidade

A musculação não é tão popular quanto a corrida, natação ou ciclismo.  O preconceito contra o treino baseado em repetições com cargas, no entanto, acaba colocando em segundo plano os benefícios que a musculação oferece. Além do gasto calórico durante o exercício, a musculação proporciona ganho de massa magra, o que acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente e gastando calorias não somente durante o treino.

Benefícios da Musculação

Ajuda a emagrecer: o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. O mesmo não acontece com o tecido adiposo. Com o aumento dos músculos proporcionado pela musculação,  o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel: eles aumentam a taxa metabólica basal. Para cada 1kg a mais de músculo no corpo, gasta-se cerca de 100 kcal a mais por dia, em repouso.

Perda de gordura e ganho de músculos: Quem está começando a praticar musculação pode, sim, ganhar peso (massa magra, músculo). Há um aumento na massa muscular antes da perda de gordura, já que o próprio músculo pesa mais que a gordura, além de haver um aumento da circulação e da retenção de líquido nos músculos no início. Após um tempo, já com os músculos consumindo mais calorias naturalmente, e desde que haja uma alimentação balanceada, será possível notar a perda de gordura. Lembrando que, para qualquer exercício físico, o que causa o emagrecimento não é o exercício em si, mas sim o déficit entre calorias consumidas e gastas.

Protege os ossos: Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são bem menores. A musculação também diminui as chances de osteoporose já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos. Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões causadas por outros exercícios. Por isso, a musculação é sim adequada e recomendada também para pessoas de mais idade.

Deixa o coração mais resistente: A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades menos intensas e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

Rejuvenesce e mantém jovem: A partir dos 30 anos, começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, consegue retardar os efeitos. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!

Dicas para fazer um treino mais eficiente

Execução do exercício: Se o objetivo é aumento de massa (mesmo que moderado, ou “definir” os músculos), invista em cargas mais elevadas e faça séries com um número menor de repetições. Preste atenção na postura e sempre realize o movimento completo.

Recuperação: é imprescindível dar um intervalo entre os treinos para que o músculo assimile o exercício realizado e se recupere – é nesse período que ele se reconstrói. Alterne os grupos musculares de um treino para o outro, permitindo um descanso de, no mínimo, 48 horas.

Nutrição: para que o exercício faça efeito, o músculo precisa de nutrientes. A prioridade quando termina o treino é repor o que foi gasto. E o o mais importante: A proteína é fundamental sempre; é ela que constrói os músculos.

Alimentos que ajudam reconstruir os músculos

Não adianta fazer um treino eficiente se a alimentação não for adequada. A alimentação é tão essencial quanto fazer musculação. Isto porque se não ingerir os alimentos adequados, o seu corpo não irá conseguir se recuperar e se desenvolver, não importa o quanto se treine.

Proteína

A proteína é o destaque para quem treina. Ela é essencial para reconstruir os músculos. Alimentos ricos em proteínas incluem clara de ovo,  frango, peru, peixe,  feijões,  legumes, fibras, carne vermelha magra.

Quando falamos em proteína, é importante também citar a proteína whey (suplemento proteico em pó). Isto porque é difícil consumir toda a proteína necessária apenas em alimentos, fazendo com que esta suplementação seja necessária em muitos casos.

Água

O nosso corpo é constituído por 70% de água, e isso inclui os músculos. Esta composição é extremamente importante para o funcionamento e desenvolvimento do corpo em qualquer exercício físico. Consuma pelo menos 2 litros de água por dia.

Não se esqueça de consultar um médico especialista ou nutricionista antes de ingressar em um programa de musculação.

E você? Já pratica musculação? Tem dicas para ajudar aqueles que querem começar?

80 comentários para “A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!”

  1. Avatar de Luis

    Olá! Tenho 30 anos e estou com a glicose alterada (pré-diabetes), por isso comecei a 4 mêses praticar exercicios físicos (musculação e atividades aeróbias). E o resultado é surpriendente! Até o médico elogiou. Gostaria de saber se posso consumir algum tipo de suplemento?

    Luis

  2. Avatar de Rosimeire Torres

    PARABÉNS PELA MATÉRIA!
    GOSTO MUITO DA FORMA CLARA E OBJETIVA DE CADA MATÉRIA EM QUE VOCêS PLUBLICAM.

  3. Avatar de Poli

    Muito bom, a nutrição realmente é importante para um melhor resultado…

  4. Avatar de Vital Life Academia Especializada

    PARABÉNS PELA MATÉRIA.

  5. Avatar de Maria Célia Silvino Evangelista

    adorei a matéria pois isso me interessa muito. Há 2 meses faço musculação,peso 61kg e nao consegui diminuir de peso tenho gordura localizada na barriga. Qual tipo de exercício mais eficaz?

    1. Avatar de Cris

      REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! !!!!!! SEM DIETA, SEM RESULTADOS.

  6. Avatar de Anamaria

    Maria Célia

    A musculação sozinha não resolver-a seu problema.
    Atenção também à postura, alimentação e execução correta dos exercícios.
    É imprescindível também os exercícios aeróbicos (caminhada, esteira, bicicleta, corrida, hidroginástica).
    Esforços conjugados = resultado.

    Boa sorte!

  7. Avatar de Lucy

    Maria Célia. Meu caso é parecido com o seu. Faço 1h20 min de caminhada quando do retorno do trabalho para casa 3 vezes por semana e musculação de 3 a 4 vezes por semana e não perdi peso. Na verdade, meu corpo ficou melhor o que me dá a parecer que troquei alguma massa gorda por massa magra. Quanto ao emagrecimento estou tentada a pensar que engordo por causa da ansiedade pois como compulsivamente. Estou tomando chá melissa, maracujá, etc, ou seja, todos esses que acalmam e parece-me, embora seja muito cedo para afirmar que agora vai. Bjs

  8. Avatar de Denes

    Excelente site, antes de compra qualquer coisa como sabonete, protetor solar e etc consulto esse site

  9. Avatar de Ailton

    😆 sempre gostei de todas materias falando sobre a saude

  10. Avatar de João M

    Achei muito bom o seu conteúdo, eu particularmente sou a prova viva de que Musculação o emagrece sim, emagrecer 15 kilos com a prática diária do treino de musculação.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva