Para a mulher que gosta de se cuidar

A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!

A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!

Que tal iniciar o ano fazendo musculação? Está precisando de estímulo para começar? A musculação é muitas vezes tida como um exercício somente para estética, ou não muito eficiente para emagrecer. Na verdade, a musculação é o exercício mais importante para quem busca saúde e um emagrecimento saudável e eficiente.

A musculação não é tão popular quanto a corrida, natação ou ciclismo.  O preconceito contra o treino baseado em repetições com cargas, no entanto, acaba colocando em segundo plano os benefícios que a musculação oferece. Além do gasto calórico durante o exercício, a musculação proporciona ganho de massa magra, o que acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente e gastando calorias não somente durante o treino.

Benefícios da Musculação

Ajuda a emagrecer: o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. O mesmo não acontece com o tecido adiposo. Com o aumento dos músculos proporcionado pela musculação,  o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel: eles aumentam a taxa metabólica basal. Para cada 1kg a mais de músculo no corpo, gasta-se cerca de 100 kcal a mais por dia, em repouso.

Perda de gordura e ganho de músculos: Quem está começando a praticar musculação pode, sim, ganhar peso (massa magra, músculo). Há um aumento na massa muscular antes da perda de gordura, já que o próprio músculo pesa mais que a gordura, além de haver um aumento da circulação e da retenção de líquido nos músculos no início. Após um tempo, já com os músculos consumindo mais calorias naturalmente, e desde que haja uma alimentação balanceada, será possível notar a perda de gordura. Lembrando que, para qualquer exercício físico, o que causa o emagrecimento não é o exercício em si, mas sim o déficit entre calorias consumidas e gastas.

Protege os ossos: Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são bem menores. A musculação também diminui as chances de osteoporose já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos. Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões causadas por outros exercícios. Por isso, a musculação é sim adequada e recomendada também para pessoas de mais idade.

Deixa o coração mais resistente: A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades menos intensas e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

Rejuvenesce e mantém jovem: A partir dos 30 anos, começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, consegue retardar os efeitos. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.

A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!

Dicas para fazer um treino mais eficiente

Execução do exercício: Se o objetivo é aumento de massa (mesmo que moderado, ou “definir” os músculos), invista em cargas mais elevadas e faça séries com um número menor de repetições. Preste atenção na postura e sempre realize o movimento completo.

Recuperação: é imprescindível dar um intervalo entre os treinos para que o músculo assimile o exercício realizado e se recupere – é nesse período que ele se reconstrói. Alterne os grupos musculares de um treino para o outro, permitindo um descanso de, no mínimo, 48 horas.

Nutrição: para que o exercício faça efeito, o músculo precisa de nutrientes. A prioridade quando termina o treino é repor o que foi gasto. E o o mais importante: A proteína é fundamental sempre; é ela que constrói os músculos.

Alimentos que ajudam reconstruir os músculos

Não adianta fazer um treino eficiente se a alimentação não for adequada. A alimentação é tão essencial quanto fazer musculação. Isto porque se não ingerir os alimentos adequados, o seu corpo não irá conseguir se recuperar e se desenvolver, não importa o quanto se treine.

Proteína

A proteína é o destaque para quem treina. Ela é essencial para reconstruir os músculos. Alimentos ricos em proteínas incluem clara de ovo,  frango, peru, peixe,  feijões,  legumes, fibras, carne vermelha magra.

Quando falamos em proteína, é importante também citar a proteína whey (suplemento proteico em pó). Isto porque é difícil consumir toda a proteína necessária apenas em alimentos, fazendo com que esta suplementação seja necessária em muitos casos.

Água

O nosso corpo é constituído por 70% de água, e isso inclui os músculos. Esta composição é extremamente importante para o funcionamento e desenvolvimento do corpo em qualquer exercício físico. Consuma pelo menos 2 litros de água por dia.

Não se esqueça de consultar um médico especialista ou nutricionista antes de ingressar em um programa de musculação.

E você? Já pratica musculação? Tem dicas para ajudar aqueles que querem começar?

89 comentários para “A musculação é eficiente para emagrecimento, sim!”

  1. Avatar de Bianca Santos

    Faço musculação há mais de 4 anos e nunca mais parei e nem tenho a intenção de parar, adoro…. os benefícios são muitos. Faço 2 vezes na semana e 2 dias eu faço esteira. Recomendo a musculação para todas.

  2. Avatar de Maria.m

    Sempre quis começar, nunca levei adiante, gostei muito dos benefícios… Bom artigo, me incentivou.

  3. Avatar de Nathália

    estou fazendo… mas não sabia de muitas dicas para ajudar se tornar o exercicio mais eficiente. Na verdade acho muito chato fazer musculacao, mas pelo jeito é muito bom, vou continuar.

  4. Avatar de Rodrigo

    Faço musculação a 2 anos e gosto muito… gostei muito do artigo, dicas excelentes, faço o uso da whey protein, é muito boa.

  5. Avatar de Renatinha

    Estou precisando muito emagrecer… será que a musculação é melhor que a corrida?

    1. Avatar de Anamaria

      Renatinha
      Não se trata de “ser melhor”. São distintos, a corrida é um exercício aeróbico.
      Se quer perder peso, faça os dois, se não tiver muito tempo, faça em dias alternados.
      Você perde peso com a corrida e tonifica os músculos com a musculação. Fica bom.
      Se for correr, faça um treino alternado.

    2. Avatar de Juliana

      Concordo com a anamaria, faça os dois, duas vezes a musculação e alterne corrida com caminha, faça pelo menos mais duas vezes na semana

      1. Avatar de Renatinha

        Meninas, muito obrigada pela ajuda

  6. Avatar de Marina

    Eu quero muito fazer, mais estou sem tempo. Trabalho de segunda a sexta, o dia todo e estudo três vezes por semana a noite. Adianta eu fazer só duas vezes por semana?
    O que eu faço? 🙁

    1. Avatar de Vanessa Little

      Qualquer exercício é melhor que nada! Utilize os dois dias que você não trabalha para se exercitar e use também o sábado para isso! Aí você já terá 3 dias de exercícios por semana, o que já é uma média boa.
      Comece com uma caminhada vigorosa e se tiver possibilidades, musculação.

  7. Avatar de Maria

    Infelizmente onde moro não tem academia, então me exercito em casa mesmo,não é como em uma academia mas é melhor que não fazer nada.Meu tempo é pouco,trabalho de segunda ao sábado o dia todo. Me exercito 03 vezes por semana,faço flexições,agachamento,abdominal 03 seções de 20 cada e não faço caminhada, será que só isso ajuda a ter uma vida um pouco mais saudável???

  8. Avatar de Anamaria

    Maria
    Parabéns pelo esforço e dedicação.
    Seria bom incluir uma caminhada como exercício aeróbico.
    Não confundir caminhada com passeio. Caminhada tem que ter ritmo. A maioria das pessoas faz errado.

  9. Avatar de Renata

    Renatinha,
    Pra emagrecer o melhor é combinar a musculação com um exercício aeróbico, que nem a corrida.
    Desde entre junho de 2011 e o começo de 2012 eu perdi 17 quilos. A princípio eu só corria, mas depois comecei a me sentir muito “caidinha” e a musculação me ajudou muito a melhorar. Hoje eu começaria fazendo corrida e musculação desde o princípio.
    Se eu fosse você, começaria fazendo musculação 2x por semana e correria/caminharia de 3 a 5 vezes por semana, aumentando a frequencia e a intensidade conforme melhore o seu condicionamento físico. Eu tenho certeza que isso vai fazer se sentir muito melhor, vai te dar mais disposição e ânimo pra seguir o seu regime e continuar emagrecendo.
    Hoje em dia eu corro 5x por semana e faço musculação 4x por semana e adoro… o importante é sempre respeitar os limites do seu corpo e, com paciência, ampliar esses limites. Boa sorte!

  10. Avatar de Liliam Fabiana Alves Romao

    Foi muito bom receber este artigo, começei a malhar hoje,fiquei ainda mais estimulada.obrigada

  11. Avatar de Lucy Soares Chaves

    Tenho 53 anos e faço musculação há 1 ano. Antes fazia apenas caminhada de 1h e 20 minutos, é o tempo que gasto do meu trabalho até minha casa. Percebi que com a musculação meu corpo ficou melhor do que quando era mais nova e minha saúde então. Meus exames médicos estão ótimos. Realmente é muito bom, não pretendo parar nunca.
    Não esqueça de incluir caminhada também…..dupla perfeita.

  12. Avatar de Silvana Castro

    Oie meninas, comecei a semana passada a fazer musculação, estou achando difícil, mas se é bom, vou contibuar, adorei ler esse texto.

  13. Avatar de Juliana

    Oie Celisa, perfeito seu texto!!! Muito bom!!!! Faz tempo que eu queria que vc fizesse posts relacionados a musculação.
    Eu faço a 2 anos… amo de paixão, minha saúde melhorou em tudo, era super flácida, hj sou firme, que beleza, é sofrido, mas vale muito a pena…
    Lembrando que a proteina é tudo para o bom resultado…. fibras tb é ótimo.

  14. Avatar de Iara

    Adoro musculação! Comecei a 10 meses e não paro mais.. Tudo melhorou!! Minha força, minha musculatura, meu condicionamento físico e a minha imunidade. Desde que comecei a malhar não fiquei mais gripada, sendo que no ano passado pegava resfriado direto!! Malho 4 vezes por semana, as 6:30 da manhã, pois não tenho pique para malhar a noite e tbem por a academia ser mais tranquila na parte da manhã. E faço caminhada alternada c corrida tbem. Meu treino não é para emagrecer, já que sou magra, mas sim para dar uma torneada.

  15. Avatar de Ana

    Oi meninas.
    Sobre a musculação o que tenho a dizer é que eu tb achava muito chato até q entrei numa academia onde o instrutor é como personal e a atenção dele me motivou muito. Toda semana ele muda meu treino e isso faz com q vc nao desanime. E o q eu achei importante tb foi o treino em circuito onde vc faz 3 tipos de exercicio sem parar. Começa com 1 aparelho, quando vc termina a primeira repetição vc logo passa pra outro e depois desse vc faz o aeróbico, tipo correr 3 ou 5 minutos. Aí vc volta pro primeiro aparelho. Faz isso 3 vezes. Então são 2 aparelhos e depois esteira, eliptico ou bicicleta. É só ir alternando. Ele usa tb cones ( onde vc vai pulando ou correndo tipo desviando como fazem os jogadores de futebol), corda, cama elastica. No total são 4 ou 5 circuitos. Um dia faço membros superiores e abdominal e no outro membros inferiores e gluteo. Tem q alternar pro músculo descansar.
    Já fiz musculação em várias academias e nunca tive um instrutor assim isso porque eles querem ser contratados como personal. Se vc não tiver a mesma sorte converse com seu instrutor e veja quanto ele cobra a mais pra te dar um treino diferenciado. Ás vezes pode não ser muito e o resultado é muito bom.
    Espero q vcs consigam atingir seus objetivos.
    Bjao

    1. Avatar de Ana

      Me esqueci. Quando termino todos os circuitos ainda corro sem parar uns 20 min na esteira.

    2. Avatar de Vanessa Little

      Ana, fiquei interessadíssima na sua academia! De que cidade vc é? E qual academia? Eu tinha uma academia e professor assim também, mas quando eu trabalhava em casa, era no meu bairro. Mas agora trabalho no Centro do Rio e tô malhando aqui perto, na hora do almoço (eu almoço depois dentro do trabalho) e faço aeróbico à noite.
      Faz toda a diferença ter um treino só ora você. Mas me recuso a pagar um personal só pra ficar “contando” as séries ou pegando o peso…hauhauahua Que é o que vejo na minha… Mas quando eu marco a minha série, o professor fica o tempo todo comigo para mostrar como fazer.

  16. Avatar de Antonieta

    Também faço, é ótimo para os ossos e articulações…

  17. Avatar de Vanessa Little

    Olá meninas! Tudo bem?! Bem, esse é meu primeiro comentário de 2013, portanto: Feliz ano novo!! hehe

    Eu já fiz muito musculação, mas achava tudo muuuito chato. Aí tentei Pilates e continuei achando muito chato (é, eu q devo ser chata…kkk) É que sou muito agitada e gosto de coisas com desafios.

    Aí eu descobri a acrobacia e estou amando! Eu faço tecido aéreo e trapézio há 1 ano e neste tempo posso afirmar que meus músculos e minha força estão beeem melhores que no tempo quando fazia musculação. O trabalho é pesado, pois a “carga” é o nosso próprio corpo, e fazemos ainda abdominais, flexões, mas é muito divertido. Fora que dá uma sensação ótima estar lá em cima, parece que não tem mais ninguém… Que volto a ser criança…rs

    Bem, se a Celisa quiser, posso fazer um post sobre os benefícios da arte cicense ou ainda “alternativas à academia”.

    Também entrei num grupo de Hip Hop e estou gostando!

    O importante é não ficar parado!!!

    Beijão

  18. Avatar de úrsula

    Estou fazendo o circuito da Contours, que mescla aparelhos de musculação e atividade aeróbica. Gosto muito do resultado, não só para o corpo, mas para o humor e mente.
    😉

  19. Avatar de Samara

    Eu estou pensando em começar… esse começar é que é difícil… mas parece que vale a pena, adorei o artigo

  20. Avatar de Janete Camargo

    Adorei o artigo, estou começando fazer musculação…

  21. Avatar de Norma

    Estou fazendo há alguns meses, no começo detestava, mas foi por recomendação médica, meus ossos e musculos estavam muito fracos… hj estou muito bem e não pretendo mais parar, estou com 58 anos 🙂

  22. Avatar de Juliana Rocker

    Muito bom esse artigo, entrei na academia em dezembro e estou curtindo a musculação, já emagreci uns kilinhos, de gordura é claro….

  23. Avatar de Denise Camargo

    Nota 10 para o artigo, gostei muito, faço musculação faz 4 anos e hj minha saúde é outra.

  24. Avatar de Marta B.

    Adorei o post! Um dos melhores exercícios para qualquer idade.

  25. Avatar de Enzo Morais

    Aii Gente eu queria saber cuais alimentos favorecem a ganha de massa muscular pois sou magrinho ;-(

    1. Avatar de Anamaria

      Enzo

      Um nutricionista especializado em atividade física lhe instruirá sob os melhores alimentos para se ganhar massa muscular.
      Você provavelmente vai comer mais, cuidado para quando interromper a musculação (se for o caso) não continuar com a alimentação em excesso.

  26. Avatar de Marta

    Tenho tendência a ter osteoporose, preciso começar a musculação logo, obrigada

  27. Avatar de Camila

    A-m-e-i o post, faz tempo que gostaria de ver algo sobre a musculação aqui…
    Estou fazendo mais de uma ano já e já noto milhares de benefícios na minha saúde.
    A forma de fazer e a alimentação influenciam muito no resultado.
    Proteína sempre!

  28. Avatar de Sandra Brito

    basta dizer que nebhum esporte hoje em dia, eu disse nenhum dispensa a musculaçao.

  29. Avatar de Cintia Gomes

    Meu namorado faz, ele adora… está me incentivando a fazar tb, mas morro de preguiça… ai quero começar logo

  30. Avatar de Vanessa

    Quero começar, qual a melhor forma?

  31. Avatar de Carla

    Oi Celisa!

    Pratico musculação pelo menos 4 vezes por semana é ótimo! Aumenta sua auto estima e seu corpo fica lindo além de saudavel. Só não vale exagerar e virar fissura, no começo fiquei assim agora sei fazer com prazer sem exageros! Consumo a proteina Wey Protein, pois só alimentação não ajuda, apesar de eu cuidar muito bem da alimentação.

    Um beijo meninas!

  32. Avatar de Letícia

    Adorei o post…começei a treinar em fevereiro de 2012, pois a minha cardiologista me indicou pois estava com pressão alta, colesterol alto e por ai vai … no começo foi dificil, pois sou bem preguicosa, porém, fui gostando das aulas de spining e jump, fiz bastante amizades e começei a gostar dessas atividades..hoje, só estou fazendo o spining 1 x por semana e 2 X musculação e já estou vendo os resultaldos. Também estou cosumindo o Whey protei, pois a nutricionista me indicou e ajuda a aumentar a massa magra.

  33. Avatar de Teresa Simon

    Pratico 3 vezes por semana. Adoro!

  34. Avatar de Anderson

    Muito bom o artigo!!!
    Faço 2 vezes na semana, poucas repetições, muito peso e sempre ingerindo a Whey portein, resultado na certa!

  35. Avatar de Andréia

    Estava pensando em iniciar uma atividade física em 2013… esse artigo me incentivou… como não curto muito atividades agitadas acho que vale a pena eu tentar. Valeu pela dica!!!

  36. Avatar de Glenilene Resende

    Excelente dica para começar 2013 bem. Muito obrigada pela dica.

  37. Avatar de Ca

    faço musculação há muito tempo, é o melhor exercício que existe.

  38. Avatar de Mari

    Não sabia que era tão bom assim, fazer musculação, confesso q deixava sempre de lado… mas agora, não deixo mais 😉

  39. Avatar de Ci

    Trabalho de segunda a sexta o dia inteiro e sabado á manhã, estudo a noite três vezes por semana, mas mesmo assim reservo tres dias para ir a academia.
    Faço musculação a menos de um ano (8 meses), senti uma grande mudança em mim, não apenas em meu corpo como também em meu preparo fisico. Uma caminhada de 5 min. já me acabava. E para ajudar começei a 4 mêses atras a fazer eliptico e bicicleta, estou adorando! E como as meninas falaram apenas musculação ou apenas uma caminhada não adianta. O melhor é dar um jeitinho e fazer os dois!

  40. Avatar de Leidiane

    eu adoro fazer a cademia já faço ha 4 meses e da resutados eu já em magreci bastante e pretendo fazer por um bom tempo

  41. Avatar de Roberta Paiva

    Que delícia… comecei a pouco tempo e já estou gostando e notando os resultados, estou empolgada com a musculação, estou notando bons resultados.
    Excelente artigo!

  42. Avatar de Cerise

    Quero muito fazer… gostei de saber mais sobre musculação

  43. Avatar de Cibele

    Comecei a fazer academia dia 07 desse mês e trabalho em edifício comercial parei de subir no elevador agora e só escada e olha que é no 7º andar quase morri nos primeiros dias kkkkkkkkkkkkkkkkk’ mais acostuma mudei minha alimentação agora e só esperar os resultados #projetoverão2014

    Beijus adorei o post =)

  44. Avatar de Cibele

    Eu só tenho duvida em relação ao Whey se eu devo tomar antes ou depois do treino???

    Treino para ganhar massa muscular o/

  45. Avatar de Carla Maria

    Faço musculação 3 vezes por semana, comecei a pouco tempo, menos de 3 meses, mas o instrutor não falou nada sobre essa proteina whey e nem disse nada sobre o que devo comer…

  46. Avatar de Anamaria

    Carla Maria

    O Instrutor não lhe dirá nada a respeito de proteína. O ideal é procurar um nutricionista que lhe indicará o melhor para ingerir antes e depois do treino, de acordo com os seus horários.
    Faço musculação há 10 anos e nunca tive esse tipo de conversa com instrutor, não é a área dele, o que ele comentará é como usuário, não como profissional.
    Além disso, nem todas as pessoas devem fazer uso delas. Eu mesma nunca usei nada, apenas alimentação correta, com a inclusão de amêndoas, nozes que são ótimas para qualquer pessoa.

  47. Avatar de Gabriela Castro

    Comecei hj na academia, estou animadíssima, beijo a todas, vamos lá!!!

  48. Avatar de Roseny S Evangelista

    adorei suas dicas,so nao sabia que a musculacão tem tantos beneficios para nos mulheres,
    mas mesmo assim prefiro, minha caminhada,

  49. Avatar de Mayara Barros

    quero voltar a fazeeeeer, mas to sem tempo :/

  50. Avatar de Adriana Prado

    Não é a atividade que eu mais gosto, mas sem dúvida, traz muitos benefícios. Quem sabe volto a ela?

    Beijo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva