Para a mulher que gosta de se cuidar

Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro

Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro

Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” (drogas inteligentes), são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Eles melhoram a performance intelectual tanto em pessoas com diagnóstico de TDAH e depressão como também em indivíduos saudáveis que desejam aumentar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho.

Como os nootrópicos atuam?

As substâncias nootrópicas são neuro-ativadores, capazes de contribuir para a melhora da performance cerebral. Essas substâncias podem estar na forma de suplementos sintéticos ou naturais e possuem ação de estimuladores cerebrais, ajudando a melhorar a memória, concentração, desempenho cognitivo, aprendizagem, velocidade de raciocínio, humor, energia e atenção.

Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro

Benefícios

Os nootrópicos agem principalmente aumentando o fluxo sanguíneo e fornecimento de nutrientes que vão para o cérebro. Assim, estimulam a formação de neurônios novos, processo chamado de neurogênese, além de novas conexões e sinapses. Principais benefícios:

  • Aumento do metabolismo cerebral
  • Aumento da circulação cerebral
  • Proteção do cérebro contra danos físicos e químicos
  • Aumento de dopamina, acetilcolina e noraadrenalina e adrenalina
  • O aumento da energia mental
  • Aumento da vigilância
  • Melhora da memória
  • Melhora da capacidade de aprendizagem
Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro

Antes de iniciar o uso, atenção!

  • Pense no que você deseja alcançar, em quais aspectos da cognição você deseja se concentrar e em como vai avaliar seu sucesso.
  • Se você está tentando encontrar os melhores nootrópicos, deve primeiro cuidar do básico da saúde. Beba água suficiente, faça exercícios regularmente, leia, passe algum tempo ao ar livre, socialize e reduza o consumo de álcool. Se você não estiver se esforçando para fazer essas coisas, mesmo os melhores nootrópicos produzirão resultados abaixo do desejado.
  • Comece com doses baixas: se você é iniciante em nootrópicos, comece com as menores doses possíveis e suba lentamente. Dessa forma, você descobrirá o quão pouco precisa ver os benefícios, e assim reduzirá drasticamente as chances de quaisquer efeitos colaterais.
  • Não confie em uma única substância: confiar em uma substância pode levar a vários problemas. E você não sabe realmente como um determinado nootrópico funciona em comparação com outras substâncias. É melhor adotar uma abordagem ampla, testando vários para ver qual melhor funciona, ou combinando as substâncias.
  • Cuide do sono: muitas pessoas se concentram exclusivamente em melhorar o foco e a capacidade de aprendizado. Porém, ignoram completamente o maior determinante do desempenho cognitivo: dormir! Quanto sono você tem a cada noite tem um impacto maior em sua função cognitiva do que qualquer outra coisa. Usar substâncias auxiliares para dormir, em vez de mais nootrópicos, talvez seja a melhor maneira de otimizar a função cerebral.

Tipos de Nootrópicos

Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro

Entre os nootrópicos sintéticos mais recentes temos: Ritalina, Anfetaminas, Modafinil e Piracetam.

Os nootrópicos podem ser portanto, substâncias naturais ou sintéticas que exerçam atividade positiva sobre as funções cerebrais.

Quais os nootrópicos mais recomendados?

1. Homotaurina

A homotaurina é um composto com estrutura molecular semelhante aos aminoácidos GABA e taurina, que favorecem o relaxamento e a concentração. Seu principal efeito é o ansiolítico, porém a sua atividade de maior destaque é a sua ação neuroprotetora, auxiliando nos processos de cognição e memória.

2. L-Teanina

A teanina (ou mais comumente L-teanina) é encontrada no chá verde e cogumelos e também vendida como um suplemento dietético. De acordo com vários estudos científicos, a teanina afeta os níveis de alguns neurotransmissores, previne a disfunção cerebral induzida por beta-amilóide e protege contra ataque cardíaco. Ainda ajuda a melhorar a qualidade do sono em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Em termos de usos potenciais como nootrópico, vários estudos indicam que uma combinação de L-teanina e cafeína pode melhorar o desempenho cognitivo, em particular nas áreas de foco e agilidade, além de melhorar a fadiga mental.

3. Creatina

A creatina é uma velha favorita entre os praticantes de academia, que a utilizam para melhorar seus desempenhos esportivos. Mas, ao longo da última década, novas funcionalidades vêm sendo descobertas. Estudos revelaram que o suplemento teve um efeito positivo sobre a memória de trabalho e inteligência, em particular no que diz respeito a tarefas que exigem velocidade de processamento.

4. DHA (Ômega 3)

O DHA, um ácido graxo ômega-3 encontrado em peixes e algas, pode melhorar sua memória enquanto protege contra certos transtornos psiquiátricos. Vários questionários de pessoas com depressão indicam que elas tem os níveis de ácidos graxos ômega-3 mais baixos. Dito isto, alguns dados sugerem ser uma medida preventiva por pode reduzir o risco de progressão de certos transtornos psiquiátricos. Enquanto uma revisão de estudos científicos descobriu que suplementos de DHA melhoram significativamente o desenvolvimento cognitivo em crianças – outra revisão mostra que em idosos pode proteger contra o comprometimento cognitivo leve, demência e o risco e progressão do Mal de Alzheimer.

5. Colina

É importante para memória, pois faz parte da molécula de acetilcolina, que é um neurotransmissor fundamental para a memória. A colina também é componente da molécula de fosfatidilcolina, um tipo de gordura essencial para os neurônios.

6. Cacau (Theobroma cacao)

O cacau é rico em flavonoides e antioxidantes potentes que atuam como agentes anti-inflamatórios, beneficiando a saúde cerebral e cardiovascular. Consumir cacau regularmente pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais.

7. Cafeína

A cafeína contém elementos neuroprotetores que podem manter o cérebro muito mais saudável. Dentre os motivos para consumir cafeína estão: maior alerta mental e melhoria do desempenho cognitivo, otimização da vigilância e do tempo de reação, além de um melhor desempenho atlético. Para um desempenho ainda melhor da cafeína, sugere-se o uso combinado com a l-teanina.

A cafeína também ajuda a se sentir mais alerta e ‘acordar’, bloqueando os receptores de adenosina [atua no uso de energia] do cérebro.

Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro

8. Panax ginseng

Espécie típica da Ásia, a planta popularmente chamada de ginseng também favorece a memória, reduzindo o estresse oxidativo e promovendo o óxido nítrico que protege o cérebro. Uma pesquisa já comprovou essa capacidade de prevenir a perda de memória relacionada à idade e de melhorar a memória de longo prazo.

9. Curcumina

A cúrcuma ajuda a melhorar a memória de trabalho se for usada como suplementação de forma regular, a longo prazo. A curcumina também pode aumentar o BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro), reduzir o estresse oxidativo e inibir as citocinas inflamatórias.

10. Coenzima Q10

Aumenta a disponibilidade de energia no cérebro. Tem papel no ciclo de Krebs na mitocôndria. É um nootrópico que funciona como antioxidante natural ao ser sintetizado pelo corpo. É um suplemento que está presente no corpo humano e tem uma importante função na geração de energia. A Coq10 se tornou um suplemento muito popular no uso contra o envelhecimento. Além disso, tem demonstrado bom aumento na performance cerebral.

11. Ginkgo biloba

Ginkgo biloba promove aumento da produção de fatores de crescimento neural e glial, aumentando a ação de neurotransmissores ligados à memória, à sensação de conquista e à concentração: acetilcolina, dopamina e GABA. Ele melhora o metabolismo de enzimas antioxidantes e de radicais livres e bloqueia o declínio cognitivo.

12. Bacopa monnieri

Contribui para melhorar a memória, as capacidades de aprendizagem e o tratamento das informações, apoiando em simultâneo o funcionamento do sistema nervoso central no seu todo. É frequentemente associado ao Ginkgo biloba, uma outra referência da medicina ayurvédica. Os extratos de Bacopa monnieri contribuem para melhorar determinadas funções cognitivas e para preservar a memória, capacidades de aprendizagem, memória associativa , memória visual, e memória de trabalho.

13. Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea é uma planta oriental que tem um efeito classificado como adaptogênico. Os adaptogênicos são substâncias que ajudam o corpo a responder de forma eficaz ao estresse – seja mental, físico ou emocional. A planta fornece mecanismos para que seu cérebro lide com a privação de sono ou sobrecarga de trabalho. Mesmo que você esteja numa situação de pressão intelectual que lhe cause fadiga, a Rhodiola reduz a irritação, ansiedade e aumenta o desempenho. Mas, além de ajudar a gerir a ansiedade e o estresse, a Rhodiola também possui propriedades estimulantes para o cérebro.

12 comentários para “Nootrópicos para Melhorar a Performance do Cérebro”

  1. Avatar de Márcia

    Matéria sensacional!!!! Parabéns amiga por compartilhar tantas informações preciosas!!!!

  2. Avatar de Marielle

    Estou muito precisando melhorar a performance do meu cérebro, ando muito cansada mentalmente e não sabia que tinha tanta coisa para ajudar, valeuuuu

  3. Avatar de Heloisa

    Olá! bom saber essas dicas, vou tentar melhorar meu cérebro.

  4. Avatar de Fernanda

    Bom saber que algumas substancias eu já faço uso. Muito bom o texto

  5. Avatar de Luciana Cristina Dos Santos

    Olá, obrigada pelas dicas muito desses suplementos já uso, gostaria de uma matéria que falasse sobre essa suplementação em crianças,meu filho tem 11 anos e tem déficit de atenção,o médico passou imipramina,um anti depressivo mas aí ler a bula achei melhor não dar. Será se o uso destes nootropicis é seguro para crianças?

  6. Avatar de Patricia

    Muito boa essa materia

  7. Avatar de Fabi

    Olá! muito bom saber mais sobre os nootropicos, agradecida!

  8. Avatar de Gertrudes

    Matéria maravilhosa!
    Tenho tendências para o natural e, tem muitas desas substâncias que já faço uso.
    A cúrcuma é ótimo condimento, não uso achocolatado só compro cacau puro, entre outros.
    Porém a matéria me esclareceu muito em relação ao omega 3 e a ginco biloba que parei d tomar mais vou voltar a fazer uso.
    Não gosto muito dos sintéticos.

  9. Avatar de Renata

    Quanta irresponsabilidade em uma só matéria! São substâncias que devem ser utilizadas em casos específicos e apenas sob prescrição médica! Uma completa ignorância incentivar o uso para “melhorar performance”, sem indicação médica. Todas essas substâncias podem provocar inúmeros efeitos colaterais e causam dependência!

    1. Avatar de Carla

      Prescrição médica? Que médico que prescreve esses suplementos naturais? Eu não conheço nenhum. Médico só dá remédio.
      E o site está apenas mencionando …não está recomendando nada.
      Eu sigo o site há muitos anos e nunca vi irresponsabilidade como vc mesma disse.

  10. Avatar de Celina

    Perfeito, amei a matéria, bem comentada, uso vários aqui citados e estou muito bem. Obrigada pelo artigo.

  11. Avatar de Carlinha

    Amei muito esse artigo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva