Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo de cártamo: será que emagrece mesmo?

Óleo de cártamo: será que emagrece mesmo?

O óleo de cártamo circula há um bom tempo no mercado, porém agora é um daqueles produtos que está na moda, isso porque ele promete ajudar no emagrecimento.

O cártamo é uma planta oleaginosa, rica em ômega 6.  As sementes desta espécie possuem elevados teores de óleos (35 a 40%) de ótima qualidade, tanto para consumo humano como para uso industrial. O óleo de cártamo contém altos teores de ácidos linoléico (70%) e oléico (20%).

O óleo de cártamo emagrece mesmo?

Segundo algumas pesquisas, sim! Os estudos mostram que o óleo de cártamo reduz, principalmente, a gordura da barriga. O óleo de cártamo diminui o apetite e promove a sensação de saciedade. Dessa forma, "obriga" o organismo a utilizar a gordura acumulada como combustível. No entanto, o consumo deve ser acompanhado por uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos.

O cártamo reduz o apetite e tem ácido linoleico, poderoso na tarefa de bloquear a transferência de gordura da corrente sanguínea para as células. Com isso, o corpo usa a gordura estocada como energia, eliminando-a.

Rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo tem a propriedade de promover estímulos de saciedade por aumentar a leptina, hormônio resistente em obesos. Ele contém ômega-6, o ácido linoleico, que protege contra o câncer, formação de placas de colesterol nas artérias e diabetes tipo 2.

Benefícios do Óleo de Cártamo

  • Auxilia no processo de emagrecimento
  • Ajuda a acelerar o metabolismo
  • Rico em ômega 6
  • Diminui o colesterol
  • Ajuda a diminuir os lipídeos no organismo
Óleo de cártamo: será que emagrece mesmo?

Além dos benefícios relacionados ao processo de emagrecimento, o óleo de cártamo possui propriedades anti-inflamatórias, contribui para a melhora do sistema imunológico e causa o aumento do colesterol bom (HDL), além da diminuição do colesterol ruim (LDL). Com isso, diminui-se o risco do surgimento de doenças cardiovasculares como, por exemplo, a arteriosclerose.

E não se esqueça de que nenhum tipo de produto faz milagres, um corpo saudável de verdade só pode atingido de fato se associado aos cuidados diários com a alimentação e a prática de exercícios. Produtos como o óleo de cártamo apenas auxiliam na busca por um corpo saudável.

Contra-indicação

Apesar de não existirem relatos de efeitos colaterais decorrentes do uso do óleo, recomenda-se evitar seu consumo entre gestantes, mulheres que estejam amamentando, crianças e diabéticos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica o óleo de cártamo como suplemento alimentar, e não como um produto emagrecedor. Mas, mesmo assim, não deve ser consumido sem a orientação de um médico e nutricionista.

Onde Comprar Óleo de Cártamo?

O óleo de cártamo pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Para compras online, sugiro a Natue, com uma seleção bem completa de óleos de cártamo (muitas vezes denominados “Linoleic Acid”, ou similar)

120 comentários para “Óleo de cártamo: será que emagrece mesmo?”

  1. Avatar de Milena Cruz

    Estou tomando o óleo de cártamos a 2 semanas, por enquanto não notei resultados.

    1. Avatar de Hellen

      Olá já tomei óleo de cartamo e emagreci de verdade mais tem que ser associado a atividade física se não fizer exercícios não resolve.

    2. Avatar de Regina

      Já tomo há mais de 1 ano. Lógico que faço atividades fisicas mas acho que ele resolve e meu intestino funciona direitinho depois que comecei a tomar.

  2. Avatar de Camila

    Não conhecia o óleo de cártamo… bom saber

  3. Avatar de Isabel

    Já tomei o óleo de cártamo por indicação da nutróloga, mas não era para emagrecer e sim, reduzir o colesterol. Gostei de saber mais sobre o óleo

    1. Avatar de Erminia

      Isabel, vc emagreceu?

      1. Avatar de Isabel

        Eu senti que a gordura acumulada na barriga melhorou… o colesterol tb beixou, tomei por 6 meses, estou pensando em tomar de novo.

  4. Avatar de Meme

    Bem interessante, quero experimentar

  5. Avatar de Renatinha

    Hummm estou precisando.

  6. Avatar de Andréa Lutcha

    Amei o post 😀

  7. Avatar de Rubia

    Estou tomando o óleo de linhaça que parece ter bem mais benefícios que esse

    1. Avatar de Milena Galiano

      Ola!!
      Vc já emagreceu com o oleo de linhaça? Está tomando a quanto tempo??

      1. Avatar de Bruninha

        O óleo de linhaça não é para emagrecer, tem vários benefícios e eu estou tomando proque é ótimo para queda de cabelos

  8. Avatar de Alana

    Legal, estou tomando o óleo de cártamo a bem pouco tempo… vou tomar por 9 meses…depois eu conto os resultados

  9. Avatar de Milena Galiano

    Olá meninas!! Primeiro fiquei bem interessada no óleo de cartamo, masssssss gostaria de saber se a Isabel emagreceu .
    E a Rubia, que tá tomando o oleo de linhaça, diga-nos os benefícios que notou e se está emagrecendo.

    NO aguardo!!!
    Obrigada!!!

  10. Avatar de Lucy

    Afinal, qual é melhor – óleo de cártamo ou de coco?

  11. Avatar de Michelli

    Eu estou tomando um óleo de cartamo com cafeína, mais potente que o óleo de cartamo simples, estou tendo bom resultado.. segue o site do produto, e onde pode ser encontrado. o nome é Organic… http://www.organicbemestar.com.br

  12. Avatar de Karla

    Gente,infelizmente,infelizmente mesmo,a única coisa que emagrece e dieta e atividade física.Ja tomei tuuuuuuuuuuudo que vcs possam imaginar ,e minha conclusão e essa.

  13. Avatar de Flavinha

    Não só conheço como estou tomando, comecei tb a fazer exercícios e cortei o refri(vicio)
    Já estou notando que emagreci 🙂

    1. Avatar de Elaine

      O refri tbm é o meu grande problema, amo aquela coca gelada com limão 😳

  14. Avatar de Elaine

    Ate onde sei Lucy, o óleo de cártamo é mas eficiente com gordura localizada, aquela barriguinha persistente sabe.
    Mas tudo isso é só uma ajuda tem que fazer algum exercício e ter uma alimentação regrada.
    Comecei ontem tomando o óleo de cártamo e a praticar jump (exercicios na mini cama elástica) depois conto os resultados. 🙂

  15. Avatar de Leonice

    Eu adoro ler sobre cosmeticos, principlamente os que sao bons para a pele, por falar me pele a minha e muira seca principalmente nas pernas, me indique um creme ou oleo especifico para hidratar as pernas e pes. bjs. leonice

  16. Avatar de Andreia

    OI GENTE!
    EU TOMO HA MAIS DE 2 ANOS O CÁRTAMO,O OLEO DE COCO,OLEO DE LINHAÇA,GELATINA ,
    NÃO EMAGRECE NADA!ELE AJUDA EM OUTRAS FUNÇÕES TIPO NAO DEIXA VC ENGORDAR ,CORRIGE SEU COLESTEROL,AGORA TUDO SÓ TEM RESULTADO SE VOCE COMER DIREITO ,DIETA BALANCEADA,E FAZER EXERCÍCIOS PORQUE NADA FAZ MILAGRE BJS

  17. Avatar de Rosa

    Uma dieta balanceada e exercício fisico com regularidade com certeza perdemos peso mesmo sem o uso de óleo de cartamo ou outro qualquer, agora o oleo sozinho sem a dieta balanceada e sem exercico fisico não emagrece nada, é jogar dinheiro fora. Porque senão não existiria nenhuma pessoa acima do peso, milagres pra emagrecer não existem pessoal.

  18. Avatar de Kkpeixoto

    Tomei durante 3 meses. Diminui o colesterol e a vontade de comer doces. Para mim, que adoro mesmo um bom prato de salgados, não resultou em nada. Não emagreci.

  19. Avatar de Camila

    Já ouvi falar, tenho amigas minhas que tomam, mas nunca tive esa curiosidade de experimentar, pois como já disseram aqui, o que emagrece mesmo é fechar a boca e cair na academia né?!! hehe beeeeeijos

  20. Avatar de Jussara

    Tomei óleo de cártamo durante 90 dias. Emagreci por causa da dieta e dos exercícios físicos. Vale a pena incluir na alimentação pelas outras vantagens, não como emagrecedor. Boa sorte a todas.

  21. Avatar de Luciana E Karina/ Fina Estampa

    Adoramos a dica! vamos compartilhar em nossa page!!!! Vamos testar!! Porque se você se faz direitinho uma alimentação saudável e ao menos uma caminhada, da resultados sim…

    Essa é nossa page https://www.facebook.com/fina.estampa.16 e vamos compartilhar com nossos amigos e clientes 🙂 🙂 🙂 <3 bjão

  22. Avatar de Glaucia Nogueira

    Eu tomo óleo de cartamo, é excelente mesmo, até o intestino melhorou.

  23. Avatar de Leandro

    Tomo óleo de cártamo + óleo de côco duas vezes ao dia antes das refeições( almoço/jantar), isso já há um ano. O principal benefício, no meu caso, foi a redução considerável da gordura abdominal. Faço caminhadas 3x por semana e procuro me alimentar bem. Como muitos já disseram, o óleo só não faz milagre, é preciso no mínimo caminhar 30 minutos por dia ou subir uma escada. Sair da inércia.

  24. Avatar de Elaine

    Gentemmmmmmmmmm, capsula de folha de oliveira é otemaaaaaaaa….manda-se fazer em farmacia de manipulação, toma – se 2 x ao dia, meia hora antes do almoço e meia hora antes da janta, alem de emagrecer, pq ela elimina e retenção de liquido e gordura do nosso corpo, o que dá uma grande diferença, ajuda a manter e não engordar, para mim deu muito rersultado e sinto diferença qdo paro de tomar…

    1. Avatar de Dinha

      Elaine, o que tem mais na capsula da folha de OLIVEIRA? Chegando na farmacia e pedindo a capsula sem mais componentes? Você poderia falar um pouco mais. Obrigada.

  25. Avatar de Ana Paula

    Gostei do artigo, ele deve ser como um coadjuvante para quem deseja emagrecer, vou testar

  26. Avatar de Rafaela M

    Adorei, já conheço o óleo de cártamo é um excelente complemento nutricional.

  27. Avatar de Samara

    Já ouvi falar no óleo de cartamo, mas não conhecia os benefícios, adorei saber.

  28. Avatar de Marta B.

    Boa noite! Eu parei com a linhaça dourada por causa do ômega 6, depois que li sobre sua ligação com o mal de Alzheimer.

    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL804949-5603,00-CIENTISTAS+ENCONTRAM+LIGACAO+ENTRE+OMEGA+E+MAL+DE+ALZHEIMER.html

    1. Avatar de Marta B.

      http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL804949-5603,00-CIENTISTAS+ENCONTRAM+LIGACAO+ENTRE+OMEGA+E+MAL+DE+ALZHEIMER.html

  29. Avatar de Eliana

    Eu estou tomando há um mês o oléo de cartamo e ja vi os resultados , ja perde peso 2kilos …mas isso so faz efeito com uma boaaa dieta e academia, adorei e vou continuar tomando…bjssss .

  30. Avatar de Maria Alice

    🙂 tomo oleo de cartamo e gosto muito, ele tira realmente a gordura localizada, mas como ja falaram nao faz milagres, tem que ter uma dieta e fazer exercicios, gosto muito

  31. Avatar de Renata
  32. Avatar de Moní

    parabens pelo post celisa, está cada vez melhor !!!

    Abraço .
    moní

  33. Avatar de Elizabeth

    Pessoal não existe remédio que emagrece, precisamos diminuir o valor do alimento que comemos e fazer exercícios físico todo os dias. Demoramos a vida toda para engordar e queremos emagrecer com três meses. Tenho certeza se comemos menos tenho certeza que vamos emagrecer e não voltar mais a engordar.

  34. Avatar de Daniela S.

    Eu tomo óleo de cártamo, acho ele excelente como uma ajuda para quem quer perder peso, comecei fazer caminhadas, cortei os doces e comecei a tomar o cartamo, emagreci 8 kg.

  35. Avatar de Solange Gonçalves

    o medico me falou que o bom mesmo é capsulas de omega 3 , o unico que ele confia, alguem
    já tomou.

  36. Avatar de Ana Paula

    Pelo o que li aqui nos comentários o óleo funciona mais como um placebo. Pois todas que de fato emagreceram tomaram aliado a uma rotina de exercícios e dieta. Talvez melhore a saúde, mas dizer que emagrece mesmo eu tenho minhas dúvidas. De qualquer forma vou experimentar rs.

  37. Avatar de Francisca Helena De Jesus

    Estou triste precido emagrecer 10 kl e n sei o que fazer.
    🙁

  38. Avatar de Simone Maria Galvao

    gente eu tomo agua de biringela em jejum faz um mes, e emagrecii 5 quilo to amando tomar .tambem presiça corta algumas guluseimas

  39. Avatar de Aline

    Vou testar!
    Beleza & Maquiagem http://www.facebook.com/beleza0

  40. Avatar de Aline

    Curta Beleza & Maquiagem http://www.facebook.com/beleza0

  41. Avatar de Jamile

    Estou tomando o oleo de cartomo ha uma semana e ja estou vendo resultacdos adorei.

    1. Avatar de Marinalva Costa Casiano

      quero saber da Jamile aonde ela comprou o oleo de cartamo.Se por acaso foi na Top Therme?

  42. Avatar de Jamile

    Estou tomando o oleo de cartomo ha uma semana e ja estou vendo resultados expremente voces vao gostar,tinha muita gordura na regiao abdominal.

  43. Avatar de Daianny.

    Vamos lá. O oleo de cartamo é otimo, mas pra quem malha e quer uma definição muscular é maravilhoso, perdi bastante gordura abdominal. Sou magra, mas a gordura abdominal era o principal fator que me fez experimentar o cartamo. Então eu super indico, mas vamos malhar pois não a resultado sem dor.

    NO PAIN NO GAIN 😀

  44. Avatar de Marcia Rosa

    😀 eu ja domo a mais de 15 dias estou bem mais magra so que eu domava cartomo com oleo de coco pertie 6k vou comtinua beijosssssss

  45. Avatar de Kally Rodrigues

    Perfeito!!! Emagreci 11 kgs em 3 meses. Malhando muito também. É importante associar ao exercicio fisico. Recomendo

    1. Avatar de Luciana

      olá kally rodrigues sério isso?! então o oleo de cartamo associado a uma reeducação alimentar e exexcicios fisicos 6 vezes na semana 2 h resolve?! passa as dicas rs mim adiciona no face https://www.facebook.com/

  46. Avatar de Mara De Oliveira

    Estou tomando óleo de cartmo a uma semana tenho fe que vou conseguir esmagrecer.esperimente você que esta acima do peso

  47. Avatar de Lucinere Maria De Andrade Damasio

    ESTOU TOMANDO ÓLEO DE CARTAMO E SINTO DIFERENÇA MEU INTESTINO ERA PRESO E MELHOROU

  48. Avatar de Joanita

    o óleo de cartamo serve para gordura abdominal, estou tomando junto com atividade física e alimentação balanceada, confesso que acelera bastante o metabolismo onde ajuda na queima rápida de gordura e o resultado é bem legal não da para se arrepender.

  49. Avatar de Marina

    Esto tomando a uma semana e digo se você nao fazer uma boa caminhada nao adiantaa 😉

  50. Avatar de Aparecida

    bom saber

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva