Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo de Abacate

Óleo de Abacate

Ainda pouco utilizado no Brasil, o óleo de abacate proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Entre eles, a prevenção de doenças do coração e da próstata, o controle da glicemia, auxiliando no tratamento do diabetes, assim como na proteção aos olhos, pele e cabelos. Além disso, reforça a imunidade e auxilia no emagrecimento.

O abacate é uma fruta rica em proteínas, vitaminas A, C e E; ácido fólico e potássio. O abacate é conhecido por ser uma fruta calórica e repleta de gorduras. No entanto, essas gorduras são boas e ajudam a controlar o nível de triglicérides e colesterol ruim.

O óleo obtido a partir do abacate é muito rico em nutrientes. A extração do óleo de abacate ocorre por meio de centrifugação dos frutos quando maduros, isto é, quando estão com consistência mole — exatamente o momento em que apresentam teores mais elevados de óleo.

Características do Óleo de Abacate

A acidez do óleo de abacate é inferior a 1%. O óleo de abacate possui em sua composição várias substâncias medicinais. Entre as mais ativas temos lecitinas, fitoesteróis (beta-sitosterol especialmente), gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E (quase o dobro presente no óleo de semente de uvas). O óleo é composto também de aminoácidos, como glutamina, que tem ação antioxidante, inibindo a formação de radicais livres, que desorganizam o núcleo das células.

Óleo de Abacate

Benefícios do Óleo de Abacate

  • A má digestão leva à azia, quantidade anormal de gás e inchaço. O óleo de abacate possui minerais, vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo.
  • Devido à presença de gorduras monoinsaturadas, auxilia na redução do LDL (colesterol “ruim”) e no aumento do HDL (colesterol “bom”).
  • Por ser rico em beta-sitoesterol, molécula semelhante ao colesterol, atua na diminuição de absorção de colesterol no intestino, além de atuar na membrana das células diminuindo a recaptação do colesterol.
  • A presença de beta-sitosterol colabora para a saúde do coração, equilibrando o colesterol, além de auxiliar no tratamento de hipertrofia prostática, ajudando a reduzir o risco de câncer de próstata.
  • A vitamina E do óleo de abacate é uma ótima substância com poder antioxidante e ajuda na prevenção de rugas e no envelhecimento precoce da pele.
  • Pode atuar como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais.
  • O óleo de abacate também pode ser usado no tratamento de dermatite, inflamações na pele, queimaduras, acne, psoríase e na aceleração da cicatrização em geral. É um óleo comum no tratamento pós-cirúrgico, prevenindo marcas e formação de queloides.
  • O óleo de abacate tem as propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aumentar o crescimento e reparação de cartilagem. Pesquisa indicam que a combinação de óleo de soja e de abacate ajudam no tratamento dos sintomas de osteoartrite da anca e do joelho.
  • Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate e cenoura, por exemplo), potencializa a absorção dessas substâncias.
  • O óleo de abacate ajuda a baixar a pressão arterial. O estudo realizado em animais de laboratório mostra que o óleo de abacate modificou o nível de ácido graxo essencial em rins, regulando a pressão sanguínea.

Benefícios do Óleo de Abacate para o Homem

O óleo age reduzindo a dilatação da próstata (hiperplasia prostática), prevenindo e ajudando no tratamento do câncer de próstata. Ele faz isso através de uma ação específica sobre o fígado, inibindo a enzima 5-alpha reductase, que age reduzindo a testosterona a dihidrotestosterona (DHT). Esta queda da testosterona e sua conversão a DHT ocasiona uma série de problemas. A ligação do DHT a receptores androgênicos na próstata tende a ocasionar dilatação da próstata, queda de cabelo, problemas vasculares e possibilidade de impotência sexual.

Benefícios do Óleo de Abacate para a Mulher

Ele também age positivamente na mulher causando um efeito anti-estrogênico, diminuindo a ligação do DHT a receptores de estrógenos. Isso previne os efeitos indesejados dos níveis altos de estrógenos no corpo como o desenvolvimento de ginecomastia, retenção de líquidos e aumento do peso, especialmente nas fases da TPM.

Óleo de Abacate

Consumo do Óleo de Abacate

Uma colher de sopa por dia já é o suficiente. Se possível, divida essa quantidade pelo menos 2 vezes ao dia. (2 colheres de sobremesa não muito cheias). Cuidado para não ultrapassar essa quantidade pois o excesso do óleo pode irritar a mucosa do estômago.

Cuidados

Não é recomendado para gestantes e lactantes, pois ainda não se sabe os efeitos do beta-sitoesterol no desenvolvimento dos bebês.

Óleo de Abacate

Óleo de Abacate para Pele e Cabelos

  • Rejuvenesce a pele seca: A vitamina E tem quase tudo que é necessário para rejuvenescer a pele seca. Na verdade, esta é uma das substâncias mais importantes para a saúde da pele. O óleo de abacate é rico em vitamina E e é seguro para uso como tratamento diário. É também possível criar uma mistura desse óleo com outras substâncias, tais como o óleo essencial de gerânio ou óleo essencial de lavanda. As adições de tais substâncias não altera a estrutura química do óleo de abacate.
  • Hidratante Facial: A função mais popular do óleo de abacate é a hidratação facial. A casca da fruta contém umectantes e você pode massagear a pele facial com o lado interno desta casca para ajudá-la a manter sua condição de umidade. É melhor aplicar este tratamento antes de dormir e deixar o óleo agir no seu rosto durante a noite. Na manhã seguinte, lave o rosto normalmente.
  • Tratamento do couro cabeludo seco: Para este tratamento, o óleo de abacate trabalha em pleno potencial quando misturado com óleo de rícino (óleo extraído da mamona). Misture 1 colher de sopa de óleo de abacate e 1 colher de sopa de óleo de mamona. Em seguida, aqueça a mistura. Use-o para massagear sua cabeça antes de dormir e deixe durante a noite. A mistura vai penetrar através de eixo do cabelo e também fornecerá nutrientes essenciais para o couro cabeludo. Lembre-se de lavar o cabelo com shampoo pela manhã. Além de útil para o couro cabeludo seco, este tratamento pode ajudá-la a se livrar de alguns problemas de cabelo, como a caspa.
  • Reduz os sinais de envelhecimento da pele: Mais uma vez, a vitamina E desempenha o papel mais importante. É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres fortemente.
Óleo de Abacate

Receita de Máscara Facial de Abacate

Você vai precisar de ¼ de abacate para fazer essa receita de máscara.

  • Esmague a fruta até que se torne um creme.
  • Acrescente uma colher de sobremesa de óleo de abacate e misture.
  • Com a pele limpa, aplique a mistura.
  • Deixe a máscara agir durante 20 minutos para permitir a sua penetração nas camadas da pele.
  • Em seguida enxágue o rosto com água.

13 comentários para “Óleo de Abacate”

  1. Avatar de Sandra Maria

    Olá bom tarde 😀😀😀😀😀😀😀😀😊😊😊🙂😋😋

  2. Avatar de Miriam Luna

    Dicas legais… para cabelo eu uso Luna.
    https://www.qualityluna.com.br/reconstrutor-luna-system

  3. Avatar de Barbara

    Amei a reportagem por que sempre tive receio de consumir o abacate devido o seu alto teor de gordura.Só fiquei em dúvidas quando vi que o abacate controla a glicemia e auxilia no tratamento da diabetes por que a minha mãe é diabética e a endócrina que a acompanha citou o abacate como uma das frutas que nunca podem fazer parte do cardápio dela.

  4. Avatar de Telma

    Adorei o post. Tinha o óleo de abacate parado aqui em casa. Tanto benefício que poderia estar usufruindo a meses. Então, vamos atrás do tempo perdido! Obrigada pelo post. Parabéns!

  5. Avatar de Cintia Gomes

    Adorei a reportagem sobre esta fruta tão saborosa e poderosa!!
    Sabia que era muito rica e cheia de alternativas para usá-la na culinária, mas não tinha conhecimento mais profundo sobre seus benefícios à saúde e também estética como as dicas da reportagem.
    Sou grata à natureza por ter em meu quintal três lindas árvores desta fruta dos deuses!!
    Gratidão

  6. Avatar de Ronalda

    Faço uso do óleo de abacate em capsulas antes das refeiçoes, por recomendação da nutricionista. Ele realmente diminui bastante o apetite. Mas sinto melhoras também na minha pele. Excelente produto. Uso e recomendo!!!!

    1. Avatar de Raimunda Alves

      oi onde encontro o óleo de abacate em cápsulas?

  7. Avatar de Raquel Delis

    Oi Celisa, maravilhoso seu post. Eu tomo o óleo de abacate, isso foi atraves de pesquisas na internet, falam maravilhas desse óleo, eu também uso da marca copra.
    Amei porqu não sabia que poderia tb me beneficiar com o cabelo e a pele.

  8. Avatar de Ena Quiroga

    Obrigada ! Achei mto importante a matéria, vou comprar o óleo de abacate!

  9. Avatar de Adail De Carvalho .

    Amei a reportagem vou usar e em breve dar boas notícias a respeito .

  10. Avatar de Adalgis

    🙂 Muito bom esse conhecimento sobre uma fruta tão rica e de fácil acesso aos consumideores.

  11. Avatar de Angélica

    Vou experimentar, só testei no cabelo

  12. Avatar de Victorti

    Thanks for the article post.Really thank you! Great.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva