Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo de Chia

Óleo de Chia

O que é o Óleo de Chia?

É um óleo extraído das sementes de chia. De cor amarelo dourado claro, com sabor adocicado, semelhante a nozes.

Uma das principais vantagens do óleo de chia em relação às sementes é a palatabilidade; muitas pessoas não gostam de sentir as “sementinhas gelatinosas” na boca, de maneira que o óleo se torna uma opção mais prática para se obter todos os benefícios da chia.

Propriedades do Óleo de Chia

Óleo de Chia é a mais rica fonte vegetal de ômega 3, podendo seu óleo chegar a proporção de 64% desse ácido graxo.

O ômega 3 presente combate a inflamação, ajudando o corpo a recuperar o equilíbrio saudável.

Possui alto índice de gorduras insaturadas (poli-insaturadas e monoinsaturadas), que são os ácidos graxos essenciais, conhecidos por ômega 3, 6 e 9.

O óleo de chia também possui, fibras, antioxidantes, proteínas, cálcio, magnésio, manganês e fósforo.

Óleo de Chia

Benefícios do Óleo de Chia

  • O óleo de chia ajuda na redução e controle da glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
  • O óleo de chia serve como uma fonte vegetal de ômega 3, um ácido graxo indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso. Níveis inadequados de ácido alfa-linolênico podem não apenas comprometer as funções neurais como também favorecem o surgimento de inflamações que levam ao ganho de peso.
  • Diversos estudos científicos têm comprovado que os ácidos graxos do tipo ômega 3 oferecem proteção contra doenças do sistema cardiovascular. A gordura previne a inflamação na parede das artérias, e assim inibe a formação de coágulos que poderiam obstruir o fluxo de sangue.
  • Os ácidos graxos poli-insaturados do óleo de chia também atuam sobre os níveis de colesterol, reduzindo a oxidação do LDL (colesterol ruim) e dificultando sua deposição no interior das artérias.
  • Devido às propriedades anti-inflamatórias do ômega 3, os benefícios do óleo de chia ao tratamento das dores reumáticas têm se tornado cada vez mais populares.
  • Muitas crises de artrite — quando há uma inflamação bastante dolorosa das articulações — podem ser amenizadas com o consumo diário de óleo de chia, que não apenas reduz as inflamações, mas também melhora a mobilidade das articulações afetadas.

Como consumir o óleo de chia?

Podem ser consumidas de 2 a 3 colheres de sopa por dia. E também utilizado para temperar vários tipos de saladas, ou consumido in natura através da ingestão direta.

Cuidado para não exagerar no óleo de chia: use no máximo três colheres ao dia.

O óleo de chia pode ser usado para substituir outros óleos vegetais como por exemplo o azeite de oliva. Utilize o óleo para temperar saladas ou finalizar pratos. Evite levar o óleo ao fogo, pois as altas temperaturas oxidam a gordura e podem levar à formação de compostos tóxicos.

Assim como o óleo de linhaça, esse óleo, se armazenado de forma inadequada, também pode oxidar. Procure marcas de boa procedência.

Óleo de Chia

Óleo de Chia para Beleza

Pele

Além de fazer bem quando usado na alimentação, para uso externo o óleo de chia também pode ser muito útil. Ele é um hidratante poderoso para os casos de pele muito seca, além de aumentar a função da barreira cutânea, melhorando a textura e a qualidade da pele.

Tem propriedades antienvelhecimento, dado que o ômega-3 ajuda também na formação do colágeno e há evidências de que diminua a formação de manchas de envelhecimento.

Por sua propriedade anti-infamatória, o óleo de semente de chia pode ajudar a pele inflamada, com prurido, dermatite e até queimadura solar.

Quando o óleo de chia é consumido através da dieta, os ácidos graxos nutrem as células em um nível mais profundo e reduzem as inflamações que causam, entre outros problemas, as celulites.

Já a aplicação do óleo sobre o tecido exerce um efeito calmante sobre a pele, sendo assim bastante útil para aliviar irritações e melhorar a hidratação. O ômega 3 também pode minimizar parte dos efeitos oxidantes e inflamatórios dos radicais livres, melhorando o aspecto geral da pele e prevenindo contra danos celulares que causam o envelhecimento do tecido.

Se utilizado regularmente, pode ajudar a tratar a acne e ajudar na prevenção do envelhecimento da pele quando esta é constantemente exposta ao sol. Basta massagear algumas gotas sobre a pele após o banho, especialmente nas áreas mais ressecadas.

Cabelo

Assim como o azeite e o óleo de abacate, o óleo de chia pode ser utilizado para tratar problemas do couro cabeludo (como a caspa), e também para estimular o crescimento dos fios.

Sendo a chia rica em zinco, o óleo da semente mantém parte deste mineral, que serve para formação de novos fios e também para fortalecer o cabelo e prevenir a queda precoce. Para obter os benefícios do óleo de chia de forma eficaz para o seu cabelo, aplique algumas gotas sobre o cabelo já lavado.

Se o objetivo for tratar o couro cabeludo, massageie a raiz dos fios com o óleo e aguarde pelo menos 30 minutos antes de proceder com a lavagem do cabelo.

Caso tenha fios excessivamente oleosos, aplique o óleo somente nas pontas, para evitar o ressecamento e aumentar o brilho dos cabelos naturalmente.

O óleo de chia também pode ser usado como óleo carreador para tratamento com óleos essenciais de uso no couro cabeludo.

12 comentários para “Óleo de Chia”

  1. Avatar de Mercia Lira

    Que ótimo! Mais um aliado para a beleza e saúde. Obrigada pela informação.

  2. Avatar de Antonieta

    Adoro a chia, uso para muitas coisas, nunca comprei o óleo, ameiii a dica

    1. Avatar de Angela Regina Moraes Silva

      Onde posso encontrar o óleo de chia?

  3. Avatar de Janaína Bertoldi

    gostei da possibilidade de usar o óleo para pele e cabelos tb.

  4. Avatar de Simone

    Os benefícios citados são somente para o óleo ou a ingestão da chia também tem esses resultados?
    Abraços,

  5. Avatar de F(avio Me((o

    Parabéns!!

    Maravilhas de informações!

    Bom dia!

  6. Avatar de Angela Regina Moraes Silva

    Onde posso encontrar o óleo de chia?

    1. Avatar de Ilane

      Na loja virtual – Grannatural

  7. Avatar de Ilane

    Eu compro o óleo de chia na loja http://www.grannatural.com.br.
    A entrega é muito rápida.

  8. Avatar de Camila

    Gostei muito das dicas sobre o óleo de chia.

  9. Avatar de Andreia
  10. Avatar de José Raimundo Alves

    Muito bom

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva