Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo de Rícino para Fortalecimento dos Cabelos

Óleo de Rícino para Fortalecimento dos Cabelos

Está com os cabelos fracos, quebradiços, danificados, ressecados, caspa ou queda de cabelo? Então que tal experimentar um óleo que pode ajudar muito nesses problemas? A dica de hoje é o óleo de rícino.

O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo. A semente em si é tóxica, mas o seu óleo, rico em ácido ricinoleico, não é tóxico (já que a ricina não é solúvel em óleo).

A mamona é muito útil devido à ação antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações.

O que o Óleo de Rícino Pode Tratar?

Óleo de Rícino para Fortalecimento dos Cabelos
  • Queda de cabelo
  • Constipação intestinal
  • Infecções por fungos
  • Distúrbios menstruais
  • Problemas gastrointestinais
  • Acne
  • Enxaqueca
  • Queimaduras de sol
  • Inflamações

A pele também pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão. Além disso, trata com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca e dermatites.

Benefícios do Óleo de Rícino para os Cabelos

  • Fortalece os fios
  • Combate a queda dos cabelos
  • Combate a quebra do fios
  • Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
  • Ativa a circulação no couro cabeludo
  • Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
  • Trata pele seca e coceira no couro cabeludo
  • Ajuda no tratamento de calvície e alopécia
  • Diminui caspas (usando na raiz)
  • Hidrata e recupera os fios profundamente
  • Encorpa os fios
  • Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
  • Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)

Óleo de Rícino para Hidratar e Nutrir os Fios

Além de tratar o couro cabeludo, o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos, prevenindo pontas duplas.

Se você faz o cronograma capilar, na fase de nutrição, você pode colocar uma colher de chá de óleo de rícino e 2 colheres de sopa do seu creme hidratante preferido. Se preferir pode adicionar manteiga de Karité. Misture tudo, passe nos cabelos úmidos lavados apenas com shampoo, deixe agir por 20 ou 30 minutos e enxágue.

Para as pontas duplas, misture o óleo de rícino com óleo de coco. Passe a mistura apenas nas pontinhas dos fios, deixe agir por 2 horas e lave os cabelos normalmente.

Óleo de Rícino para Fortalecimento dos Cabelos

Importante: Em consistência, o óleo de rícino é grosso (espesso) e pegajoso; por isso evite passar o óleo puro no comprimento dos fios.

Óleo de Rícino para Queda de Cabelo

O óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos, como bactérias e fungos que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo e, assim, ele pode impedir a perda de cabelos.

O óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimulam o crescimento capilar, e embora não seja uma panaceia contra a calvície, pode ser utilizado como um tratamento coadjuvante para amenizar a perda de cabelo e fazer os cabelos crescerem mais espessos e fortes.

Se a perda de cabelos for devido a  fatores genéticos, o uso de óleo de mamona como um tratamento de queda de cabelo não vai curar o problema. Porém, pode sim ajudar a minimizar a taxa de queda.

Óleo de Rícino para Fortalecimento dos Cabelos

Como o óleo de rícino estimula o crescimento capilar?

O óleo de rícino, quando aplicado e massageado diretamente sobre o couro cabeludo, estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável, pois ele melhora a circulação sanguínea, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo.

Contém ácido graxo omega 6 que estimula o couro cabeludo e folículos pilosos, fortalecendo os fios, de modo que quando eles crescerem, ficarão menos frágeis.

A aplicação não requer nenhum preparo especial: basta utilizar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo, massageando os cabelos por mais ou menos 5 minutos. Após isso, colocar uma touca plástica e deixar o produto agir por algumas horas. Depois lave os cabelos normalmente.

Onde Comprar o Óleo de Rícino

O óleo de rícino é super-baratinho e pode ser encontrado normalmente em farmácias físicas ou online.

Outra Opção de Fortalecimento Capilar

Além do óleo de rícino diretamente no cabelo, outra opção interessante para fortalecimento é a máscara de abacate. Na receita, onde fala para usar o óleo vegetal, você pode utilizar o óleo de rícino. Veja o vídeo:

Para mais detalhes sobre a receita e os ingredientes, veja o post Receita Caseira de Máscara Fortalecedora para os Cabelos.

522 comentários para “Óleo de Rícino para Fortalecimento dos Cabelos”

  1. Avatar de Viviane

    Usei pela primeira vez hj… me apaixonei… meu cabelo estava acabado. ELe é era vermelho, descolori, pintei de vermelho de novo e agora fiz mechAs. Já da para imaginar o que virou né?! estava terrivelmente terrível. PAssei o óleo puro no couro cabeludo e fiz massAgem. Em seguida misturei meu creme de hidratação, com duas tampinhas do óleo e uma de bepantol.PAssei e deixei por duas horas. Foi só lavar duas vezes com o shampoo e saiu tudo. Quando sequei meu cabelo nem acreditei. Virou outro. Se vai crescer meu cabelo não sei,mas só por ter hidratado ja valeu mto a pena. Super recomendo.

    1. Avatar de Cida Santos

      vor começa usa hoje pois meu cabelo esta horrivel muito fino e com queda devido a tanta agressão com luzes e progressiva depois volto pra fala o resultado bjs

  2. Avatar de Débora

    Boa tarde.
    Tenho todos esses problemas no meu cabelo e tenho também cabelo muito oleoso.
    Ainda assim tendo muita oleosidade esse tratamento é me recomendado?! 😉

    1. Avatar de Alzira

      Tenho esses problemas nos cabelos, mas é também muito oleoso. Mesmo assim posso usar o Óleo de Rícino? Aguardo.

      1. Avatar de Laii

        Pode sim Apenas aplique nas Madeixas e não no couro cabeludo, Depois Lave duas vezes para garantir que todo óleo foi removido. Lave com Shampoo e Condicionador .

        1. Avatar de Larissa

          Pode aplicar na raíz, é só lavar bem depois

      2. Avatar de Patrícia

        A dica é misturar o shampoo com um pouco de água e lavar os cabelos com água morna. Dessa forma o óleo sairá totalmente, não deixando seu cabelo oleoso. Fiz isso no meu e deu super certo.

      3. Avatar de Júlia

        Olá, eu li que óleo combate óleo e pode ajudar tbm na oleosidade. Tem videos no YouTube. Bjs

      4. Avatar de Marinha Sampaio

        São tantas dúvidas o óleo tem q ser puro ou o q vende em drogarias também e bom p os cabelos.

        1. Avatar de Ana

          Marinha, eu uso o da farmacia mesmo um potinho com tampo verde “Óleo de rícino 100%”.
          Uso três vezes na semana durante a noite e tiro somente no outro dia, em 2 semanas de uso meu cabelo cresceu 5 centímetros. Beijo e boa sorte!!

      5. Avatar de Thayna

        Eu estou usando e ótimo também tenho cabelo oleoso , mais não tem problema, ouvir dizer que óleo vegetal quebra oleosidade do cabelo.

    2. Avatar de Iris

      use sem problemas,o oleo de ricino ate controla a oleosidade,mas tem q enxaguar bem 😉

    3. Avatar de Virna Lopes Rocha

      Eu uso e recomendo ! realmente maravilhoso esse óleo de ricino meu cabelo estava todo danificado e consegui recupera – lo com esse óleo e nunca mais parei de usar meu cabelo está perfeito! Eu misturo ele no meu creme para hidratação ….

    4. Avatar de Francielle

      veja o vídeo da Renata Meinz no youtube,ela fala exatamente sobre isso,ela explica como você deve usar e que tipos de cabelo é indicado,pesquise por Renata Meinz óleo de ricino. 😉

    5. Avatar de Bruna

      Oleo cancela Oleo. Use 2 vezes por semana no couro cabeludo.

  3. Avatar de Elisangelagomes

    quero sabe sobri cabelos quimicos

  4. Avatar de Elisangelagomes

    achei as dicas ótimas

  5. Avatar de Andrecia

    Posso hidratar depois que lavar com shampo

    1. Avatar de Laii

      Pode sim, Recomendo que você lave so com shampoo e depois aplique a Hidratação .Depois lave denovo com. Shampoo e Condicionador #Andrecia

  6. Avatar de Dulce Lima

    Boa tarde
    Fiquei muito surpresa com o poder,
    Desse óleo pois já conhecia ele desse de crianças mais não sabia o potencial que ele tem.
    Eu usei na sobrancelhas e recomperei
    Que tinha muita falhas está perfeitas.

  7. Avatar de Flaviane Sousa

    😆 gostaria de saber fiz a definitiva no meu cabelo esse mes e tambem matizei gostaria de tira uma duvida se eu posso usar oleo de ricinio no cabelo essa semana no couro cabeludo vai desbontar sim ou nao.

  8. Avatar de Paloma

    Estou com muita queda de cabelo e estou ficando calva estou disperada, meu cabelo esta super ralo, alguem pode me ajudar por favor 🙁
    Quem poder me ajudar ai esta meu email desde ja muito agredecida.
    Palomavsilvaaea@gmail.com

    1. Avatar de Fabiane

      Bom dia Paloma. Pois é, eu tinha entradas pelo fato de ter nascido careca, me recomendaram o minoxidil, recomendo a você. É um produto que você compra em farmácias de manipulação e com certeza irá ajudar muito você. O bom do minoxidil é que os resultados são bem rápidos. Já não tenho mais a entrada, e usei em todo couro cabeludo, estou tendo que cortar o cabelo pois cresceram tantos fios que está dando diferença no comprimento é como se as pontas estivessem ralas, mas na verdade é por cauda da quantidade de cabelo que cresceu em cima. Sei bem o que é sentir como se estivesse ficando careca. Pode ir sem medo. Abraços! 😆

      1. Avatar de Victória

        Crescem em quanto tempo??e é caro??

    2. Avatar de Roberta

      Boa tarde paloma uso óleo ricino comprei mercado no mercado livre um litro muito bom bem concentrado uso ele diretamente no cabelo as vezes na massagem gosto de lavar com shapoo e condicionador quando uso sozinho pois ele e bem concentrado e gruda msm no cabelo seu cabelo terá um bom resultado estou usando a 3 meses meu cabelo cresceu muito

  9. Avatar de Sabrina

    Usei o óleo de rícino e simplesmente amei! Usei ele puro, só esquentei um poico em banho maria para ficar mais fácil de passar nos fios, e passei da raiz as pontas! Ficou maravilhoso, as pontas duplas praticamente sumiram todas. Meu cabelo não ficou muito oleoso, mas ficou um pouco pesado mas adorei ele assim!

  10. Avatar de Paloma

    Olá, Boa tarde !
    Eu andei pesquisando e vi um comentário que óleo de rícino é bom usar com óleo extra virgem pro crescimento do cabelo é vdd ? Alguém me ajuda pfv bjo. .

    1. Avatar de Yasmin

      Oi ,para o crescimento não sei dizer,mais sei que ele é ótimo eu uso hidrata os cabelos e da brilho

    2. Avatar de Laii

      Sim Paloma o azeite De Oliva extra virgem Também ajuda muito aplique junto com a hidratação e Oleo de Ricino

  11. Avatar de Gisela

    Eu uso e aprovo!

  12. Avatar de Morgana

    Gente muito bom ! Usem e não terá arrependimento.?

  13. Avatar de Karolina

    eu estou usando esse produto e fez com que meu cabelo ficasse mais bonito.Amei a dica!! 🙂

  14. Avatar de Maraina

    Gostaria de saber se aplicando o óleo diretamente no cabelo pode engrossar a estrutura dos fios?

  15. Avatar de Eliane

    Oi gostaria de saber, se pra tirar o óleo de ricino se posso usar condicionador ou é so o shampoo mesmo??

  16. Avatar de Eliane

    Oi gostaria de saber se posso passar o shampoo e depois óleo de divino deixo umas meia hora e depois posso retirar com condicionador???

  17. Avatar de Andrea

    E 😀 stou anciosa para esperimentar!!

  18. Avatar de Vanessa

    Ótimo, uso e recomendo!!

  19. Avatar de Carol

    Olá gostaria de saber se eu posso usar todo mês, ou de quanto em quanto tempo tenho que para de usar, se tiver como me responderem por e-mail, agradeço… Obrigada!

    1. Avatar de Lô

      Para ajudar no crescimento dos fios pode usar 3 vezes por semana, não precisa dar pausa. Pode misturar com outro óleo (como o óleo de coco) para fazer umectação. ☺️

  20. Avatar de Lucas

    pode mistura com shampoo?

  21. Avatar de Eliza

    Ele engrossa os fiOs do cabelo ?

  22. Avatar de Raila

    Gostaria de saber o que è esse Olho de Rícino Gente ??

  23. Avatar de Laii

    Olá gente primeira vez que faço Uma hidratação com Óleo de Rícino Gente deu super recomendo e as vezes vocês se perguntam como usar -ló.. Vem comigo … É super fácil compre uma hidratação da que você gosta e se dar bem e Compre o Oleo de Rícino e coloque uma colher , Outra dica se você quisser colocar azeite de oliva extra virgem também recomendo e O oleo de coco Vai super funcionar ..Serve para crescimento Deixar os cabelos mais fortes , ajuda no crescimento , Deixa os cabelos mais bonitos e sem nenhuma ponta Dupla E super Brilhosos

    1. Avatar de Laii

      Antes de Hidratar lave so com shampoo..Apois… hidrate e Depois lave normal com shampoo e Condicionador depois aplique Um reparador de pontas de coco .Observe não é Oleo apenas reparador o oleo so vai usar na hidratação.

    2. Avatar de Elaine Bianchi

      Quanto tempo deixa a hidrataçao nos cabelos?

  24. Avatar de Hadassa

    Óleo de rícino, tambem chamado de óleo de castor, é otimo para o cabelo, já uso há bastante tempo e super hidrata o cabelo e realmente auxilia no crescimento, também faço umectação e é muito bom! Sempre misturo com óleo de coco, porque o de rícino é muito espesso, grosso entao é difícil pra espalhar nos fios.
    Só uma observação: nao é recomendável o uso de óleo de rícino em gestantes.

    1. Avatar de Juliana Marcolino

      Boa tarde, sou lactante, amamento um bebê de 1 ano e 9 meses… Gostaria de saber se há alguma contra indicação nesses casos…. Por favor!

  25. Avatar de Elaine Bianchi

    Bom dia!! Uma pergunta? Passo o oleo de ricino no couro cabeludo e depoi lavo bem…e dpois coloco a mascara nos cabelos com oleo ricino? E isso mesmo??? Obrigado!

  26. Avatar de Celma F Costa

    Eu tenho em casa vou esperimentar pra ver se melhora a queda dos cabelos que o meu quase nao cai so todo dia .

  27. Avatar de Eva Adriana

    Gente por favor estou precisando de um milagre pois o meu cabelo está horrível, fraco,quebrado,não cresce,fino,pouco,fiz luzes pois tenho muito cabelo branco é genético.
    Estou desesperada por favor mim ajudem.

  28. Avatar de Amanda

    Posso SÓ molhar raiz depois passa olho?

  29. Avatar de Fernando Quimbila

    estou preucurando Oleo de ricino para cabelos e corpo 🙂

  30. Avatar de Cassia

    Tenho um cabelo olioso, usei o óleo mais meu cabelo perdeu toda a oleosidade. O óleo de rícino tira a oleosidade do cabelo?

  31. Avatar de Cassia

    Usei o óleo de rícino, mas meu cabelo ficou muito seco. O óleo de rícino tira a oleosidade do cabelo?

  32. Avatar de Renata

    Vou usar tomei 3 cx de arovit comprimido cresceu bastante custa 6 reais para de cair e cresce e otimo e monoxodil nao cresceu nada dai meu medico trocou vi outro luminos hair nao testei ainda o arovit toma 3 cx e descansa 2 meses

  33. Avatar de Renata

    Olá gostaria de sabe como usar o óleo de rícino no cabelo…o óleo de rícino ele pode usar ele puro ou tem que te outro óleo… E pode só usar no couro cabelo ou nele tudo…

  34. Avatar de Vera Brum

    Adorei esse óleo de rícino passei uma vez e o resultado que deu foi incrível usei com a máscara deixei trinta minutos ficou maravilhoso. Super recomendo.

  35. Avatar de Dienie Kelly

    Hoje é minha primeira fez que passo, vi um vídeo e disse que pode passar com outro oleo, e passei óleo de amêndoas, agora só espera uns dias pra ver que resultado vai dar
    Creio que vai dar tudo certo

  36. Avatar de Luciana

    Gente queria saber se posso fazer a mistura do óleo de rícino com o outro e deixa pronto. Em um recipiente ou tem que fazer a preparação toda vez que for aplicar??

  37. Avatar de Adriana Vicente De Lima

    Passei com azeite extra virguem de oliva deu super serto recomendo deixei 2horas retirei somente com shampu

  38. Avatar de Elza

    onde posso encontrar o óleo de rícino?

  39. Avatar de Fabiana

    estou usando pela primeira vez vamos la quero ver o resultado depois volto para conta …

    1. Avatar de Núbia

      Bom dia aonde eu possa encontrar este óleo de ricino.guero passa no meu cabelo.

  40. Avatar de Hionny

    Usei uma única vez e já amei o resultado, agora vou usar sempre 😀

  41. Avatar de Bete L Costa

    Usei o óleo de Rícino puro e passei só no couro cabeludo, deixei preso com uma xuxinha por umas três horas, depois lavei com meu shampoo e condicionador e adorei o resultado, fiz segunda e quarta feira. pois estou com muita perda com a raiz e por quebra tbm. meu cabelo está muito fino e fraco.

  42. Avatar de Bete L Costa

    Usei e amei passei óleo de rícino puro só na raiz, quantas vz por semana posso usar? Estou com muita e queda e quebrando demais cai com a raiz e cai quebrando tbm?

  43. Avatar de Willyane Rosa

    Meninas vamos fazer um grupo pra compartilhamos idéias dúvidas e dividirmos experiências ?vou deixar meu contato caso faça 51 95129232 me chamo Willy , Willyane Rosa . ? Bjos gurias

  44. Avatar de Maria Deusa

    Minha amiga tá com muita queda de cabelo, como o óleo de rícino pode ajudar ela quanto a isso??

  45. Avatar de Renailde

    Usei pela primeira vez espero q fucione

  46. Avatar de Jéssica

    Acabei de passar o óleo de rícino com meu creme de hidratação e estou super ansiosa pra ver o resultado.. ?

  47. Avatar de Vanessa Veiga

    Olá meninas é verdade que esse óleo engrossa os fios? MEU CABELO ESTÁ MUITO FINO,não sei mais o que fazer.

  48. Avatar de Ravana Silva Domingos

    Olá sou gestante estou de 3 meses posso estar utilizando o óleo de rícinio??

  49. Avatar de Eliane Guimaraes

    eu estou amando usar esse oleo ele é maravilhoso meu cabelo tem outra aparencia depois q começei usar tem dois meses q es tou usando ele hidrata bem o cabelo uso duas vezes por semana é otimo …

    1. Avatar de Cida Santos

      gente não esqueça mulheres gravida não pode usa o

  50. Avatar de Fernanda

    Quem faz progressiva pode passar?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva