Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo Essencial de Alecrim

Óleo Essencial de Alecrim

O alecrim é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial, essa erva possui uma série de propriedades terapêuticas. Além de ajudar na saúde, é excelente também para cuidar da pele e dos cabelos.

Propriedades Terapêuticas do Alecrim

Adstringente, estimulante do córtex supra-renal, analgésico, antisséptico, antidiarréico, estimulante gral, tônico cardíaco, hipertensivo, carminativo (ajuda nos gases intestinais), antireumático, antinevralgico, antigota,  estimulante cerebral, sudorífero, parasiticida e cicatrizante.

Utilidades do Óleo Essencial de Alecrim

Alguns dos principais usos do óleo essencial de alecrim estão relacionados à sua ação estimulante para melhorar a memória, a concentração, além de aliviar dores de cabeça. Na pele, esse produto ajuda a aliviar os sinais de acne e celulites. No couro cabeludo, as propriedades do alecrim ajudam no combate à caspa, além de promover o crescimento dos fios.

Como tratamento alternativo, o óleo  pode ser útil para quem sofre com enxaquecas, pressão baixa, retenção de líquidos e incômodos no aparelho respiratório. Além disso, a massagem com esse óleo também ajuda a melhorar a circulação, pois tem efeito calmante e diurético.

Assim como o chá feito com essa planta, o óleo de alecrim também conta com propriedades calmantes para aflições emocionais. Estimulando o córtex adrenal, esse produto é capaz de aliviar os sintomas da depressão e da exaustão nervosa.

Como utilizar o óleo essencial de alecrim?

Nunca utilize o óleo essencial puro na pele. Para massagens, use sempre um óleo carreador. Para inalação, você pode ferver água e em uma xícara, pingar algumas gotas e respirar profundamente. Outra opção é utilizar um aromatizador (à venda em casas especializadas).

Para saber mais sobre os óleos essenciais e como utilizá-los, veja o artigo Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais. Algumas formas de uso do óleo de alecrim:

  • Sistema circulatório: Banhos e massagem
  • Sistema hepático: Aplicações locais, banhos e massagem.
  • Sistema nervoso: Inalações, banhos e massagem.
  • Sistema digestivo: Aplicação local, compressas, banhos e massagem.
  • Músculos e articulações: Compressas, massagem local, banhos.
Óleo Essencial de Alecrim

Alecrim para Queda de Cabelo

O óleo essencial de alecrim pode ser um bom tratamento coadjuvante para a calvície.

Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos fatores que mais contribui para que isso aconteça está relacionado com a exposição do nosso corpo aos radicais livres, os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres, sendo, portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.

Deste modo podemos dizer que o alecrim é bom tanto para regenerar, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo.

Outra das principais causas da calvície é o excesso de sebo presente no couro cabeludo, assim como a presença do DHT (hormônio responsável pela queda de cabelo, principalmente nos homens). É certo que o alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos internacionais provaram que também pode diminuir a ação hormonal do DHT.

Como utilizar o óleo essencial de alecrim nos cabelos?

Faça uma infusão com folhas de alecrim bem forte. Faça pouca quantidade (100 ml).  As folhas tanto podem ser secas como ainda verdes. Caso use as folhas ainda verdes, deixe-as na infusão até que a sua cor fique amarelada/desidratada (para que as propriedades sejam extraídas).

Coloque o chá num recipiente com borrifador e pingue 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Misture e borrife em todo couro cabeludo, massageie para penetrar o produto. Pode ser usado no cabelo seco, ou no cabelo molhado. Evite usar no comprimento dos fios, use somente no couro cabeludo.

Fazer essa massagem com alecrim 3 vezes por semana. Prolongue o tratamento por 6 meses para notar uma visível diferença.

Um outro exemplo de como utilizar o óleo essencial de alecrim é em uma loção tônica para os cabelos. Veja o vídeo que fiz explicando a receita:

(para a receita completa veja o post Tônico Capilar Caseiro)

Contraindicação do uso do óleo essencial de alecrim

Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim, seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.

Onde comprar o óleo essencial de alecrim?

Você pode encontrar os óleos essenciais de alecrim na loja online Natue.

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

77 comentários para “Óleo Essencial de Alecrim”

  1. Avatar de Lucas De Melo

    É melhor fazer o chá das ervas ou bater essas ervas no liquidificador e depois coar?
    Gostaria de saber se as propriedades das ervas não se alteram com o calor.

  2. Avatar de Jackson

    Achei ofensivo o site ser destinado às mulheres. Eu, como homem também me preocupo com a beleza, então peço encarecidamente que ”desenviade” o site. Deixe mais azul, obrigado pela atenção.

    1. Avatar de Luciana

      Fico assustada com a fragilidade da masculinidade de certos homens. Se uma coisa simples como a cor de um site te faz questionar sua sexualidade, deve ser porque voce não está tão seguro dela. E tudo bem! Explore sem medo. Mas isso não é desculpa para ofender homossexuais e destilar seu odio.

      1. Avatar de Fernanda Soares

        Oii, eu fiz um óleo com ,aeite de oliva e alecrim fresco, posso colocar umas gotas no esmalte??

    2. Avatar de Mike

      “Desfeminize” não seria melhor termo que “desenviade”, colega?

  3. Avatar de Camila Lisboa

    Após aplicar no couro cabeludo e massagear, é preciso enxaguar? Oou deixo no cabelo até a próxima lavagem?

  4. Avatar de Silvia

    A SERENO AROMATERAPIA vende o Óleo Essencial de ALECRIM em embalagens de 10ml, 30ml e e 50ml. Entregamos para todo o Brasil. Você compra na nossa loja virtual e o produto é entregue na sua casa. Trabalhamos apenas com óleos essenciais puros: http://www.serenoaromaterapia.com.br

  5. Avatar de Adriani Robriguem Rosa

    Essa receita de infusao c as folhas e o oleo essencial deve ser aplicada antes ou depois de lavar a cabeça?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva