Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Para quem, assim como eu, já é fã dos óleos essenciais, sabe que existem dois óleos que são os mais utilizados, os “óleos básicos” — absolutamente úteis e agradáveis. O primeiro é o óleo essencial de lavanda, e o outro é o de melaleuca, que apresento agora.

A melaleuca, também conhecida por árvore-do-chá, ou em inglês por tea tree, de fato oferece um dos óleos essenciais mais versáteis e conhecidos. A substância apresenta inúmeros benefícios e, ma indústria cosmética, é utilizado em cremes, produtos para tratamento de acne, shampoos para prevenção de caspa e seborréia, além de desodorantes, já que seu aroma é forte e refrescante.

Propriedades do Óleo Essencial de Melaleuca

Antibiótico, antiviral, balsâmico, bactericida, cicatrizante, revigorante, expectorante, fungicida, inseticida, estimulante e sudorífero. E o cheirinho é delicioso!

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)
Clique para ver o vídeo:

Devido a essas propriedades de apoio ao sistema imunológico, a melaleuca é conhecida por ajudar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outros. Também ajuda no compate de vários tipos de vírus, tais como varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. O óleo de melaleuca costuma ser combinado com o de lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

Em que situações o óleo essencial de melaleuca pode ser usado?

Problemas respiratórios: resfriados, gripes, infecções de garganta, dos brônquios, sinusite, dor de ouvido, asma, bronquite, catarro, tosse, tuberculose.

Cuidados íntimos: candidíase, herpes (labialis, genitalis e zoster), infecções vaginais, urinárias, leucorréia. Por suas propriedades fungicidas, ajuda a tratar inflamações vaginais causadas por fungos, além de ser útil no tratamento de infecções genitais em geral. Também é um anti-séptico do aparelho urinário, que alivia problemas como a cistite.

Tratamentos bucais: gengiva inflamada, úlceras bucais, aftas, dor de dente.

Tratamentos de pele: psoríase, abscessos, acnes, pele inflamada, erupções cutâneas, pé-de-atleta, vesículas, bolhas, queimaduras, esfolados, frieiras, calos, furúnculos, pele oleosa, manchas, verrugas, feridas infeccionadas, urticária, cortes, machucados. Alivia os pruridos anais e genitais e pode ser usado no combate a coceiras em geral, da catapora e erupções causadas por picadas de insetos.

Tratamentos de cabelos: seborréia, caspa, alem de dar brilho para cabelos secos e danificados.

Fortalecimento do sistema imunológico em geral: Uma massagem com o óleo de melaleuca antes de uma cirurgia ajudará a fortalecer o organismo. A planta também é eficaz na redução de choques pós-operatórios. Suas excelentes propriedades antivirais e germicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrentes de viroses. Também age como revigorante nos períodos de convalescência.

Inflamações e infecções: Ajuda a amenizar a otite, uma infecção no ouvido médio, normalmente associada a problemas nas amígdalas. Também pode atenuar inflamações nos intestinos, como a enterite, e ajuda a expelir parasitas intestinais.

Além disso, acredita-se que proporcione proteção contra o efeito da terapia de raios X no tratamento do câncer de mama. Parece reduzir as marcas de cicatriz quando aplicado antes do tratamento, pois sua película protetora forma uma espécie de barreira contra a profunda penetração desses raios.

Fatores emocionais: estados obsessivos, depressão,  medo, ansiedade, preocupação excessiva, sensação de vazio, cansaço e fadiga crônica, acalma choques, indecisão, apatia, timidez, tristeza.

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)

Uso e Precauções

Os óleos essenciais são muito versáteis, e o de melaleuca não é diferente. Para saber como utilizar os óleos essenciais em geral, dê uma olhada no artigo sobre aromaterapia. No caso do óleo de melaleuca, pode-se usar o óleo puro na pele, mas deve-se observar pois pode causar irritação em algumas áreas mais sensíveis.

Receitas de Uso do Óleo Essencial de Melaleuca

  1. Para acne: Com um cotonete, passe o óleo diretamente sobre as espinhas. Pode ser usado também com óleo vegetal: a cada 3 gotas de óleo vegetal coloque uma gota de OE melaleuca. Pode também usar algumas gotas em base gel neutra.
  2. Gargarejo: Você pode optar por fazer um gargarejo para cuidar de uma dor de garganta ou de dente. Mas tome cuidado para não ingerir o líquido. Prepare em uma garrafa de 500 ml com uma colher de mel uma ou no máximo duas gotas de óleos essenciais. Use os de melaleuca e eucalipto: ambos são imuno-estimulantes e bactericidas. Irá aliviar e colaborar com seu tratamento.
  3. Máscara facial para controlar a oleosidade: As máscaras com óleos essenciais podem ser feitas com argila (branca ou verde). Para a máscara use de 3 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca.
  4. Caspa: pingar uma gota de melaleuca no shampoo de uso diário. Ou misturar 4 gotas em 200 ml de shampoo base neutra, preferencialmente.
  5. Imunidade baixa: usar uma gota de óleo de melaleuca duas vezes ao dia no aromatizador pessoal.
  6. Micose: dilua 5 gotas de melaleuca em 5 ml de óleo vegetal de copaíba e aplique na forma de curativo sobre a micose.
  7. Pele: Adicione o óleo ao seu limpador ou hidratante. Algumas gotas de óleo de melaleuca podem ser adicionadas ao seu hidratante e limpador diário para ajudar a combater espinhas mais difíceis. Aplique de 2 a 6 gotas, dependendo de quão forte você quer. Apenas tome cuidado para não deixar o produto cair nos olhos!
  8. Loção de limpeza para pele: Use uma colher de sopa de mel de abelhas e 4 gotas do óleo essencial. Misture tudo e aplique uma camada fina na pele (evitando a área dos olhos). Faça uma massagem leve, deixe agir na pele por alguns minutos e depois enxágue. É uma excelente loção de limpeza para pele oleosa ou com acne. (Se tiver interesse, confira alguns outros tratamentos naturais para acne)
  9. Artrite: Para ajudar a reduzir a dor associada com o inchaço da artrite, adicione 20 gotas de óleo essencial orgânico de melaleuca para 60 ml de semente de uva ou outro óleo. Massageie a área afetada 2-3 vezes ao dia.
  10. Tosse: Use como indicado para infecções nos brônquios. Em um vaporizador, adicione 10 gotas do óleo e aspire por 5–10 minutos.
  11. Unha com fungos: Adicionar 1-2 gotas do óleo diretamente para unha e no tecido ao redor. Deixar secar completamente antes de tocar qualquer coisa. Repita de manhã e de noite por uma semana.

Receita de Tônico Caseiro usando Óleo de Melaleuca

Segue um vídeo com uma receita para pele oleosa e com acne. É um ótimo exemplo da versatilidade do óleo de melaleuca.

Obs: Para não perder os próximos vídeos, assine o canal Beleza e Saúde no Youtube.

Onde Comprar

Você encontra os óleos essenciais em casas de produtos naturais e algumas lojas online. As marcas que mais confio são: Bioessência, Cativa, Herbia, Laszlo e Terra Flor. Eu sempre compro o meu na Natue, mais especificamente esse aqui.

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

143 comentários para “Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree)”

  1. Avatar de Gabriela

    Esse óleo é realmente mágico, tenho em casa e uso para várias coisas, não vivo sem!
    Amei o artigo!

    1. Avatar de Rejane Lopes Carneiro

      Oi bom dia. Estou com micose já a muito tempo nas unhas dos pés. Vivo triste com isso, já usei vodol, água oxigenada volume 10, enfim tudo que dizem os sites. Agora por último comecei usar a essência de melaleuca. Pedindo a Deus que funcione, pòis quando vejo minha unha toda oca, até choro. Beijos

      1. Avatar de Kathia

        Rejane, minha mãe resolveu o problema com uma fórmula manipulada à base de óleo de melaleuca, óleo de cravo e fluconazol. Talvez vc encontre em farmácias de manipulação. O fluconazol também pode ser tomado por via oral. É um medicamento usado para tratar candidíase.

      2. Avatar de Ka

        Olá Rejane, seu prblema de micose acabou? Gostaria de saber pois sofro do mesmo mau.

      3. Avatar de Zz

        Olá Rejane,
        Eu tive uma micose braba dessas e já morando na Alemanha, demorou um bom tempo pra ficar boa, a médica dermatologista passou uma pomada de nome SULMYCIN Creme mit CELESTAN-V… e em casa passava vinagre com bicarbonata de sodio …

        Zizi F B

    2. Avatar de Gilda

      Óleo de malaleuca serve também para calosidades dos pés e para a gengiva?
      Obrigada.
      Gilda

  2. Avatar de Gracinha

    Muito bom! quero experimentar, o único que tenho é o de lavanda.

  3. Avatar de Meme

    Muito bom saber mais sobre o óleo de melaleuca, sempre ouvi falar muito bem desse óleo.

  4. Avatar de Silvia

    Interessante! Nunca experimentei esses óleos essenciais.

  5. Avatar de Lana Bello

    Nossa quantos benefícios Celisa,
    existe nesse óleo.

    Ótimo post!!

  6. Avatar de Dinda

    Comecei a usar o óleo de melaleuca por indicação de uma amiga. Consegui terminar com um fungo que havia na unha do pé e que outros medicamentos não haviam dado certo. Sensacional.

  7. Avatar de Andreia X

    Eu tenho esse óleo, ele é um verdadeiro achado, uso para muitas coisas e agora com o post, vou usar mais ainda… o meu é da marca cativa e é orgânico.

  8. Avatar de Micheli Fernandes

    Existe diferença entre o óleo vegetal de melaleuca e o óleo essencial de melaleuca?

  9. Avatar de Heloisa

    Aromaterapia é tudo de bom, tenho aprendido a apreciar esses óleos essenciais.

  10. Avatar de Flavinha

    Vou comprar, muito bom Celisa!

  11. Avatar de Cerise

    Fiquei interessada porque é bom para acne.

  12. Avatar de Rafa

    Muito interessante esse post, gostei. Quero conhecer mais sobre óleos essenciais.

  13. Avatar de Denise Mendonça

    Uso o óleo de tea tree, é muito bom mesmo. Uso para queda de cabelo e caspa, pingo umas gotinhas no shampoo.

  14. Avatar de Jaque

    Amei o post sobre melaleuca

  15. Avatar de Re

    😀 adorei o post,para micose pode passar a noite
    e dormi com ele,amiga compressa é aquela com gasinha
    beijos adorei

  16. Avatar de Re

    😀 no caso de micose pode se adicionar o óleo de lavanda
    também

  17. Avatar de Clementina Guia Andé

    Oi meu amor gosto muito do seu blog e muito educativo vivo Em Angola gostaria de saber onde posso emcontrar esse oleo aqui em Angola.

    1. Avatar de Cecilia

      Ola sou a cecilia sei onde podes encontra no nosso centro tem uma loja de produtos do cabelos longo na entrada la tem.
      So que esta escrito em fraces.TEA TREE OIL.

  18. Avatar de Clementina Guia Andé

    Celisa podes me ajudar eu presiso desse oleó sou a Clementina moro em Angola presiso por favor.

  19. Avatar de Larissa

    Eu sou muito adepta a aromaterapia, é muito bom, gostaria até de fazer um curso.

  20. Avatar de Maria

    Amei o post sobre a melaleuca, amo esse óleo é um belo coringa pra tudo, ótimo para espinhas, caspa, seborréia, feridas… enfim amoooo

  21. Avatar de Silvana Ricceto

    Adorei saber das propriedades desse óleo, não costumo usar nenhum acho que por falta de interesse mesmo ou por não conhecer, mais vou mudar as vezes gastamos uma fortuna com cremes e pomadas caras e um óleo poderia fazer o mesmo efeito porém sem química .

  22. Avatar de Gisely

    Oi Celisa, na minha página nao abriu a foto do oleo que vc indicou, voce pode me enviar por favor. Adorei as informaçoes. Voce como sempre nos ajudando muuuitooo.

    Grande abraço

  23. Avatar de Jane Mendonça

    🙂 Olá! Comecei a usar o óleo essencial para molusco contagioso em minha filha parece que já está dando resultado. Minha dúvida é posso usar o óleo essencial para as receitas acima, como queda de cabelo? Obrigada!

    1. Avatar de Elisangela

      🙂 Deu resultado com os moluscos? Comecei a utilizar agora. Vc costumava a colocar esparadrapo após colocar o óleo no molusco?

      1. Avatar de Flavio

        De que modo podemos usar esse oleo nos moluscos de pele ?

  24. Avatar de Rosemeire De Souza

    Estou usando o óleo essencial melaleuca para tratamento de problemas relacionados com a gengiva. Minha dúvida é: Posso usá-lo todos os dias?

  25. Avatar de Jeane Pacheco De Oliveira

    Nossa que interessante!!! Estava procurando para a dermatite alergica do meu poodle que nada acaba., daí vi esse artigo e achei interessante. Posso comprar o oleo diluir em água e colocar num burrifador para aplicar nele?? Abraços

  26. Avatar de Susana

    Ola tenho fungo em varias unhas ja tentei de tudo,ja usei esses óleos mas tá igual.

  27. Avatar de Maria Luzia Moreira

    O óleo essencial de melaleuca ou lavanda é o mesmo dos que vendem em casas de produtos para cosméticos. Aguardo uma resposta.

  28. Avatar de Sidonio

    Ola, pode-se passar o tree tea em toda a face com disco de algodao ou deve-se aplicar ou usar apenas com cotonete? E como se mistura o tree tea com o oleo de lavanda.

  29. Avatar de Karla Assis - Santa Luzia/mg

    Não vivo sem aromaterapia. Não sei o que São remédios de farmácia. Uso divisor pessoal e em minha casa tbem, trato qualquer situação de saúde. Só uso óleos essenciais e óleos vegetais. Até pra hidratação corporal e tratamentos capilares. Estes cremes de Natura e boticário nem passo perto. Mando manipular as bases e acrescento óleo essêncial para ficar com cheiro do meu gosto. Sem contar que o rejuvenescimento vem de brinde destas maravilhas que a ciência destes cheiros nos proporciona.Só compro da Laszlo Aromaterapia.

  30. Avatar de Alcicleni

    😆 nossa amei essa pagina e seus artigos,sou depiladora e faço limpeza de pele e sempre quis acrescentar algo mais seus artigos são o maximo.

  31. Avatar de Sonia

    tenho psoríase no couro cabeludo, será que o óleo de melaleuca, é bom? e como posso usa-lo?

  32. Avatar de Mariana Mazur

    Na Bahia compre óleo essencial de melaleuca, completamente seguro, testado e autorizado na Blomma Kosmétika. Eu usei e garanto a eficácia.

  33. Avatar de Jurema De Paula

    Tenho uma cachorrinha dashshund ela tem problema de pele com se Foce uma psoríase poderia usar este óleo, pois já tentei tudos os remédios sem resultado,por favor me ajudem

  34. Avatar de Jurema De Paula

    Muito bom este blogue vou usar em minha filha, ela tem psoríase, amei

    1. Avatar de Nilda

      óleo de copaíba é excelente para psoríase

  35. Avatar de Samantha

    Meu filho está com vários moluscos e gostaria de passar o óleo de metálica. Tentei na concentração de 10% e não adiantou nada. Alguém saberia me dizer a concentração? Ou seria o óleo puro (100%) para passar com cotonete nas lesões?

    1. Avatar de Viviane Franco

      Oi, usei no meu filho puro com o cotonete direto nas leões , foi 4 meses de tratamento colocava 3 vezes ao dia.

    2. Avatar de Nathalia

      Minha filha teve usei o 100% e saiu tudinho. Minha amiga o filho dela ja estava ate com procedimento onde ele teria que tomar anestesia geral, indiquei pra ela e resolveu tudo, sendo que ela nem precisou mais fazer o procedimento.

  36. Avatar de Samantha

    Desculpe saiu óleo de metálica, quis dizer “melaleuca”

  37. Avatar de Ana Cristina Maximo

    Meu marido tem uma ferida aberta que não fecha com nada, ele já tentou tudo que ensinaram e nada. Será que o Óleo de Malaleuca pode resolver e qual o modo de usar. A ferida não sai sangue. Obrigado

    1. Avatar de Nilda
  38. Avatar de Elizaveth

    Olá!
    Eu posso usar o tea tree oil como óleo normal e diário?
    ” para o cabelo?”

  39. Avatar de Fabiana

    Estou passando puro em uma verruga grande que tenho a séculos, As famosas tetinhas(verruguinhas que só servem pra prender nas etiquetas de roupas) sumiram duas já, Estou só com a manchinha vermelha do lugar onde elas estavam. Amei esse óleo <3

  40. Avatar de Delfina Taborda

    Adorei o artigo. Muito completo e extremamente útil.

  41. Avatar de Cleonice

    Amei suas informações. Nunca tinha ouvido falar de oleo de malaleuca.
    Gostaria de saber se diabeticos pode usar em feridas e pós cirurgias.
    Obrigada.

  42. Avatar de Samanta

    Muito boa a informação, so faltou dizer que O óleo jamais deve ser administrado por via oral afim de evitar reação alérgicas. Conforme algumas das aplicações acima, ele deve ser usado apenas externamente, dependendo da aplicação ele deverá ser diluído. Caso ingerido procure ajuda médica.

    Relatórios indicam que pessoas que utilizaram o óleo por via oral experimentaram: grave erupção cutânea, dor abdominal, diarreia, letargia, sistema imunológico reduzido, inflamação no canto da boca, sonolência, andar irregular, coma e confusão.

  43. Avatar de Vera Souza

    😀 gostei muito do post, mas, não explicou como usar o óleo para otite. Sofro de mais com esse problema, agora o melaleuca é minha esperança.
    Bjs

  44. Avatar de Vera Souza

    Boa noite!! Adorei o post, mas, não acho nada que fale sobre como usar o óleo de melaleuca para cada problema. Alguém para me indicar.
    Grata, bjs

  45. Avatar de Elvira Alves De Lima

    ola como usar o oleo melaleuca nos cabelos? ele fortalece cabelos quebradiços?
    obrigada aguardo resposta.

  46. Avatar de Vanny

    Nossa, eu descobri hoje o quanto esse oleo e’ potente.
    Eu fiz um shampoo caseiro (meia chicara de amido de milho + 3 colheres de sopa desse oleo e vooilaaa! Otimo!!!)

  47. Avatar de Jean Novak

    Estou pingando uma gota de óleo de malaleuca em cada unha do meu pé, de manhã e a noite. Tomando um comprimido de fluconazol 150mg uma vez por semana para não acabar com meu fígado. Tenho micose a 18 anos e nada resolvia. Faz uma semana que estou tratando com uma podologa e já estou tendo um ótimo resultado. É preciso enxugar bem os pés com toalha de algodão e papel higiênico, principalmente as unhas. Usar sandália aberta e usar sapato somente com meia de algodão. Se possível, use somente sandália, pois os fungos gostam de umidade. O tratamento dura um ano. Mesmo que você sarar antes, continue com o tratamento para a micose não voltar. Trate seus pés com podologos. Eles são profissionais e estão capacitados para te ajudar. Se for tratar sozinho, seja disciplinado e boa sorte! O óleo essencial de malaleuca funciona funciona mesmo. Eu garanto!

    1. Avatar de Lanci

      Jean Novak funciona mesmo? preciso saber

    2. Avatar de Lanci

      Jean Novak funciona mesmo? preciso saber disso

  48. Avatar de Christina Stremel

    Estou com ima lesão vaginal a meses ja tratei com fluconazol e pomadas a base de corticoide o médico diz não ser câncer pq inclui mas volta.. ele quer fazer biópsia. Mas não gostaria que me dizem da melaleuca

  49. Avatar de Christina Stremel

    Corrigindo o médico diz não ser câncer pq i nvolui e depois volta…. já fiz exames de sífilis, papa Nicolau, e ultra-som vaginal e não tem nada internamente…. tenho melaleuca 100% o que me dizem…

  50. Avatar de Ialice

    Minha filha está com molusco contagioso, já passei várias pomadas e cremes, vou tentar fazer o óleo, parece que resolve

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva