Você conhece o óleo essencial de ylang-ylang? O Ylang-Ylang (Cananga odorata) que significa “flor de flores”, é uma árvore originário do Madagascar que também se encontra na Índia, Java, Filipinas, América Central e norte da América do Sul. A essência é extraída da flor, grande e vistosa, e é muito utilizada em perfumes e cosméticos devido ao seu aroma doce e agradável. Esse óleo é muito apreciado na aromaterapia.
Propriedades do Óleo Essencial de Ylang-Ylang
O ylang-ylang é uma árvore da qual são recolhidas as suas flores amarelas, de onde se obtém o óleo essencial.
Este óleo tem propriedades anti-sépticas, hipotensoras, antiespasmódicas, antidepressivas, afrodisíacas e sedativas, que lhe conferem diversos benefícios à saúde e a beleza.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a acalmar condições inflamatórias da pele.
Utilização do Ylang-Ylang
- É muito usado na fabricação de perfumes e cosméticos, sendo adequado tanto para peles secas como oleosas, por sua ação reguladora da secreção de sebo.
- É antidepressivo e sedativo, podendo ser usado para ajudar pessoas que passam por dificuldades sexuais, uma vez que estas quase sempre decorrem de estresse e ansiedade.
- Além de reduzir a pressão alta, alivia a taquicardia (batimento cardíaco muito rápido) e a hiperpnéia (respiração anormalmente acelerada).
- Como antisséptico geral, seu valor é moderado, mas é bastante útil em infecções intestinais. Tem um efeito suavizante sobre a pele, e é muito usado em óleos de massagem facial devido ao seu aroma.
- Possui capacidade de equilibrar os hormônios, tornando-o muito importante para o tratamento de problemas associados ao sistema reprodutor, onde é indicado como tônico para o útero e pode ser útil após uma cesariana.
- Tem efeito tônico e estimulante sobre o couro cabeludo, favorecendo o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.
- A simples inalação do óleo essencial pode auxiliar no combate ao estresse, trauma emocional, como também estimular a produção de hormônios.
Benefícios do Óleo Essencial de Ylang-Ylang
- Melhora a ansiedade e agitação.
- Ajuda a relaxar, auxiliando a ter sono.
- Possui propriedades calmantes que ajudam a aliviar o estresse, a tensão nervosa e muscular e a acalmar as palpitações, promovendo o relaxamento.
- Ajuda no tratamento da acne e das manchas, já que estimula a renovação celular.
- Ajuda a regular a oleosidade da pele.
- Ajuda na prevenção da queda de cabelo.
- Estimula o bulbo capilar, deixando os fios mais saudáveis e melhorando o crescimento dos cabelos.
Como usar o óleo essencial?
- Para ansiedade, estresse, depressão, insônia e palpitações: coloque umas gotinhas em um lenço de papel e respire profundamente. Pode também usar um difusor ou colocando algumas gotas em uma bacia de água quente e em seguida colocar uma toalha sobre a cabeça e inalar o vapor por uns minutos.
- Pata tratamento da pele: Acrescente 1 gota de óleo essencial de ylang-ylang na sua máscara de argila. Separe 20 ml de seu creme hidratante e coloque 5 gotas do óleo. Misture bem e passe na pele como de costume.
- Para tratamento dos cabelos: Separe uma colher de sopa de óleo vegetal (jojoba, coco, argan ou rícino) e coloque 3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang. Passe no couro cabeludo e massageie bem. Deixe agir 10 minutos e lave normalmente. O óleo também pode ser acrescentado no shampoo e loções capilares.
Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.
amo a fragancia do ylang ylang,
Eu uso muito esse óleo. Misturo com a lavanda e gerânio e coloco no difusor no quarto antes de dormir. Maravilha!
Adoro o Ylang Ylang, não sabia que tinha tantos benefícios assim. Obrigada!
Já uso alguns óleos, esse não conheço, mas fiquei com vontade de testar
Eu estou fascinada com os óleos essenciais. Obrigada por nos informar
amei as informações…
Amei, sou fascinada pela aromaterapia, eu uso para relaxar, eu amo o cheiro do ylag ylang
Amoooo os óleos essenciais, são muito gratificantes para a nossa saúde em todos os sentidos. Espiritual, mental, emocional e físico.
É um pouco complexo quando for ser usado, e não pode ser usado em excesso, já que passa direto para a nossa corrente sanguínea. É bom sempre procurar um especialista nessa área para não cometer alguns exageros. O nosso sistema límbico do nosso cérebro agradece, tanta eficácia desses nossos aliados óleos essenciais.