O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, fibras e gorduras boas. Dessa sementinha extraímos seu óleo, que é super nutritivo e útil.
Este óleo é rico em antioxidantes e gorduras poliinsaturadas, além de possuir vitamina E, vitamina K, fitoesteróis, ômega 3 e 6, magnésio, cobre, cálcio, ferro, zinco, proteínas e vitamina B6.
Benefícios do Óleo de Gergelim
- Ação anti-inflamatória natural: para a medicina chinesa, o óleo de gergelim atua como anti-inflamatório, antibactericida e ainda auxilia no combate à hipertensão arterial (pressão alta). Ao reduzir o nível de açúcar no sangue, ajuda também a controlar o diabetes.
- Estimula a queima de gordura: o óleo de gergelim contém compostos antioxidantes que aumentam a atividade das células do fígado responsáveis pela quebra dos ácidos graxos. Isso significa que as gorduras poli-insaturadas encontradas no gergelim podem favorecer à queima de gordura.
- Bom para a saúde da pele: o óleo de gergelim mantém certos nutrientes que contribuem tanto para a saúde interna quanto externa da pele. O zinco, por exemplo, é um mineral encontrado em grandes quantidades na semente de gergelim e que atua na síntese de colágeno e na manutenção da jovialidade do tecido. Os antioxidantes do óleo de gergelim também auxiliam na manutenção da elasticidade da pele. O óleo também hidrata profundamente a pele e previne o envelhecimento precoce, reduzindo assim o surgimento de rugas e marcas de expressão.
- Melhora a saúde bucal: os bochechos com o óleo de gergelim ajudam a manter a saúde bucal e fortalecer o sistema imunológico. Há ainda estudos que sugerem que os bochechos com o óleo poderiam reduzir o desgaste natural do esmalte dentário e fazer um clareamento progressivo dos dentes. Outros benefícios do óleo de gergelim à saúde bucal através do bochecho são tratamento do mau hálito, redução do tártaro, prevenção de infecções bacterianas e fortalecimento das gengivas.
- Fortalece os ossos: em pesquisas recentes, o óleo de gergelim foi capaz de promover o crescimento de osteoblastos, as células responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea. Essa propriedade do óleo se deve possivelmente à presença de cálcio e zinco na semente de gergelim. Enquanto o zinco participa da síntese de colágeno, o cálcio é o responsável pela mineralização óssea. Atua na prevenção da osteoporose.
- Reduz pressão arterial: o óleo de gergelim é hipotensivo, isto é, reduz a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos.
- Combate o estresse e a depressão: Níveis reduzidos do neurotransmissor serotonina podem ser uma das causas da depressão e das variações de humor. O óleo de gergelim contém tirosina, um aminoácido que participa da síntese de serotonina no cérebro e no intestino. O sesamol encontrado na semente de gergelim tem ação antidepressiva e pode reduzir inflamações associadas ao estresse.
- Controla a glicemia: ótimo para quem está acima do peso como para aqueles que estão com taxas elevadas de açúcar no sangue.
- Previne o câncer e o estresse oxidativo : as sementes de gergelim contêm uma lignina lipossolúvel com propriedades fitoestrogênicas, conhecida como sesamina. Há indicação científica de que esta substância inibe a proliferação de alguns tipos de câncer. As propriedades antioxidantes do óleo de gergelim reduzem os danos ao DNA celular causados pela radiação e outros agressores – um dos fatores relacionados ao desenvolvimento descontrolado das células, característico dos tumores. Esse óleo também é muito eficiente no combate aos radicais livres.
Como consumir o óleo de gergelim?
Para quem gosta de cozinhar, o óleo de gergelim é um aliado para dar um gostinho exótico nos pratos. Só cuidado para não exagerar na dose, pois ele tem o sabor forte. Nada de usar a mesma quantidade que você usaria de um óleo mais neutro: para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando para a quantidade ideal para você.
Pode usar para refogar a cebola ou alho no começo de uma receita, para dar uma douradinha nos legumes, para dar um gostinho especial na massa e até para sobremesas como crepes e panquecas doce. Para colocar na salada verde fica também muito especial. Se não quiser usar na culinária, basta tomar uma colher de sobremesa por dia.
Óleo de Gergelim para os Cabelos
Assim como outros óleos vegetais (coco, abacate, jojoba), o óleo de gergelim pode ser utilizado para massagear o couro cabeludo e nos fios. Nós brasileiros não temos essa cultura de usar o óleo de gergelim para tratar os cabelos, mas nos EUA essa prática é muito comum. Lá eles usam e abusam do óleo de gergelim.
Benefícios para os Cabelos
- O óleo de gergelim é utilizado em tratamentos para estimular o crescimento dos cabelos. As massagens com o óleo estimula a circulação no couro cabeludo. É altamente nutritivo, curativo e lubrificante.
- Por ser rico em nutrientes e antioxidantes, ajuda no fortalecimento dos cabelos.
- Reduz pontas duplas, proporcianando brilho e maciez.
- Trata piolhos e fungos: O óleo de gergelim é antibacteriano e aplicá-lo no couro cabeludo ajuda a tratar as infecções por fungos e bactérias. Ele também pode ser usado com outros óleos essenciais para o tratamento de piolhos da cabeça.
- O óleo de gergelim tem propriedades suavizantes e calmantes. Fazer uma massagem com o óleo no couro cabeludo ajuda a tratar a caspa seca.
- Revitaliza os cabelos danificados: O óleo tem excelentes propriedades de penetração no fio e faz maravilhas para revitalizar o cabelo danificado, pois nutre os fios. Você pode passar puro nos fios ou acrescentar na sua máscara de hidratação.
- Ajuda na queda de cabelo por estresse. Fazer massagens com o óleo no couro cabeludo ajuda melhorar a seborreia e a descamação, prevenindo assim, a queda de cabelo.
E você, já experimentou o óleo de gergelim?
Muito interessante! Vou comprar!
Olá, eu comprei o óleo de gergilin ainda não chegou mais não vejo a hora de usar pois meu cabelo está caindo muito espero ter um bom resultado.
comprei o oleo de gergilim na casa de produtos naturais ,e muito mais barato
Em meio cabelo ajudou bastante.Eu passo a noite e só lavo no dia seguinte.
Onde encontrar o óleo de gergelim ?
Oi quero experimentar também o oleo de gergilin na culinária.
Eu uso o óleo de gergelim, juntamente com o óleo de semente de uva, coloco nas saladas verdes, adorei saber mais informaçoes.
Em casa de produtos naturais
Foi excelente as informações sobre o óleo de gergelim. Parabéns.
Onde posso encontrar o óleo de gergelim?
Tem nos supermercados, fica junto com o óleo de abacate, coco… costuma ter em casas de produtos naturais e nos mercados municipais. On line eu conheço uma loja que vende o óleo de gergelim para fins cosméticos.
Aqui: http://www.belezadocampo.com.br/buscar?q=gergelim
Em casa de produtos naturais
Geralmente em qualquer mercado perto onde tem temperos
Bom dia vou começar a usar espero ter bom resultados
Bom dia.voce encontra em casa que vende produtos naturais.
Ja ouvi algumas vezes que gergelim é abortivo, existe alguma verdade nisso? Obrigada!!
Nunca ouvi falar nada sobre isso.
Onde encontro o óleo de gergelim?
Compro no supermercado.
Uso o óleo de gergelim nos cabelos, dica de blogs americanos.
Bom saber mais sobre o óleo de gergelim.Obrigado.
Muito boas dicas, eu já vi óleo de gergelim no supermercado, vou experimentar.
Excelente eu gosto de temperar as saladas com óleo de gergelim. Fica muito bom.
Achei muito interessante essa dica, vou testar nos meus cabelos.
Bjuss…
Uso nos cabelos, maravilhoso.
Uso o óleo de gergelim na culinária, gosto muito do sabor, mas não sabia das suas propriedades no uso cosmético. Vou experimentar.
Que maravilha esse artigo do óleo de gergelim.
Boa noite ! Muito obrigado à todos por deixar seus comentários .Amei as dicas vou compra também o comestível para dieta de seca barriga .Não sabia que o óleo de gergilin tinha tantosido benefícios.
Tomo o óleo de gergilim para manter a peguimentacao dos cabelos e tbm para aumentar o libido. É ótimo
Uso bastante oleo do gergelim pra fins curativos, é excelente. Comecei usar agora pra usos cosméticos. Esperar resultados, mas acredito que será excelente também. Gostei muito das informações de uso cosméticos. Obrigada!
conheço o óleo de gergelim ainda criança.Meu pai mesmo fazia pos ele fazia o plantio.minha mãe sempre usou em nossos cabelos para pentear.depois que mudei para cidade grande parei de usar.Comecei a usar agora por conta de uns procedimentos mau feito em meu cabelo no salão.Estou amando os resultados.passo em todo o cabelo e durmo só lavo no dia seguinte.E uso também em meu corpo para massagens.O único problema é o cheiro forte que ele tem.faço isso quando estou em casa e sei que ñ vou sair.super recomendo o óleo.Porem cuidado ao comprar.alguns podem ter misturas de outros óleos.
gostaria de receber mais dicas sobre todos produtos naturais
Usei o óleo de gergelim dentro nas narinas depois de higienizar com soro. Ficou gostoso, hidratado. Excelente!