Olá meninas, passaram um bom final de ano :)? Que tal começarmos o ano no Beleza e Saúde com um assunto relevante à nossa alimentação?
Extraídos de sementes e grãos eles contribuem para a saúde e ainda auxiliam no emagrecimento.
São também chamados de óleos funcionais que podem, além de suas funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde. O consumo regular desses óleos pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, beleza e saúde. Basta uma pequena dose diária para prevenir doenças cardíacas, controlar o colesterol, potencializar o emagrecimento, cuidar da pele e até mesmo suavizar os efeitos da tensão pré-menstrual.
Para garantir a eficácia desses óleos, eles são extraídos em uma prensagem fria e não passam por refinamento nem recebem a adição de solventes. Dessa maneira, todas as propriedades benéficas do alimento são devidamente conservadas.
Os especialistas recomendam que os óleos sejam ingeridos em temperatura ambiente, pois o aquecimento também pode eliminar alguns nutrientes importantes e diminuir a eficácia do produto. Para contar com todos os benefícios dos óleos, basta ingerir uma colher de sopa por dia.
Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça é utilizado no controle do colesterol e da pressão arterial, além de apresentar ação anti-inflamatória. O óleo de linhaça auxilia na saúde cardiovascular e no sistema gastrointestinal, devido aos compostos anticancerígenos e antioxidantes.
Composição
O óleo de linhaça contém 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras poli-insaturadas (ou 57% de Omega 3 e 16% de Omega 6 ). A sua composição ainda contém uma elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, ferro, caroteno, e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.
O óleo de linhaça retarda a digestão, devido à presença de fibras solúveis, que absorvem a água e incha dentro do organismo, esta mistura engrossada move-se lentamente pelo intestino delgado e também absorve algumas substâncias como a glicose e o colesterol.
Este retardamento da digestão é benéfico para promover o estado anabólico do corpo humano e o uso eficiente da energia proveniente dos alimentos.
O óleo de linhaça é usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é ótimo para quem quer manter uma dieta consistente.
As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade.
Óleo de Gergelim
O óleo de gergelim natural possui um tipo de ácido graxo que traz profundos benefícios para nosso corpo e mente. Entre esses benefícios está o poder de prevenção e redução do colesterol sanguíneo, das doenças cardiovasculares e dos processos inflamatórios em geral.
Considerado o óleo de maior resistência à oxidação, por ser o mais rico em antioxidantes naturais – dentre os quais: Sesamina, Sesamolina, Sesamol e Vitamina E – ele ainda auxilia no combate aos radicais livres e favorece um ótimo funcionamento intestinal.
As propriedades do óleo de gergelim são muitas, entre eles vale a pena mencionar que o uso revitaliza a pele e é muito bom no tratamento de flacidez. O óleo pode ser usado junto com uma máscara hidratante para ajudar hidratar os cabelos secos e danificados.
Benefícios dos óleos
Tanto o óleo de linhaça quanto o de gergelim são ricos em ácido alfa linolênico, ácido linoleico, além de ser fonte de proteínas e gorduras ômega 3, ômega 6 e ômega 9 (ácido oleico, principal componente do azeite de oliva). Entre os efeitos previstos pelo consumo do produto estão o aumento do metabolismo de gorduras e do funcionamento do intestino.
A combinação destes óleos ou seu uso individual é indicado para acelerar o metabolismo e como fonte de ômega 3 e 6, além de ter propriedades antioxidantes. Se consumidos nas quantidades indicadas, possuem poucos efeitos colaterais, a não ser uma maior atividade intestinal. Em geral, o aumento do ritmo funcionamento do intestino auxilia em dietas com baixo teor de gordura que podem causar constipação intestinal. O suplemento desses óleos, juntamente com uma maior ingestão de líquidos pode auxiliar o fluxo intestinal a se manter normal.
E você, já inclui algum tipo de óleo funcional na sua alimentação?
Tomo azeite de oliva, adorooo, esses tempos estava tomando óleo de semente de uva, este tb tem muitos benefícios para saúde… agora quero testar o de gergelim, pois linhaça eu já tomo. Amei o post… estava com saudades 😉
Gostei muito do texto, ainda não tomo, mas quero experimentar o óleo de linhaça.
Muito boa a matéria. Interessante a importância desses óleos para a saúde. Vou acrescentar na minha rotina. 🙂
onde posso encontrar esses óleos?
Eu comprei o óleo de gergelim no mercado, mas esses especiais tem em casas de produtos naturais.
Olá Cláudia, consumo óleos virgens há muitos anos e já experimentei de todas as marcas.
Meu médico recomendou os da marca Jatobá Orgânico e achei maravilhoso.
Esta é minha dica.
OLÁ, QUERO SABER SE VOCEIS TEM ÓLEO DE CHIA AI
SE ELA TEM O MESMO TEOR DA SEMENTE
OU SE É MELHOR
OBRIGADA.
Oi Edileuza, o óleo da chia existe, ele é rico em ácido alfa linolênico, o Ômega 3, cuja principal função é baixar os níveis de colesterol e LDL colesterol, o colesterol ruim. Assim como o de linhaça e gergelim.
Por ser de origem vegetal,o óleo de chia é totalmente vegan. Isso é muito importante para aqueles que não consomem nenhum alimento derivado de animais.
Creio que comer a semente ainda seja a melhor opção, porém tomando o óleo fica mais prático…pelo menos para mim seria 🙂
Vc pode encontrar em alguns supermercados, lojas on line e casas de produtos naturais.
bom saber que tem o óleo, pois eu não gosto do gosto da chia…
Eu tb detestei a chia, fora que me deu mal-estar. Prefiro mil vezes a linhaça
Excelente post. Sempre venho ao blog quando quero conhecer melhor os benefícios dos alimentos!
Como sempre excelente dica.
Feliz 2013 Celisa!
Obrigada Daniela, pra vc também!! 🙂
Fui numa nutricionista para melhorar um pouco minha alimentação… e ela recomendou o óleo de gergelim, estou tomando uma colher de sopa por dia… adorei o post, assim conheço melhor os benefícios.
Eu tomo óleo de semente de uva, é magnífico para saúde, experimentem.
Todos sabemos da importancia do que ingermos como medida de manutenção da saúde. Porém, um lembrete importante é sempre consultar o nosso médico de confiança a modo de saber se o que pretendemos consumir é de fato adequado para nós naquele momento, e o quanto podemos/devemos ingerir se o caso.
Especificamente quanto aos ‘óleos’, é preciso sempre estar primeiramente alerta quanto ao fígado. Ninguém gostaria de deparar-se com uma ‘capa de gordura’ sobre o mesmo por excesso de determinadas substancias ou preparados ‘oleosos’.
Portanto, meninas, sejam sábias e falem com o médico antes de adotar o consumo de quaisquer produtos.
Tomo óleo de linhaça e girassol, recomendação da nutróloga.
Gostei de saber mais sobre os óleos funcionais.
Olá Karine, mas lembre-se de tomar óleos orgânicos. São muito melhores para a saúde.
Eu como o gergelim com linhaça… nem sabia que tinha óleos… achei bem interessante o post, 😉
Uso óleo do linhaça em cápsulas. Qual a outra forma de usar? O gosto não é ruim?
Vc pode usar nas saladas ou então tomar a colher e depois tomar uma aguinha para ajudar… tem gosto de linhaça, aí vai do gosto da pessoa.
Oi Angela, os médicos recomendam o consumo de pelo menos 10 ml de óleo de linhaça e gergelim por dia. Estes óleos em capsula são muito caros e também já se encontram um pouco oxidados pela ação da luz e calor. Na verdade eles deveriam ser armazenados em geladeira, coisa que ninguém faz. Então é melhor você comprar um bom óleo orgânico, fresco, guardar na geladeira e consumir diariamente ou na comida ou tomando uma colherada. Tenho feito isto há mais de um ano e emagrecer foi só um presente, pois o melhor foi ter baixado meu colesterol e não ter tido mais os problemas da menopausa.
Eu também como o gergelim, é um alimento ótimo tem muito cálcio, gostei da dica de também ingerir o óleo
😆 Oi Celisa!
Já estava com saudades dos seus posts! Foi muito bom o fim de ano com a fámilia reunida 😉 ! Feliz 2013 para você, muita saúde e felicidade! Para vocês seguidoras como eu do B e S também!
Consumo um pouquinho de azeite de oliva em cima da comida no almoço, adoro!
Beijo!
Oi Carla, que bom que passou com a família, é uma delícia poder reunir todo mundo né…
Pra vc tb um excelente 2013! Beijo
Parabéns pelo artigo, achei bem interessante.
Ola celisa que bom ter aprendido mais esta, pois so conhecia e ja faço uso das sementes.Como uso o arroz integral sera que poderia colocar um desses oleos no lugar do oleo de canola?Grande abraço e grandes “REALZAÇOES”nesse ano NOVO.
Olá Veralice, um feliz 2013 pra vc também! 🙂
O ideal é que esses óleos: oliva, linhaça, gergelim, semente de uva, amêndoa, macadâmia, sejam consumidos naturalmente, sem aquecer, pois dessa forma eles perdem as propriedades.
Então continue usando o de canola para cozinhar e coloque esses óleos nas saladas…
FELIZ 2013 À TODAS VCS!!! ESTAMOS MAIS UMA VEZ JUNTAS…QUE ÓTIMO! ADOREI O POST E VOU USAR O DE GERGELIM!!! BJS
oi celisa tudo bem.muito boa a materia,gostaria de dar uma sugestao de materia ,como o calor esta nos matando principalmente aqui em minas gerais,gostaria que fosse falado sobre suor excessivo,aquele que escorre no rosto.tenho esse suor e nao consigo nem usar protetor solar,pois derrete tudo,ouvi falar de uma cirurgia que tira a glandula mais nao tenho muita informaçao sobre isso.ha pessoas que tem esse suor nos pes,outras nas costas,outras nas maos.o que voce acha de falar sobre esse assunto.
Olá Maria do Carmo, já anotei a sua sugestão. É um assunto bem interessante para essa época.
Eu tomo esses óleos, eles são excelentes para melhorar o colesterol bom, tomo variado, apenas uma colher se sopa por dia, óleo de semente de girassol, semente de uva, de linhaça e de oliva.
Patrícia, o óleo de oliva é muito bom, mas ele não tem lecitina natural, que o que promove a limpeza das placas de gordura nas artérias. Essa lecitina a gente encontra nos óleos de linhaça e gergelim.
Excelente post, já consumo o óleo de gergelim, agora quero experimentar o de linhaça.
Eu consumo azeite de oliva e moderação… já obtive alguns benefícios com ele, um tempo tomei o óleo de macadamia, mas tomei só por 3 meses, é muito caro.
Quero experimentar o de gergelim… já tomei leite de gergelim, é super saudável.
celisaaaa que bom que voltou 😎
Celisa quero saber do óleo de coco, ele é bom mesmo ou não….
Eu também tenho essa dúvida… ora dizem que é óleo de coco possui antioxidantes, é bom para o colesterol e até ajuda emagrecer… ora dizem que o óleo é ruim, que tem gordura saturada e que não emagrece… na verdade foram feitas poucas pesquisas sobre esse óleo, acho melhor escolher outras opções.
O óleo de coco é ruim, não comprem.
Eu tomei por uns 3 meses o óleo de coco e não emagreci, acho que é balela mesmo.
Oleo de coco não presta, foi tudo sem comprovação essas informações, até médicos receitavam sem saber.
Óleo de coco tem gorduras saturadas o que não é bom. A combinação de óleo de gergelim com o de linhaça é o ideal. Mas não adianta nada se não forem orgânicos. A quantidade de agrotóxicos nas sementes passa para o óleo e aí a gente consome.
Oi meninas, consumo o óleo de cartamo, é riquíssimo em antioxidantes… eu até rejuvenesci com esse óleo.
eu uso os integrais aveia,linhaça, gergelim, quinoa, leite de soja,fibra,geme de trigo,e chia ,misturo tudo nua vasilha, e todos os dias de manha é o meu cafe ,uma medida de integral
Esses óleos funcionais são realmente ótimos, consegui baixar meu colesterol com óleo de oliva e de linhaça, mas tem que ser em moderação, uma colher de sopa todos os dias.
Amei o artigo.
Muito bom o artigo, tomo por recomendação médica.
Tomo o óleo de semente de uva, é muito bom.
Oleo de boa qualidade para nós mulheres é o óleo de prímola, nos favorece em muita coisa, óleo de cartamo tb é excelente.
Muito interessante, hj só consumo o azeite de oliva, mas me interessei pelos outros tipos.
Eu consumo óleo de gergelim a muitos anos, mas não todos os dias, geralmente umas 3 vezes na semana.
òtimo artigo, consumo óleo de primola, óleo de linhaça, oliva e as vezes macacadamia. Adorei as dicas.
Oieee, estava com saudades do BES, que bom que voltou. Eu uso o óleo de linhaça umas 3 vezes por semana nas saladas, acho o gostinho um pouco forte, mas agora sabendo de todos esses benefícios vou usar diariamente 😮
Olá Marielle, também não gostava muito do sabor do óleo de linhaça, mas aí descobri que é porque muitos desses óleos já estão ‘estragados’, por má conservação.
Gostei 🙂
Oie celisa, saudades dos posts, que bom que está de volta 😎
Eu tomo óleo de oliva, em jejum, uma colher de sopa, e depois tomo água… isso é ótimo para o intestino. Quero comprar o de linhaça
Olá Raquel, conheço um ótimo óleo de linhaça. Onde você mora?
Muito boa a matéria
Ótimo post. Adorei 🙂
òtimo eu adorei a materia……
Tomo o óleo de linhaça, adoro o gostinho 🙂
Olá, tenho consumido os óleos de gergelim e linhaça e minha saúde melhou 100%. Compro só óleos orgânicos extraídos à frio, pois sei que são os melhores. O melhor que encontrei é da marca Jatobá Orgânico.
Obrigada Cláudia e Celisa. Ótimas dicas. Vou trocar minhas cápsulas pelo óleo orgânico e usar 1 colher como medida. Tenho gostado muito das postagens. Abraços.
Olá, gostei muito da matéria e dos comentários.
Onde encontro o óleo de linhaça e gergelim?
Beijos!
Olá Conceição, moro em SP e compro ótimos óleos orgânicos, na Feira da Água Branca. Você é de SP?
Olá Claudia, agradeço de coração a sua resposta, mas eu moro em Jacareí e você me deu uma ótima idéia, vou procurar nas casas de produtos naturais.
Abraços!
adorei a materia!!!!
USO linhaça,muito bom
Olá Celisa! que bom ter voce de volta,estava com saudades!adorei o post, vou experimentar o óleo de linhaça e gergelim,minha sobrinha toma o de cártamo e diz que é muito bom também! feliz 2013!
ADOREI ,a materia espero ,outras tão boa quanto essa .
Adorei a materia , espero receber mais.Beijos ,FELIZ ANO NOVO ,a todos…..
eu jamais imagenei que um dia, iria usar oleo de gergelim,
para pele,porque quando criança odiava,pricinpalmente quondo minha mae fazia paçoca com isso, que horror 😡
🙂 gostei muito de saber dos oleos, e gostaria de dizer que estou tomando a raçao humana e estou achando otimo, pois contem muitas fibras entre elas alinhaça e o gergelim. fica a dica.
Como já faço uso de linhaça e chia, nunca me interessei em usar óleos. Bom saber dos tantos benefícios. 🙂
Beijo