Para a mulher que gosta de se cuidar

Você conhece o poder dos óleos funcionais da linhaça e gergelim?

Óleo de Linhaça X Óleo de Gergelim

Olá meninas, passaram um bom final de ano :)? Que tal começarmos o ano no Beleza e Saúde com um assunto relevante à nossa alimentação?

Extraídos de sementes e grãos eles contribuem para a saúde e ainda auxiliam no emagrecimento.

São também chamados de óleos funcionais que podem, além de suas funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde.  O consumo regular desses óleos pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, beleza e saúde. Basta uma pequena dose diária para prevenir doenças cardíacas, controlar o colesterol, potencializar o emagrecimento, cuidar da pele e até mesmo suavizar os efeitos da tensão pré-menstrual.

Para garantir a eficácia desses óleos, eles são extraídos em uma prensagem fria e não passam por refinamento nem recebem a adição de solventes. Dessa maneira, todas as propriedades benéficas do alimento são devidamente conservadas.

Os especialistas recomendam que os óleos sejam ingeridos em temperatura ambiente, pois o aquecimento também pode eliminar alguns nutrientes importantes e diminuir a eficácia do produto. Para contar com todos os benefícios dos óleos, basta ingerir uma colher de sopa por dia.

Óleo de Linhaça

Óleo de Linhaça X Óleo de Gergelim

O óleo de linhaça é utilizado no controle do colesterol e da pressão arterial, além de apresentar ação anti-inflamatória.  O óleo de linhaça auxilia na saúde cardiovascular e no sistema gastrointestinal, devido aos compostos anticancerígenos e antioxidantes.

Composição

O óleo de linhaça contém 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras poli-insaturadas (ou 57% de Omega 3 e 16% de Omega 6 ). A sua composição ainda contém uma elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, ferro, caroteno, e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

O óleo de linhaça retarda a digestão, devido à presença de fibras solúveis, que absorvem a água e incha dentro do organismo, esta mistura engrossada move-se lentamente pelo intestino delgado e também absorve algumas substâncias como a glicose e o colesterol.

Este retardamento da digestão é benéfico para promover o estado anabólico do corpo humano e o uso eficiente da energia proveniente dos alimentos.

O óleo de linhaça é usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é ótimo para quem quer manter uma dieta consistente.

As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade.

Óleo de Gergelim

Óleo de Linhaça X Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim natural possui um tipo de ácido graxo que traz profundos benefícios para nosso corpo e mente. Entre esses benefícios está o poder de prevenção e redução do colesterol sanguíneo, das doenças cardiovasculares e dos processos inflamatórios em geral.

Considerado o óleo de maior resistência à oxidação, por ser o mais rico em antioxidantes naturais – dentre os quais: Sesamina, Sesamolina, Sesamol e Vitamina E – ele ainda auxilia no combate aos radicais livres e favorece um ótimo funcionamento intestinal.

As propriedades do óleo de gergelim são muitas, entre eles vale a pena mencionar que o uso revitaliza a pele e é muito bom no tratamento de flacidez. O óleo pode ser usado junto com uma máscara hidratante para ajudar hidratar os cabelos secos e danificados.

Benefícios dos óleos

Tanto o óleo de linhaça quanto o de gergelim são ricos em ácido alfa linolênico, ácido linoleico, além de ser fonte de proteínas e gorduras ômega 3, ômega 6 e ômega 9 (ácido oleico, principal componente do azeite de oliva). Entre os efeitos previstos pelo consumo do produto estão o aumento do metabolismo de gorduras e do funcionamento do intestino.

A combinação destes óleos ou seu uso individual é indicado para acelerar o metabolismo e como fonte de ômega 3 e 6, além de ter propriedades antioxidantes. Se consumidos nas quantidades indicadas, possuem poucos efeitos colaterais, a não ser uma maior atividade intestinal. Em geral, o aumento do ritmo funcionamento do intestino auxilia em dietas com baixo teor de gordura que podem causar constipação intestinal. O suplemento desses óleos, juntamente com uma maior ingestão de líquidos pode auxiliar o fluxo intestinal a se manter normal.

E você, já inclui algum tipo de óleo funcional na sua alimentação?

84 comentários para “Você conhece o poder dos óleos funcionais da linhaça e gergelim?”

  1. Avatar de Luciane

    Tomo azeite de oliva, adorooo, esses tempos estava tomando óleo de semente de uva, este tb tem muitos benefícios para saúde… agora quero testar o de gergelim, pois linhaça eu já tomo. Amei o post… estava com saudades 😉

  2. Avatar de Geovana

    Gostei muito do texto, ainda não tomo, mas quero experimentar o óleo de linhaça.

  3. Avatar de Isabella Vechio

    Muito boa a matéria. Interessante a importância desses óleos para a saúde. Vou acrescentar na minha rotina. 🙂

  4. Avatar de Cristiane Maria De Assis

    onde posso encontrar esses óleos?

    1. Avatar de Renatinha

      Eu comprei o óleo de gergelim no mercado, mas esses especiais tem em casas de produtos naturais.

    2. Avatar de Claudia

      Olá Cláudia, consumo óleos virgens há muitos anos e já experimentei de todas as marcas.
      Meu médico recomendou os da marca Jatobá Orgânico e achei maravilhoso.
      Esta é minha dica.

  5. Avatar de Edileuza

    OLÁ, QUERO SABER SE VOCEIS TEM ÓLEO DE CHIA AI
    SE ELA TEM O MESMO TEOR DA SEMENTE
    OU SE É MELHOR
    OBRIGADA.

  6. Avatar de Mag

    Excelente post. Sempre venho ao blog quando quero conhecer melhor os benefícios dos alimentos!

  7. Avatar de Daniela Cristina

    Como sempre excelente dica.
    Feliz 2013 Celisa!

  8. Avatar de Renatinha

    Fui numa nutricionista para melhorar um pouco minha alimentação… e ela recomendou o óleo de gergelim, estou tomando uma colher de sopa por dia… adorei o post, assim conheço melhor os benefícios.

  9. Avatar de Wanessa

    Eu tomo óleo de semente de uva, é magnífico para saúde, experimentem.

  10. Avatar de S

    Todos sabemos da importancia do que ingermos como medida de manutenção da saúde. Porém, um lembrete importante é sempre consultar o nosso médico de confiança a modo de saber se o que pretendemos consumir é de fato adequado para nós naquele momento, e o quanto podemos/devemos ingerir se o caso.
    Especificamente quanto aos ‘óleos’, é preciso sempre estar primeiramente alerta quanto ao fígado. Ninguém gostaria de deparar-se com uma ‘capa de gordura’ sobre o mesmo por excesso de determinadas substancias ou preparados ‘oleosos’.
    Portanto, meninas, sejam sábias e falem com o médico antes de adotar o consumo de quaisquer produtos.

  11. Avatar de Karine

    Tomo óleo de linhaça e girassol, recomendação da nutróloga.
    Gostei de saber mais sobre os óleos funcionais.

    1. Avatar de Claudia

      Olá Karine, mas lembre-se de tomar óleos orgânicos. São muito melhores para a saúde.

  12. Avatar de Jéssica

    Eu como o gergelim com linhaça… nem sabia que tinha óleos… achei bem interessante o post, 😉

  13. Avatar de Angela

    Uso óleo do linhaça em cápsulas. Qual a outra forma de usar? O gosto não é ruim?

    1. Avatar de Claudia

      Oi Angela, os médicos recomendam o consumo de pelo menos 10 ml de óleo de linhaça e gergelim por dia. Estes óleos em capsula são muito caros e também já se encontram um pouco oxidados pela ação da luz e calor. Na verdade eles deveriam ser armazenados em geladeira, coisa que ninguém faz. Então é melhor você comprar um bom óleo orgânico, fresco, guardar na geladeira e consumir diariamente ou na comida ou tomando uma colherada. Tenho feito isto há mais de um ano e emagrecer foi só um presente, pois o melhor foi ter baixado meu colesterol e não ter tido mais os problemas da menopausa.

  14. Avatar de Hélida C.

    Eu também como o gergelim, é um alimento ótimo tem muito cálcio, gostei da dica de também ingerir o óleo

  15. Avatar de Carla

    😆 Oi Celisa!

    Já estava com saudades dos seus posts! Foi muito bom o fim de ano com a fámilia reunida 😉 ! Feliz 2013 para você, muita saúde e felicidade! Para vocês seguidoras como eu do B e S também!

    Consumo um pouquinho de azeite de oliva em cima da comida no almoço, adoro!

    Beijo!

  16. Avatar de Larissa

    Parabéns pelo artigo, achei bem interessante.

  17. Avatar de Veralice

    Ola celisa que bom ter aprendido mais esta, pois so conhecia e ja faço uso das sementes.Como uso o arroz integral sera que poderia colocar um desses oleos no lugar do oleo de canola?Grande abraço e grandes “REALZAÇOES”nesse ano NOVO.

  18. Avatar de Tania Cristina Correia

    FELIZ 2013 À TODAS VCS!!! ESTAMOS MAIS UMA VEZ JUNTAS…QUE ÓTIMO! ADOREI O POST E VOU USAR O DE GERGELIM!!! BJS

  19. Avatar de Maria Do Carmo V.r.s.

    oi celisa tudo bem.muito boa a materia,gostaria de dar uma sugestao de materia ,como o calor esta nos matando principalmente aqui em minas gerais,gostaria que fosse falado sobre suor excessivo,aquele que escorre no rosto.tenho esse suor e nao consigo nem usar protetor solar,pois derrete tudo,ouvi falar de uma cirurgia que tira a glandula mais nao tenho muita informaçao sobre isso.ha pessoas que tem esse suor nos pes,outras nas costas,outras nas maos.o que voce acha de falar sobre esse assunto.

  20. Avatar de Patrícia Da Matta

    Eu tomo esses óleos, eles são excelentes para melhorar o colesterol bom, tomo variado, apenas uma colher se sopa por dia, óleo de semente de girassol, semente de uva, de linhaça e de oliva.

    1. Avatar de Claudia

      Patrícia, o óleo de oliva é muito bom, mas ele não tem lecitina natural, que o que promove a limpeza das placas de gordura nas artérias. Essa lecitina a gente encontra nos óleos de linhaça e gergelim.

  21. Avatar de Lucia Camargo

    Excelente post, já consumo o óleo de gergelim, agora quero experimentar o de linhaça.

  22. Avatar de Rossane

    Eu consumo azeite de oliva e moderação… já obtive alguns benefícios com ele, um tempo tomei o óleo de macadamia, mas tomei só por 3 meses, é muito caro.
    Quero experimentar o de gergelim… já tomei leite de gergelim, é super saudável.

    celisaaaa que bom que voltou 😎

  23. Avatar de Adriana

    Celisa quero saber do óleo de coco, ele é bom mesmo ou não….

  24. Avatar de Marta

    Oi meninas, consumo o óleo de cartamo, é riquíssimo em antioxidantes… eu até rejuvenesci com esse óleo.

  25. Avatar de Cida

    eu uso os integrais aveia,linhaça, gergelim, quinoa, leite de soja,fibra,geme de trigo,e chia ,misturo tudo nua vasilha, e todos os dias de manha é o meu cafe ,uma medida de integral

  26. Avatar de Glaucia Nogueira

    Esses óleos funcionais são realmente ótimos, consegui baixar meu colesterol com óleo de oliva e de linhaça, mas tem que ser em moderação, uma colher de sopa todos os dias.

    Amei o artigo.

  27. Avatar de Ana Paula

    Muito bom o artigo, tomo por recomendação médica.

  28. Avatar de Adrielle

    Tomo o óleo de semente de uva, é muito bom.

  29. Avatar de Débora Nascimento

    Oleo de boa qualidade para nós mulheres é o óleo de prímola, nos favorece em muita coisa, óleo de cartamo tb é excelente.

  30. Avatar de Rodrigo

    Muito interessante, hj só consumo o azeite de oliva, mas me interessei pelos outros tipos.

  31. Avatar de Lídia

    Eu consumo óleo de gergelim a muitos anos, mas não todos os dias, geralmente umas 3 vezes na semana.

  32. Avatar de Roselaine

    òtimo artigo, consumo óleo de primola, óleo de linhaça, oliva e as vezes macacadamia. Adorei as dicas.

  33. Avatar de Marielle

    Oieee, estava com saudades do BES, que bom que voltou. Eu uso o óleo de linhaça umas 3 vezes por semana nas saladas, acho o gostinho um pouco forte, mas agora sabendo de todos esses benefícios vou usar diariamente 😮

    1. Avatar de Claudia

      Olá Marielle, também não gostava muito do sabor do óleo de linhaça, mas aí descobri que é porque muitos desses óleos já estão ‘estragados’, por má conservação.

  34. Avatar de Bianca Santos

    Gostei 🙂

  35. Avatar de Raquel Delis

    Oie celisa, saudades dos posts, que bom que está de volta 😎
    Eu tomo óleo de oliva, em jejum, uma colher de sopa, e depois tomo água… isso é ótimo para o intestino. Quero comprar o de linhaça

    1. Avatar de Claudia

      Olá Raquel, conheço um ótimo óleo de linhaça. Onde você mora?

  36. Avatar de Joana

    Muito boa a matéria

  37. Avatar de Carol

    Ótimo post. Adorei 🙂

  38. Avatar de Genycalicchio

    òtimo eu adorei a materia……

  39. Avatar de Mariana

    Tomo o óleo de linhaça, adoro o gostinho 🙂

  40. Avatar de Claudia

    Olá, tenho consumido os óleos de gergelim e linhaça e minha saúde melhou 100%. Compro só óleos orgânicos extraídos à frio, pois sei que são os melhores. O melhor que encontrei é da marca Jatobá Orgânico.

  41. Avatar de Angela

    Obrigada Cláudia e Celisa. Ótimas dicas. Vou trocar minhas cápsulas pelo óleo orgânico e usar 1 colher como medida. Tenho gostado muito das postagens. Abraços.

  42. Avatar de Conceição Zenzen

    Olá, gostei muito da matéria e dos comentários.

    Onde encontro o óleo de linhaça e gergelim?

    Beijos!

    1. Avatar de Claudia

      Olá Conceição, moro em SP e compro ótimos óleos orgânicos, na Feira da Água Branca. Você é de SP?

      1. Avatar de Conceição Zenzen

        Olá Claudia, agradeço de coração a sua resposta, mas eu moro em Jacareí e você me deu uma ótima idéia, vou procurar nas casas de produtos naturais.

        Abraços!

  43. Avatar de Mari

    adorei a materia!!!!

  44. Avatar de Du

    USO linhaça,muito bom

  45. Avatar de Andréia

    Olá Celisa! que bom ter voce de volta,estava com saudades!adorei o post, vou experimentar o óleo de linhaça e gergelim,minha sobrinha toma o de cártamo e diz que é muito bom também! feliz 2013!

  46. Avatar de Suzi

    ADOREI ,a materia espero ,outras tão boa quanto essa .

  47. Avatar de Suzi

    Adorei a materia , espero receber mais.Beijos ,FELIZ ANO NOVO ,a todos…..

  48. Avatar de Roseny S Evangelista

    eu jamais imagenei que um dia, iria usar oleo de gergelim,
    para pele,porque quando criança odiava,pricinpalmente quondo minha mae fazia paçoca com isso, que horror 😡

  49. Avatar de Maria Aparecida

    🙂 gostei muito de saber dos oleos, e gostaria de dizer que estou tomando a raçao humana e estou achando otimo, pois contem muitas fibras entre elas alinhaça e o gergelim. fica a dica.

  50. Avatar de Adriana Prado

    Como já faço uso de linhaça e chia, nunca me interessei em usar óleos. Bom saber dos tantos benefícios. 🙂

    Beijo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva