Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Vocês conhecem o óleo de prímula? Mesmo para quem já conhece, geralmente quando se pensa em óleo de prímula, logo se pensa em alívio dos sintomas da TPM e da menopausa. Mas o óleo de prímula vai muito além disso.

Publicidade

O óleo de prímula é extraído das sementes dessa planta nativa da América do Norte. É conhecido por regular os hormônios femininos, em destaque para os períodos pré-menstruais e na menopausa. Essa planta arbustiva é conhecida em sua região natal como “evening primrose”, que significa que as suas flores amarelas delicadas tendem a abrir ao entardecer. O óleo extraído das sementes é comercializado por todo o planeta.

O óleo de prímula é rico em ácidos graxos essenciais (como o ácido gama-linolênico), que não são fabricados pelo corpo naturalmente.

O óleo de prímula é rico em um tipo de ômega 6, o ácido gama-linoléico (GLA). Ele é considerado um ácido graxo essencial, já que não é produzido normalmente pelo corpo. No caso do GLA, o corpo o utiliza para produzir uma prostaglandina (E1), que alivia inflamações e fortalece o sistema de defesas do organismo.

Como o óleo de prímula age na TPM?

Muitas mulheres sofrem com as alterações causadas por causa da tensão pré-menstrual. Em função do óleo de prímula ser rico em ácido linoléico GLA, ele interfere na produção de prostaglandinas inflamatórias liberadas durante a menstruação, por isso também é muito útil em diminuir as cólicas menstruais.

O óleo também pode minimizar a sensibilidade mamária pré-menstrual, cólon irritável, compulsão por carboidratos e ajudar a controlar a inflamação associada à endometriose. Na menopausa, é amplamente relatado que o óleo de prímula reduz afrontamentos e aumenta a sensação de bem-estar.

Além de acalmar os hormônios femininos, o ácido linolênico é também responsável pela produção de prostaglandina, que ajuda a favorecer a pele. Com isso é possível usar o óleo de prímula para tratar inflamações, fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento precoce e alguns estudos até sugerem que pode atuar no combate do câncer de mama.

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Mais Benefícios do Óleo de Prímula

  • É fornecedor dos ácidos LA e GLA, responsáveis pela boa manutenção do organismo.
  • Atua como regulador da temperatura do corpo, regulando também a energia gasta pelo organismo nas atividades diárias.
  • Contém fenilalanina, composto que alivia a dor e está cada vez mais sendo usado para tratar dores de cabeça crônicas.
  • Previne o envelhecimento precoce e ajuda manter a pele saudável e bonita.
  • Ajuda a diminuir a dor da artrite e reduzir a inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatóide.
  • Os ácidos graxos essenciais no óleo de prímula podem reduzir o risco dos poros ficarem entupidos e desenvolver lesões. Ajuda a tratar rosácea, reduzindo a inflamação, controla a proliferação da acne.
  • Possui prostaglandinas que reduzem inflamações e fortalecem o sistema imunológico do organismo.

Como consumir o óleo de prímula?

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Normalmente encontramos o óleo de prímula em forma de cápsulas. A dose diária recomendada fica entre 500mg a 1000mg, mas pode variar de pessoa para pessoa. Ao tomar o óleo de prímula, seria bom incluir também o consumo do ômega 3, já que o óleo de prímula contém ômega 6 e é importante manter o equilíbrio (mais detalhes no artigo sobre ômega 3).

Idealmente, antes do uso é aconselhável procurar orientação de um nutricionista para indicar a dose diária. Para aproveitar melhor os benefícios é melhor tomar as cápsulas diariamente.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Prímula

A prímula não deve ser utilizada durante a gravidez. É contraindicada para pessoas que sofrem de epilepsia, distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia. É bem raro apresentar efeitos colaterais.

Onde comprar?

Ao comprar seu óleo de prímula, confira bem a procedência do produto, infelizmente existem muitos produtos falsificados ou duvidosos no mercado. Prefira as embalagens mais escuras, o que evita a oxidação do óleo. E, se possível, prefira um óleo orgânico (eles são mais caros, porém são mais confiáveis — como este aqui). Você encontra as cápsulas de óleo de prímula em farmácias e lojas de produtos naturais. Se quiser a opção de comprar em loja virtual, eu recomendo a Natue, com uma rica seleção.

E você, já conhecia o óleo de prímula?

108 comentários para “Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina”

  1. Avatar de Sonia Helena Ferreira De Souza Baia

    Sofro com o fogachos da menopausa
    e comecei a tomar o óleo de prímula, quando tempo leva pra eu ver o resultado

    1. Avatar de Frann

      O que é fogacho?

  2. Avatar de Valeria

    Comecei tomar o oleo de primula para os efeitos da menopausa….ele ajuda mesmo a regular??? Estou tomando a menos de um mes e ainda não vi melhoras.

  3. Avatar de Sonia

    Já estou tomando óleo de Prímula à 3 meses e estou me sentindo muito bem.
    Com mais disposição e energia.

  4. Avatar de Maria Andrade

    Eu estava com um imenso gânglio no peito e com três comprimidos já melhores 70%, muito bom mesmo!

    1. Avatar de Ionice Miglioli

      Comprei hoje espero que seja bom mesmo esse calor ninguém merece.

  5. Avatar de Luz Martínez

    Aún no tengo comentarios , hoy tome mi 1era cápsula . Ya haré mis testimonios !!!

  6. Avatar de Marize Correa

    😀 eu estou tomando. Para mim foi a minha solução. …estava sofrendo muito com a Menopausa. .. hoje sou outra mulher . gracas ao oleo de Primula.

    1. Avatar de Tamara Lamana

      Qual a marca que esta tomando?

  7. Avatar de Ionice Miglioli

    Comprei hoje espero que seja bom mesmo ninguém merece esse calor.

  8. Avatar de Regina

    Comecei a usar óleo de primula a 7 dias e por incrivel q pareça ja me sinto melhor e sem os calores da menopausa. 🙁 😳

  9. Avatar de Maria Do Socorro Rodrigues Costa Ribeiro

    olá, já comecei a tomar hoje o óleo de prímula,gostaria de saber se é o suficiente para a menopausa ? desde já agradeço ,guardo respostas.

  10. Avatar de Jani

    Oi comecei a tomar o oleo de primula para alivio da TPM e para a pele, pois sai umas bolinhas vermelhas nas bochechas na TPM, em quanto tempo posso ver os resultados?

  11. Avatar de Heloisa

    Estou tomando associado com vitamina E, tem algum problema?.

  12. Avatar de Maria Lidia Krieger

    Tomo há quase um ano. Por entrar na menopausa cirúrgica, os fogachos sao muito intensos. Alio o óleo de primula com capsulas de amora e valeriana para dormir!! Ai de mim se nao tomo!!

  13. Avatar de Sohaila

    Bom dia…comecei a tomar a 3 dias…só que estou em dúvida da quantidade…alguém pode me dizer? Estou tomando 2 vezes ao dia…obrigada.

  14. Avatar de Davs

    Tomo a um mês, por conta das variações de humor na tpm, é maravilhoso. Minha pele está mais bonita, com menos acne e meu cabelo está crescendo muito graças à essa maravilha. A única desvantagem é que o intestino fica um pouco preso, pelo menos no meu caso, mas com uma alimentação rica em fibras dá pra normalizar o quadro.

    1. Avatar de Soelia

      A minha ginecologista mandou que eu tomasse uma cápsula por dia.

  15. Avatar de Glória Miranda

    Comecei a tomar tem uma semana , estou na fase de observação, espero ter resultado prin
    cipalmente para o meu de fígado.
    Glória Miranda de Belém – Para

  16. Avatar de Lorenza

    Estou tomando o Óleo faz 03 semanas e meus calores diminuiram muito, estou dormindo bem melhor, espero ter outros benefícios, tomo 02 capsúlas diárias. 😀

  17. Avatar de Maria Lúcia Pereira

    Que coisa maravilhosa esse óleo de prímulas, TO na menopausa. TO tomando menos de um mês está sendo ótimo, não tem coisa melhor…

  18. Avatar de Amanda Brocanello

    Eu tinha muita acne e me ajudou de mais em menos de um mês minhas acne sumiram e o meu stress e nervosismo melhorou de mais muito menos graças a essa maravilha

  19. Avatar de Rosa Maria

    Estou tomando junto, óleo de cartámo com coco, será q tem algum problema.

  20. Avatar de Marilene

    Estou tomando a 1semana e ja vi resultados estou sem aquele calor orivel

  21. Avatar de Vitória

    Tomo o óleo de Prímula a uns 3 Anos minha mastologista que passou e ai vi um excelente resultado com as dores que sentia na mama devido a cistos meu rosto tinha manchas e ele clareou bastante agora voltei a tomar tinha parado porque engravidei e eu simplesmente adoro! 🙂 🙂 😀

    1. Avatar de Priscilla

      qual sua idade? tenho os mesmos problemas e comecei a tomar hoje…e também quero engravidar.

  22. Avatar de Deusa Dombroski

    TO a uma semana tomando . E ja estou me sentindo bem melhor.
    Aquela sensação de pressão psicológicas aliviou!. ?

  23. Avatar de Diany

    Me deu mais disposição, e melhorou minha tpm, eu era muito nervosa, e me ajudou e muito.O efeito foi em media uns 10 dias.Comprei nesse site por indicação de uma amiga https://www.riquezamagazine.com.br/ref/vitaminas.html

  24. Avatar de Alciene Carvalho

    Estou tomando duas cápsulas uma vez ao dia, estava com muitos gânglios nas mamas, por conta da TPM, ficava praticamente 15 dias com displasia, ao ponto de não poder fazer atividade física durante desses dias, sentia muita cólica e o o humor era dos piores…, nas com as cápsulas de óleo de primula já nad primeiras 24 horas após ingerir notei um certo alívio, em 5 dias as mamas não latejavam mais, em dez dias minha vida mudou, estou apaixonada!!! Indiquei para todas as amigas!! Melhorou o cabelo, humor e aspecto da pele e não sei mais o q é displasia ou TPM!!!

  25. Avatar de Giulia

    Eu uso o óleo e ele me ajudou muito. Como parei com o contraceptivo oral, minhas cólicas vieram como uma bomba. Assim que comecei a tomar elas simplesmente desapareceram. Não tenho sintomas de TPM, minha pele melhorou. Já fiz teste de um ciclo sem o óleo, tive muita cólica e enjoo. Pra mim ele realmente funciona, não fico sem. Outra coisa que percebi que não é só ele que ajuda, a alimentação tbm precisa ser avaliada. Espero ter ajudado. Um Bjo

  26. Avatar de Celia

    Ola preciso saber se ajuda a regular a mestruaçao e para de doer as mamas e mal hunor e irritaçao q tenho

  27. Avatar de Valquiria Silva

    so tenho 41 anos eu posso toma …. 🙂

  28. Avatar de Dani

    Óleo de primula, pode dar constipação? Melhorou muito outros sintomas, mas sofrendo com o intestino…

  29. Avatar de Rosiane Maria

    Tive três abortos por descolamento do embrião , me indicaram à usar o óleo de primula acompanhado de garrafada ,espero que resolva preciso engravidar com urgência pois já tenho 41 anos de idade , não tenho muito tempo.

  30. Avatar de Vania

    Ao tomar o óleo de prímula surge sempre umas manchas escuras no meu corpo, parei de tomar as manchas desapareceram voltei a tomar e as manchas começaram a aparecer novamente. Porque?

  31. Avatar de Fabiana

    oi gente estou fazendo o uso do oléo de primula e estou super satisfeita, minha pele limpou,e sinto menos os sintomas tpm.Compro em seti baratinhohttps://www.nutritivasaude.com.br/oleo-de-primula-sintomas-tpm-60caps-de-500mg-fortvitta eu super recomendo.bjs

  32. Avatar de Fabiana

    oi gente adorei a matéria , estou fazendo o uso do oléo de primula e estou adorando, minha pele limpou meus sintomas de tpm melhorou.Compro em seti baratinhohttp://www.nutritivasaude.com.br/oleo-de-primula-sintomas-tpm-60caps-de-500mg-fortvitta eu super recomendo bjs.

    1. Avatar de Franciele

      Oi Fabiana senti muito dor de barriga faz pouco tempo que estou tomando 5 dias diarreia também isso é normal no começo?

  33. Avatar de Franciele

    Estou tomando a 4 dias deu muita dor de barriga e diarreia é normal nos primeiros dias estava tomando 2 ao dia mudei para 1 por conta das dores na barriga alguém ja sentiu também? ?? 🙂

  34. Avatar de Claudia

    Estou com 52 anos,já fui em vários médicos e até hoje não tinham resolvido este calor no corpo que árdia,hoje tomo primula gente que diferença o suor escória e a falta de sono,não sinto mais nada, graça a Deus que achei esse remedinho,comprei o do Sidney Oliveira,muito bom,paguei 11,99,barato né,tomo 2 por dia.

    1. Avatar de Thais

      Tb senti, e muita náusea… estou tomando tem uma semana uma cápsula

  35. Avatar de Maria Do Carmo Da Silva

    Tenho 50 anos e tomo antcocpicional tem algum problema toma óleo de Primola?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva