Para a mulher que gosta de se cuidar

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Vocês conhecem o óleo de prímula? Mesmo para quem já conhece, geralmente quando se pensa em óleo de prímula, logo se pensa em alívio dos sintomas da TPM e da menopausa. Mas o óleo de prímula vai muito além disso.

O óleo de prímula é extraído das sementes dessa planta nativa da América do Norte. É conhecido por regular os hormônios femininos, em destaque para os períodos pré-menstruais e na menopausa. Essa planta arbustiva é conhecida em sua região natal como “evening primrose”, que significa que as suas flores amarelas delicadas tendem a abrir ao entardecer. O óleo extraído das sementes é comercializado por todo o planeta.

O óleo de prímula é rico em ácidos graxos essenciais (como o ácido gama-linolênico), que não são fabricados pelo corpo naturalmente.

O óleo de prímula é rico em um tipo de ômega 6, o ácido gama-linoléico (GLA). Ele é considerado um ácido graxo essencial, já que não é produzido normalmente pelo corpo. No caso do GLA, o corpo o utiliza para produzir uma prostaglandina (E1), que alivia inflamações e fortalece o sistema de defesas do organismo.

Como o óleo de prímula age na TPM?

Muitas mulheres sofrem com as alterações causadas por causa da tensão pré-menstrual. Em função do óleo de prímula ser rico em ácido linoléico GLA, ele interfere na produção de prostaglandinas inflamatórias liberadas durante a menstruação, por isso também é muito útil em diminuir as cólicas menstruais.

O óleo também pode minimizar a sensibilidade mamária pré-menstrual, cólon irritável, compulsão por carboidratos e ajudar a controlar a inflamação associada à endometriose. Na menopausa, é amplamente relatado que o óleo de prímula reduz afrontamentos e aumenta a sensação de bem-estar.

Além de acalmar os hormônios femininos, o ácido linolênico é também responsável pela produção de prostaglandina, que ajuda a favorecer a pele. Com isso é possível usar o óleo de prímula para tratar inflamações, fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento precoce e alguns estudos até sugerem que pode atuar no combate do câncer de mama.

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Mais Benefícios do Óleo de Prímula

  • É fornecedor dos ácidos LA e GLA, responsáveis pela boa manutenção do organismo.
  • Atua como regulador da temperatura do corpo, regulando também a energia gasta pelo organismo nas atividades diárias.
  • Contém fenilalanina, composto que alivia a dor e está cada vez mais sendo usado para tratar dores de cabeça crônicas.
  • Previne o envelhecimento precoce e ajuda manter a pele saudável e bonita.
  • Ajuda a diminuir a dor da artrite e reduzir a inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatóide.
  • Os ácidos graxos essenciais no óleo de prímula podem reduzir o risco dos poros ficarem entupidos e desenvolver lesões. Ajuda a tratar rosácea, reduzindo a inflamação, controla a proliferação da acne.
  • Possui prostaglandinas que reduzem inflamações e fortalecem o sistema imunológico do organismo.

Como consumir o óleo de prímula?

Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina

Normalmente encontramos o óleo de prímula em forma de cápsulas. A dose diária recomendada fica entre 500mg a 1000mg, mas pode variar de pessoa para pessoa. Ao tomar o óleo de prímula, seria bom incluir também o consumo do ômega 3, já que o óleo de prímula contém ômega 6 e é importante manter o equilíbrio (mais detalhes no artigo sobre ômega 3).

Idealmente, antes do uso é aconselhável procurar orientação de um nutricionista para indicar a dose diária. Para aproveitar melhor os benefícios é melhor tomar as cápsulas diariamente.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Prímula

A prímula não deve ser utilizada durante a gravidez. É contraindicada para pessoas que sofrem de epilepsia, distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia. É bem raro apresentar efeitos colaterais.

Onde comprar?

Ao comprar seu óleo de prímula, confira bem a procedência do produto, infelizmente existem muitos produtos falsificados ou duvidosos no mercado. Prefira as embalagens mais escuras, o que evita a oxidação do óleo. Você encontra as cápsulas de óleo de prímula em farmácias e lojas de produtos naturais. Se quiser a opção de comprar em loja virtual, eu recomendo a Natue, com uma rica seleção.

E você, já conhecia o óleo de prímula?

136 comentários para “Óleo de Prímula: Um Poderoso Aliado na Saúde Feminina”

  1. Avatar de Alda Luz Santos

    estou tomando o active woman plus que contem todos esses produtos em uma so capsula, estou me sentido bem

  2. Avatar de Rose Silva

    Depois que comecei a tomar o óleo de prímula acabou de vez as ondas de calorões que havia sentindo

  3. Avatar de Rosilene

    Sou a Rosy Por quanto tempo devo tomar o primula e quantas cápsula por dia .será que cura cistos no ovário mesmo sou tentantes tenho ovário policistico me responda por favor bjs

    1. Avatar de Lu

      Oi Rosy!
      Tive indicação da primula, pelo ginecologista, endocrinologista e nutricionista… Segundo elas, todos é excelente para a saúde da mulher. Principalmente nos casos hormonais!

  4. Avatar de Isa

    sera q posso toamr o oleo de primula junto com oleo de coco?

  5. Avatar de Carina

    Óleo de prímula+ omega 3 + vitamina E é contra indicado? Ou tem benefícios?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva