Para a mulher que gosta de se cuidar

Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar

Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar

Que as gorduras são benéficas e indispensáveis para uma boa saúde já se sabe. Porém, é preciso conhecer os diferentes tipos de gorduras e aprender a fazer boas escolhas no dia a dia. Existem, sim, gorduras que podem fazer mal à saúde e que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças do coração; outras, porém, podem ajudar a protegê-lo.

Em geral, óleos e azeites são divididos em três categorias, de acordo com o tipo de ácidos graxos que têm:

  • Saturados: estáveis mesmo quando exposto ao calor e luz. Óleos com altos níveis de ácidos graxos saturados são a melhor escolha para cozinhar.
  • Monoinsaturados: são relativamente estáveis quando expostos ao calor, porém só funcionam bem quando submetidos à temperatura baixa ou média.
  • Poliinsaturados: são instáveis e podem produzir níveis significativos de radicais livres quando expostos ao calor. Não devem ser usados para cozinhar.

Os Melhores Óleos para Cozinhar

Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar

Óleo de Coco

O óleo de coco é uma gordura quase que completamente saturada que tem sido associada a reduções nos níveis de colesterol e pode promover outros benefícios à saúde, como o aumento da energia e a preservação de um sistema digestivo saudável. Os triglicerídeos são de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa. Por isso, são mais bem absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia (e não acumulados em forma de gordura no corpo). Ele pode suportar o calor necessário para cozinhar a maioria das receitas.

Óleo de Palma

O óleo de palma ou dendê é muito rico em gordura saturada, e permanece estável sob altas temperaturas. Contém alto teor de carotenoides, incluindo licopeno e muita vitamina E. É muito nutritivo. Embora este óleo possua todas essas características, é muito difícil encontrar no Brasil óleos de dendê de boa qualidade.

Ghee (Manteiga Clarificada)

O Ghee é feito a partir de uma fonte natural (manteiga) e por causa da forma como é preparado, o teor de lactose e proteína do leite é mínimo (quase zero), o que o faz ser mais tolerado por pessoas com sensibilidade a lácteos. O ghee tem um ponto de fusão mais alto do que a manteiga normal, azeite de oliva ou outros tipos de óleos — tornando-se uma ótima opção para refogar ou fritar alimentos.

Manteiga

A manteiga contém gorduras saturadas saudáveis: o organismo as reconhece como naturais e consegue metabolizá-las facilmente. É uma ótima opção para cozinhar, pois não produz produtos tóxicos com cozimento.

Banha de Porco

A banha atinge a temperatura certa para fritar alimentos bem rapidamente, por isso vai cozinhar mais rapidamente e a comida acaba sendo muito mais saudável. A banha contém nutrientes essenciais que são benéficos para a saúde, como vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. A banha tem uma composição perfeitamente balanceada com cerca de 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada.

Os óleos Intermediários

Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar

Azeite de Oliva

Em geral, o azeite de oliva pode ser usado para cozinhar, mas é preciso estar atento à temperatura: acima de 180 graus, o azeite se oxida e perde suas propriedades. É uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que ajudam no controle dos níveis de colesterol e têm sido associado à boa saúde do coração.

Óleo de Abacate

O óleo de abacate possui composição semelhante à do azeite de oliva, com a presença significativa de gorduras monoinsaturadas, e um pouco de gorduras saturadas e poli-insaturadas. Está repleto de gorduras saudáveis. Fornece benefícios de saúde adicionais, como a redução potencial de doença cardíaca. Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Com quais óleos você NÃO deve cozinhar?

Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar

Quando falamos de cozimento, uma das coisas mais importantes a ser considerada é a estabilidade do óleo ou gordura diante do calor. Quanto mais insaturada é a gordura, ou seja, quanto maior o número de duplas-ligações nas moléculas de ácidos graxos, mais suscetível ela é aos danos oxidativos provocados pelo calor e pelo oxigênio.

As gorduras poli-insaturadas são as mais frágeis, já que possuem pelo menos 2 duplas-ligações. As gorduras monoinsaturadas possuem apenas 1 dupla-ligação, enquanto as gorduras saturadas não possuem duplas-ligações em suas moléculas. Ou seja, as gorduras saturadas são ótimas para a cocção.

A destruição das duplas-ligações das gorduras monoinsaturadas e, principalmente, das gorduras poli-insaturadas (óleos de soja, canola, milho, girassol) gera produtos tóxicos durante o processo de cocção, como acroleína, malondialdeído e hidroxi-nonenal. Essa toxidade forma processos inflamatórios e até propicia o aparecimento do câncer, se usado a longo prazo.

Então, os piores óleos para cozinhar são:

  • Óleo de soja
  • Óleo de canola
  • Óleo de milho
  • Óleo de algodão
  • Óleo de girassol
  • Óleo de amendoim

Infelizmente, esses óleos são também os mais comuns e baratos, e há muitos anos que nos são empurrados como opções relativamente saudáveis. A verdade é que todos esses óleos produzem substâncias químicas, tóxicas e altamente nocivas quando aquecidos.  Eles se oxidam facilmente e formam radicais livres. A maior parte das plantas para produzir os óleos são geneticamente modificadas. Esses óleos, muitas vezes, são parcialmente hidrogenados contendo gorduras trans, bastante prejudiciais à saúde. São também rico em ômega-6, ácido graxo que, em excesso, está associado à obesidade, diabetes e doenças do coração.

E você, ainda utiliza óleos vegetais para cozinhar? Que tal experimentar uma opção mais saudável?

32 comentários para “Os Melhores (e Piores) Óleos para Cozinhar”

  1. Avatar de Leonardo Aguirre

    Eu utilizo o azeite de oliva pra untar a frigideira na hora de fazer a crepioca, já na hora de cozinhar infelizmente utilizamos o óleo de soja ou girassol, a não ser quando minha vó vai a fazenda e traz banha de porco. Quero muito utilizar óleo de coco mas o preço não favorece, sempre que vou ao mercado e encontro ta na faixa dos 20 a 26 reais.

    1. Avatar de Juliana Mota

      Você pode comprar a banha em acougues onde vende carne de porco…. as vezes pode vir com a pele, mas é muito facil separar!

      1. Avatar de Juliana

        Juliana se vc puder compre banha com gte do interior, nao esses de mercado que vem de criações de porcos em gde escala que comem produtos a base de milho e soja transgenicos. Ou seja essa banha de mercados e açougues nao presta.Prefira banha de agricultores q alimentam os suínos com aipim e outros vegetais.

        1. Avatar de Dalmo

          Seria importante conhecer os porcos caipiras pois os mesmos comem fezes e podem conter vermes, tal como os frangos caipiras criados soltos e que comem todo tipo de porcaria além de não serem vacinados contra nenhum tipo de doença e outros cuidados já que a maioria dos moradores da roça não tem muito conhecimento sore saúde. Esse paradigma de que tudo que é da roça é melhor quase nunca é verdade. Eles usam água sem tratar, guardam os ovos sujos de fezes, etc…

    2. Avatar de Juliana

      Banha de porco ou o óleo de coco q vc mesmo pode fazer. Compre 3 ou 4 cocos e faça vc mesmo. Tem mtos videos no youtube mostrando como se faz.

    3. Avatar de Lenilda

      É por isto que pobre morre cedo!!!! Aguento gente não temos condições de cozinhar com manteiga ou azeite e toucinho se se for de mercado pq os porcos criados em chiqueiros estao cheios de lombriga e solitária que tem 30 metros de comprimento dentro da pessoa estamos perdidos

  2. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito bom esse artigo, aprendi a fazer o ghee e tenho usado para cozinhar, estou amando e feliz que é saudável.

    1. Avatar de Juliana Mota

      Você poderia partilhar conosco a receita? É muito complicada?

      1. Avatar de Juliana

        Tem videos no youtube; é mto fácil.

  3. Avatar de Tania Cristina

    Infelizmente uso o óleo de soja e algumas vezes a banha de porco. Muito bom esse artigo!

  4. Avatar de Paula Cristina

    Eu não sei o que é que a gente faz não…. porque estas opções saudáveis ou são muito caras ou difíceis de encontrar…. a gente que trabalha o dia todo, já não tem muito tempo nem pra cozinhar….

  5. Avatar de Helena

    Tenho usado manteiga e banha de porco, depois que vi um video do Dr Lair Ribeiro nunca mais comprei o óleo de canola.

    1. Avatar de Dalmo

      Eu só uso óleo de canola recomendado pela minha nutricionista que tem mestrado e minha saúde melhorou muito. Não acredito em tudo que youtubers postam.

  6. Avatar de Vanessa

    Amei o artigo, não uso mais óleos vegetais há muito tempo, só cozinho com manteiga.

  7. Avatar de Andressa

    Eu faço o ghee em casa, tem um monte de videos no youtube ensinando como faz.

  8. Avatar de Bianca Sallin

    Dá para usar a gordura de coco ou óleo virgem de coco, é mais barato e não tem gosto.

  9. Avatar de Alimentação Saudável

    (Curso) Alimentação Saudável

    Conheça a importância e os benefícios de uma alimentação saudável. Saiba como manter uma dieta rica e balanceada e descubra quais são os cuidados necessários na hora de comprar os alimentos.

    Acesse : https://go.hotmart.com/F5075997V

    1. Avatar de Susana

      Onde encontrar esses itens mais em conta ?

  10. Avatar de Civora

    Que ótima reportagem. Que pena, os melhores alimentos são sempre de custo alto para nos trabalhadores. Ainda bem que temos a opção do óleo de côco.

    1. Avatar de Juliana Mota

      Se você fizer as contas na ponta do lapis vai perceber que está enganada! Só o que vai economizar em futuros medicamentos e o mal estar de diabetes e falta de energia e de felicidade compensa!

  11. Avatar de Solange

    Após vários post reduzi bastante o uso de óleos diversos, inclui óleos de côco e banha, estou muito satisfeita com a troca. Agradeço as informações, são muito importantes.

  12. Avatar de Enio

    Excelente reportagem. Uso a manteiga e azeite de oliva para cozinhar.

  13. Avatar de Iracema

    Interessante como os estudiosos do assunto muda de opinião. Na minha infância os adultos usavam para cozinhar a banha de porco, a banha da galinha (inxunda), a manteiga, ai veio os estudiosos e falaram para mudar para óleos vegetais e margarina . Agora muda tudo outra vez. O ovo era proibido, agora não é mas. O proibido da vez é o pobre do glúten e o leite …. Até quando ?????

  14. Avatar de Gilson Amado

    Grato a este site que sempre está disponibilizando boas informações para todos.
    Esta foi a melhor matéria que tive a oportunidade de explorar dentro deste assunto .
    Bem objetiva e clara.

  15. Avatar de Romilda

    Muito bom esse post sobre os óleos de cozinha, tenho ouvido falar mesmo que óleo de canola não é bom… já estava cozinhando com a manteiga.

  16. Avatar de Clementina

    importante esta informação para mantermos uma boa saúde.
    desconhecia a importância da manteiga.

  17. Avatar de Newton

    parabéns muito bem feita a pagina ,e ainda melhor as explicações ,nosso grave defeito ,e nossa situação financeria ,pós existe milhares de tipos de óleos e muitas de origens de frutas como o de abacate ,ou de linhaça ou por ai vai ,mas o preço e fora da nossa realidade ,e pior estes óleos que vende nos mercados ,são ruim sem referência nehuma ,tanto para cozinhar ,como usar em saladas ,obrigado

  18. Avatar de Maycon Matos

    Gostei muito desse post, mas fiquei com uma dúvida, qual o melhor óleo que mais traz benefícios para a saúde do cerebro e para auxiliar no tratamento do alzheimer, se é o óleo de coco ou óleo de palma? Obrigado.

  19. Avatar de Ana

    Vi em um artigo que entre todos os ruins a melhor opção seria o de algodão ,que demora naus para oxidar,e o pior de todos é o de soja…

  20. Avatar de César

    Cozinho sempre com a banha de porco. Vi um receituário médico onde ele lida com uma dieta pra um amigo meu que mora na mesma rua 3 quarteirões acima. Na consulta, quando estava descrevendo os itens (meu amigo tem 70 anos e foi diagnosticado com diabetes e hipertensão), tudo diet, o meu amigo foi concordando em tudo (Luiz), mas quando chegou no óleo de soja ele discordou e disse que isso ele não coloca na boca!
    O médico disse pra ele que iria manter a receita, não iria substituir o óleo de soja ou outro vegetal, mas disse pra ele em off: “-Eu tenho parentes na roça e me trazem banha na lata, que eu uso em casa, e nunca uso óleos… mas se eu falar isso e for denunciado podem iniciar processo no CRM contra mim!”

  21. Avatar de Osvaldo Rodrigues Borges

    Achei muito. Bacana essa.informações muito boa obrigado.

  22. Avatar de Salete

    Pior é quando a gente só come em restaurantes…ou pede marmitas 😔