Para a mulher que gosta de se cuidar

Dicas para Eliminar as Olheiras

Dicas para Eliminar as Olheiras

Você sofre com olheiras? Saiba que existem vários produtos e truques para disfarçá-las, assim como os mais variados tipos de tratamentos.

Publicidade

O que são as olheiras exatamente?

As olheiras são marcas profundas e de cores mais arroxeadas que se formam ao redor dos olhos. A pele nessa região fica arroxeada quando o tecido está muito fino e transparente, permitindo que se vejam os vasos sanguíneos.

Com esses vasos dilatados, ocorre uma espécie de inchaço local pela saída de glóbulos vermelhos do interior deles para a derme. Esses glóbulos sofrem uma transformação química, formando um depósito de pigmentos férricos que tornam a região mais escura. Outra possibilidade para o aparecimento de olheiras é a de alta concentração de melanina na região ao redor dos olhos.

As olheiras podem aparecer como bolsas, coloração escura ou arroxeada, flacidez, rugas ou sulcos. Esses aspectos tornam o visual cansado e abatido.

Causas das Olheiras

  • Hereditariedade
  • Dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação
  • Noites mal-dormidas
  • Cansaço físico
  • Falta de cuidados com a área dos olhos
  • Pele branquinha e fina
  • Estresse físico ou emocional
  • Fumo
  • Alergias e rinites
Dicas para Eliminar as Olheiras

Dicas para Disfarçar as Olheiras

Alguns cuidados e truques são úteis para disfarçar as olheiras:

  • Passe um corretivo. Além dos tradicionais, existem corretivos coloridos, cada um com a sua função. Para disfarçar olheiras, experimente o corretivo amarelo. Esse tipo de tom se neutraliza com a cor da pele e ajuda a esconder os tons em evidência da olheira. Mas, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo da cor de sua pele. Para sugestões de corretivos, veja a lista de produtos no fim do post.
  • Utilize truques de maquiagem com base e pó facial.
  • Durma o suficiente. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito — e isso se reflete no dia seguinte.
  • Antes de dormir, passe um creme cosmético específico de hidratação da área dos olhos. Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local.
  • Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável.
  • Lave o rosto com água fria, que promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras.
  • Faça massagens circulares suaves na região dos olhos.
  • Evite a exposição ao sol para evitar a pigmentação de melanina abaixo dos olhos.

Tratamento para as Olheiras

Laser

O laser é um tratamento muito eficaz e recomendado por dermatologistas. O tratamento consiste na aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sanguíneos. O aparelho também estimula o aumento do teor de colágeno da pele. A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e, por consequência, também contribui muito para melhorar o aspecto geral do rosto.

Peeling para Clarear as Olheiras Escuras

O peeling também ajuda no combate às olheiras, principalmente aquelas com excesso de pigmento, com coloração amarronzada. Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento. O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico.

Preenchimento para Olheiras Fundas

Quando a cavidade do globo ocular é muito funda, acontece um sombreamento natural que agrava o escurecimento da região. Para os casos em que a olheira é uma consequência da anatomia do olho, o preenchimento com ácido hialurônico é o mais indicado. A técnica irá dar volume para a pele abaixo do olhos de forma que fique nivelada com a face

Drenagem Linfática para Eliminar as Bolsas

Uma drenagem linfática bem localizada na área dos olhos e testa aumenta a microcirculação da região, eliminando o inchaço e as manchas arroxeadas.

Cremes Específicos para a Área dos Olhos

Existem produtos específicos para tratar de olheiras, que atuam especificamente na região dos olhos. Para essa região — que tem uma vascularização delicada — os componentes indicados são: Vitamina K1, bioflavonóides, vitamina C e retinol. Esses princípios ativos aumentam o tônus venoso e com isso diminuem a dilatação, uma vez que atuam na microcirculação sanguínea. As vitaminas C e E, que têm função antioxidante e descongestionante, também agem como clareadores. Os cremes são excelentes coadjuvantes em tratamentos, para potencializar e manter seus efeitos. Para sugestões de cremes, veja a lista de produtos no fim do post.

Luz Pulsada

Indicado para as olheiras de coloração amarronzadas e com presença de vasos, a fototerapia é um tratamento com luz pulsada que ajuda a ativar a circulação sanguínea que está estagnada na região da pálpebra.

Cirurgia para Retirada das Bolsas

As cirurgias para o tratamento e remoção das bolsas palpebrais são chamadas tecnicamente de blefaroplastias. Ao retirar os abaulamentos causados pelas bolsas, a pele fica mais lisa e com menos zonas de sombreamento, suavizando as olheiras.

Dicas para Eliminar as Olheiras

Tratamentos Naturais para Olheiras

Os tratamentos naturais não tem efeitos colaterais, são mais baratos e às vezes são suficientes para amenizar o problema. Algumas sugestões:

  • Máscaras de argila: Usar a argila é uma opção quando você não pode fazer a drenagem linfática. Quando a argila seca, ela faz uma leve pressão sobre a pele, agilizando o processo de drenagem, melhorando a circulação e diminuindo o inchaço. A argila contém propriedades que aceleram o processo de desintoxicação do organismo, deixando a pele menos estressada.
  • Compressa de chá gelado: Tanto o chá verde quanto o chá de camomila são eficientes para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. A camomila acalma a região e o fato de o chá ser gelado contrai os vasos. Arnica e bardana podem substituir a camomila.
  • Massagem com babosa: Pegue uma folha de babosa e corte-a pela metade. Extraia o gel e faça uma massagem suave sobre as olheiras. Esta planta possui muitas propriedades, dentre elas a de hidratar e tonificar a pele.
  • Massagem com óleo de coco: Separe uma colher de sopa de óleo de coco e faça uma massagem suave debaixo dos olhos e deixe que o produto atue por 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem com água fria.
  • Óleo de amêndoas e óleo essencial de menta: Separe uma colher de sopa de óleo de amêndoas e coloque 2 gotas de óleo essencial de menta, misture bem e massageie delicadamente a área dos olhos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. Tanto o óleo de menta como de hortelã ajudam a remover as olheiras escuras.

Sugestões de Corretivos e Cremes para Olheiras

Healthy Mix Anticernes Correcteur Bourjois - Corretivo para Área dos Olhos
Stick Anti-Cernes Clarins - Corretivo Para Área dos Olhos
Korres Wild Rose - Creme Suavizador de Olheiras e Linhas Finas
Maybelline Fit Me Cor 10 Claro – Corretivo
Vult HD M-116 - Corretivo Líquido
L'Oréal Paris Creme Milagroso 5 em 1 Médio - BB Cream para Olhos
Creme Clareador de Olheiras Avon Solutions
Tratamento Cosmético para Olheiras Renew Genics
Corretivo Alta Cobertura Una
Intense Corretivo
Soft Face Capricho Creme Suavizador de Olheiras

Você sofre com as olheiras? Já encontrou uma boa forma de disfarçar ou resolver o problema?

25 comentários para “Dicas para Eliminar as Olheiras”

  1. Avatar de Rosangela

    Tenho 38 anos, trabalho na área da saúde, noites sem dormir,estresse, cansaço físico e.mental…já faz parte da.minha vida, preciso de.dicas de.cremes que funcionem de verdade pra amenizar ou acabar com as olheiras escuras, muito.obrigada!

  2. Avatar de Barbara

    Uma receita q sempre usei,é passar hipoglos abaixo dos olhos antes de dormir. No outro dia os olhos ficam saudaveis, e sem olheiras. Não uso creme nenhum,qndo passo a make, uso um corretivo para olheiras,sou muito alergica e d pele clara e sensivel, qualquer batidinha fico roxa,resolvo com essa pomada milagrosa.

  3. Avatar de Danielle

    Amei as dicas, vou experimentar alguns tratamentos, é muito chato ter olheiras.

  4. Avatar de Marly Ramos Ankerkrone

    Gostei da reportagem, muito útil para mim

  5. Avatar de Cintia Gomes

    Tenho 46 anos e já fiz de tudo, tenho olheiras profundas o me dão mais idade do que a que tenho, por favor dê-me algumas dicas para resolver esta situação que me deixa desconfortável e sempre com ar cansado. Vou experimentar usar os corretivos.

  6. Avatar de Flavinha

    Oi a unica coisa que vi uma boa melhora nas minhas olheiras foi a CARBOXITERAPIA, tenho olheiras desde meus 14 anos e hoje estou com 28 anos, ja usei de tudo inclusive produtos importados, o problema da carbox é que depois de uns meses ela fica como era, é necessário varias sessões para ver uma boa diferença mesmo, e não é nada agradável de se fazer, mas vale a pena!!!

  7. Avatar de Haissa

    Olá meninas! então tenho olheiras profundas arroxeadas não saio de casa sem maquiagem mas eu acho que vocês também pensam como eu,nao vamos poder usar maquiagem pro resto da vida não boto fé em cirurgia queria muito que elas desaparecessem com meus procedimentos caseiros,oque faço?

  8. Avatar de Andreia X

    Eu comprei esse corretivo fit me da Maybelline, é muito bom, consegui esconder as olheiras e ainda é bem baratinho, vale a pena.

  9. Avatar de Fabiane

    Sofro com olheiras desde novinha! Hoje estou com 25 anos mas continuo com elas, só que bem amenizadas, estou usando um lift roll lon da LOREAL vem um uma embalagem vermelha e tem uma esfera prata na ponta (daí o nome roll lon) uso de manha e após lavar o rosto e também de noite.
    Outra dica é o corretivo, é uma arma milagrosa, hoje ninguém imagina que tenho olheiras quando estou maquiada, já usei todas as marcas mas o melhor e que cobriu mais foi o full cover age da MAC, é só escolher o tom mais adequado pra sua pele e aplicar com o dedo anelar dando leves batidinhas.
    Eu não saio de casa sem corretivos
    Lembre-se de passar o rímel, pq se não os cilios ficam brancos rs
    Outra coisa que ajuda é fazer compressa gelada de camomila, beber MUITA agua, e dormir bem!
    Nos periodos de TPM a alternativa é usar o corretivo mesmo, já que é a epoca que as olheiras ficam mais arroxeadas.
    Espero que tenha ajudado! Bjs!

  10. Avatar de Marta Maria Mendes Diniz

    Já tenho um pouco de olheiras. Noite sem dormi oito horas. Estou em período de orações todas as noites a partir 22:oo horas. Faço orações pra mim e para minha família e amigos que devo obrigações de agradecimento, vou até 01:00 hora da madrugada orando. Quando deito pra dormir demoro dormir.
    Essas Orações que faço nem a minha família sabe nem os meus amigos sabem. Moro sozinha e gosto de mim proteger e proteger a minha família e meus amigos através de orações. São Orações que me deixam com a consciência na paz, na harmonia e alegre. O meu livro de orações é Conversando com Deus de Joseph Murphy ( Inicio com a oração das páginas 94 e 41 e dedico a mim e a cada um que oro as orações do Poder do Subconsciente do Audio Livro da Universos Livros e agradeço a DEUS com a oração da página 38. Tenho um ósculos de gelo, no amanhecer depois do café da manhã (o meu café, hoje é cenoura, beterrada, água de limão com extrato de soja e algumas bolachas salgadas da fortaleza) fico de óculos gelado até desmanchar o gelo. Obrigada BELEZA e SAÚDE quero permanecer fiel até o fim, VOCÊ É TUDO. VOCÊ É ACIMA DE TUDO. VOCÊ É POR TUDO. VOCÊ É TUDO EM TUDO, OU SEJA, VOCÊ É SUPERIODADE EM QUALQUER DISPUTA.

  11. Avatar de Ivone/rj

    olá galerinha!
    adorei essa matéria,tem ótimas dicas.
    beijos ,até a próxima.

    1. Avatar de Júlia Eyuva

      Amei as dicas para eliminar as olheiras. Estava mesmo precisando dessas dicas.
      Obrigada
      Júlia

  12. Avatar de Camila

    Vou experimentar a argila e a massagem com óleo de coco… valeuuuu

  13. Avatar de Ticiane

    Há casos onde as especialidades médicas podem ajudar. A respiração inadequada (em casos de sinusite, desvios de septo, etc.) pode favorecer o aparecimento. Nesse caso o especialista seria o otorrino. Há ainda os casos de falta de um bom sono, onde o clínico geral poderia talvez interferir favoravelmente, senão tratando conjuntamente com o otorrino, fazendo o devido encaminhamernto ao especialista.
    Em paralelo, os tratamentos estéticos podem ajudar, desde que feitos por orientação médica do dermatologista, especialmente no caso do laser.
    Comece talvez consultando o clínico geral e não se dê jamais por vencida caso ele não ofereça alternativas, pois sempre pode obter uma nova opinião visitando outro profissional.

  14. Avatar de Maria Eduarda

    As minhas olheiras são hereditária eu sou a que menos tem na minha família … Já fiz quase todos esses processos caseiros o único que não testei ainda foi argila e o óleo de coco. A maioria dos tratamentos não resolve. Apelo para os corretivos.
    Desde de criança carrego comigo essas amiguinhas inseparáveis .

  15. Avatar de Raquel Bar

    Legal o post, tenho bastante… 😳 😳

  16. Avatar de Albert Santos

    Olá, estou me formando em química, e vi algo que acho que não está correto: o ácido tioglicólico é um ácido forte, utilizado para ordenar a queratina, logo ele é indicado para alisar os cabelos e não para ser colocado na área dos olhos. Os ingredientes mais indicados para tratar olheiras são: ácido kójico em baixa concentração, óleo de rosa mosqueta, cafeína e DMAE.

  17. Avatar de Zil

    tbém tenho,já usei este da avon mas não resolveu muita coisa,queria experimentar este da lóreal.

  18. Avatar de Ana Maria

    Tenho esse problema, gostei das dicas

  19. Avatar de Amanda

    Tinha muitas olheiras, da escura…fiz tratamento com laser, melhorou muito e agora com corretivos, já resolve meu problema.

  20. Avatar de Renatinha

    tenho q usar corretivo sempre, vou testar esse da vult

  21. Avatar de Enaquiroga

    Eu tenho olheiras e passo corretvo, só q gostei da dica da babosa vou usar! Obg. Bj.😘😘

  22. Avatar de Silene

    Olá queridos (as), amei a matéria. as dicas são todas maravilhosas. Eu já usei vários produtos, mas as minhas continuam quase do mesmo jeito, vou tentar algumas dessas dicas pra ver se melhoram mais. Bjsssss

  23. Avatar de Suzi

    Eu preciso usar corretivos todos os dias…amei as dicas

  24. Avatar de Civora Gomes

    As dicas aqui são sempre boas. Também tenho olheiras hereditárias!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva