Para a mulher que gosta de se cuidar

Você se preocupa com os parabenos?

Você se preocupa com os parabenos?

Olá queridas! Ultimamente tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre os parabenos. Muitas pessoas tem dúvidas se é mesmo prejudicial à saúde, se causa alergia, câncer… enfim. Vou tentar esclarecer algumas das dúvidas nesse post.

Publicidade

O que são os parabenos?

São produtos químicos que ajudam a conservar os cosméticos. Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas; têm capacidade solvente, antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica. Eles podem ser encontrados em hidratantes corporais, tratamentos faciais, cremes de barbear, protetor solar, shampoo, desodorantes, esmaltes, perfumes, maquiagens, e até em medicamentos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno(E218), o propilparabeno (E216), o etilparabeno(E214) e o butilparabeno.

Os parabenos, além de conservantes muito eficientes, têm um custo bastante baixo para as indústrias; por isso vêm sendo usados há muitos anos.

Parabenos causam câncer?

Os parabenos, assim como diversas outras substâncias de uso comum, são disruptores hormonais. Isto quer dizer que, no organismo humano, os parabenos passam-se por estrógenos. Conseguem ligar-se aos receptores celulares dos estrógenos e induzem as célula a comportarem-se como se, de fato, tivessem sido ativadas por estrogênios naturais.

Existem alguns indícios que a ação continuada de disrupção hormonal dos parabenos está associada à maior probabilidade de cânceres hormônio-dependentes, especialmente o câncer de mama, em cujos tecidos foi possível encontrar elevada concentração de parabenos. Deve-se lembrar que pelo fato de terem sido encontrados parabenos nos tumores de câncer de mama, não significa necessariamente que o parabeno tenha sido a causa do tumor. Por isso digo que são apenas indícios, e não conclusões (é sempre preciso ser cauteloso para se tirarem conclusões definitivas)

Exitem também evidências que os parabenos aumentam o stress oxidativo e alteram o DNA das células da pele, favorecendo o envelhecimento da pele e aumentando a probabilidade de câncer de pele.

Alergia

A absorção de parabenos através da pele, a partir de produtos de higiene, cosméticos ou fármacos, ou a ingestão de parabenos presentes em muitos medicamentos, pode provocar reações de hipersensibilidade e alergias respiratórias e dérmicas para algumas pessoas.

Estas reações alérgicas e de hipersensibilidade podem ter um início retardado e evoluírem com agravamento lento e progressivo tornando difícil estabelecer a relação causa-efeito, dificultando bastante a detecção da causa.

Você se preocupa com os parabenos?

Afinal são vilões ou não?

Há muito pouco tempo está se falando nos parabenos. A polêmica começou quando um estudo científico na Europa alegou ter encontrado altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários em mulheres que usavam desodorante antitranspirante. Isso foi suficiente para iniciar um debate quanto à segurança da substância e para associá-la ao câncer de mama.

Muitos estudos foram realizados desde então, mas os resultados ainda são controversos. Algumas pesquisas alegam que podem ser tóxicos para as células humanas e têm efeitos na desregulação endócrina, devido ao fato de os parabenos imitarem o comportamento do estrogênio (hormônio feminino). Outras alegam que, desde que estejam dentro dos limites de uso, os parabenos são seguros.

A ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) afirma que as fórmulas comercializadas atualmente que usam parabenos estão sob controle, pois apresentam quantidade dentro dos limites de uso. O problema, ao meu ver, é que praticamente tudo tem parabenos, então, mesmo que cada produto tenha pouco, a quantidade final em um dia acaba sendo alta demais, podendo trazer danos à saúde. É claro que se você usar um pouquinho não vai fazer mal, por isso acho bom ficarmos atentas e pelo menos tentar reduzir a quantidade diária.

Muitos países já baniram os parabenos. Aqui no Brasil a polêmica foi tanta que, apesar de a substância não ter sido banida, várias marcas de cosméticos começaram a retirá-la da composição de seus produtos. Hoje, é fácil encontrar no mercado produtos livres de parabenos.

Sendo assim, é melhor evitar. Apesar de não ter confirmação científica que o produto pode mesmo trazer danos, penso ser melhor procurar produtos livres de parabenos. E se usar um produto ocasionalmente, pouca quantidade não tem problema. Ao meu ver, é bom evitar principalmente os hidratantes corporais com parabenos, que são passados no corpo inteiro.

E vocês, o que acham? Tem o hábito de olhar os ingredientes dos cosméticos? Evitam os parabenos?

75 comentários para “Você se preocupa com os parabenos?”

  1. Avatar de Maria Zeliene Dos Santos Góes

    😆 Quanto aos desodorantes…que também são suspeitos em relação a formação de tumores cancerígenos, esclareço que suspendi todos , e passei a usar, após o banho, bicarbonato de sódio nas axilas bem sequinhas. Tem dado muito certo, graças a Deus. Beijos.

    1. Avatar de Luciana

      Sim após várias reações alérgicas fiz uma consulta com um alergista e com o exame texte d contato q sou alérgica a parabenos e tenho dificuldades d encontrar produtos q não contenham parabenos e os q não tem são caros

  2. Avatar de Alínea Rosa

    Oi, sei que o post foi postado há um bom tempo atrás, mas agora que encontrei, pois estou com dermatite de contato, e pude perceber que todos os produtos que uso que contém parabenos me causam alergia.Entao estou tendo muita dificuldade em encontrar produtos para utilizar. Eu tenho 21 anos então pode se imaginar que como toda guria da minha idade sou vaidosa, porém por esse motivo de saúde abdiquei de muita coisa, mas começou a se tornar um drama, pois demorei muito pra encontrar um sabonete pra tomar banho, uso uma linha infantil de condicionador que não desembaraça meu cabelo, mas é a única que eu posso usar, não posso lavar uma louça, ou seja minha independência para organizar uma casa que é básico, produtos de limpeza também, tinturas de cabelo, esmaltes, alguns tipos de remédios…Enfim algumas coisas podem ser substituídas com dificuldade, mas podem, porém outras não, é isso prejudica e muito, pois atrapalha no trabalho, estudos, relacionamento, já tive de deixar de fazer Alguma coisas por causa das reações alérgicas a esses produtos químicos, eu acredito que sim os produtos tem que ser conservados, mas não as custas da saúde das pessoas, pois o que foi derminado causa foi substâncias contidas no esmaltes, e foram agravando por substâncias de outros produtos. 🙁

    1. Avatar de Franciely Rosa

      Olha, os produtos da Phytoervas são livres de parabéns e se encontra em farmácias e supermercados. Espero ter ajudado!

      1. Avatar de Carla

        Mas conhecidos como Tracta, num é ?

    2. Avatar de Alexandra Fonseca

      Alinea, também sou alérgica a parabenos. Já usei phytoervas mas não me agradou o resultado, vc não precisa abdicar dos cuidados, mas tem que ler os rótulos atentamente.Use sabão de coco para a louça, shampoos e tratamento capilar e até tonalizantes aquaflora ou surya que são excelentes e fáceis de achar em lojas especializadas em produtos para cabelo e até na internet. A linha de maquiagem da Granado Phebo não tem parabenos, bem como filtros solares e cremes de tratamento da Granado e há pouco tempo descobri a Loccitane, que é um pouco mais cara, mas também livre dos benditos. cuidado com os medicamentos, principalmente liquidos!!! O Polaramine, por exemplo tem parabenos!!!

    3. Avatar de Juliana

      Sou alérgica também a parabenos e rstou sofrendo muito. Mas tem um site que encontrei vários produtos hipoalergenicos livres de parabenos. Procura si o nome é alergoshop. Só que todos os remédios que uso não esta dando efeito algum. Meu rosto vive vermelho e cheios de bolinhas. Vc esta fazendo tratamento?

    4. Avatar de Lucimara

      olá Veja o blog alérgica e produzida Encontrei muitas dicas para alergicas

      😉

    5. Avatar de Eleticia

      daá uma pesquisada nos produtos phebo e da granado

  3. Avatar de Patricia Rocha

    Bom dia!

    Os Parabenos está presente na maioria do cosméticos.
    Infelizmente algumas pessoas são hipersensíveis a este componente químico.
    Eu trabalho com a linha de maquiagem da Bellaoggi que é italiana e aqui no Brasil o único representante é a Hinode.
    Esta linha é totalmente livre de Parabenos, assim as mulheres que tem este problema pode ficar linda, saudável e segura.
    Qualquer coisa estou a disposição.
    Adorei o artigo e o blog, informações e dicas muito legais. Parabéns!

  4. Avatar de Mateus Barbosa

    Podemos encontrar os Produtos da marca” Orgânica” totalmente livre de Parabenos a preço baixo em todas as grandes redes de hipermercados. Espero ter ajudado.

  5. Avatar de Jessica

    Tenho alergia a paraben-mix nenhuma farmácia de manipulação resolveu meu caso não sei oq faço, ñ posso pintar o cabelo nem fazer uma rena. Alguém pode me ajudar

  6. Avatar de Hellen

    Eu começei a fazer um tal de cronograma capilar e troquei todos os produtos de cabelo e começei a usar produtos low no poo e aproveitando mudei tambem o sabonete que agora é phebo e hidratante corporal que agira é nivea soft mudei tudo no mesmo dia.Agira to com o corpo cheio de coceira e dor será que pode ser por causa de algun desses produtos?

  7. Avatar de Diva Maria

    Eu tenho tido coceira no rosto, sem erupção. Mas é uma sensação mto desagradável .Tenho usado sempre o Pro-Define da Roc, e descobri que esse produto contêm parabeno, embora seja bastante caro.Vou interromper o seu uso,e procurar o meu dermatologista para uma melhor orientação.

  8. Avatar de Kátia Cruz

    Oi eu queria saber sobre produto de cabelo q contém parabenos quando tem um só o produto não faz nada no cabelo só maquiam pq produtos profissionais sempre estou encontrando vc me responde por favor

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva