Olá queridas! Ultimamente tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre os parabenos. Muitas pessoas tem dúvidas se é mesmo prejudicial à saúde, se causa alergia, câncer… enfim. Vou tentar esclarecer algumas das dúvidas nesse post.
O que são os parabenos?
São produtos químicos que ajudam a conservar os cosméticos. Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas; têm capacidade solvente, antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica. Eles podem ser encontrados em hidratantes corporais, tratamentos faciais, cremes de barbear, protetor solar, shampoo, desodorantes, esmaltes, perfumes, maquiagens, e até em medicamentos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno(E218), o propilparabeno (E216), o etilparabeno(E214) e o butilparabeno.
Os parabenos, além de conservantes muito eficientes, têm um custo bastante baixo para as indústrias; por isso vêm sendo usados há muitos anos.
Parabenos causam câncer?
Os parabenos, assim como diversas outras substâncias de uso comum, são disruptores hormonais. Isto quer dizer que, no organismo humano, os parabenos passam-se por estrógenos. Conseguem ligar-se aos receptores celulares dos estrógenos e induzem as célula a comportarem-se como se, de fato, tivessem sido ativadas por estrogênios naturais.
Existem alguns indícios que a ação continuada de disrupção hormonal dos parabenos está associada à maior probabilidade de cânceres hormônio-dependentes, especialmente o câncer de mama, em cujos tecidos foi possível encontrar elevada concentração de parabenos. Deve-se lembrar que pelo fato de terem sido encontrados parabenos nos tumores de câncer de mama, não significa necessariamente que o parabeno tenha sido a causa do tumor. Por isso digo que são apenas indícios, e não conclusões (é sempre preciso ser cauteloso para se tirarem conclusões definitivas)
Exitem também evidências que os parabenos aumentam o stress oxidativo e alteram o DNA das células da pele, favorecendo o envelhecimento da pele e aumentando a probabilidade de câncer de pele.
Alergia
A absorção de parabenos através da pele, a partir de produtos de higiene, cosméticos ou fármacos, ou a ingestão de parabenos presentes em muitos medicamentos, pode provocar reações de hipersensibilidade e alergias respiratórias e dérmicas para algumas pessoas.
Estas reações alérgicas e de hipersensibilidade podem ter um início retardado e evoluírem com agravamento lento e progressivo tornando difícil estabelecer a relação causa-efeito, dificultando bastante a detecção da causa.
Afinal são vilões ou não?
Há muito pouco tempo está se falando nos parabenos. A polêmica começou quando um estudo científico na Europa alegou ter encontrado altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários em mulheres que usavam desodorante antitranspirante. Isso foi suficiente para iniciar um debate quanto à segurança da substância e para associá-la ao câncer de mama.
Muitos estudos foram realizados desde então, mas os resultados ainda são controversos. Algumas pesquisas alegam que podem ser tóxicos para as células humanas e têm efeitos na desregulação endócrina, devido ao fato de os parabenos imitarem o comportamento do estrogênio (hormônio feminino). Outras alegam que, desde que estejam dentro dos limites de uso, os parabenos são seguros.
A ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) afirma que as fórmulas comercializadas atualmente que usam parabenos estão sob controle, pois apresentam quantidade dentro dos limites de uso. O problema, ao meu ver, é que praticamente tudo tem parabenos, então, mesmo que cada produto tenha pouco, a quantidade final em um dia acaba sendo alta demais, podendo trazer danos à saúde. É claro que se você usar um pouquinho não vai fazer mal, por isso acho bom ficarmos atentas e pelo menos tentar reduzir a quantidade diária.
Muitos países já baniram os parabenos. Aqui no Brasil a polêmica foi tanta que, apesar de a substância não ter sido banida, várias marcas de cosméticos começaram a retirá-la da composição de seus produtos. Hoje, é fácil encontrar no mercado produtos livres de parabenos.
Sendo assim, é melhor evitar. Apesar de não ter confirmação científica que o produto pode mesmo trazer danos, penso ser melhor procurar produtos livres de parabenos. E se usar um produto ocasionalmente, pouca quantidade não tem problema. Ao meu ver, é bom evitar principalmente os hidratantes corporais com parabenos, que são passados no corpo inteiro.
E vocês, o que acham? Tem o hábito de olhar os ingredientes dos cosméticos? Evitam os parabenos?
Celisa que texto bom!!! Para te falar a verdade eu sabia muito por alto o que eram parabenos. Mas como eu lia em alguns produtos “livre de parabenos” sabia que deviam ser ruinzinhos.
É bom saber melhor oq são e começar a evitá-los pelo menos no que for possível.
Bjos!!!
Há mais de dois anos que me apresentou um quadro de ALERGIAS ( começa um vermelhão na pele, coçando muito, tipo “baba”… e depois vai crescendo o comichão até formar uma feridinha que custa em fechar. O pior de tudo, é que não fica somente em uma afecção…vai formando uma espécie de colônia , coçando, coçando e formando outras feridinhas. Já consultei vários dermatologista que me falaram que é de fundo nervoso. Me receitam antialérgicos que me acalmam bastante. Todavia , lendo esse maravilhoso artigo sobre os cremes parabenizados…cheguei uma conclusão que tem tudo a ver com o meu problema de pele…porque , há muito tempo usava o creme para massagem da ADCOS ,que me deixava a pele uma maravilha…mas, continham muito parabenos. No momento, estou em crise, até na cabeça apareceram as malditas coceiras. Todos os cremes foram suspensos…mas, não posso ficar com a pele desse jeito. Tenho 74 anos e minha
…tenho 74 anos, e a minha pele é muito seca. Já usei até manteiga bovina para melhorar a secura da pele , mas ,devido o cheiro deixei de lado. Pensei em usar a manteiga de cacau natural sem qualquer conservante . Peço aconselhamento para o meu problema. Antecipadamente , agradeço a gentileza do empenho que certamente irão me dispensar. Abraço fraterno.
MaRAVILHA!!!! tenho evitado comprar cremes com parabenos, pois já tinha lido um post que condenava o parabeno, muito bom ver esse assunto aqui.
Valeu, sempre quis saber mais sobre esse assunto.
Adorei o post!!!! Evito ao máximo também, principalmente hidratantes corporais.
Ótima matéria, Eu compro na Loja virtual Gran Natural os cosméticos Alva, que são 100% veganos e também não contém parabeno. São ótimos, adoro.
Também queria saber mais sobre os parabenos, muito obrigada. Vou evitar de usar e ler mais os rótulos.
Adorei Celisa, maravilha esse post, pois eu estou mais atenta o que ando usando, tenho lido sempre os rótulos e se tem parabeno eu não compro.
Ahhh que bom se o único problema desses cosméticos fossem só os parabenos, tem um monte de química, perfumes, corantes enfim, várias coisas maléficas, e o que fico indignada é que ninguém se importa e compram qualquer porcaria.
É uma pena que os próprios fabricantes, as indústrias só pensem no dinheiro e não na saúde das pessoas.
Parabéns pelo post CElisa. Muito bom mesmo, eu evito usar parabenos e tb a hidroquinona que causa cancer.
Faz já um ano que não compro nada com parabenos e nem uso hidroquinona 🙂
Ahhh muito bom saber mais detalhes sobre o assunto.
Sim, a hidroquinona é proibida até aqui no Brasil, usar por mais de 8 meses seguidos.
Eu evito usar hidratantes corporais, mas uso um creme de vitamina c no rosto que tem parabeno, creio que usando pouco não seja tão prejudicial, mas a intenção é realmente abolir tudo que contém parabenos.
Bom saber!
Bom saber mais sobre os parabenos, gostei do artigo.
Sempre ouvi falar no tal do parabeno, mas nunca soube direito o que é… agora vou tomar mais cuidado com isso.
Hj em dia é tanta coisa que pode causar cancer que fica difícil, tudo vc tem analisar para saber se pode comer ou passar na pele, é triste!
Como você mesma disse há muitas controversas. Os parabenos estão até nos alimentos. Da linha dos conservantes ainda são o que os químicos chamam de: bom, seguro e barato. E são os menos agressivos. Afinal não existe produto natural como algumas empresas afirmam, pois teriam que ser feitos e usados imediatamente. Nem comemos nada natural hoje em dia. Por acaso alguém acha que come algum alimento que não tenha veneno?. Quando retirarem totalmente os parabenos de tudo, alguém encontrará outro princípio ativo para levar a culpa. Esquecendo-se que o principal causador do câncer é a raiva a mágoa e a falta de perdão.
Adorei a notícia Celisa, não custa evitar e comprar produtos que seja livres de parabenos.
Fiquei só preocupada com a opinião da leitora acima, dizer que o principal motivo causador de câncer é “a raiva, a mágoa e a falta de perdão”. Acho que isso é até cruel com os pacientes, como se eles tivessem culpa pela doença. Isso sim é falta de informação.
Claro que manter uma vida saudável (incluindo aqui a saúde mental), não fumar e ter boa alimentação pode evitar muitas doenças.
Quero ver se tem pesquisa científica que comprova esse tese da leitora, de que a pessoa tem câncer pq não perdoou alguém ou sente raiva de algo, afffff.
Sabrina na minha opinião, esses sentimentos não causam o câncer diretamente. O que acontece é que quando se tem esses sentimentos, pode afetar a imunidade, deixando o organismo mais suscetível à doenças. Para pessoa ter um câncer nesses casos, o problema teria que ser bem grave. E é claro, cada caso é um caso.
Muito legal, gostei, eu tento evitar, mas acabo usando uma coisa ou outra…. aliás vou ler melhor os rótulos de tudo o que tenho em casa…
Eu acho que assim como tudo na vida, deve-se ter equilibrio, acho que não precisamos parar de usar tudo que tem parabenos, mas se for possível evitar uma coisa ou outra tyudo bem.
Mas o post serviu para me deixar mais atenta aos rótulos.
Evitemos os parabenos e também o alumínio presente na maioria dos desodorantes! Alguém aqui já leu o livro O Anti-Cancêr? Acho que todo mundo deveria ler para saber se defender. O livro foi escrito por um médico americano que descobriu estar com câncer cerebral com previsão de poucos meses de vida. Ele não se conformou e pesquisou tudo que pôde. As descobertas, que se relacionam principalmente à alimentação, mas também a qualquer outro componente que pudesse causar câncer. O autor, Dr. David Servan-Schreiber mudou seu estilo de vida e conseguiu viver por mais 20 anos!
Sim Lidice, eu conheço o caso desse médico, bem interessante 😉
Para ser bem sincera nunca prestei atenção nos rótulos dos produtos que eu compro, foi muito bom saber, vou prestar mais atenção se tem aluminio e parabenos.
Gostei de saber mais sobre os parabenos 🙂
Sempre quis saber mais sobre esse assunto valeuuu
Confesso que meu conhecimento dos parabenos era como solvente, muito por conta de assumir o cabelo cacheado natural sem qualquer química e devido ao now poo e low poo, mas não sabia dessa perspectiva de câncer.
http://edepoisdostrinta.blogspot.com.br/
Me preocupo sim, sempre estou atenta aos parabenos. Gostei muito do artigo.
OI Celisa, eu gostaria de saber se vc usa produtos com parabenos, se puder responder eu agradeceria.
Oi Rossane, eu uso sim, não tem como não usar nada. Mas estou evitando principalmente os cremes corporais.
Não sabia sobre os parabenos, obrigada pela informação. Ah! por favor, posta produtos que são livres de parabenos, seria muitoooo interessante para nós leitoras!!!
Muito bom mesmo!!! Vamos fica alertas.
É, amigas, está mesmo difícil, saber o que usar com segurança…esta notícia, me pegou de surpresa,mas agora, em diante vou verificar com mais cuidado, os cremes hidratantes que estou usando, não quero correr riscos…é esta coluna , nos trás, alertas muito importante, para nossa saúde,,,carmen
Eu já li em vários blogs sobre os parabenos, já andei com dúvidas sobre esse assunto e cheguei a mesma conclusão que o artigo, se faz mal ou não não sabemos então melhor evitar.
Adorei o post Celisa, queria muito saber mais sobre os parabenos, já que a gente ouve tanto falar que faz mal… enfim, eu costuma ler os ingredients, mas agora vou ficar mais alerta com os tais parabenos. Bjo pra vc
Boa tarde, onde podemos encontrar esses produtos livres de prarabenos?
Tem algumas marcas como La Roche Posay, Avene, Roc, Surya, Loccitane, enfim, várias marcas que não usam, o ideal é quando for comprar o produto olhar a composição.
Muito bom este artigo!
Amiga, a Aloha Oils Brasil é uma empresa que fornece produtos totalmente NATURAIS e tem como seu diferencial, óleos essenciais 100% PUROS.
São produtos sem parabenos, sem corantes artificiais, sem derivados de petróleo, amigo dos animais e possuem embalagens recicláveis. São de ótima qualidade. Aqui neste link você encontra: http://flaviana.alohalife.com.br/
bjs.
Gostei de saber mais sobre parabenos, parabéns!
Eu vou investigar meus cremes em casa
Excelente matéria!!!
Para vc que ficou preocupada. São várias as pesquisas que comprovam essa tese, com certeza vc lê pouco ou está mal informada. Ninguém esta dizendo que as pessoas tem culpa de ficarem doentes minha querida, é claro que não. Se bem que muitas vezes tem sim.(enfisema pulmonar) por exemplo. Mas falando com experiência em saúde, procure se informar melhor sobre o efeito que se causa no organismo quando bombardeamos nossas células através da glândula epífise com substâncias químicas que descem pela coluna vertebral e atingem todas as nossas células destruindo-as através dos sentimentos citados no comentário acima. O qual vc não entendeu, nem poderia!. Informe-se.
Me preocupo sim com os parabenos, sempre olho os rótulos dos cosméticos antes de comprar. Por isso dou fã da La Roche Posay.
Gente,
Eu aboli o desodorante da minha rotina, pois só vivia com as axilas cheias de caroços doloridos, já a alguns meses eu uso o leite de magnésia nas axilas e acabou com todo odor que eu tinha, sem falar que é mais barato, não mancha a roupa e não te efeitos colaterais.
Eu não uso hidratante corporal, só mesmo produtos faciais, então eu sempre dou preferencia a marcas que não usam parabenos na composição. Não digo que não uso nenhum produto que não tenha, mas eu reduzi bastante, tem muitas mulheres com câncer de mama sem saber a origem, eu fico preocupada com a quantidade de produtos químicos .que usamos todos os dias.
Celina,
Faz também um poster sobre a benzofenona, é uma substância que evito demais.
De agora em diante vou ficar mais atenta com esse componente…
Agradeço por abordar o tema.
bj.
Sinceramente nunca me atendei a ele. Mas gostei muito do artigo e agora começarei a prestar mais atenção.
Ola, como posso saber que um produto de beleza contem parabanos?
É só ler os rótulos e não pode conter metilparabeno(E218), o propilparabeno (E216), o etilparabeno(E214) e o butilparabeno.
Vou ficar atenta.Obrigada. Celisa muito bom o poster
Eu tb não uso nada com parabenos, pois já tive câncer de mama. Muito bom esse artigo, beijo
Gostei Celisa 😉
Nunca me preocupei em olhar os rótulos.
Vou prestar muita atenção de agora em diante, pois uso muito hidratante corporal.
Valeu mesmo!!!
http://tattianagomes.blogspot.com.br/
não sabia muito, mas é muito bom ter informações!
Parabéns! Muito esclarecedora a matéria. É sempre bom estarmos informadas e atentas a respeito de tudo o que usamos no nosso dia a dia.
Interessante. Vou começar a prestar mais atenção.
http://belezacomnutricao.blogspot.com.br/
Amei o post!!
Mas queria falar de adição de colágeno nos cabelos com pó de gelatina incolor.
O processo é o seguinte:
1-Lave os cabelos com shampoo ou anti-resíduos.
2-Aplique nos cabelos com borrifador a seguinte mistura:>250 ml de água quente,250 ml de água fria e meio pacote de gelatina incolor.
3-Aplique sua mascara com o tempo mandado ou então faça a seguinte mistura 3 bananas maduras com 100 ml de água fria e coloque na touca térmica por 15 a 30 min.
Boa noite.
Tentei enviar esse arquivo pra uma cliente que temos na loja em que trabalho mas nao consegui, gostaria se possivel fosse que voces enviassem, ela comprou um produto comigo que na bula diz ter parabenos, e ela me ligou dizendo que tem alergia a parabeno, so que ela uzou uma mesma quimica porem de um outro laboratorio e nao deu em nada, entao eu disse a ela que daqui de casa lhe enviaria o arquivo mas nao consegui o e-mail dela e [email protected], eu sou cabeleireiro, esteticista e cosmetologista entao eu disse a ela pra poder uzar uma vez que o ouro laboratorio nao lhe fez mal,
desde ja se possivel agradeço JUNIOR.