Para a mulher que gosta de se cuidar

Peeling Facial

Peeling Facial

Olá meninas! Vocês costumam fazer peeling facial? Existem diversos tipos de tratamento, e cada um é adequado para um tipo de pele. Conheça mais e saiba como utilizar esse recurso que ajuda a tornar a pele mais bonita.

Introdução

O peeling facial é um tratamento estético feito por dermatologistas por meio de ácidos e outros cremes manipulados. Durante o processo de peeling facial ocorre a destruição da camada superficial, média ou profunda da pele, sofrendo escamação dessas camadas — eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, mais saudável e bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições.

Em princípio, ele retira uma camada, que depois é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.

A descamação superficial da camada mais externa ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular, através de alterações profundas na arquitetura celular, tais como:

  • aumento da espessura da epiderme
  • diminuição da quantidade de melanina depositada
  • aumento na produção de fibras colágenas e na irrigação sangüínea
  • aumento na permeabilidade cutânea, favorecendo a penetração de princípios ativos coadjuvantes no tratamento pós peeling.

Profundidade do Peeling Facial

Como primeiro passo do peeling, o profissional analisa e prepara a pele do paciente. Em seguida, decide o tipo de ácido e a intensidade do processo. Baseado no tipo de pele e nos objetivos a serem alcançados pelo paciente, o profissional pode realizar o peeling dentro dos seguintes critérios:

  • Peeling Facial Superficial: indicado para manchas superficiais, poros dilatados e sardas, assim como peles sem brilho, secas ou cansadas.
  • Peeling Facial Médio: ideal para manchas profundas, cicatrizes de acne, rugas finas e peles envelhecidas pelo sol.
  • Peeling Facial Profundo: perfeito para peles muito envelhecidas, com manchas, rugas ou cicatrizes profundas de acne.

Tipos de Peeling Facial

Peeling Facial

O peeling pode ser de três tipos:

  • Químico.Feito através do uso de substâncias químicas
  • Mecânico.Com receitas caseiras, aparelhos de microdermoabrasão ou lixas de ponta de diamante.
  • Físico. A laser.

Peeling Químico

Para realizar um peeling químico, a pele deve ser preparada com antecedência de 15 a 30 dias através do uso de um creme pré peeling, receitado por seu dermatologista. O preparo da pele permite a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings — como hiperpigmentação ou queimaduras, que podem acontecer mesmo quando todos os cuidados são tomados.

Os peelings químicos utilizam substâncias que provocam o desprendimento das camadas superficiais da pele, permitindo estímulo para a renovação celular e formação de colágeno, gerando assim uma pele macia, brilhante e uniforme. Sua finalidade é rejuvenescer a pele, melhorar sua textura e cor, suavizar as rugas. Quanto maior a profundidade do peeling facial, maiores são os riscos de ocorrerem complicações. Deve ser realizado com acompanhamento médico.

Alguns tipos de peeling químicos:

Peeling de Ácido Retinóico

O peeling de ácido retinóico continua sendo uma das grandes armas no combate às estrias. O peeling ácido retinóico promove uma descamação superficial e constante da pele, renovando-a e favorecendo a formação de colágeno, levando a uma significativa melhora na aparência das estrias.

Peeling de Ácido Glicólico

O peeling de acido glicólico geralmente é utilizado para tratamento da face, pescoço e mãos. O ácido glicólico é cuidadosamente aplicado sobre a pele, deixando a mais macia e com menos rugas após o tratamento com o peeling. O peeling de ácido glicólico é excelente não só para o tratamento dos efeitos nocivos do sol — como aparecimento de rugas precoces e manchas na pele — mas também para o tratamento da pele com acne e estrias.

Peeling Fenol

O peeling fenol é capaz de promover um rejuvenescimento facial intenso, em um procedimento de cerca de 30 minutos. Ele elimina rugas e marcas de expressão profundas de uma só vez, devolvendo a aparência jovem ao paciente. Embora proporcione os melhores resultados no rejuvenescimento facial, o peeling de fenol deve é indicado apenas para os casos mais graves de envelhecimento cutâneo.

Peeling Resorcina

O peeling resorcina é indicado para tratamento da acne, discromias e peles rugosas, hiperpigmentação pós-inflamatória. É o mais indicado para peles mais escuras com tendência à hiperpigmentação.

Peeling Ácido Salicílico

O peeling ácido salicílico é utilizado em solução alcoólica a 35% por cerca de 5 minutos, seguida de neutralização com água, e é indicado para clareamento da pele, atenuação de rugas e tratamento de comedões. A descamação se inicia entre o 4º e 5º dias, prolongando-se por cerca de 10 dias, com eritema e edema mínimos, podendo ser repetidos entre 2 a 4 semanas.

Cuidados Pós Peeling Facial

Peeling Facial

O paciente deve hidratar a pele durante uma semana com hidratantes recomendados pelo médico para o período após o peeling facial, em geral esses produtos ajudam também na regeneração da pele. Usar água termal, cuja principal função é acalmar a pele, à vontade. O uso de ácidos só deve ser retomado após sete dias, pois a pele estará sensibilizada. O rosto deve ser lavado com sabonete neutro por um período de sete dias após o procedimento.

Não esquecer do filtro solar nessa fase. O fator deve ser no mínimo 30, que proteja contra radiação UVA e UVB, com reaplicação de, no mínimo, quatro em quatro horas. Os protetores solares físicos são as melhores opções, pois seus compostos reagem menos quimicamente com a pele em comparação com os filtros solares químicos, o que diminui as chances de irritações. Dê preferência às maquiagens hipoalergênicas, que têm menor probabilidade de gerar irritações na pele sensibilizada.

Cuidados necessários:

  • Colocar compressas frias em infusões de camomila sobre a área do peeling
  • Hidratações semanais no consultório, que ajudarão a retirar as crostas residuais, diminuir o edema e facilitar a reepitelização.
  • Uso de hidratantes com filtros solar diariamente, renovando as aplicações várias vezes ao dia.
  • Evitar expor-se a luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura.
  • Uso diário de gel ou creme com ácido glicólico em concentrações de 8 a 15% por vezes associados a despigmentantes (como ácido fítico e hidroquinona) nas áreas com manchas, cicatrizes ou rugas residuais.
  • Tratar cicatrizes ou manchas residuais com um novo peeling facial localizado (retoque) ou através da prescrição de outros agentes esfoliantes de uso tópico.

Após a normalização da pele devemos instituir um tratamento diário tópico preventivo e de manutenção.

94 comentários para “Peeling Facial”

  1. Avatar de Bia Malagueta

    Oi! Sou Dermatologista e recomendo que vcs façam peelings com um Dermatologista que tenha experiência com estética. Fiz tambem uma Pós de Medicina Estética além da Dermatologia para ter um melhor treinamento e aperfeicoamento em estética. Amo Dermatologia Estética!

    1. Avatar de Alison

      Ola Bia tenho 16 anos e tenho manchas causadas pelas espinhas quero remover as manchas o mais rapido possivel como faço?

      1. Avatar de Raissa

        seria mais adequado peelings quimico. e o que eu lhe encomendaria serio o ácido salicilico ou o ácido kojico. 🙂

    2. Avatar de Ana

      Esteticistas são muito aptas a realizar o procedimento de pelling quimico, principalmente superficial, e não somente dermatologistas. Desde que a Esteticista seja certificada, ela é uma profissional apta a realizar este procedimento.

    3. Avatar de Daniele

      Tudo é relativo. Ter um diploma de medicina não transforma ngm em guru da estética. Há profissionais e profissionais. Há péssimos dermatologistas e ótimas esteticistas. Tudo depende do grau de conhecimento que possuem e acima de tudo do carinho e preocupação com o cliente. 🙂 😉

      1. Avatar de Analice Galvão Santos Santana

        👏👏👏👏👏👏👏

    4. Avatar de Fabio

      ola sou de sp , teria um clinica para indicar ?

  2. Avatar de Joceli De Lima

    Olá aonde ea clínica como funciona o peeling e valor

    1. Avatar de Claudia

      Verdade,fiz peeling com dermato ela queimou minha pele,fiquei com manchas e sofrendo,esta pior que antes,estou. Bastante preocupada tive que tomar corticoide e estou tomando antibioticos.

      1. Avatar de Valéria Lima

        Eu fiz um peling químico de ácido e me arrependi amargamente. O profissional não era dermatologista e acabou que queimou o meu rosto . Orando para não ter queimando e adquirir sequelas para o resto de minha vida

  3. Avatar de Irina

    Bom dia..

    Onde fica a sua clínica?

  4. Avatar de Fabiana

    fiz um peeling e com dois minutos minha pele começou arder e normal fiquei preocupada

  5. Avatar de Ro

    gostaria de contatos de clínica que faz peeling com ácidos

  6. Avatar de Rômulo

    Fiz um peeling com ácido tricloracetico 35% e já faz 15 dias , minha pele já está normal , ja voltou a pigmentação normal , saiu o branco é o avermelhado !
    Então já posso fazer a segunda sessão?

  7. Avatar de Francine Thaise Lima

    Olá pessoal!!! Faço Peeling de cristal e as vezes o químico com minha esteticista! Não existe essa de só médico dermatologista que pode fazer, minha amiga por exemplo fez com uma dermatologista e o resultado foi uma negação. Depois quem teve que corrigir foi a minha esteticista que indiquei para ela. Sou fã da minha . problema desses médicos é que depois que descobriram que estética da dinheiro eles querem exclusividade. Pelo amor né. Aceita que dói menos.

  8. Avatar de Elaine

    É verdade, é uma falta de ética de medicos que se posicionam contra outros profissionais. Nem o conselho de Medicina reconhece a medicina estética, e dermatologista sabe cuidar de patologia, não é especialista em estética, nem existe pós para eles sobre isso.

  9. Avatar de Karla Avelar

    A utilização de corticoide oral reduz o efeito estético a ser alcançado com o peeling de ácido retinóico ?

  10. Avatar de Karla Avelar

    Posso fazer peeling com ácido retinóico tomando corticoide oral? Atrapalha no resultado?

  11. Avatar de Ana Carolina Honorato Da Silva Azevedo

    qual é o melhor fator pra eu ta usando após o peeling ?Na troca de pele

  12. Avatar de Fabiana

    bom dia!
    eu estou com manchas na pele claras no rosto devido ao sol, gostaria de saber para fazer peeling facial nesse caso, faz no rosto inteiro ou só em cima das machas ( entre as bochechas e nariz)?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva