Para a mulher que gosta de se cuidar

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Nessa época do ano é bem comum ter problemas com ressecamento, irritação, sensibilidade  e descamação da pele. Os principais fatores para o ressecamento são o frio, vento, poluição, banhos muito quentes, ingestão de pouca água e efeitos de tratamentos faciais (como por exemplo os famosos tratamentos com ácidos).

Publicidade

O que acontece quando você faz tratamentos com ácidos?

O uso do ácido retinoico pode causar sensibilidade na pele, deixando-a avermelhada e grosseira. No início de um tratamento com este retinoide, a pele apresenta uma maior sensibilidade do tipo hiper-reativa e, com o tempo, torna-se mais resistente e passa a tolerar até outros ingredientes mais fortes. No início de um tratamento com ácidos, são toleráveis à irritação e à descamação, mas se esses sintomas persistirem por várias semanas ou piorarem, é recomendável suspender o uso e procurar um especialista.

Soluções Naturais para Hidratação da Pele

Para melhorar a hidratação da pele, os cremes hidratantes são nossos aliados. Porém, nem sempre os cremes hidratantes industrializados são eficientes. Nesse caso, é interessante testar alguns tratamentos naturais bem eficazes para garantir uma pele macia, com viço e luminosa!

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!
  • Manter uma dieta rica em alimentos com vitaminas, minerais e proteínas, especialmente vitaminas A, C, E e do complexo B;
  • Preparar máscaras caseiras com frutas como: banana, abacate, uva, babaçu e mamão. Podem ser preparadas amassando-as e aplicando-as na pele por vinte minutos;
  • Tome banhos rápidos, mornos e use sabonetes neutros ou naturais;
  • Mantenha a esfoliação semanal e a hidratação diária, além do uso de filtros ou bloqueadores solares;
  • A babosa (aloe vera) tem inúmeras propriedades, entre elas a cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória, por isso, é especial no tratamento da acne, evitando assim, produtos que ressequem e também pode ser aplicada (seu gel) como uma máscara hidratante;
  • O óleo de amêndoas já é muito conhecido no universo da cosmética e promove a hidratação e nutrição;
  • O óleo de coco cria uma barreira que retém a umidade da pele, mantendo-a hidratada, também a protege do sol, sendo um protetor solar natural e protege a pele dos efeitos da água do mar;
  • O óleo de prímula é usado para tratamento de doenças de pele, como psoríase e eczema, é ótimo para hidratar;
  • As rosas  também são bastante utilizadas na indústria cosmética para diversos fins, mas um dos principais, que podem ser obtidos com a água de rosas, é a regeneração e retenção de umidade;
  • O azeite de oliva hidrata as cutículas secas, faz maravilhas com as mãos e cotovelos, remove a maquiagem e acalma e condições de pele seca, coceira por todo o corpo. Quando sua pele está muito ressecada, você pode passar  uma fina camada de azeite de oliva extra-virgem orgânico sob seu hidratante para uma dose extra de antioxidantes e ácidos graxos bons.

Receita de Hidratante Natural com Óleo de Coco para Pele Ressecada.

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Nada substitui a suavidade de produtos de beleza feitos em casa. Além disso é um produto 100% livre de substâncias químicas prejudiciais.

Para a receitinha você vai precisar de:

  • Óleo de coco. O óleo de coco é muito eficiente para hidratar a pele, é rico em vitamina E e ácido graxos que nutrem a pele. O óleo de coco ainda contém substâncias bactericidas e antifúngicas, o que o torna um agente de proteção da pele.
  • Mel. O mel posssui propriedades nutritivas e hidratantes.
  • Óleo essencial de lavanda. O óleo essencial de lavanda é um excelente anti-séptico, cicatrizante e pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele. Ajuda acalmar a pele. Veja mais informações sobre os óleos essenciais.
  • Óleo essencial de Ylang Ylang (opcional). Óleo essencial de Ylang Ylang, suaviza a pele e hidrata.

Instruções de preparo:

  1. Primeiramente, se o óleo de coco estiver duro em forma de pasta, derreta 2 colheres de sopa, misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda, uma colher de chá de mel e 2 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang.
  2. Misture bem e coloque em potinho pequeno com tampa.
  3. Coloque na geladeira e em pouco tempo ele estará pronto para uso. Você pode usar no rosto e também no corpo. A durabilidade desse hidratante é em torno de 3 semanas.

Cremes que Acalmam a Pele

Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!

Se você está fazendo algum tratamento com ácidos na pele, é essencial usar alguns creminhos que ajudam melhorar a sensibilidade e o ressecamento da pele. Segue algumas dicas:

  1. Água termal: Tratamentos com ácido, laser e peelings deixam a cútis linda e luminosa, mas o processo de recuperação nem sempre é dos mais fáceis. Algumas borrifadas de água termal ao longo do dia acalmam o ardor e a vermelhidão. Saiba mais sobre água termal.
  2. Calmance Roc: Combina ingredientes naturais suavizantes que agem para acalmar a pele e reforçar as suas defesas naturais, diminuindo as eventuais sensações de irritações. É indicado para hidratação de peles sensíveis ou sensibilizadas por agentes externos, tais como: exposição solar exagerada, clima frio e seco.
  3. Avene Eau Thermale Antirougeurs Fort Calmante: O Antirougeurs Fort é um hidratante calmante para peles sensíveis. Ele possui um complexo de ativos calmante que suaviza e protege a pele das agressões externas, proporcionando conforto e alívio imediato. Possui extrato natural de Ruscus aculeatus, que possuição ação suavizante, reduzindo o desconforto e acalmando a pele.
  4. Rosaliac Ar Intense La Roche Posay: É um poderoso extrato vegetal rico em polifenóis para reduzir o tamanho dos vasos sanguíneos e reforçar as suas paredes. Ativo calmante para reduzir o aparecimento de vermelhidão, anti-irritante e descongestionante. Com água termal La Roche-Posay. Sem conservantes, livre de álcool, sem perfume.
  5. Ação calmante pele seca Fisiogel: É um hidratante para uso diário e indicado para pele extremamente seca, irritada e reativa. Enriquecido com nutrientes, acalma e alivia a coceira e a vermelhidão associadas à alteração da barreira cutânea, característica da pele seca, restabelecendo o seu conforto e bem- estar.

E você? O que faz para cuidar da pele ressecada e sensibilizada?

58 comentários para “Está com a Pele Ressecada e Sensível? Saiba como Tratar!”

  1. Avatar de Marielle

    Era tudo que eu precisava pois comecei usar um medicamento para acne, o epíduo e minha pele está escamando e super sensível, amei as dicas.

    1. Avatar de Nane

      amo vc(s) adoro suas materias tudo muito bem valiosa ok bjs

    2. Avatar de Ana Caroline

      Minha dermato também me passou o Epiduo e estou sofrendo muito pelo fato da minha pele ser extremamente sensível. Vou testar essa máscara agora.

  2. Avatar de Morgana

    Quando estou com a pele sensibilizada uso água thermal ajuda muito, quero fazer essa receitinha do hidratante de coco.

  3. Avatar de Fatinha

    Muito boa essa matéria, vai me ajudar muito.

    1. Avatar de Batista De Freitas

      eu tava com uma cocçeira comprei pomada dermatologica ai fiqei com peli descascando i coçando

  4. Avatar de Camila

    Quando minha pele está irritada e com coceira eu uso o Calmance da Roc, que ajuda, mas não melhora 100%, vou experimentar as diquinhas naturais.

    1. Avatar de Bruna S.

      Oie Camila . Bom então a mais de uma semana , passei no dermatologista naquele dia estava muito sol , e sou branquinha qualquer coisa já fico muito vermelha ( nas bochechas ) .. 🙁 Infelizmente , o derma esta com suspeita de rosácea :'( , e me indicou o calmance da Roc , mais não consigo encontra-lo em nenhuma farmácia , para a minha tristeza . aonde você conseguiu comprar o seu calmance? estou precisando urgente tenho a pele super sensível , ao sol , frio , a tudo .. Bjsss

  5. Avatar de Telma

    Adorei o post, nessa época gosto de usar ácidos mas sempre fico com a pele muito sensibilizada, e bem vermelha. Acho que vou experimentar esse ROSALIAC da La Roche, pode me ajudar, nem sabia que tinha.

  6. Avatar de Ludmila

    Eu estou usando o differin, nossa minha pele está bem assim, escamando, vermelha, sensível… por isso amei tanto esse artigo, vou comprar esses creminhos calmantes.

  7. Avatar de Fernanda

    Nessa época do ano é aconselhável esfoliar a pele? Eu tenho a pele muito seca e passo o esfoliante uma vez por semana, mais fico com receio de deixa-la mais seca. Sempre fico na duvida!!! 😕

  8. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    😀 gostei das dicas,mais nessa época, ainda prefiro a hidratação com óleo rosa mosqueta e aveia, é ótimo, hidrata bem alem de ser um bom cicatrizante ele traz vários benefícios para a pele.

    1. Avatar de Joseane

      Dizem que esse óleo mosqueta é maravilhoso para pele

  9. Avatar de Maria Helena Hausse

    Adorei ! Vou fazer o hidratante .

  10. Avatar de Ana Maria Campos

    Muito bom! minha pele está sensível demais, faço o chá de camomila e passo na pele, ajuda um pouco.

  11. Avatar de Patrícia

    Muito bom saber dessas dicas.

  12. Avatar de Alana

    Oi Celisa, adorei as dicas, minha pele está assim, estou usando vitanol A.

  13. Avatar de Ana

    minha pele posso dizer que é mista , tem dias que esta bastante seca , e outros bem oleosa.
    Posso usas essas receita naturais?

  14. Avatar de Renatinha

    Quando uso ácidos minha pele fica horrível no início, usei esse calmante da Avene, é muito bom, recomendo.

  15. Avatar de Glaucia

    Tenho a pele muito ressecada, principalmente agora nesse frio, vou experimentar a receitinha do hidratante.

  16. Avatar de Luciane

    Adorei, estou mesmo precisando desses cuidados com a pele.

  17. Avatar de Mariane

    Eu uso óleo de camomila, é a melhor coisa para acalmar a pele.

  18. Avatar de Melissa

    Adorei o post!! 😆 😆 😆 😆 😆

  19. Avatar de Joseane

    Quando faço peelings minha pele fica assim, mas uso água thermal e melhora vou comprar esse da fisiogel, parece ser bom.

  20. Avatar de Eliane Rangel

    😆 Gostaria de saber se posso usar a receita do Dr.Ivo Pitangui(hipoglós/Bepantol/Arovit) a noite a sérum 10 da vichy pela manhã.
    Eliane

  21. Avatar de Soninha

    Queridas que receita boa essa do Hidratante de côco !!!!!!
    Vou fazer hj (só com o OE de lavanda, não tenho o outro), mas na minha próxima compra de óleos essenciais vou incluí-lo.
    bjs e muito obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco.

  22. Avatar de Ana

    eu uso ácido e gosto de passar o bepantol. hidrata bastante e tira a vermelhidão e o ressecamento.

  23. Avatar de Lana Bello

    Faço peelings algumas vezes por ano,
    o que eu faço é mais leve, mas o último que fiz
    deixou minha pele bem ressecada, não sabia
    que água termal era tão benéfica para esse
    tipo de tratamento.

    Boa matéria Celisa princess ♡♡♡

    1. Avatar de Batista De Freitas

      eu tava com uma cocçeira comprei pomada dermatologica ai fiqei com peli descascando i coçando

  24. Avatar de Leluxa

    Estava com a pele muito avermelhada e também começando a descamar, usei água termal da avene, calmanc da Roc, mas o que me ajudou, foi uma receitinha muito simples, 2 medidas de glicerina liquida e 1 medida de bepantol liquida, o resultado foi muito rápido.

  25. Avatar de Gareth Gomes

    NUNCA TIVE PROBLEMA NA PELE ESTOU COM TRINTA E TRES ANOS TIVE UMA QUEDA MUITO GRANDE DE VITAMINA B 6 E MEU ROSTO COMEÇOU A ENCHER DE CAROCINHOS E FICOU MUITO RECECADA , VOU FAZER O USO DESSA RECEITINHA, DEUS ABENÇOE QUE FUNCIONE OBRIGADO.

  26. Avatar de Patricia Rodrigues

    ótima dica,vc tem alguma materia sobre o vitanol?aguardo resposta e um super beijo.

  27. Avatar de Gilda

    Adorei o tema, minha pele é extremamente ressecada e vermelha, vou seguir as dicas.

  28. Avatar de Mandala

    Minha pele é muito sensível, ainda mais no inverno que sempre uso ácido retinoico. O que me faz sofrer menos nesse período é uma rotina bem básica de usar ácido em creme (que é menos agressivo que o em gel) a noite, pela manhã lavar o rosto com shampoo de bebê neutro, aplicar água termal, um hidratante sem óleo (uso Bepantol Derma líquido) e protetor solar. Uma vez por semana eu esfolio com o shampoo de bebê misturado com açúcar e azeite de oliva, pois mesmo a pele estando muito sensível, sem esfoliação ela fica opaca e a maquiagem um terror devido a escamação. Uma vez por semana também eu passo uma noite sem o ácido para a pele respirar um pouco.

    Mas o pior de tudo é aquela coceirinha chata que dá no rosto, principalmente na curvinha do nariz onde a pele é mais fina. Sem contar os cantos da boca ressecados.

  29. Avatar de Neide Maria

    Olá Celisa,

    Minha pele está muito ressecada amei estas dicas! Muito bom!
    Agradeço..
    Beijos!

  30. Avatar de Michele

    o cheiro do Calmance é ruim demais.Tb acho a textura muito grossa.

  31. Avatar de Adeline

    Muito bom! preciso dessas sugestões, pele seca e descamando.

  32. Avatar de Raquel Delis

    Muito bom esse artigo Celisa, amei mesmo, no inverno gosto de usar ácido retinóico e as vezes a pele fica bem sensível e ressecada.

  33. Avatar de Cyda

    legal 🙂 😀 😆 😎

  34. Avatar de Cris Almeida

    post ótimo 😆

  35. Avatar de Maria Helena

    gostei da dica,mas eu pessoalmente sou alegica a cremes gel etc.mas agora achei um gel banho o dove o qual não me trosse alergia mas piora na gurdura da pele fica com muita linha de rugas e muito aspera mas não quero mas mudar de gel porque é unico que não me trosse alergia.

  36. Avatar de Cris Almeida

    minha bebê esta com a pele ressecada 🙁 estou usando um creme dermatológico muuuito caro!!! mas esta resolvendo 😆

  37. Avatar de Geny Calicchio

    Oiii Patricia Rodrigues, eu uso sempre o Vitanol A e a pele fica maravilhosa…. pra mim foi ótimo…. boa sorte..

  38. Avatar de Gina Gil

    Ola! Tenho problemas de pele ressecada e muito desidratada.
    Uso apenas vaselina e sabonete neutro mas, o meu problema prevalece. Vou seguir as suas dicas e depois direi algo sobre os resultados.
    Bjnhos

  39. Avatar de Juliana

    🙂 Uso o Bephantol Derma ele hidrata mtoo a pele.. Perfeito!!

  40. Avatar de Rutileia Silva

    Fasso esfoliaçao com açucar refinada e mel
    Bom para remover cravos do rosto e também dá brilho ao rosto!!

  41. Avatar de Eduarda

    Estou com o rosto muito seco oq fasso?

  42. Avatar de Elton

    To com o rosto muito vermelho e ta muito ressecada e escamando ta muito ruim e so mudar o tempo ou fazer a barba com a lamina q me aconteçe isso.

  43. Avatar de Elton

    To com a pele do rosto muito enrritada vermelha e escamando muito sensivel ao sol. Queria saber um creme q vai da uma acalmada no rosto tire a escamaçao e q acho na farmaçia

  44. Avatar de Ma

    Olá, usei o vitanol A 0,25 por aproximadamente uma semana apenas, porém minha pele ficou horrível ressecada e com manchas escuras na vdd queimou minha pele, agora na sei se é normal acontecer isso no começo do tratamento. . 🙁

  45. Avatar de Patricia

    Oi gente! Vim somora comentar o resultado da minha experiência!
    Eu estava com a pele mto ressecada… Não sei dizer se é a idade, o frio… Estava usando alguns hidratantes oil free mas não estavam adiantando… A maquiagem ficava um horror Pq a pele está até escamando… Aí eu vim aqui, li a matéria e resolvi experimentar (já meio em desespero) com os produtos Q eu tinha em casa mesmo… Fiz uma misturinha de mel e azeite, coloquei no freezer para poder passar geladinho… Corri P chuveiro, fiz uma esfoliação no rosto e depois passei a misturinha… Deixei meia hora, tirei e finalizei com um hidratante leve C protetor solar Q eu tenho do Boticário… Genteeeeee acordei no dia seguinte com a pele super hidratada, quase sem nenhuma escamação… Eu ameiiiiiiiiiiiiiii!!! Vou fazer a cada 2 dias, a próxima com o óleo de côco… To mto feliz C o resultado. Obrigada pelas dicas!!!

  46. Avatar de Lopes Gordo

    A minha pele escurece com muita facilidade, alguém da-me umas dicas sobre alguns creme com efeitos rápidos!

  47. Avatar de Maria Helena

    😀 😆
    Minha pele é irritada, tudo deixa cheia de caroço.
    Só uso coisas que possuam chá verde ou que possua camomila.
    Queria uma indicação de hidratantes.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva