Para a mulher que gosta de se cuidar

Soluções para Pele Seca

Soluções para Pele Seca

Quando chega o friozinho, quem sofre é a nossa pele. Ela fica irritada, descama, coça e pode até rachar. A pele desidratada é uma condição muito frequente no inverno. Essa desidratação inclui desidratação epidérmica (na camada mais superficial da pele), dérmica (na camada que sustenta a epiderme) ou ambas — o que causa um desconforto principalmente em peles sensíveis e maduras.

No inverno, o que resseca nossa pele são principalmente os fatores externos: sol, vento, tempo seco, poluição e fumo. A nossa pele fica com aparência áspera, seca, sem brilho e com pouca elasticidade. Para melhorar essa condição, normalmente é preciso combinar procedimentos estéticos, alimentação saudável e os cuidados com cosméticos corretos.

Por que a pele coça mais no inverno?

O motivo é simples: ela está mais seca. Essa coceira significa que a barreira de proteção está comprometida, deixando a pele mais susceptível a infecções. Portanto, quem já tem tendência a alergia deve aumentar o cuidado, pois a pele fica ainda mais sensível e propensa às alergias.

Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favorecem o ressecamento da pele, além do envelhecimento natural.

A pele seca sempre tem mais tendência a se descamar; está também mais propensa a ter rugas e linhas de expressão mais rapidamente.

Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade.

Soluções para Pele Seca

Pele Seca: Cuidados com o Rosto

Limpeza do Rosto

Na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, pois vão ressecar ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca. Depois de passar o demaquilante e lavar o rosto com um sabonete ou produto de limpeza específico, a pele tende a ficar levemente ácida. É aí que entra o tônico facial. Ele ajuda equilibrar o pH da pele e remover qualquer restinho dos produtos usados anteriormente. Também acalma a pele e alguns podem até hidratar. Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca; não use loções a base de álcool ou adstringente.

Soluções para Pele Seca

Hidratação do Rosto

Para hidratar o rosto, use e abuse de hidratantes na forma de cremes. O creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Aproveite a hora de dormir para hidratar sua pele com cremes de tratamento noturno: eles agem enquanto você descansa.

Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar do desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência. Opte por hidratantes com proteção solar. A pele do rosto, quando está seca, fica com uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível. O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparência de vermelhidão e coceira.

Se o creme hidratante sozinho não resolver o problema da secura, acrescente no seu creme algumas gotinhas de óleos que ajudam na hidratação e regeneração da pele; os melhores são: óleo de rosa mosqueta, óleo de abacate, óleo de argan e óleo de coco.

Soluções para Pele Seca

Pele Seca: Cuidados com o Corpo

Limpeza do Corpo

A maioria dos sabonetes para o corpo têm como ação desengordurar a pele (até mesmo os sabonetes neutros). Eles ressecam a pele, pois retiram a camada de gordura que tem função protetora. Por isso, use sabonetes bem hidratantes. Opte pelo sabonete líquido, que tende a ser mais delicado e com pH mais equilibrado, ou por sabonetes que contenham no rótulo a palavra “hidratante”. Esses sabonetes possuem baixíssima concentração de detergente. Outra opção é usar hidratantes de banho e óleos corporais.

Soluções para Pele Seca

Hidratação do Corpo

Os cremes hidratantes também funcionam bem, e são até mais completos: além de evitar a perda de água entre as camadas da pele, ainda possuem microestruturas químicas que levam água aos tecidos, hidratando a pele de dentro pra fora. Para as partes mais ressecadas do corpo como pernas, joelhos e cotovelos, é recomendado usar óleo vegetal. Os melhores para a função de hidratação são: óleo de semente de uva, amêndoas e calêndula.

Se quiser optar por uma hidratação mais natural confira o post: Hidratante Caseiro para Pele Seca.

Você pode escolher o que mais te ajuda a seu gosto e sua necessidade. O importante mesmo é não deixar de passar um produto hidratante em todo o seu corpo, ou rosto para evitar aquela sensação péssima de aspereza. Ah! E não se esqueça de tomar bastante líquido por dia, nessa época, os chás são excelentes opções. Assim, com o corpo hidratado, também evita-se que a pele resseque. A desidratação da pele também é um grande fator para o envelhecimento… por isso, cuide-se!

71 comentários para “Soluções para Pele Seca”

  1. Avatar de Josefa Cardoso

    Boa noite.a minha pele e seca.preciso duma ajudinha do melhor creme para a minha pele negra

  2. Avatar de Maria Negreiros

    😀 Boas dicas. Estava precisando. Obrigada.

  3. Avatar de Josy

    Boa tarde meninas🌹🌺🌻
    Minha pele também é seca eu uso e abuso do creme nívea ele é excelente fica a dica😘😘💖💖💖

  4. Avatar de Newton

    no inverno quando tomamos banho muitas vezes com o frio e a mistura de cloro que se coloca na água tratada deixa nossa tal água muito alcalina ,e para piorar tomamos o banho com água quente ,deixa nossa pele aspera ,e se for muito branco como eu pior ainda ,uso muito óleo de amêndoas misturado com um outro creme hidratante ,muito obrigado

  5. Avatar de Silene

    Gratidão pelas dicas, que maravilha. Muito boa matéria.
    Bjssss….

  6. Avatar de Cintia Gomes

    Minha pele está uma secura só, não tem adiantado passar creme, vou testar os óleos vegetais

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva