Pilates é uma técnica de conscientização e reeducação corporal. Os movimentos são lentos, fluentes e exercitam o controle motor do corpo. O alinhamento postural é essencial em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de forma completa no Pilates, tornando-o forte, bonito e saudável.
Cada aula de Pilates é baseada em exercícios rítmicos de força, alongamentos e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente. Você controla os equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal (com ou sem aparelhos). Nos exercícios, são usadas técnicas de respiração profunda (semelhantes à meditação), que eliminam a tensão e aumenta a Estamina (substância que proporciona bem-estar).
Benefícios do Pilates
- Alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral
- Aumenta a resistência física e mental
- Melhora da coordenação motora
- Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue
- Estabiliza a pelve e coluna e ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência
- Trabalha a respiração proporcionando relaxamento
- Alivia as tensões, estresse e dores crônicas
- Melhora a concentração e a mobilidade
- Aumenta a flexibilidade e a força muscular
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas
Todos esses benefícios contribuem para prevenir e reduzir riscos de futuras lesões, proporcionando, inclusive, alívio de dores crônicas. Ou seja, o método Pilates é particularmente útil para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.
Prática do Pilates
Nas aulas, os exercícios são suaves, lentos e com pouco desgaste físico. Há poucas repetições de cada movimento e as aulas são normalmente bem variadas para evitar a monotonia.
Pode ser feito sem qualquer aparelho ou utilizando-se aparelhos e acessórios específicos.
E você, já pratica pilates? Notou melhora no seu bem-estar?
eu faço pilates e adoro eu recomendoo
Gostei muito das esprico.ção me ajudo muita
Quero receber notícias no meu novo e-mail. Ok!
[email protected]
Abraços,
Tani
😛
Eu pratico pilates a 1(um) ano, mais ou menos. Foi recomendado pelo ortopedista devido a dor na região lombar e ombro direito. Graças a Deus e ao Pilates, as dores passaram e não tomo mais medicação.
Muito legal o post e as dicas que vocês dão sobre a prática do Pilates. Meu fisioterapeuta indicou que eu começasse a frequentar aulas de pilates em duplas que vai me ajudar no meus problemas de dores na coluna e falta de postura, e até agora está sendo ótimo para mim. Proporciona muito bem-estar para a pessoa, além de ajudar no equilíbrio mental e corporal ao mesmo tempo.