Para a mulher que gosta de se cuidar

Pilates

Tomate

Pilates é uma técnica de conscientização e reeducação corporal. Os movimentos são lentos, fluentes e exercitam o controle motor do corpo. O alinhamento postural é essencial em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de forma completa no Pilates, tornando-o forte, bonito e saudável.

Cada aula de Pilates é baseada em exercícios rítmicos de força, alongamentos e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente. Você controla os equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal (com ou sem aparelhos). Nos exercícios, são usadas técnicas de respiração profunda (semelhantes à meditação), que eliminam a tensão e aumenta a Estamina (substância que proporciona bem-estar).

Benefícios do Pilates

Pilates
  • Alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral
  • Aumenta a resistência física e mental
  • Melhora da coordenação motora
  • Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue
  • Estabiliza a pelve e coluna e ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência
  • Trabalha a respiração proporcionando relaxamento
  • Alivia as tensões, estresse e dores crônicas
  • Melhora a concentração e a mobilidade
  • Aumenta a flexibilidade e a força muscular
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas

Todos esses benefícios contribuem para prevenir e reduzir riscos de futuras lesões, proporcionando, inclusive, alívio de dores crônicas. Ou seja, o método Pilates é particularmente útil para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Prática do Pilates

Pilates

Nas aulas, os exercícios são suaves, lentos e com pouco desgaste físico. Há poucas repetições de cada movimento e as aulas são normalmente bem variadas para evitar a monotonia.

Pode ser feito sem qualquer aparelho ou utilizando-se aparelhos e acessórios específicos.

E você, já pratica pilates? Notou melhora no seu bem-estar?

61 comentários para “Pilates”

  1. Avatar de Cris

    Adorei o post, tenho muita vontade de iniciar a prática do pilates, mas acho caro demais nas academias, se alguem souber uma forma mais barata, me avise.

    1. Avatar de Lidiane

      Bom dia Cris,
      tem um mês que estou fazendo Pilates e demorei um pouco a começar justamente por achar caro. Mas hoje te falo com toda certeza: é um caro que vale a pena!
      Exercícios de academia não se comparam e a aula é toda monitorada por um fisioterapeuta. As turmas são de no máximo 3 pessoas, e o profissional verifica o tempo todo se você está na postura correta.
      Na academia, isso só acontece se você pagar um personal…
      Vale a pena fazer!
      Abraços!!

      1. Avatar de Yola

        Voce é que é feliz Lidiane, moro em Salvador, na Pituba já tentei fazer Pilates em 2 Academias por sinal bem caras, e as professoras só queriam se exibir cada uma mostrando que fazia mais exercicios que a outra.E as alunas ,completamente soltas sem acompanhamento por parte delas.(Sala com 8 a 10 pessoas)O pior é que tenho que fazer por recomendação médica.

  2. Avatar de Claudete

    Nossa que matéria maravilhosa, sou louca pra fazer Pilates, mas o preço é um pouco salgado, pois são poucos alunos, mas entendo, sei que é quase uma aula particular, pretendo um dia começar com certeza, mas no momento dei o primeiro passo e estou fazendo alongamento funcional no Sesc e estou adorando! Valeu pela matéria explicativa.

  3. Avatar de Fátima

    Olá meninas, eu partico pilates a muitos anos. Há várias formas de fazer, eu por ex faço com aparelhos, nunca usei a bola. Minhas dores nas costas e joelho simplesmente desapareceram, recomendo muito para quem tem dores no corpo.

  4. Avatar de Léa

    Oi celisa, ótimo post, eu aguardava esse assunto porque tenho muita vontade de fazer. Na academia perto da minha casa, tem aula, mas os horários são incompatíveis e prof particular é muito caro, seria bom encontrar formas de fazer em casa… seria perfeito, todo mundo que faz adora, sou louca para fazer

  5. Avatar de Valéria Gomes

    Meninas eu estou fazendo pilates há 4 meses, estou amando… e nada de academia, faço em casa, baixei videos da internet, tem um montão de videos disponiveis é só baixar e fazer em casa mesmo

  6. Avatar de Bianca Santos

    Eu faço pilates a 3 anos, nunca mais quero parar, faço na academia com personal, vale a pena cada investimento.
    faço com aparelho, bola e tb sem nada… minhas dores no pescoço sumiram e me sinto muito melhor, recomendo muito.

  7. Avatar de Camila

    Bem interessante o artigo, sempre ouvia falar mas não sabia ao certo como era. Fiquei com vontade de experimentar 🙂

  8. Avatar de Anabela Bento

    Ola!

    Gostaria de saber se é possível fazer pilates em casa! Como estou desempregada não tenho possibilidades de frequentar ginásio.
    Aguardo uma resposta.

    Cumprimentos,

    Anabela Bento

  9. Avatar de Simone

    Eu faço Pilates a uns seis meses. E não pretendo parar! Me sinto muito bem, as dores no pescoço “tensões do dia-a-dia” desapareceram! Eu recomendo!!!

  10. Avatar de Bruna Lino

    Eu amo fazer Pilates !!

  11. Avatar de úrsula

    Eu faço pilates há quase 3 anos. Tive muitos benefícios físicos e mentais, mas infelizmente estou ficando um pouco desmotivada. Queria aliar à outro tipo de exercício, mas devido ao preço não vou poder. Então acho que vou dar um tempo, fazer outra atividade por um tempo e depois eu volto. Mas eu indico, principalmente para as sedentárias de plantão ou para quem quer ter mais consciência corporal. Bjos.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Úrsula,
      Não sei se faz o seu estilo e se tem na sua cidade, mas estou fazendo ACROBACIA AÉREA. Isso mesmo. É uma forma de fazer exercícios (muitos parecidos com o Pilates), mas bem mais divertido.

      A aula tem duas partes: a primeira é de alongamento e fortalecimento. A segunda é nos aparelhos; tecido e trapézio.

      Em apenas 4 meses adquiri força e massa magra, além de ter emagrecido um pouco. Meu corpo tá bem mais definido sem ter precisado ficar horas na musculação.

      E a gente faz força e nem vê. É tão divertido e desafiador conseguir fazer um movimento (truque/passo no aparelho) que a gente se esforça!

      Gostei bastante. Fica a dica para quem quiser um exercício bem mais divertido que academia.

      No Rio de Janeiro tem na Fundição Progresso, Teatro de Anônimo, onde eu faço.

  12. Avatar de Márcia Leme

    Ah, eu faço Pilates há uns dois anos (com bola, bastão, colchão…).
    Eu simplesmente adoro. Como trabalho o tempo todo sentada, com computador, minha postura estava terrível e estava sentindo dores crônicas na cervical. Tudo mudou depois do Pilates. Realmente é excelente. Adoro de paixão…

  13. Avatar de Sabrina

    AMO pilates, faço apenas 2 vezes na semana, mas já me ajuda muito, agora sem dores!

  14. Avatar de Gorete

    Quero muito começar, alguém me indica uma academia que tenha pilates aqui em Mogi das Cruzes?

  15. Avatar de Lia Flores

    Ola,
    Tenho que deixar meu depoimento, estou a um mes e meio fazendo pilates, já havia feito alguns anos atras não continuei por ser caro, justamente por ser caro, que mania a gente tem de achar caro coisas boas para nós, temos que nos dar estes pequenos prazeres,a vida é tão curta e não quero ficar uma velha sem conseguir mecher uma perna pra subir uma escada, um onibus, então que esta na dúvida se deve começar ,não fique vá atras, vale cada valor pago, procurando achamos um lugar mais em conta e que nos satisfaça.Pilates é muito bom espero não parar mais.Se alguem quizer indicação em Porto Alegre eu tenho.
    abraço

    1. Avatar de Rosana Koller

      Oi Lia ! Gostaria de saber sua indicação. Sou de Poa também ! obrigada.

  16. Avatar de Maria Madalena Do Espirito Santo

    ainda nao pratico ,mais as pessoas falam que muito bom

  17. Avatar de Elizabete

    Amo pilates é realmente maravilhoso!!! Faço há aproximadamente um ano. O resultado com a postura é incrível, sem contar que o abdomem fica muito mais definido, realmente é o máximo!!! Infelizmente o custo aulo é um pouco salgado, mas vale o investimento.

  18. Avatar de Pri

    Nossa Celisa

    Que resenha boa
    Sempre tive muita curiosidade sobre Pilates
    Está muito em alta nas academias
    Parece que realmente ajuda em tudo, corpo todo
    Na realidade gosto muito de dança como atividade fisica , sei que não supri tudo , mais adoro 🙂

    bjokas

  19. Avatar de Fernanda

    Eu faço pilates em estúdio! É muito muito bom mesmo!!
    Eu fiz solo na academia por uns seis meses e agora estou fazendo em estúdio!
    Em estúdio é muito melhor porque você não faz errado e a professora fica praticamente apenas com você!
    Recomendo muito!!!

    E você fica toda dolorida na barriga! rs
    Espero muito entrar em forma!!

  20. Avatar de Vanessa Little

    Eu tenho muita vontade de experimentar Pilates. Acho que me ajudaria em outra atividade que estou fazendo: ACROBACIA AÉREA. Isso mesmo… Não, não vou fugir com o circo… mas é um ótimo exercício que diverte!

    Sempre abandei a musculação depois de umas 3 semanas pois acho muito chato e monótono. Então na academia acabo fazendo só os aerobicos (como Spinning e Jump).

    Mas sentia falta de algo para fortalecer. Foi aí que vi uma apresentação de Tecido e achei lindo! E agora estou fazendo Tecido e Trapézio. É maravilhoso! Estou muito mais forte, aumentei minha massa magra e aos poucos estou conseguindo fazer os movimentos (é suuuper difícil, mas o desafio é que te impulsiona, e o abdômen, claro!rsrs)

    Quem quiser fazer, posso dar a dica daqui do Rio.

    Acho que temos que encontrar o exercíco que nos deixa com o corpo bom mas também felizes! Algo que mexa com a mente e a alma também! Vamos nos movimentar! Xô sedentarismo! hehe

  21. Avatar de Valmiria

    Estou fazendo pilates estou gostando é muito bom

  22. Avatar de Roseny S Evangelista

    adorei o post, acho que para ter uma boa saúde vale apenapraticar pilates, ou outra atividade fisica,

  23. Avatar de Stela

    Essa é para as mulheres que acham pilates caro. Saude em primeiro lugar!

  24. Avatar de Tatiane Silva

    Ola, eu pratico ja faz uns dois anos, só parei quando ganhei nenem. Eu adoroooo, acho que faz uma diferença e tanto!
    Recomendo até para aquelas que não curtem exercicios!!!

  25. Avatar de Fernanda

    Eu adoro pilates, me sinto ótima, e olha que detesto fazer qualquer outra atividade física.
    Meu abdomem está definido e meu corpo mais bonito e durinho 🙂

  26. Avatar de Yara C. B. Bilbao Lastra

    AMO FAZER PILATES!!TENHO PROBLEMAS SE COLUNA E ELE TEM ME AJUDADO BASTANTE!FAZ UMA ANO E MEIO QUE EU O PRATICO.COMECEI COM UMA AULA SEMANAL E ATUALMENTE FAÇO DUAS.NÃO O CONSIDERO CARO PELO CUSTO X BENEFÍCIO,AFINAL A AULA COMO JÁ FOI DITO TEM NO MÁXIMO TRÊS PESSOAS E É ACOMPANHADA PELO PROFISSIONAL,QUE PRECISA SER UM FISIOTERAPEUTA.
    EU RECOMENDO,POIS SINTO-ME MAIS LEVE,DISCIPLINADA E MEU CORPO GANHOU MAIS FORMA,LEVEZA ,ENQUANTO QUE TAMBÉM PERDI UM POUCO DA MINHA FLACIDEZ.
    ASSINO EMBAIXO DESTA PRÁTICA QUE ANDA GANHANDO MUITOS ADEPTOS!
    ABRAÇOS Á TODAS!!

  27. Avatar de Rê

    Oi faço musculação, mas ainda pretendo fazer pilates, é um sonho a ser realizado. Amei o Post. Beijos!

  28. Avatar de Ana

    Olá, como a maioria já comentou o custo das aulas pilates é muito caro mesmo, só não comecei ainda por este motivo, mais tenho muita vontade quem sabe um dia crio coragem de pagar o preço.
    Obrigada pela matéria Celisa!

    Beijos…

  29. Avatar de Zilma

    Adoro Pilates ! Pratico 02 vezes por semana a mais de 05 anos . É maravilhoso e sinto muito bem .
    Abraços

  30. Avatar de Simone

    OI meninas,

    Eu estou fazendo academia tem uns 3 meses, já estou sentindo diferença, ainda não perdi nenhum quilinho, mas sinto meu corpo mais torneado, me sinto mais disposta, estou adorando, só estou preocupada com esse frio que vem por ai, isso sim tira o animo de qualquer um.
    Bom trocar ideias por aqui assim consigo forças para enfrentar o sedentarismo.

    Obrigada

  31. Avatar de Iura

    Olá! Aprecio muito este site pois sempre me ensina algo relevante.
    Estou praticando pilates há quase um mês, três vezes por semana e estou colhendo os benefícios dessa técnica maravilhosa! Tenho hérnia de disco na lombar e sofro diariamente com dores em todo o corpo. Praticava aulas de jump, step e localizada mas meu corpo não estava bem e as dores só pioravam. Posso dizer que vale a pena o investimento, sim.
    Um beijo a todas!
    Iura Albuquerque

  32. Avatar de Neide Maria

    É ótimo fazer Pilates e recomendo pois é maravilhoso eu amei!
    Beijos a todas…

  33. Avatar de Maria

    Fiz uma cirurgia de coluna há uns meses e meu médico me indicou o pilates. Comecei a fazer hoje (coincidência este post, adorei!!) e já vi que vou adorar. Sem falar em todos os benefícios que ele nos traz!! Bem, pra minha sorte aqui onde moro, encontrei com preços populares com um fisioterapeuta experiente. Moro no Rio, no bairro de Madureira. Se alguém quiser, passo o endereço 😉
    Bjkas.

  34. Avatar de Cacilda

    Adorei a resenha tenho bico de papagaio e meu medico me indicou natação e pilates, se alguem souber de alguma em sao paulo por favor deixe o endereço, tds falam q o preço é salgado, a pergunta é salgado qto +/- ..Bjs

  35. Avatar de Janaki

    Adorei a matéria! Estou em um momento na minha vida em que infelizmente não disponho nem de tempo nem de dinheiro para fazer pilates em uma academia, mas comprei uma bola, algumas revistas com matérias sobre e aulas, e alguns elásticos para me exercitar como se fosse em aparelhos de musculação.
    Estou super empolgada!!!! Sei que não é o mais correto, mas moro com meu namorado quvai me ajudar a me atentar na postura, e é um começo…
    Recomendo total para quem tem curiosidade e interesse!!!!
    Bjs a todas da Beleza e Saúde!!!!

  36. Avatar de Ana Paula

    Adorei a matéria…sempre ouvi falar de pilates mas nunca soube do que se tratava realmente…o meu convênio médico cobre sessões de pilates em uma clínica aqui de SP e como eu tenho problema de coluna vou falar com o meu médico sobre isso….obrigada por ter abordado tema tão oportuno! Continuem assim!

  37. Avatar de Pri

    Nossa me surprendi agora, com tantos comentarios positivos sobre pilates, tem uma academia perto de casa que tem, gostaria de assistir uma aula, p/ ver como é , vamos ver se consigo …..pq olha são tantos os beneficios 🙂

    bjokas
    Boa sexta -feira pra vcs todas

  38. Avatar de Adriana Prado

    Digo que um dos meus sonhos de consumo é poder fazer Pilates.
    Como tenho alguns problemas na coluna, tenho dificuldade em fazer alguns exercícios, como caminhada por exemplo. Já nem vou mais ao ortopedista, só me aconselham Pilates. Na minha opinião, esta atividade já poderia estar nos custando um preço mais amigo. É verdade que o preço para montar um espaço para esta atividade e preparar um profissional não custam pouco, mas, ainda assim, acho caro e, o pior, dói demais no meu bolso, rsrsss.

    Beijo

  39. Avatar de Angela

    Adorei a matéria!
    Faço Pilates há 3 anos e não consigo mais ficar sem praticar.
    É muito necessário para correção da postura, principalmente para quem trabalha sentada no computador, como eu.
    É uma atividade estimulante pois a cada aula fazemos exercícios diferentes.

    Bjs a todas!

  40. Avatar de Neuza

    Boa tarde meninas,

    Costumo ler as matérias e principalmente os comentários, mas nunca tive a coragem de opinar, mas esse assunto me interessa e muito, sou magra mas tenho barriga, flacidez e celulite, de uns meses para cá venho sentindo muitas dores nas articulações, cansaço, sem ânimo p/ nada, nada mesmo… preciso urgentemente fazer uma atividade física. Li o comentário da Maria (de Madureira) e gostaria de pedir que ela me passe o endereço e/ou o telefone do fisioterapeuta/academia onde ela faz pilates. Acabou o espaço. Desde já obrigada.
    Felicidades a todas.
    Neuza.

    1. Avatar de Maria

      Oi, Neuza. O endereço é Rua Maria José nº 895 Campinho. Os tels são: (21) 3502-2627 / 9574-4330. Falar com Dr. Luiz. Boa sorte!! Beijos, Maria

  41. Avatar de Mirlene Neres

    eu faço academia, mas estav precisand mesmo de pilates, tods dizem que é otimo

  42. Avatar de Rosana

    É a primeira vez que opino apesar de estar no meu favorito,mas gente é maravilhoso, faço à 4 anos, pois tenho muitas dores na coluna lombar e foi a única modalidade de exercícios que aliviou muito minhas dores e melhorou minha postura, equilíbrio e tonificação muscular; quanto a emagrecer não é o mais indicado; faço pilates de solo e aparelho, mas qualquer deles ajuda muito na saúde. Vale a pena o custo x benefício, mas procurem fazer com fisioterapeutas, pois existem academias que são pessoas não habilitadas que estão dando aulas. Até mais. BJS

  43. Avatar de O Pilates Faz Parte Da Minha Vida.

    Faco outras atividade fisicas, mas o pilates e privilegiado. Trabalha toda nossa musculacao. E melhora muito a flesibilidade. Parabens pela postagem.

  44. Avatar de Aida

    FAÇO PILATES A 4 MESES E NAO PRETENDO PARAR, ME SINTO MUITO BEM, TENHO MAIS FLEXIBILIDADE, MAIS MOBILIDADE NOS MOVIMENTOS, A MUSCULATURA MAIS FORTE, A PELE MAIS BONITA, ME AJUDA A MELHORAR A POSTURA, NÃO SINTO DORES, AJUDA MUITO NA SAUDE, EU RECOMENDO A TODOS, FAÇA PILATES E SINTA-SE MAIS FELIZ, MAIS JOVEM, BELA E SAUDÁVEL!
    BJOS!

  45. Avatar de Patrícia Bazoti

    Estava com alguns problemas de saúde, como perda de equilíbrio, disfunção da ATM (articulação da mastigação) e pasmém, na corvergência do olho, ocasionados pela postura incorreta e o sedentarismo que melhoraram e muito com RPG e principalmente com o pilates. Estou praticando pilates há dois meses e digo que vale muito a pena o investimento. É uma delícia! Melhorou meu condicionamento físico, meu equilíbrio, força e ele modela e relaxa o corpo. Mas pretendo conciliar com outra atividade física, mais pra frente. Bjs. Adorei o post.

  46. Avatar de Joana Carvalho

    Eu faço sempre alongamentos,agora vou começar fazendo pilates tbm,adorei.*-*

  47. Avatar de Zuleica

    Olá….. realmente, o Pilates foi a técnica que mais me adaptei,pois tenho hernias de coluna, artrose…..Neste mes de maio, vou completar um ano de prática de Pilates.
    Recomendo às pessoas que necessitam fazer alguma atividade física e tem compro
    metimento de coluna, joelhos…..pois não existe “competição” entre os praticantes e
    nem “cobrança” do instrutor. Pratico duas vezes por semana, uma hora cada seção.
    Zuleica Richter Retamal

  48. Avatar de Maria Valquíria

    Estou fazendo pilates é maravilhoso, recomendo em todos os sentidos.

  49. Avatar de Cabra Montesa

    Pra quem não conhece, não sabe os benefícios vale a pena dar uma lida. Eu falo por experiencia própria que apesar de ser um pouco caro, dá um resultado eficaz e rápido. Vc simplesmente não consegue substituir por outra atividade, apenas consegue aliar porque é realmente excelente!

  50. Avatar de Maria Valquiria

    Adoro fazer pilates! Se eu pudesse faria todos os dias.
    Eu recomendo.Um abraço

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva