Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

Embora seja comum que em determinadas épocas do ano a queda de cabelo seja mais acentuada (como por exemplo no outono), isto também acontece devido a um cabelo fraco e sem força. Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um principais são os radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, com isso, a degeneração do folículo capilar.

Para manter o cabelo saudável e forte, é necessário sempre garantir que eles tenham os nutrientes necessários. Existem produtos no mercado que podem nos ajudar, mas os produtos naturais normalmente são menos agressivos para o couro cabeludo. Conheça 5 plantas que ajudam no fortalecimento dos cabelos:

1. Babosa (Aloe Vera)

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

 A babosa possui dezoito aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais. Tudo isso faz com que seja conhecida como ‘a planta da saúde e beleza’, pois seus benefícios vão muito além da questão estética.

A babosa é muito eficaz para o cabelo, com imenso poder hidratante: bastam algumas aplicações para garantir diversos benefícios e fortalecer os fios, evitando ainda queda e definindo cachos, deixando o cabelo com muito viço e brilho. Mas vale ressaltar que somente a polpa da babosa deve ser utilizada, pois é nela que se concentram seus benefícios e, dependendo da espécie, a casca pode conter substâncias tóxicas.

A babosa fortalece os fios, e evita a queda dos cabelos. Com o tempo, a queda vai reduzindo até que o couro do cabelo fique saudável.

Para experimentar os benefícios da babosa no cabelo, basta bater no liquidificador a polpa da babosa com 100 ml de água. Aplique a mistura no couro cabeludo; coloque uma touca e deixe agir por pelo menos 30 minutos.

Após esse processo é preciso lavar os cabelos normalmente. A aplicação deve ser idealmente uma vez pela semana, ou ao menos quinzenalmente.

Outra opção é misturar a babosa com creme de hidratar. É possível passar a mistura no rosto, uma espécie de máscara e após secar, deve-se lavar normalmente.

2. Alecrim

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

Por incrível que possa parecer esta planta tão comum está no topo das mais ricas em antioxidantes. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, sendo, portanto uma boa opção para nutrição dos cabelos. O alecrim é bom tanto para regenerar, travar a queda, quanto para estimular o crescimento do cabelo.

Tem ação “milagrosa” no combate a oleosidade do couro cabeludo, uma das grandes responsáveis pela queda capilar. Na realidade, essa é a grane função primária do alecrim no cabelo.

Para entender como usar, veja dicas de como usar o alecrim nos cabelos.

3. Jaborandi

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

O jaborandi tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Com mais oxigenação, os cabelos ficam fortalecidos. Por isso, a planta é muito usada para auxiliar no tratamento para crescimento de cabelo.

Pesquisas indicam que o jaborandi é bastante eficaz para evitar a queda de cabelo e fortalecer a resistência dos fios. Esse efeito deve-se a sua forte ação tonificante que age diretamente no couro cabeludo. A planta já tem sido utilizada pela indústria farmacêutica na composição de shampoos. A planta jaborandi é riquíssima em uma substância chamada pilocarpina, a qual é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda.

Para o tratamento dos fios, pode ser usado o chá de jaborandi e o extrato glicólico de jaborandi.

4. Hortelã

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

A hortelã possui também propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo.

A hortelã é um anti-andrógeno potente. Especificamente, ela se liga à testosterona livre no seu sistema. Esta é a testosterona não-usada, que é armazenada no couro cabeludo onde irá converter a DHT e fazer seus folículos capilares morrerem.

A hortelã pode ser administrada de várias maneiras. Chá de hortelã é a forma mais comum, embora só seja eficaz se você estiver usando hortelã fresca, não-processada. Também existem comprimidos de extrato de hortelã.

Para uso tópico, pode ser utilizado o chá de hortelã e o óleo essencial de hortelã.

5. Bardana

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

A bardana é uma planta muito conhecida na Europa e tem ação muito eficiente no combate à caspa, controle de oleosidade e queda de cabelo. Possui ação antibiótica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorifera, anti-dispeptica e tônico capilar.

A bardana aplicada diretamente no couro cabeludo penetra no bulbo capilar, limpa e desintoxica melhorando a caspa e fortalecendo o cabelo.

Contra a queda dos cabelos é muito eficaz a decocção obtida com 10g de raiz de bardana cortada em pedaços bem pequenos e cozida em pouca água. Quando a raiz estiver suficientemente amolecida, deve ser esmagada e reduzida a uma papa, com a qual se fricciona o couro cabeludo 1 vez ao dia. Você também pode utilizar o extrato glicólico de barbana.

Tônico Capilar Caseiro para Fortalecimento

Confira um vídeo que fiz com uma loção capilar feita à base de plantas:

(para a receita completa veja o post Tônico Capilar Caseiro)

E você? O que faz para fortalecer seus fios?

110 comentários para “5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos”

  1. Avatar de Camila

    Muito bom! ultimamente eu tenho apelado para as plantas também. Faço chá de alecrim e coloco gotas de óleo essencial de alecrim, já usei o jaborandi também, não sabia que hortela era bom, vou experimentar.

    1. Avatar de Devaldina M.silveira

      Querida Celisa por favor me ajude tive uma queda capilar e gostaria de saber se tem um remédio pra nascer mais cabelo e se o vinagre que voce disse é vinagre de farmacia ou de super mercado.muito obrigada.um abração.

      1. Avatar de Diana

        O vinagre você encontra em supermercado. 😉

        1. Avatar de Diana Cristina Rocha Da Silva

          Boa tarde!Há babosa, é pra colocar na hidratação ou não.

          1. Avatar de Andréia

            🙂 oi entao a babosa você pode colocar juntamente com um creme de hidratação de preferência NOVEX. Bata com 100 ml de àgua a babosa e depois misturar com o creme de hidratação e algum óleo de sua preferência

      2. Avatar de Erika

        😉 O vinagre é o de maçã, que você compra no supermercado mesmo.

        1. Avatar de Jaqueline

          Mas novex contém parafina líquida e petrotatos como parabenos esses fazem mal aos cabelos …..para um cabelo bom use produtos livres de corantes …..não tem como dizer q não tem produtos livres desses compostos por que tem sim eu uso e pode ser encontrado facilmente

          1. Avatar de Helen Osti

            Oi Jaqueline, meu cabelo fica horrível qdo uso Novex. Entao deve ser por isso! Vc tem algum pra me indicar?

      3. Avatar de Raquel

        esse hidratante que mistura com babosa pra o rosto e corporal ou de cabelo?

    2. Avatar de Jessica Araújo

      Ai Amei as dicas vou usar a babosa no idratante novex .
      meu cabelo cai muito até parei de pintar ele .

    3. Avatar de Kedma

      Fiz a mistura do chá ? para o tônico de hortelã,limão,gengibre e maça a fruta,e o óleo essencial de menta,so três pingos para 100 ml deixa um leve frescor,porque se colocar muito vai queimar seu couro cabeludo,depois vai ficar doendo e é horrível,misturei 20 gotas na hidratação,quando fui lavar,sofri..e o mesmo chá ?que usei para p tônico,usei para fazer o lambedor para os meus filhos, na próxima vou misturar o chá ? verde,não usei porque eu não tinha.Este tônico que eu fiz fortalece,deixa um brilho ✨ nos cabelos,e cresce os fios,recupera os fios,trata da caspa,apesar que não tenho.Estou amando.perfeito.uso todas as noites,aplico desde a raiz até as pontas, todos esses produtos naturais são essenciais não só para os nosso cabelos mais para nossa vida.

  2. Avatar de Marceliana

    Bom dia gostei do artigo já conhecia as plantas faladas menos a bardana fou fazer o uso dela.

  3. Avatar de Geisiane

    Vou experimentar estou com muita queda de cabelo, tenho hortela em casa…

    1. Avatar de Elisangela Maciel De Menezes

      Vou fazer o da babosa porque meu cabelo está caindo muito e a queda não cessa.

      1. Avatar de Léia Souza Alves

        Meu cabelo tava caindo que sovendo uma pessoa me passou colocar a babosa por enteira bater no liquidificador e desmanchar sabão de Coco o original mestura tudo coloca em um vidro e use diariamente vai ficar ótimo ta foncionando parou de cair 95% YouTube mega feliz

      2. Avatar de Ana Carla

        Meu cabelo tava caindo muito então comecei usar babosa e aluman com creme de tratamento. É ta ajudando muito vale a pena eu lavo e faço hidratação duas vezes na semana meu cabelo está bem melhor

  4. Avatar de Maria Cristina

    Boas dicas!

  5. Avatar de Fernanda

    Adorei, vou experimentar também, a babosa eu já usei, vou comprar o óleo essencial de alecrim e hortelã.

  6. Avatar de Patrícia

    Alecrim e jaborandi eu já usei realmente é muito bom para ajudar fortalecimento do cabelo.

  7. Avatar de Elma Alves Pereira Alves Pereira

    Nossa achei as dicas maravilhosas, a babosa ja tinha usado mas os outros nao, vou usar pq meu cabelo ta caindo mto.. amei as dicas!!

    1. Avatar de Marinalva

      Usei o alecrim é ótimo ele até da uma rejuvenecida nos fios e a babosa maraaa!

  8. Avatar de Rossane

    Vou experimentar essas plantas, valeuuu

  9. Avatar de Adauto Sabino

    sou leitor assiduo de todas s dicas , não sabia que o alecrim servia , ja usava a babosa agora vou usar o alecrim
    obrigado

  10. Avatar de Jerusa

    Estou com muita queda de cabelo, vou experimentar essas plantas.

  11. Avatar de Kelinha

    Estou com muita queda de cabelo pois fiz uma cirurgia, estou com medo de ficar careca. pelo que li a babosa é a melhor.

  12. Avatar de Hilda Almas

    eu uso a babosa assim lavo normalmente posso condicionador e a babosa na raiz e pontas tiro um lado da casca e passo no cabelo, deixo agir us 15 a 20 minutos e somente enxagou. diminuiu a queda total do meu cabelo.

    1. Avatar de Bia

      Da pra colocar a Babosa com condicionador Dove ou a máscara? Será que garanti a não ter mais queda?

  13. Avatar de Juliana Matos

    Eu uso o extrato de jaborandi e também o de alecrim, ambas são ótimas, quero experimentar a bardana e hortela;)

  14. Avatar de Arlete

    ADOREI AS DICAS EU USO BABOSA,É FORMIDAVÉL MEU CABELO TEM BRILHO ,E PAROU DE CAIR.FAZ TEMPO QUE USO BABOSA.AS OUTRAS PLANTAS EU NÃO CONHECIA O EFEITO.PARABÉNS OBRIGADA.
    😆

  15. Avatar de Mari

    Eu uso o chá de hortelã na pele, por ser muito seca minha pele fica irritida, principalmente com o frio, eu faço um chá bem forte de hortelã e faço compressas no rosto. É ótimo, acalma a pele e fiça até mais macia, só nao sabia que pode usar nos cabelos também.

  16. Avatar de Ivana Mendes Bomfim

    Bom Dia!

    Adoro tudo que vc publica, eu tenho babosa em casa, sou preguiçosa, vou usar a dica para o cabelo e rosto. Parabens, continue assim sempre nos orientando.

  17. Avatar de Marielle

    Muito bom esse artigo, vou fazer um tratamento com essas plantas, adorei a dica!

  18. Avatar de Marisa Pontes

    Tenho o óleo essencial de hortelã em casa, vou passar usar no couro cabeludo também, valeu a dica.

  19. Avatar de Antonia

    muiito bomm 😀

  20. Avatar de Eliane

    A bardana para mim é novidade.
    As outras já conhecia o poder delas.
    Artigo muito bom

  21. Avatar de Angélica Lima

    Adorei as dicas, vou fazer uso para fortalecer meu cabelo, fiz um alisamento e ele está fico e quebrando, como me arrependi.

    1. Avatar de Isa

      Angélica, eu fiz essa besteira, e uma coisa que minha avó usava, minha mãe fez pra mim, e foi uma beleza. Meu cabelo ficou mais forte e beeem menos quebradiço. Vá ao açougue perto da sua casa e peça ao moço um pedaço de sebo de vaca, ou um pedaço de tutano. Se for o tutano cozinhe na pressão, só com um tikinho de água. Se for o sebo, derreta numa frigideira morna (não frite) e retire com delicadeza o óleo. Bata no liquidificador um ou outro com um pedaço do gel da babosa e passe nos cabelos. Deixe por algumas horas e enxague. Espero que funcione pra vc tb. Bjos

  22. Avatar de Maria Vitoria

    Dicas maravilhosas, estou com queda de cabelo, conheço os benefícios das plantas e agora vou começar a fazer uso da babosa.

  23. Avatar de Rosario

    Adorei o post, vou experimentar a bardana e o hortela.

  24. Avatar de Nadia Firmina

    Adorei as dicas,

  25. Avatar de Maria Delfina

    😆 Ja usei muito o hortelã muito bom ,agora vou usa a bardana

  26. Avatar de Carolina Mendonça

    o alecrim com certeza! uso o óleo para cabelo que se chama Hairmastic! muito bom mesmo! recomendo sinceramente

  27. Avatar de Lucy

    😎 😀

  28. Avatar de Lucileia Peixotogostei Da Dica Da Banana

    Gostei da dica da banana

  29. Avatar de Maria Cristina

    Boa tarde..Adorei as dicas ja estou fazendo uso da babosa

  30. Avatar de Catarina

    Olá meninas bom dia,já ouvi falar destas plantas e só mente experimentei o alecrim ,e deixo aqui a minha mensagem que vale à pena,o meu cabelo está fraco e o alecrim ajudou muito, deixando meu cabelo saudável e crescido, meu couro cabeludo sem caspa. Aconselho o alecrim a pesar de não experimentar as outras porque fiquei no alecrim. Bjos e boa corte para todas 😀

  31. Avatar de Catarina

    Olá meninas bom dia,já ouvi falar destas plantas e só mente experimentei o alecrim ,e deixo aqui a minha mensagem que vale à pena,o meu cabelo estáva fraco e o alecrim ajudou muito, deixando meu cabelo saudável e crescido, meu couro cabeludo sem caspa. Aconselho o alecrim a pesar de não experimentar as outras porque fiquei no alecrim. Bjos e boa sorte para todas 😀

  32. Avatar de Sandra Helena

    gostei de todas vou testar a babosa

  33. Avatar de Izabel

    Muito bom esse post !!! Tenho feito em casa a babosa e alem dos beneficios citados ,deixa o cabelo super macio.
    Vale apena experimentar.

  34. Avatar de Lucimara

    Como usar e so faser o cha do alegrim I do orterla? Ja usei a baboza e muito bom

  35. Avatar de Depois Que To Usando Um Aplique Que Chama Hotheds De Fitas Ao Tirar Pra Fazer Manutenção Percebi Que Meu Cabelo Ta Fino E Ralo Má Ele Nunca Caiu Não Dei O Que Aconteceu Será Que Foi O Aplique Tem Agumsentido Isso Ou Não , Também Fiz A Dieta Meia Ra

    Marly lima Luft

  36. Avatar de Deiserre

    Olá! Tenho dois tipos de hortelã em casa o comum de colocar no suco de abacaxi e a hortela pimenta que tem umas folhas grande e q pode ser usado na comida. Qual dessa posso usar para o cabelo?

  37. Avatar de Estevão

    Minha pergunta é : O Chá de Hortelan é usando para toma ou para passa nou enfregar no cabelo?????? 😉 😉 😳

  38. Avatar de Edna Jorge

    Como devo usar esses produtos???
    Estou a usar o meu cabelo natural sem meter nada 😆

  39. Avatar de Edna Jorge

    Como devo usar

  40. Avatar de Moisés Carvalho

    Olá estou com uma queda de cabelo que está me preocupando, tenho 28 anos e gostaria de saber se eu bater todas estas plantas e misturar com o condicionador novex e deixar no cabelo todo dia por ums 30 minutos com uma touca plástica e depois enxaguar tem um bom efeito?
    Por favor me ajude.

    1. Avatar de Almira Gomes

      Oalecrim para oCABELO COMO USAR?

  41. Avatar de Luana

    Para hidratar os meus cabelos usei a babosa e podes quer, funciona mesmo

  42. Avatar de Regina

    Meu cabelo estava lindo ano passado, mas fiz uma progressiva que desde então começou a cair. Estou tomando levedo de cerveja, cetrum mulher e passando o gel da babosa no cabelo. Porém, o gel de babosa está sendo uma bênção, pois desde quando fiz a primeira aplicação o cabelo parou de cair. Acreditem, a cura está na natureza.

  43. Avatar de Luh Santos

    😀 tenho hortela em casa mais é com aquele que bordinha branca e bem grossinha parece com tapete de oxala pode ser esse? Ou so o da imagem que é hortela miudo?

  44. Avatar de Luh Santos

    😛 mim respondam!!!! Ee hortelã grosso ou hortelã miudo ?ou pode ser os dois que dao o mesmo efeito

  45. Avatar de Valentynne

    Comprei a hortelã in natura e comecei a tomar o chá hoje; porém, congelei uma parte da quantidade que comprei e outra parte coloquei no refrigerador. Será que isso diminui as propriedades que a planta possui? Estou com muita queda de cabelo e minha esperança é que esse chá promova a cura desse problema. Sempre tive cabelos muito bonitos mas depois desse processo de queda, a beleza não é mais a mesma e quero recuperá-la.
    Abraços a todos que acompanham o blog.

  46. Avatar de Luciana

    olá, me chamo luciana!! quero saber se posso usar a babosa misturada oa creme da novex, com oléo de coco 1 vez por semana, e o azeite com ovo também?

    1. Avatar de Luciana

      Amei as dicas, muito obrigada !!!!!

  47. Avatar de Ana Lúcia

    Olá, preciso que vocês me ajudem tenho lúpus e estou com muita queda dos cabelos, o que devo fazer pra diminuir essa queda e para crese?? Qual dessas plantas devo usar?

  48. Avatar de Joice Padilha

    Olá eu uso a tempo alecrim e babosa…posso garantir que e muito o melhor que eu já usei…?a todos!

  49. Avatar de Deuza Júlio

    Olá, adorei as dicas pois tenho uma alergia alguns produtos capilares, vou experimentar todas as ervas. Obrigada

  50. Avatar de Carla

    Meu cabelo estava muito quebradiço e caindo muito também, usei uma hidratação ( Banho de Verniz ) da Twister Professional’s com a mistura de babosa e um pouquinho de azeite de oliva pois meu cabelo é oleoso, pra mim resolveu muito bem, obrigada pelas dicas.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva