Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual a importância do pó facial?

Qual a importância do pó facial?

O pó facial (solto ou compacto) foi inventado para ser utilizado na finalização da maquiagem, para dar acabamento matte, retirando o brilho da pele. Eles ajudam a fixar a maquiagem e a retirar o brilho da pele nas zonas em que ocorre acúmulo de oleosidade.

Tipos de Pó Facial

Pó compacto: é eficaz quando o objetivo é obter uma camada mais densa em zonas específicas do rosto, para efeito de correção ou retoque das áreas que ficarem brilhantes ao longo do dia (ideal para levar na bolsa).

Pó solto: é mais leve e proporciona um acabamento mais natural.

Pó translúcido (compacto ou solto): proporciona cobertura suave e transparente para todos os tipos de pele.

Pó opaco: usado para qualquer tipo de correção, é ideal para peles com poros visíveis.

Pó com brilho: quando a intenção é realçar (e não a corrigir) imperfeições na pele. Deve ser passado com cautela.  Evite passar em peles oleosas, em áreas com flacidez e com linhas de expressão, pois pode ressaltar ainda mais o problema.

Qual a importância do pó facial?

Tom de Pó Facial Ideal para Cada Pele

Na hora de comprar o pó facial, sempre surge dúvida quanto ao tom ideal para cada tipo de pele. O tom certo do pó facial é aquele que, conforme vai sendo aplicado, vai desaparecendo, sendo “incorporando” pela pele e amenizando as pequenas imperfeições.

É importante lembrar que o tom de pele muda do verão para o inverno. No verão, o tom é mais escuro e no inverno, deve ser mais claro. Uma dica é, antes da compra, passar um pouco do pó facial na região abaixo da bochecha para saber se o tom combina com a pele.

Como usar o pó facial?

Qual a importância do pó facial?

 O pó é um acabamento, e não uma cobertura. Portanto, deve ser usado com moderação. O segredo é pincelar somente a “zona T” (testa, nariz e queixo), região que costuma sofrer mais com a oleosidade, mantendo-o longe da área dos olhos para não evidenciar as linhas finas. O pó pode ser aplicado com esponja ou pincel:

Esponja: faz com que a aplicação seja mais concentrada e que a cobertura seja maior. A esponja é utilizada com pós compactos.

Pincel: esta é a aplicação ideal! Com o pincel, a aplicação é mais leve e com mais segurança, já que é difícil “pesar a mão” quando se utiliza o pincel. Pode ser usado com o pó solto ou compacto.

E a versão mineral?

Qual a importância do pó facial?

O pó mineral é mais natural e menos agressivo para a pele. É feito com produtos extraídos da terra e isento de óleos, talco, fragrância, conservantes e pigmentos artificiais que podem agredir a pele. Perfeito para peles finas e sensíveis.

Outra vantagem desse tipo de produto é a capacidade de absorver o excesso de oleosidade. Eles dominam o brilho sem deixar a pele opaca e pesada. Não obstruem os poros e dão um acabamento fresco e natural.

A textura leve e extrafina ainda dá luminosidade à pele, que ganha um acabamento acetinado, fresco e natural. Essas versões minerais dispensam a base e camuflam sem pesar.

Sugestões de Pós Soltos, Compactos, Translúcidos e Minerais

E você, usa pó facial? Qual é o seu preferido?

74 comentários para “Qual a importância do pó facial?”

  1. Avatar de Angela Nx

    Eu não vivo sem pó facial, uso sempre os pós compactos, bem clarinhos ou translúcidos, preciso comprar uns novos 🙂 amei as dicas

    1. Avatar de Bruna Azevedo

      Experimente pos faciais em versão HD, são os melhores

  2. Avatar de Denise Camargo

    Como minha pele é oleosa, eu não fico sem finalizar com po´facial, faz toda diferença, estou usando o pó mineral da Make B o Boticário, muito bom!

  3. Avatar de Camila

    Celisa, amei o post, adoro pó facial, aliás não uso base, só pó e uso o pos solto com pincel… o meu é da Clinique, mas quero comprar esses translúcidos

  4. Avatar de Lidiane

    Uso o pó mineral da BOURJOIs, maravilhoso, não fico sem….

    Tenho o po translucido da MAC, tb é ótimo

  5. Avatar de Marielle

    Adorei o post celisa 🙂

    Quero experimentar esse pó compacto para peles oleosas da Maybelline(pure make-up), minhas amigas falam muito bem dele

    1. Avatar de Karine

      Estou usando esse pó, adoro, vale a pena, pode comprar 🙂

      1. Avatar de Raquel Delis

        Tb quero testar esse 🙂

  6. Avatar de Márcia Leme

    Gostei das dicas…

  7. Avatar de Janaina Silva

    o pó que uso é o dream matte da maybelline, eu adoro ele, um dos melhores que já tive!!!

  8. Avatar de Rafaela M

    Adorei o post, uso o po compacto da Avon color trend, e tb natura faces

  9. Avatar de Daniela S.

    Pó facial é um ítem que jamais pode faltar na maquiagem… estou usando o po compacto da Duda Molinos, um tom rosinha, bem bacana

  10. Avatar de Fer

    Pó é minha vida, carrego na bolsa e uso a qualquer momento, é o que salva minha pele, não vivo sem… tenho vários, o meu preferido é o translucido da MAC

  11. Avatar de Melissa

    Adorei o post! Eu uso o pó mineral Mary Kay, o efeito é bem legal.

  12. Avatar de Laura Priscilla

    Adoooro o Pó da Vult e Boom e Barato 😉

  13. Avatar de Kika

    Po é essencial na make

    os que mais gosto
    compacto da Adcos FPS 30
    po solto marcelo beauty
    po solto skin food

  14. Avatar de Juliana Rocker

    Adoro o po facial HD da Koloss, já testaram? É ótimo

  15. Avatar de Letícia

    Gostei do post, estou precisando urgente comprar um translúcido

  16. Avatar de Rô

    Uso o pó solto da TRACTA, bom e barato
    Gosto muito tb do compacto da Renew

  17. Avatar de Priscilla

    Eu uso da Anna Pegova e um da Adcos que são ótimos!

  18. Avatar de Rossane

    Uso o po mineral meke B O Boticario, mas tenho preferido usar o compacto da Dior

  19. Avatar de Maria Eunice

    Uso o compacto da Bourjois ( healthy balance) é maravilhoso

  20. Avatar de Rose

    Tenho vários, não vivo sem pó facial
    Uso o NYX po solto, é mara, da Boujois, Clinique e Revlon

  21. Avatar de Hérica

    Amei o post, adoro usar pos, tenho vários em casa e sempre carrego na bolsa, uso com pincel e tb com esponja

  22. Avatar de Arlindo

    beleza e saúde andam de mãos dadas,toda informação será bem vindo.

  23. Avatar de Julieta

    gosto do pó compacto da renew – avon, o color trend é horrível, tem um cheiro péssimo..

  24. Avatar de Pê

    Amo o pó translúcido da ADCOS com fator de proteção 30 para minha pele que é oleosa é maraaaaavillhosooo!

  25. Avatar de úrsula

    Como eu sempre digo, sou viciada em pó, kkkkkkk! Mas prefiro base em pó a pó compacto. Gosto da base em pó da Contém 1g e da Mac. Acabei de encomendar uma da Clinique… Estou aguardando ansiosamente chegar. 😛

    1. Avatar de Raquel Delis

      Eu tenho um pó compacto da Clinique, gosto muito…

  26. Avatar de Nair

    Eu amo o Pó compacto numero 3 da Vult, é bom e barato….mas vou experimentar o da Maybeline pra ver. Do boticário ja usei, mas prefiro o da Vult.

  27. Avatar de Gabriela Castro

    Amei a sua resenha, também não fico sem pó facial 🙂

  28. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito boa essas explicações sobre pó facial, aprendi bastante. Uso o pó compacto da Renew, acho muito bom, mas queria testar outros.

  29. Avatar de Adriana Prado

    Eu tenho bastante pó facial. Tenho pó Make B (comprei este fim de semana, ainda não usei) e estou no segundo Maybelline Super Natural com FPS. Não é uma maravilha, acho até meio grossinho. Mas, para retocar protetor e dar uma cobertura é ótimo. Ainda quero experimentar este da postagem (Maybelline Pure Make).

    Vou pesquisar outros com FPS para substituir este.

    O No-Sebum Innisfree é translúcido queridinho.

    Beijo

    Celisa, querida, este pó Mary Kay da postagem é, na verdade, a base mineral da marca. O pó facial é este: http://www.marykay.com.br/powders_sheermineral.html . Beijo

  30. Avatar de Patrícia Da Matta

    Gosto muito de pó facial, é o que salva minha oleosidade 🙂

  31. Avatar de Antonieta

    Celisa, eu tb sou fã de pó facial, principalmente o pó solto que uso com pincel, acho mais natural… tenho vários em casa e tem a marca Bourjois, Clinique e Mac que são os preferidos

  32. Avatar de Jacqueline

    Já faz um tempo que uso as versões minerais, como tenho a pele sensível o po mineral é melhor, menos agressivo.
    Adorei as dicas

    1. Avatar de Silvia De Lima

      Qual o que vc gosto mais?

      Tambem queria testar um mineral

      1. Avatar de Raquel Delis

        Tenho um da versão mineral da Artdeco, é excelente.

  33. Avatar de Silvia De Lima

    Gente qual o melhor pó para quem tem poros dilatados?

    Pergunto pq a maioria acumula nos poros, memso aplicando com pincel

    1. Avatar de Bruna Azevedo

      Silvia, use os pos na versão HD, eles deixam a pele super natural e esconde bem os poros abertos.
      Eu uso o número 2, indicação aqui no blog, da make-up forever, uso o da NYX, também HD studio e tenho o da Koloss HD

  34. Avatar de Daniele

    ola!nao uso muito,mais obrigada pelas dicas a dorei!!!!!

  35. Avatar de Kelly Cristine

    Prefiro os pós compactos, acho que são melhores para pele oleosa.

  36. Avatar de Bruna Azevedo

    Oi Celisa, amei o post, eu sou usuária assídua de pos faciais, tenho muitos, sempre levo na bolsa para aquelas horas em que a pele tá brilhando, para mim é a solução.
    Tenho gostado muito das marcas que tem pos HD, a pele fica mara e super natural.

  37. Avatar de Mariana

    maquiagem sem pó, pra mim não dá! sempre uso pó comprei da Mary Kay é ótimo, deixa a pele natural sem aquele aspecto de rosto de boneca.

  38. Avatar de Sônia Cardoso

    Realmente foi bastante proveitoso eu ler sobre o pó compacto, de um mês para cá estou usando o da ADCOS, proteção 30, e, até agora não tenho nenhuma queixa! Não sou uma pessoa de viver “maquiada”, então ele, um batom cor de boca ou claro, e um lápis para evidenciar as sombrancelhas, para mim são suficientes! Tb tomei a atitude de lavar o rosto com sabonete facial, (Marcelo Beauty), e estou com um produto também da ADCOS, um sérum ultra concentrado, indicação de uma migamã, lembro ela falou que ele é tb hidratante! Amei seu jeito de esclarecer sobre cada pele e como o pó compacto deve ser utilizado! Sucessos, e gratíssima! 😆

  39. Avatar de Geovana

    Para mim, pó facial é tudo
    De manhã passo protetor solar, primer e pó facial, a pele fica sem oleosidade o dia todo

  40. Avatar de Raquel Delis

    Oi Celisa, amei o post sobre po facial, tenho vários em casa, mas fiquei mega curiosa em testar esses que vc sugeriu, muitos eu não conhecia… adoro ficar por dentro das novidades.

    Tenho do boticário, avon, bourjois, koloss, clinique… estou doisa para testar esse da Ana Pegova…

  41. Avatar de Beth

    Só uso Mary Kay, incomparável!!! Simplesmente Maravilhosoooooo!

  42. Avatar de Adrina

    Adorei a matéria, sempre fico em dúvida quanto vou comprar os meu pó.

  43. Avatar de Cíntia

    Maybelline e Koloss são ótimos.
    😛

  44. Avatar de Cláudia

    Antigamente não usava pó e, recentemente resolvi aderir ao pó translúcido..estou amando o resultado. 😀

    Ótimo post.

  45. Avatar de Claudete Mendes

    Oi Celisa que matéria ótima, amei, uso o pó da Adcos translúcido com fator 30 por sua indicação e amo! Valeu pelas dica. Bjs

  46. Avatar de Lucia Silveira

    Conhecem o pó mineral da Mary Kay? É fantástico!

  47. Avatar de Claudete

    Olá! amei as dicas sobre pó facial, estou gostando muito do site, obrigada pelas dicas.

  48. Avatar de S

    Segundo pesquisas médicas norte-americanas, todo e qualquer tipo de maquiagem ‘mineral’ é potencialmente muito ruim para a saúde respiratória. Sabe-se hoje que as micro-particulas contidas nesses produtos aderem intensamente os tecidos pulmonares.
    Então, usar somente procurando informes prévios junto ao nosso médico de confiança é sempre proveitoso.

  49. Avatar de Karla

    Nao gosto muito de pó.Acho que evidencia as rugas,que muitas de nos ainda nem temos.Talvez nao tenha encontrado uma boa marca pra minha pele né?Alguem tem a mesma opiniao q eu?

  50. Avatar de Clea Ricini

    usei durante 10 anos o po compacto da payot.
    COMECEI A USAR O FACIAL DA mARY kAY E fantastico

    1. Avatar de Justina Pato

      Eu, em relação ao pó compacto tenho a mesma impressão “realça as rugas de expressão”, ultimamente nem tenho usado!!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva