Para a mulher que gosta de se cuidar

Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!

Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!

Os poros dilatados são um problema principalmente para quem tem pele oleosa. A dilatação dos poros também é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também pelo aumento da oleosidade da pele causado pelo calor.

Publicidade

Os poros se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo. Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem a secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona “T” (boca, nariz e olhos), e sem os pelos, a secreção tende a ser maior.

Poros dilatados podem causar espinhas?

A mistura de sebo com células mortas que saem pelos poros protege sua pele de bactérias, vírus, além de vento e chuva. Algumas vezes, entretanto, quando o poro está obstruído e o sebo com células mortas tenta sair e não consegue, resulta em acne (dilatação e inflamação do poro).

Qual é a causa dos poros dilatados?

 Pele oleosa: As pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são.

Idade: Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também afeta o aspecto dos poros.

Hereditariedade:  A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

Cuidado com a maquiagem

Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!

Quem tem os poros muito abertos deve usar somente maquiagem líquida e oil free em vez da versão em pó. Os produtos em pó penetram mais profundamente e obstruem os poros, o que pode levar à formação de espinhas e bolinhas. O cuidado também deve ser redobrado na hora da retirada: o ideal é passar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto. O demaquilante limpa a pele mais profundamente e evita que você fique esfregando demais o rosto, movimento que provoca o aumento de oleosidade.

Alguns cuidados para melhorar a aparência dos poros dilatados

Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!
  • Nunca esprema espinhas
  • Sempre retire a maquiagem antes de dormir
  • Evite muita exposição solar
  • Use produtos específicos na hora da limpeza
  • Utilize produtos como primer facial, eles são essenciais para controlar a oleosidade
  • Aplique máscaras faciais de argila verde e branca. Elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros
  • Faça esfoliação semanal, que ajuda a retirar as impurezas, deixando a pele “respirar” melhor

Tratamento para os poros dilatados

Para tratar os poros, opte em conversar com um dermatologista para indicar o tratamento mais adequado para seu caso.

Normalmente os especialistas indicam fórmulas com ácido retinoico para utilizar uma semana por mês, descamando suavemente e assim refinando sensivelmente os poros. O profissional avaliará a possibilidade de usar o medicamento via oral isotretinoina – que faz enorme diferença na pele oleosa e mista, tornando-a praticamente normal. Peelings especiais de ácidos suaves, como o ácido retinoico, são um método simples e eficiente para fechar os poros e dar aspecto aveludado.

Microdermoabrasão/Peeling de Cristal

Esse tratamento consiste no uso de pequenos cristais que, em contato com a pele, promovem uma esfoliação leve. No mesmo aparelho existe um sistema de vácuo que aspira as células mortas e o óleo que podem obstruir os poros.

Peeling Químico de Ácido Retinoico

O tratamento de poros dilatados com peeling químico tem ótimos resultados, assim como a microdermoabrasão. Pode-se utilizar o ácido retinoico a 5%, em uma sessão semanal, de quatro a seis sessões para um tratamento completo.

Luz pulsada

A luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e o diâmetro do poro. Mas atenção: como a pele fica mais sensível, é preciso aplicar protetor solar e evitar o sol nos primeiros dez dias após o tratamento. Do contrário, os poros voltam a ficar abertos. A aplicação de luz pulsada pode ser feita uma vez por mês e tem resultados gradativos, ou seja, repetindo o tratamento com frequência, os poros tendem a permanecer menores. Em casos mais acentuados, em que há associação com cicatrizes de acne, o ideal é tratar com o laser de CO2 fracionado, que penetra nas camadas mais profundas da pele e acelera a renovação celular e a recuperação das áreas marcadas pela acne.

Produtos que ajudam melhorar o aspecto de poros dilatados

Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!
  1. Primer L’Oréal Studio Secrets: Deixa a pele suave com um toque aveludado disfarçando rugas, poros dilatados e melhorando a textura irregular da pele. Disfarça imperfeições e elimina a oleosidade da pele. Disponível na Dafiti.
  2. Primer facial para poros dilatados Contém 1g: sua fórmula livre de óleo e com microesferas de sílica proporciona uma sensação única de conforto através de um toque macio e aveludado à pele. (resenha aqui)
  3. Creme Pré-Maquiagem The POREfessional, Benefit: Antes da maquiagem, aplique na pele com os dedos e capriche em regiões mais problemáticas. Vale levar o produto na bolsa para retoques ao longo do dia. Disponível na Sephora.
  4. Correcting Serum, Clinique : Com textura bem fininha, promete reduzir a aparência dos poros em até 58%, em apenas duas semanas. A marca também conta com hidratante e primer para o problema. Disponível na Época Cosméticos e Sephora.
  5. Egg Pore Silky Smooth Balm Tony Moly: É um primer que esconde poros dilatados, rugas finas e cicatrizes para dar à pele aspecto liso, macio e sedoso. (resenha aqui)

E você, tem poros dilatados? Faz algum tratamento para ajudar na aparência da pele?

105 comentários para “Você tem poros dilatados? Saiba como tratar!”

  1. Avatar de Jessica Barros

    USEM O KIT MICRODERMOBRASÃO DA MARYKAY, ELE REDUZ A APARÊNCIA DE LINHAS FINAS DE RUGAS E POROS DILATADOS. A BASE LÍQUIDA EFEITO MATE É UMA BOA OPÇÃO!!!!!!!!

    1. Avatar de Barbara

      Pra mim esse kit da Mary Kay não resolved. 🙁

      1. Avatar de Elizabeth

        Esse kit em mim não resolveu quase nada. Os poros continuam dilatados e ainda a pele oleosa

      2. Avatar de Mírian

        eu uso mas infelizmente não estou obtendo resultado, não sei o que fazer

    2. Avatar de Leilane

      Kit caro que não cumpre o que promete.
      No máximo limpa a pele, mas isso um adstringente e sabonete fazem

    3. Avatar de Douglas Buenos De Moraes

      Eu preciso acabar com os meus poros

  2. Avatar de Gisele

    e muito bom maravinhozo amei
    , 😆

  3. Avatar de Lana Bello

    ♡ Ameiiiiii o post ♡
    Vou usar a argila para ver
    os resultados.

  4. Avatar de Neusa Maria N. Santos

    Adorei a materia sobre poros dilatados, vou passar a usar argila.
    🙂

  5. Avatar de Andreia Sena

    Tenho uma duvida e a agua? Se eu beber muita agua diminui os poros?

    1. Avatar de Tiago

      Diminui sua sede…rs

      1. Avatar de Angelica

        😀 😀 😀 :D. Chorei

      2. Avatar de Elizabeth

        kkkkkkk

  6. Avatar de Sandra

    Tenho os poros dilatados perto do nariz. Me namoram muito e tenho um peeling marcado para o mês que vem. Vou ver com a esteticista a possibilidade de fazer mais pelling. E vou tentar a argila branca. Amei as dicas

    1. Avatar de Rodrigo Barbosa Santana

      Sandra, conheço uma mascara de argila que é ótima e está chegando agora no mercado. Marca Sabonart, cosméticos artesanais. http://www.sabonart.com.br

  7. Avatar de Larissa

    🙂

  8. Avatar de Larissa

    🙂
    mt bom

  9. Avatar de Amanda

    Gostei….mas prefiro uns peelings

  10. Avatar de Amanda

    😀 e mais rapido…bom e para quem nnao tem muito tempo….bjs

  11. Avatar de Catia

    😆 eu tenho poros abertos quero fazer tratamento para melhorar ou até me livrar deles rsrs. Qual o melhor tratamento?

  12. Avatar de Elisabete

    😀 Ola você poderia indicar o lugar que comprou Egg Pore Silky Smooth Balm Tony Moly por favor.

  13. Avatar de Kelly Lopes

    Olá,sou consultora mary kay,quem quiser conhecer nossa linha de tratamento de pele,podemos marcar uma sessão grátis.contato 4130603400

  14. Avatar de Darlana Soares

    Tenho poros muito dilatados como faço pra acabar com eles?

  15. Avatar de Botana

    tenho poros dilatados que chegam a me erritar e a parte dos poros é um pouco mais escura. Como posso tratar ??

  16. Avatar de Mariana

    Adorei minha pele ta horrível vou ver o q faço!

  17. Avatar de Yara Dias

    Eu uso o peeling da Mary kay e tem suavizado bastante. Já usei argila, mas o resultado do peeling tem me deixado mais satisfeita.

  18. Avatar de Carol

    a matéria está um pouco incompleta… no tratamento com peeling químico foi citado apenas o uso de ácido retinóico, quando temos o ácido salicílico e o mandélico, que além de reduzir a aparência de poros dilatados também são muito eficazes no tratamento de acne (e menos agressivos). peles oleosas geralmente têm poros dilatados porque é o excesso de sebo que causa essa dilatação, por isso sempre é importante o uso de produtos (leite de limpeza, loção adstringente, gel creme hidratante, filtro solar e etc) específicos para o tipo de pele, além de fazer limpeza de pele pelo menos 1 vez ao mês, justamente para extrair o sebo acumulado nos poros. e quanto à microdermoabrasão, pode ser usado tanto o peeling de diamante (onde a própria ponteira do equipamento faz essa esfoliação mais profunda) ou o peeling de cristal que utiliza óxido de zinco para isso. nesse tipo de tratamento acho mais adequado procurar uma esteticista e, se necessário, a própria profissional encaminharia a um dermatologista (o uso do medicamento via oral – roacutan – nunca deve ser a primeira opção devido aos efeitos colaterais)

  19. Avatar de Gabriela

    Eu ja usei quase todos os produtos para tratar dos poros e nda é definitivo, entao vou buscar outras formas como o uso do roacutan, que pelo q pesquizei é mais promissor…..

  20. Avatar de Claudete Gomes Ito

    Cuidado ao fazer muitos peeling. Ao chegar aos 60 anos a pele fica fina e quem faz muitos peeling a pele fica com aspecto de papel muito fino e aí não tem mais o que fazer. Consulte sempre um dermatologista.

  21. Avatar de Patrícia

    Já tentei tanta coisa pra poros dilatados e pele oleosa e FINALMENTE achei uma linha de produtos que resolveu meu problema: linha Wonder Pore da marca sul coreana Etude House. Vocês podem comprar com frete grátis através do site cosmetic love, demora em torno de um mês e dá pra comprar amostras antes de comprar os produtos grandes, que são um pouco caros mas valem a pena! Super recomendo!

  22. Avatar de Andreia

    Meu queixo esta aparecendo marca de expressão
    Pq o tempo é mais cruel com mulher que com home tenho 30 anos
    Meu marido 34 e esta com.rosto sem uma ruga e olha que me cuido muito .
    Malho cuido dos dentes.
    E ele não faz nada disso.. O que eu faço????

  23. Avatar de Elizabeth

    Minha pele é muito oleosa, poros extremamente dilatados e minha pele facial ainda fica escura meio avermelhado, tenho vergonha de sair de casa porque a maquiagem nunca fica bonita em mim. E sobre esse kit microdermobrassão ja faz 8 meses que uso e nao vejo resultados bons.

  24. Avatar de Dulce

    Boa noite.
    A Adcos tem produtos perfeitos para cada tipo de pele, a minha pele é super oleosa. Eu uso e recomendo. O redutor de poros da Adcos é perfeito!! Deixa sua pele macia, aveludada e o mais importante sem oleosidade. O pó compacto com fator 50 de proteção, Tbm é ótimo, uso por recomendação da minha dermatologista. Quem quiser conhecer melhor os produtos, entre no site da Adcos e tire todas as suas dúvidas e peça informações para seu dermatologista, tenho certeza que eles recomendarão. São produtos caros, mas vale a pena, o resultado é muito rápido.

    1. Avatar de Alexandre Mendes Soares

      Comprei o redutor de poros da ADCOS, não vale de nada, péssimo, parece que abriuu ainda mais meus poros. Gostaria de processar a ADCOS, como faço?

  25. Avatar de Talita

    Esse kit da Mary Kay é pura ilusão, não resolve nada… Eu não gasto dinheiro com isso mais

  26. Avatar de Mírian

    amei essa matéria, vou tentar utilizar argila pra ver o resultado

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva