Para a mulher que gosta de se cuidar

Prisão de Ventre? Resolva esse problema de uma vez por todas!

Geralmente a prisão de ventre está relacionada com má alimentação e estilo de vida. Nesse caso, bastam algumas pequenas mudanças em sua rotina para que você note melhoras.

O que é prisão de ventre?

Se você não costuma ir ao banheiro diariamente, ou até vai poucas vezes, isso não quer dizer que você sofre de prisão de ventre. Falo isso, pois muitas pessoas acreditam que já têm o problema apenas por ter de fazer esforço ou por notarem as fezes um pouco mais ressecadas.

A medicina considera a prisão de ventre (ou constipação intestinal) os casos em que a pessoa evacua menos do que três vezes por semana e em pelo menos uma delas for necessário esforço muito grande. Além de remédios para prisão de ventre, os especialistas costumam recomendar exames para descobrir se a constipação está relacionada a distúrbios ou doenças mais graves.

O que fazer para Prisão de Ventre

Alimentação com Fibras

Prisão de Ventre

Quanto mais resíduos o alimento deixar no organismo, melhor ele vai contribuir para a formação do bolo fecal e para o funcionamento do intestino. Os alimentos que deixam mais resíduos são os ricos em fibras insolúveis, substâncias que, como o próprio nome diz, não são digeridas pelo corpo. Vegetais, legumes, alimentos integrais, grãos, frutas, aveia, linhaça moída são alimentos que ajudam formar o bolo fecal. Gorduras boas como: azeite de oliva, óleo de coco, abacate e castanhas também são eficientes.

Água

Prisão de Ventre

Nada adianta ingerir muita fibra se não houver a ingestão de água. Beber pelo menos oito copos de água por dia. O ideal seria consumir o primeiro desses copos em jejum.

Exercícios físicos

Prisão de Ventre

A prática de atividade física regular — mesmo que por alguns minutos durante o dia — ajuda a fortalecer a musculatura. Pessoas que ganharam peso e aumentaram as medidas da barriga perdem muita força na região abdominal e têm tendência para maior dificuldade de evacuar. Além disso, os exercícios ajudam a ativar nos movimentos peristálticos do intestino.

Remédios Laxantes

Prisão de Ventre

O medicamento ajuda, mas é fundamental consultar o médico para conhecer o melhor laxante e o modo correto de usá-lo — enfim, saber se de fato o remédio é necessário no tratamento. Isso é importante, pois alguns laxantes, que irritam o intestino, provocam uma contração brusca da musculatura da parede intestinal, gerando problemas. Se o medicamento for ingerido de modo inadequado, com o tempo essa mesma musculatura passa a não responder como antes, exigindo remédios cada vez mais fortes — até o momento em que se dilata, causando dores constantes e piorando o caso.

Dicas Simples para Resolver a Prisão de Ventre

  1. Em jejum, tome uma colher de sopa de aveia + linhaça moída com um copo de água.
  2. Em jejum, tome uma colher de sopa de azeite de oliva + um copo de água.
  3. Acrescente pelo menos um copo de suco de fruta ou vegetais em sua dieta.
  4. Não fique parada, movimente-se!
  5. Beba bastante líquido.
  6. Prefira alimentos integrais.
  7. Eduque o seu intestino e estipule horários fixos para utilizar o banheiro, mesmo sem vontade.
  8. Na hora em que sentir a necessidade de utilizar o banheiro, não a ignore, pois essa vontade inicial passa e boa parte do bolo focal é reabsorvido pelo organismo.
  9. Tomar chá é ótimo para prisão de ventre! Faça um chá de gengibre, e coloque meio limão. Outro também eficiente é o chá verde + hortelã.
  10. Evite alimentos que prendem o intestino como: embutidos, pão, fritura e doces.

Ah, não esqueça que para que essas dicas sejam eficientes, é preciso implementá-las com regularidade (pelo menos no início)!

Se alguém tiver mais dicas para melhorar o funcionamento do intestino, participem!

69 comentários para “Prisão de Ventre? Resolva esse problema de uma vez por todas!”

  1. Avatar de Mônica Zanardi

    Adorei o artigo! O que me ajudou muito foi a geléia naturetti, compra na farmácia, toma uma colherinha antes de dormir, é uma maravilha e super natural

  2. Avatar de Gaby

    oi, amei..

    Coloquem umas ameixas (pode ser com caroço) num copo de água a noite.
    Pela manhã beba o líquido em jejum…

    cereais com mamão picado… tiro e queda

  3. Avatar de Be

    Adorei o artigo! Já sofri muitooo com isso, hoje tá mais controlado, com muitas fibras + água + frutas + 1 colher de óleo mineral a cada 2 dias (não tem gosto e vende na farmácia). Chá tbm é ótimo, quando tomo umas 2 xícaras antes de dormir já sinto a melhora.

  4. Avatar de Gláucia

    adorei a matéria!
    meu intestino é uma negação…tentei várias coisas mas o resultado dura poucos dias…

  5. Avatar de Cris

    tenho serios problemas com o meu intestino e a prisão de ventre me deixa estressada,
    nervosa, triste e varias outras coisas desaniadoras mas com essas dicas vou viver melhor .

  6. Avatar de Rosinha

    Prisão de ventre para mim é coisa do passado, hoje não sofro mais deste mal, incluí na minha alimentação bastante fibras, tomo bastante líquidos e faço atividade física. Também como bastante linhaça dourada é uma maravilha! Espero ter ajudado a todas!! bjos!!

  7. Avatar de Flávia

    Eu como All Bran. Foi o único alimento rico em fibras que me ajudou muito no meu intestino.

  8. Avatar de Mirian

    Olá!
    Sofri com isso desde pequena. Lá pelos 20 anos, li que massagem abdominal era bom. Comecei a fazer ao deitar e antes de levantar. em aproximadamente 1 mês comecei a ficar regular. No começo comia mamão em jejum para auxiliar, mas com o tempo foi ficando melhor. Depois que tive meus dois bebês o intestino regulou de vez. Hoje trabalho com massoterapia e Outros procedimentos naturais. Sempre aplico e indico massagem para minhas clientes. Outra dica: Acupuntura e auriculopuntura ajudam muito. Vale notar que o stress e ansiedade também contribuem para o quadro de prisão de ventre. Nesses casos a acupuntura pode ajudar muito, combinada com florais para baixar a ansiedade.

    1. Avatar de Ana

      Mirian, como seria essa automassagem? dá pra vc explicar por aqui?

  9. Avatar de Antonio De Alexandre

    Nunca é tarde para colocar o intestino em ordem.Temos um case importante para contar: Em nosso Espaço de atendimento (www.rharomasy.com.br), recebemos uma senhora de 51 anos que já fazia uns 10 anos que ia ao banheiro apenas a cada 15 dias! Começamos um tratamento semanal com ela onde apliquei auriculoterapia, stiperpuntura e acupuntura sistêmica(no corpo), e recomendei a inclusão de alguns alimentos funcionais na dieta regular. Com esses simples procedimentos já em 2 sessões começou a apresentar resultado. Concluímos o tratamento num total de dez sessões, e hoje ela consegue ir diariamente ao banheiro, de forma natural, confortável e sem se escravizar a nenhuma dieta restritiva. Outro ganho importante foi que devido ao funcionamento intestinal regular, seu volume abdominal reduziu, ela até relatou que se sentia mais magra, influenciando inclusive no seu humor, que passou a ficar melhor, mais tranquilo além da ausência total dos incômodos gases. Quer saber mais? me escreva adalexan@gmail.com

  10. Avatar de Rafaela

    Há muito tempo atras tinha problemas com o intestino.. agora que bebo muita água e alimentos com fibras não tenho o que reclamar do intestino.

  11. Avatar de Marinaapmello

    Hoje esta otimo mas ja penei muito com este problema,Comecei a usar a aveia e linhaça de manha e as vezes a noite,foi maravilhoso nao deixo faltar mais,e claro muita agua fruta ,verduras,legumes abarriga esta sumindo,os braços afinando estou bem ,muito bem

  12. Avatar de Sabrina

    Olá pessoal,

    Para evitar a prisão de ventre eu tenho que ter a vida bem regradinha… Comer mamão e kiwi no café da manhã, incluir saladas, vegetais e fibras na alimentação, beber água durante o dia e o que para mim é fundamental, fazer exercícios físicos regularmente. Assim, consigo evitar tomar laxantes. Contudo, quando saio da rotina e preciso de uma ajudinha, tomo cáscara sagrada, que é natural.

  13. Avatar de Joyce Ferreira

    Olá Meninas

    Eu tive este probleminha bastante tempo até que minha ginecologista me passou um exame,foi detectado que a prisão de ventre era proveniente de sindrome dos ovarios policisticos, fiz tratamento e hoje em dia tenho um excelente funcionamento dos intestinos. Fica aqui a dica, já fez de tudo e não melhora procure um médico.
    Bjus.

  14. Avatar de Simone

    Olha todas essas dicas são maravilhosas, inclui tbem na minha alimentação, pelo menos 1 vez na semana, o espinafre e tive bons resultados.
    Um abraço à todos!

  15. Avatar de Luiza Mendonça

    Sigam todas as dicas da resenha e caso, não façam nenhuma
    atividade física, aprendam a contrair o abdomem, sempre: andan-
    do, cuidando da casa, enfim só só permitam relaxa-lo ao dormir.
    bjokas

  16. Avatar de Lilian Graciela De Oliveira Brito

    Até que não posso reclamar do meu intestino que funciona muito bem. Mas gostei muito dessas dicas pois minha irmã tem o intestino preso e ela sofre, tadinha. Vou imprimir para ela. Obrigada e beijos.

  17. Avatar de Amanda Gandy

    Olha sofro um pouco com a prisão de ventre,não só dificuldade de evacuação mas a formação dos gases que causam dores abdominais.já fiz alguns exames e não resultaram em nada, até descobrir a formula mágica cuidar da alimentação é fundamental.

  18. Avatar de Ana Claudia

    olha eu tenho endometrioze e devidoa girurgia que fiz fiquei com sii,isto e sindrome do intestino irritado e um saco com perdao da palavra ,mais dai foi bom pq eu tive que comer tudo essas coisas como legumes que nao sao todos pq senao ele provoca a crise verduras ,linhasa ,etc a tem que fazer ecercicio tb se nao adianta e beber bastante agua tudo isso eu aprendi bjs

  19. Avatar de Márcia Leme

    Olá,
    Para mim, depois que passei a tomar água em jejum e em seguida consumir duas colheres de linhaça moída (dourada ou marrom) com alguma fruta (de preferência mamão) TODOS OS DIAS, nunca mais tive esse problema. E, é claro, ao longo do dia muita água, frutas, verduras…
    Mas a linhaça não pode faltar. Mesmo quando viajo, desço para o café da manhã do hotel sempre com o meu vidrinho (compacto para as viagens), já que nem todo hotel serve linhaça no café da manhã…
    beijo

    1. Avatar de Ana

      MArcia, com relação a linhaça moída, vc tritura tudo de uma vez? ou, cada vez q for comer, vc tritura apenas a quantidade?

      sabe dizer qual a forma melhor?

      bjs

      1. Avatar de Carmen

        Oi Ana,
        Desculpe me meter na conversa, mas a linhaça moída deve ser guardada num recipiente escuro ou fosco, que não permita a passagem de luz, se não ela oxida.
        bjs

  20. Avatar de Deborah M. Schmidt Pinheiro

    Oi tudo Bem?????

    Gostei do artigo de hoje, porque a minha filha de 13 anos, sofre com intestino preso, já escrevi tudo no caderno e vou ensinar para ela, como deve fazer!!!!

    Valeu, pela matéria de hoje, gostei muito e aprendi também, agulmas coisas eu não sabia!!!! beijinhos

  21. Avatar de Miriane

    Olá meninas! Excelente artigo, mas é importante que procure um médico e investigue a causa da prisão de ventre. Sofri durante anos com esse problema, fiz várias mudanças na minha alimentação, e mesmo assim, ia ao banheiro com um intervalo de 7 a 10 dias. Até que descobri que o meu problema era intolerância à lactose. Depois que cortei o leite e os derivados, meu intestino passou a funcionar com uma regularidade muito maior! Mas é fundamental o acompanhamento de uma nutricionista, para repor os nutrientes que esses alimentos contém.

  22. Avatar de Lara

    Olás!
    Fibra de trigo é ótimo, e pode ser utilizado com iogurte, vitamina e até com comida por não alterar o sabor.

  23. Avatar de Andréia

    Olá meninas, otima as dicas, esse assunto é realmente muito importante.
    Eu tenho uma dica também que minha nutricionista me passou e que foi otimo, tomar todos os dias um suco de laranja com couve em jejum, não precisa fazer cara feia, porque fica muito gostoso, podem experimentar sem medo !!
    Um beijo a todas !!

  24. Avatar de Milena

    Olá!

    Dicas valiosas para um intestino saudável! Matéria excelente!
    Como Farmacêutica, trabalho em Manipulação (Farmácia Pharmaderma) e hoje já temos capsulas oleosas de linhaça! E muito bom para regular intestino, não causa dependência como outros fármacos e plantas usadas para prisão de ventre. Além de Pool de Lactobacillus, pois eles são responsáveis pela absorção de nutrientes, e melhoram a formação do bolo fecal.
    Qualquer dúvida entre em contato pelo site (www.pharmaderma.com.br)

  25. Avatar de Denise Barros

    Ótima matéria!!! Já tive com problemas de intestino, mas depois que mudei minha alimentação e comecei a fazer atividade física, meu intestino mudou, hoje ele funciona muito bem. É só mudar os hábitos alimentares que o intestino funciona que é uma beleza, é tiro e queda!

  26. Avatar de Joana

    oi adorei.
    já sofri muito com isso.hoje coloquei mais frutas,verduas e legumes
    na minha alimentação e resolvi o problema.

  27. Avatar de Rosângela

    Tomo 2 copos d’agua pela manhã ainda em jejum, como mamão religiosamente, uso linhaça dourada com farelo de aveia e granola no iogurte no café da manhã e ainda assim meu intestino é péssimo. Vez por outra preciso fazer uso de algum laxante para aliviar o intestino e as dores abdominais. Será que tenho algum problema com lactose como a MIRIANE ?

  28. Avatar de Angel

    Uma ótima dica para resolver definitivamente o problema da prisão de ventre é procurar cortar [ ou ao menos diminuir o máximo que puder ] o consumo de carnes, leite e derivados. Existe um estudo recente da Universidade de Oxford – Inglaterra – que comprovou ser a carne vermelha a principal causa de prisão de ventre. Conheço pessoas que ficaram completamente curadas deste problema apenas cortando os ingredientes de origem animal da dieta… Compartilho abaixo dois links bem interessantes com algumas outras dicas sobre o assunto … Abraços ! :o)

    http://mdemulher.abril.com.br/blogs/corpo-saudavel/tag/carne-vermelha/

    http://www.guiavegano.com/vegan/nutricao/prisao-de-ventre-2

  29. Avatar de Lucilene

    Oi, pessoal!
    Matéria muito boa essa, viu?!
    Sigo a maioria das dicas postadas, e apesar disso, percebi que o meu sofrimento era por não respeitar o horário dele, o intestino.
    Hoje quero estipular um horário…, ainda estou no caminho.
    Indico a vocês procurarem uma edição do programa Bem Estar da Globo, que a chamada foi sobre hemorróidas, porém eles explicaram muito sobre o funcionamento do intestino e até falaram da posição correta para se fazer o nº 2, rs. Falei sobre isso com uma amiga minha que tb tem esse problema e ela disse que a posição ajuda sim.
    Bjinhos!

  30. Avatar de  Andrea 

    o q foi batata pra mim: antes do café da manhã propriamente dito (pão / café c/ leite) como uma tigelinha de mamão c/ linhaça moída. Mas tem q ser TODOS os dias. Tbém costumo ingerir iogurte com granola quase todos os dias.

  31. Avatar de Zenilda

    Olha gente eu não sei o que é intestino preso,pois o meu parece um relogio só tem um poblema tem que ser na minha casa!!!!!

  32. Avatar de Carmen

    Olá meninas,
    Linhaça moída é tudo de bom, pra mim foi um santo remédio e muita água, sempre.
    bjs

  33. Avatar de Doria

    Não tenho problemas com intestino preso. Graças não necessito fazer uso de laxantes.
    Como linhaça moída e aveia de vez em quando, mas o que adianta mesmo pra mim é o milho da pipoca. Gente é pa pum, é so eu comer uma pipoquinha e tenho que correr pro banheiro, bom isso ne!!! bjos

  34. Avatar de Andréia Vieira

    Amei a matéria… Muito obrigada por todas as dicas e pelo carinho com que vcs produzem suas resenhas. Texto claro, simples e objetivo, faz com que a gente queria logo começar com qualquer coisa que vcs propõem… Vou correr ao supermercado p comprar linhaça e aveia… BrIGADA!!!

  35. Avatar de Rose

    o meu caso foi tirar da minha dieta o pão, pois este me dava muitos gases e com isso perdi peso, tomo 3 a 4 copos de água pela manhã, oprimeiro tomo em jejum, depois do café e antes do almoço e o mais importânte foi ter incluido frutas pelo menos 3 frutas ao dia, aí virei rainha não saio do trono!!

  36. Avatar de Simone

    tenho uma dica tomar um copo de agua e uma fruta antes do café da manhã isso pelo menos funciona com migo

  37. Avatar de Maria João Nunes [jordan]

    gostei do artigo.
    Eu estou a dar-me bem com a linhaça.
    Ponho uma colher de chá (rasa) num copo de leite magro antes de deitar; e a mesma medida na taça de cereais ao pequeno almoço. Tem estado a resultar muito bem e sem as incomodativas cólicas!

    Bjs
    Maria

  38. Avatar de Anne

    Olá, controlo com Activia, alimentos ricos em fibras e água. Já sofri muito com prisão de ventre. Hoje estou bem.

  39. Avatar de Moniquinha

    gente… eu adorei a materia,mas acredito que a ingestão de água e fundamental não,só para regular o intestino como para a beleza em geral,pele e cabelos.beba diariamente de 3 a 4 copos de agua e vcs verão que é muito bom o resultado.bjo a todas.

  40. Avatar de Arminia Steinhorst

    Como diariamente uma pequena fatia de mamão, ou então a noite duas ameixas sem carroço. Pra mim é ótimo. Beijos.

  41. Avatar de Fabiana

    Lendo todos esses comentários percebi que esse problema não acontece só comigo.
    Sofro com isso ja faz um tempinho.. e o que realmente me faz sentir melhor é não comer pão, massa, farinha, tento seguir tomando muita água, comendo frutas e se eu sair da rotina, nem os alimento ajudam…

    Fabi

  42. Avatar de Luiza Mendonça

    Para melhorar o funcionamento do intestino, devemos
    diminuir a ingestão de alimentos que contenham glutén.
    bjokas

  43. Avatar de Andreza

    Oi pessoal!!
    Gostei da matéria, e das dicas q tdas deram nos seus comentários, fora essas dicas são excelentes eu tb tenho umas dicas q vi no Bem Estar na Globo. Um proctologista disse que é bom estipularmos um horário regular para irmos ao banheiro todo dia, mas ele falou que é bom fazer isso logo após uma refeição porque ele disse que o intestino funciona melhor (interessante), se não der para ser logo após uma refeição ele disse para tomarmos um bom copo de água pelo menos que já ajuda. Ele disse para ficar sentada no vaso uns 5 min. não mais porque não é bom.. e mesmo que no primeiro dia não funcionar para continuar tentando que o intestino logo vai responder e se habituar ao horário.

    Bjss!!

  44. Avatar de Ana

    Meninas…. não tem nada melhor que suco de ameixa. Nunca vi no Brasil. Comecei a tomar aqui em Londres. É tiro e queda. Depois de umas duas horas que você toma você tem que correr pro banheiro. Então tomem quando puder ficar em casa pra esperar o efeito. No Brasil nunca vi o suco nos mercados, então acho que se você comprar ameixa em calda e bater no liquidificador fica igual porque o gosto é o mesmo. Espero ter ajudado. Nunca deixo comentários mas já faz um tempo que sigo o site. Simplismente adoro as dicas de todas. Parabéns!!!

  45. Avatar de Patrícia Silva

    Olá meninas…

    Sofri com esse problema por muitos anos, passava dias sem ir ao banheiro e sempre ignorei que o simples fato de beber mais água, pudesse me ajudar a resolver essa inconveniência, achava que era conversa de mãe rsrs… e não é que eu estava errada. Comecei a tomar pelo menos, um litro e meio de água por dia e tudo ficou resolvido, como num passe de mágica. Depois disso até a minha pele mudou, então meninas, o negócio é ingerir muita água…

    Beijinhos…

  46. Avatar de Rosely Dias Da Silva

    Adorei o artigo muito bom mesmo!

  47. Avatar de Tatyane Nazareth

    Adorei as dicas!!! Mas passar a tomar água é um p roblema pra mim!!! Não sei porque tomo muita pouca água durante o dia, vivo levando bronca!!!! Mas depois que ví que até ajuda na prisão de ventre, vou tentar me regular e tomar mais água durante o dia!!!!
    Beijinhosssssssssssssssss

  48. Avatar de Andre

    Minha sofria desse mau, ai ela começou a utilizar os produtos feitos com muita fibra. http://marketmultinivel.com/amway-do-brasil/produtos/nutricao/alimentacao-balanceada/

  49. Avatar de Silvia

    algumas vezes meu intestino não funciona e fico toda inchada.

    sou super a favor das práticas naturais para prevenção e cura de algumas males fisicos. A alimentação saudável e exercicios, neste caso.

    Acredito que os laxantes devem ser utilizados em último caso, pois se utilizados com frequencia podem danificar as paredes do intestino eliminando assim suas defesas.

    Uma prática que normalmente uso qdo estou com o intestino preso, é precionar com o dedo polegar aquela parte carnuda do dorso da mão q fica entre os dedos polegar e indicador; este ponto que é o da acunpuntura é utilizado, entre outros males, para fluir o fluxo de enerigia do intestino o com isso facilitar que funcione normalmente.

    maiores informações e detalhes acesse meu blog http://www.prazeremviver-silvia.blogspot.com

  50. Avatar de Mauricéia Araújo

    bom também é colocar no liquidificador mamão, melância,suco de limão e umas gotinhas de
    adoçante. passa tudo e toma.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva