Para a mulher que gosta de se cuidar

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Intestino: nosso “Segundo Cérebro”

Você pode achar esquisito, mas o intestino é hoje reconhecido como um órgão praticamente inteligente, um “segundo cérebro”. Isso se deve ao fato de ele ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do sistema nervoso central (SNC). Em outras palavras, os intestinos também “pensam”, decidem e executam tarefas como um cérebro.

Publicidade

Pra você ter uma ideia, cerca de 90% da serotonina (que é o neurotransmissor do bom humor) é produzido no intestino, e não no cérebro. Isso significa que para pessoas com depressão, muitas vezes a solução está simplesmente em melhorar a saúde do intestino. E quando você fica nervoso ou apreensivo, não é o intestino que você sente (o “frio na barriga”)? Isso tudo diz muito sobre o intestino e esse papel de “segundo cérebro”.

Flora Intestinal

Hoje o intestino e a flora intestinal é objeto de muitos estudos científicos. Nos últimos anos, está acontecendo uma verdadeira revolução científica com as descobertas das funções da flora intestinal. Aquela ideia que a flora intestinal serve simplesmente para facilitar o trânsito das fezes já é bastante ultrapassada.

Hoje sabemos que é fundamental mantermos nossa colônia de bactérias (flora) bastante saudável e rica: isso melhora não só o humor, mas a imunidade do corpo como um todo, sendo essencial para prevenção de inúmeras doenças e condições.

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Por isso tudo, é tão importante fornecer probióticos e prebióticos para os intestinos: esses cuidados são essenciais inclusive para prevenção e reversão dos quadros de distúrbios emocionais e problemas mentais. A alimentação moderna, com tanto refinados, aditivados e agrotóxicos, pode estar fazendo com que os intestinos padeçam, dificultando até nossa inteligência.

O que são probióticos?

São micro-organismos vivos (bactérias boas), como os lactobacilos e as bifidobactérias. Depois de consumidos, esses “bichinhos” se dirigem principalmente para o trato gastrointestinal e urogenital, estimulando o funcionamento saudável dessas áreas.

A função dos probióticos é colonizar e proteger a parede intestinal, evitando, assim, que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde. Entre outras benefícios comprovados, acredita-se que a presença desse exército pode evitar a formação de células responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de cólon.

Ao se integrarem à flora do intestino, deixando-a equilibrada, esses “micro-organismos do bem”, auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, tais como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, entre outros. Dessa forma, o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos aumenta de forma significativa.

Melhorando a saúde com probióticos

Você não precisa estar com diarreia, ter gases ou intestino preso para se beneficiar do uso de probióticos. O benefício está muito além do ambiente intestinal. O corpo humano é um sistema complexo totalmente interligado e conectado, isso já é suficiente para entender que probióticos farão bem para qualquer tipo de doença ou prevenção. Uma pessoa que está tendo infecções com frequência, com intolerância a lactose ou glúten, Alzheimer, diabetes, câncer, qualquer indivíduo se beneficiará da manutenção da integridade do ambiente intestinal. O intestino é a porta de entrada do corpo, é onde são processados todos os alimentos, onde ocorre a absorção e onde pode estar ocorrendo uma guerra, responsável por inflamar todo o seu sistema.

Como consumir probióticos?

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Os probióticos podem ser encontrados naturalmente em alimentos fermentados, ou na forma de pó ou cápsulas. A encapsulação dos probióticos é um processo destinado a concentrar e proteger os probióticos, e que oferece um proteção dos mesmos, colaborando, para que as células cheguem vivas e em altas concentrações no intestino humano. A forma mais eficiente e concentrada é a suplementação de cápsulas de probióticos, cuja concentração é de 100 a 1000 vezes maior que a contida num alimento fermentado ou iogurte.

Alimentos fermentados comuns são o chucrute, missô, molho shoyu, queijos, vinagre de maçã orgânico e kefir. Essas bebidas são fermentadas naturalmente, e são as melhores fontes naturais de probióticos. Estes produtos devem ser artesanais, vendidos em casas de produtos naturais, mas também é possível prepará-los em casa.

Em alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes. Os iogurtes industrializados tem excesso de açúcar, conservantes e aromatizantes artificias. Além disso eles possuem menos probióticos que os iogurtes caseiros e alguns deles por incrível que pareça são pasteurizados antes da comercialização matando a maioria ou todos os probióticos. Portanto ao comprar produtos industrializados observe se consta a observação de que há probióticos vivos em quantidade suficiente para fazer efeito. Um bom exemplo é o Yakult 40.

E os prebióticos? O que são?

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Se os probióticos são as bactérias boas, os prebióticos são o alimento para essas bactérias boas. Os compostos prebióticos são fibras não-digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, isto é, os probióticos – daí a importância de apostar na dupla para reorganizar a flora intestinal.

Além de ajudar no sistema imune, atuando com os probióticos, o prebiótico auxilia nas funções intestinais, evitando a constipação, e reduzem a absorção de gorduras e açúcares.

Como consumir prebióticos

Exemplos de prebióticos são: os frutoologosacarídeos (FOS), a pectina, as ligninas e a inulina.

Frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, mel e cereais integrais como a cevada, aveia e trigo. A pectina está presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e na maçã.  As ligninas nas cascas de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, amêndoas…) e leguminosas como o feijão azuki.  A inulina é encontrada principalmente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

A biomassa de banana verde é considerada um prebiótico bastante poderoso, pois não é digerida no estômago, e chega intacta ao intestino onde servirá de alimento para a flora intestinal.

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Benefícios dos Probióticos e Prebióticos

Para finalizar, segue um resuminho de alguns dos tantos benefícios já descobertos ao consumir probióticos e prebióticos:

  • Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistemas imune e neurotransmissor.
  • Melhoram a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais.
  • Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição.
  • Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos.
  • Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável.
  • Melhora os problemas com gases intestinais pois fazem o equilíbrio da flora intestinal.
  • Reduzem a inflamação crônica, protegendo contra doenças.
  • Melhora a depressão: o tratamento da inflamação gastrointestinal com probióticos, juntamente com as vitaminas B e D e ômega-3 pode ajudar a reduzir os sintomas depressivos.
  • Inibem o crescimento de outros micro-organismos maléficos e assim permitem que o intestino execute as suas funções.

Você tem costume de ingerir probióticos e prebióticos? Você costuma dar a importância que seu intestino merece?

23 comentários para “Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita”

  1. Avatar de Ivone

    🙂 adorei a matéria sobre probióticos!?

  2. Avatar de Marcos

    Excelente artigo, parabéns!

    1. Avatar de Vera Lucia Saraiva

      : Encantada com todas as matérias publicadas. Parabéns!!!

  3. Avatar de Andréa Mattos

    Muito bom saber tudo isso.

  4. Avatar de Edirlene Souza

    Gostei dessa matéria. ..me despertou a viver com saúde. ..obrigada…e Jesus abençoe.

  5. Avatar de F(ávio

    Show!!! Valeu, equipe “Saúde e Beleza”!!!

  6. Avatar de Glaucia Nogueira

    Eu tomei o kefir por uma época, mas depois não consegui mais, lembro que era maravilhoso, tudo melhorou muito. Adorei saber mais informações…

  7. Avatar de Catia

    Gostei da matéria, abraços.

    1. Avatar de Tatiana Oliveira Costa

      muito boa essa matéria eu consumo muito leite e seus derivados além dos vegetais não como nada de embutidos.

  8. Avatar de Eliane

    Gostei muito do artigo.

  9. Avatar de Bia

    Recebi minha doação de Kefir através de um grupo que participo no facebook, realmente são inúmeros os benefícios, tomo com frutas, já fiz cream cheese de kefir…muito legal, tomo todos os dias.

    1. Avatar de Carminha Matos

      Olá, Bia. Pode me informar o nome do grupo para que eu consiga o kefir? Obrigada.

  10. Avatar de Edna Pinheiro Santos

    ADOREI A MATERIA EU JA FAÇO USO DOS DOIS,

  11. Avatar de Maria De Lourdes Dos Santos

    Excelente esta matéria !

  12. Avatar de Cintia Gomes

    Uso kefir, é maravilhoso, melhorou minha saúde em tudo.
    Amei saber mais sobre esse assunto.

  13. Avatar de Ana Maria Campos

    Vou comprar o Yakult 40, sempre compro do normal… bom saber. obrigada

  14. Avatar de Neide Maria

    Matéria maravilhosa..excelente! Parabéns! Abraços!

  15. Avatar de Analia

    Muito boa a matéria sobre pro biótico e prebiotico, desconhecida tais valores…parabéns…

  16. Avatar de Teresa

    Muito interessante, eu sempre me preocupo com a ingestão de prebióticos, mas não costumo consumir os probióticos, agradeço pelas informações.

  17. Avatar de Maria Célia Baggio

    😆 Maria Célia. AMEIIIII.

  18. Avatar de Lucia

    Muito interessante esta matéria!
    Gostei muito.

  19. Avatar de Rosangela

    O que se kefir

  20. Avatar de Maria Aparecida

    Essa matéria é nota 1.000 parabéns.
    Todo conteúdo é de suma importância.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva