Para a mulher que gosta de se cuidar

Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

A progesterona é um hormônio esteróide feminino produzido no ovário a partir da puberdade. Esse hormônio está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, quanto das glândulas mamárias para a amamentação.

Além disso, ele aumenta o grau de atividade das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente irrigado por vasos sangüíneos, deixando o útero pronto para a gravidez.

A progesterona é um hormônio muito importante porque age em todo o estado físico e emocional da mulher, e especialmente essencial na preparação e manutenção da gravidez. Quando a quantidade de progesterona no sangue é baixa na fase inicial da gravidez, recomenda-se fazer um suplemento do hormônio para que não ocorra um aborto.

A progesterona também tem a função de inibir as contrações do útero. Com isso, impede a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.

Progesterona × Estrogênio

Durante a menopausa, a mulher deixa de ovular, e com a queda brutal nos níveis de progesterona o estrogênio passa a se tornar atuante demais, permitindo inclusive maior entrada de água e sódio nas células. Daí vem a retenção hídrica, o ganho de peso e todos os sintomas indesejáveis subsequentes.

Quando esse desequilíbrio acontece, a progesterona precisa voltar a atuar no organismo feminino, para neutralizar os efeitos do estrogênio.

Quando se restaura esse hormônio a níveis apropriados, a mulher volta a se sentir bem, devido à eliminação dos sintomas da menopausa.

Efeitos dos Baixos Níveis de Progesterona

Você costuma fazer o exame de sangue para medir o nível de progesterona?

O desequilíbrio hormonal, muito estrogênio e pouca progesterona circulando pelo organismo, pode gerar alguns sintomas. São eles:

  • Falhas nos ciclos menstruais, que se tornam irregulares
  • Endometriose
  • Sangramento menstrual intenso, com possibilidade de coágulos
  • A mulher não consegue engravidar, ou se engravidar perde o bebê no início da gestação
  • Insônia, irritabilidade, dores de cabeça e queda de cabelo.
Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

Progesterona Natural Bioidêntica

O creme de hormônio bioidêntico é utilizado para equilibrar os hormônios naturais do corpo. Hormônios bioidênticos são hormônios manipulados conforne os exames solicitados pelo seu médico, e são idênticos ao seu hormônio natural.

Benefícios da Progesterona Natural

  • Normaliza os níveis de zinco e cobre
  • Protege contra o câncer de mama
  • Estimula a fabricação de osso novo
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora sintomas da TPM e menopausa
  • Combate a irritabilidade
  • Normaliza os ciclos menstruais
  • Evita a enxaqueca
  • Melhora pele e cabelo

Observa-se que o uso da progesterona natural melhora a pele, o cabelo, a libido, e ajuda na recuperação da concentração mental. Outro fator relevante é que a reposição hormonal pode ajudar a livrar-se do excesso de peso, bastando para isso combinar o uso com uma dieta saudável. O hormônio age combatendo a irritabilidade, as dores e cólicas abdominais a enxaqueca e até mesmo a depressão. Mulheres com depressão pós-parto encontraram na progesterona natural o alivio para os diversos sintomas causados por conta da alteração hormonal tão comum nesses casos. Homens também podem fazer uso da progesterona natural que combate e previne alguns tipos de câncer, e também é eficaz no tratamento da calvície e da acne.

Contraindicação da Reposição com Progesterona Natural

Embora a progesterona natural ofereça inúmeras vantagens para a terapia de reposição hormonal, há alguns casos onde seu uso deve ser restringido ou evitado: sangramentos uterinos provenientes de tumores, casos de tumor de mama, suspeita de gravidez, período de amamentação, casos de diabetes, doenças hepáticas.

Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer uma reposição com progesterona natural, ela pode fazer muita diferença na sua qualidade de vida.

E você? Já fez a reposição com a progesterona natural bioidêntica?

212 comentários para “Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?”

  1. Avatar de Maria

    Achei muito interessante esse artigo sobre progesterona natural.

    1. Avatar de Marleusa Lima

      BOM DIA, CELISA! UTROGESTAN É NATURAL/BIOIDÊNTICO? A DOSAGEM DE 100 MGS. TOMADAS TODOS OS DIAS PRA QUEM ESTÁ ENTRANDO NA MENOPAUSA É RECOMENDÁVEL? E POR QUANTO TEMPO PODE SER TOMADO? OBRIGADA!!!

    2. Avatar de Elizabeth Fancio

      Encontramos dificuldade ao procurar médicos especialistas na área de modulação hormonal bioidêntica. Vou deixar uma dica que me ajudou a encontrar a médica que estou indo. A maioria fez pós graduação com o dr.Lair Ribeiro. A secretária dele tem a lista do Brasil todo. Então, na sua cidade ou em alguma cidade próxima você pode encontrar: Envie um e-mail para vanda@lairribeiro.com.br, com a palavra “médicos” e o nome da sua cidade. Ou ligue para (11)981159803.

      1. Avatar de Maristela

        Nossa q super dica Elisabeth. Batito a cabeça para encontrar um médico para fazer tratamto com bio. Mais hj encontrei e claro se eu ver q não me 😀 atende irei seguir sua dica. Embora não posso reclamar nda dele pois ele e uma graça de pessoa. Viva lair Ribeiro com suas dicas TB. Bjjjjuuuu

    3. Avatar de Girlane Lopes Pereira

      Eu tenho caso de câncer na família, no caso minha mãe, posso usar?

    4. Avatar de Mercedes

      Tenho 51 anos entrei na menopausa com 45, desde então sofro de insônia,secura vaginal, ansiedade, boca seca e perda e ganho de peso…fui ao nutrologo e ele me receitou progesterona 50mg base gel de alta absorçao.
      Nunca fiz nenhum tipo de reposição hormonal, mas estou animada com esse tratamento, vou iniciar assim que a formula estiver pronta …espero que dê Tudo certo! 😛

  2. Avatar de Socorro

    Bastante interessante esse artigo, porém não ficou claro se a mulher que já entrou em menopausa há 6 anos, vale a pena tomá-lo.

  3. Avatar de Simone Borges Machado

    😉 ! Ótima matéria! Realmente foi muito bom levantar esta questão, pois existem mulheres sofrendo de vários sintomas conforme relatado e não associa à falta deste hormônio. esta matéria serve como alerta para que busquemos os benefícios para um bem estar maior em nossas vidas! Valeu! Abraços em todos!

  4. Avatar de Bianca Sallin

    Adorei, estou quase entrando na menopausa e a médica já me disse sobre a progesterona bioidentica, vou começar a usar logo, muito bom falar sobre isso aqui no blog.

  5. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito interessante! Eu já ouvi falar, mas nunca usei, vou conversar com meu ginecologista.

  6. Avatar de Yeda Luiz De Sousa Pereira De Lima

    Estou fazendo a reposição a pouco tempo cerca de um mês! Quanto tempo leva para se obter os resultados?

  7. Avatar de Lana Bello

    Celisa desculpa a “ignorância” rs,
    mas qual médico … O ginecologista que
    me passa os exames e os remédios para
    essa reposição?

    😎

  8. Avatar de Luciane

    Excelente! Quero fazer 😆 😆

  9. Avatar de Silvana Sousa

    Essa informação chegou em boa hora para mim, agradecida obrigada.

  10. Avatar de Leonilda

    Eu tenho 37anos já tenho laqueadura. A cinco anos.
    Meu ciclo e muito intenso e com coágulos todo o mês oque eu faço ; sinto muito cansaso ,e tenho também muita retenção de líquido.
    A matéria é muito interessante me aletou para várias coisas que estão acontecendo comigo.

    1. Avatar de Zilda Sorrentino

      Oi amiga, peça exames de sangue e de hormonios para seu medico, eu tenho anemia ferropriva por causa dos sangramentos intensos na menstruação, e estou usando o progesterona bioidentica e ta sendo muito boa, sem sintomas de tpm, estou super bem, procure logo seu medico e se trate, vc pode ter uma qualidade de vida muito melhor.
      Fique com Deus

  11. Avatar de Chris

    Adorei o post. Alguma sugestão de algum creme? Melhor comprar pronto ou manipular?

  12. Avatar de Cida

    Ótima matéria!!! Esse é um tratamento pouco conhecido. Eu faço uso do Bioidêntico e posso afirmar que faz toda diferença em minha qualidade de vida. O meu ginecologista receitou uma fórmula incluindo a progesterona. Uma coisa eu digo: Os sintomas horríveis da menopausa foram sanados quase que totalmente. Os calorões diminuiram,a angústia se dissipou e eu agora vivo uma vida normal. Pena que poucos ginecologistas fazem uso desse tratamento.

    1. Avatar de Helena

      Que bom Cida, estou precisando também, é bom saber que existe uma solução.

    2. Avatar de Sandra

      Cida, boa tarde! Por favor, será que vc poderia me mandar a formulação hormonal que o seu médico te recomendou, vou levar para meu ginecologista receitar para mim, já tomei vários hormônios sintéticos que ele me receitou e não tive resultado algum, tenho muitos calorões e vários sintomas, por favor pode me enviar a formula, obrigada.

  13. Avatar de Glenilene Resende

    Que materia fantastica, eu não conhecia.

  14. Avatar de Andreia

    Oi Celisa, onde vc mora? Muito bom, eu tb gostaria de usar, tenho muito desequilibrio hormonal.

    1. Avatar de Soraya

      Olá Andréia!
      Tbm sou de BH. Caso descubra me fale por favor.
      obrigada!
      Pessoal, assistam à entrevista do Dr. Lair Ribeiro sobre os hormonios bioidenticos… é fantástica!!! O video está no You Tube

    2. Avatar de Vânia

      Olá Janete… E a dr. Lidia te ajudou no sentindo de modulação hormonal?? Teve melhorias a curto prazo ?

  15. Avatar de Vivian

    Por favor, alguem tem o contato de médicos que indicam a progesterona bioidentica:

  16. Avatar de Luisa Melo

    Ai que coisa boa saber que está começando ter solução para esses sintomas de menopausa, a mulher sofre demais. Achei muito bom esse artigo.

  17. Avatar de Patrícia

    Tinha problemas com cistos de ovários desde os 15 anos de idade. Depois que iniciei o uso do progesterona, os cistos desapareceram e as espinhas também.

    1. Avatar de Fernanda

      Você tinha síndrome dos ovários policísticos (SOP)? Eu tenho e tomo anticoncepcional há 15 anos. Mas agora resolvi parar. O médico me passou esse creme de progesterona. Será se ele realmente vai me ajudar a regularizar o ciclo e os sintomas da SOP?
      Alguém sabe me dizer?

  18. Avatar de Landa

    🙂 Boa noite, estive com problema grave hormonal, tipo estava nascendo pelos onde costuma nascer mais em homem, exemplo pelo no buço estava engrossando e, tenho também a menstruação totalmente irregular, sempre tive, eu fazia uso de anticoncepcional que minha médica endocrinologista passou para mim, o Selene junto com o aldactone,usei anticoncepcional durante seis anos, parei há sete meses, vou retomar o uso do antijunto com o aldactone, o aldactone nunca deixei de usar, ela disse que meus hormônios normalizou, mas meu ovário prolifera cisto o tempo todo, então tenho que tomar sempre o anticoncepcional para destruir os cistos, minha pergunta é existe algum outro tratamento, ou esse creme de progesterona resolve meu problema de menstruação irregular, cistos e problemas com pelos em excesso?

  19. Avatar de Landa

    Boa noite, estive com problema grave hormonal, tipo estava nascendo pelos onde costuma nascer mais em homem, exemplo os pelos do buço estava engrossando e, tenho também a menstruação totalmente irregular, sempre tive, eu fazia uso de anticoncepcional que minha médica endocrinologista passou para mim, o Selene junto com o aldactone,usei anticoncepcional durante seis anos, parei há sete meses a pílula, mas vou retomar o uso do anti junto com o aldactone, o aldactone nunca deixei de usar, ela disse que meus hormônios normalizou, mas meu ovário prolifera cisto o tempo todo, então tenho que tomar sempre o anticoncepcional para destruir os cistos, minha pergunta é existe algum outro tratamento, ou esse creme de progesterona resolve meu problema de menstruação irregular, cistos e problemas com pelos em excesso?no buço estava engrossando e, tenho também a menstruação totalmente irregular, sempre tive, eu fazia uso de anticoncepcional que minha médica endocrinologista passou para mim, o Selene junto com o aldactone,usei anticoncepcional durante seis anos, parei há sete meses, vou retomar o uso do antijunto com o aldactone, o aldactone nunca deixei de usar, ela disse que meus hormônios normalizou, mas meu ovário prolifera cisto o tempo todo, então tenho que tomar sempre o anticoncepcional para destruir os cistos, minha pergunta é existe algum outro tratamento (sem ser anticoncepcional) ou esse creme de progesterona resolve meu problema de menstruação irregular, cistos e problemas com pelos em excesso?

  20. Avatar de Angelica

    Gostei muito de saber sobre essa possibilidade de usar progesterona natural, vou conversar com minha médica.

  21. Avatar de Anamaria

    Landa
    Estas questões devem ser vistas com o endocrinologista/ ginecologista.
    Buço: depilação a laser é eficaz.

  22. Avatar de Adriana Prado

    Muito interessante esta forma de reposição. Já fiz a menopausa e conforme meus últimos exames, tenho níveis bons de hormônio, mas poderia fazer reposição para melhorar sintomas próprios deste período.
    Já faço uso de medicamentos para controlar a fibromialgia e evitar uso de muitos remédios, preferi buscar ajuda de nutricionista e fazer atividade física. Me sinto bem, ondas de calor esporádicas.
    Aliás, a caminhada fez muita diferença no controle dos efeitos da menopausa, melhorou muito o cansaço das pernas, ondas de calor, insônia, etc.

    Beijo

  23. Avatar de Marlene Silva

    Eu tenho 71 anos. Posso fazer uso desse produto?? Tenho ótima saúde, mas aumentei o meu peso e não consigo mais emagrecer e por vezes me sinto bem apática.

  24. Avatar de Leda

    Estou usando há quase 4 meses e realmente tenho tido uma qualidade de sono que nem me lembrava mais como era e mais alguns benefícios como disposição por exemplo, estou gostando muito. Vale o uso com indicação pôs exames que o médico pede para fazer. Detalhe tenho 66 anos e sempre é tempo de se cuidar. Celisa você sempre com seus artigos para ajudar a mulherada e a quem mais interessar, sou sua fã!

  25. Avatar de Rose

    😎

  26. Avatar de Fatima

    Boa tarde. Nas farmácias existe a progesterona natural em creme. Estou com todos os sintomas intensos da menopausa. Esse creme vendido nas drogarias são eficazes no tratamento da menopausa? As minhas mudanças de humor e insônia estão acabando comigo. Sem falar nos calores. Grata. Fátima

  27. Avatar de Marleusa

    CELISA,OBRIGADA PELA RESPOSTA, MAS NA BULA DIZ QUE ELA É ‘NATURAL’ MUITO PRÓXIMA À PROGESTERONA PRODUZIDA PELO NOSSO ORGANISMO… LOGO, NOS INDUZ A CRER QUE ELA É A FAMOSA ‘BIO IDÊNTICA’… FOI RECEITADA PELO MEU MÉDICO, E ACHO QUE JÁ É HORA DE DESMISTIFICARMOS QUE PROGESTERONA BIO IDÊNTICA É SÓ EM FORMA DE CREME E SÓ É VÁLIDA SE FOR MANIPULADA… NÃO É O FATO DE TER UM SELO INDUSTRIAL, UMA MARCA, QUE A FAZ PERDER SUAS PROPRIEDADES NATURAIS…O QUE RESTA ENTÃO É SABER SE ‘NATURAL’ E ‘BIO IDÊNTICA’ SÃO A MESMA COISA…ISSO QUE TEM QUE SER MELHOR ESCLARECIDO… SE EU ESTIVER ERRADA ME CORRIJA, POR FAVOR.OBRIGADA!

    1. Avatar de Vania Gois

      estou falando segundo o dr Lair Ribeiro a progesterona e natural por isso nao pode ser patenteada,entao pelo q eu seu so manipulada,se esta q vc comprou tem marca e progestina q e a bem proxima da natural,(proxima) nao é identica ,entao cuidado pq faz mal ,veja os videos q ele falasobre a progesterona natural bioidentica,bjs boa sorte

  28. Avatar de Marcia

    Uso progesterona bioidêntica 70 mg a 2 anos estou sentindo muito bem,mas gostaria de saber se posso fazer uso contínuo , pois tenho 52 anos já entrei na menopausa a 5 anos ,não tenho útero uso por conta própria, foi o único creme que uso e me cinto bem . 😆

  29. Avatar de Roseli

    Tenho 46 anos e não estou me adaptando com nenhuma medicação de trh.Estou engordando rapidamente e antes de usar estes hormônios meu peso estava estabilizado há muitos anos.Meu médico diz que hormonio não engorda .eu acho estou depressiva e desesperada com este aumento de peso. Além do que os sintomas desagradáveis da menopausa não desapareceram.moro em Curitiba , vc pode me passar o contato de sua médica?

  30. Avatar de Juliane Jardim

    Olá eu estou usando implante biodientico pra tratar endometriose, VC poderia passar contato da médica de Curitiba sou de porto alegre aqui não tem ninguém o médico q coloquei é de salvador e o valor é alto se tiver método mais em conta gostaria bjs

    1. Avatar de Ilenice

      Juliane, que implanta é esse? Me ajuda. Eu tb tenho endometriose e estou buscando ajuda. Quero este tratamento tb. Qual médico vc foi? Me passa contato.

      Meu e-mail

      ilenicefreitas@yahoo.com.br

  31. Avatar de Analidia

    Oi Celisa.
    Eu retirei o utero há 15 anos, desde então faço reposição com Estreva gel. Vc sabe me informar se posso usar progesterona bioidêntica juntamente com o Estreva Gel?

  32. Avatar de Soraya

    Olá Celisa!
    Estou encantada e muito GRATA de haver descoberto esta página. Recém descobri o hormônio bioidêntico. Tenho sofrido há por influências hormonais até descobrir um tumor de tiróide e aí, sim, as coisas complicaram bastante. Além de usar a levotiroxina sódica também estava com o DIU MIRENA(progesterona), pois tenho adenomiose.A angústia é grande, até que meu psicólogo me falou dos horm^monios bioidenticos e incluse que a progesterona sintética é feita da urina da égua…vejam a entrevista do Dr. Lair Ribeiro, é revoltante, que raríssimos médicos falem sobre tais métodos naturais, nao sei se por falta de conhecimento ou por máfia mesmo para continuar beneficiando a indústria farmacêutica. Mas enfim, peço a Deus que estejamos no caminho certo.Estou com muita esperança nos bioidenticos e gostaria de saber se vc saberia me indicar onde posso conseguir a levotiroxina bioidentica.
    Grata,
    Soraya

    1. Avatar de Ilenice

      Soraya eu tb tenho endometriose e estou lendo sobre o assunto. Vc esta fazendo uso de bioidentico para endometriose e esta dando certo? Pelo amor de Deus me ajuda. Sou de Minas / Montes claros. Em qual médico que vc vai? Preciso ir tb. Meu e- mail.ilenicefreitas@yahoo.com.vê

      Falaram para eu colocar o DIU MIRENA. O que vc acha??

    2. Avatar de Carla

      Olá Analidia eu também fiz retirada de útero mas ficaram os ovários por conta de mioma uterino tenho 55 anos e faço reposição desde os 39 pois entrei em menopausa precoce.Falo com vc por que foi a única que vi que faz reposição e não tem útero. Pois eu queria saber se tomar progesterona vai me fazer mal por que até então só tomo estrogênio. E acredito que talvez tomando os dois a pele fique mais viçosa e menos envelhecida.O que vc acha?

  33. Avatar de Fabiane De Oliveira

    Moro em ponta grossa gostaria de saber de um medico ou medica q trata pacientes com a progesterona biodentica . Pode ser curitiba tb tenho ovario policisticos obrigada

  34. Avatar de Irene

    Landa, bom para cistos de ovário é a solução de Lugol. Pesquise Dr.Lair Ribeiro e Lugol.

  35. Avatar de Veve

    Ola meninas! O meu dermatologista passou esta progesterona 4% em creme para manipular
    Sempre tenho dores de cabeca
    Ciclo irregular, ando tendo insonia e varios outros fatores como depressao,irritabilidade.
    Ele falou que os hormonios neurotrasmissores tem que esta em equilibrio, se algum estiver menos afeta e muito nossa vida. Parabens pela materia.

  36. Avatar de Marli

    Ana vc usa a progesterona bioidentica sem pausa ou vc está menstruando?

  37. Avatar de Marli

    Celisa vc sabe me dizer se quem tem endometriose pode fazer o uso contínuo da progesterona bioidentica para não menstruar?

  38. Avatar de Ilenice

    Ana, eu tb tenho endometriose e estou lendo sobre o assunto. Vc esta fazendo uso de bioidentico para endometriose e esta dando certo? Pelo amor de Deus me ajuda. Sou de Minas / Montes claros. Em qual médico que vc vai? Preciso ir tb. Abraço.

  39. Avatar de Ilenice

    Gente, por favor se alguém souber de alguma informação sobre o uso de bioidentico para endometriose me ajuda por favor. Sou de Minas Gerais em Montes Claros.

    Agradeço.

    Meu email:ilenicefreitas@yahoo.com.br

    1. Avatar de Vania Gois

      Ola lenice nos comentarios la pra cima tem o numero do escritorio do Dr Lair Ribeiro vc liga la diz da onde vc é q ela ti passa o numero do medico q segue a linha do Dr Lair Ribeiro na sua cidade (esse medico fez pos com o Dr Lair e vai ti atender com hormonios bioidenticos)e ti tratar adequadamente ja vi vários videos q ele fala sobre endometriose ,entao ja liga la ,bjs e boa sorte

  40. Avatar de Elis Mendes

    ola meninas, gostaria de saber como vcs utilizam o progesterona bioidentica? quais dias do ciclo? pra quem ainda menstrua?

  41. Avatar de Janaele

    Olá sou Janaele tenho 21 anos uma filha de 4anos,a um ano e meio venho tentando engravidar,até ja consegui mai perdi dois bebês com oito semanas de gravidez.Fui a dois ginecologistas e eles me dizem que esta tudo normal no entanto fico aprienssiva de tentar novamente agor fiquei pensando sera que tomar progesterona pode me ajudar? Alguem me rezponda

    1. Avatar de Celisa

      Normalmente quando a mulher engravida e não consegue segurar o bebê, pode ser progesterona baixa. Sugiro que faça a dosagem da progesterona para saber.
      Se não for isso, tem que investigar o que pode estar causando a perda dos bebês.

  42. Avatar de Maristela Duenhas

    NOSSA FIQUEI CURIOSA COM ESTA MEDICA GOSTARIA DE SABER O ENDEREÇO, TBM SOU DE CURIITBA, ESTOU USANDO O MEDICAMENTO UTRAGESTAN E FAÇO USO VIA VAGINAL, COMECEI RECENTEMENTE E CONSEGUI DORMI BEM , FALAM QUE A TAL POMADA E DIFICL DE CONSEGUIR MAS ACHEI UM SITE DE FARMACIA QUE VENDEM.

  43. Avatar de Marlucia

    Bom dia! Fiz reposicão hormonal 11 anos, entrei na menopausa aos 40 anos, hoje tenho 64 um calor insuportável, insônia, ansiedade, mudança no humor.
    Passei em um médico homeopata e ele me receitou Progesterona Bioidêntica em creme 200 mg. O calor diminui um pouco, a insônia também, mas continuo muito ansiosa.
    Sofro muitos anos com todos esses sintomas. O que vc me aconselha.
    Grata
    Marlucia

  44. Avatar de Maria Eliana Alves Da Silva

    oi Celisa meu nome e Eliana e tenho 52 anos e gostaria de saber o acetato de modroxe progesterona de 10mg e o mesmo progesterona ele e em comprimido pois sofro com a menopausa

  45. Avatar de Julya

    Boa noite, tenho endometriose e uso o hormônio Bioidêntico de Progesterona de 20mg.
    Alguém sabe me dizer se posso fazer o tratamento continuo com esse hormônio?
    Posso usar sempre?

    1. Avatar de Marco

      o hormônio progesterona, assim como outros hormônios (+ de 20) deve ser dosado antes e durante o tratamento. exames complementares devem ser feitos como o ultra som trans vaginal.
      sempre deve-se descartar a presença de neoplasias ou outras patologias (doênças). A via transdérmica (pela pele) é a forma mais sem efeitos colaterais. Em alguns casos pode ser utilizado pelo resto da vida.
      Converse com o seu médico a possibilidade de uso concomitante do hormônio gestrinona, também transdérmico ( potencializado pelo uso do Pentravan; um produto que aumenta a permeabilidade cutânea do hormônio).

  46. Avatar de Julya

    Boa noite, tenho endometriose e uso o hormônio Bioidêntico de Progesterona de 20mg.
    Alguém sabe me dizer se posso fazer o tratamento continuo com esse hormônio?
    Posso usar sempre?
    Desde já agradeço!!!!

  47. Avatar de Joana Ferreira

    Olá boa noite.

    Tenho 54 anos e sofro muito com os sintomas da menpausa.. sensação de desmaio antes da onda de calor..perda de sono… dificuldade de emagrecer etc…
    tentei diversas vezes TRH com hormonios sinteticos..mas tenho muita dor nas mamas.
    Agora conversei com uma farmaceutica que me indicou o uso em dose baixissima de progesterona.
    É possivel fazer reposição só com progesterona?
    Att Joana.

  48. Avatar de Debora

    Olá! Tomo anticoncepcional e sinto que afeta minha libido. Se eu passar o creme de progesterona, afeta o efeito do anticoncepcional? Eu corro um risco maior de engravidar?

    1. Avatar de Mandy

      Hormônios não são o mesmo que bioidênticos. Em vez de ajudar, só fazem piorar os sintomas da menopausa. Consulte seu médico para formular um hormônio bioidêntico em farmácia de manipulação. De preferência procure um médico ortomolecular.

  49. Avatar de Denise Maria

    Eu posso usa o progesterona tenho 47 anos eu fiz a cirurgia de retirada do útero e ovário

    1. Avatar de Marcia Margarida De Sousa

      eu tambem fiz a retirada de utero e ovario fico na duvido se preciso repor progesterona pois alguns medicos dizem que sim outros nao

      1. Avatar de Vilma O. Santos

        Prescisa sim ! Eu estou fazendo estou melhor dos sintomas .procure um médico ortomolecular para passar a progesterona bioidentica .

  50. Avatar de Lilia Alessandra Vieira

    Ola sou Lilia tenho 27 anos sofro sop tive um aborto …queria sabe se progesterona iria me ajuda engravida não perde bebe

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva