A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.
A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.
Composição da Própolis
- Resinas vegetais e bálsamos: 50%
- Cera de abelha: 30%
- Óleos essenciais: 10%
- Grãos de pólen: 5%
- Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
- Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
- Flavonoides: Ésteres cafeinados.
Propriedades e Aplicação da Própolis
A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:
- Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
- Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
- Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
- Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
- Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
- Age como antioxidante no organismo.
- Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
- Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
- Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.
A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:
Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano: as bactérias sucumbem à ação da própolis. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.
Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.
Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.
Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.
Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já está bastante comprovada.
Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.
Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.
Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).
Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.
Tipos de Própolis
Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora.
Própolis Verde
A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas, extratos e exudatos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.
A própolis verde ganha a cada dia mais fama por destruir bactérias, fungos, vírus, aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites. Análises dentro e fora do país confirmam que a própolis verde carrega altos teores de fenólicos e flavonoides, potentes antioxidantes.
Própolis Vermelha
A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.
A própolis vermelha caracteriza-se por possuir constituintes diferenciados dos outros 12 tipos de própolis já conhecidos e catalogados, tornado assim um produto único e diferenciado. Os constituintes únicos encontrados somente na própolis vermelha são: benzofenonas, preniladas, dihidroxiisoflavona, homopterocarpina, medicarpina e isoflavona. Somando-se estes diferenciais aos benefícios em comum das variações do propolis, o própolis vermelho é considerado um produto diferenciado e cobiçado em diversos países.
Própolis Preta (tradicional)
É a mais utilizada e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza por predominância de nenhuma planta em particular. A propolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.
Os componentes ativos mais importantes são: composto fenólicos, flavonóides, enzimas, derivados do ácido benzóico, ácido cafeico, ácido e álcool cinâmico, benzaldeído, terpenos e óleos essenciais.
Modo de usar
- Para crianças: 3 a 5 gotas uma vezes ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
- Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia. Diluída em meio copo com água sem cloro e sem gás.
Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão, umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gaze.
A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.
E você, já experimentou essa maravilha?
Eu sempre uso propolis, quando meu filho fica com febre eu pingo umas gotinhas no suco de laranja, é uma maravilha. Eu também tomo.
Boa dica Nathália
Muito bom artigo. Bom saber mais sobre propolis, já usei uma vez, pretendo voltar a tomar.
Experimente colocar umas gotas na banheira e coloque o bebe dentro, abaixa a febre super rápido.
Eu sou super fã da propolis, uso a muitos anos, além de tomar uso em espinhas e feridas na pele, é um excelente anti inflamatorio. Amei o post.
Já ouvi falar sim, mas nunca usei, mas fiquei super interessada.
Muito bom! Eu uso 10 gotas de propolis todos os dias, dificilmente pego um resfriado.
Legal!
Uso sempre. Mas fiquei com dúvida quanto à dosagem. Costumo usar o nº de gotas igual ao peso dividido em 3 tomadas ao dia…
Olá eu tomo 25 gotas mas pode ser uma colher de café
Alguem faz uso continuo sem ser para evitar resfriado?Gostaria de saber mais.
Carla, eu uso desde 2004 continuamente. Passei esses anos todos sem gripe, resfriado ou crises de sinusite.
Na minha cidade eu compro própolis em glóbulos, acho mais prático e menos amarga.
meu marido faz uso dessa maravilha diariamente a mais de vinte anos e agora depois desse artigo também frei uso continuo!
Excelente saber mais sobre a própolis, é um santo remédio natural.
Uso umas gotinhas de propolis na loção capilar para queda, dizem que é ótima para caspas e queda de cabelo, estou gostando. Para espinhas tb é muito eficiente.
Também uso e recomendo, principalmente a Própolis Verde em Cápsulas, que é muito mais prática. Veja: http://goo.gl/e2xsRd
Tomo 15 gotas todos os dias de manhã em jejum, uso o verde, faço isso desde que ficava tendo gripes toda hora. è o meu remédio natural.
Odeio o gosto o cheiro, é horrível, mas o troço é bom mesmo.
Eu tomo a própolis vermelha, foi recomendação da nutróloga, essa propolis é ótima, um antibiotico natural.
Excelente post sobre própolis, amei.
Tomo todos os dias 7 gotas do propolis marrom, o gosto é muito ruim, mas sei que faz bem a saude. Bom artigo!
Que legal, eu conheço o propolis a muito tempo, mas não sabia que tinha o verde e o vermelho, vou experimentar.
Gostei de saber mais sobre o propolis 😆
Adorei saber mais sobre o própolis, faço uso diário, pingo algumas gotas em meu café pela manhã. E utilizei também com minha cachorrinha, quando ela teve uma infecção de pele, pingava uma gota sobre a ferida, e curou.
🙂 Eu sugiro colocar as gotas em yìuma colher de mel, alèm de mais agradavel, acrescenta as propriedades nutritivas do mel.
Amei este artigo maravilhoso! Vou comprar própolis muito bom!!
Própolis é tudo de bom, tomo 3 vezes na semana, vou tomar todos os dias agora… vou comprar o verde.
Excelente matéria, bem explicadinha 🙂
Gosto de própolis com mel 😉
O extrato de própolis é realmente uma maravilha, fiquei admirado com os resultados obtidos. No meu caso estava gripado e com uma forte dor de garganta. Um conhecido me recomendou usar extrato de própolis líquido (6 gotas em uma colher sem água), ou uma pulverizada se spray. Não esperava ficar curado tão rápido. As gripes sempre demoravam vários dias para sarar (utilizava medicamentos de farmácia, Benegripe, Coristina D dentre outros.
Excelente matéria! Todos os produtos feitos pelas abelhas são maravilhosos para a saúde. Recomendadissimo!
Bom artigo! Usei quando criança, quero voltar a usar 🙂
Amei Celisa, as informações sobre própolis, eu tomo esporadicamente mais nas épocas de inverno, ajuda bastante a melhorar minha imunidade.
Amei o post, não sabia que o própolis era tão maravilhoso, parabéns Celisa, tudo muito bem explicadinho.
realmente funciona, ótimo artigo!
Uso própolis para herpes, qdo vejo q vai aparecer pingo uma gotinhas e controla.
Qdo minha garganta começa a inflamar uso 15 gotinhas três vezes ao dia é ótimo.
Em ferimentos na pele e ótimo….
Tem todos os benefícios que o artigo mostra.
😀
serve para queimaduras 😆
vcs sabem se o spray de própolis, possui o mesmo efeito? obrigada 😀
Muito bom! eu sempre quis saber mais sobre propolis, eu tenho em casa e quando ataca a garganta ou gripe eu sempre tomo, é um santo remédio.
Oiiii Celisa.. eu normalmente costumo tomar com leite quente….será que esta certo???
pois vc aqui diz para tomar com água sem cloro e sem gás . pode me explicar a diferença, ou
será que estou fazendo errado??
Oi Geny, não tem problema nenhum tomar com leite, vc vai ter os benefícios da mesma forma. A indicação que se tome com água é porque o gosto já é tão ruim, que se misturar com outra coisa, pode ficar pior ainda 😕
😛 Adorei o artigo sobre própolis. Vou usar mais. Obrigada pelas informações. Abraços.
AMEI AS INFORMAÇÕES! VOU PASSAR A USAR O PRÓPOLIS!
oii, gostaria de saber como é essa própolis com solução alcóolica para sinusite?
obrigada
O alcool vegetal q vem na composição do extrato de própolis não faz mal p saúde?
nossa adorei saber todos os beneficios do propolis agora nao fico mais sem em casa
obrigado …
Eu uso própolis há muitos anos…tomo 20 gotas diarimente e me sinto muito bem…mas não consigo mais encontrar própolis verde em farmácia…pq será?
uso mascara de hipóglos + depantol no rosto 3 vezes por semana, será que poderia acresentar gotas de propolis junto?
Olá!
Porquê têm que ser água sem cloro? a água de casa não serve? 🙂
Estou com a garganta irritada e ardendo, com faringite, e estava tomando anti-inflamatório, qdo vi esse post fui correndo tomar própolis. Depois de ter essa maravilha em casa, estava recorrendo a remédio de farmácia q curam, mas tb prejudicam nn saude. Brigadinha querida.
Olá gostaria de saber se o própolis verde mata a bactéria da gastrite
MEU FILHO ESTA COM MICOSE NAS UNHA,COMO POSSO USAR PRÓPOLIS ?
Muito bom esse artigo eu uso Propolis e adoro
minha filha esta com as amígdalas inflamadas e uma amiga me receitou extrato de própolis estou dando mas pela noite ela fica com febre fas 3 dias que estou usando
gostaria saber com urgencia se a propolis verde e indicada para feridas na perna tipó ulcera e como usar se direto na ferida ou dliluir em agua e se a pessoaque tem diasbets e contra indicada por favor responda me com urgencia
Tenho usado propolis puro para crise de tosse em adnst tem melhorado muito os acessos de tosse