A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.
A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.
Composição da Própolis
- Resinas vegetais e bálsamos: 50%
- Cera de abelha: 30%
- Óleos essenciais: 10%
- Grãos de pólen: 5%
- Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
- Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
- Flavonoides: Ésteres cafeinados.
Propriedades e Aplicação da Própolis
A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:
- Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
- Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
- Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
- Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
- Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
- Age como antioxidante no organismo.
- Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
- Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
- Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.
A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:
Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano: as bactérias sucumbem à ação da própolis. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.
Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.
Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.
Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.
Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já está bastante comprovada.
Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.
Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.
Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).
Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.
Tipos de Própolis
Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora.
Própolis Verde
A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas, extratos e exudatos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.
A própolis verde ganha a cada dia mais fama por destruir bactérias, fungos, vírus, aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites. Análises dentro e fora do país confirmam que a própolis verde carrega altos teores de fenólicos e flavonoides, potentes antioxidantes.
Própolis Vermelha
A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.
A própolis vermelha caracteriza-se por possuir constituintes diferenciados dos outros 12 tipos de própolis já conhecidos e catalogados, tornado assim um produto único e diferenciado. Os constituintes únicos encontrados somente na própolis vermelha são: benzofenonas, preniladas, dihidroxiisoflavona, homopterocarpina, medicarpina e isoflavona. Somando-se estes diferenciais aos benefícios em comum das variações do propolis, o própolis vermelho é considerado um produto diferenciado e cobiçado em diversos países.
Própolis Preta (tradicional)
É a mais utilizada e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza por predominância de nenhuma planta em particular. A propolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.
Os componentes ativos mais importantes são: composto fenólicos, flavonóides, enzimas, derivados do ácido benzóico, ácido cafeico, ácido e álcool cinâmico, benzaldeído, terpenos e óleos essenciais.
Modo de usar
- Para crianças: 3 a 5 gotas uma vezes ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
- Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia. Diluída em meio copo com água sem cloro e sem gás.
Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão, umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gaze.
A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.
E você, já experimentou essa maravilha?
Boa Noite! O meu filho têm gastrite,asma,rinite e sinusite, posso dá Própolis com álcool para ele ou faz mal para o estômago?
Não pode colocar álcool… É extremamente irritante para as vias aéreas e estômago… Veja um vídeo no YouTube “mitos e verdades sobre dor de garganta”…. O própolis só é bom sem álcool…
o Álcool serve para extrair o própolis sólido para o liquido
Esses sintomas em conjunto são típicos de quem tem refluxo. Atenção.
Investigue isso.
Comece fazendo ele dormir com o tronco elevado. Cabeça elevada.
O refluxo causa isso tudo acima ao mesmo tempo nas crises.
Bem como o refluxo tem ligação com o sistema nervoso.
Ele passou por algum período de estresse ou trauma?
Deixei de tomar vacina da gripe,faço uso de Prppolis
não gripo, não sinto dores em lugar algum.
Aconselho todos usare própolis.Obrigada
comecei a usar a própolis hoje:
depois publico sobre os resultados.
hoje eu so tomo oprópolis e mi sinto outra pessoa e falo pra outras pessoas tomarem tambem.
Bom dia , nao consegui entender como tomar o propolis . Pode me ajudar por favor.
😛 😀 desde de sempre uso propolis,meu apelido é abelhinha,magna
bom dia !! muito bom .
Muito bom uso todls os dias
Meus filhos tinham infecção na garganta de 3 a 4 vezes por ano. Os dentes de leite chegaram enfraquecer de tanto antibiótico. Comecei a tratar com própolis ao invés de antibióticos e a cada vez que tratava a próxima crise vinha mais fraca até q o problema desapareceu. 😀
Estou tomando o extrato de propolis ha uma semana e já tenho visto resultados.
eu tinha um problema de estomago há mais de tres anos,eram dores abdominais todo dia,depois que eu começei tomar propolis as dores praticamente sumiram!!!!!!
tomo extrato de propolis para tratar sinusite e herpes genital…nunca mais tive esse problema
comecei a usar a própolis hoje:
Comecei tomar própolis ontem 2.6.2016 , fortes dores de tendinite no braço logo vou divulgar que fiquei curada.
realizo a extração e preparo da própolis natura. faço uso aa bastante tempo, sou prova de que traz muitos beneficios para saúde. não desenvolvo a gripe, curei gastrite e dores de estomago. uso e recomendo. mas antes de usar, informe-se da procedencia e manejo, assim como o que é agregado ao extrato da própolis.que a cura e prevenção das doenças estão na natureza , isso não tem como negar. saude a todos. meu tel. 53-84452764
Boa noite!! Me nome é Gesse.
Quando li sobre o própole me
interessei bastante. Comecei a tomar agora.
???????Preservem as abelhas
comecei a usar dia 01/06/21016…mas já comecei a sentir melhoras.depois falo mais sobre o produto
Minha filha tem 1 ano , será que posso dar a ela?
Muito bom!
Cura muitas coisas e pretendo tomar a vida inteira.
Nunca tomei vacina.
Recomendo.
Vou começar espero obter resultados positivos pois prefiro as coisas naturais.
Comecei hoje. Tomei 30 gotas com mel não foi muito bom, amanhã vou tomar com água. No decorrer do tratamento comento mais.
É realmente uma maravilha,tomo há bastante tempo e uma dica boa é tomar em capsulas,mais prático e sem sabor.tomo uma capsula pela manhã e outra a noite.
Quero saber se o própolis tem efeito sobre a picada do aedes egipte evitando a dengue, chicungunha e zica?
Oi…
Confesso que sou leigo no assunto e até peço que pesquise mais porém, o que ocorre segundo um apicultor que conheço, é que ao usarmos própolis seguindo as recomendações do pessoal que conhece do assunto, “exalamos” o odor do produto, assim espantamos os mosquitos…
Eu uso e minhas filhas vai fazer 10 anos , extrato de propolis , é fantástico recomendo todo mundo usar , se todos os médicos ensinasse era bom né . Tô com quase 40 anos , e nem parece é rejuvenescedor mesmo adoro!!!!
quantas gotas vc usa? já vi varias postagens com posologias diferentes
Meus filhos estão tomando a um mês e já obtive resultado sem gripe ,infecção de garganta e consequentemente livre de antibióticos eu super recomendo é o tratamento mais barato e natural que conheço.
Coloco 20 gotas num pouco de leite quente,cura dor de garganta,estomago,sinusite,o sabor quase não se nota no leite,gostei muito,tomo todos os dias
Dizem que não pode usar liquidos quente.
Estou grata pelos ensinamentos sobre própolis. Eu não sabia q tinha vários tipos de própolis.
Estou tomando mas nem sei qual é o tipo. Agora vou saber comprar.
M. Grata.
Faço uso todos os dias tomo com mel eu e meu filho, aqui em casa nem resfriado chega perto recomendo pra vcs é bom mesmo! 😀
Gotas de propolis tomar ao dia e como saber comprar o melhor trm uma marca? Outra coisa em minha cidade tem gente que cukyiva abelhas extraeem este É puto pode se tomar sem riscos adultos e crianças
eu mesmo nao lendo adorei 😮 😮 😮 😮 😮 😮 😮 😮 😳 😳 😳
Por enquanto não teve diferença, estou dando pro meu filho de 4 anos ja faz 2 meses em menos de 20 dias ele teve 2 sinusites, tomou antibiotico durante 10 dias da primeira no dia seguinte ja estava com tosse outra vez, da segunda teve que tomar injeção de antibiotico durante 7 dias. Enfim PROPOLIS NÃO ADIANTA NADA, e é horrivel.
Obs. eu tbm estou tomando e estou tossindo mto kkkkkk.
É muito bom saber o quanto as pessoas estão procurando a própolis para se prevenir e tratar doenças. Seus resultados dependem de alguns fatores:
– É um alimento e não remédio; deve ser ingerido diariamente.
– Quem não consegue tomar puro, pode misturar com água, suco, leite e seus derivados (iogurte, leite fermentado), que amenizam o cheiro e sabor sem alterar as suas propriedades. Pingue primeiro o extrato de própolis em copo descartável e depois acrescente o diluente, tomando logo em seguida. Importante é não utilizar líquidos quentes.
– Extrato de própolis deve ter a quantidade de extrato seco mínimo (ESM) de 11%, conforme regulamentação do Ministério da Agricultura. Quanto maior a porcentagem, mais concentrado é o produto. Procurem por marcas que tenham o carimbo do Ministério e SIF do estabelecimento. Isso indica que eles são regulamentados e auditados pelo MAPA.
– A qualidade do produto depende das matérias-primas utilizadas e do processo de produção. Casa empresa possui seu controle de qualidade que definem cor, aroma, sabor e quantidades de compostos mínimos para serem aprovados.
Caso tenham dúvidas, entrem em contato conosco. Teremos prazer em falar com vocês!
http://www.hayashipropolis.com.br
Gente,pelo amor de Deus me ajude.
Meu esposo acabou de dar por engano uma colher de sopa de extrato de propolis para nosso bebê de 1ano.
É prejudicial para saude dele?
uma colher de sopa éd+++++++++++++++++++++, procure um médico
Nunca deixe seu bebe sozinho com seu marido.
Comoesta seu bebe?
Ola! Tomo própolis a 5 meses e nunca mais fiquei resfriado e da riníte estou bem melhor.
Meu filho tem 1 ano e 7 meses. Ele estava muito gripado e dei por quase duas semanas duas gotas de própolis diluído c água numa colher de chá, uma vez ao dia. Ele ficou ótimo da gripe, mas agora ele está c a boca e garganta cheia de aftas.. levei ao médico que passou antibiótico.. só agora vi que o própolis tem álcool.. estou nervosa.. será que foi efeito do própolis..pode ser estomatite ?? Me respondam por favor..
Patrícia, a própolis é contra indicada para pessoas alérgicas a produtos da abelha e os sintomas geralmente são manchas vermelhas no corpo, coceira, lábios e língua inchados, coceira na garganta, espirros e olhos lacrimejantes. Isso acontece logo ao consumir, o que não parece ser o caso do seu filho.
Ela auxilia no tratamento de aftas, agindo como analgésico, anti inflamatório, antiséptico e cicatrizante devido às suas propriedades naturais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o fabricante do produto para obter mais informações.
Sobre a estomatite, aconselhamos a procurar um médico especialista para exames e orientações.
Tenho faringite de ter febre muita alta a uma semana tive uma dessas crises e comecei a tomar 15 gotas com mel foi milagroso o resultado saia placa de inflamações da garganta não tem igual o propolis muito bom !
O meu cavalo estava com uma ferida que nada curava, colocamos extrato de propolis e curou rapido. Ficamos encabulados.
Comecei a usar propolis para gripe ,foi ótima
Mas tenho uma mancha rosada na superfície da mão, resolvi passar e quase sumiu.resolvi passar na mão para as manchas escuras, levantou muitas bolhas parecem queimadura…..o que faço?
estou usando para combater dores nas articulaçoes dos dedos das maos . Muito bom mesmo !!!!
OI PESSOAL,BOA NOITE ..GOSTARIA DE SABER SE ESSE EXTRATO DE PROPOLIS QUE TEM ALCOOL PODE BEBER TAMBÈM OU SÒ PASSAR,,ESTOU COM HERPES LABIAL,,DESDE JA OBG..
Realmente é incrível o resultado! Meu filho começou a ficar com a faringe irritada e inflamada! Tomava antibiótico e não passava a infecção na faringe. A última vez ficou quase 10 dias com febre altíssima, mesmo depois de tomar benzetacil! Comecei a dar o própolis, como comprei com álcool de cereais, dava 3 gotinhas 1 vez ao dia em uma colher de suco cheia! E o resultado foi incrível! 2 dias depois meu filho estava ótimo, sem febre, só com o nariz escorrendo um pouquinho! Recomendo o própolis sem dúvida!
minha filha de 8 anos tem sinusite de ficar com a região do olho inchado há uma semana que estou dando três gotas o olhos já desincharam está saindo muito secreção do nariz estou muito feliz com o resultado .dei o própolis de álcool de cereais .
Sei que nenhum remédio, faz milagre mas prefiro os naturais o que tenho a declarar é que Propolis é um antibiótico, que atende as necessidades de quem precisa isto é dependendo da gravidade do problema. Gosto dos naturais porque não causa tanto problema colaterais o Própolis é muito bom não tenho nada contra gosto de tomar quando tenho crise de garganta, gripe, dor de dente. Já dei a minha cadela que estava espirrando e usei na limpeza dos dentes, dela que estava inflamados o resultado foi satisfatório. Portanto o própolis é bom.
Tenho um cravo, ha anos, entre os dedos do pe e está me doendo muito ultimamente. Quero saber se posso pingar algumas gotas? Será que e bom também para cravos?
Li os comentários tenho herpes!
Vou começar a tomar depois do resultado, posto aqui 😉
🙂 maravilhoso simplesmente ….
o própolis é um santo remédio
Olá! Estou tomando estrato de própolis, e notei que minha urina, esta muito escura, é normal?
Todos os dias pela manhã tomo 10 gotas de propolis em meio copo de agua e sinto que estou protegido da Dengue, shicungunha e zica
Mas tomar de manhã em JEJUM pode ser o EXTRATO COM ÁLCOOL? não agride o estômago? Afinal, o que difere os extratos com e sem álcool?
Alguém pelo amor de Deus sabe me dizer se o uso da própolis “prende o intestino”? …causa constipação, ou algo do tipo? 😕
Se eu estrair um siso eu posso usar?e como usar?
Olá, estou tomando própolis há 3 dias, devido a uma inflamação na garganta, sinusite e gripe que não saravam havia 02 semanas. Funciona mesmo. Aliada à própolis, tomo chás e faço inalações naturais. Todo o meu tratamento tem sido natural. Estou quase curada!