Para a mulher que gosta de se cuidar

Tudo sobre Proteção Solar!

Tudo sobre Fotoproteção!

Resenha enviada por Mayara Barros

Olá leitoras!

Quero compartilhar com vocês um assunto muito importante: proteção solar.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o termo bloqueador solar foi proibido pela legislação americana, já que não e possível um bloqueio de 100% da radiação solar.A radiação UV é dividida em UVA (315-400nm); UVB (280-315 nm) e UVC (100-280 nm)

Em 1975, o médico Dr. Thomas B. Fitzpatrick , da Escola de Medicina de Harvard, criou uma classificação para os tipos de pele. A Classificação está baseada na cor da pele e na reação a exposição solar.

Esta classificação é utilizada, hoje em dia, para a programação dos tratamentos a laser. Ela permite a calibração dos equipamentos em níveis de energia seguros para cada tipo de pele.

Fototipos de pele:

I: queima facilmente, nunca bronzeia (Branca)IV: queimadura mínima, bronzeado moderado (Morena clara)
II: queima facilmente, bronzeia levemente (Branca)V: raramente queima. Bronzeamento abundante e escuro (Morena)
III: queima moderadamente, bronzeado gradual e uniforme (Branca)VI: nunca queima. Pigmentação profunda (Escura)
Tudo sobre Fotoproteção!

Existem dois problemas na classificação de FitzPatrick:

  1. Os fototipos não são abrangentes, ou seja, isso significa que nós ficamos entre os fototipos de pele. No Brasil, existe a miscigenação, a mistura de raças, então existem mais fototipos de pele do que os seis indicados.
  2. Nesta classificação, não levam em conta o câncer de pele. Apenas bronzeado e queimadura. Por isso, a indicação de FPS baixo.

Além disso, FitzPatrick não leva em conta  a maneira como passamos o protetor solar. Em laboratório (in vitro), eles funcionam, agora, na prática (in vivo), se forem utilizados de maneira errada, diminuem a proteção.

No link abaixo, há um teste, que vocês podem fazer para saber o seu fototipo de pele, ou seja, a sua cor normal sem a exposição solar. Só para lembrar: você sempre ficará entre um fototipo e outro.

Os protetores solares são divididos em: Físicos e Químicos.

  • Filtros Solares Físicos: Atuam refletindo ou dispersando a luz solar pela formação de um filme sobre a pele. São bons para bebês, crianças e pessoas com pele sensível (são aqueles protetores que ficam branquinhos na pele).
    Tudo sobre Fotoproteção!
  • Filtros Solares Químicos: Absorvem radiação Solar, transformam quimicamente e liberam.
    Tudo sobre Fotoproteção!

    Em lugares poluídos, as pessoas se queimam mais. A poluição apenas barra a radiação visível. Podemos observar que o céu e o ambiente ficam mais escurecidos, como por exemplo, em São Paulo.

    Diferenças entre Bronzeador, Protetor, Bloqueador e Gel pós-sol:

    • Bronzeador: Bronzeia e mancha a pele. Não tem proteção UVA, só UVB.
    • Protetor: Tem FPS entre 6 a 30.
    • Bloqueador: Acima do FPS 30. Não bloqueia totalmente a radiação solar, mesmo se o FPS for 100.
    • Gel pós-sol: Só alivia o ardor. A radiação continua sendo absorvida
    Uso incorreto do fotoprotetor
    • Não passamos no pescoço, orelhas, laterais do rosto e perto do cabelo.
    • Não reaplicamos a cada 2 ou 3 h.
    • Geralmente, aplicamos na praia, e o correto é aplicar em casa, 30 minutos antes. O fotoprotetor demora pelo menos 30 minutos para ficar ativo.
    • Temos o costume de esfregar o rosto e quando isso acontece ou retiramos parte do produto, por ser superficial, ou fazemos com que ele penetre em camadas mais profundas da pele.
    • Não higienizamos a pele antes de aplicá-lo, então, há uma camada de protetor solar sobre uma pele suja, o que pode aumentar a tendência à acne.

    Diferenças entre base com FPS e Protetor com cor de base ou tonalizante

    • A base com protetor geralmente tem o FPS mais baixo do que na embalagem.
    • O protetor com base tem o FPS normal, apenas foi adicionado cor.

    O hábito de não utilizar o protetor e tomar muito sol pode provocar câncer de pele, pois toda a radiação solar que tomamos a vida inteira é absorvida pelo nosso corpo, e ali fica acumulada. O protetor deveria ser distribuído pelo governo, pois além de ser um produto caro, é questão de saúde pública.

    Perguntas e Respostas

    1. Qual a quantidade certa para aplicarmos no rosto? R: 2 g. É o equivalente a uma colher de chá.
    2. Qual a quantidade certa para aplicarmos no rosto? R: 1 colher de sopa por regiões de corpo
    3. Por que não devemos compartilhar um vidro de protetor solar? R: Geralmente, as famílias tem o hábito de dividir o protetor solar e isso não é aconselhável, pois se a quantidade certa para usar de protetor é uma colher de sopa por regiões corpo, um protetor solar para uma pessoa na praia, por exemplo, não deveria durar mais que duas semanas. O protetor solar além de ser um produto caro, dura pouco. Façam as contas e vejam o quanto vocês gastariam usando a quantidade certa de filtro solar por um mês.
    4. Existem mais fatores que podem diminuir o FPS além do uso incorreto? R: Sim, a alteração química do produto é um deles. Se o produto estiver vencido ou se ficou exposto ao sol, pode haver uma alteração.
    5. O protetor solar corporal pode ser utilizado na face? R: Sim, mas não é o ideal. O fotoprotetor corporal geralmente é mais oleoso, não foi formulado com o mesmo cuidado do fotoprotetor facial, que preferencialmente é oil free. Para responder essa pergunta, também temos que avaliar as condições da pessoa. Se você percebe que é uma pessoa que não tem condições para comprar frequentemente um produto que é caro, é preferível que ela use o protetor solar corporal no rosto, memso não sendo o ideal, do que ficar sem proteção.
    6. Há diferenças entre o protetor solar spray e a emulsão? R: Não, porém o spray além de ser mais caro, desperdiça muito produto e tem que espalhar do mesmo jeito. Não adianta só borrifar, pois se não ele fica depositado apenas na superfície na pele e não penetra.
    7. E quanto ao protetor solar para o cabelo, realmente funciona? R: Não comprem se não vier escrito na embalagem o número do FPS. Se não vier escrito não funciona, é dinheiro jogado fora.
    8. O óleo bronzeador é prejudicial? R: Sim, o óleo serve como uma lupa que direciona a radiação para o centro da célula (núcleo). O núcleo da célula é onde fica o nosso material genético. Então com a radiação penetrando no núcleo, as células podem sofrer mutações, e com a mutação das células, o câncer.

    Veja o esquema do câncer de pele:

    Sol à pele agredida à transformação celular à multiplicação desordenada à novo tecido = neoplasia.

    Segundo o MS o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores diagnosticados.

    Dermatoses (doenças da pele) relacionadas à radiação solar

    • Queimadura Solar: Reação inflamatória aguda que consiste na formação de vermelhidão, inchaço, dor local e, nos casos mais intensos, vesiculação e bolhas.
    • Fotodermatose: Queimadura da pele sem condições imunológicas.  Ex: manchas causadas por frutas cítricas. (aquelas famosas receitinhas caseiras que envolvem o limão para clarear a pele, e quando expostas ao sol, mancham).
    • Fotoalergia: Aumento da reatividade cutânea a luz ultravioleta.
    • Fotoenvelhecimento: Envelhecimento Precoce.
    • Dermatoses (doenças de pele) relacionadas à exposição solar crônica:
    • Manchas Solares: Também conhecida como melanose senil. Ex: manchas senis. (aquelas manchinhas que geralmente os idosos apresentam nas mãos, são resultado de muita exposição ao sol sem proteção durante toda a vida)
    • Queratose: Manchas escuras compostas por queratina. Ex: manchinhas que o ator Morgan Freeman apresenta no rosto.
    • Leucodermia: Pequenas manchas despigmentadas localizadas principalmente nos braços, colo e face.
    • Elastose Solar: Engrossamento, espessamento da pele.

    As fotos abaixo das irmãs gêmeas foram tiradas  quando possuíam 71 anos. Elas envelheceram de formas diferentes. A irmã da primeira foto teve uma exposição solar menor do que a irmã da segunda foto, que vivia na praia e trabalhou durante toda a sua vida exposta ao sol.

    Tudo sobre Fotoproteção!

    Agora me respondam, vale ou não vale a pena usar o filtro solar? De qual forma vocês preferem envelhecer?

    Espero que tenham gostado! 🙂

187 comentários para “Tudo sobre Proteção Solar!”

  1. Avatar de Elienai

    que post maravilhoso, aliás assim como tantos que encontramos aqui.
    Mas tenho uma dúvida, eu uso o protetor minesol oil control, na embalagem ele promete até 8 hras de proteção , será que devemos confiar?
    e quanto ao protetor adcos em tom de base?as vezes tenho impressão que estou desprotegida
    valeu meninas
    e mais uma vez parabéns

    1. Avatar de Luciane

      Eu uso o protetor com base FPS 40 da Adcos a minha dermatologista disse que é mais eficiente que protetor comum.

  2. Avatar de Drica

    Bom dia meninas, amei o post! Eu me protejo sim, diariamente. Uso o Roc minesol oil free, passo de manhã e na hora do almoço. E tb uso base facial por cima do protetor…

    1. Avatar de Vanessa Little

      Faço igualzinho, Drica!
      bjs

      1. Avatar de Silvia

        Você estão certissimas!

        A base reforça a proteção e garante a proteção fisica que o protetor quimico não tem.

  3. Avatar de Zilda

    Maravilhoso ler essas informações, minha mãe morreu de câncer de pele, tudo por falta de informação, eu tento me cuidar o máximo, aprendi muitas coisas lendo o texto, obrigada!

    1. Avatar de Raquel Delis

      Eu tb conheço uma pessoa que morreu de cancer de pele, triste demais… mas é porque não se cuidou

  4. Avatar de Luciane

    Mayara adorei as perguntas e respostas, muito úteis!!! coisa que a gente não vê por aí!!!

  5. Avatar de Elienai

    ultima vez que fui na dermatologista , ela me disse que não adianta nada eu me preocupar com cremes anti-idade e afins, se o meu uso do protetor for ausente ou irregular.
    A prioridade é protetor solar.

    1. Avatar de Vanessa Little

      A minha dermato diz a mesma coisa!!
      Que o melhor anti-idade do mundo é o protetor solar!
      Além do rosto, pescoço e colo, também uso nas mãos diariamente!

    2. Avatar de Raquel Santos

      É isso mesmo não adianta nada usar creme anti idade se não proteger a pele do sol, engraçado que hoje isso é amplamente divulgado e aida assim conheço muuuuita gente q não passa…

  6. Avatar de Ritinha

    E como vale a pena se proteger, sem dúvidas, depois desse post até vou me cuidar melhor.
    Parabéns

  7. Avatar de Antonieta

    Adorei o artigo, Parabéns Mayara!

    Eu uso protetor FPS 20 todos os dias, repasso 2 vezes ao dia, pena que comecei usar um pouco tarde… depois dos 30 anos, mas antes tarde do que nunca 🙂

    1. Avatar de Denise

      Eu tb iniciei o uso de proteção solar com 30 anos, hj tenho 45 anos…

  8. Avatar de Jocélia Campos

    Tenho 19 anos, já posso usar protetor solar?
    Minha pele é branca, qual seria o número indicado?

  9. Avatar de Veridiana

    Parabéns pelo artigo, muito informativo!

  10. Avatar de Cibele Moraes

    Realmente uma matéria muito esclarecedora, muito obrigada!

  11. Avatar de Anderson

    Eu não tinha o hábito de passar, até que minha namorada começou a me incentivar. Hj já tenho o hábito e passo protetor todos os dias de manhã. O que eu não gosto é que a pele fica melecada.

    1. Avatar de Luísa

      É porque vc não usa o protetor solar correto. Experimente o Adatina Matte, ele não deixa a pele melecada

    2. Avatar de Vanessa Little

      Ai Anderson, queria que meu namorado também me ouvisse!
      Ele tem a pele clarinha e adora se torrar (literalmente) no sol! Já expliquei q ele vai ficar velhinho cedo e eu bonitona…rsrsrs
      Mas não há quem o faça usar protetor! Diariamente então, nem pensar! Na praia eu ainda passo nele (igual criança com filho e ele odeia, rs) Tem homem que é cabeça dura, viu?!

    3. Avatar de Raquel Delis

      Que legal, adoro homens que se cuidam… amo as dicas do Fernando. Aliás conheci esses dias por um post que entrei sobre cuidados com a pele, achei o máximo.

      Celisa, o que o Fernando é seu?

  12. Avatar de Jennifer

    Uau, matou a pau, excelente texto, é claro que vale a pena se cuidar, penso que o principal de tudo é se proteger do sol, o resto ( creme antiidade, hidratante, esfoliante, tônico, clareador) tudo é balela.

    1. Avatar de Raquel Delis

      Acho que é importante os outros tratamentos sim, principalmente um bom produto para limpeza, hidratante para região dos olhos e clareadores.

    2. Avatar de Raquel Santos

      Olha não é que os outros tratamentos sejam balela, eles funcionam sim, mas de nada adianta todos eles sem a proteção solar, milagres eles não fazem…

  13. Avatar de Jéssica Recio

    Olá Celisa!
    Que ótimo saber este post. Mas eu tenho uma dúvida… Com a maquiagem, como vamos passar o protetor a cada 2/3h? ://

    1. Avatar de Cintia Gomes

      Oi Jéssica, eu tb estava nesse dilema, sabe o que eu faço? Uso BB cream, é um produto completo, que deixa a pele linda e ainda protege contra os raios solares, eu comprei o meu da Skin 79, veja esse post
      https://belezaesaude.com/bb-cream/

    2. Avatar de Cerise

      Usa base com protetor solar, assim vc já fica maquiada

  14. Avatar de Valesca

    Olá! Adorei, muito bem explicado.
    Já uso diariamente há alguns anos, mas não fico repassando não… só quando vou á praia que repasso.
    Estou usando o adatina matte 25 que conheci aqui no blog, mas gostaria de usar um BB cream que já vi o Nando indicando.

    BB cream é confiável com relação a proteção?

    1. Avatar de Raquel Delis

      Acho que o bb cream é absolutamente confiável, eu quero um pra mim…

  15. Avatar de Sara

    Post nota 10!

  16. Avatar de Renata

    Parabéns pelo post! Adorei!

  17. Avatar de Ana Regina

    Oi meninas

    Eu uso protetor desde os 25 anos (hj tenho 38). Infelizmente tive manchas na gravidez e essas manchas não saem, só podemos controlá-las. Sempre usei o Roc ou Episol, mas sempre achei que depois que suava ficava desprotegida. Minha cidade é muito quente. Nas pesquisas que fiz dizia que esses protetores não eram à prova d`água, ou seja, aquela sensação de que eles saiam com o suor não era errado. Final da estória: comecei a usar o protetor na Mormaii que não escorre no olho, tem um cheirinho gostoso, a prova d´água e dura 5 horas na pele. Minhas manchas estão super clarinhas, quase não dá para perceber, só se reparar muito e ainda por cima tornou a cor da pele mais homogênea. Não abro mão mais!

    1. Avatar de Raquel Delis

      Estou a procura de um bom protetor, vou testar esse da Mormaii, ele é bom para peles oleosas? e onde posso comprar?

      1. Avatar de Ana Regina

        Oi Raquel

        Eu amo! Minha pele é mista, ou seja, bem oleosa perto do nariz e olhos, mas esse protetor não escorre ou piora essa oleosidade. Inclusive, uns 30 segundinhos de pois de passar, quando a pele já absorveu o protetor, pode passar maquiagem sem problema. Antes ficava formando aquele pontinhos de suor, pois parecia que o protetor tampava meus poros. E olha que minha cidade é 40ºC a sombra no verão.

  18. Avatar de Nathália

    Essa tal quantidade é que eu acho que ninguém faz… duvido que todo mundo usa uma colher se chá no rosto… eu acho que usamos bem menos do que se recomenda

  19. Avatar de Jéssica

    Eu ando muito no sol. Repasso meu protetor 3 vezes durante o dia.
    Acho que consigo manter minha pele longe dos raios nocivos…
    Vou experimentar usar base com FPS, gostei muito do artigo

  20. Avatar de Elisangela Fideles

    Gente que post ótimo,começei a dar importancia ao protetor solar há mais ou menos tres anos,mas ainda tenho um pouquinho de preguiça de usa-lo corretamente,no rosto sempre me preocupei,passei até a usar o protetor com base,pois nunca dei importancia para a base,mas no corpo,geralmente esqueço de passar o protetor diariamente,as vezes lembro quando já estou vestida,daí passo apenas nas partes que estão expostas,mas tão bem informada como estou agora,vou procurar ser mais cuidadosa quanto a isso..

  21. Avatar de Rodrigo

    Depois que comecei a notar umas ruguinhas, comecei usar diariamente. Tb concordo com o anderson, não gosto muito da sensação de estar com a pele melecada.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Mas Rodrigo e Anderson, é pq vcs acham que protetor só é “sundow e coppertone”…rs
      Existe muito mais!rsrs E que geralmente não estão nas Americanas…rs

      Tente usar o ROC Mineral Oil Control. Sua vida vai mudar. Vai por mim. Tem nas farmácias que vendem dermocosméticos (DrogaRaia, São Paulo, Venâncio, Drogasmil, etc)

      1. Avatar de Raquel Delis

        Eu nunca usei esse Roc oil control, é bom mesmo? Uso um da Neutrogena e episol, não gosto deles…

        1. Avatar de Raquel Santos

          Xará uso o minesol serum fps 30 para o dia a dia e ele é ma-ra-vi-lho-so!!!

  22. Avatar de Silvana Gusmão

    Uso Bloqueador da Addcos tonalizante fsp 40 e o Golden plus fsp 30 no rosto que é protetor. Qual o melhor? Comecei a usar-los depois dos 30. Agora estou com 52 e com muitas rugas nos cantos dos olhos e testa… para minha tristeza.

    1. Avatar de Raquel Delis

      Acho a marca Adcos mais confiável e melhor

    2. Avatar de Silvia

      O da Adcos tem boa proteção UVA e filtros fotoestaveis ,esse outro eu não conheço

      Quanto a ruguinhas é bom visitar um dermatologista para ele te receitar algo que estimule a produtção de colageno, com o passar dos anos essa produção vai diminuindo e tem que dar uma ajudinha..

  23. Avatar de Fernanda

    Nossa, parabéns pelo artigo!!! Muito bom mesmo!!!
    Fiquei chocada com as fotos das irmãs!
    A gente sabe que a exposição ao sol envelhece, mas vendo as fotos assim, é chocante!!

    Eu uso todos os dias, mas erro ao não reaplicar a cada 2-3 horas.
    Eu uso hidratante com protetor, o Ultra-light hidratante facial FPS30! Ele é ótimo para pele oleosa!
    Super sequinho, preço bem acessível e ainda tem agente antioxidantes! Recomendo!

    1. Avatar de Fernanda

      Opa! É da Neutrogena! Esqueci de escrever!

  24. Avatar de Letícia

    Estou com 20 anos e comecei usar a alguns meses. Mas uso o fator 15, será que adianta?

    1. Avatar de Vanessa Little

      15 é muito fraco. E depende do seu tipo de pele. Se vc for negra, até adianta, mas se não, a partir de 30 é o ideal.

  25. Avatar de Patricia

    Post perfeito como sempre!! Sou branquinha mais fico bronzeada facilmente e isso me fez abusar quando mais nova e ficar com melasmas no rosto…hj faço tratamento com ácidos e uso filtro solar todos os dias, no inverno 3 x ao dia e no verão 4, já na praia a cada 2 hs. Cuidem meninas…pq depois que aparecem manchas o arrependimento é imenso!! Beijoss

  26. Avatar de Vanessa Little

    Gente, eu me espelho na minha mãe! Ela tem quase 74 anos e tem a pele ótima pra idade dela! Só não é melhor pq ela abusou do sol na adolescência e juventude (viva à beira mar…). Mas aprendeu à tempo e desde os 30 usa filtro solar. E não sai nunca de casa sem ele!rsrs
    As pessoas se espantam quando descobrem a idade que ela tem!!rsrsrs

    Então galera que começou a usar agora, antes tarde do que nunca! Funciona!
    =D

  27. Avatar de Roziane

    POXA! GOSTEI MUUUITO DAS EXPICAÇÕES.

  28. Avatar de Suelen

    Opa ! Minhas Lindas .

    Adorei as dicas, são ótimas. Agora temos que colocar em prática neh e sempre está usando protetor solar. Eu uso o da Natura para rosto e corpo, é muito bom e recomendo para todos viuh .

    mil bjiinhos , susu

  29. Avatar de Milena

    Para quem tem a pele oleosa eu recomendo o protetor solar ansolar FPS 30, eu adorei!

  30. Avatar de Cintia Gomes

    Amei esse post, parabéns Mayara!!!

    Nossa eu sou um pouco fanaticazinha para proteger a pele 🙂
    Tenho vários protetores e base com FPS.
    Depois que descobri o BB cream (conheci aqui no blog) não para mais de usar.
    Acho super prático porque é um produto que tem inúmeras funções em um só.
    Eu recomendo usar BB cream principalmente quem gosta de usar maquiagem.

  31. Avatar de Iolanda

    Parabéns meninas pela publicação.
    Eu uso protetor solar diariamente, e tem que ser fator 50 porque estou fazendo tratamentos com ácidos, por isso tem que proteger a pele muitíssimo bem.
    Tb incentivo meu marido a usar, ele usa fator 15, mas já é alguma coisa.

  32. Avatar de Cerise

    Eu uso base com protetor solar, acho mais prático, porém não aplico a quantidade necessária para uma boa proteção, porque se passar muita base fica artificial.

  33. Avatar de Sara Bittencourt

    Olá, meninas muito bom o post, as pessoas precisao saber a importancia do protetor solar, eu tinha 13 anos quando comecei a usar protetor solar, hoje tenho 31 anos eu digo que vale a pena protege mesmo, tinha muito tempo que eu nao via um amigo meu e quando ele me viu ele falou: VOÇE NAO ENVELECE a eu sorri com segurança né, cuido muito da pele do meu rosto, eu tinha a pele muito oleosa, depois que comecei a usar o roc oil control a minha pele fica sequinha maravilha. beijos…… AMO BELESA E SAUDE ME AJUDA MUITO OBRIGADO . OBS: gente cade o querido NANDO GOOBER.

  34. Avatar de Camila

    Foi através do nando goober que eu comecei a levar a sério a proteção solar e ao Beleza e Saúde é claro…

    Excelente post

  35. Avatar de Mary Mayumi

    Olá!!!
    Adorei o post!!!tenho uma dúvida:uma médica datv indicou um protetor que protege
    por 12 horas,da Ada Tina.Ele protege mesmo?
    Beijus,obrigada!!!

  36. Avatar de Denise

    Muito bom esse artigo, muita coisa eu não sabia
    Hj tenho 45 e iniciei o uso do filtro com 30 anos, tenho certeza que minha pele estaria melhor se tivesse começado antes.

  37. Avatar de Mariah

    muito bom o post, parabéns!!!

  38. Avatar de Goulard

    Parabéns pelo artigo, é bom lembrar a importancia da proteção solar

  39. Avatar de Raquel Delis

    Olá queridas! Amei esse post, completíssimo, parabéns Mayara.
    Uso protetor solar todos os dias, mesmo morando em lugar frio e que a radiação é fraca, uso pelo menos o fator 15 para esses dias frios.
    Gosto de usar base para proteger a pele do vento frio, ajuda muito.

    No verão uso 30 e 50.
    Não tenho um protetor dos sonhos se alguém puder indicar… minha pele é oleosa.

  40. Avatar de Lislainy

    Nossa, foi um dos posts mais bem explicados e completos que eu já li, parabéns!!!!Muito esclarecedor!!!

  41. Avatar de Ana Regina

    Ah, esqueci… comprei no site deles.

  42. Avatar de Nando Goober

    Meu tema preferido!!

    Eu comecei a usar protetor solar aos 20 anos.. nunca época quando ainda não existia no Brasil filtro facial com texturas como as de hoje. Protetor solar para rosto era o mesmo que você usava na praia.

    O resultado é que a minha pele com – quase – 40 anos continua firme e lisa como antes. Claro que há outros motivos, como fator genético, estilo de vida e outros cuidados. Mas o uso de filtro solar diário, tanto no verão quanto no inverno, faça chuva ou sol, é imprescindível.

    Infelizmente não é um produto barato, principalmente se for um dermocosmético da vida, o que acana tornando-o complicado para usar todos os dias, principalmente ambulantes que passam os dias todos expostos ao sol. Não adianta a Sociedade Brasileira de Dermatologista bater todo ano na tecla do uso de protetor para evitar o câncer se não é um produto acessível. E também não adiante oferecer um produto acessível se ele não tem uma boa cosmética, porque eu vejo que a principal reclamação é a cosmética oleosa deles.

    Na Austrália, por exemplo, os supermercados vendem tubos de 2/ 5 litros com protetor solar, assim a família inteira pode usar. E no Brasil?? cada vez mais aumentam as taxas, encarecendo os produtos.. se você tenta importar, o Governo “prende” suas encomendas.. os dermatologistas indicam filtros na faixa de 60 reais, num tubo que dura menos de um mês… complicado.

    1. Avatar de Anderson

      Pô cara, que bacana, estou beirando os 35 e já tenho ruguinhas, uso protetor a pouco tempo e não gosto da sensação. Já que vc é um cara que entende do negócio, poderia me indicar um protetor solar que seja bom para nós homens?
      Muito obrigado

      1. Avatar de Nando Goober

        Oi Anderson,

        O Bioré Milk que a Celisa postou no link é perfeito.. graças a ele vários rapazes passaram a adotar proteção solar diária, porque além de não ser oleoso, deixa a pele seca por horas.. quando eu falo em pele “seca”, nem se comprara com os filtros matificantes vendidos aqui..

        Dependendo dos eu tipo de pele e necessidade, há outros filtros com boa textura e ingredientes que hidratam/ clareiam..

        Abraços.

        1. Avatar de Anderson

          Li a resenha do Bioré, parece ser bom mesmo, vou experimentar, muito obrigado.

  43. Avatar de Adriana Prado

    Uso protetor solar faz alguns anos, desde que comecei a cuidar do rosto com ácidos. Já fiz muita coisa errada em se tratando de cuidados, mas sou fiel ao protetor desde que me foi indicado. Nunca me expus muito ao sol para bronzear, só o do dia-a-dia mesmo, e, ainda assim, previno contra melasmas, envelhecimento e câncer de pele.

    Sou um pouco relaxada na proteção de braços e pernas no dia-a-dia, só aplico alguns minutos antes de sair de casa. Mas, se vou me expor um pouco mais (clube, passeios, etc), aplico e reaplico no corpo e rosto.

    Uso Sofina White no rosto pela manhã e reaplico por volta do meio-dia, antes do bb cream. No corpo gosto do Loreal.

    Sendo indispensável o uso do protetor, faça chuva ou sol, deveria ser mais acessível, como sabonetes, por exemplo.

    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Adriana,

      Eu sou “caxias” sempre usei diariamente na face (incluindo orelhas), pescoço (frente/nuca), colo, braços, mãos.. só não aplico nas pernas porque estou sempre de bermudão ou jeans, exceto na praia. Mesmo quem não goste de suar no corpo, pelo menos nas mãos e pescoço porque são áreas que envelhecem precocemente….. nada pior que um rosto liso e o pescoço flácido… fica parecendo que fez plástica pela metade.. 🙂

      1. Avatar de Adriana Prado

        Oi, Nando!

        Do colo pra cima, exceto nuca (meu cabelo é de cumprimento médio), eu uso e reaplico sempre. O problema é o corpo mesmo. Nas mãos, aplico após minha arrumação da cozinha, por volta das 13 horas. Bem, então aplico nas áreas que mais envelhecem, já está bom.
        A aparência de plástica pela metade não é legal mesmo. É fácil encontrar pessoas assim.

        Beijo

  44. Avatar de Fernanda

    Poxa adorei o post,cada dia melhor.
    Que legal os meninos participando,adorei!
    Uso protetor desde os 30 anos,antes nao se falava muito a respeito.
    Como tenho tendencia a melasmas ,me policio o dia todo,tenho usado o protetor com base
    da bioderm 100 e o avena 50.estou gostando.
    O avena Uso ate para sair a noite,tirei a base da spectra ban e o coloquei no lugar
    o Bioderma 100 uso para trabalhar…frente computador dia.Mas mesmo em cima dele do bioderma 100 eu retoco a cada 2 horas com la roche 60 p/ rosto.Acho que cria uma barreira.
    Pele esta bacana.sem manchas no momento.
    bjus
    fer

  45. Avatar de Arlete

    Oi Mayara, tudo bem? Adorei a sua resenha…
    Eu me protejo muito bem, sou até neurótica com isso.
    Gostaria de saber qual protetor que vc usa e se vc repassa durante o dia?
    Obrigada

  46. Avatar de Rossane

    Oi mayara, gostei muito da resenha, obrigada por compartilhar, ótimas dicas
    eu me protejo, mas confesso que depois de ler esse post, vou ter menos preguiça de me cuidar.

  47. Avatar de Janaina

    nossa que legal, tava loca atrás de dicas para proteção solar, aqui onde moro o sol é bem forte, e eu não sabia a diferença entre bloqueador e protetor, agora que sei posso usar a meu vafor. comfesso que escurrego um pouco quanto a proteção, porque sou nova ainda, e tenho a pele do rosto oleosa, ainda falta encontrar um protetor facial que se de bem na minha pele do rosto, vou tentando. mas adorei bjos…

  48. Avatar de Janaina

    ah e tenho uma duvida: posso passar o protetor solar facial, e me maquiar? agradeço se alguem me ajudar.

    1. Avatar de Silvia

      Pode e deve!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva