Para a mulher que gosta de se cuidar

Psoríase

Psoríase

Resenha enviada por Manoela Malta

Queridas,

Talvez muitas nem saibam do que se trata, mas certamente outras já conhecem, seja por experiência própria, seja por conhecerem alguém portador de psoríase. Para situar vocês no assunto, trata-se de uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora.

Em geral, esses fatores estão relacionados a algum evento que perturba emocionalmente a pessoa, sendo, assim, considerada uma doença psicossomática. Ela afeta de 1 a 2% da população mundial e acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.
É uma doença que, além dos incômodos físicos, traz muitos inconvenientes sociais e, especialmente, emocionais, já que sofrem com a alteração da autoimagem e, especialmente, com o preconceito daqueles que, por ignorância, pensam ser uma doença contagiosa.

Psoríase

Sou acupunturista e tenho um paciente num estado bem complicado de psoríase, com descamação praticamente total do corpo. Ele há um bom tempo toma remédios fortíssimos que prejudicam o funcionamento de vários sistemas do seu organismo, porém, suas melhoras eram poucas comparadas ao grande mal que essas medicações fazem. Felizmente ele tem obtido algumas melhoras, graças a alguns ajustes emocionais, energéticos e alimentares.

Assim, conhecendo de perto a aflição de quem sofre com essa doença, resolvi compartilhar com vocês algumas orientações para quem já vem lutando contra essa doença.

  • 1. Não se luta CONTRA um sintoma. SE ESCUTA O SINTOMA! Qualquer sintoma que você tem não é seu “arquiinimigo” contra o qual você precisa lançar mão da sua arma de mais alto calibre! Ele é apenas um mensageiro dizendo que algo em sua vida anda mal conduzido. TODO sintoma tem um sentido, você precisa descobrir qual o sentido do seu sintoma.
  • 2. A psoríase é considerada uma “doença” por excelência psicossomática. Ou seja, algo em você não está bem resolvido emocionalmente e se manifesta no corpo. Na verdade, quase tudo acontece assim: do “psi” (mente) para o “somático” (corpo). A pele é nossa primeira proteção e é o que as pessoas vêem em primeiro lugar. A pele, de acordo com medicina chinesa, é regida pelo elemento metal, que é o elemento que nos dá a capacidade de nos protegermos na vida. É ele também que nos dá a capacidade de romper laços nocivos e aceitar as perdas de forma mais equilibrada. Esse é o elemento responsável por nossos processos de limpeza, sejam elas emocionais, energéticas, ou mesmo físicas, ou seja, ele faz a limpeza do “lixo” que guardamos. Com essas informações em mãos, se avalie, se pergunte como você tem lidado com essas questões em sua vida, pare para pensar em que momento o sintoma surgiu. Respondidos esses questionamentos, analise bem as respostas e se pergunte se elas demonstram equilíbrio emocional da sua parte. Cuide da sua mente, faça psicoterapia, conheça-se melhor, entenda a mensagem do seu sintoma e mexa-se para a mudança!
  • 3. CORTE RADICALMENTE A LACTOSE. Alguns terapeutas da medicina tradicional chinesa tecem algumas considerações acerca da intolerância à lactose relacionada aos quadros de psoríase. Então resolvi testar a tese dos colegas: pedi ao meu paciente pra cortar radicalmente a lactose de sua alimentação. Resultado: em apenas uma semana sem lactose já apresentou melhora significativa, melhora essa que foi crescendo ao longo do tempo. Nossa dependência do leite é muito mais emocional do que qualquer outra coisa, sei que muitas pessoas não conseguem imaginar sua dieta sem lactose, mas o benefício de uma dieta sem lactose pode ser infinitamente maior do que um possível incômodo.
  • 4. FALE. Abra seu coração, converse, não guarde mágoas, nem leve desaforo pra casa. Absolutamente não estou aconselhando você a sair dizendo o que quer e magoar as pessoas a torto e a direito. NÃO! Mas lembre-se: tudo pode ser dito, dependendo de como é dito. Isso é um exercício de autodefesa. Não permita que as pessoas magoem você, nem aceite calado aquilo que lhe incomoda. Conversando, tudo se resolve.

Bem, é isso. Espero que essas informações ajudem a melhorar um pouco a vida de vocês e sejam um pontapé inicial para uma nova forma de lidar com esse sintoma que, nada mais é do que um mensageiro que, como qualquer outro, vai embora quando cumpre sua missão.

Tenham uma semana iluminada e serena!

Abraços,

Manoela Malta

223 comentários para “Psoríase”

  1. Avatar de Nice

    Muito bom….. muito explicativo e de grande ajuda…parabéns pela iniciativa

  2. Avatar de Mayhara

    Amei esta matéria. Sofro de psoríase. É um incômodo. A minha está intimamente ligada ao emocional. Quando meu estado emocional está em desequilíbrio ela agrava ainda mais. Quando estou tranquila, a doença melhora ou até mesmo ‘desaparece’, mas é só descontrolar meu emocional que ela volta com tudo.

    Interessante sobre o corte da lactose da dieta. Vou fazer a experiência. Vale a pena tentar, para ter uma pele mais bonita.

    Beijos
    e parabéns pela matéria!

  3. Avatar de Danusa

    eu não tenho (ainda bem) mas eu sempre quis saber mais sobre essa doença pois tive um parente com psoríase. Está muito bom o texto!

  4. Avatar de Giovana

    infelizmente muitas pessoas tem preconceito contra essa doença, eu já tive, mas isso foi num momento de estresse muito forte… as pessoas nao entendem e te recriminam, muito bom falar sobre esse assunto aqui, parabéns!!!

  5. Avatar de Denise

    meninas, adorei essa reportagem… minha irmã tb tem!

  6. Avatar de Sarah Marinho

    Show de bola esse seu post, Manoela. Adorei a objetividade e clareza com que abordou o assunto.

    Parabens!

  7. Avatar de Bruna

    Eu nunca tive esta doença, porém ja tive HPV grau 2 com ferida. E queria dizer para todas as pessoas que tem esta ou outras doenças, que para DEUS, todo o impóssivel para nós humanos é possivel para ele. Assim como a cura de qualquer doença, eu fiquei curada pela fé em DEUS . Se ja tentou de tudo e não conseguiu melhora, procure Deus.

  8. Avatar de Laviniabatista

    Parabéns pela resenha! Otima mesmooooooo, adoreeiii. Nunca tinha ouvido falar dessa “doença”. Mas pra quem tem ou conhece alguém q tenha acredito q vai ser muito interessante saber essas informações.

  9. Avatar de Ana Claudia Da Silva

    Parabéns pela iniciativa!!!Tenho uma amiga que tem.Ela fala que herdou do Pai que tbem tem.Ë dificil as pessoas entenderem que e uma doen;a nao contagiosa,por falta de informa;ao essas pessoas sofrem muito com o preconceito,o que acaba piorando a doen;a,ja que esta ligado ao emocional,acredito eu…Seu texto esta super bem feito.

    Parabens mesmo.

    Bjim

  10. Avatar de Janice Novais

    Muito boa a matéria! Na verdade, as pessoas não tem um bom conhecimento a respeito da psoríase; e por não saber muito sobre ela, acabam tendo um certo preconceito e achando que pode ser transmissível. Por isso agora com essas ótimas informações, basta a gente passar pra frente, não é mesmo? Meus parabéns pela matéria!

  11. Avatar de Miria

    Hum eu gostaria de saber como é essa doença… Minha cunhada tem disturbios emocionais e aparece umas “bolhas no corpo”, inclusive na cabeça. Parece que foi quimado com um cigarro, e gostaria muito de saber se é essa a doença para poder orienta-la.

    1. Avatar de Helô

      Só quem pode dizer é um médico dermatologista, e, se ele tiver dúvida, uma bióspsia da lesão poderá solucionar o caso.

  12. Avatar de Patricia

    OLÁ MANOELA, TENHO PSIORÍASE DESDE OS 9 ANOS DE IDADE E SEI BEM COMO O EMOCIONAL SE MOSTRA ATRAVÉS DELA. NA SUA OPINIÃO UM TRATAMENTO DE ACUPUNTURA, FOCADO EM CONTROLE EMOCIONAL OFERECE AJUDA SIGNIFICATIVA? SE VC PUDER AMNDAR SEU CONTATO, AGRADEÇO.

    1. Avatar de Manoela Malta

      Olá Patrícia,

      a juda através desse tratamento é sim bastante significativa. às vezes ficamos anos das nossas vidas lutando contra um sintoma quando, na verdade, deveríamos pensar a respeito do que ele significa dentro da nosa história. Assim, aliando a algumas outras mudanças de hábitos, como sugeri a dieta zero lactose, por exemplo, podemos ter muito sucesso na melhora da nossa qualidade de vida.
      meu email é manoelamalta@hotmail.com. se quiser entrar em contato, estou à disposição para esclarecer as dúvidas que forem possíveis.
      Abraços,
      Manoela Malta

      1. Avatar de Margareth

        ola .
        fico muito feliz de saber que existem pesoas como você que se doam em pro de ajudar o proximo ,minha filha sofre com essa doença e é muito problematica com ela mesma ñ dis que ñ tem sorte eu digo que ela é uma mulher muito forte pois tem 25 anos e cuida das filhas maravilhosamente bem agora esta gravida do terceiro filho e o esposo ñ esta dando a atenção que ela precisa ta dificil ate pra mim que sou depreciva e tenho que ser forte pra dar força pra ela .
        mas depois dessa ajuda que você nos deu vai dar tudo certo…
        bjos e seja muito feliz Manoela anjo de Deus..

    2. Avatar de Helô

      A psoríase é uma doença que só entra em remissão, pois não há cura, se for tratada a causa, não a consequência. A medicina pouco se importa com a causa. Se você vai a um médico ele passa logo um creme à base de corticóide e pouco se importa em realizar uma digressão acerca do seu histórico médico e de vida, para, então, poder lhe encaminhar a uma equipe multidisciplinar que possa melhor resolver o problema. Médico não faz isso, porque além de ele perder tempo e dinheiro, pois enquanto ele está investigando sua vida ele está deixando de atender o paciente que só quer tratar ruguinha e colocar botox, você também não vai ficar satisfeito porque aquele tratamento que ele vai propor vai demorar muito mais a apresentar resultado. Então, fica esse círculo vicioso, o médico não quer perder tempo, o paciente quer resultado imediato, e resulta nessa coisa paliativa por tempo indefinido. Psiquiatra, emprego tranquilo, família consciente, que entenda que você não pode se estressar, isso sim pode fazer o psoriático melhorar, mas é tudo tão difícil que é melhor colocar logo corticóide e seguir em frente.

  13. Avatar de ♥bia♥

    Bem eu não tenho, mas passei aqui p/ agradecer a vc pela resenha. Está muito bem explicada!
    Parabéns! E obrigada por postar, com certeza vc irá ajudar muitas pessoas.
    Fique com Deus!
    Beijocas

  14. Avatar de Carla Alves

    Bem achei o assunto super interessante, tbm nunca ouvi falar no nome dessa doença, mas pra quem conhece e pode ajudar dando dicas importantes como essa, é fundamental que pessoas que tenham deem a devida atenção e procurem se tratar ou curar isso.

    Saúde em 1° lugar sempre.

  15. Avatar de Jane Barbosa

    EXCELENTE!!!!!! Parabéns pela iniciativa,de nos levar beleza com formação e informações sobre assuntos que já gerou,e infelizmente ainda gera murmúrios, e conceitos esteriotipados, e não a verdade.

    MAIS UMA VEZ ESTÃO DE PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Avatar de Tatiane Gonçalves

    MUITO BOM,sempre é bom saber de coisas novas principalmente sobre saúde.
    BJINHOOOOOOOOS!

  17. Avatar de Nancicabral

    Ótima a explicação, nem imaginava q estivesse ligada ao emocional, muito interessante, parabéns e obrigada.

  18. Avatar de Nilse Zafani

    Adorei seu comentário, com clareza e objetividade.
    Quando tiver oportunidade, gostaria muito que comentasse sobre lupus eritematoso discóide e o sistêmico. Achei de grande valia a dica da lactose, e do lupus, exceto o sol, tem algo a ser evitado???
    Desde já meus agradecimentos. Obrigada
    Nilse

  19. Avatar de Ivandete De Oliveira Quintino

    Olá, muito bom saber sobre a psoríase. Eu tenho a mais ou menos 12 anos uma escamação, seguida de pequenas bolhas e muita coceira em meus pés… Já fui ao médico, mas ele diz que é devido ao sobrepeso….Já fui num podologo e ele diz que é excesso de calor nos pés, outras pessoas dizem que é ácido úrico….então não sei na real o que é…..Meu pai também tem….e já percebi que tem momentos que melhora, e outras pioram muito…..E é um tormento, porque não posso colocar uma sandália, ou um chinelo que morro de vergonha…..E gostei muito da sua dica, sobre a lactose e vou tentar evitar…o que vai ser um sacrificio pq amo leite…..Mas sua matéria está perfeita….Meus parabéns pela clareza nas informações…..IVANDETE

  20. Avatar de Maria De Lourdes

    Parabéns pelo comentário muito elucidativo, onde foi esclarecido para pessoas que não conhecem este tipo de doença. Tenho uma amiga que tem psoríase e que sofre também pelo preconceito de outras pessoas. Continue apresentando assuntos importantes como esse.

  21. Avatar de Tatiana Corsini

    Exelente resenha. Parabéns ,Manuela. Conheço algumas pessoas que sofrem com a doença. vou compartilhar com elas mais esta informacão. Se alguém tiver informações sobre herpes, compartilhem conosco.obrigada!

  22. Avatar de Ana Karla

    oi,manoela gostaria de te agradecer, tenho uma filha de 9 anos que tem transtorno bipolar,e para complicar mais a vidinha dela desenvolveu psoriase.é muito dificil conviver com o preconceito das pessoas ao que é diferente.faço terapia para aprender a lidar com minha filha;e isso tem ajudado a mim e a ela.ela já não tem crise a quase 9 meses,e acredite pra ela que é criança o preconceito é maior. era muito dificil convercer ela a frequentar as aulas.é muito bom que a informação venha e que seja de uma forma tão explicativa e tão de coração!que deus te ilumine cada dia mais. beijos mil.

  23. Avatar de Suraya

    Bem ..eu adorei a materia.Paxei a entender mellhor sobre essa doenca e isso vai ajudar de um certo modo.Tenho um colega k tem esta doenca e ele sofre mt ,talvez lhe ajude a entender melhor sobre isso.Um abraco!

  24. Avatar de Flavia Carneiro

    eo achei a material muito importante tenho psoríase capilar a minha encomoda mais não me deixa constrangida pq e na cabeça qro saber mais sobre a capilare q tipos de cuidados devo tomar ????

    1. Avatar de Helô

      Sou como você, mas no meu caso é disseminada no couro cabeludo, nele todo. Se eu não tratar, forma uma casca bem grossa e fica vermelho sangue. O seu é assim? Uso uma loção que peço em uma farmácia de Recife-PE, Farmácia Globo, Loção capilar de “milho de urubú”, mas o que melhora mesmo é o corticóide da fórmula. E você, o que utiliza?

  25. Avatar de Andréa Técnica Em Estética

    Nossa adorei essa materia, na escola aprendi sobre a psoríase mais não tanto com essas riquezas de detalhes e essa maravilhosa aula .parabens Manoela abraços .

  26. Avatar de Andréia

    Olá,

    Meu marido tem psoríase, é uma doença auto imune. Através de um amigo ele descobriu a autohemoterapia. A psoríase melhorou 95% durante o tratamento.
    AUTO-HEMOTERAPIA-É um recurso terapêutico de baixo custo, simples que se resume em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, estimulando assim o Sistema Retículo-Endotelial, quadruplicando os macrófagos em todo organismo.

    A técnica é simples: retira-se o sangue de uma veia comumente da prega do cotovelo e aplica-se no músculo, braço ou nádega, sem nada acrescentar ao sangue. O volume retirado varia de 5ml à 20ml, dependendo da gravidade da doença a ser tratada. O sangue, tecido orgânico, em contato com o músculo, tecido extra-vascular, desencadeia uma reação de rejeição do mesmo, estimulando assim o S.R.E. A medula óssea produz mais monócitos que vão colonizar os tecidos orgânicos e recebem então a denominação de macrófagos. Antes da aplicação do sangue, em média a contagem dos macrófagos gira em torno de 5%. Após a aplicação a taxa sobe e ao fim de 8h chega a 22%. Durante 5 dias permanece entre 20 e 22% para voltar aos 5% ao fim de 7 dias a partir a aplicação da auto-hemoterapia. A volta aos 5% ocorre quando não há sangue no músculo.

    Infelismente não há um incentivo nos estudos dessa técnica. Acho que é a máfia dos laboratórios, pois imaginem o quanto de medicamentos teriam suas vendas despencadas? Eu mesma conheço pessoas que já tiveram melhora significativa com reumatismo.

    Vale a pena pesquisar e tirar suas conclusões.

    Assistam o vídeo do Dr. Luiz Moura :
    http://www.orientacoesmedicas.com.br/auto_hemoterapia.asp

    1. Avatar de Helô

      Ele mesmo aplica as injeções ou vai a um local realizar o procedimento? Como ele se informou e recebeu orientação de como fazer? Já ouvi falar, mas nunca de alguém que havia feito.

  27. Avatar de Franciele

    oi gostaria de saber sobre essa doença psoriase,sabe eu tenho os braços,as pernas coxas,as nadegas,cheio de bolinhas avermelhads q coçam muito,tem umas q ate inflamam,sao bolinhas pequenas,como se fosse a de uma cabeça de alfinete,ja fui a derma,ela diz q eu tenho pela seca,mas eu ja usei todos os tipos de crems para pele seca e extra seca,e nao adianta nada,e o ano inteiro,tomo banho com agua fria,sempre hidrato o corpo,principalmenteos braços,eu tenho vergonha de sair de casa com regatas,com saia,calçao,todos olham,tem uns q pergunbtam ” O Q VC TEM NOS BRAÇOS,???POIS E BEM VISIVEL,VERMELHO,ASPERO,O Q VCS PODEM DIZER Q É,UNS DIZEM Q E PELINHOS ENCRAVADOS,MAS NAO É,POIS AS BOLINHAS Q SAI,TEM OS PELINHOS E A BOLINHA JUNTO,AGRADEÇO SE RESPONDEREM

    1. Avatar de Silvia Fernanda Da Costa Queiroz

      Oi Franciele,eu acho que pode ser psoriase com um creme para usar em psoriase se for tu vai melhorar,experimenta.Abraços!!

    2. Avatar de Manoela Malta

      Olá Franciele,

      vc precisa ir a um dermatologista pra que ele possa dar um diagnóstico com precisão. Existem vários quadros dermatológicos que podem aparecer como essas bolhinhas. A princípio, já que vc apresenta essa aspereza na pele, PODE SER (é preciso consultar um dermato) que você precise mudar algo em sua alimentação. Algumas pessoas têm alergia ao próprio suor e ai aparecem essa bolinhas e às vezes até manchinhas brancas e a pele fica com um aspecto áspero. Você pode testar um processo de desintoxicação tomando bastante suco de clorofila (passar na centrífuga ou no liquidificador folhas verdes como: couve, hortelã, acelga, alface, com um limão), evitar embutidos, enlatados, corantes, gorduras, etc. Invista em beber bastante água e enriquecer sua dieta com muitas frutas, verduras e legumes. A cenoura é uma maravilha para a pele (comer crua). Mas, de qualquer maneira, não deixe de ir a um dermatologista, ele sim lhe dará um diagnóstico mais preciso.
      Abraços,
      Manoela Malta

    3. Avatar de Helô

      Todo creme para psoríase é a base de corticóide. Se não for psoríase vai melhorar do mesmo jeito, ainda que você use um creme para psoríase, pois afecções de pele sempre melhoram com corticóide, ainda mais na apresentação dos cremes para psoríase, cujo percentual costuma ser mais alto. Antes de mais nada, investigue se há outros casos na sua família e vá ao médico, pedindo, de prefrÊncia, que ele faça logo uma biópsia, se o tratamento que ele passar for ineficaz, pois assim você evita que as lesões se multipliquem e cresçam em decorrência de tratamentos para a coisa errada.

  28. Avatar de Ana Paula Giácomo

    Muito interessante, minha mãe sofre de psoríase e sofre muito, pois há um incômodo muito grande, e em alguns casos, crises doloras. Vou orientá-la a cortar a lactose para fazer um teste…

  29. Avatar de Silvia Fernanda Da Costa Queiroz

    Adorei a matéria,pois tenho psoriase,já sofrir muito com preconceito,com a doença em si.Com pessoas que não me entendia e eu também não entendia essa doença e nem porque eu tinha.Me trabalhei pra aceitar-lá,hoje já me acostumei,chamo elas de amiguinha pois sempre estão comigo,principalmente quando vou menstruar,tenho raiva,alegria,etc.São poucas graças a Deus,é mais na barriga e nas costas, passo uma pomada e fico uns dias sem elas.Fiquei surprsa com essa da lactose vou tentar também tirar a lactose.

  30. Avatar de Andressa

    Manoela!!
    Vc abortou o assunto que mais me interessa. Eu tenho psoriase desde os 10 anos que me lembre, e ela aparece somente num pé. minha mãe tb tem e o dela aparece nos pés e nas maos. A minha dermatologista sempre me aconselhou a cuidar do emocional e praticar muito exercicio. Essa doença não é contagiosa e nem fica passeando pelo nosso corpo. Eu já percebi que se um dia meu nivel de estress aumenta por algum motivo, no outro dia já aparece um sinalzinho no meu pé. Ela aparece como uma bolhinha de agua e coça muito, ela irrita e acaba deixando eu mais nervosa ainda, pq incomoda muito. Quando ela começa a secar, já passa um pouco a coceira, ai forma uma casquinha e some. Já tive um caso que ela apareceu em todo o meu pé, foi horrivel.
    O caso da lactose, eu já fiz acupuntura há um tempo atras e ela me disse que eu era alergica a lactose. fiz a abstnencia e melhorei, mas ela nunca me disse que a psoriase poderia ser alergia de lactose também. Eu parei com acupuntura e tenho sempre quadros de psoriase. Vou experimentar novamente parar com a lactose, vou observar como meu organismo vai reagir.
    Quero agradecer por seu post, sua explicação foi otima e de muita ajuda.
    Tenha um otimo final de semana.

    Beijos

    Andressa

  31. Avatar de Adriana

    olá manoela! achei ótima a sua resenha. sofro de psoríase a uns 10 anos, hj já se fala muito no assunto, mais quando apareceram as primeiras lesões em mim, eu entrei em pânico. levou um certo tempo, até os médicos descobrirem o que era. hj convivo bem com o problema, mais sei bem o que passa o portador dessa doença, o pior é a maneira que as pessoas olham pra vc! parece que que o que vc tem é contagioso. mais graças a deus eu consigo ter uma vida normal. consigo controlar as lesões, ainda tenho que aprender a conter a ansiedade e o stress, vou seguir suas dicas e procurar um bom consultorio de acumputura! bjj e obrigada

  32. Avatar de Ana Carolina

    Olá, Manoela!

    Meu irmão tem psoríase desde os 18 ou 19 anos, e hoje está com 20 anos. Sua psoríase é um grau baixo, aparece apenas nas articulações das mãos. Ele está fazendo tratamento com Dermatologista, que passou uma pomada manipulada e ele usa quase sempre com regularidade. Essa pomada melhora muito o sintoma da psoríase, mas acredito que essa doença só possa ser controlada realmente com o emocional, a pessoa tem que falar mais dos seus sentimentos, se abrir mais, mostrar o que é importante para sua felicidade.

    Meus parabéns pela sua contribuição para este maravilhoso site, foi muito bom você esclarecer isso para combater o preconceito (pois o contágio é impossível) e ajudar as pessoas a procurarem ajuda!

  33. Avatar de Larissa

    Sou estudante de Psicologia da UESPI e adorei a resenha! Acho que as pessoas deveriam saber mais sobre as doenças psicossomáticas já que elas refletem bastante no corpo! O site está de parabéns pela organização e o grande número de informações esclarecidas!
    Beijos

  34. Avatar de Andréa

    Parabéns pela resenha!
    Não tenho esse problema,mas fico muito feliz de ver algo assim esclarecedor,pois imagino como pode ajudar várias pessoas .

    Fica sempre um perfume nas mãos de quem oferece flores!!!

    beijos.

  35. Avatar de Karina

    Manoela,
    voce sempre praticando um item essencial a todos: compaixão pelos outros.
    Obrigada por tudo!

  36. Avatar de Eliana Martins

    Amei, muito interesante, tenho amigos com esta doença e sei como é dificil lhe dar com ela, porem todo tipo de informação ajuda e sempre bem vinda valeu…

  37. Avatar de Sônia

    Eu tenho psoríase, é muito complicado conviver com essa doença.

    As minhas lesões apareceram somente em um pé, fui a varios dermatologistas que me indicavam tratamento para micose. Todos as pessoas que olhavam meu pé, pensavam que era micose, falavam passa pomada tal que melhora!!!
    sofri 3 anos até achar uma dermatologista que para mim foi um anjo, quando ela bateu o olho disse que provavelmente era psoíase.
    Pra mim foi libertador receber o diagnostico, pude tratar da maneira correta e hoje não apresento mais lesões.
    Mas sempre estou atenta, essa doença realmente tem a ver com o emocional.

    Força para quem luta contra esse problema.

  38. Avatar de Adriana

    Olá!!!! Gostei bastante das explicações que vc deu sobre psoríase, eu tenho já fazem uns 10 anos e no começo, assim como todos, sofri bastante até descobrir o que era.
    Qdo descobri a psoríase, meu emocional estava péssimo, fiquei num estagio da doença bem avançado, não sabia o que fazer. Aí o médico passou remédios, alimentação e disse que dependia muito do emocional.
    E é a pura verdade, hj estou muito bem emocionalmente e não tenho mais vestígios da doença, graças a Deus!!! Só não sabia da lactose, eu amoooooooo leite, e sempre tomei muito, mas vale dar uma boa controlada na alimentãção pois só que sofre dessa doença pode saber o qto é horrível, principalmente para nós mulheres.
    Bjuuuuuuuuusssssssssss! Fiquer com Deus…………

  39. Avatar de Meiri Leite

    Nossa Manoela você está de parabéns pela resenha,nem se quer imaginava que existia esse tipo de doença,foi esclarecedor,Obrigada pela informação um grande cheiruu…

  40. Avatar de Ana Maria

    Manoela, parabéns pela iniciativa, amei a postagem.
    Bem, eu sofro com a psoríase há uns 2 anos.
    E no meu caso é emocional, estive um pouco agitada e estudando e trabalhando muito nos últimos dias.
    Hoje uso uma pomada muito boa.
    Mas logo que apareceu na minha pele sofri bastante até descobri do que se tratava, foi um sofrimento, fiquei com minhas duas canelas horríveis no ano passado, por volta de uns 7 meses direto e tratava como alergia, até encarar e usar uma pomada para psoríase, e sumiu da minha perna.
    Agora devido as tensões dos últimos 3 meses, estou com uma pequena mancha nas costas e 3 nas coxas…Mas já estou tratando…
    Importante frisar que não é recomendável se expor durante muito tempo na água, ou seja, banhos, piscinas, mar e outros..Também é extremamente importante a hidratação da pele de preferência com hidratante que contenham uréia…
    Mas, dia após dia tenho aprendido a pedir ao Espírito Santo que me dê domínio próprio sobre minha emoções, que é o que nós que sofremos com a psoríase tanto precisamos, isto é, do equilíbrio das nossas emoções…
    Por fim, valeu pela iniciativa.
    Paz a todas..
    Bjsss…

  41. Avatar de Miriam

    Tenho psoriasi e fui aconselhada a fazer carbox terapia o que sabe sobre isso,se possivel me respodam obrigada bjs…..

    1. Avatar de Helô

      Nunca ouvi falar sobre isso e acho que é um ABSURDO! Eu fiz uma sessão experimental de carboxiterapia para celulite e é a maior mentira que já vi. Dizem que na estria recente é muito eficaz, pois estimula a produção de colágeno e elastina. Não sei como isso pode ajudar a psoríase, pois o que sei é que a psoríase decorre de uma reprodução desordenada dos queratócitos, e, não vejo como o gás carbônico, que promove uma possível oxigenação do tecido subcutâneo, possa fazer algo que o próprio organismo já faz em excesso no caso da psoríase, que é irrigar o tecido a ponto de inflamá-lo. Essa é nova e para mim não faz o menos sentido,mas em medicina, tudo é possível, não sendo necessário que seja explicável, pois tudo é muito empírico, usa-se porque dá certo, mas não se sabe o porquê.

  42. Avatar de Aurora De Jesus Cardoso De Assis

    Muito bem explicado e esclarecedor.

    Tenho este problema em minha família e sei o quanto é constrangedor para as pessoas potadoras desta doença.

    Infelizmente a educação atual não atingiu ainda o patamar necessário para que a ignorancia seja banida totalmente de nossa sociedade.

    Parabens Manuel Malta por dar esta contribuição para a nossa cultura.

    1. Avatar de Helô

      Eu sou portadora de psoríase, mas compreendo perfeitamente a discriminação das outras pessoas, pois a psoríase se parece com muitas doenças de pele contagiosas, e, de fato, as pessoas tendem a se proteger antes de saber que aquilo não se trata de doença contagiosa. É um mecanismo de defesa humano plenamente aceitável, eu também agiria da mesma forma e você também. Então, antes de nos preocuparmos com a ignorância das outras pessoas, preocupemo-nos com a nossa, pois aproximar-se de pessoas com doenças de pele sem saber direito do que se trata, seria, no mínimo, inconsequente.

  43. Avatar de Edilma

    Parabéns pela matéria, eu tenho essa doença a uns 15 anos mas só descobri a 4 anos atrás.
    Quando era criança tinha muitos problemas em casa e volta e meia apareciam feridas na minha pele, a maioria das vezes nas orelhas, lembro que minha mãe passava pomada mas demorava muita pra curar, a 4 anos atrás eu estava em uma fase muito difícil da minha vida e der repente apareceram feridas nas minhas pernas e braços começaram bem pequenas e muito rápido estavam enormes e cheias de escamas, fiquei horrível procurei um médico dermatologista que me receitou varios remédios e pomadas pra micose que não resolveram nada pelo contrário só pioraram, procurei uma outro que me disse que eu tinha psoríase e me receitou apenas 1 pomada e mandou que eu tomasse bastante sol e procurasse uma ajuda que o meu problema era emocinal foi o que eu fiz, demorou um pouco pra que eu melhorasse mas graças a Deus agora estou bem tenho sempre aquela pomada em casa tomo sol sempre que posso e o mais importante tento sempre estar tranquila e não levo mais desaforo pra casa.

    Obrigado bjsss

    1. Avatar de Helô

      Qual pomada você usa e de que tamanho estão suas psoríases hoje? Você tem no couro cabeludo? Se sim, usa alguma loção?

  44. Avatar de Daise C.m.marioto Lisboa

    Minha filha sofre com a dermatite topica, faz tratamentos com a dermatologista, ela tem apenas 11 anos, cheguei a pensar que fosse psoriase, hipotese descartada.
    È um incomodo, coça muito , pele extremamente ressecada.Melhora bem com o uso do hidratante FISIOGEL.
    Abraço,
    Daise.

  45. Avatar de Helô

    Também sofro com essa doencinha chata. Meu maior problema é no couro cabeludo. Nele, ela está totalmente disseminada. Passo loção à base decorticóide, dia sim, dia não, há quase 4 anos, uma droga isso! No corpo, sempre surgem umas gotinhas, que também trato com corticóide, mas graças a Deus são pontuais e nunca se aglomeraram a ponto de formar placas grandes.
    Já ouvi sobre uma pesquisa recente no EUA acerca da relação com o Glúten. Com a lactose nunca ouvi falar. Já fui num terapeuta holístico que me passou uma dieta tão restritiva que me estressei foi mais por ter me sobrado tão poucas alternativas de alimentação, rs. Desde que surgiu nunca entrei em remissão. No meu caso é só estresse mesmo. Piora quando a vida está mais corridas e as preocupações mais presentes.
    O interessante é que já vi até que uma proteína presente no leite ajuda a melhorar o quadro inflamatório.
    Na Alemanha já fizeram uma pesquisa e chegaram à conclusão de que no intestino do portador de psoríase se aloja uma bactéria que causa essas inflamações na pele. Tem gente que faz até hidrocolonterapia (lavagem dos intestinos com uma cânula e água morna).
    Enfim, na medicina nunca se sabe ao certo a causa de doenças auto-imunes, mas pelo menos ele esudam tratamentos que nos ajudam de certa forma, pois viver do uso de corticóide não é nada legal. Quem sabe um dia surge um tratamento realmente eficaz e de cunho comprovadamente científico, com randomização do resultado e tudo o mais.

  46. Avatar de Helô

    A psoríase é uma doença ainda tão desconhecida, que tudo que se sabe é válido tentar, até porque na medicina é tudo na base da tentativa, e, embora eu e vocÊ tenhamos psoríase, o fato de um tratamento ser eficaz pra vocÊ, não quer dizer que vá ser pra mim, mas se não for algo invasivo ou requeira uso de remédios de uso exclusivo a partir de prescrição médica, não custa, mais uma vez, tentar. Pra mim, até hoje, só deu certo o corticóide mesmo, mas eu bem que gostaria de experimentar a auto-hemoterapia. Já ouvi falar muito, tem até uma comunidade no orkut, vou me informar mais.

  47. Avatar de Dauziley

    Muito bom, vou enviar para um colega que é acometido.
    Obrigado.
    Dauziley

  48. Avatar de Daniela

    oi sou daniela e tenho psoriase desde meus 2anos ,ja tive inframação nas minhas unhas ,a sola do meu pé ja ficou toda descamada ,além das manchas avermelhadas ,mas esses sintomas ñ são os que me incomodam pois não são agresivos ,tenho agora 25 anos e sofro de artrite causada pela psoriase que é muito doloroso e além disso aparecem bolhas de água na sola do meu pé e na palma da minha mão ,queria saber se existe tratamento pra essas bolhas.

  49. Avatar de Néa

    Oi! Gostei da resenha pois, é importantíssimo trocarmos informações principalmente quando se trata de doenças sobre as quais não se tem muita informação.

    Bjks

  50. Avatar de Wagner Sarchis

    Eu tenho psoriase numa forma branda ha algo em torno de 6 anos. Aparece no couro cabeludo (pouco) e nos joelhos e cotovelo.
    Realmente a questão emocional conta muito. Justamente quando iniciei meu processo de separação começaram a aparecer os sintomas. Agora que encontrei uma outra pessoa e estou bem a psoriase ficou mais branda, mas não desaparecu, mesmo porque tb meus problemas não desapareceram como um todo. A questão sentimental eh apenas um dos problemas superados. Tenho me tratado com o Colb-x e tenho tido bons resultados. No inicio as escamações não desapareceram por completo, pensei que não estava sendo eficaz, mas com duas semanas de uso elas praticamente acabaram. Não sabia sobre a questão da lactose, vou cortar!. Valeu pela dica!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva