Para a mulher que gosta de se cuidar

Psyllium

Psyllium

O Psyllium é um composto de fibras retiradas da casca de uma semente da planta de origem asiática chamada Plantago ovata. Há séculos ele é consumido na Ásia e começou a chamar a atenção de outros países, devido às suas propriedades.

Para que serve o Psyllium?

O Psyllium serve para regular o funcionamento intestinal e consequentemente gerar inúmeros benefícios. Inicialmente ele é digerido pelo estômago, seguindo para o intestino, onde absorve o excesso de água, amolecendo as fezes e estimulando o funcionamento normal. Sabendo que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”, mantê-lo saudável é fundamental para combater infecções, reduzir inflamações e prevenir doenças. O Psyllium, por ter ação direta no funcionamento intestinal, auxilia nos tratamentos de constipação, diarreia, colite e doença de Crohn.

Benefícios do Psyllium

  • Melhora do funcionamento intestinal. Essas fibras quando em contato com água no intestino, absorvem este líquido e formam uma espécie de “gel”. Este “gel” limpa as impurezas da parede intestinal e ajuda a eliminar as toxinas. Todo este processo facilita a formação e eliminação do bolo fecal, tornando o intestino regulado e mais saudável.
  • Tira a sensação de fome: Em contato com a água, o Psyllium absorve o líquido e aumenta 20 vezes de volume dando a sensação de saciedade e diminuindo a absorção do carboidrato ingerido. Para quem não consegue controlar a ingestão de alimentos devido a um maior apetite, essa sensação de estômago “cheio” ajuda a reduzir o consumo de alimento na refeição e com o tempo pode estabelecer uma relação saudável com a comida.
  • Ajuda no controle da diabetes: As fibras do Psyllium fazem com que a velocidade da absorção dos carboidratos seja menor e ainda que não se transformem em moléculas de açúcar. Estas fibras ajudam a manter um equilíbrio glicêmico principalmente após as refeições. Este equilíbrio é fundamental para pessoas com um quadro de diabetes.
Psyllium

Outros Benefícios:

  • Rico em fibras
  • Previne o câncer de cólon
  • Reduz a fome absorve água e incha no seu trato digestivo e vontade de comer de comer doces, dando a sensação de saciedade
  • Estimula todo o trato gastrointestinal, aumentando o volume fecal e facilitando sua eliminação aliviando a prisão de ventre e problemas intestinais
  • Regulador da digestão
  • Ajuda na regulação dos níveis de glicose, controlando picos e flutuações de açúcar no sangue
  • O Psyllium ajuda a reduzir o colesterol, pois é em parte, absorvido pela fibra. Colaborando com a prevenção da arteriosclerose.
Psyllium

Como tomar o psyllium?

A necessidade diária de fibras para um adulto é de 25 a 30 gramas. Uma colher de sopa de Psyllium em pó ou farelo contém cerca de 5 gramas de fibras. O ideal é que o consumo de fibras seja de no mínimo esta quantidade, pois pouca ingestão pode fazer com que o intestino não funcione regularmente. Lembrando, que o consumo de fibras deve ser sempre associado ao consumo de água para que se obtenha os reais benefícios. O psyllium pode ser ingerido com água, em sopas, sucos e vitaminas.

Cuidados: O Psyllium é um alimento natural e possui poucas contraindicações. Ao ingerir o psyllium deve-se aumentar a ingestão de água, caso contrário tantas fibras no organismo podem causar cólicas, dores e gases.

9 comentários para “Psyllium”

  1. Avatar de Amanda

    Muito bom, usei um tempo por recomendação da nutricionista, queria voltar a usar

  2. Avatar de Eliete

    Não conhecia essa fibra, achei interessante

  3. Avatar de Sebastiana De Freiras Israel Lopes

    Gostaria de experimentar

  4. Avatar de Maria Pereira Dos Santos

    Gostaria de onde comprar Psyllium. Obrigada. boa noite.

  5. Avatar de Paty

    Gostei do texto, já usei algum tempo, foi muito bom, tenho intestino preguiçoso

  6. Avatar de Angie An Araújo

    Muito indicado para fazer bolo, tortas doce e ou salgada sem glúten. Ajuda a dar liga, umidade e maciez a massa com farinha sem glúten. Gosto muito 👏👏👏

  7. Avatar de Geraldo

    Sou diabético e tenho problemas no fígado. Depois que comecei a tomar um o psyllium, tive significativas melhoras. Encho uma colher de sopa, coloco na boca junto com alguns goles de água depois engulo a pasta à noite antes de dormir. O melhor para comer é com casca. Em pó ninguém aguenta.

  8. Avatar de Geraldo

    Corrigindo, comer moído com casca e tomar bastante água. É que tem um pó fininho sem casca do pysillium, que é horrível de engolir.

  9. Avatar de Rosangela Araujo Souza

    Comecei a usar e super funcionou. Tenha prisão de ventre desde sempre então estou amando.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva