Para a mulher que gosta de se cuidar

Queda de Cabelo

Queda

Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.

Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.

As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.

Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:

  • Escova progressiva;
  • Tinturas de má qualidade;
  • Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
  • Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.

Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.

Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser à base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.

Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.

Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.

Causas Internas

Queda

Má Alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:

  • Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe; (saiba mais)
  • Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;
  • Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;
  • Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.

O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. Para saber mais detalhes sobre o que fazer, veja nosso artigo sobre ferritina.

Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.

A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.

Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.

Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.

Saiba mais sobre Anticoncepcional

Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Saiba mais sobre Calvície

Alopecia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”).

Outras causas

  • O estresse psíquico;
  • Tabagismo;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Menopausa;
  • Ovários policísticos.

Resolvi fazer uma compilação dos tratamentos de queda de cabelo que já foram publicados aqui no blog que eu acho que quem ainda não leu, vale a pena dar uma conferida…

Avicis para Queda de Cabelo
Avicis para Queda de Cabelo
O Avicis é uma solução capilar muito conhecida indicada para o tratamento de queda de cabelo, principalmente relacionada a fatores hormonais. Saiba mais!
Kerium Antiqueda La Roche Posay
Kerium Antiqueda La Roche Posay
o Laboratório La Roche-Posay encontrou a solução para o desafio de desenvolver uma fórmula que trate o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, ter um efeito cosmético para deixar os fios macios e com brilho.
Minoxidil para Queda de Cabelo!
Minoxidil para Queda de Cabelo!
O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo...
Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
O Extrato vegetal de jaborandi ativa a circulação sangüínea promovendo uma melhor oxigenação e nutrição das raízes, e dessa maneira estimula o crescimento capilar. Contém jaborandi, Alecrim, Quilaia, Vitaminas A, B e E
Pilexil
Pilexil
Pilexil é um tônico capilar que tem por finalidade a redução da queda dos cabelos. Em sua fórmula contém extrato de Serenoa serrulata que apresenta a propriedade de inibir a 5 alfa-redutase.
Shampoo Anaphase by Ducray
Shampoo Anaphase by Ducray
Complemento para o tratamento anti-queda que reativa as funções papilo-bulbares estimulando o couro cabeludo e a microcirculação, através do aumento do aporte de nutrientes e favorecendo a penetração das vitaminas
Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L
Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L
Está com problemas de queda de cabelo? Veja a dica da leitora sobre um tratamento capilar a base de minoxidil e outros componentes...
Loção Anastim para Queda de Cabelo
Loção Anastim para Queda de Cabelo
Na resenha de hoje, a leitora Natália enviou uma dica sobre a loção capilar Anastim da Ducray. Alguém já usou? A Loção Antiqueda Anastim contém vitaminas e estimulantes e melhora a circulação do couro cabeludo, fortificando e melhorando a queda de cabelo.
Babosa Contra Queda de Cabelo
Babosa Contra Queda de Cabelo
A babosa é indicada para tratar cabelos secos, ressecados, quebradiços, quimicamente tratados, ou com caspa. Atua também no fortalecimento dos fios e queda de cabelo. Confira as dicas!
Loção Capilos
Loção Capilos
Capilos Loção Capilar está indicado para auxiliar na prevenção e redução da queda do cabelo, assim como diminuição da oleosidade do couro cabeludo. É uma formulação não-oleosa de fácil aplicação e secagem rápida. Sua apresentação é em mousse
Tratamento para Queda de Cabelo
Tratamento para Queda de Cabelo
A finasterida é um medicamento de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção de enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda)

338 comentários para “Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Nilva

    olá adorei esse artigo, muito completo.
    Sofro com queda a mais de 3 anos, ainda estou lutando, adorei conhecer esses tratamentos, vou testar

  2. Avatar de Léa

    olá celisa… eu que conheci seu blog através do post minoxidil, nossa lembro bem que vc me deu a maior força, fiz tratamento com minoxidil, pilexil, avicis e hj em dia a queda está mais controlada, mas ainda uso o minoxidil.
    Adorei a compilação!
    beijo

  3. Avatar de Rosana

    oi tenho queda de cabelo devido a uma escova progressiva que fiz, a médica mandou usar pill food, alguém já usou?

    1. Avatar de Bruna

      Oi, Rosana! Eu já usei e pra falar a verdade no meu caso não senti muita diferença… Usei durante 3 meses e agora (1mês) tô tomando o Eximia Fortalize e achei melhor, pois meu cabelo parou de cair… Veja o que ela acha! Bjs!

    2. Avatar de Susana Lessa

      Oi Rosana, já usei pill food, e é apenas uma vitamina, que tem a função de melhorar cabelos, pele e unhas, mas p/ mim não resolveu nada e tomei por 03 meses conforme a médica prescreveu, a única coisa que fez foi prender meu instestino, e eu conversando c/ uma nutricionista ela disse que p/ muitas pessoas o intestino prende mesmo, mas de repente p/ você o pill food pode ser bom, só irá saber se tomar. Espero poder ter ajudado. Boa sorte!

  4. Avatar de úrsula

    Esse é um assunto que eu conheço bem… Sofro com queda de cabelo já faz uns 7 anos. Já tive fases horríveis: chorava todo dia quando via o tanto de cabelo caido no chão da minha casa. O piso era claro e meu cabelo escuro. Lavar o cabelo era uma tortura…
    Paciência é a palavra chave! Com o tempo, seguindo o tratamento a risca, tudo foi melhorando. Não vou dizer que voltei a ter o mesmo volume de cabelo de outrora, mas não tenho mais falhas. A causa do meu problema é stress, que foi desencadeado por uma situação de perda. E sempre que estou mais stressada, é batata! Hoje faço pilates e terapia para manter os nervos sobre controle, hehehehe. Ainda faço tratamento. Estou tomando Dermative, usando Avicis a noite, e Aminexil SP94 (semelhante ao minoxidil) duas vezes por dia. Esse Aminexil é ótimo, não deixa o cabelo duro como o minoxidil manipulado, tem um cheiro bom e parece dar brilho ao cabelo. Mas é caro!!! Como tudo para esse fim. Mas vale a pena, a auto-estima agradece! Espero ter contribuido! Bjos!

    1. Avatar de Jéssica Munhoz

      oi Úrsula,
      qual sua idade?seu problema ou ex-problema!hehehe se parece com o meu atual !bjs

  5. Avatar de Adriana

    Olá meninas!

    Bem…minha queda de cabelo estava generalizada e um dermatologista diagnosticou uma alopecia androgenética.
    Já havia tomado Pill food (que me fez engordar uns 15ks por conta de vit.complexo B), Dermavite (que não consegui tomar por conta de uma dor terrível no estômago), Pantogar manipulado (com este medicamento vi mtos fios novos e mais encorpados, embora continuassem caindo).

    Agora, com o tratamento atual, por ter uma alopécia androgenética, fui medicada com uma dose diaria de 200 mg de Spironolactona (um diurético que elimina o excesso de hormônio masculino, transformado em DTH) e tomo uma manipulação de Silício + biotina.REsultado: a queda parou.E os novos fios são mais grossos.Já tomei por 3 meses.O tratamento vai continuar até março, para vermos se todos os fios se igualam em massa e peso.Espero que dê certo.

    A minha vaidade feminina conflita todo o tempo com minha queda de cabelo.

    Boa sorte pra vocês também.

    Até…

  6. Avatar de Thais Honorato

    Bom dia lindas!
    Eu estava com ese problema mas comecei a fazer hidartação e cauterização parou de cair bastante.Meu cabelo ja caiu muito tive que cortar abaixo da orelha pq estava um corte desigual pois caiu um lado do meu cabelo agora ta crescendo forte e saudavel.

  7. Avatar de Camila

    Que Show de artigo celisa, parabéns…
    estou com queda de cabelo há meses e a médica me receitou pill fodd e pantogar, será que vai resolver?

  8. Avatar de Angela

    Adorei este artigo…

    O melhor produto que já usei foi o AVICIS.

  9. Avatar de Denise Barros

    Parábéns pelo post!! Muita gente sofre com queda de cabelo e é desesperador ver o seu cabelo ir pelo ralo abaixo, então tem que tratar.
    Sofri com queda de cabelo depois de uma escova inteligente que fiz, agora só faço escova sem formal.

  10. Avatar de Edina

    Eu sempre uso babosa em meus cabelos, além de ser
    bom para queda do cabelo deixa o cabelo super
    hidratado. bjss

  11. Avatar de Edina

    Eu adoro seu blog Celisa seus artigos
    são otimos parabéns!

  12. Avatar de Vanessa Sial

    Parabéns Celisa por esse post.
    Tenho certeza que irá ajudar muitas pessoas a procurarem tratamento adequado.
    Queda de cabelo é uma batalha e vivemos um dia de cada vez.
    Beijocas em seu coração!

  13. Avatar de Ly Marques

    TENHO PROBLEMA DE ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA FEMININA E ATUALMENTE ESTOU USANDO HAAR INTERN E TÔNICO DE EQUILÍBRIO E QUEDA AQUAFLORA. O RESULTADO ESTÁ SENDO SURPREENDENTE. TENHO UM VIDEODERMATOSCÓPIO E VERIFICO SEMANALMENTE A MINHA CAMADA CÓRNEA, PUDE NOTAR APÓS 2 MESES DE TRATAMENTO QUE NOVAS HASTES SURGIRAM. ESTOU MUITO FELIZ COM O RESULTADO.

  14. Avatar de Ana Lopes

    Meu cabelo andou caíndo muito, justamente por ter feito uma cirurgia e aí nào tem como né? A anestesia é impiedosa!
    Amei a matéria! Beijinhos

    Sapato Bellíssima
    http://eagoraocabelo.blogspot.com/2011/11/parceria-belissima-calcados-um-sonho.html

    TEM SORTEIO SIGMA!
    http://eagoraocabelo.blogspot.com/2011/11/sorteio-f45-buffer-brush-sigma.html

    Espero você! Bjus

  15. Avatar de Sabrina Soares

    Nossa Sobre Queda de Cabelo é comigo mesmo, na Gravidez não tinha quedas de Cabelo, tudo começou depois que ganhei meu Príncipe, antes da Gravidez eu tinha mais não intensa como agora, passo a mão e sai um, dois, três fios, fico desesperada, meu filho esta com 9 meses e como diz o artigo essa queda dura ate o 6 mês então o problema ainda persiste, fui a dermatologista e a mesma me passou PANTOGAR, mais não tomei ainda pois li na Net que esse medicamento engorda então fico com medo de tomar e a queda aiiii espalhando pela casa toda e pelo ralo do banheiro, muito complicado gente, já comprei varios shampoo e nada, adorei as dicas e pelos comentários vou adotar mais um para minha LUTA contra a Queda de Cabelo.
    Daqui um dia acho que vou ficar careca…

  16. Avatar de Rose

    olá celisa!
    eu já estou quase louca com este problema de queda de cabelo , mas tem aproximadamente uma semana que eu visitei a minha dermatologista que aliás é uma benção, e , ela me indicou um tratamento , lavar com shampoo kerium da la roche 2 vezes por semana e aplicações de ampolas kerium da la roche no couro cabeludo uma vez por dia. eu já estou fazendo uso do medicamento e senti alguma diferença, apesar destes produtos não deixarem nossos cabelos sempre arrumados. mas vale a pena. alquém já usou estes produtos para me falar se são boms mesmo ou se são só propaganda? beijos …….

  17. Avatar de Dary

    Olá meninas,
    Infelismente conheço um pouco do problema! tenho “Alopecia Areata” que começou 6 meses após o nascimento de minha filha que hoje tem 23 anos.Sempre tive uma vida agitada, e sempre fui extremamente vaidosa c/ meu corpo, e principalmente cabelos e unhas. hoje aos 42 anos sofro por ainda não ter conseguido me realizar profissionalmente, e isso contribuiu muito p/ evolução da doença. por esse motivo aumentou e muito meu stress! fiz todos exames laboratoriais tudo ok! Tenho que controlar a ansiedade e ponto! Faço uso de minoxidil 5% duas vezes ao dia( manipulado), e Fortale-exímia.Esse ultímo seria p/ 3 meses mas, usarei apena 1 mês, pq a grana ta curta e eu estou desempregada( motivo real do meu strees). PS: Aderir o corte 3 escalas desde se Junho 2011, e usar os cabelos jogados de lado sem parti-los ( hoje é meu charme) já que tava desigual ( por nascer fios alí, e perder outros acolá) Sei que não tem cura, porém tem tratamento! então é só se cuidar. bjs no coração de todas.

    1. Avatar de Nélida Muniz Bezerra

      Adoro as matérias deste site. Apenas uma observação: qual a cidade das pessoas que prestam seus depoimentos?
      Explico! É que minha filha de 23 anos de idade tem Alopecia Areata e perdeu TODOS os fios de cabelo da cabeça e alguns da sobrancelha. Estava tratando com corticóide e além de ser muito agressivo os resultados são mínimos ou quase nenhum, assim dizendo.
      Fui a Belo Horizonte (24/10/2011) atrás da BULBORAIZ (BULBORAIZ.COM.BR), e lá pude ver as pessoas em tratamento que estavam apresentando resultados fantásticos. Comecei o tratamentoem minha filha (6º aplicação) e estamos super confiantes, caso alguém tivesse interesse em minha cidade (Florianópolis/SC) poderia ajudar, porque sou testemunha da dor de minha filha e o quanto é dificil enfrentar tal perrengue.

  18. Avatar de Rozane Maria Generoso

    REPORTAGEM APROVADÍSSIMA. Tenho um problema hereditário de calvisse materna e uso exatamente o minoxidil. Sou cabelereira conheço essas formas de queda e recomendo a maioria destes tratamentos…perfeito

  19. Avatar de Renata

    Olá meninas… eu sofro de queda de cabelo desde 2004, depois de um forte nervoso que eu passei na época, desde então eu cabelo nunca mais foi o mesmo…. agora ele está fino e cai muito, na hora que eu lavo, que eu penteio… uma tristeza viu… e atualmente só estou tomando o dermavite e to tomando roacuta (que faz cair ainda mais o cabelo)… sera que posso tomar alguns desses remedios que vcs citaram?

  20. Avatar de Leidiane

    ola querida!

    tenho 22 anos e ate hoje meu cabelo nao cresce no maximo é ate a orelhas, estou usando o tonico bio extratus, ainda nao vi resultado, cair, nem se falar, mas vou usar os produto acima para ve se tenho um bom resultado e me senti realizada em ter um cabelo grande, bonito e saudavel.

    beijos, obrigada.

  21. Avatar de Bruna

    Já tive um pouco de queda, mas meu principal problema é a quebra! Meu cabelo chega a um determinado tamanho e as pontas ficam ralas… Já fiz e faço tanta coisa, mas não muda muito… Se alguém tiver uma dica. Bjs!

  22. Avatar de Lucileide Souza Da Luz

    oi!!!! amada tenho queda j tem ums 2 anos , tenho pé de babosa em casa como devo usar , me ajuda tenho cabelos crespo e muito finos sera que foi pq dava mam até 4 mêses atrás.

  23. Avatar de Michelli

    Eu sofro com alopécia androgenética a uns 3 anos e já fiz tudo que vcs possam imaginar pra controlar esse problema, o meu cabelo é bem ralo na parte da frente, após muitos tratamentos diferentes (ja tomei ate injeção na cabeça …rs), não sei mais o que fazer…. por indicação do meu ginecologista troquei meu anticoncepcional a um mês e continuo usando minoxidil a noite e tomando espironolactona pela manhã, vamos ver se agora consigo ver alguns novos fios… Bjs.

    1. Avatar de Nélida

      Adoro as matérias deste site. Apenas uma observação: qual a cidade das pessoas que prestam seus depoimentos?
      Explico! É que minha filha de 23 anos de idade tem Alopecia Areata e perdeu TODOS os fios de cabelo da cabeça e alguns da sobrancelha. Estava tratando com corticóide e além de ser muito agressivo os resultados são mínimos ou quase nenhum, assim dizendo.
      Fui a Belo Horizonte (24/10/2011) atrás da BULBORAIZ (BULBORAIZ.COM.BR), e lá pude ver as pessoas em tratamento que estavam apresentando resultados fantásticos. Comecei o tratamentoem minha filha (6º aplicação) e estamos super confiantes, caso alguém tivesse interesse em minha cidade (Florianópolis/SC) poderia ajudar, porque pude sentir de perto a dor de minha filha e o quanto é dificil enfrentar tal perrengue.

  24. Avatar de Wania Regina

    Amigas!!!!

    Parabéns pelo artigo… Esclarecedor!!!

    Ah! Há alguns anos passados usei um bom tempo o hAAIR INTERN…. é fantástico!!!

    Hoje tenho 50 anos e pensem num cabelo de artista…Pois é… Todos não poupam elogios para ele.

    Recomendo, com certezaaaaa!!!!

    Wania

  25. Avatar de Mary Leal

    Oi, Celisa !

    Adorei a matéria sobre a queda de cabelo !!!! Caiu como um presente p/ mim, no momento em que me recupero de uma cirurgia de ( hérnia inguinal bilateral c/ colocaçao de tela ). Noto, que toda vez que tenho que tomar anestesia, minha pele fica escamando, ressecada, e meu cabelo, que já não é muito …. começa a cair como se eu o prendesse ou algo assim. Gostei muito das opções, mas fiquei em dúvida quanto ao melhor p/ meu caso !!! Será que vc poderia me dar uma dica que fosse mais adequada ? Meu cabelo é cacheado (originalmente) mas uso Hidróxido de Sódio da Salon Line ( Mild ), só p/ tirar os cachos e ficar mais liso. Faço sempre hidratação, corte e uso shampoo, condicionador e creme de massagem da Aqua Flora ( Adoro ) !!!! Por estar tb no climatério (46 anos ), que costumo chamar de PURGATÉRIO, pois ninguém merece isso … tenho notado que ele tem perdido o seu brilho, msm mantendo tds os cuidados frequêntes. A mistura de raças, me conferiu um cabelo fino mas ao msm tempo, cacheado. Gostaria mt que meu cabelo tivesse de volta seu brilho e que seus fios encorpassem como antes. Como ainda não faço reposição hormonal, gostaria de uma solução mais rápida. Beijos e adoro ler as dicas e a “Cara”que o site tem !!!! É de mt bom gosto, a forma que vc aborda os temas sobre beleza e saúde femininas. Parabéns !

  26. Avatar de Cristiane Henrique

    Adorei a matéria sobre queda de cabelos, adoro cuidar dos meus,já tive uma queda por causa de produtos químicos,depois disso passei ter mais cuidados com meus cabelos,gosto dos produtos da bio extratus e ás vezes, uso babosa ela é maravilhosa, parabéns pela matéria.

  27. Avatar de Waldirene

    Oi
    Boa tare
    Gostei muito dessa materia pois tenho esse problema de queda de cabelo,
    como pinto meu cabelo todo mês. Vou colocar em pratica a receita sobre o uso
    produtos quimicos

  28. Avatar de Mariana Melo

    Eu tbm tive queda de cabelo por mais de um ano. Cheguei a me consultar com dermatologista, comprei vários shampoos anticaspa, tomei polivitamínico, fiz vários exames, mas não tinha nada de errado nos exames. O que controlou a queda de cabelo foi o anticoncepcional Selene que minha ginecologista me receitou. Agora tem bastante cabelo nascendo e a queda está controlada. Vai a dica para quem sofre de queda de cabelo.

  29. Avatar de Magda Quadros

    gostei muito da materia tenho queda de cabelo foi diagnosticado que o meu problema e hereditario sofro muito com isso ja usei todos esses medicamentos citados mas ate agora não vi mem um resultado ja coloqueei mas mãos de DEUS. so ele agora pra mim ajudar!

    1. Avatar de Nélida

      EU NÃO ACREDITO MUITO NESTES DIAGNÓSTICOS! NÃO SE ACOMODE!
      Adoro as matérias deste site. Apenas uma observação: qual a cidade das pessoas que prestam seus depoimentos?
      Explico! É que minha filha de 23 anos de idade tem Alopecia Areata e perdeu TODOS os fios de cabelo da cabeça e alguns da sobrancelha. Estava tratando com corticóide e além de ser muito agressivo os resultados são mínimos ou quase nenhum, assim dizendo.
      Fui a Belo Horizonte (24/10/2011) atrás da BULBORAIZ (BULBORAIZ.COM.BR), e lá pude ver as pessoas em tratamento que estavam apresentando resultados fantásticos. Comecei o tratamentoem minha filha (6º aplicação) e estamos super confiantes, caso alguém tivesse interesse em minha cidade (Florianópolis/SC) poderia ajudar, porque pude sentir de perto a dor de minha filha e o quanto é dificil enfrentar tal perrengue.

  30. Avatar de Alana

    Gosteii do post.. qdo tive queda de cabelo me falaram p lava o cabelo com chá de hortelã… naum sei se tem alguma coisa a vee… mais foi mto bom pra mim…

  31. Avatar de Flaviane

    Meninas, eu estava desesperada, fazia maios ou menso 1 ano que meu cabelo cai demais, estava ralo e fraco. Iniciei por conta própria o anastim + anaphase shampoo. Eu sentia que o shampoo deixava meu cabelo ótimo, porém não via resultados com a loção anastim. Fui na dermato e ela fez todos exames. Graças a Deus, estava tudo normal, a ferritina ela achou baixa, 32, porém o ferro sérico normal, então não entrou com suplementação de ferro. Me explicou que existem fases em nossas vidas que o cabelo cai mesmo, é um tal eflúveo telógeno que ela explicou. Fiquei mais calma, porque dizia a ela que tinha medo de ficar careca. Ela me acalmou, dizendo que mulher só fica careca por dois fatores: alguma doença alopécia mais grave e quimioterapia. Ela receitou então, pantogar 2x ao dia + shampoo anaphase e devo dizer a vocês que durante 1 mês de tratamento, meu cabelo já reduziu a queda em 80%. Estou muito feliz, os cabelos ficam mais grossos, mais cheios e brilhosos. Só achei que o shampoo resseca um pouco, mas dái é só hidratar. Adorei e recomendo os dois . Porém, se puderem procurar um médico antes para verificar se não é algum problema endócrino ou defciência de algum mineral, é melhor. Beijinhos e parabéns pelo post =D

    1. Avatar de Juliana

      Olá Flaviane,

      Muito bom seu comentário, eu sofro de queda de cabelo a mais de 10 anos, já fiz de td gastei horrores e mesmo assim não consegui encontrar nenhum tratamento ou mesmo um médico que me desse um resultado satisfatório…nenhum dos dematos me indicaram exames simplesmente devido ao meu caso ser hereditário, ou seja meu cabelo é bem parecido com o da minha mãe, porém como ela tbm não fez nenhum tipo de exame não sabemos qual o problema que afeta a familía e sendo assim, gostaria de indicações de clinicas que sejam especializadas neste tipo de tratamento, porque isso me incomoda demais e eu sofro muito devido a minha aperencia!!! Por favor eu moro na região do ABC e agradeço a indicação. Abraços =]

      1. Avatar de Flaviane

        Olá Juliana. Que bom que vc gostou. Mas fico triste em não poder ajudá-la porque moro em Brasília, por isso não conheço ninguém da sua região. Tenho absoluta certeza de que se você estivesse por aqui, minha dermatologista iria lutar pelo seu caso. Minha mãe também tem pouquíssimo cabelo e por isso eu não espero ter muito também, hehe. Mas no seu caso era importante que diagnosticassem seu problema, ou mesmo, talvez não seja nada demais, apenas pequenas correções de nutrientes. Mas se eu souber de alguém na sua região eu lhe aviso. Um grande abraço e fica com Deus =D

  32. Avatar de Elisama Vasconcelos De Oliveira

    Olá Celisa, muito bom o seu post.

    Faço o uso do minoxidil, têm uns 3 anos, e percebi uma melhora significativa no volume do meu cabelo, já que tenho calvície hereditária.
    Mas até agora ainda não acertei no shampoo e condicionador,
    Já experimentei da linha Farmaervas – Jaborandi , da Linha Loreal para Extra Volume como também da linha èhh.
    Mas nenhum deles me deu um resultado satisfatório.
    O que vc pode indicar, que já experimentou ou ouviu falar que é muito bom???
    Apesar que existe muita diferença de se dá bem de uma pessoa para outra.

    Beijos!!!!!

  33. Avatar de Raquel

    Oi!!!

    Há uns 5 anos atrás tive uma queda de cabelo DESESPERADORA, perdi mais de 50% do cabelo. Saía da banho chorando. Minha dermato é ótima mas só para cuidar de pele. Estava quase pirando quando me indicaram um cabeleireiro “milagroso”. Segundo ele minha queda se dava por excesso de oleosidade, me receitou um shampoo e 3x por semana lavar o cabelo com sabonete antes de passar o shampoo.
    Por anos esse tratamento deu certo mas ai o shampoo saiu de linha… Todos os outros que ele me indicou não deram certo com meu cabelo que acabou virando uma palha.
    Ele não permitia o uso de cremes mas não consegui voltei a fazer hidratações.
    O problema agora é arrumar um shampoo e condicionador que funcionem para mim, queria experimentar o pró-vida da yenzah mas tenho medo que deixe meu cabelo pesado, mesmo que eu lae com um transprente antes. Preciso limpar muito mas tb preciso de algo que hidrate. Meu cabelo é fino e fica entre o ondulado e o liso.
    Sem encontrar os produtos certos voltei a ter um pouco de queda mas nada como antigamente.
    Por conta própria comecei a tomar pantogard manipulado mas até agora não vi efeito algum.
    Celisa será que vc poderia me ajudar em relação ao shampoo e condicionador???
    Tem alguém de BH que tem um super dermato para me indicar???

    Obrigada.
    Bjos!!! (não vivo mais sem este blog!!!)

    1. Avatar de Nélida

      SE VC É DE BH SEGUE ABAIXO O FIM DE SEU SUPLICIO.
      Explico! É que minha filha de 23 anos de idade tem Alopecia Areata e perdeu TODOS os fios de cabelo da cabeça e alguns da sobrancelha. Estava tratando com corticóide e além de ser muito agressivo os resultados são mínimos ou quase nenhum, assim dizendo.
      Fui a Belo Horizonte (24/10/2011) atrás da BULBORAIZ (BULBORAIZ.COM.BR), e lá pude ver as pessoas em tratamento que estavam apresentando resultados fantásticos. A Dna. Rute da Bulboraiz (fone: (31) 3445-2196/9929-7974) é tudo de bom, de que vc possa imaginar, procure-a e de um grande abraço nela por mim. Comecei o tratamento em minha filha (6º aplicação) e estamos super confiantes.
      Somos de Florianópolis/SC, fomos super bem recebidas em BH por pessoas maravilhosas!!!
      O povo hospitaleiro e querido!!

      1. Avatar de Raquel

        Nossa nunca ouvi falar mas vou pesquisar obrigada!!!

  34. Avatar de Gabriela Cardoso
  35. Avatar de Lyane Reis

    Olá meninas,

    Sei bem o quanto é desagradável a queda de cabelo. Sofro com esse problema há bastante tempo. E lendo o artigo me encaixo no problema de ferro, já que sofro com uma anemia desde que tive meu filho. E também pelo tempo que leva minha menstruação. Estou em tratamento para a anemia. Minha alimentação também mudou e faço uso de um antianemico e polivitaminico. Não sei se usando algum desses produtos obteria algum êxito, acho que vou experimentar um tônico capilar que foi sugerido aqui. Alguém sabe dizer que se o uso de elástico no cabelo também piora a queda?
    Abraços e um ótimo fim de semana!

  36. Avatar de Marli

    Adorei o post muito esclarecedor, tem boas dicas para experimentar e manter os cabelos, na minha familia em geral tanto homens como as mulheres chegam aos 50 anos com pouco cabelo. Acho que vou tentar alguns dos produtos mencionados.

    Elisama experimente usar um shampoo de bebês, o da Jhonson por exemplo, não agride o couro nem os fios, as vezes qdo não acertamos com nenhum vale tentar são neutros, alias tudo que é feito p/ criança é suave e bom tb para os adultos, as vezes gastamos muito em um cosmetico e o melhor ta bem ali , facil e acessível. Uso mais o Jhonson e meus cabelos ficam soltinhos e com brilho.

    Bjs
    Marli

  37. Avatar de Marli

    Raquel, vc tambem pode experimentar o Shampoo p/ Bebês, use creme sem enxague nos fios sem tocar na raiz, o creme no couro cabeludo pode provocar queda, deixa-lo mais oleoso e formar caspas. Faço isso e quem sabe melhora.

    Bjs

    Marli

    1. Avatar de Raquel

      Obrigada!!!

  38. Avatar de Kellem Dayane Pires

    MUITO BOA ESSA MATERIA POIS ALEM DE EXPLICAR AS CAUSAS, TAMBEM TRAZ SUGESTAO DE TRATAMENTOS….ME SERVIU MUITO POIS EU NAO SABIA Q OVARIO POLICEISTICO INFLUENCIAM NA QUEDA DE CABELO…
    MATERIA MUITO BOA…..

  39. Avatar de Rosely Dias

    Adorei a dica! Estou sofrendo com problema de queda a muito tempo.
    Já tentei muitas coisas p/ ver se melhora,tenho feito vários exames p/ saber se há algum problema de saúde. Também tenho feito alguns exames de tiróide,nenhum desses acusaram algum problema. Porém a queda de cabelo continua…os fios de cabelo vão ficando finos,sem conta a sensibilidade tanto de quebrar como de cair.
    O que pode estar relacionado a isso?
    Obrigada.
    Bjssss

  40. Avatar de Luiza Mendonça

    A idéia de usar shampoo de bebê, por ser mais suave é
    errado, pois o ideal é usarmos um com o PH entre 4,5 e
    6, levemente ácidos, que ajudam a fechar as cutículas,
    proporcionando brilho e maciez aos cabelos.
    Os direcionados aos bebês têm PH 7 neutro, então muitas
    pessoas o usam como se fosse antirresíduos. Eu ja o usei
    e meus cabelos ficava um bagaço, e desbotava a tintura.

  41. Avatar de Mariza

    Boas dicas, tive queda de cabelo e o que realmente funcionou para mim foi Pantogar, mas o comprado de fábrica, 3x dia durante 3 meses, com 10 dias já apresenta resultado satisfatório. O manipulado não me serviu para nada.
    Beijos

  42. Avatar de Ana Claudia

    nossa quanta coisa interesante ,parabens celisa ,sabe que quando eu fiz a minha girugia que tive que tirar um pedaso do intestino por causa da endometrioze eu usei o tonico da jaborandi e nunca mais eu tive queda pra mim ele foi otimo beijocas pra todas

  43. Avatar de Ana

    Ola tenho Alopécia Androgenética e faço tratamento algum tempo. A uns 2 meses fiz uma cirurgia e por isso voltou a cair. Gostaria de saber se posso colocar megaher sera que alguém pode me ajudar?

  44. Avatar de Neide Knihs

    Olá meninas!

    No ano passado procurei uma endocrinologista, pois tenho uma pequena falha bem na frente da cabeça e como queria emagrecer, procurei esta profissional. Fiz todos os exames e ela me receitou a espiractolona (não sei se é bem assim) com nome comercial DIACQUA 100mg. Tomei por uns 03 dias e me dava muita arritmia, fiquei com medo e parei. Na semana passada, por coincidencia minha sogra me pediu para leva-la à farmácia e ela comprou justamente o Diacqua. Perguntei a ela qual a finalidade do remédio e ela disse que era para pressão alta e ela já toma há anos. O cabelo dela é finérrimo e fico pensando se não me prejudicaria. Há dois meses fiz uma progressiva, cortei o cabelo na altura da nuca e to bem feliz…o cabelo ta hidratado e não to estressada. Tem um artigo da Cristina Cairo (uma terapeuta) que fala sobre isso, é só procurar na net. Penso assim, já que não pode vence-lo, junta-se a ele, sempre tem uma solução alternativa.
    Bjs a todas!

  45. Avatar de Adriana Prado

    Parabéns pelo artigo Celisa!
    Graças a Deus não tenho este problema, já passei por algumas fases, como pós parto, mas nada de preocupar ou buscar tratamentos. Desde que conheci este blog, vejo que este é um problema de muitos aqui e este artigo vai ajudar, com certeza.
    Beijo

  46. Avatar de Ana

    Adorei a matéria!!! Estava precisando para tirar minhas dúvidas!!! Parabéns!!!!

  47. Avatar de Na

    olá….meu cabelo também esta caindo e esta fino d+…fui ao médico hj e ela pediu alguns exames pois suspeita que eu esteja com hipotireoidismo…agora é fazer para ver o que dá.alguém aki tem esta doença?bjs a todas(os).

  48. Avatar de Camila

    OI gente, eu estou com queda j´afaz um ano. Há três anos parei de fazer progressiva, a ZAP, agora meu cabelo está caindo muito e principalmente nas laterais da cabeça. Já fui na dermato e ela me receitou shampoo e condicionador dermage jaborandi, ainda não usei porque tenho medo de ressecar. Alguém já usou para me fizer o que acha? Tbm usei o shampoo e tônico PIlexil ,mas não vi resultado, pelo contrário só piorou. Sempre fui agitada, mas meu stress aumentou por conta da queda de cabelo. Agora comecei a tomar um remédio da Loreal e da Nestlê que a mesma médica receitou. Vamos ver… tomara que dê certo. Tenho muito medo de que meus cabelos não cresçam mais. SOCORRO! =/

    1. Avatar de Nélida

      Adoro as matérias deste site. Apenas uma observação: qual a cidade das pessoas que prestam seus depoimentos?
      Explico! É que minha filha de 23 anos de idade tem Alopecia Areata e perdeu TODOS os fios de cabelo da cabeça e alguns da sobrancelha. Estava tratando com corticóide e além de ser muito agressivo os resultados são mínimos ou quase nenhum, assim dizendo.
      Fui a Belo Horizonte (24/10/2011) atrás da BULBORAIZ (BULBORAIZ.COM.BR), e lá pude ver as pessoas em tratamento que estavam apresentando resultados fantásticos. Comecei o tratamento em minha filha (6º aplicação) e estamos super confiantes, caso alguém tivesse interesse em minha cidade (Florianópolis/SC) poderia ajudar, porque pude sentir de perto a dor de minha filha e o quanto é dificil enfrentar tal perrengue.

  49. Avatar de Nah

    Oieee!!!

    Eu tenho queda de cabelo heriditaria, entao de 6 em 6 meses eu tomo Pill Food e Espironolactona para dar uma segurada na cabeleira rsrsrs

  50. Avatar de Elizabeth

    Olá meninas,
    hj fui ao dermatologista, lamentar mais uma vez o meu problema de queda de cabelo, pois já faz + ou – uns 3 anos que sofro disso. Já usei Neutrofer, Avicis, Pantogar, Pill Food e muitos shampoos específicos e não obtive bons resultados. Esse ultimo médico, me fez perguntas do tipo: Vc está preocupada cm alguma coisa? Vc está passando por momentos de tensão emocional? Bom, na verdade respondi que sim, pois estou estudando muito para um mal necessário chamado de “Exame da OAB” e posso garantir que realmente ando muito cansada mentalmente, talvez isso esteja contribuindo para piorar a quantidade de fios que despencam da minha cabeça (rs…). O médico me receitou algo diferente, vou mandar manipular amanhã e gostaria muito de compartilhar cm vcs, só não sei se pode fornecer por aqui a fórmula.
    São 3 produtos: Capsula anti-queda, Xampu ativador do crescimento e mousse ativadora do crescimento.
    Obs.: Quem estiver interessada, me passa o email que eu envio a fórmula.

    Deus abençoe a todas!
    bjo!

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Elizabrth,

      Por favor, gostaria de analisar as formulas. meu mail
      beladomus@gmail.com
      Muito obrigada
      Vanessa

    2. Avatar de Si

      Oi Elizabeth, fiquei interessada também, vc pode passar as formulas para o meu email, para q eu posso falar com a minha dermatologista, bjs.

      o email é:
      neiamaluca@hotmail.com

    3. Avatar de Jéssica Munhoz

      olá Elizabeth,
      pode me passar sim fiquei enteressada!
      meu email é munhoz.jessica@yahoo.com.br
      bjs

    4. Avatar de Danielle

      Oi , gostaria da formula também 🙂
      danin_@hotmail.com …..
      Minha queda de cabelo tá desde 2008, comecei a usar minixidil 5%, vi cabelos nascendo porém além dos efeitos colaterais de pêlos no rosto, o minoxidil irrita meu couro cabeludo. Comecei há 5 meses o tratamento com o pantogar, depois de algumas semanas parou a queda, por muito tempo, mas parei d usar por 2 semanas, e voltou novamente, o ‘caminho de rato” como dizem está mais grosso, fico muito triste pois meu quarto é cheio d cabelos no chao, em todo lugar q eu vou sempre noto o rastro de meus fios ao chão…. Fiz exame de sangue e nao deu em nada, não é hormonal e nem hereditario. Comecei novamente com o pantogar e minoxidil, e estou pensando em usar o finasteria.
      Os médicos sempre dizem que é stress ¬¬ já estou cansada disso!
      Sem falar do tempo que eu paaso para ajeitar meu cabelo ao sair, pq já ta muito ralinho na localização da ex-franja 🙁

    5. Avatar de Di

      Elizabeth, obrigada por disponibilizar…
      Agradeço se enviar para:

      ladysolanas@gmail.com

      Obrigada!

1 2 3 5

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva