Para a mulher que gosta de se cuidar

Queda de Cabelo

Queda

Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.

Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.

As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.

Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:

  • Escova progressiva;
  • Tinturas de má qualidade;
  • Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
  • Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.

Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.

Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser à base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.

Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.

Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.

Causas Internas

Queda

Má Alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:

  • Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe; (saiba mais)
  • Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;
  • Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;
  • Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.

O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. Para saber mais detalhes sobre o que fazer, veja nosso artigo sobre ferritina.

Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.

A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.

Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.

Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.

Saiba mais sobre Anticoncepcional

Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Saiba mais sobre Calvície

Alopecia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”).

Outras causas

  • O estresse psíquico;
  • Tabagismo;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Menopausa;
  • Ovários policísticos.

Resolvi fazer uma compilação dos tratamentos de queda de cabelo que já foram publicados aqui no blog que eu acho que quem ainda não leu, vale a pena dar uma conferida…

Avicis para Queda de Cabelo
Avicis para Queda de Cabelo
O Avicis é uma solução capilar muito conhecida indicada para o tratamento de queda de cabelo, principalmente relacionada a fatores hormonais. Saiba mais!
Kerium Antiqueda La Roche Posay
Kerium Antiqueda La Roche Posay
o Laboratório La Roche-Posay encontrou a solução para o desafio de desenvolver uma fórmula que trate o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, ter um efeito cosmético para deixar os fios macios e com brilho.
Minoxidil para Queda de Cabelo!
Minoxidil para Queda de Cabelo!
O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo...
Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
O Extrato vegetal de jaborandi ativa a circulação sangüínea promovendo uma melhor oxigenação e nutrição das raízes, e dessa maneira estimula o crescimento capilar. Contém jaborandi, Alecrim, Quilaia, Vitaminas A, B e E
Pilexil
Pilexil
Pilexil é um tônico capilar que tem por finalidade a redução da queda dos cabelos. Em sua fórmula contém extrato de Serenoa serrulata que apresenta a propriedade de inibir a 5 alfa-redutase.
Shampoo Anaphase by Ducray
Shampoo Anaphase by Ducray
Complemento para o tratamento anti-queda que reativa as funções papilo-bulbares estimulando o couro cabeludo e a microcirculação, através do aumento do aporte de nutrientes e favorecendo a penetração das vitaminas
Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L
Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L
Está com problemas de queda de cabelo? Veja a dica da leitora sobre um tratamento capilar a base de minoxidil e outros componentes...
Loção Anastim para Queda de Cabelo
Loção Anastim para Queda de Cabelo
Na resenha de hoje, a leitora Natália enviou uma dica sobre a loção capilar Anastim da Ducray. Alguém já usou? A Loção Antiqueda Anastim contém vitaminas e estimulantes e melhora a circulação do couro cabeludo, fortificando e melhorando a queda de cabelo.
Babosa Contra Queda de Cabelo
Babosa Contra Queda de Cabelo
A babosa é indicada para tratar cabelos secos, ressecados, quebradiços, quimicamente tratados, ou com caspa. Atua também no fortalecimento dos fios e queda de cabelo. Confira as dicas!
Loção Capilos
Loção Capilos
Capilos Loção Capilar está indicado para auxiliar na prevenção e redução da queda do cabelo, assim como diminuição da oleosidade do couro cabeludo. É uma formulação não-oleosa de fácil aplicação e secagem rápida. Sua apresentação é em mousse
Tratamento para Queda de Cabelo
Tratamento para Queda de Cabelo
A finasterida é um medicamento de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção de enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda)

340 comentários para “Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Cláudia

    Maravilhoso esse artigo!
    Amei as dicas!

    Beijos.

  2. Avatar de Jurema Cunha

    Estou na fase da menopausa, mas meu cabelo já está caindo desde a pré menopausa(sem contar com as unhas que pareciam folha de papel). Ja tomei varios remédios caros e nada resolveu.
    Descobri Inneov da Lóreal de Paris e estou gostando. Já tomo ha 3 meses.
    Espero que gostem da dica.
    bejs….

  3. Avatar de Luiza Mendonça

    Jurema

    Veja com seu médico a possibilidade de fazer reposição hormonal,
    pois dá uma melhora significativa nos cabelos e unhas.

  4. Avatar de Vanessa Sial

    Oi Celisa queridinha de meu coração!

    Se sei!!!! E eu tadinha nunca tive muito cabelo. Até dois anos de idade tinha praticamente cabecinha de ovo. Minha mãe nem podia fazer uma chuquinha! O jeito era colar lacinho com sabonete! hahahaaha

    Além de SOP tenho AAG (genética braba de pai e mãe). Depois de tantos tratamentos, hoje me considero uma “Maria Bethânia” nos velhos e bons tempo.
    Claro que ainda tenho áreas com falhas, mas nem sem compara ao passado não tão distante.
    Hoje em dia tomo banho sem ter que no final recolher tufos de cabelo no ralo. Uma maravilha!
    Mas alopécia é uma luta que temos que travar um dia de cada vez. Ainda não existe cura e o que podemos fazer e retardar seus efeitos. Faço tratamento contínuo, mantenho o alto astral e vamos em frente! hahahaah
    Beijocas mil!

  5. Avatar de Vanessa Sial

    Celisa,

    Como é esse exame biópsia do couro cabeludo ( remove-se uma amostra com anesteia local para análise em lab. anatomopatologico)?
    Foi por plano de saúde?
    bjs

  6. Avatar de Mara

    Olá!
    Eu já usei Avicis, PillFood, Pantogar manipulado, Minoxidil manipulado. Os que eu mais gostei foram o Pantogar e Minoxidil.
    Atualmente estou tomando os comprimidos Inneov Massa Capilar. Compro de sites de fora e tem que tomar por no mínimo 3 meses. Acho que ele realmente ajuda a ‘encorpar’ o fio de cabelo, recomendo!

  7. Avatar de Vera Lucia

    Gostei muito da matéria pois estou passando por um problema muito sério os meus cabelos estão caindo muito vou tentar usar o Shampoo Anaphase para ver se vai parar de cair um beijo minhas amigas.

  8. Avatar de Adriana Emilia

    OLA
    Amei este post usei minoxidil pantogar meus cabelos param de cair graças a DEUS qdo olhei esta materia fiquei super feliz conheci estes maravilhosos remedio atraves sesta materia ha tbem usei e ainda uso pillfood e adeford estes eu recomendo

  9. Avatar de Mirlene

    meu cabelo esta caind bastant d uns tempos pra cá mas acho que dev ser normal , mas nao aguent ver meu cabelo caind

  10. Avatar de Rosa

    Olá pessoal,

    Tenho uma forte queda de cabelo acompanhada com muita caspa desde junho de 2009 até agora. Já tentei fazer tratamentos caseiro mas não supera ja nem sei o que fezer.
    Por favor ajudem-me se têm alguma coisa que possa fazer para recuperar os meus cabelos e acabar com a caspa.

    Favor mandar resposta no meu e-mail:rosa.pemba@gmail.com

    Agradeço desde já a vossa colaboração.

    bjs,

    Rosa

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Rosa,

      Enviei resposta via mail. bjs

      1. Avatar de Rosa

        Vanessa,

        Obrigada pela resposta imediata.Espero que dá tudo certo quando comerçar a por tudo em prática.

        Atemciosamente,

        Rosa

  11. Avatar de érica

    Adorei vc ter falado sobre isso!! Tô com queda de cabelo e ja não sei mas o q fazer!
    sem contar q devido a essa queda, meu cabelo ta ficando danificado, tá quebrando e meus cachos já não são mas como antes!!!
    Se alguem puder me ajudar….hehe

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Erika,

      Voce já tentou fazer tratamento de reposição de massa capilar?

      1. Avatar de érica

        Ainda não Vanessa,
        fui na semana passada ao dermatologista e ela me passou um tônico
        manipulado a base de minoxidil. A dermato. tbm passou alguns exames, já fiz todos e naum deu nada! fiz tbm um exame pra saber como estão os meus homônios da tireóide
        e nada…já estou desesperada, pois sempre tive cabelos volumosos e cachos lindos! hj em dia meus cabelos estão horrivéis!

        Me fala mas sobre essa reposição…como faço, posso usar o tônico e fazer reposição?

      2. Avatar de Vanessa Sial

        Oi Erika,

        A RMC é um tratamento cosmético. Tem uma linha muito recomendada chamada RMC da Amend. Escolha o kit vermelho.
        Ele vai ajudar na nutrição interna dos fios e diminuir os problemas que vc citou.
        O minoxidil serve para vascularizar o couro cabeludo e fortalecer os fios.
        Quanto ao tramento hormonal é melhor conversar com o gineco.
        Fale com o dermato sobre o selene. Veja o que ele diz.

        bjs

        1. Avatar de érica

          Muito obrigado pela atenção Vanessa!!!
          vou usar o kit q vc indicou junto com o tônico, e quando terminar
          vou me informar melhor sobre o selene!

          BJOS!

  12. Avatar de Sol

    Olá, estou com esse problema de queda de cabelo e muita caspa, se puder me ajudar, agradeço, mande para meu email, sol.bitten@gmail.com
    Obrigada
    Sol

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Sol,

      Respondi por mail. bjs

  13. Avatar de Paula

    Olá,
    Gostaria ue me ajudassem…

    Estou com queda bem acentuada cada vez que lavo meus cabelos eles caem muito. Tenho quarenta anos e miomas no útero como tbm um cisto do lado direito que a um ano faria uma cirurgia para obstrução dos canais que os alimentam, mas não pude fazer por ter perdido o plano de saúde. Por estemotivo tbm não pude ir ao dermato. E esta queda parece ter acentuado. Agora me econtro grávida de 02 meses e ainda não sei como fazer ainda não falei esta uestão para a doutora, pois comecei agora o pré-natal.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Paula,

      Por incrivel que pareça, em função do aumento dos estrógenos na gravidez, a queda de cabelo some feito mágica. Você em poucos meses vai notar a diminuição. Infelizmente a queda volta cerca de dois meses apos o parto. mas tomando suplementos vitaminicos para lactantes – já dá um bom reforço.

      O mais importante agora é você cuidar de sua gestação. Tomar ácido folico diariamente (não sei se vc está tomando, pois é importissimo para a boa formação do tubo neural do embrião).
      depois tomar suplemento vitaminico especifico para gestantes. no quinto mes fazer reposiçao de calcio para ajudar na formação dos ossos do bebe.

      Se tiver alguma dúvida poste aqui.

      Bjs

    2. Avatar de Vanessa Sial

      Paula,

      compre a linha antiqueda da bioextratus que é muito boa e não tem problema de usar durante a gravidez. Não tem problema de lavar o cabelo todos os dias.
      Inclusive é ate melhor para remover a oleosidade que colabora na queda dos fios.
      Bjs

      1. Avatar de Paula

        Bia, obrigada pela dica. Relamente descobri a duas semanas minha gravidez e já havia percebido que a queda por mais que muita reduziu mesmo… Estava usando a um mês antes de saber que estava grávida um tratamento antiqueda da Bioderm: Regen Therapy (a base de jaborandi + babosa). Não sei se posso continuar, não vi neunhuma recomendação nele para gestantes. Estou muito surpresa com minha gravidez,pois achei que não aconteceria, e sei que tenho muito ainda pela frente, mas mas que cuidar de mim e do bebe da melhor maneira possível, por este motivo busco todo tipo de ajuda. Vou experimentar o tratamento que me recomendou e assim que der vou procurar um dermato.
        Bjs!

      2. Avatar de Paula

        Perdão, te chamei pelo nome errado… Vanessa Sial. Amei seu cuidado em me responder. Obrigada de coração.
        Bjs!

  14. Avatar de Eloisa

    Olá, já faz tempo que tenho queda de cabelo, não sei como ainda não fiquei careca!
    Agradeço as dicas, beijos.

  15. Avatar de Marcelo

    Parabens pelo Blog. Por favor, sabe se o avicis que tem hormonio feminino alfa estradiol pode ser usado por homens? Como posso usar a babosa ha algum shampoo pronto de babosa que voce indique? Usei o minoxidil a 5% ( farmacia de manipulacao) e nao tive bons resultados, tenho a impressao que a solucao deste que e’ alcoolica talvez seja toxico ao couro cabeludo?
    Usei finasterida por 1 mes, mas tive queda da libido e sexual.
    Estou com 40 anos e iniciando cabelos ralos na testa.
    muito obrigado, Marcelo

  16. Avatar de Luiza Mendonça

    Marcelo!

    Não querendo te desanimar, mas ja desanimando, se for hereditário, é
    gastar dinheiro à toa, digo isso com conhecimento de causa, pois tenho
    marido e filho calvos, e ja tentaram de tudo. Unica solução, embora muito
    cara, é o transplante de fios (fazem com seus proprios cabelos) bjokas

  17. Avatar de Cristina Silva Marins

    BOM TARDE A TODOS GOSTEI MUITO DAS DICAS SOBRE A QUEDA VOU COMPRAR UNS DESSES PRODUTOS E DEPOIS VOLTO FAZER O MEU COMENTÁRIOS

  18. Avatar de Jane

    Ola queridas, recebo constantemente email do site Beleza e Saúde, porém nunca participei desse bate papo, msm lendo todos os comentarios, mas hj me apresento meu nome é Jane, sou do interior de sp, no qual não poderia ficar calada, eu sabendo de uma loção maravilhosa para queda de cabelos e vcs precisando, essa loção foi uma recomendação de um dermatologista da cidade de Americana, e foi um sucesso aqui para os amigos, tanto é que meu esposo é cabeleireiro e passou p todos que tinha o msm problema, enfim as pessoas ficam satisfeitas e agradecidas…..
    Caso alguma de vcs queira eu passo a fórmula, é manipulado….
    Msn= jane.sucessoagb@hotmail.com = Aguardo todas com prazer….Abraços
    E se preparam para muito cabeloooooooooooo…..Beijocas!!!

    1. Avatar de Susana Lessa

      Oi Jane, passe p/ mim as receitas completas por favor, estou até c/ depressão por causa da queda constante dos meus cabelos. Obrigada e aguardo.

    2. Avatar de Jéssica Munhoz

      olá jane eu quero sim!munhoz.jessica@yahoo.com.br

    3. Avatar de Ana Paula De Oliveira

      Jane por favor me passe a fórmula para eu passar para minha querida mãe que está com bastante quedameu e-mail é annapaulaleal@bol.com.br.
      Muito obrigada desde já!

  19. Avatar de Jane

    haaaa, ia me esquecendo….
    tem a loção para passar no cabelo e as capsulas para tomar!!!

    1. Avatar de Jéssica Munhoz

      pode me passar os dois poe favor!

  20. Avatar de Malu

    MARAVILHOSAS AS INFORMAÇÕES E VALIOSAS PENA QUE CADA 5 FATORES INTERNOS E EXTERNOS EU POSSUA 3 NE PACIENCIA MAS MESMO ASSIM ADOREI O ARTIGO

  21. Avatar de Claudiane

    ola meninas tive queda de cabelo quase fiquei sem cabelo entrei em desespero usei esse minoxidil e esse pilexil o shampoo e o tônico e tudo de bom. graças Deus to ótima não tenho mas química e to com o cabelo recupera-dissimo e lindo esse dois produtos são ótimos apesar que não são tao barato mas compensa .

  22. Avatar de Rosemary

    Muito bom esse artigo, valeu mesmo…

  23. Avatar de Josy

    Toda mulher,deve se cuidar,a beleza da mulher e os cabelos,cabelos bem tratados e sinal de bem estar,bjsss a todas

  24. Avatar de Pri

    Boa tarde, gente bonita!!!! 🙂

    Bom como a resenha já diz , eu tenho queda de cabelo sim :(, infelizmente sofro tbém meninas

    Bom há uns dias atrás resolvi que não iria usar mais nada #crise , parei com Pill food , Minoxidil (já tinha parado há mais tempo).
    Mesmo ainda estando com queda de cabelo
    Foi então que pensei melhor marquei consultinha no dermato , pois estou alergia coceira na cabeça, ele mereceitou Pantogar (já tomei , mais resolvi dar mais uma chance p mudar) Avicis (ganhei duas amostras com 50ml cada) tbém já usei há um bom tempo atras , e agora vou cuidar certinho como sempre fiz, pq não adianta nada desanimar , o negocio é tentar sempre , ainda tomo polivitaminico .

    Minoxidil com flutamida me ajudou muito achei o melhor até então .
    Mas quero tentar por mais um tempo Avicis p ver

    Já tive Ovarios Policisticos , medico disse esse ano que não estou mais com cistos , tomo Ferane 35 (igual Diane )

    Teve uns 4 meses desse ano , que não caia um fio de cabelo meu, nossa me animei tanto foi maravilhoso , mais depois começou a despencar denovo , bom os dermatos tentam de tudo , toda medicação possivel.

    Uma epoca já cheguei a tomar Espironolactona, não consegui pois é diuretico , minha pressão fica muito baixa , então nem posso dizer nada sobre esse remedio .

    Eu comprei Kerium anti queda alguem já usou? Pode falar o que achou?

    Meninas força a vcs , ou melhor a nós

    bjokas

  25. Avatar de Maria Helena

    O neto de uma amiga tem 14 anos e está lutando contra queda de cabelos, já usou vários shampoos e continua sem parar. Ele tb tem caspa. Alguém tem alguma sugestão? Ela está aflita. Agradeço. Lena

    1. Avatar de Vanessa Sial

      maria helena,

      o melhor a fazer, ja que ele é adolescente é levar a um dermato
      para avaliacao clinica e exames.
      bjs

  26. Avatar de Karina Fonseca

    Gostaria de saber mais sobre tratamentos para a queda de cabelo devido a dermatite seborréica

    1. Avatar de Vanessa Sial

      karina,

      Não existe medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborréica porém seus sintomas podem ser controlados. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.

      O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, que podem conter anti-fúngicos ou corticoesteróides, entre outros componentes. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas. O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista.
      fonte: dermatologia.net

      vanessa

  27. Avatar de Wellen

    Olá, tenho 20 anos e estou desesperada, tenho lupus, uma doença auto-imune diagnosticada há 3 anos.já tive queda de cabelo antes mas nunca como agora, estou cheia de buracos na cabeça. fui na dermatologista e ela me receitou minoxidil 5% e pantogar, tem apenas uma semana que comecei o tratamento ainda nao vi nenhum resultado, quanto tempo leva pra percebê-los? estou desesperada,meus cabelos estão caindo muito,parece que fiz quimioterapia. por favor me ajude.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      oi wellen,

      queda por doenças auto imune sao mais faceis de tratar que causas geneticas.
      boa alimentacao, fazer o tratat. medico, evitar sol e usar os produtos p queda vao lhe ajudar com certeza.
      trat. com minox e pantogar precisam de paciencia e insistencia. eu mesma so vi resultados reais com um ano de trat. continuo. tenha calma, sei o qto é dificil, mas ja vi otimos resultados tendo a lupus sob controle.
      angustia piora seu quadro imunilogico e atrapalha tudo. vc citou q esta sem cabelo como se estivesse fazendo quimio. entao encare dessa forma pq é uma fase. todas as pessoas q fizeram quimio e q nao tinham queda genetica tiveram os cabelos de volta depois. um bom exemplo é a atriz patricia pilar. hj ninguem diz q ela perdeu todo o cabelo.
      a melhor coisa foi seu dignostico e vc é jovem. pq vc sabe o que tem e pode fazer trat. correto e quidar de sua saude. bjssss

      1. Avatar de Jéssica Munhoz

        oi vanessa te mandei um email!mas queria te fazer uma pergunta já que falou no minoxidil!ele fica mais eficaz se for usado o shampoo e o tônico junto ?

  28. Avatar de Jacke

    Oiii meu nome è jacke, tenho 19 anos, desde que eu sai do Brasil e vim para a Espanha meu cabelo comecou a cair de uma maneira terrivel, e passando os anos criou cada vez mais uma oleosidade, que hj tenho que lavar todos os dias meu cabelo, ja fui no dermatologista mas sinceramente aki da Espanha nao valem nada, fiz o tratamentoo que ele me passou e nao adiantou de nada, usei xampus, ampolas, remedios, de tudo e nada deu certo.
    Ja nao sei o que fazer, estou desesperada, antes tinha um cabelo lindo, volumoso, crescia muito, hj em comparacao nao cresce, tou com falhas horriveis no cabelo, ta mto feio.
    Por favor me ajudem, nao sei o que fazer!!!
    Desde ja obrigado….
    Bjs

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Jacke,

      Você tentou o tratamento com viviscal? Em Portugal é fácil de encontrar e vi muitos relatos positivos. Aqui no Brasil ainda não chegou nada.
      Bjs

      1. Avatar de Jacke

        Oi, nao, eu nunca ouvi falar vou pesquisar sobre o viviscal e ver como é….
        Obrigada

  29. Avatar de Carolina

    Ola vanessa

    Quando fico nervosa, estressa e abalada meu couro cabeludo fica vermelho, descama, tenho pouco cabelo, já passei de tudo e tomei de tudo até finasterida.
    Voce já ouviu falar de tratamento ortomolecular, funciona.

    Obrigada.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      carolinq,

      eu nao conheço med. artomolecular. vc faz trat? como é? bj

  30. Avatar de Nayane Kelly

    Olá

    Meu nome é Nayane, e já lí alguns comentarios, mas todos os problemas parecem diferenciar um dos outros, enfim eu tbm estou com queda de cabelo e parece a cada dia piora e notei que o aumento da queda foi depois que mudei o anti concepcional, e o pior que vejo que eles caem da raiz e acabam que ficando falhas no meu couro cabeludo.
    Me ajudem por favor….Aguardo uma reposta por e-mail (annysilvestre@hotmail.com)

    Agradeço a atenção.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      nayane,

      qual a sua idade , qual era seu hormonio anterior e qual vc esta usando agora?
      vc faz quimica no cabelo?

  31. Avatar de Aline

    adorei o site e as dicas.bjs…

  32. Avatar de Aline

    oi td bem gostaria de perguntar se colorir o cabelo varias vezes ao ano,faz com que o cabelo começe a cair,pois o meu está caindo demais

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Aline,

      pode causar queda sim. bjs

  33. Avatar de Nayane Kelly

    Oi Vanessa

    A minha idade é 25 anos, eu usei por um bom tempo a Ciclofemina, e a mais ou menos 4 meses que tava com a algestona…Não tomei esse mes e nao vou tomar vou esperar o px mes pra ver qual tomo pois a farmacêutica disse q eu parasse e fosse ao um demartologista.
    E não faço quimica no cabelo.

    Obrigado pela atenção aguardo retorno!

  34. Avatar de Silvia

    Ola! To com uma queda de cabelos desesperadora!!! Ha 6 meses meu cabelo ta caindo demaisss! Parece que fiz quimio. Eles estao ralinhos, diminuiram cerca de 50% e ja ta pra ver o couro cabeludo So de lava-los, caem 150 fios ou mais..Usei Avicis por 2 meses. Dermavite por 3 meses. To usando Pantogar ha 2 meses e Centrum Silver ha 30 dias To usando minoxydil 5% ha quase 2 meses Fiz varios exs laboratoriais que nada indicaram Tenho 48 anos e meus hormonios indicam menopausa Outros exames para detectar problemas na tireoide, anemia, provas de atividade inflamatoria e sorologias estao todos normais Mudei a tinta dos cabelos, uso Inoa e shampoo da Redken Ja gastei uma nota Ah tb faço reposiçao hormonal com Tibolona ha 4 mesesVcs podem me dar alguma dica? Um dermato falou que estou com efluveo telogeno mas nao passei por nenhum trauma

  35. Avatar de Marga

    ola tenho queda de cabelo desde os 15 anos de idade hj estou com 54 anos meus cabelos sao ralos na raiz e volumoso nas pontas fico diariamente com eles preso pois nao consigo uma maneira de melhorar preciso de ajuda por favor se puder me mande um email com algumas dicas obrigada bjo

  36. Avatar de Teodora Leme

    Já usei vários produtos citados e tomei várias medicações, mas só tive solução mesmo ao fazer um transplante capilar… Se para o homem a situação é constrangedora, para nós então. Acaba com a autoestima. Mas todos da clínica Master Health foram atenciosos, desde o agendamento da consulta até o acompanhamento após o transplante. Hoje já me sinto bem melhor. Grande beijo e não desistam!

    1. Avatar de Mirella

      Teodora, onde encontro essa clínica? Sofro do mesmo problema e não acho solução! Obrigada.

      1. Avatar de Marília

        Mirella, não conheço a clínica, mas eles tem um site que encontrei no google: http://www.masterhealth.com.br/ Espero ter ajudado.

        1. Avatar de Rita

          Achei que era um problema raro, mas pelo visto não é. Sempre tive vergonha de ficar careca. Vou ligar nessa clínica Master Health. Obrigada pelo depoimento de vocês, me ajudou muito.

  37. Avatar de Luiza Melo

    ola! amei essas informações. fiz uma escova definitiva a um ano, meu cabelo e na cintura, estou em duvida se faço novamente pois meus cabelos sofrerão muito ficarão perfeitos, mais como tenho caspa usava dois shampoo, um no couro cabeludo para caspa, e no resto dos cabelos usava shampoo sem sal. não quero corta meus cabelos, amo eles longos, vc acha q seu ficar fazendo cauterização melhora alguma coisa? quantas faço por mês e quantas aplicações precisa? obrigada.

  38. Avatar de Adriana Rosa

    Oi Vanessa!!!!!
    Tbm? Olha algum tempo estava com queda de cabelo horrivel o meu cabelo era volumoso e com bastante cachos. Olha eu tenho uma alergia que se chapa psoríase, mais é na pele. Passei na dermatologista e ela me falou que deu psoríase no couro cabeludo por isso que deu a queda, ela me passou uma vitamina Peel Food e shampoo tarflex, já faz mais ou menos uns 3 meses, já terminei de tomar a vitamina e estou usando o tarflex. Mais ainda cai, mais não tanto como estava caindo. O q devo fazer pela frente, sendo q só vou passar na dermarto daqui 2 meses.
    Bjs me retorna

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Oi Adriana,

      envia um mail p mim. q eu te respindo
      vanessa_sial@yahoo.com.br

  39. Avatar de Adriana Rosa

    Vanessa pode me mandar via email!!!!!!!!!!!
    Bjs

  40. Avatar de Adriana Rosa

    Te mandei, valeu!!!!!!!!!!!!
    Bjs

  41. Avatar de Adriana Rosa

    Chegou o email, para vc?????????????/

  42. Avatar de Jéssica Munhoz

    Olá Vanessa Sial, eu tenho 19anos,estou com queda de cabelo excessiva ,tinha cabelos fortes e lindos, colori o cabelo poucas vezes,mas de um tempo pra cá tenho notado falhas na cabeça,ja usei minoxidil,ja fiz de tudo um pouco! acordo todos os dias olhando para meu cabelo para ver se melhorou,mas nada!!!nao sei mais o que fazer ,pode me orientar?

    agradeço desde já,

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Jessica,

      por favor, manda um mail para mim, tente relatar os detalhes e tempo do trat. que vc fez a te agora para que eu possa ajudar da melhor forma possivel.
      vanesssa_sial@yahoo.com.br

  43. Avatar de Jéssica Munhoz
  44. Avatar de Nayane Kelly

    Oi vanessa estou aguardando sua resposta!!!

  45. Avatar de Vanessa Sial

    Kelly,

    ainda nao chegou nada. Manda novamente.

  46. Avatar de Nayane Kelly

    Oi Vanessa te perguntei e vc me perguntou

    Vanessa Sial
    novembro 26, 2011 às 11:07 | Permalink | Responder
    nayane,

    qual a sua idade , qual era seu hormonio anterior e qual vc esta usando agora?
    vc faz quimica no cabelo?

    A minha idade é 25 anos, eu usei por um bom tempo a Ciclofemina, e a mais ou menos 4 meses que tava com a algestona…Não tomei esse mes e nao vou tomar vou esperar o px mes pra ver qual tomo pois a farmacêutica disse q eu parasse e fosse ao um demartologista.
    E não faço quimica no cabelo.

    Obrigado pela atenção aguardo retorno!

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Kelly,

      Por favor, vc pode mandar um mail pra mim?
      vanessa_sial@yahoo.com.br

    2. Avatar de Vanessa Sial

      nayane,

      vc fez exames? dosagem de hormonios, tireoide, ferritina, fan, prolactina?
      nao conheço as medicacoes q vc citou.
      vc ja usou tonicos? pantogar, phil food?

  47. Avatar de Marci

    Olá Vanessa! Bom estou amamentando a quase seis meses, e a mais ou menos dois meses meus cabelos começaram a cair, passei na dermatologista que me pediu alguns exames os quais deram normais e o que ela me disse é que pode ser que os meus hormônios ainda estejam se organizando! O grande problema é que a queda está sendo constante e tenho medo de ficar “careca”. Você tem alguma dica pra me dá?! Bjs

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Marci,

      sigiro que vc um tome suplemento vit. ex: miravit lact, martertabs
      e procure a linha antiqueda da Avora ( rica em aminoacidos) xampu e o spray.
      nao faz mal ao bebe. bjs

  48. Avatar de Vanessa Sial

    jessica,

    eu ja fiz uma vezminoxidil no xampu. meu cabelo ficou super seco e nao gostei.
    acho melhor no tonico. aplicar a noite, com o cabelo limpo e seco.
    massagear com as pontas dos dedos.
    se vc precisar de formula, entra em contato por mail.

  49. Avatar de Vanessa Sial

    jessica,

    sem duvida, no tonico é mais eficiente. bjs

  50. Avatar de Luana

    Olá ..

    Retirei a tireoide há 4 meses. Desde então tenho hipotireoidismo estou
    fazendo a reposição com pura t4.
    Meu cabelo está caindo demais , está mto ralo, quebradiço e seco.

    Estou mto triste pois meu cabelo está comprido, só que mto ralo.

    O que posso fazer??

    Abraços

    1. Avatar de Jéssica Munhoz

      olá Luana,
      estou com o mesmo problema de vc ,mas estou usando minoxidil a quase tres semanas e recomendo!bj

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva