Para a mulher que gosta de se cuidar

Queda de Cabelo

Queda

Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.

Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.

As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.

Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:

  • Escova progressiva;
  • Tinturas de má qualidade;
  • Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
  • Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.

Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.

Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser à base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.

Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.

Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.

Causas Internas

Queda

Má Alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:

  • Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe; (saiba mais)
  • Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;
  • Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;
  • Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.

O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. Para saber mais detalhes sobre o que fazer, veja nosso artigo sobre ferritina.

Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.

A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.

Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.

Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.

Saiba mais sobre Anticoncepcional

Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Saiba mais sobre Calvície

Alopecia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”).

Outras causas

  • O estresse psíquico;
  • Tabagismo;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Menopausa;
  • Ovários policísticos.

Resolvi fazer uma compilação dos tratamentos de queda de cabelo que já foram publicados aqui no blog que eu acho que quem ainda não leu, vale a pena dar uma conferida…

Avicis para Queda de Cabelo
Avicis para Queda de Cabelo
O Avicis é uma solução capilar muito conhecida indicada para o tratamento de queda de cabelo, principalmente relacionada a fatores hormonais. Saiba mais!
Kerium Antiqueda La Roche Posay
Kerium Antiqueda La Roche Posay
o Laboratório La Roche-Posay encontrou a solução para o desafio de desenvolver uma fórmula que trate o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, ter um efeito cosmético para deixar os fios macios e com brilho.
Minoxidil para Queda de Cabelo!
Minoxidil para Queda de Cabelo!
O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo...
Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
O Extrato vegetal de jaborandi ativa a circulação sangüínea promovendo uma melhor oxigenação e nutrição das raízes, e dessa maneira estimula o crescimento capilar. Contém jaborandi, Alecrim, Quilaia, Vitaminas A, B e E
Pilexil
Pilexil
Pilexil é um tônico capilar que tem por finalidade a redução da queda dos cabelos. Em sua fórmula contém extrato de Serenoa serrulata que apresenta a propriedade de inibir a 5 alfa-redutase.
Shampoo Anaphase by Ducray
Shampoo Anaphase by Ducray
Complemento para o tratamento anti-queda que reativa as funções papilo-bulbares estimulando o couro cabeludo e a microcirculação, através do aumento do aporte de nutrientes e favorecendo a penetração das vitaminas
Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L
Tratamento Anti-queda Spectral DNC-L
Está com problemas de queda de cabelo? Veja a dica da leitora sobre um tratamento capilar a base de minoxidil e outros componentes...
Loção Anastim para Queda de Cabelo
Loção Anastim para Queda de Cabelo
Na resenha de hoje, a leitora Natália enviou uma dica sobre a loção capilar Anastim da Ducray. Alguém já usou? A Loção Antiqueda Anastim contém vitaminas e estimulantes e melhora a circulação do couro cabeludo, fortificando e melhorando a queda de cabelo.
Babosa Contra Queda de Cabelo
Babosa Contra Queda de Cabelo
A babosa é indicada para tratar cabelos secos, ressecados, quebradiços, quimicamente tratados, ou com caspa. Atua também no fortalecimento dos fios e queda de cabelo. Confira as dicas!
Loção Capilos
Loção Capilos
Capilos Loção Capilar está indicado para auxiliar na prevenção e redução da queda do cabelo, assim como diminuição da oleosidade do couro cabeludo. É uma formulação não-oleosa de fácil aplicação e secagem rápida. Sua apresentação é em mousse
Tratamento para Queda de Cabelo
Tratamento para Queda de Cabelo
A finasterida é um medicamento de administração oral, antiandrógeno que inibe a produção de enzima que transforma o hormônio masculino testosterona em DHT (dihidrotestosterona, que é responsável pela queda)

338 comentários para “Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Naiara

    Olá …
    tenho 12 anos , e meus cabelos começaram a cair , toda vez que passo as mãos nele ! isso é normal ?

    1. Avatar de Karina K.

      Oi Naiara… olha, “normal” não é, apenas de passar as mãos. Mas como você tem 12 anos pode até ser uma questão hormonal da puberdade. Veja com uma dermatologista o que pode ser feito no seu caso 🙂 meu cabelo também era assim na sua idade e com o tempo melhorou, mas é melhor prevenir do que remediar né!

  2. Avatar de Naiara

    Olá …
    Tenho 12 anos , e meus cabelos começaram a cair ,quando passo as mãos nele , isso é normal ou não ?

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Nayara,

      Eu acho que vc deveria consultar seu medico ( talvez seu pediatra, gineco ou um dermato) p investigar.
      Pode ser desde uma avitaminose, desfuncoes na tireoide, uma doença autoimune, ou mesmo mudanças hormonais. vc é muito jovem e seu corpo esta em fase de mudanças.
      bjs

  3. Avatar de Susana

    Oi meu nome é susana tenho 26 anos e meus cabelos tmb caem principalmente no banho, isso é normal tenho medo de ficar careca e faço de tudo até aquele aparelho hair laser eu comprei pra ver se melhora?

  4. Avatar de Selena

    Olá, estou fazendo tratamento para queda intensa dos cabelos, com flutamida, espironolactona e complexo de vitaminas e aminoacidos, sob recomendação médica de um tricologista. Estou complementando por conta própria com minoxidil e avicis, que eu já usava habitualmente por recomendação de outro dermatologista quando percebia que começava a cair, o retorno das loções sempre foi muito bom.
    No início do tratamento com os medicamentos via oral, depois de quase um mes a queda diminuiu. Daí comecei a usar as loções para complementar, e agora está caindo pra caramba.
    É o tal do shedding? Devo parar as loções? Quanto tempo dura pra queda diminuir novamente?

    Obrigada!

    1. Avatar de Valéria

      Selena.. com relação a queda de cabelo eu acho que é o período do verão, só pode ser. Porque eu, assim como você, faço uso de todo o tipo de tratamento, incluindo as loções, shamppos de limpeza profunda e minha alimentação é baseada em muito verde, betacaroteno, todo capsulas de complexo B e zinco.. tudo.. tudo..
      Havia melhorado até o mês passado, mas a partir deste mês de fevereiro voltou a cair muito, inteiro, desde a raiz.. estou apavorada.

    2. Avatar de Luciana

      Oi, Selena,

      Passei por este site e vi seu comentário. Achei interessante. A flutamida não é proibida? ´Você poderia me passar o contato e seu médico? Estoun precisando muito. E sua queda melhorou?Obrigada,

      luciana

  5. Avatar de Nathie R.

    (Trichup Hair Fall Control Oil)

    Olá! Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelos blogs. Já há algum tempo venho ‘caindo’ aqui quando pesquiso sobre alguns temas/produtos de cuidados pessoais. Resolvi então fuçar o blog e acabei conhecendo vários produtos e dicas interessantes (e até o seu outro blog, com resenhas, etc).

    Bem, recentemente tenho procurado saber mais sobre o tema ‘queda de cabelo’. Casei há 4 meses e com todos os mil detalhes pra resolver, acabei literalmente perdendo os cabelos (pelo menos vários deles rs). Minha dermatologista me passou Avicis e Pantogar, mas não me contentei e continuei pesquisando novidades a respeito… e acabei descobrindo um tal de TRICHUP. Como vc é expert em nos mostrar novidades estrangeiras, resolvi dar esta sugestão para uma FUTURA resenha, que tal? Parece que é um óleo milagroso super-poderoso e eficiente contra a queda de cabelo. Encomendei o meu hoje, mas como sou ótima pra ‘adquirir’ mil produtinhos milagrosos mas tenho a maior preguiiiiça de ter disciplina pra usar direitinho ao ponto de ver algum resultado, nem vou dizer que volto aqui pra falar se funcionou ou não. Mas, pra quem tiver um pouquinho mais de disciplina ou já estiver dando o last shot, #ficaadica!!!

    Bjs,

    Nathie R.

    1. Avatar de Valéria

      Nathie, gostaria de saber se você está usando o tal TRICHUP? Notou alguma diferença? Deixe o seu relato!
      Eu estou bem preocupada com a queda dos meus cabelos, aumentaram 60% neste mês. Já tomei o Pantogar mas não notei uma grandeeee diferença não.. melhorou um pouco, juntamente com as capsulas de vitaminas extras que tomo e o shampoo de limpeza profunda. Agora parei de tomar, pois é caro e não notei grandes resultados.
      Aguardamos seu relato!

    2. Avatar de Diana

      Gostaria de saber em qual site comprou o seu?

    3. Avatar de Luciana

      Oi, Natie,

      Vc tá usando o TRICHUP? Sabe se ele é indicado na alopécia androgenética? Como consigo comprá-lo? Obrigada,

      Luciana

  6. Avatar de Ari

    olá, eu tinha o cabelo extremamente cacheado e fiz um alisamento; nos primeiros meses meu cabelo ficou perfeito, mas depois de um tempo começou a quebrar, faço hidratações 1 dia por semana e recentemente fiz uma franja para cobrir os cabelos que estavam quebrados na frente, ficou lindo mas ai me cabelo ficou fraco e começou a quebrar todo.
    acredito que seja por que como me envolvi demais com as provas finas da faculdade me alimentei mal e passei por muito estresse ou talvez o problema seja hormonal, mas gostria de uma indicação de algo q pudesse me ajudar.

    bjoos
    Ari

  7. Avatar de Valeria

    Tenho sindrome de ovario policistico, faço uso de minoxidil e tomo pantogar, e mesmo assim tenho queda de cabelo.
    Tenho os cabelos muito crespos,gostaria de saber se posso alisa los ou se tem outra forma para facilitar na hora de escova los.Sera que posso fazer algum tipo de alisamento tendo quedad e cabelos.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Valeria, a qumicapode sim aumentar a queda. Eu nao faria.
      Mas se vc for fazer, tem um sist. toin floft, da embelleze. é indicado para criancas acima de 10 anos. bjs

      1. Avatar de Cristina

        Bom dia Vanessa,

        Tenho queda de cabelo já há alguns anos e já usei a linha da Vichy, depois achei que a queda estava a voltar e passei para a Phyto que me fez pessimamente ao cabelo e por fim Kerastase que também não notei grandes resultados! A minha questão é com stress e logo torna-se dificil reverter agora a situação. Gostei do blog e do post e fiquei curiosa com o Two Hair que falam…Acho que gostava de experimentar mas estive à procura e fiquei com uma dúvida- a linha two hair que falam é a Loção Tut Hair da Biotropic ?Se sim , funcionou mesmo…?

        Obrigada 🙂

  8. Avatar de Ione

    gente meu cabelo estava caindo muito, fiquei desesperada então usei o shampoo de limpeza profunda e ele deu uma melhorada no aspecto ficou mais forte só que esse shampoo não pode ser usado, direto é só de 15 em15 dias

  9. Avatar de Adriana

    Olá! Meu nome é Adriana e tenho uma bebezinha de 5 meses, estou amamentando desde então, porem nas ultimas semanas meus cabelos começaram a cair consideravelmente, o que posso fazer a respeito?

  10. Avatar de Grasiele

    gente me ajudem !!!

    Meu cabelo ta caindo da raiz….

    to comendo muita, beterraba, cenora, couve, feijao, alimentos que eu nao gostava de comer, legumes…..

    porque se a queda do cabelo fosse anemia, eu comendo esses alimentos passaria a anemia e a queda de cabelo, mas ate agora meu cabela ainda ta caindo e esta ficando ralo meu cabelo, oque eu faço gente me ajudem….

    tem algum shapoom, algum remedio?

  11. Avatar de Isabelli

    Olá,

    Sempre tive queda de cabelo, mas numa quantidade razoáve. A um mês mais ou menos, venho notando uma perca excessiva de fios, quando tomo banho, penteio, escovo, enfim os fios estão por todo lado da casa.

    Já fiz duas progressivas.
    A última faz 5 meses, sofri bastante pois o cabeleireiro queimou o meu couro cabeludo com o vapor da pranchinha quente, fiquei um bom tempo com
    cascos na cabeça.

    Hoje no entanto percebo que a oleosidade do meu cabelo que já era bastante, aumentou muito e que os fios estão mais fracos e quebradiços e com muitas pontas duplas.

    O que será que pode estar causando essa intensa queda de cabelo?

    Aguardoo ansiosa a resposta…
    Bjooooooooosss.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Pode ter sido em funao da quimica.
      Procure uma dermato p melhor avaliacao com exames. bjs

  12. Avatar de Claudia Fernanda

    Olá, sou esteticista e tenho um produto que tem resolvido e ajudado muitas pessoas com acne e oleosidade na pele. Interessados entrem em contato: claudiafernanda_atryos@hotmail.com. Produto manipulado

  13. Avatar de Grasiele

    Vanessa Sial vc pode me ajuda, na minha duvida acima da isabelli?

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Grasiele,

      Sugiro que voce procure pela linha RMC da Amend para tratar os danos causados pela quimica. A Amend agora tem loja virtual propria e fica mais facil, caso vc nao encontre em sua cidade. Sao duas linhas: azul e vermelha. A escollha depende do tipo de quimica que fez o dano no cabelo.

      Procure um médico para fazer uma investigacao. Sem exames hormonais, ferritina, doenças autoimune fica dicifil saber se a queda esta exclusivamente relacionada à quimica.

      Tb invista em bons cosmeticos para quera. Gosto muito da linha Avora antiqueda com aminoácidos. Tb intercado com Bioextratus, Acquaflora, Amend (todos da linha queda).
      Fiz um posts sobre o bioextratus e Avora no meu blog Bela Domus. Se tiver interesse, passa lá.

      Bjs

  14. Avatar de Auriane

    estou com o mesmo problema das meninas acima, fiz uma progressiva e não cuidei direito (hidratação), meu cabelo está meeega danificado, ressecado, quebradiço, aspero, com muuuita ponta dupla, ta um horror, mas queria saber se recuperando os fios com hidratações profundas seria possível a diminuição dessa queda, ou precisaria de um tratamento excluisivo para a queda?

    alguém pode me ajudar?

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Auriane,

      Voce pode iniciar a reparação dos fios e também procurar avaliação medica para investigar se a queda tem relacao direta com as quimicas.
      Quando o assunto é queda de cabelo não dá para tratar com eficiencia sem descobrir a(s) causas.
      Cabelos danificados por química pode gerar queda, mas também se tiver outros fatores associados (ex. causas hormonais, stress, medicação especifica, causa genetica, nutricional etc) a queda continua. O importante é procurar orientação o quanto antes.
      No post que respondi da Gasiele, deixei uma susgestao de produtos para reposição de massa capilar. Dá uma lida. bjs

  15. Avatar de Grasiele

    obrigada vanessa !!!

    vou procurar investigar com o meu medico nos exames e ao mesmo tempo vou usar esses cosmeticos

  16. Avatar de Grasiele

    ahh mais uma duvida, voce sabe se essa linha vende no rio de janeiro?

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Grasi,

      Eu creio que sim porque a fabrica da Amend fica no estado de São Paulo. Procura pela linha RMC Vermelha pq seus cabelos estão frágeis. Ela é carinha, composta por três produtos (xampu, mascara e finalização) mas pode lhe ajudar na recuperação da estrutura dos fios. Caso voce não encontre, agora a Amend tem loja virtual.
      loja.amend.com.br Beijocas

  17. Avatar de Auriane

    muito obrigada também vanessa, vou procurar meu médico e ver se acho a linha aqui na minha cidade.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Oi auriane,

      So para esclarecer, das linhas RMC há dois tipos de kits: o vermelho (que é para danos “mais leves” e o azul para quando o negócio tá complicadíssimo – alisamentos).
      Nas lojas de cosméticos sempre tem consultoras. Antes de comprar peça para uma das meninas avaliar seu cabelo para indicar qual sistema é mais adequado para seu caso.
      Entra na loja virtual que lá tem um video mostrando como se usa o kit. É muito facil.
      Só um detalhe: tem meninas que usam xampu antiresíduos antes de usar o xampu do kit. Liguei para o 0800 uma vez para perguntar e a atendente disse que não é para fazer isso! O xampu tem o pH ajustado na medida certa para receber a mascara. O tempo de pausa é rapidinho – 10 minutos e não precisa de touca plastica ou termica. Depois é só enxaguar e passar o balm finalizador (passo 3).
      Para melhorar a aplicação da mascara, deve-se fazer com pincel – como se estivesse pintando o cabelo. (mecha por mecha). Não dá certo pegar um bolo do creme na mão e passar no cabelo.
      Qualquer coisa, escreva. Bjsss

  18. Avatar de Shirleny

    o meu cabelo e fino e ta quebrando muito eu estou usando a linha da avon advance techniques (restauraçao intensa) e o meu cabelo e olioso,a minha mae nao deixa eu alisar o cabelo

  19. Avatar de Maria Laura

    Boa Noite!

    Estou com queda de cabelos há meses, percebo que está ficando mais ralinho e o fio mais frágil, fui a um dermatologista, ele só me receitou shampoo manipulado com menta, jaborandi, alecrim dentre outros, porém estou lavando há um mês e continua caindo bastante e não nasce mais…
    Fiz uma pesquisa e notei que a quantidade excessiva de vitamina ‘A’ também faz com que o cabelo caia, e percebi que como ovos todos os dias, assim como laranja, que apesar de ser vitamina C, também tem bastante A. Tomo suco de laranja e ovos todos os dias.

    Gostaria de saber o que fazer para ativar o crescimento, tendo em vista que a causa deve ser o excesso de vitamina ‘A’, preciso que pare de cair, mas principalmente faze-los crescer novamente.

    Grata.

  20. Avatar de Eliana

    Minha filha tem 14 anos está com o cabelo ralo e com um pouco de queda.

    A pediatra passou compr. de vitamina A já que os exames de laboratório estão normais.
    A ginecologista passou exames hormonais e tudo ok tbm.

    Gostaria de saber como fazer para que o cabelo dela volte a ser volumoso e mais forte.

    Obs: O dermatologista disse que: pelo fato do cabelo dela ter oleoso na raiz e seco no comprimento, passou um shampoo anti caspas pra controlar a oleosidade e diminuir assim a queda.
    Mais não me convenceu..Poderia me ajudar???

    1. Avatar de Valéria

      Olá Eliana,

      Assim como Maria Laura escreveu no depoimento acima do seu, eu também li que Vitamina A em excesso pode provocar a queda de cabelo.
      Neste mês de fevereiro eu comecei uma dieta para melhorar minha alimentação e nesta readaptação alimentar inseri bastante vitamina A, comendo laranja, cenoura, ovos e mel todos os dias, e os meus cabelos, que estavam com a queda “controlada” por causa dos xampús anti resíduos, Pantogar, complexo B, Zinco, que tomo para diminuir a queda.. voltaram a cair muito.
      estou apavorada!
      Como mudei minha alimentação desde janeiro e notei que a queda aumentou neste mês de fevereir, concluo que deve ser algo relacionado a vitamina A mesmo.
      Os xampús anti residuos ajudam quando a causa é “oleosidade na raíz”. Eu usei o Panto Hair Xampú Anti-queda da Cosmiatric e foi muito bom!
      Abraço,

  21. Avatar de Bia

    olha galera conheço uma pessoa que usa produto químico,fuma,bebe as vezes(dificilmente) depois de uns tempos ela teve uma grave queda de cabelo e sem se falar que ela trabalha muito e não come quase derivado nenhum de ‘leite’ o que pode ter acontecido com ela? por favor mim ajudem.Agradeço desde já obg
    bjss

  22. Avatar de Bia

    olha galera conheço uma pessoa que usa produto químico,fuma,bebe as vezes(dificilmente) depois de uns tempos ela teve uma grave queda de cabelo e sem se falar que ela trabalha muito e não come quase derivado nenhum de ‘leite’ o que pode ter acontecido com ela? por favor mim ajudem.Agradeço desde já obg
    bjss

  23. Avatar de Jaqueline Alves

    Oi gostaria e um esclarecimento. Estou apavorada,pois tenho probelemas na tireoide e acho que é hipo, fui ao medico mas a dotoura não falou muita coisa, so disse que deveria procurar um especialista cirurgiao de cabeça e pescoço, para analisar o fato , ate hj não fui por falta de tempo, mais ou menos 1 ano ….estou com um pequeno bocio e os meus exames deram normais ( hormonios) apenas o colesterol alterado. Mas estou muito preocupada com a grande queda de cabelo, quero saber se quando iniciar o tratamento da tireoide , eles vão parar de cair e voltar a nascer os que cairam, ou seja se não vou ficar com falha no couro cabeludo. Preciso de uma resposta por favor. Desde já muito obrigada. Beijão Deus abençoe. e se existe algum remedio que eu possa tomar desde já para cessar.

    1. Avatar de Camila

      ola olha se ja faz um ano que vc esta com essa queda … entao nao deve estar tao preocupada … provavelmente deve trabalhar muito … mas nao se esqueça que a saúde vem em primeiro lugar até pq sem ela vc nao vai poder mais trabalhar …. arrume um tempo va fazer um check up … bjos e bos sorte

  24. Avatar de Luciana

    Tenho quarenta anos e a mais ou menos três anos venho tendo uma queda de cabelo sem precedentes.
    Já procurei alguns profissionais e nada foi constatado de irregular. Atualmente venho colocando minoxidil na raiz do cabelo, lavando o cabelo
    com um shampoo para fortalecer os fios e uma vitamina Tudo prescrito por um profissional) e nada de resultado. As minhas taxas são todas boas, porém venho notando que ultimamente tenho apresentado no couro cabeludo um tipo de casca, a qual outro dia arranquei e ficou saindo uma água e a região ficou dolorida e vermelha.
    Confesso que estou desesperada sem saber o que fazer, pois a cada dia vejo os meus cabelos caindo e eu que tinha uma cabeleira bem vasta ficando quase sem cabelos.
    Por favor me ajudem.

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Luciana,

      Esse sintoma me parece ser alguma dermatite no seu couro cabeludo. Procure um outro dermatologista para que ele avalie. É possivel que seja necessário tratar dessa inflamação com corticoides. Bjs

  25. Avatar de Eliana

    Valéria querida…onde encontro esse shampoo: Panto Hair Xampú Anti-queda da Cosmiatric?

    Pq onde moro não encontro…Poderia comprar pela net???

    Se sim, poderia me indicar um site?? Beijos.

  26. Avatar de Vivianne

    oi gostaria de saber se aqua de coco evita a queda do cabelo, e tbm gostaria de saber se eu normal o cabelo cair toda vez ki vou pentear eu tenho 16 anos ou isso e uma fase da adolescencia?

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Vivianne,

      Não tenho dados sobre a relacao entre o uso tópico/ingestão de agua de coco trat. queda.
      O que sei são os enormes beneficios do consumo da agua de coco na saude. Aqui no Blog ja saiu artigos sobre o tema.
      è normal cair fios ao pentear. Se vc tem dúvidas com relacao ao volume dessa queda, procure avaliação com um dermatologista.
      Tb consulte o ginecologista para avaliar taxas hormonais, ovários etc.

  27. Avatar de Dialia

    olá….será que vcs poderiam me ajudar por favor!!! meu cabelo começou a cair há uns dois meses e tenho certeza que é por falta de nutrientes, já que há uns 4 meses atrás comecei a fazer dietas restritivas para emagrecer……(como a dieta do corpo cetônico e a dieta da Usp)…..e hj em dia minha alimentação é péssima, tem dias que nem como comida mesmo…estou tentando me conscientizar a ter uma alimentação saudável novamente……eu pesquisei e perg: sera que o PANTOGAR ajudaria no meu problema? olha está me assustando…..quando vou lavar os cabelos sempre tenho que juntar um monte do ralo e jogar na lixeira… 🙁
    eles caem inteiros, da raíz mesmo……mas indagora passei a mão aqui no centro da cabeça e um se quebrou..:Oooo então sei que eles estão fracos tb!!
    será que PANTOGAR me ajudaria nesta?? e me recomendariam outros produtos que eu pudesse comprar?? tipo vitaminas e tal? quero fazer um teste por dois meses e só então ir á um dermatologista…..me ajudem por favor!!!!!!!!!!
    ahhh e eu faço escova definitiva há uns 5 anos…..e meu último retoque foi há 8 meses, e se fosse da química acho que começaria a cair nas primieras semanas e não agora somente né!!!

    agradeço muito muito a ajuda!!!

    1. Avatar de Pri

      Dialia,

      Tudo bem?

      Olha flor o certo mesmo seria um dermatologista , p/ verificar essa queda de cabelo, da onde vem.

      Eu tomo Pantogar e já tomei Pill food , os dois são bem recomendados

      E tbém tomo tomo polivitaminico Vitergan zinco plus.

      bjokas

  28. Avatar de Dialia

    ahhhh….. e desde que comecei a fazer a definitiva meus retoques da raíz nunca são próximos um ao outro…são sempre de 8, 10, 11 meses…….sempre deixo meus cabelos darem uma respirada, mesmo que fiquem feios por um tempo…..e tb não pinto, nem nada!!! vou comprar o kit da Amend que vc sugeriu…..pena que tenho caspas e não posso largar o xampoo anticaspa por muito tempo……mas não estou em crise de caspa não….porisso tb sei que este não é o motivo…cont acreditando que seja falta de vitaminas e nutrientes….

  29. Avatar de Angela

    o pantogar poder ser dissolvido na agua?

    é pq eu nao consigo engolir comprimido

  30. Avatar de Wal

    olá, quanto dias leva para parar de cair os cabelo depois que inicia o tratamento? estou
    tomando nutri care é usando pilexil..

  31. Avatar de Carla Justo

    meu cabelo esta caindo muito.
    me dizeram que o gengibre e otimo pra isso.
    gostaria de me informar se e verdade?

  32. Avatar de Angela

    Carla!!

    O gengibre, no tratamento caseiro, é usado contra gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

    O óleo de gengibre são bons para tratar problemas de coluna e articulações, se usados durante a massagem do lugar afetado.

    A fitoterapia chinesa diz que o também pode ser utilizado contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos, dor abdominal, enjoôs, náuseas e também indicado para diminuir os efeitos nocivos da ingestão de comidas muito gordurosas.

    Algums formas de usar o gengibre:

    •Adicionar 1 centímetro de gengibre cru para cada 1/2 quilo de feijão e cozinhe normalmente;

    •Ferver um pouco de gengibre em 1/2 litro de água por 15 minutos e beber o chá sem adoçar;

    •Ralar o gengibre e salpicar nas saladas;

    •Juntar 2 colheres (sopa de gengibre ralado, 1/2 xícara de suco de laranja, 1/2 xícara de shoyu, 1 colher (sopa) de mostarda e 1 colher (sopa) de mel para temperar peixes.
    Fonte(s):
    Obs: Gengibre é bom para muitas coisas e deve ser consumido como preventivo. Para tratamento de problemas específicos, como é o seu caso, procure sempre orientação médica e pergunte se pode usar o gengibre para auxiliar o tratamento

  33. Avatar de Priscila

    Olá tenho 31 anos estou com forte queda de cabelo com a raiz isso já vem acontecendo há pelo menos 1 ano, após uma anemia que já foi tratada porém a queda não cessou o que posso fazer para acabar com a queda?

  34. Avatar de Jakeline Costa

    Meu Deus to ficando carreca !

    meu cabelo ta muito ralo ja fui ao dermatologista e meu exames deram todos normais que eu faço?

  35. Avatar de Leticia

    Olá… tenho 17 anos
    e ultimamente meu cabelo esta caindo mundo, a ponto de aparecer algumas falhas… fui em uma dermatologista e ela me disse q era pra mim fazer uma dessas escovas progressivas, pq de acordo com ela evitando de passar muito creme pode ajudar.. to com medo de fazer e piorar.. ela mandou manipular uma loção será q isso vai resolver o problema da queda? como posso fazer pra tentar retirar os residuos de creme q estão no meu cabelo? obrigado
    Me ajude por favor

    1. Avatar de Vanessa Sial

      Leticia,

      Eu se fosse vc, procuraria outra medica.
      Nao acho boa ideia fazer nenhuma quimica com cabelo enfraquecido.Que exames elas passou?
      Que tonico ela passou?
      Achei essa medica estranha.

  36. Avatar de Regiane

    ola gostaria de dizer q o meu cabelo esta caindo acho que e pq nao tomo meu anticocepcional direito tomo em dias intercalados pois acabo esquecendo

  37. Avatar de Grasiele

    olá vanessa!!

    Finalmente fui no dermatologista!

    Falei da queda do meu cabelo, e que eu estava sintindo muita insonia e me sinto um poko fraca…

    Ela me receitou para cabelo o shampoo KERIUM, e exames de sangue para saber se anemia, pq a anemia causa queda de cabelo

    me passou varios exames de sangue, de hormonio, metal, TH5 e outros

    agora so esperar o resultado…..

    quando a queda do cabelo melhorar volto aqui novamente para avisa-las

  38. Avatar de Poliana

    tive meu filho e ele ja tem 4 meses e meu cabelo ta caindo muito
    o que eu faço ?

  39. Avatar de Poliana

    quando é que vai parar de cair ?
    abraço!!

  40. Avatar de Grasiele

    poliana!!

    usa o shampoo kerium vende em qualuqer farmacia do brasil!!

    Ele custa cerca de 40 reais!!

    pois é, é meio caro
    mas vale a pena

    usa kerium antiqueda
    o meu cabelo tava caindo da raiz do couro cabeludo

    ja tem 1 semana q to usando e a queda diminuiu muitoooo

    e concerteza comforme o tempo vai parar de cair,
    se funcionou comigo q era um caso horrivel, eu estava com falha no cabelo e logo na frente!!

    com vc vai funcionar!!
    bjs espero te ajudado

  41. Avatar de Daiane

    ola!!!

    meu no me é Daiane estou com queda de cabelo no couro cabeludo.. já fiz definitiva e Progressiva e pintei o cabelo mas só agora começou a cair o cabelo mas está caindo da raiz o que eu faço

    me ajuda será que é por causa das químicas?

    aguardo a resposta

  42. Avatar de Grasiele

    daiana meu cabelo tambem tava assim caindo do couro cabeludo e coçando, eu tbm fiz progressiva, pintei… fui no dermatologista

    e ela me passou exames de sangue pra ver hormonio, e se era anemia, por conta q tava caindo da raiz…

    e me passou shampoo kerium antiqueda

    fui no cabelereiro e ele disse q nao era quimica, que era do organismo..

    vai no medico, dermatologista pra ver oq é

  43. Avatar de Raniele

    Ola !!
    Meu nome é Raniele ,tenho 17 anos..
    Nos ultimos meses estou tendo muita preocupação com o meu cabelo.. Pois esta caindo muito e com muita frenquecia.. quando lavo meu cabelo só me falta chorar pois é muito fio de cabelo que cai..eu sei que o normal é de 50 a 100 fio de cabelo..mas o meu ultrapassa esse limite.

    Bom queria uma dica ..como posso resolver isto ?

  44. Avatar de Carla

    Olá!!

    Meu cabelo tem caído muito e a dermatologista me passou Pantogar 3 vezes por dia e pantohair xampu (2 vezes por semana) e loção (diário) e pediu um exame de sangue, que deu que minha testoterona está muito baixa 0,10 pg/ml, isso pode ter relação com essa queda excessiva de cabelo? O que pode causar queda de testosterona sem ser menopausa já que tenho 30 anos?

    Obrigada

  45. Avatar de Daniel

    Oi meu nome e Daniel e tenho 24 anos e percebi que os fios do meu cabelo estao ficando cada vez mais fino e percebo que meu pai tem um pouco de calvice queria saber se voce poderia me recomendar uma boa dermatologista obrigado e parabens pelo blog

  46. Avatar de Juliane

    Olá. Bom Dia.

    Vanessa Sial, gostaria de pedir se você pode me adicionar no msn: juliane_juli14@hotmail.com
    Queria muito conversa com você, percebi que tens um grande conhecimento sobre esse assunto. E gostaria de tirar algumas dúvidas, ou até pedir uns conselhos. Nuca é demais, certo?

    Resumindo minha história. Tenho 20 anos agora. quando eu tinha 13 anos começou uma grande queda de cabelo. Descobri que tenho Alopécia Ariata (a tal da pelada) Começei a fazer tratamento (não me recordo quais remedios, pois já faz tempo e já fiz de tudo). Já passei no minimo por uns 7 dermatologistas diferentes. Já fiz tratamento de comprimido, shampoo, injeção de hormonio, injeção na cabeça, loções. De tudo que tipo diferente. Desse tempo pra cá, uma vez eu consegui fazer com que o cabelo nascesse de volta, mas passou um tempo e caiu tudo novamente. De lá para cá ele até nasce, mas só em mechas e de tamanho curto, dai começa a cair novamente. Faz mais de um ano que parei qualquer tipo de tratamento. Já estava começando me dar ucera, por tanto anos tomar remédios fortes. Eu já até havia desistido de algum tratamento ou fazer algo. Mas decidi procurar por algo novamente. Vocês sabem que sofremos de Bullyng por isso. E é algo que nos deixa cada vez mais para baixo, pelo fato de haver pessoas que não tem um pouco de respeito pelo problema dos outros, sem eles ao menos ter culpa disso.

    Aguardo resposta. Obrigado.
    E quem quizer me adicionar para fazer qualquer pergunta, tambem estou a disposição.

  47. Avatar de Thainá

    Olá, tenho 17 anos e tenho dúvidas, pois meus cabelos caem demais, tem fios por toda casa, o que deixa o pessoal aqui irritado. Não tenho certeza, mas parece que enquanto eu morava no sitio, lavando-os com água sem cloro, não caia tanto, mas ja caiam bastante, como agora estou lavando com água com cloro parece que caem mais. cuido ao máximo quando passo condicionador e enxáguo muito bem, passei a lavá-los em água fria, mas não adiantou, então não sei o que fazer. Dessa vez vou tentar consumir alimentos com mais vitaminas (não tenho uma ma alimentação). Mas se puder me dar dicas agradeço 🙂

  48. Avatar de Sueli Aparecida Dos Santos

    ola e que meu cabelo ta caindo muito ele ja ta ate fino de tanto cair,estou ate comedo de ficar careca ,como posso pra eles parar de cair…….

  49. Avatar de Claudia Pimentel

    Olá Gente,

    Gostei do site de vcs!!! preciso de uma ajuda com urgência até já marquei consulta com um dermato mais enquanto não chega o dia resolvi, garimpar informações na net.
    Então, o problema é que meu cabelo esta caindo aos bolos (demais), depois que resolvi aplicar um alisante (marca NAZCA) em casa o que já era de costume, sendo que sou uma pessoa que estou sempre aplicando massagens de hidratação, fortificante, naturais entre outros porém desta vez alguma coisa saiu errada e estou desesperada.

    OBS.: a 02 anos atrás fiz escova progressiva.

    Desde já agradeço a atenção da equipe.

  50. Avatar de Angela Cerqueira

    Fiz quimioterapia de prevensão em 2011 e meu cabelo apesar de não ter caido ficou muito ralo. Tomei INNEOV NUTRI CARE por 6 meses seguidos e meus cabelos ficaram mais bonitos e volumosos do que eram antes. Meu cabelereiro depois de ver o resultado recomenda para todas as suas clientes.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva