Para a mulher que gosta de se cuidar

A Importância da Queratina para os Cabelos

A Importância da Queratina para os Cabelos

A queratina é uma proteína que ajuda a formar as unhas e os cabelos. A queratina é tão importante para o crescimento e vitalidade de cabelos, que é comum tratamentos capilares a base de queratina serem realizado em salões de beleza, já que a aplicação nos cabelos fornece maior brilho e proteção.

Publicidade

Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína a mais predominante.

Quando usar a queratina?

O cabelo já possui normalmente a queratina, mas devido às agressões químicas — coloração, poluição, descoloração, cloro e raios solares — ele acaba perdendo essa proteína. Por isso é importante fazer a reposição nos fios. Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.

A Importância da Queratina para os Cabelos

Tratamentos com Queratina

Existem algumas técnicas de aplicação da queratina. As principais são:

  • Nanoqueratinização. É feita com uma escova ligada a um aparelho contendo queratina líquida. Essa escova é passada nas mechas, liberando a queratina em forma de vapor. A finalização é feita com a chapinha de cerâmica.
  • Cauterização (ou Plástica Capilar). É feita em etapas: limpeza dos fios, hidratação, carga de queratina, aquecimento com chapinha (para maior penetração do produto) e finalização com silicone. Para que o tratamento seja eficiente, é recomendado fazer 3 ou 4 sessões, com intervalos de 20 dias. Saiba mais detalhes sobre cauterização capilar.
  • Reconstrução Capilar. Pode ser feita em todos os tipos de cabelos, desde os virgens até os que passaram por processos químicos e estão opacos, ásperos, ressecados, embaraçam ou quebram com facilidade. O processo deposita nos fios proteínas, queratina, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural dos fios.

Maneiras de Usar a Queratina

A Importância da Queratina para os Cabelos

Existem inúmeros shampoos e condicionadores com queratina na fórmula, mas para um tratamento mais eficaz é preciso recorrer a produtos concentrados, com a queratina líquida.

Reconstrução leve: Use um shampoo antirresíduo e, em seguida, aplique a queratina no cabelo separado em mechas finas. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e prossiga com a aplicação do condicionador habitual.

Reconstrução média:Use um shampoo antirresíduo, retire o excesso de água e aplique a queratina mecha por mecha evitando a raiz. Deixe agir por 15 minutos, enxágue bem e aplique uma máscara de hidratação. Enxágue e finalize com um pouco de condicionador nas pontas. Enxágue novamente e deixe secar naturalmente.

Queratina na hidratação: Acrescente uma colher de sopa de queratina líquida no seu creme de hidratação e deixe agir conforme o fabricante da marca da sua máscara.

Queratina não substitui a hidratação

A Importância da Queratina para os Cabelos

O uso da queratina líquida é um tratamento complementar, por isso não vai substituir a hidratação capilar, já que ela repõe proteína (enquanto as máscaras hidratantes e nutritivas oferecem água e nutrientes). O ideal, em caso de agressões como alisamentos, descolorações e tinturas, é criar um cronograma de tratamentos, alternando hidratação, nutrição e restauração com queratina. Nesse caso, duas primeiras são mais frequentes, e o uso da proteína fica apenas 1 ou 2 vezes ao mês.

Cuidado com o excesso de queratina

Quando não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitos produtos a base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo ocasionar ressecamento e quebra dos fios. Por isso, saiba dosar a quantidade de produtos capilares com queratina.

Sugestões de Queratina Líquida

Depois que os cabelos são submetidos a tratamentos como a nanoqueratinização e cauterização, é importante dar manutenção às madeixas. Você pode comprar queratina líquida e usar juntamente com seu hidratante capilar. Para cabelos muito danificados, esta hidratação deve ser feita toda semana. Ou então coloque um pouco de queratina líquida nos fios algumas horas antes de lavar. Evite deixar a queratina muito tempo nos cabelos. Seguem algumas recomendações de produtos:

Queratina Hair Charis - Tratamento Reconstrutor
Advance Techniques Profissional Spray com Queratina
Queratina Líquida Niely Gold
Queratina Líquida Haskell Reconstrutora
Tarja Preta Queratina Vegetal Lola Cosmetics

Para saber mais informações sobre os produtos e os preços, é só clicar no link (descrição do produto ou imagem).

E você, já fez tratamento com reposição de queratina? Gostou do resultado?

211 comentários para “A Importância da Queratina para os Cabelos”

  1. Avatar de Maria Das Graças De Oliveira Garcia.

    Olá! Meu nome é Maria da Graça . Preciso da tua ajuda amiga! Meu cabelos eu pinto somente a raiz a cada 20 dias devido aos muitos fios brancos que tenho principalmente nas entradas da frente, uso a tintura 8.1 da marca Cor e Ton ( loiro cinza claro). Meus cabelos de uns tempos para cá. Estão muito quebradiços e fracos, está fino, ralinho e ficando ralinho bem no topo da cabeça e nas entradas tbém! Que devo fazer ? O que usar? Consultei e o médico me receitou um tratamento que iniciei dia 22 de julho / 2016. Estou tomando uma cápsula por dia de uma composta vitamina B6 1,3 MG/Biotina 30 MCG/ Cromo 35 MCG / Selenio 35 MCG/ Zinco 7 MG/ Gelatina 150 MG ( esse tratamento é por 3 meses) , e aplico 30 gotas de Minoxidil a 2% no couro cabeludo de 2 a 3 vez na semana ( depois que lavei e os cabelos e eles estiverem secados naturalmentes.

    1. Avatar de Flavitha

      Continue com o tratamento que o medico recomendo. E sugiro qui dê um tempo imediato sem utilizar quimica nele, e faça um cronograma capilar. O resultado vai ser excelente!
      Espero ter ajudado, bjs!!

    2. Avatar de Ana Sueli Martins Da Veiga

      Mª das Graças de Oliveira…,use oleo de ricino!…até aos pelos da sombrancelha e dos cilios crescem com ele.Pode usar sem medo;vende em qualquer farmácia.um abraço e felicidades.p.s. pode usar misturado com oleo de amendoas,pois o oleo de ricino é bem grosso,pra ajudar a deslizar melhor no cabelo;não tira o efeito do ricino.

    3. Avatar de Suely

      Use vinagre de maçã, eu uso sempre,veja os vídeos no YouTube, meus cabelos cresceu e os aminoácidos são repostos.

  2. Avatar de Tamires

    😆 : otimas dicas !!

  3. Avatar de Luziane

    Socorooo?? meu cabelo esta caindo muito..qndo eu prendo já dá pra ver o couro cabeludo o q eu faço?me ajudem

    1. Avatar de Ana Sueli Martins Da Veiga

      Luziane,vou te dar duas opções: Pilogênio,loção capilar que eu usei quando criança,e já existia desde 1920!…muito boa,cuida de qualquer doença no couro cabeludo:queda,caspa,coceira…e ainda acelera o crescimento.
      A segunda opção,além de amaciar,é o oleo de ricino,ele faz crescer até os pelos dos cilios e da sombrancelha!…os dois produtos vendem em farmacias ou drogarias,a média de preço do pilogenio=34,00,com 150ml;o oleo é mais barato=5,00 com 60ml.
      um abraço e felicidades.

  4. Avatar de Flavitha

    Pra quem tem oleosidade no couro cabeludo, tem lavar diariamente ou seja, evitar queda capilar. Pelo contrario causa queda. Espero ter ajudado, bjs!!

  5. Avatar de Lina

    Fiz no dia 26 de janeiro um reflexo, que ficou horrivel, fiquel com o cabelo cor de abóbora depois da primeira lavagem, deixei passar uma semana e fui a outro salão e pintei, com tinta koleston (7), so que ele esta super quebradiço, parecendo uma mola, e caiu muito, mechas e mechas, fui anuma loja onde so vende produtos de cabelo, e comprei queratina, shampoo, condicionador e uma mascara , capilar, comecei hj, quantos vezes por semana posso fazer? Sera que se eu fizer uma plastica dos fios vai melhorar? Ou espero mas um pouco, me ajuda estou muito triste meu cabelo era lindo, acabei com ele em, menos de um mês, me ajuda bjs

    1. Avatar de Edna

      Boa noite!
      Nao faça plástica dos fios!!!
      Cuidw dele, faca hidratação, reconstrução e nutrição… Ele vai melhorar!
      Meu cabelo tava horrível por causa de química e melhorou 80% depois q comecei a cuidar dele.

  6. Avatar de Elisangela

    BOA NOITE FUI A CABELEIRA MEU CABELO ESTAVA MUITO RESSECADO EMBARAÇAVA DEMAIS ESTAVA USANDO MAIS DE UM MÊS UM SHAMPOO E CONDICIONADOR COM QUERATINA,A CABELEIREIRA FALOU QUE POR ISSO MEU CABELO ESTAVA DAQUELE JEITO,ERA MUITO ECESSO DE A QUERATINA,ISSO REALMENTE PODE ACONTECER?

  7. Avatar de Mayara

    Olá.. meu cabelo é liso, não uso nenhum produto químicos.. Mas ele tem muita dificuldade de crescer. Já comecei a usar shampoo e condicionador “bons” adequados para ele e associei com vitaminas uso interno, o famoso pantogar, porém gostaria também de usar mais queratina e potencializar. Externo ou interno é melhor? Se externo, qual produto seria melhor? Vale ressaltar que lavo diariamente meu cabelo pois meu cabelo é oleoso. Desde meu obrigada 😀

  8. Avatar de Neuza

    Comecei usar queratina +hidratação nossa amei, cabelo macio brilhante , leve e solto …. Só queria saber qndo devo parar de usar?. Fiz só 1 vez. Desde já agradeço bjs.

  9. Avatar de Laura

    Faço escova progressiva, sera q posso usar recarga de queratina?e depois continuar fazendo escova progressiva?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva