Para a mulher que gosta de se cuidar

Ração Humana para Melhorar a Saúde

Ração Humana para Melhorar a Saúde

Há muitos anos, a “ração humana” estava na moda, lembram? Era uma novidade que virou febre, mas que com o tempo as pessoas deixaram de fazer. Agora, parece que muitas pessoas estão interessadas de novo, afinal de contas a ração humana é sim um alimento prático, que traz saciedade e é bastante nutritivo.

A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.

Ração Humana Emagrece?

Depende! Se você deixar de comer um pacote de bolacha recheada para tomar a ração, claro que sim. Sempre que formos pensar se um determinado alimento “emagrece”, deve-se pensar nas alternativas que deixarão de ser consumidas, assim como a quantidade de calorias gastas no dia.

De qualquer forma, usar a ração humana pode auxiliar no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. Além disso, deve-se incluir a prática de exercícios físicos. Idealmente, a prescrição da ração deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Na dúvida, consulte um especialista para te orientar.

O ideal é evitar comprar a ração humana pronta porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, as nutricionistas orientam a comprar cada um dos ingredientes separadamente e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.

Receita da Ração Humana

Ração Humana para Melhorar a Saúde

Semente de Linhaça (30g)

A linhaça é rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Seus benefícios podem ser obtidos tanto na linhaça dourada quanto na marrom, sendo importante triturar as sementes antes do consumo, pois ela inteira não é bem digerida pelo intestino. A linhaça ajuda a controlar o açúcar no sangue, pois o seu conteúdo em fibra impede que o açúcar seja absorvido muito rapidamente. Também diminui os sintomas da TPM e da menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos.

Amêndoa (30g)

Rica em proteínas, que correspondem a aproximadamente 20% de sua composição, a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Estudos da Experimental Biology, uma organização médica dos Estados Unidos, comprovam que essa combinação de nutrientes contidos na amêndoa pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Aveia em Flocos Finos (30g)

A aveia contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos ( por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza).

Gergelim (30g)

O gergelim é um alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se em um ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre e pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.

Colágeno em Pó Liofilizado (30g)

O colágeno em pó é usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Cacau (10g)

O cacau é um alimento riquíssimo em flavonoides, um reconhecido antioxidante natural. Esse antioxidante possui a propriedade vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea e estabilizando a pressão arterial. Ele auxilia na redução dos níveis de estresse, ajuda a relaxar e a melhorar a sensação de bem-estar. Ele é um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos e também está ligado ao transporte de oxigênio no sangue.

Ora Pro-Nobis em Pó (10g)

O ora-pro-nóbis possui bastante proteínas. Vale destacar que as proteínas são fundamentais para a saúde dos músculos, ajudam na composição da pele, dos cabelos e são importantes para a imunidade. A ora-pro-nóbis também se destaca por ser fonte de fibras – nutrientes que garantem saciedade e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Gengibre em Pó (10g)

o gengibre é muito usado nas dietas devido às suas propriedades termogênicas que auxiliam na aceleração do metabolismo, resultando na perda de gordura. Um estudo recente apontou que o gengibre se mostrou eficaz trazendo efeitos positivos contra o excesso de peso. Sendo assim, ele é um aliado para qualquer dieta, já que também contribui para melhorar o desempenho durante os treinos, pois melhora a circulação do sangue no corpo e estimula o sistema digestivo.

Cúrcuma em Pó (10g)

A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão. Ela possui efeitos anti-inflamatórios potentes e é um antioxidante muito eficiente. Seus benefícios medicinais são inúmeros, destacando-se por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Auxilia no tratamento de artrite, além de conter compostos que diminuem a glicose e melhoram a ação da insulina.

Maca Peruana (10g)

A maca peruana é fonte de vitaminas e minerais importantes, além de carboidratos e proteínas. Diminui a absorção de glicose no organismo devido a grande quantidade de fibras em sua composição. Além disso, o seu consumo regular inibe a ação de uma enzima que age no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2. A maca peruana ajuda a equilibrar os níveis hormonais e também interfere no metabolismo ósseo, inibindo a desmineralização — perda de elementos minerais importantes como flúor e cálcio —, diminuindo a fadiga e deixando o corpo mais hidratado.

Guarana em Pó (10g)

Por conter boas quantidades de cafeína, o pó de guaraná é aliado de atletas e praticantes de exercícios físicos. Assim, ele pode ser um recurso termogênico, promovendo o desempenho nos exercícios pelo estímulo ao sistema nervoso central e melhora na percepção de capacidade física. Também ajuda a aliviar dores de cabeça, melhora a concentração e o raciocínio. Também ajuda a controlar os níveis de colesterol e é bom para quem tem diabetes.

Açai em Pó (10g)

Além da praticidade e alto valor nutricional, o açaí em pó é um excelente antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres e o envelhecimento precoce. Fonte de vitamina E, B1, B2, B3 e Vitamina C, rico em fibras, cálcio, magnésio, potássio e ácidos graxos. Rico em ácido oleico e antocianinas.

Canela em Pó (10g)

A canela é rica em compostos fenólicos que possuem ação antioxidante e minerais como o cromo, que auxilia no controle da glicemia. Possui antioxidantes que protegem o organismo contra os danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres. Ela também melhora transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia.

Como preparar a ração humana?

Ração Humana para Melhorar a Saúde

Como a receita da ração humana tem muita fibra, isso faz o intestino funcionar muito bem, mas é preciso tomar muito líquido. Tomando pouco líquido o efeito pode ser contrário.

A ração humana pode ser usada para substituir pequenas refeições.

Modo de Preparo da Ração Humana

  • Separe um vidro limpo e seco.
  • Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó (linhaça, amêndoa, aveia e gergelim) e depois misture-os.
  • Em seguida misture com todos os ingredientes em pó.
  • Conserve a ração humana em geladeira, por no máximo 10 dias.

Consumo da Ração Humana

  • 1 a 2 colheres de sopa por dia com água, leites vegetais ou um suco de sua preferência.

7 comentários para “Ração Humana para Melhorar a Saúde”

  1. Avatar de Guadalupe Gadelha

    Excelente! vou voltar a consumir.

  2. Avatar de Antonieta

    Sim, já usei a ração humana há anos, gostei da ideia de fazer de novo. É bom para lanchinhos.

  3. Avatar de Telma

    Muito bom, achei super nutritiva e saudável, tenho que ir atrás de alguns ingredientes.

  4. Avatar de Emilia Maria Da Silva

    Gosto muito de grãos e receitas ,obrigado

  5. Avatar de Carlinha

    Muito bom, já fiz ração humana.

  6. Avatar de Roseli De Fátima Melli

    Usei anos atrás. Realmente caiu no esquecimento. Vou consumir de novo. Pra mim, fez muito efeito.

  7. Avatar de Maria Amélia

    Adorei essa idéia já comprei os ingredientes indicados vou começar a tomar…

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva