Para a mulher que gosta de se cuidar

Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar

Radiação UVA e UVB

Ao atingir nossa pele, os raios UV (ultravioleta) penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares.

Provocam também reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

Tipos de Radiação Solar

Radiação UVA

A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande causadora do fotoenvelhecimento.

Radiação UVB

Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre as 10 da manhã e 3 da tarde. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal fonte de alterações celulares que causam predisposição ao câncer da pele.

Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.

O Uso do Protetor Solar

Radiação UVA e UVB

Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. O primeiro deles é evitar se expor ao sol entre as 10 da manhã e 3 da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos nos proteger com chapéus, óculos de sol e aplicar o protetor solar.

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar. Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVA como contra os raios UVB, além de escolher um FPS adequado ao nosso tipo de pele.

Fator de Proteção Solar

O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção contra os raios UVB. O número do FPS indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar. Por exemplo, uma pessoa que costuma ficar vermelha depois de dez minutos de exposição, com um protetor de FPS 8 começará a se queimar após 80 minutos, com FPS 15 após 150 minutos, e assim por diante.

Fotoenvelhecimento

Radiação UVA e UVB

Ao longo dos anos, a pele, assim como todos os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. Tais alterações levam à perda de elasticidade e luminosidade, surgem rugas e flacidez. Mas não é só o envelhecimento cronológico que faz com que a aparência da pele mude ao longo dos anos. Fatores externos como o estresse, o fumo e, principalmente a radiação solar, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto da pele seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.

A pele fotoenvelhecida apresenta perda da elasticidade, rugas, manchas escuras ou claras e alterações da superfície, podendo tornar-se áspera e descamativa. Já a pele envelhecida em decorrência da deterioração natural do organismo tem uma aparência mais fina, flácida, com pouca elasticidade e apresenta rugas finas, porém sem manchas ou alterações em sua superfície.

Prevenção e Tratamento do Fotoenvelhecimento

A melhor forma de prevenção do fotoenvelhecimento, de novo, é o uso de protetor solar. Quanto antes a pessoa começa a se cuidar, melhor. E quem já atingiu a casa dos 30 deve começar logo, pois é a partir dos 30 anos de idade que o desempenho biológico começa a declinar. Felizmente, hoje sabemos que podemos adiar os efeitos do tempo, protegendo a pele de seu mais implacável inimigo: o sol.

Os tratamentos estéticos vêm se modernizando a cada dia. Varias técnicas estão sendo utilizadas, entre elas destacam-se os peelings. As inovações na área da estética envolvem ainda aparelhagens sofisticadas e variadas técnicas de massagem. Isso sem falar nos lançamentos constantes de linhas de cosméticos químicos e naturais.

E lembre-se: para fazer um tratamento estético de pele, consulte sempre um dermatologista.

160 comentários para “Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar”

  1. Avatar de Teresa Simon Encinez

    Excelente resenha que nos concientiza do valor de nos protegermos
    da radiação solar.

    Ana paula,
    Estou usando o creme Rugol com fps 30, que vc mencionou,
    é bom, protege realmente, mas eu o uso quando estou em casa,
    quando saio, uso Spectraban base fps 35.
    bjus

    1. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

      Oi Teresa! Fico feliz em saber que o Rugol FPS 30 deu certo pra vc. Eu gosto bastante… tem um custo-benefício excelente, tem boa proteção e não deixa o rosto brilhando. Minha mãezinha só usa ele, e se dá mto bem! E olha que ela faz tratamento com ácido retinóico. A pele dela é de normal a seca, mas ela não suporta nada que deixe o rosto oleoso. É a prova de que, para as pessoas se cuidarem não precisam gastar rios de dinheiro, pois o ácido q ela usa é manipulado e tb custa baratinho… Uma vez ela falou o valor, mas eu esqueci… Mas tenho certeza que não passa de uns R$ 40,00 ou R$ 50,00…

      Beijos querida, fica com Deus ♥♥♥♥♥♥♥♥

  2. Avatar de Carina

    Gente tome cuidado antes de comprar seus protetores solares, pois a proteste testou dez protetores solares mais populares e apenas dois foram aprovados, veja:

    Apenas dois entre dez protetores solares FPS 30 em loção avaliados pela Pro Teste Associação de Consumidores comprovaram eficiência na proteção solar. E apenas três não apresentaram na composição o benzophenone-3, um ingrediente que já é proibido em outros países, por ser potencialmente cancerígeno.

    Quatro dos protetores têm baixa proteção UVA (cujos raios atingem as camadas mais profundas da pele, causando envelhecimento precoce), mas a legislação brasileira não exige um mínimo. E cinco deles não são resistentes à luz e ao calor, perdendo a eficiência.

    Apenas dois entre dez protetores solares FPS 30 em loção avaliados pela Pro Teste comprovaram eficiência na proteção solar
    FILTRO SÓ GARANTE PROTEÇÃO SE APLICADO NA QUANTIDADE CERTA
    UOL CIÊNCIA E SAÚDE
    É o que mostra a análise publicada na revista Pro Teste de dezembro. O teste envolveu análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar, e teste em uso.

    A associação reivindica que seja proibido o uso da substância benzophenone-3 na composição dos produtos, ingrediente proibido em outros países, por apresentar esterogenicidade, entrar na circulação sanguínea e ser potencialmente cancerígeno.

    Também está pedindo à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passe a exigir o fator UVA de no mínimo um terço do FPS do produto, assim como ocorre na Europa, e que esta informação conste no rótulo. Assim como sejam obrigatórios testes de fotoestabilidade para verificar se eles são estáveis nas condições reais de uso, durante a exposição solar.

    O FPS é responsável por bloquear os raios UVB, que são mais fortes entre 10 horas e 16 horas, período não recomendado para exposição prolongada ao sol. São os principais responsáveis por câncer de pele, queimaduras e vermelhidão.

    Resultados
    Os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar.

    No teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas.

    Alguns produtos, como o da Nívea, perderam 50% do seu FPS. Todos os protetores analisados são de fator 30. Após uma hora de uso, eles caíam para FPS 15. O segundo pior foi o La Roche Posay, que manteve só 62% de sua proteção indicada no rótulo. Isso não quer dizer que os produtos não oferecem proteção aos raios UVB, e sim que têm pouca resistência à luz e ao calor, segundo a associação. Além de instável à exposição solar, o Coppertone declarou um fator de proteção (30), maior do que o medido (25).

    Todos as embalagens mencionavam resistência à água, mas após imersão de meia hora, a proteção do produto da Natura caiu para 30% do FPS inicial, por exemplo. O Sundown caiu para 55%.

    A presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA – que têm incidência constante durante o dia todo – é indicada nos rótulos dos 10 produtos. Mas só três embalagens mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L”Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio. Não há regulamentação no Brasil que obrigue a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Os produtos que não apresentaram na composição o benzophenone-3, ingrediente que segundo a associação já é proibido em outros países, foram o L’Oréal Solar Expertise, o Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

    Defesa
    As oito marcas de protetor solar avaliadas pela Pro Teste discordaram do resultado da pesquisa e informaram que seus produtos foram submetidos a testes científicos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e liberados para o comércio. Todas as empresas afirmaram que não tinham conhecimento do estudo. A L”Oréal Brasil, que representa a La Roche-Posay disse que desconhece qual “a instituição que realizou os testes” e os critérios utilizados.

    A Nivea Brasil, fabricante do Nivea Sun Loção Solar Protetora informou que, como não teve acesso ao estudo, “não pode avaliar, em profundidade, detalhes sobre a metodologia e resultado do mesmo”. Destacou ainda que todos os produtos da empresa são desenvolvidos sob protocolos globais de qualidade e que a loção solar protetora FPS 30 atende às exigências dos órgãos regulamentadores.

    A assessoria de imprensa da Johnson & Johnson, que representa a marca Sundown, divulgou que só tomou conhecimento da análise da Pro Teste na tarde de ontem. A empresa ainda afirma que “estranha os métodos utilizados” e que usa, na formulação do protetor, uma combinação de filtros que garante a proteção UVA/UVB.

    A Natura, que teve seu produto avaliado como ruim na proteção aos raios UVA, afirmou que a análise da Pro Teste difere da adotada pela Natura. E que tecnicamente não é possível compará-los, “pois fazem uso de metodologias e controles diferentes”. O Estado não localizou o representante da Sun Pharmaceuticals, fabricante da marca Banana Boat. Valdir Oliveira, gerente de vendas da Arcom S/A, importadora oficial do Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, afirmou que neste ano a empresa não comprou a linha analisada.

    A Mantecorp, fabricante do Episol Loção Oil Free e do Coppertone, disse que seus produtos seguem padrões de qualidade nacionais e internacionais. a Avon, do produto Avon Sun, divulgou que a Anvisa não obriga “mencionar na rotulagem a indicação do fator de proteção UVA”.

    Espero que esse assunto seja util para todas vocês.. Um abraço!!..Eu agora só uso Loreal e Cenoura e Bronze.. bjs

    1. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

      Nossa meninas, eu já tinha lido essa matéria sobre os filtros solares e fiquei “chokita” !!! Imagina, marca como Sundown, Banana Boat, e até a La Roche Posay 😮 , serem reprovadas nesse teste… Bem, atualmente eu uso o hidratante Rejuvenate da Avon que tem FPS 25, mas ao me lembrar dessa reportagem realmente surge a dúvida né??? Hum…

  3. Avatar de Larissa

    Também adorei o tema, eu não sabia a diferença entre UVA e UVB.
    Eu estou usando, depois de poucos meses para cá, filtro solar todos os dias, eu não usava e por isso minha pele está meio detonada. Agora sim sei da importância disso, obrigada beleza e saude

  4. Avatar de Helena

    protetor solar é a melho coisa para manter a pele jovem e bonita.
    Eu nem uso cremes, tenho 39 anos e minha pele está super bonita, protetor solar sempre!

  5. Avatar de Lea

    sim, minha dermatologista havia me alertado para comprar protetores que tenham na embalagem, proteção UVA e UVB. Hj em dia a grande maioria já possui.
    Celi, amei 🙂

  6. Avatar de Sabrina

    Olá, adorei a resenha, estava precisando ler alguma coisa sobre proteção solar, pois preciso sair do trabalho muitas vezes e me exponho ao sol. Antes eu usava soemnte sombrinha e oculos de sol, mas mesmo assim sentia que a minha pele ficava queimada (Pois geralmente saio à rua por volta das 13:00 – 16:00 h). Mas após ler o artigo vou pensar bem antes de sair no sol… rsrr
    Beijos obrigada!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Sim, sabrina.. sombrinahs são acessórios para contornar a situação.. mas o sol atravessa os tecidos e tbm refletido pelas paredes claras, vidros de carros, pisos.. por isso é recomendado msm embaixo de barracas de praia, usar protetor solar.. o msm para o uso diário E vc ainda pega o sol mais intenso..!! Cuide-se!!

      Bjs

  7. Avatar de Claudette

    Bom dia, estou usando Minesol antioxidant fps70 a 20 dias indicado pela dermatologista espero atingir meu ideal,pois sou mulata mas tenho a pele muito sensivel e com manchas este produto é a primeira vez que eu uso e tb uso vit pra pele e aido pra passar a noite.Espero ser feliz desta vez com este produto.bjss.

  8. Avatar de Salete

    Adorei saber mais sobre o assunto.

    Tenho muito cuidado com minha pele, mas vou procurar me proteger ainda mais.

    Beijos

  9. Avatar de Carolina

    Passar protetor solar pra mim é como se vestir, acordo e faz parte do meu ritual, não fico sem ele nem em dias nublados.
    Beijo
    Carol

    @carolgrtn
    http://coisinhascarolina.blogspot.com

  10. Avatar de Mônica

    olá gostei muito da resenha tenho a pele muito sensível e não sabia a diferença entre o UVA e UVB. Atualmente uso o filtro 50 da avon para o rosto o resultado tem sido ótimo pelo menos em mim. no corpo uso 30 da red apple.
    bjos. Ce.

  11. Avatar de Ana Paula

    Graças a Deus sempre me protegi.Uso protetor solar faça chuva ou faça sol.

  12. Avatar de Pri

    OI, Celisa

    Sempre uso protetor solar, seja em dias de sol ou dias nublados, já troquei o meu Epsol por Minesol OC……por eqto está sendo eficaz , mais eu gostaria de experimentar Ada Tina, vai ser o proximo, aqui anda fazendo um calor danado, não a pele que resista sem ficar oleosa .

    Adorei a resenha , como sempre vc tá de Parabéns!

    bjos iluminados

  13. Avatar de Karina

    gente, voces sabem dizer se quem usa apenas sombrinha está protegido?ou temos que usar tudo junto?

  14. Avatar de Edilaine Silva

    Gente estou literalmente passada com a informação das repovações…Realmente fi8ca dificil confiar…Atualmente estou com dificuldade em relação qual protetor solar usar…pois recomendaram o La Roche fps 60 e Roc mas não ficou bom em minha pele por ser muito oleosa, dai troquei pelo Sundow para rosto pfs 30 e achei um pouco melhor, voltei no dermatologista e ela me recomendou pela 4ª tentativa o Mormalize da Ada Tina, alguem sabe se este realmente funciona? não gostaria mais de gastar dinheiros com estes produtos que não garantem eficacia e não ficam bem em pele oleosa. Helpe meninas. Bjss

    1. Avatar de Arlinda

      Edilaine,
      o da Ada Tina Matte realmente é excelente. Passei a conhece-lo através da Celi. Comprei e não quero outro. Minha pele também é oleosa e esse filtro foi o melhor de todos que já usei. Só custa um pouco caro, mas vale a pena. Bjs cor de rosa.

  15. Avatar de Nando Goober

    Ótima resenha!!!

    Filtro solar é meu “santo protetor”. Indispensável… acordo aplico e depois tomo meu café da manhã…rs… mas deve-se reaplicar 2 ou 3 vezes para ter o resultado esperado… e uma boa quantidade, independente de praia… para ter o FPS da embalagem… filtro não é hidratante, ele deve criar uma barreira sobre a pele..

    Olha sempre a bula ou embalagem para identificar o grau de proteção UVA, pq o mercado exalta mt o FPS (ou SPF sigla americana) que refere-se apenas aos raios UVB.. se um filtro tem FPS 60 e um grau de proteção UVA baixo não é mt válido.. eel vai so proteger mais das queimaduras..

    No geral vem como PPD, UVA +++, UVA PA +++ uma boa proteção UVA deve ser acima de 10 PPD ou PA +++

    Não sou representante do Ada Tina.. rs.. mas eles usam todas essas siglas na embalagem, oq garante mais confiança.. principalmente pela grau de medição da Colipa, que regulamenta esses fatores.

    Prefira filtros fotoestáveis.. pq nao se degradam após exposição solar.. os mais encontrados no mercado são Tirnosorb M, Tirnosob S, Mexoryl XL, Mexoryl SX, Helioplex e Mexoplex (combinação de Mexoryl e Tinosorb). E filtros físicos como dioxido de titânio e óxido de zinco tbm: pq eles refletem a luz do sol e não saem da pele facilmente.. são mt eficientes em filtros com tonalizantes ou pós.. hoje esses pigmentos são mega micronizados e não deixam mais a cara “pálida” como antes…rs

    Também é recomendável observar se o filtro tem “proteção” para as células, como vitaminas antioxidantes, que vão dar um UP na proteção. São os filtros 3D: proteção UVA, UVB e Biológica.

    Abs

    1. Avatar de Nando Goober

      Ops, digitei errado: e TINOSORB..

    2. Avatar de Danielle

      parbens

  16. Avatar de Edilaine Silva

    Arlinda e Celina…

    Muito Obrigada pela dica!! vou comprar agora mesmo na internet, pq estou vendo em alguns sites e consta como indisponivel…portanto onde tiver ja irei garantir o meu!! bjs e Obrigada.

  17. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

    Meninas, já que o assunto é filtro solar, olha só o que um jornal americano publicou a respeito da declaração de Gisele Bündchen, sobre não usar filtro solar, a nota saiu no site da revista contigo:

    “13/02/2011 – 17:06

    Jornal norte-americano diz para Gisele Bündchen “calar a boca”
    Segundo publicação, a modelo sempre fala coisas que não deveria quando resolve abrir a boca

    Por Redação Online

    O jornal norte-americano NY Post publicou uma nota em seu site dizendo a Gisele Bündchen para “calar a boca”. Segundo a publicação, a modelo sempre fala coisas que não deveria nos momentos em que ela resolve se expressar. O exemplo mais recente é a declaração da top em relação ao uso do protetor solar, e por isso o jornal resolveu compilar algumas frases da übermodel, como nos exemplos abaixo citados pelo veículo:

    Sobre amamentação: “Deveria haver uma lei mundial obrigando as mães a amamentarem seus filhos por seis meses”

    Sexo antes do casamento: “Ninguém mais é virgem quando casa… me mostrem alguém que é virgem”

    Sobre o enteado dela: “Não é porque outra pessoa deu ele à luz que ele não é meu filho”

    Sobre protetor solar: “Não coloco esse veneno na minha pele””

    Ai, ui, au…

    Segue o link da notícia:

    http://contigo.abril.com.br/noticias/jornal-norte-americano-diz-para-gisele-bundchen-calar-boca

    1. Avatar de Nando Goober

      essa “menina” nem escolaridade tem.. não pode ficar dizendo “achismo” para vender uma macar de cosmético “natural”… pergunta p ela se ele largou os perfumes importados, os shampoos, cremes para cabelo… se ele agora faz a Hippie e não usa mais nenhum produto de beleza..

      Essa foi um das mts respostas que ela recebeu pela burrada.. mas parece que já se redimiu na semana passando, dizendo que apenas o produto que ele divulga não tem protetor solar.

      Mas não é novidade alguma ele usar ou não filtro solar, pq a pele dela é bem curtida de sol msm, assim ela se fez no mercado: vendendo essa beleza bronzeada no meio de tantas modelos branquelas.

      1. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

        Nando,

        Por mto tempo eu comprei revistas de moda e beleza. Só fui dar uma parada depois que descobri o blog aqui (viu Celisa, vc fez eu economizar meu dindim com resvistas hehehe 😉 ), então tenho mtas entrevistas com ela… É cada uma q ela fala… Olha só, no exemplar da revista Corpo a Corpo de novembro de 2006:

        ♦ “Adoro faxinar… A limpeza é como uma terapia pra mim.”… Eu leio isso e penso que ela chega em casa, pega o pano de chão, o balde e vai limpar o palácio que ela mora rsrs… tá bom…

        ♦ O que ela diz a respeito do próprio cabelo: “Corto as pontinhas e retoco as luzes UMA VEZ POR ANO porque não gosto daquela cara de quem acabou de sair do salão. Por isso que SÓ VOU NO CABELEREIRO NO MÊS DE JANEIRO. Assim fico loiríssima o verão inteiro (isso cai super bem com o dourado da minha pele nessa época”…

        Na mesma reportagem ela afirma que usava os produtos Nívea antes mesmo de ser garota-propaganda da marca, e entre os produtos que ela usa estão: filtro solar para o corpo FPS 30, outro p/ o rosto tb com FPS 30 e um protetor labial… Fora hidratantes p/ o corpo e demaquilante… É lógicooooo que tudo isso foi para fazer propaganda da marca né?

        Na minha humilde opinião ela está cuspindo no prato que comeu… É facil sair falando essas coisas depois de ter embolsado milhões, fazendo justamente propaganda de filtro solar… A declaração dela foi mto infeliz…

        Beijos querido ♥♥♥♥♥♥♥♥

        1. Avatar de Nando Goober

          Fez muito bem… publicações de moda e beleza trabalham mt vezes em cima de textos de assessoria de grandes empresas… nem sempre as indicações passaram por um teste de consumidor como aqui!! A melhor forma forma de testar a “qualidade” hoje de produtos, é vc pesquisar nos blogs mesmo!!! É a revolução da noticia e da democracia.. aqui, oq é bom falamos mt bem, se é ruim, metemos pau!!! Quebrei mt a cara quando ia por indicações de revistas… !!! rs

          Ela é modelo, vende a imagem dela, ela e os eu próprio produto..!! tenta passar estilo, personalidade, status … duvido mt dessas cosias que ela diz, pq ela vvie em função disso.. mas tem toda uma produção pra trás.. e como artista tbm, ela tem que estar a disposição do mercado. Vc ´camaleão, muda seu visual conforme a publicidade, o trabalho.. até parece pinta cabelo so em janeiro..e fica desbotada o resto do ano?? HA HA HA..

          Sim, ele vendia filtros solares p Nivea com a imagem dela.. agora troca de campanha e faz o contrário?? Cadê a personalidade dela então?? Amanhã ela vira garota propaganda da L’oréal e exalta o uso da linha solar novamente!! personaldiade = zero; marionete = 10!

    2. Avatar de Adriana Prado

      O pior de tudo é que Gisele tem seguidores e que deram apoio a esta sandice.

      1. Avatar de Nando Goober

        Seguidores desse tipo são acéfalos!

  18. Avatar de Marli

    Olha, depois das 10 hs sempre uso protetor e tambem uma sombrinha escura para ajudar na proteção. Acredito que os produtos não são 100% e nos horarios de sol mais forte é preciso se proteger mais até porque o couro cabeludo queima tambem é horrivel.

    1. Avatar de Nando Goober

      Os dermatos recomendam quem tem a pele mt clara, até evitar exposições prolongadas nesses horários.. até sm as proteções físicas como sombrinhas e roupas acabam deixando passar radiação.. o asfalto, areia de praia, mar, gelo.. paredes claras.. tudo isso reflete á luz do sol, msm quem tá numa sombrinha coberta..

  19. Avatar de Edilaine Silva

    Celisa,

    Acabei de comprar o Ada Tina matte fps 50 mesmo vcs falando que aparentemente o teor quimico é maior…rsrsrs Comprei no site Pharmaweb, estou ansiosissima…depois conto a voces o que achei e quais foram os resultados… Quanto ao comentario da Gisele, ela é sempre muito infliz com eles, ela quer entrar na modinha dos “ecochatos” algumas coisas fazem sentidos, mas falar mal do protetor solar, realmente pegou mal. Bjs e Obrigada a todos

  20. Avatar de Rafaela

    Muito Bom. Adorei.
    Não sabia que o fator do FPS tinha haver com o tempo de exposição, pensei que quanto maior, mais protegia…
    rs
    Obrigada, me ajudou muito.
    beijos

  21. Avatar de Ingrid Limbat

    Concerteza, eu trabalho com uma dermatologista e eu já sei tudinho sobre isso, e eu não abro mão de um bom filtro solar ;D

    1. Avatar de Nando Goober

      Poxa..rs… vc poderia me informar quais as publicações que a sua dermato recebe?? pq há revistas institucionais voltadas para esta área medica..
      Bjs

  22. Avatar de Cleidimar

    Li em um site que devemos usar protetor solar até mesmo quando o tempo está nublado. Será que é verdade?

    1. Avatar de Nando Goober

      Pq os raios UVA estão presentes o dia todo! se tem luz solar, tem radiação UVA… mas vc pode medir a intensidade aquele esses raios alcançam a terra.. há sites de tempo que informam sobre o grau de radiação e qual tipo de proteção é mais eficiente!

  23. Avatar de Dina

    COMUNICADO L’ORÉAL BRASIL
    Rio de janeiro, 04/12/2009 – Em relação ao resultado dos testes promovidos pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), alusivo a protetores solares, a L’ORÉAL esclarece:

    Para a L’Oréal, a saúde e o bem-estar dos consumidores são uma prioridade. Os esforços contínuos dos laboratórios da L’Oréal nas questões de fotoproteção se concentram na pesquisa de filtros que absorvam os raios UVA e UVB e sobre o desenvolvimento de fórmulas cuja capacidade de proteção permaneça estável sob a exposição solar (fotoestável). Esta pesquisa levou ao desenvolvimento de dois filtros:

    o Mexoryl-SX®: um filtro UVA fotoestável, patenteado em 1982;
    o Mexoryl-XL®: um filtro fotoestável que garante uma proteção equilibrada contra a radiação UVA e UVB, patenteado em 1988.

    Antes de qualquer outra empresa do mercado nacional e internacional, L’Oréal já havia desenvolvido estes filtros de amplo espectro UVA e UVB, fotoestáveis, que permitiram à L’Oréal criar sistemas filtrantes muito eficientes.

    Na L’Oréal, a avaliação dos índices de proteção solar é submetida a testes rigorosos, validados e internacionalmente reconhecidos. O método SPF (UVB) internacional 2006 permite medir o nível de proteção contra as queimaduras solares. O método PPD « persistant pigment darkening » (UVA) permite medir o nível de proteção contra a radiação UVA. Esses dois métodos IN Vivo são reconhecidos internacionalmente e considerados como referência, em particular na Europa. Ambos os métodos levam em conta a fotoestabilidade das fórmulas, reproduzindo as condições de exposição aos raios solares.

    Até o presente momento, não há ainda um método In Vitro que seja reconhecido internacionalmente, principalmente para a avaliação da fotoestabilidade e do SPF.

    Os protetores solares desenvolvidos pela L’Oréal e comercializados no Brasil respeitam os seguintes princípios:
    • Proteção UVB/UVA equilibrada com um índice de proteção UVA mínimo de um terço de sua proteção UVB, conforme exigido pelas Autoridades e pela Comissão Europeia.
    • Etiquetagem simples da proteção UVA para facilitar a compreensão dos consumidores.
    • Fórmulas fotoestáveis
    • Seleção de ingredientes para garantir a segurança dos consumidores.

    A Pro Teste a realizou um estudo com 10 protetores solares comercializados no Brasil.

    Os testes realizados classificam Solar Expertise FPS 30, de L’Oréal Paris, como o melhor das avaliações. ANTHELIOS Hélioblock® FPS 30, de La Roche Posay, foi bem avaliado nos quesitos:
    Proteção UVA/UVB, resultado muito bom
    Composição resultado muito bom
    Teste de Irritabilidade resultado muito bom
    Resistência à água. resultado bom

    A Pro Teste afirma que ANTHELIOS Hélioblock® FPS 30 se mostrou fotoinstável quando submetido à luz e ao calor durante uma hora. O método utilizado pela Pro Teste nunca foi validado. A L’Oréal utiliza metodologia validada que atesta a fotoestabilidade de todos os seus protetores solares.

    ANTHELIOS Hélioblock® FPS 30 testado pela Pro Teste é um produto importado no Brasil, fabricado na Europa e comercializado conforme a regulamentação europeia e brasileira.

    Com relação à rotulagem, o resultado das avaliações atesta que ANTHELIOS Hélioblock® não indica seu fator de proteção UVA. A L’Oréal informa que em todas as embalagens da linha ANTHELIOS Hélioblock® comercializadas no Brasil constam a indicação do índice UVA e o símbolo , o que mostra que todos os protetores solares da linha têm um índice de proteção UVA mínimo de um terço de sua proteção UVB.

    ANTHELIOS Hélioblock® pode comprovar sua eficácia através de 21 estudos científicos.

    INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

    COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
    Simone Nogueira
    (21) 2131-6113 / (21) 9234-4729
    snogueira@br.loreal.com

    1. Avatar de Nando Goober

      Eu uso o Expertise deles.. de todos os filtros mais populares (relação custo/ benefício) eu prefiro este para o corpo! Ele tem mexoryl, hidrata e protege legal.. já usei de todas as marcas: Nivea Sun, Sunblock, Sundown, Natura, Avon, Coopertone, Episol…. e eprcebia que a pele ficava um pouco diferente das areas que eram protegidas com roupas.. mas esse protegem bem msm.. e eu não tenho como pagar caro em filtros tipo La Roche, Vichy e outas marcas de dermo e gastar um tubo inteiro por mês ou até menos (pq essas linhas tem quantidade inferiores a 200 ml das outras)

  24. Avatar de Mirlene

    nao usava protetor solar mas de uns tempos pra ca eu uso mesmo em dias nublados mesmo se eu nâo for sair

    1. Avatar de Nando Goober

      Tá certísisma!

      Dentro de casa tbm recebemos radiação UVA e UVB, pelas raios que passam pelas janelas, refletem em pisos e paredes claras.. fora que vc sai de casa, vai no quintal.. só se alguém mora numa caverna ou fica dentro de um escritório totalmente fechado.. mas ainda tem as luzes frias que os dermatos recomendam evitar.

  25. Avatar de Gislane

    muito boa essa resenha.

  26. Avatar de Verônica

    eu num uso absolutamente nada no rosto nem maquiagem, de vez em quando eu passo uma base mas pra tapar algumas espinhas fora isso, nadaaa.

    só d pensar q tem q passar um monte de creme, isso e aquilo, da um desanimo!!! hsuahsuahsauhs

    mas como minha pele tem acne eu num sei qual protetor comprar (só sei q tem q ser em gel)
    e como eu sou bem clarinha tem q ser um fator mais alto, achoo..

    me deem dicas por favor
    bj bj bj bj bj bj vlws.

    1. Avatar de Verônica

      ahh q seja bom e barato ^^ kk

      1. Avatar de Nando Goober

        O problema é esse! Filtros mais indicados para quem tem a pele clara e mt oleosa estão na faixa de preço de 45 p cima.. se a sua pele ao for mt oleosa.. o filtro UV Perfect da L’oréal tem um especifico para peles mistas e oleosas.. e sai mais em conta.. tem um Sundown facil tbm.. só vc testar para saber.

    2. Avatar de Nando Goober

      Dicas?? Aqui não se fala em outra coisa!! rs..

      Procure as resenhas sobre cuidados com a pele oleosa e da linha Ada Tina Matte..

      Bjs

  27. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

    Hummmm… cadê a Bia???

  28. Avatar de Ruth

    Boa Noite!,sei que vou entrar em um assunto totalmente fora do contexto,por favor me perdoem eu gostaria de tirar uma dúvida com a Paola a respeito do prazo,que ela recebeu o SPCTRAL no Brasil.Comprei o meu no dia 19/01/2011,no dia 28/01/2011,ele já havia chegado em Curitiba,e,está lá até hoje.Já liguei para os correios,mas não me disseram previsão de entrega até agora,vivo rastreando o pedido pela Internet e,nada.Os correios só me esclareceram muito bem a parte de tributos da Receita Federal,disseram que terei que pagar ainda 60% do produto.Eu moro em Niterói (RJ),segundo os correios terei que retirar a mercadoria (quando a dita cuja aparecer claro!!!!!!),em uma agência dos correios mais próxima de minha residência;pensei que receberia na minha casa.Paola eu comprei no site : STRAWBERRYNET.COM.Osite é maravilhoso gostei muito mas por causa destes imprevistos não dá mais para comprar lá,os outros sites referidos para se comprar produtos como perfumes etc…,não tem tradução para o português,ou então eu na minha santa ignorância não sei como fazê-lo.Paola se você souber de alguma informação ou alguma leitora do site e,puder me ajudar sou muito grata,Bjs. Ruth França.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Ruth,

      Poxa.. tenho um amigo que compra mt perfumes pela STRAWBERRYNET e não teve nenhum problema assim… e ele tbm mora aqui em Niteroi! Mas é estranho.. minha amiga quando envia perfumes da espanha e atrasam, é so reclamar com os correios que três dias depois tá tudo resolvido!

      Bjs

    2. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

      Ruth,

      Eu já lí aqui no blog que a Strawberrynet reembolsa qd a pessoa é taxada no país de entrega… Tenta entrar em contado com eles qd seu produto chegar, quem sabe né? Beijos, boa sorte!!!

  29. Avatar de Ana

    Olá pessoas queridas, no link abaixo tem mais algumas informações sobre Tinosorb.

    Bjos.

    http://www.quimicaederivados.com.br/revista/qd467/filtro_solar/filtro_solar01.html

  30. Avatar de Luiza Mendonça

    Realmente, ao ler a composição dos filtros, da medo,
    é muita química, e não sabemos o que isso pode nos
    causar a longo prazo. bjokas

  31. Avatar de Chrystal.rj

    Nossa, como gosto deste site e dos comentários aqui, aprendo muito!
    Eu gostaria de compartilhar minha experiência com filtros. Já usei de todo tipo e, tendo a pele megaoleosa, não me dou bem com qualquer um. Alguns causam espinhas em mim, mesmo tendo “não comedogênico” na embalagem.
    Usei o da La Roche Posay durante muitos anos, e sempre gostei MUITO dele. Como uso ácido retinóico (e portanto o uso de filtro é fundamental), uso filtro solar até para ficar em casa. Para trabalhar na frente do computador, principalmente.

    Gente, vocês sabiam disso, que até para trabalhar na frente do computador é necessário usar filtro???

    Enfim, atualmente alterno o uso de um BB Cream fator 50 com um filtro maravilhoso que é o Ultra Sheer face Dry-Touch Sunblock, na Neutrogena, fator 70. Como ele é dry-touch (toque seco), deixa a pele absolutamente mate. Zero brilho, e por várias horas! Comprei em uma farmácia comum, o fabricante é a Johson&Johnson então é fácil de achar. Fica a dica! hehe
    Beijossssssssssss

  32. Avatar de Nando Goober

    Tive uma ideia vou avaliar três protetores que eu tenho aqui em casa, se alguém quiser fazer o msm com outras linhas para ajudar os letores do blog na hora de comprar um protetor, fica a dica.

    Começando pelo meu preferido: Ada Tina Matte .

    Na embalagem já tem todas as informações. Veja, o ideal é ter essas informações impressas na embalagem pq se colocar só em rótulos na caixa, o risco de vc jogar fora e depois ficar sem saber depois é mt grande. Fora que há mts empresas multinacionais que utilizam a embalagem original (em inglês) e colo um rótulo pequeno traduzido na caixa, às vezes quase impossível de ler:

    – Especifica proteção UVB: no caso, FPS 50.

    – Tem duas siglas usadas para indicar o UVA: UVA PA +++/ PPD 17. Uma indicação de alta proteção contra esses raios.
    *PA +: baixa proteção contra UVA/ PA++: média proteção contra UVA / PA+++: alta proteção contra UVA.

    – Há o nome de dois filtros fotoestáveis: Tinosorb M/ Tinosorb S.

    – Depois disso, ele ainda diz ter Alta proteção UVA e Amplo Aspecto UVA e UVB. Quer dizer, essas informações confirmam as siglas analisadas acima.

    Ou seja, parabéns para a Ada Tina.

    Agora o Filtro solar Hidratante UV Perfect, L’oréal:

    – Especifica proteção UVB: no caso, FPS 30.

    – Tem uma sigla usada para indicar o UVA: UVA +++
    *Alguma usam UVA = PA, pq em geral é mais fácil para o público leigo entender.

    – Há o nome de um filtro fotoestável: Mexory XL.

    – E indicação de antioxidante, mas não especifica qual.. isso só vendo o rótulo que eu joguei fora (lembra o lance da caixa?? rs)

    Analisando outro filtro da L’oréal: Solar Expertise

    – Especifica proteção UVB: no caso, FPS 30.

    – Nâo há informação da proteção UVA, somente que protege contra os raios UVA. mas eu sei que ele é UVA+++

    – Somente no rótulo de trás você identifica que ele tem proteção avançada UVA/ UVB: cita o Mexoryl SX. Exalta que previne contra envelhecimento solar com proteção UVA.

    Conclusão: depende mt do tipo de público. Note que esses da L’orèal expõe de forma diferente da Ada Tina, procurando dar ênfase mais em proteção contra envelhecimento precoce, queimaduras solares.. uma linguagem mais clara, pq são produtos para públicos de classes diferentes. Essas duas linhas da l’oréal são mais populares, vendidas em farmácias, drogarias e supermercados..
    A Ada Tina é uma linnha de dermocosméticos, de valor mais restrito.. então há um cuidado maior com as informações. e tbm são analisadas por médicos e especialistas.

    Espero ter ajudado!!

  33. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

    Nando, uma dúvida: já lí em muitos lugares que a substância oxibenzona é cancerigena… É verdade isso? Porque eu vejo até hoje muitos produtos que contém essa substância…

    Beijos!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      O benzophenone-3, ou oxibenzona, há indícios que ele cause câncer sim… ma sn li nada comprovado… mas sempre é bom evitar. Logo deve ser informado a presente em produtos, não só filtros como ouros tipo batom ou maquiagem com ele. Se vc vasculhar a net, vai encontrar outros tbm dese tip, como 4-metil benzilideno canfora, q dizem que ele mexe com os hormônios e vc engorda.. o octyl dimenthy (PABA), este já foi banido ha mt tempo!!

      1. Avatar de Nando Goober

        Mas dizem q ele e proibido em outros paises e no Brasil rola solto.. mas eu duvido mt.. lá fora tbm é utilizado sim.. parece q a Anvisa estaria de olho para que ele fosse banido daqui..

        Eu já comprei um importado que tinha Paba.. mas foi ha mt tempo.. joguei fora, pq era um óleo de dar brilho em madeira..rs.. de tão gosmento!!

      2. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

        Encontrei oxibenzona em um hidratante a Avon que estou usando… (medo!!! 😮 ), e benzophenone-4 no Episol Water Gel (não sei se o nº 3 ou 4 muda alguma coisa…)

        1. Avatar de Nando Goober

          São diferentes:

          Benzofenona-3 = Oxybenzone.
          Benzofenona-4 = sulisobenzona.

          1. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

            Eita confusão boa hein??? rsrsrs… Agora vê se pode: vc compra um produto para EVITAR uma doença (no caso, doença seríssima, o câncer de pele), e o %$#@# do fabricante coloca uma substância que pode causar a MESMA DOENÇA que vc está querendo evitar? Mesmo que seja em outro tipo de manifestação, como por exemplo, a oxibenzona ser aborvida pela pele e dar um câncer no fígado… só exemplo, para ficarmos mais revoltados ainda rsrsrs…

  34. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

    Vou colaborar com o estudo do Nando sobre os filtros, tenho em casa o Episol Water Gel, FPS 30, que eu comprei e não gostei pois esfarela no rosto… Mas enfim, vamos às explicações do caixinha do produto:

    – Gel Aquoso, Alta proteção UVA/UVB, não contém álcool, proteção imediata, hipoalergênico, não contém parabenos nem corantes.

    Informações adicionais que estão no verso da caixinha: “Protege a pele imediatamente após sua aplicação. Oferece Proteção contra os raios UVA e UVB. Possui grau muito alto de proteção contra queimaduras solares, proporcionando assim, elevado grau de proteção contra os efeitos imediatos e cumulativos da exposição ao Sol. O uso regular auxilia na prevenção do câncer da pele e de outros efeitos danosos causados pelo Sol, como o envelhecimento precoce da pele.”

    Não encontrei nada a respeito da exata proteção contra os raios UVA… 🙁 !!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Como sempre.. n entendo essa linha ainda ter consumidores!! rs

      1. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

        Teve a desavisada aqui que comprou… Mas tb, só uma vez, sem chance de usar um negócio que fica parecendo que vc passou cola Tenaz no rosto e fica soltando farelo… Arghrrrrrrrrr…

        1. Avatar de Nando Goober

          Ainda rola isso? Pq há quase 20 anos já era assim!! rs

          1. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

            Eu nunca tinha usado essa $#$♫§%& do Esipol rsrsrsrs…

          2. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

            ESIPOL foi ótima hahahaha episol …

          3. Avatar de Nando Goober

            Quando comprei esse m… há mt tempo, era TÂO ruim p usar, pq parecia isso msm: cola plástica.. e tinha cheiro de alcool (ainda tem??).. que nem consegui reaproveitar em outra parte do corpo. resultado: liguei e me enviaram outra coisa, mas o tal foi p lixo.

        2. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

          Nando, esse que eu tenho, comprei em 2009, tanto que vence em agosto/2011, e o tudo está quase cheio… Arghrrr!!! Mas não é tãoooo assim como vc descreveu: ele realmente não tem quase cheiro nenhum, é um gel bem levinho, quase como uma água, mas na hora q vc passa na pele, se der uma massageadinha de nada ele já esfarela…

    2. Avatar de Nando Goober

      Mayra,
      Aahaah.. não vamos entrar nos méritos…. mas isso acontece tbm com a hidroquinona, queridinha de mts dermato e presente em mts cosméticos clareadores suados pela sleitoras daqui. Essa substancia tbm é proibida em países na Europa e nos EUA -se não me engano – pq há indícios de cause câncer e problemas no fígado.

      1. Avatar de Nando Goober

        *dermatos

  35. Avatar de Mayara

    Adoreei essa matéria! Tinha conhecimento pelos raios UVA e UVB sabendo que prejudicavam bastante a pele, mas não sabia diferenciá-los.

    Tenho a pele morena, morena tipo mulata. E comprei um protetor solar pro rosto da abelha rainha, que tem proteção UVA/UVB, é em gel, combate os sinais de envelhecimento e tem FPS 30. O cheiro é muito gostoso, mas não gostei dele, deixa a pele oleosa. Minha pele é mista e quando passo protetor e me exponho ao sol fica oleosa.

    Gostaria de dicas de protetor solar em GEL para o rosto. Quem puder me ajudar, muito obrigada!

    Um beijo :*

  36. Avatar de Mayara

    Adoreei essa matéria! Tinha conhecimento pelos raios UVA e UVB sabendo que prejudicavam bastante a pele, mas não sabia diferenciá-los.

    Tenho a pele morena, morena tipo mulata. E comprei um protetor solar pro rosto da abelha rainha, que tem proteção UVA/UVB, é em gel, combate os sinais de envelhecimento e tem FPS 30. O cheiro é muito gostoso, mas não gostei dele, deixa a pele oleosa. Minha pele é mista e quando passo protetor e me exponho ao sol fica oleosa.

    Gostaria de dicas de protetor solar em GEL para o rosto e oil-free. Quem puder me ajudar, muito obrigada!

    Um beijo :*

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Mayara,

      Se a sua pele é mista, os filtros para peles oleosas da la Roche são ótimos.. ele é fluído e bem leve..

      Matificante, eu prefiro o Ada Tina.. ele não é gel, parece u gel-creme ou loção.. pelo fato dele ter essa etxtura mais densa que ele consegue segurar melhor a oleosidade e tbm melhorar o aspecto dos poros.

      O Minesol OC vem em segundo lugar neste quesito…

      Todos os filtros para peles assim não leva óleo… mas na verdade, só isso não basta, pq há componentes dos filtros que tornam o produto tbm oleoso.. por isso há componentes como silica para absorver o óleo natural da pele; filtros físicos que ajudam tbm; o toque seco…. textura totalmente em gel, não recordo.. pq nunca gostei de usar.. dá uma textura meio de plástico na cara… e ele acaba não levando filtros físicos na composição.. log, as fprmulas ficam mais em gel-creme ou outras nomenclaturas.. o mais leve que eu já senti, foi da Biomarine, é em gel aquoso msm, mas era um fator 20 ou 25.

      O da abelha rainha é gel-creme.. mas n consegui ver os ingredientes.

      Bj

  37. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

    Pessoal, tenho em casa o filtro Cenoura&Bronze FPS 50, só que é mais p/ ser usado na praia, ele é muito oleoso!!! Mas, vamos lá:

    O que consta no rótulo:

    ♦ Dupla proteção com FPS 50, e protege 95% dos raios UVA, super resistente à água, com vit. E, com um comlexo q eles chamam de elemento DNA (decarboxy Carmosine HCI / laureth-2 / DMDM Hydantoin / Methylparaben).

    Vi no rótulo que contém dióxido de titânio…

    A parte ruim é que ele é mega-hiper-superrrrrr oleoso !!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Essa medição de % é Australiana.. e pelas minhas pesquisas não é mt eficiente pq é feito teste só in vitro ou seja, feita em laboratórios, diferentes da “in vivo” onde vc testa com organismo vivo. Eu nem postei minha análise do filtro Natura pq tem a msm sigla..

      As medições mais seguras são:

      – A japonesa: utiliza aquelas +++ (UVA +++) ou PA (PA +++)
      – a européia: utiliza PPD (PPD 17)

      Obrigado por postar.

  38. Avatar de Luiza Mendonça

    Minha amiga, solicitou a ADA TINA, amostra grátis, pois ela já
    estava cansada de perder dinheiro, com protetores solares que
    não se adaptavam a sua pele. Eles , não atenderam a sua soli-
    citação e nem deram quaisquer satisfação. Falta de atenção ao
    consumidor imperdoável!. bjokas

    1. Avatar de Nando Goober

      Olha, mt raro uma empresa atender o cliente desta forma… já cansei de solicitar amostras e NADA – para várias empresas! Algumas informam que não trabalham assim.. mas tem sempre um promotor que leva essas coisas para os dermatos.. melhor maneira é pedir p seu dermato solicitar por você!!!

    2. Avatar de Ana

      Solicitei amostra grátis do Roc Minesol Oil Control FPS30 para a Jonhson, fui muito bem atendida, recebi a amostra em casa, gostei muito e comprei depois.

      Bjos.

      1. Avatar de Nando Goober

        Olha.. que bom!!! Não desmerecendo empresa do Episol (hoje e Mantecorp, antes acho que era Janssen Cilag).. eles davam produtos de presente quando vc dizia insatisfeito com alguma coisa… não trocava não.. mandavam msm!! Sem vc solicitar.. eu reclamava, uma semana depois chegava uma cortesia!!

  39. Avatar de Gislane

    QUAL A ORDEM PARA USAR?
    HIDRATANTE E PROTETOR OU PROTETOR E HIDRATANTE?

    1. Avatar de Nando Goober

      Hidratante deve ser o 1º pq ele e absorvido pela pele.. depois, o protetor para criar uma “barreira” invisível na pele.

      Caso use maquiagem, esta é utilizada após a aplicação do protetor.. ajuda a reforçar ainda mais a proteção..

      Bjs

      1. Avatar de Gislane

        MUITO OBRIGADA NANDO, VC É ÓTIMO.

  40. Avatar de Rosimeire

    Humm..que resenha ótima , pois salienta a importancia de usarmos protetor solar sempreeee…Eu uso todo santo dia no rosto, pescoço, colo e braços !!
    Qdo eu era mais nova não usava morria de preguiça …mas qdo comecei cuidar melhor da minha pele , ir no dermato ,usar acidos e tals ….passei usar direitinho e virou um ritual como escovar os dentes , é incrivel como hj não consigo ficar sem usar um dia…rsrs
    E quando vou a praia, piscina , uso no corpo inteiro!!
    Realmente a diferença da pele de quem usa , pode parecer que não , mas é muito grande.Minha pele é outra de anos atras qdo não usava…melhorou muito o aspecto!!
    Os q uso atualmente são Minesol Oil Control-ROC (facial) e Bloqueador Loreal Expertise Spray (corpo), e estou adorando eles, o loreal expertise tem um cheirinho otimo de hidratante msm e o corpo não fica oleoso, absorve super rapido, não tem cheiro de protetor solar…uma belezinha!!E o ROC OC é otimo eu adoroo..pele fica super sequinha!!

  41. Avatar de ♥ Ana Paula ♥

    Pessoal, hoje fui na farmácia comprar o meu Klassis e acho que descobri pq a Gisele Bündchen disse aquela frase a respeito dos Filtros: ela agora tem a própria marca de cosméticos que se chama “Sejaa Pure Skincare”, tem como conceito o “mais natural possível”, e detalhe: o creme p/ uso diurno não leva nenhum fator de proteção solar. Na foto da propaganda da marca ela aparece com o nariz lo-ta-do de sardas nossaaaaaa… Tô “bege” rsrsrs…

    Beijos!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Simm.. por siso que eu falei que ela é uma “vendida”.. tá certo que ela tem que “vestir” a camisa da marca.. mas não precisa falar asneira.

      Sim, ela tem a pele mt curtida de sol.. e isso pq vc viu uma propaganda que passou por retoques, filtros, fora a maquiagem que usaram nela!!

  42. Avatar de Adriana Prado

    Olá, Nando!

    Acho que já falamos sobre preenchimentos, botox, etc…

    Então, o que você sabe sobre Restylane, aliás, o que você acha de Restylane?
    Sei que o post não tem nada a ver, mas não encontrei outro que pudesse lhe fazer esta pergunta.

    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi, o Restylane é um preenchimento onde repõe ácido hialurônico na pele.. usado mais para sulcos e rugas superficiais ou suavizar rugas mais profundas.. aumentar contorno dos lábios.. mas ele é de pouca duração, pois após uns 5/ 6 meses, a pele absorve.. por uma lado, é uma intervenção mais light.. sem risco de causar problemas ou o paciente se arrepender, pq volta ao normal depois de um tempo; por outro, para rugas e sulcos mais profundos eu não acho eficiente: pq vc gasta uma grana que depois vai toda embora. Eu prefiro metacril (metacrilato): preenchimento definitivo. Ele não absorvido pelo corpo, dura mais – claro que com o tempo, as rugas surgem novamente por causa da idade..rs..

      Eu indicaria o metacril para o sulco sulco nasogeniano, popular bigode-chines, pq é uma coisa que ninguem quer ter e mt menos vai se arrepender de perder..rs

      1. Avatar de Adriana Prado

        A dermatologista disse (e eu vi alguma coisa na internet) que o Restylane dura de um ano a um ano e meio. O fato de ser absorvido pelo corpo me atraiu, porque, se me arrepender, me livro de qualquer jeito. Li também que há muitas reclamações deste produto.

        Enfim, minha dermato me indicou Restylane, estou com medo e pouca grana. Afffff!!!

  43. Avatar de Luiza Mendonça

    Adriana Prado,

    Não tema, pois eu fiz e adorei, durou +- 1 ano, e meu dermato, disse
    me, que da 2a vez, em que é aplicado, melhora mais ainda. Paguei na época
    900 reais. Não faria, esse permanente, pois não sei como meu rosto,
    ficaria, com o passar dos anos, pois a musculatura com certeza caira, e
    o preenchimento como fica?!!!
    Na época que fiz, as pessoas , notaram que eu estava diferente, mas não
    sabiam o por quê, pois a mudança é sutil. Eu fiz no bigode chinês, e ao
    redor dos lábios.
    Se joga menina, sem medo de ser feliz!!
    bjokas

    1. Avatar de Adriana Prado

      Olá, Luiza Mendonça!

      Você fez o preenchimento com Restylane ou Botox?

      Se foi Restylane, menina, você me deu uma animada. Rsrsrsssss
      Aqui o preço é de R$ 850,00 por uma seringa que, segundo ela, dá e talvez sobre para o rosto todo. Meu foco é a testa, tenho linhas na testa, que considero profundas, ela acha que nem tanto. Meu objetivo é realmente amenizar, não quero ficar com rosto de cera. Kkkkk

      Obrigada Luiza!

      Beijo

      1. Avatar de Nando Goober

        Oi,

        Para a testa eu prefiro botox msm…. só que a pouca duração do produto me desanima.. até peguei o folder deles coma minha dermato e aqui diz um tempo de duração de 3 a 6 meses… nossa, eu já tinha lido por 8 meses.

    2. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      o tempo pode variar conforme o organismo de cada pessoa. Minha amiga fez e durou 6 meses apenas. Ela só aplicou no “bigode”. Minha meta tbm seria só no bigode, pois como tenho mts bochechas (tenho duas, claro.. rs, mas são marcantes..).. n quero ter que retocar todo ano. O metacril ele é “definitivo” entre aspas pq com o processo natural de envelhecimento da pele, os sulcos retornam. E ele vai se adequando ao organismo.. por isso indicam retoques após uns 5 anos.

      O botox é a msm coisa: há organismo que criaa barreira de anticorpos e impede o efeito do botox.. dái, nua segunda aplicação, não dá efeito algum.. mas já estão criando uma nova fórmula para que isso nao ocorra..

      Eu acho mt válido esses pequenos retoques para manter a aparência em harmonia.. dq esperar desabar tudo e “puxar” de vez!! rs

      Bjs

    3. Avatar de Nando Goober

      Uma dúvida.. como foi o “pós”?? Fica inchado?? Pq o metacril deixa vc bem estranho na 1º semana…

  44. Avatar de Andrea

    CELISA OU QUALQUER PESSOA ja fez alguma compra no site http://www.corpoperfeito.com.br ?? Preciso saber se é seguro comprar neste site!! Quem puder me responder agradeceria….

    Bjs!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Simm… já comprei suplementos de academia.. mas tem tempo, não recordo o tempo que levou a entrega, mas depende do tipo de envio. Mas n tive problemas.. alguns amigos tbm fazem compras por esse site.

      1. Avatar de Andrea

        Obrigada Nando! Entao irei fazer minha compra neste site despreocupada! Valeu!

        Bjss

  45. Avatar de Luiza Mendonça

    Adriana Prado e ao querido Nando,

    Fiz com o ácido hialuronico, é injetado com uma fina agulha, daquelas
    usada para aplicar insulina, dói um pouco no contorno do lábio superior,
    não fica inchado.
    Nos sulcos da testa , entre as sobrancelhas, e nos pés de galinha, meu der
    mato, recomendou-me o botox, que farei em breve.

    Celisa – Seria interessante, uma resenha com esses procedimentos.

    1. Avatar de Adriana Prado

      Olá, Luiza!

      Realmente, uma resenha desses procedimentos vai “bombar”.

      Então, entre as sobrancelhas tenho uma linha praticamente imperceptível (ainda), na testa tenho algumas linhas. A dermato indicou também um pouquinho no “bigode chinês”. Estou me rendendo ao preenchimento, Botox tenho medo, às vezes vejo cada coisa… Imagina eu ficar com aquela cara de boneca, sem expressão. Acho que se o músculo ficar paralisado por um tempo, em 6 meses ele desaba de vez, ficando pior que antes. E se eu não tiver o dinheiro? Deus me livre!!!

      Não sou nenhuma menininha, até agora, aos 43 anos, tenho uma pele boa, mas não quero deixar desabar tudo como diz o Nando. Ao mesmo tempo não quero ficar com o rosto da minha filha de 20 anos. Gosto da minha idade e de parecer mãe. Se, dentro de alguns anos ficar muito ruim (livra-me oh Deus), aí sim, é hora de partir para algo mais invasivo.

      Tenho uma amiga que é como você Nando: bochechinhas em excesso. Rsrsrsss. Ela quer fazer justamente no “bigode chinês” para levantar um pouco. Estamos juntando a grana para fazermos o procedimento juntas.

      Beijo

  46. Avatar de Luiza Mendonça

    Adriana Prado,
    Eu fiz blefaroplastia e levantamento de sobrancelhas, após essas
    intervenções, amenizaram os sulcos da testa, pois no lifting das
    sobrancelhas eles colocaram um fio, e a medida que o tempo vai
    passando cria uma fibrose junto a este fio, e dai vai dando mais
    sustentabilidade a pele. Rejuveneci muito, e estou muito feliz.
    Vi pacientes que fizeram o litfting total da face, e embora elas a-
    parentassem serem mais jovens, não gostei, do aspecto da boca
    aparenta pouca mobilidade, a pessoa fala como um boneco ventrí-
    loco. bjokas

  47. Avatar de Luiza Mendonça

    Õps : a palavra é sustentação!

    1. Avatar de Adriana Prado

      Oi, Luiza!

      Como um boneco ventríloco é ótimo! kkkk

      Minhas pálpebras tem o mínimo de flacidez. A dermato me disse que colocaria um pouquinho apenas de Restylane nas pálpebras e “bigode chinês”, já que estaria fazendo o procedimento na testa.

      Você deve estar feliz mesmo, porque já li algo sobre colocação de fio. Dá uma sustenção ótima. A pele firme, sem flacidez, já aparenta mais jovem, mesmo nas pessoas com algumas linhas.

      Estou convencida a fazer o preenchimento. Obrigada pelas informações.

      Beijo

  48. Avatar de Jaqueline Fernanda

    oi gente gosto muito do bloqueador fator 50 kids da avon tem um cheirinho gostoso de chiclete de uva muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  49. Avatar de Viviani

    Oi Celisa, Nando e quem mais souber algo sobre o assunto rsrs

    acabei de ver no site uol uma reportagem sobre filtro solar, inclusive sobre o comentario da top gisele q foi comentado por voces

    http://estilo.uol.com.br/beleza/ultimas-noticias/redacao/2011/02/16/declaracao-de-gisele-sobre-protetor-solar-divide-opiniao-de-medicos.htm

    nessa reportagem diz que nem todos precisam realmente de protetor solar :S nossa agora me confundiu toda, como assim ñ é necessario??? demorei tanto pra me acostumar a usar isso todos os dias, e leio isso…ai ai ai

    bom se voces poderem ler e deixar a opiniao de voces…

    bjsss

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Vviani,

      Bom, eu concordo com alguns pontos lá:
      – filtro solar não é passaporte para o sol. Pq o usuários acha que está 100% protegido e expõe demasiadamente!! – uso de roupas claras p refletir a luz solar, chapéus, bonés.. tudo isso é valido, sem esquecer do óculos de sol…
      – a questão dos horários tbm é fundamental respeitar: sol no horário máximo não é saudável, pq acarreta mts outros problemas, como insolação.. desidratação..
      – usar filtro solar à noite sempre achei loucura.. msm p luz artificial e de computador.. já tá maiss que provado que a luz do computador não faz mal.. a tecnologia atual de monitores de led e lcd não tem radiação como a luz dos monitores antigos e msm assim é mt inferior se comparado a luz fria… a pessoa teria que passar mutas horas sobre a luz e msm assim em escala industrial (tipo, dezenas e dezenas dessa luz sobre a pele).
      – Descarto a opinião da Roseli Siqueira.. nunca fui adepto das dicas dela.. não gosto de receiats caseiras.. ela é outra que quer vender os produtos naturais dela..
      – E sim, mais dq suar filtro, tem que ter atitudes de bem-estar… saber se expor.
      – A questão da vit D, já comentei em outro tópico, estudos feito no Brasil comprovaram que a luz diária a qual somos expostos já é suficiente para receber a vit D necessária.. to tmepo todo estamos exposto, em maior ou menor grau, a luz solar.. diferente de países como lá na Europa que tem períodos curtos de luz solar, o pov e mais frio e sofre de depressão.. altas taxas de suicídio..

      Bom, não deixarei nunca de suar meu filtro diário.. não me preocupo com câncer de pele.. nunca foi minha meta.. e sim, manter a a pele sempre bonita jovem, sem manchas.. elástica…

      Bjs e obrigado por trazer essa discussão para cá..

    2. Avatar de Pri

      Oi, Viviani

      Nossa eu demorei tanto p/ achar um protetor não oleoso, mesmo assim minha pele é mega oleosa, estou usando MinesolOC, estou gostando, ainda quero experimentar Ada Tina Mate, a Celisa e o Nando dizem que é ótimo p/ peles oleosas.

      Dizer que não precisamos de protetor solar, é estranho, pois todas as materias e medicos que ue fui dizem que é essencial, pois protege nossa pele contra cancer de pele e envelhecimento precoce.

      Mas sabe é uma questão de observação, tente reparar nas pessoas que não usam protetor solar, como as pessoas que trabalham na area rural, a pele desas pessoas é bem envelhecida, curtida do sol, muitas linhas e rugas, muitas manchas, já as pessoas que usam a pele melhora muito, é sempre mais uniforme, minha pele mesmo melhorou muito depois que comecei a usar protetor todos os dias (sim todos os dias, faça sol ou chuva), todos notam a diferença, vale muito a pena cuidar da pele, assim como cuidamos dos dentes, cabelos e corpo.

      Flor exsitem muitas materias relacionadas ao assunto e muitas opiniões, muitas vezes não vão de acordo com o que acreditamos, e presenciamos, mais ainda acho que eles deveriam sim fazer uma prevenção e conscientização da população, pois muita gente ainda não usa protetor solar, muitos andam fazendo ao contrario, é lamentavel neh..deveriam usar a midia p/ ajudar a divulgação sobre o uso, sobre sua real importancia.

      Obrigada pela materia..muito bom estar informada..

      bjos iluminados

      Bom final de semana!!!!

      bjos

      1. Avatar de Nando Goober

        Pois é Pri,

        Concordo co suas palavras.. não é questão de “achismo”… basta observar pessoas que nunca usaram filtro solar e expõe a pele e forma demasiada.. é precocemente envelhecida.

        E não é só ir ou não à praia.. choca mais ainda quando é uma pessoa que se diz ligada a estética e cosmético dizer que não ´necessário usar…

        1. Avatar de Viviani

          oi Nando nossa vc como sempre dando um show de informações né rsrs parabens pelo conhecimento!!!

          Pri, pois é menina tambem achei estranho, tantas campanhas de conscientização da importancia do filto, e escuto uma dessa :S ai ai ai, mas o que me preocupou foi o fato de saber que é um produto com muita quimica sabe, usamos para melhorar nossa aparencia e tal e sei la, quem sabe daqui muitos anos comecem aparecer as consequencias de usarmos filtro durante a vida toda, ja penso?? :O

          no meu caso eu utilizo o adatina 50 e o adcos 40, ñ me exponho quase nada no sol, mas em contrapartida sou beeeemm branquinha rs será que esses fatores não estão muito alto??

          ouvi dizer (inclusive aqui no site mesmo) que fatores menores tem menos quimica isso é verdade??

          e os creminhos que ja vem com proteção não seria mais suave para a pele, ou a quimica é a mesma??

          1. Avatar de Pri

            OI, Viviani

            Olha eu particularmente não acredito muito que o protetor solar irá prejudicar nossa pele, daqui há alguns anos, temos que pagar p/ ver neh flor?
            oLha se até a comida que vc come tem quimica muitas vezes…….fica dificil……..tento comer mais natural possivel sabe, mais hj em dia quem trabalha , tem viada corrida, não dá p comer 100%natureba…….ecocorretos….
            vc utiliza Ada Tina 50.e o Mate flor? me diz uma coisa …deixa sua pele sequinnha?
            Flor quem poderá responder a estas perguntas é a Celisa…..mais ouvi dizer que o fator maior tem mais quimica e deixa pele mais oleosa……

            Olha esses cremes p/ pele hidratantes com proteção solar devem proteger sim, mais muitos deles usam fator 12…….15.acho pouco.mesmo não se expondo ao sol……sabe eu não abro mão do filtro mesmo quando o hidratante ou maquiagem já tem filtro solar…….não sei se é mania……..mais prefiro…….

            bjos

          2. Avatar de Nando Goober

            Oi Vivi, obrigado!!!

            Mas se formos analisar cada componente químicos dos cosméticos, não só dos filtros solares.. vamos entrar em paranóia…rs..

            Os cremes com fps levam tbm essas químicas.. os bezofenona 3 é mt encontrado em produtos de beleza com fps 15..

            E a necessidade de um fps alto ou não vai depender do seu estilo de vida.. eu avalio hoje mais o grau de proteção UVA d FPS em sí… um filtro com FS mt alto só uso na praia ou se eu trabalhasse na rua, no campo, nas montanhas.

            O Ada Tina Matte FPS 25 tem PPD 10,9/ PA +++.. já é um fator ideal para o dia-a-dia.. por exemplo. sabe pq eu não uso? Pelo fato do preço dele comparado ao FPS 50 ser uma diferença mínima… rs

            E toda a linha tem protetores fotoestáveis como os Tinosorb M e S:

            O tinosorb M é um filtro físico tbm.. pois reflete a luz solar.
            Uvinull A – plus que reduz o índice de radicai livre pela fotoexposição.
            Uvinul T 150 que ajuda no sistema imunológico da pele. E o melhor q ele tem pouca penetração cutana.
            Além de água termal e hidratante e proteção do DNA.

            Eu não tenho toda a fórmula aqui.. mas pelo menos esses ativos não estão na listinha de filtros possivelmente prejudiciais à pele.

            Agora, se quiser um filtro com menos química possível, procure pelos infantis que levam mt filtro físico.. mas avalie o toque, pq esses filtro costumam dar uma aparência mais esbranquiçada à pele…

            Veja se há dióxido de titânio e óxido de zinco.. este como ultra ou micro fine (fino).. são produtos físicos, tipo, pós, que são suados até msm para ingredientes de produtos de alivo de dermatoses.. tipo hipoglós..

            Por siso, ao analisar um fitro mt alto, ele pode de ter em sua composição uma porcentagem mais levada de filtros físicos dq químicos.. ok?
            Eu verifiquei isso nos filtros japoneses..

            Espero ter ajudado.

          3. Avatar de Pri

            Oi, Viviani

            Há o seu Ada Tina é mate …..menina bom saber dessas informações, estou morrendo de vontade de usar Ada Tina Mate, mais to em duvida quanto ao fator, se seria 25 ou 50, não tomo sol que nem vc, minha pele é morena clara, mais é oleosa, vou esperar acabar meu Minesol p/ comprar Ada Tina flor…….
            Olha Adcos ………são ótimos produtos pelo o que escuto falar, nunca usei, mais acho que para minha pele seria ruim pois ela é bem oleosa…….

            Eu vi e participei da resenha também do Eucerin.achei bem legal flor, acho que até daria sim p/ usar em dias nublados, até pq vc disse que não toma sol, mais já acho que se vc for se expor ao sol, passa Eucerin e depois protetor, olha dizem que ele é muito cheiroso, deixa ple macia, mais é um poko oleoso, mais se sua pele for mista , acho que não terá problemas em usar, quase comprei espuma de limpeza, estava precisando de um sabonete liquido, aí fui até a farmacia , me interessei pelo Eucerin espuma de limpeza, mais como eu já estava mente de comprar Sabonete Liquido Neutrogena, acabei comprando esse mesmo, mais a farmaceutica me disse que é uma linha muito indicada pelos medicos, e são ótimos…..
            se vc começar usar Eucerin, volte aqui para nos contar o que está achando.

            bjos

        2. Avatar de Pri

          OI,Nando

          Esse assunto rende viu…kkkkk

          Mas sabe muitas pessoas ainda pensam assim como Gisele b…….é que como ela está midia é famosa……..repercurti mais…. mais já pessoas compram um milhão de cremes para rugas, e não usam protetor, ou não fazem limpeza correta de manhã e a noite, e dormem com maguiagem ……..daí não adianta nada neh………

          bjos

          1. Avatar de Nando Goober

            Sim.. de que adianta lá a Roseli Siqueira indicar aquelas máscaras com frutas caseiras ou os creminhos delas naturais e vc coloca tudo a perder debaixo do sol??

            Bom, acredito que cada um deve ter sempre um “filtro” em tudo que é dito/ escrito na internet e nas mídias em geral.. e não ficar dando juízo de valor a qualquer informação. Mesmo na classe médica mt temas não há um consenso.

            A Gisele B não é palavra oficial para emitir qualquer coisa sobre filtro solar!! Não pode virar discurso de verdade!

            Eu continuarei suando filtro solar, loção tônica, esfoliantes… msm encontrando pessoas que aprovam e outras que reprovam….. rs

            Bjs

          2. Avatar de Viviani

            oi Pri, o meu é o matte sim, ele é otimo o melhor q usei até hj, mas uso ele nos dias mais quentes justamente porque ele segura mais a oleosidade da minha pele, ja o adcos gosto pq é tonalizante e ai posso dispensar a base né rsrs mas ele quando esta muito quente não seguram muito não mas tambem é muito bom para dias normais rs.

            bom o meu adatina matte é o 50, acho que o 25 deve ser melhor ainda né, to pensando em comprar o 25 pro dia a dia e deixar o 50 pra praia e tambem me interessei por um creminho da eucerim que a Celisa publicou rescentemente que tem proteção 20, será que é o suficiente, pelo menos em dias nublados e de chuva?? ja aliviaria a pele um pouco né rs

          3. Avatar de Viviani

            Nando, no caso dos cremes com filtro solar a proteção é só contra os raios UVB? como saber??? vi um artigo aqui rescentemente de um creminho que a Celisa indicou e ele tem proteção 20, será que é o suficiente pelo menos em dias frios?? porque ai uso ele no frio e o adatina no calor, ja aliviaria a pele um pouco né rsrs

    3. Avatar de Pri

      OIe.Viviani

      Me esqueci de falar entra na resenha do Eucerin, me parece que eu vi um comentario de uma menina não me lembro nome, ela comprou Eucerin o fabricante mudou o fator para 30…do produto …confirma isso na resenha.

      bjos

      1. Avatar de Viviani

        nossa que maravilha, vi la e é isso mesmo 😀 agora o dificil vai ser achar essa nova formula né porque por onde andei pesquisando todos são fator 20 mas sabendo que existe ja é o suficiente rsrs e la ainda diz que protege dos raios UVA e UVB maravilha né? adorei a opção. o problema é todas reclamam de oleosidade mas em dias mais frio isso não é um problema muito constante para mim ;D vou me jogar nesse creminho \o/

        brigadinha pela informação hehehe

        bjsss

        1. Avatar de Pri

          OI, Viviani

          Flor então tem mesmo fator 30 neh…….eu acho que logo vc acha, pois não irão mais fabricar o outro……….bem melhor neh……..já tem um fator mais alto………vc poderá usar mais tranquila , mais não se esqueça no protetor se for se expor ao sol……..sempre melhor prevenir neh…..

          Depois me conte o que está achando e se realmente deixa pele oleosa como a maioria das pessoas relatam……..

          bjos

  50. Avatar de Simone Pessanha

    Quando saio do banho, já uso meu bloqueador 30 da Nívea ou o Protetor 15 tbm da Nívea,não saio saio de casa sem ele.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva