Para a mulher que gosta de se cuidar

Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos

Tratamentos de hidratação e fortalecimento do cabelo são uma das melhores formas de prevenir o desgaste e a quebra dos fios. Além disso, ajudam no crescimento do cabelo e previnem a queda de cabelo. Se você quiser evitar produtos industrializados e caros, que tal experimentar algumas receitinhas naturais? Você pode fazê-las na sua própria cozinha, usando óleos essenciais, ervas e até mesmo frutas.

Publicidade

Seguem algumas receitinhas práticas, naturais e econômicas 🙂

Máscara Fortalecedora de Abacate

Essa máscara caseira tem todos os nutrientes que seu cabelo precisa. Ótima para o fortalecimento. Fiz um tratamento com essa máscara e tive ótimos resultados. Confira o vídeo ensinando a receita:

Para mais detalhes sobre a receita e os ingredientes, veja o post Receita Caseira de Máscara Fortalecedora para os Cabelos.

Vinagre de Maçã

Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos

Embora possa parecer estranho tratar o cabelo com algo tão ácido como o vinagre, a verdade é que o cabelo realmente aprecia-o devido à sua natureza ligeiramente ácida. O pH do nosso cabelo  varia de 3,5 (ácido) a 5,5 (quase neutro). Os produtos para cabelos normalmente são alcalinos e desequilibram o pH. Vinagre, por outro lado, ajuda a restaurar o cabelo com seu pH mais ácido. Ele sela as cutículas, deixando o cabelo mais brilhante, mais forte e menos propenso à quebra, além de remover o acúmulo de produto que sufoca o couro cabeludo. Ainda ajuda no crescimento natural dos fios. Assim, para deixar o seu cabelo realmente 100% em termos de crescimento e de qualidade, o vinagre é um excelente tratamento.

Receita: misture 1 parte de vinagre de maçã com duas partes de água. Para minimizar o odor, adicione algumas gotas de seu óleo essencial favorito. Use como um enxágue final após você lavar os cabelos. Pode ser usado de uma a duas vezes na semana.

Para mais ideais de como usar o vinagre de maçã, veja o post Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos.

Ovo e Azeite de Oliva

Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos

O ovo é rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos.  A gema de ovo nutre o couro cabeludo, deixando o cabelo mais suave, mais brilhante e mais saudável. A abundância de vitaminas A, D, e E ajuda a evitar a queda de cabelo, e até engrossa os fios. As vitaminas ajudam também no crescimento saudável dos fios.

O azeite de oliva é muito conhecido por suas propriedades cosméticas. É uma forma natural e comprovada de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos. Ele possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante. Muito usado em produtos de beleza, nos cabelos ele hidrata, dá brilho e promove um tratamento profundo, dando proteção e nutrição. Uma hidratação com azeite de oliva repara as cutículas dos fios e restaura a maciez, reduz o frizz e o volume, melhora as pontas duplas, melhora a textura do cabelo, fortalece os fios e dá brilho as madeixas.

Receita: Misture 2 gemas (pode ser o ovo inteiro também) com 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Em seguida, dilua a mistura com um pouquinho de água (50 ml). Passe aos poucos a mistura no couro cabeludo e no comprimento, massageando bem lentamente. Deixe agir por 20 minutos e lave os cabelos normalmente.

Alecrim

Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres. Assim, é uma boa opção para combater queda de cabelo. O alecrim é bom para regenerar, diminuir a queda e estimular o crescimento do cabelo. É certo que o alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos provaram que também pode diminuir a ação hormonal do DHT.

Receita: Faça o chá de alecrim (mais ou menos 50 ml). Em seguida, massageie a mistura em seu cabelo, começando nas extremidades e trabalhando o caminho até o couro cabeludo.  Para potencializar os efeitos, pode colocar umas gotinhas de óleo essencial de alecrim. É muito leve e não é oleoso. Use o chá com os cabelos limpos. Faça uma ou duas vezes na semana.

Máscara de Banana

Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos

Bananas são uma fonte muito rica de potássio e vitaminas A, E e C: uma escolha perfeita para tratar as madeixas. É uma dica simples e barata para fazer em casa. A banana é rica em potássio, óleos naturais, carboidratos e vitaminas que ajudam a suavizar o cabelo e proteger a elasticidade natural do fio prevenindo pontas duplas e quebra. A banana protege o cabelo, doa brilho e ajuda a combater a caspa, favorecendo o crescimento saudável.

Receita: Escolha uma banana madura e amasse até virar uma pasta (use um processador de alimentos, se quiser, para se certificar de que não existem quaisquer pedaços). Aplique em todo cabelo, inclusive couro cabeludo e cubra com um saco plástico. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.  Você também pode adicionar azeite de oliva ou óleo de amêndoas para potencializar a hidratação.

Para mais ideas de máscaras com banana, veja Máscaras de Banana para Cabelos Secos.

Óleo de Amêndoas

Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos

Ele é rico em vitamina E, vitamina B, além de componentes importantes como zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e proteínas. O óleo de amêndoas doces tem um alto poder de hidratação, tanto para a pele como para os cabelos. Se você está tentando  fortalecer  e acelerar o crescimento  dos cabelos,  o óleo de amêndoas é um meio simples e eficaz para isso. O óleo de amêndoa é útil porque tem ácidos graxos saudáveis, deixa os cabelos macios, ajuda a recuperar fios danificados e diminui o volume.

Receita: Reserve uma colher de sopa de óleo de amêndoa (mais ou menos, dependendo do comprimento e da espessura do seu cabelo) e massageie seu couro cabeludo até as extremidades de seu cabelo. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Gostou? Tem alguma receitinha sua para compartilhar também? Beijos!

263 comentários para “Receitas Naturais para Hidratar e Fortalecer os Cabelos”

  1. Avatar de Pamela

    Nossa, que maravilha essas receitinhas, amei e vou fazer.

    1. Avatar de Helena Andreazzi

      maravilha a do ovo. Vou fazer quase tds, pois meus cabelos está precisando muito. Só faltou uma especifica para cabelos com químicas como é o meu caso. Quem sabe na próxima !!!! Obg.Bjka!!!

  2. Avatar de Andreia

    Achei essa receita de banana com óleo de amendoa super prática, vou fazer hj mesmo, nunca tive a ideia de passar banana nos cabelos

  3. Avatar de Bianca

    Muito bom! Adorei, preciso mesmo fortalecer meus cabelos.

  4. Avatar de Raquel Santos

    Oi!!!

    Eu uso vinagre nos cabelos e posso dizer que não há coisa melhor!!!
    Mas uso diferente. Passo vinagre puro nos cabelos e deixo 5 minutos depois vou para o banho e lavo.

    Isto foi recomendação de Moisés Abrão, um cabeleireiro aqui de BH que é maravilhoso tratando de queda de cabelos. Ele tem um método próprio mas muito eficiente. (propaganda…)
    Enfim recomendo muito.

    Já passei ovo nos cabelos e socorro foi terrível!!! Pelo menos para mim.
    Mas gostei muito da receita do alecrim, vou testar!!!

    Bjos!!!

    1. Avatar de Fernanda Maschieto

      Raquel, vc usa o vinagre de maça ou outro??? Sua dica é bem prática, ameiiii. Vou testar!!!. Bjss

      1. Avatar de Raquel Santos

        Oi Fernanda!!!

        Sempre vinagre de maçã, meu cabeleireiro foi específico. Nunca tentei com outro pq tenho medo que dê problemas…

        Testa sim, é muito bom!!!

        Bjus!!!

        1. Avatar de Marly

          Oi Raquel, por favor quais são os outros passos. Meu cabelo está caindo muito! Por favor passa algumas dicas. Obrigada!

        2. Avatar de Adriana

          amei as receitas ,,,,,., gostaria de saber se o vinagre tb e bom para baixar o volume dos cabelos

          1. Avatar de Lindevania

            baixa sim,porque como ele fecha as cutílas ele diminue o volume

    2. Avatar de Grasi

      Raquel você passa só nas raízes ou comprimento? É para queda de cabelo?

      1. Avatar de Raquel Santos

        Grasi passo em tudo, na verdade ele é um condicionador natural, ajuda na queda pq sela os fios mas ele foi só um dos passos no meu combate à queda…

    3. Avatar de Sueli

      Oi Raquel, Bom Dia! Estou com uma queda enorme nos meus cabelos, tenho hora q fico desesperada…me a receita do seu cabeleireiro…por favor…obrigada!

    4. Avatar de Cintia

      oi Raquel tem uma quantidade especifica do vinagre puro?
      É para apilcar nos cabelos secos, úmidos ou molhados?
      ajuda aí.

  5. Avatar de Bárbara

    Celisa, amei as receitinhas caseiras 😉

  6. Avatar de Fernanda

    Celisa, achei muito legal essas receitinhas, vou testar a da banana, amei 😆

  7. Avatar de Larissa

    Perfeito! Era tudo que eu precisava.

  8. Avatar de Flavia

    Adorei as receitas. Eu uso abacate com azeite de oliva uma vez por semana o meu cabelo fica super hidratado e com brilho. Essa receita eu aprendi com a minha mãe é fácil meninas vocês precisam de meio abacate e uma ou duas colheres de sopa de azeite ( a quantidade varia de acordo com o tamanho e o ressecamento do cabelo), amasse bem o abacate e depois acrescente o azeite e depois lave o cabelo normalmente mas se o cabelo estiver muito danificado e ressecado recomendo lavar o cabelo com o shampoo, depois aplicar a máscara e finalizar com o condicionador.

    1. Avatar de Daniela Brito De Almeida Santos

      Realmente abacate e oliva é ótimo. Meu cabelo teve corte químico,causa por hene estou usando abacate, o óleo, azeite de oliva e o óleo de ricino tbm. Está mais forte, a quebra está diminuindo gradativamente. Muito bom recomendo. 🙂

  9. Avatar de Rubia

    Muito boa!!!! Eu já uso o vinagre de maça nos cabelos no enxágue, agora vou fazer o chá de alecrim.

  10. Avatar de Léa

    Amei todas, vou fazer, sempre estou precisando fortalecer meus fios 😮 😮

  11. Avatar de Taianeh

    Legal as dicas.vou fazer pelo menos uma

  12. Avatar de Cris Almeida

    haha amo cuidar do meu cabelo, vou testar o de vinagre de maça!

  13. Avatar de Janaina Ferreira

    K hra maravilhosa veio essas dicas caseiras,,,,,no salao as vezes custa mto e nao fica tao bm assim podemos cuidar dos cabelos em csa cm tranquilidade gastando pouco e fcar lindas,,,,heeeeheeeeee,,,,,,vou testar o alecrim e a de banana,,,,pk uma vez passei babosa gente quase morri d tanto coçar,,,,,ui,,,,,valeu gnt bjo p tds,,,,,

  14. Avatar de Magda

    Amei essas receitas, não estou mesmo podendo gastar dinheiro.

  15. Avatar de Patrícia

    Amei amei essas receitas.

  16. Avatar de Luisa M

    Muito legal, vou fazer a receita da banana

  17. Avatar de Jaqueline

    Eu adoro receitas caseiras e essas superaram minhas expectativas pois eu não conhecia. Vou fazer todas.

  18. Avatar de Patrícia

    Hoje em dia não se usa mais isso. Com toda a tecnologia, o mundo dos cosméticos hoje tem produtos para cabelo que conseguem dar brilho, maciez, recuperar os fios e deixá-los cheirosos, agora passa vinagre ou ovo, vai ficar com um odor horrível que vai custar a sair do cabelo.

    1. Avatar de Angela Nx

      Patricia, a diferença é que são produtos naturais, e os produtos que tem por aí são cheios de química. Outra coisa, depois de usar as receitas vc vai lavar os cabelos, ou seja, não fica com cheiro horrível como vc mesma diz.

  19. Avatar de Rê

    Legal Celisa! Eu sempre faço receitas caseiras, dá uma sensação de pureza, os de tecnologia avançada são ótimos, mas o que vc coloca no cabelo em casa, receitinhas de vó pelo menos são naturais e vc sabe o que vc usou. Valeu o Post!

  20. Avatar de Angela Nx

    Oi Celisa, eu acho ótima essas receitas, pelo menos são naturais, não faz mal à saúde e ainda economiza, já fiz com ovo, o cabelo fica super nutrido e forte, vou testar as outras.

  21. Avatar de Eliane

    Achei muito legal estas receitas.
    Vou fazer a de banana e de azeite com ovo.

    Beijos!! : 🙂

  22. Avatar de Olariana

    Eu já uso o vinagre de maça para os cabelos, dá um brilho incrível, fora que deixa os fios super macios.

  23. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    😮 não imaginei q o vinagre podia fazer bem para os cabelos. mais amei a novidade e stou surpreza. obrigado pelas dicas

  24. Avatar de Celina Marchiorato

    Excelente post, adoro essas receitinhas naturais.

  25. Avatar de Larissa

    Ebaaa adoro receitinhas caseiras 😛

  26. Avatar de Flavinha

    oi meninas vou fazer todas

  27. Avatar de Shirley

    amei suas receitinhas são bem praticas ja usei bamana foi muito bom vou fazer todas

  28. Avatar de Lourdes Alves

    😛 Obrigada pelas maravilhosas dicas! Nunca imaginei que produtos tão simples teriam essa utilidade. Parabéns pelo post! Comecei semana passada a usar o vinagre de maça ( puro e deve ser de pH 5) nos cabelos. Porém passo nos cabelos e depois enxaguo, para sair o forte cheiro, passo uma máscara hidratante. Mas creio que posso passar o vinagre antes de lavar os cabelos. Assim não terei problema com o forte cheiro que possa ficar. Muito obrigada Celisa por compartilhar conosco essas dicas importantes. Obrigada meninas pelas dicas de vcs também. Abraços à todas.

    1. Avatar de Carla Rozendo

      Eu usava henê rená nos meus cabelis,parei de usar á 2 meses e meu cabelo começou a cair e quebrar muito,qual receita devo usar.Espero resposta.Ogd.

  29. Avatar de Cleibe

    Iriei testar as receitinhas, pois os meus cabelos estão precisando.
    Bjocas 😛

  30. Avatar de Karla

    Meu cabelo nao pode nem passar perto de óleo.fica um horror.E confesso q faz tempo q nao dou um trato caseiro nos cabelos,preguiiiiiiiica…rsrs.

  31. Avatar de Maria José Santos Zambrota

    Oi !!! Estimada amiga…
    Fico agradecida pelas receitas enviadas,vou fazer pois meu cabelo é bastante ralo,isso me aborrece muito,espero que ele aumente ficarei feliz.
    Abraços.

  32. Avatar de Lidia G R

    😆 Conheço todas estas receitas e outras mais.
    Quanto ao vinagre, o de maçã é o melhor para quase tudo,
    mas na falta dele pode-se usar sim vinagre branco ou
    vermelho nos cabelos, hoje lavei o cabelo com chá de
    camomila e no final usei vinagre branco, acho bom pois
    desembaraça bem o cabelo e dá brilho. Vinagre pode-se usar
    antes de lavar o cabelo e durante a lavagem, aliás pode-se
    usá-lo no banho para tirar coceira das costas, nos pés para tirar
    chulé, e quando se tem frieiras tb, pode-se ainda colocar nas roupas
    (de preferência o branco para não manchá-las), pode-se limpar o chão
    (de preferência o branco para não manchá-lo), os sapatos
    (de preferência o branco para não manchá-los), e quando tiver dores nos braços,
    pernas, ou cair, esquente o vinagre e massageie o local, tb é bom para passar nos pêlos
    do cachorro. E vinagre com ovo é um ótimo condicionador para os cabelos.
    Por sua ação anti-séptica o vinagre pode ser utilizado para tudo
    (aqui em casa tem vinagre na cozinha, no banheiro e no tanque.

    A Raquel tem razão quanto a receita de ovo com óleo de oliva, ela fica
    grudenta, também não gosto; mas eu gosto de colocar ovo,
    mel, rum e óleo de amêndoas, e se tiver abacate coloco tb;
    o rum amacia muito o cabelo, dá brilho e tira a rebeldia dos fios,
    e o abacate faz maravilhas para qualquer cabelo.

  33. Avatar de Junior

    a marca haskell tem uma linha com uma quimica perfeita entao, porque a vitamina h controla a seborreia e junto com o alecrim ficou perfeita entao, eu inclusive uso e nao resseca meu cabelo amo a linha pelo menos uma vez na semana. conheçao

  34. Avatar de Maruse Coinn

    Ameiiii muito simples de fazer adorooo. Vou fazer 1 por semana 🙂 😉

  35. Avatar de Cristina

    😀 sempre faço estas receitinhas caseiras ,sao otimas .parabens. pelas dicas .

  36. Avatar de Alana

    Adorei as receitinhas, vou experimentar.

  37. Avatar de Maria Apa Silva Furtado

    ola eu gostaria de saber depois que usar o vinagre de maçã no cabelo,,e tbm a vitamina de banana,, óde secar e fazer prancha?? 🙂

  38. Avatar de Li

    OLÁ!, SEUS POSTS SÃO SEMPRE ÓTIMOS E FALANDO EM VINAGRE ALÉM DE TUDO QUE EXPLICOU
    É UM ÓTIMO DESEMBARAÇANTE. ENTÃO… QDO ESQUECER DE COMPRAR O CONDICIONADOR USE VINAGRE E ENXAGUE. DESEMBARAÇA MTO BEM. RECEITA DA VOVÓ… QUE DÁ MUITO CERTO.
    JÁ FIZ VÁRIAS VEZES.

  39. Avatar de Heloisia Dantas De Carvalho

    Gente amei!!! Muito fácil e prático, com certeza irei fazer. Valeu!

  40. Avatar de Cy.

    Adorei as receitinhas , meu cabelo está danificado por causa da quimica . Vou fazer todas !! Beijim

  41. Avatar de Nara Maria

    😉 ESSA DICA DO VINAGRE É MUITO BOA,JÁ USEI REALMENTE FAZ MARAVILHAS!!!

  42. Avatar de Maria Janndeir S. Lima M

    😳 vou testar o de banana e óleo de amêndoas

  43. Avatar de Ariane

    Adorei as receitinhas naturais, vou testar todas, eu já uso o vinagre de maça nos cabelos, realmente é ótimo.

  44. Avatar de Camila Barros

    Ameii suas dicas…vou fazer a do vinagre de maça.

  45. Avatar de Monica

    oi gostaria de saber se pode usar vinagre nos cabelos com progressiva?

    beijos

  46. Avatar de Cida Reis

    🙂 amei todas as dicas ja estou usando o alecrim e esta sendo muito bom tambem uso vinagre na minha filha pra caspa, meu cabelo tava caindo horrores agora esta diminuindoa queda,alguem toma imecaphair estou tomando sera que e bom mesmo.

  47. Avatar de Rose Lavareda

    Dicas maravilhosas….Adorei;trabalho nessa area e amei as receitas!!!

  48. Avatar de Marlene Pereira De Souza

    estou feliz pelos os comentario mais me preocupo e usar porque tenho progressiva faco de 3 em 3 meses, posso usar agradeço

  49. Avatar de Eldim Oeste

    super bom este saite quer que ficamos realmente bonitos

  50. Avatar de Daiane Xavier

    Muito bom dei luzes no cabelo, e só fica bom com pranchinha isso resseca muito!!! Vinagre de maçã acredito que será ótimo!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva