Para a mulher que gosta de se cuidar

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar

Muito se ouve falar em reeducação alimentar, mas você sabe o que é isso exatamente?

O principal conceito que devemos ter em mente é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que se gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário: é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois a mesma recomendação que é adequada para uma pessoa, pode não ser para outra. Deve-se sempre levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Qual é o objetivo da reeducação alimentar?

  • Perda ou ganho de peso
  • Controle do colesterol e glicose
  • Controle de doenças que exijam mudança na alimentação
  • Manter o peso
  • Ter uma qualidade de vida mais saudável
  • Melhorar o desempenho físico e mental
  • Controlar o estresse

Como o prazer pelo alimento tem um significado profundo em nossas vidas, a reeducação alimentar deve aperfeiçoar os hábitos alimentares, permitindo ao mesmo tempo alguns prazeres que possuem um sentido especial para nós. E, por isso, ela deve ser personalizada, pois o significado afetivo de um alimento é individual para cada um de nós.

Mudança de Hábito

Mudar hábitos não é fácil, mas é possível.  Essa mudança deve ser entendida como um processo, com erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca do equilíbrio, sem preconceitos ou culpas sobre o que se come, apostando no bem-estar e no prazer.

Essa mudança deve ser lenta e gradual. Nada de proibições.

Como devo fazer?

Reeducação Alimentar

O médico especialista passará as informações das mudanças de acordo com seu hábito de vida, mas veja algumas dicas que você já pode fazer agora.

  • Quanto maior o fracionamento das refeições, menor o número de calorias absorvidas. O intervalo ideal entre uma refeição e outra é de aproximadamente 3 horas e o número de refeições deverá ser de 6 ao dia.
  • Abuse das fibras, verduras, legumes, alimentos integrais e frutas. Dê preferência às frutas inteiras e com bagaço. Elas contêm mais fibras e assimila melhor os nutrientes.
  • Não se esqueça da ingestão de água e sucos naturais.
  • Cuidado com o excesso de frituras e doces.
  • Coma sempre em pouca quantidade e de preferência utilize um cardápio variado.
  • Exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

A reeducação alimentar é o método mais saudável e eficaz para perder ou manter peso. Come-se de tudo, porém em quantidade adequada a cada indivíduo. Para os abusos, recorre-se às compensações. Requer disciplina e persistência, mas, como qualquer hábito, uma vez adquirido, enraíza-se para sempre.

Associar reeducação alimentar e aumento na prática de exercícios físicos é absolutamente bem-vindo. Aliás, está comprovado que melhora e prolonga a qualidade de vida.

Lembre-se: você é o que come. Portanto, vamos prestar atenção ao que colocamos em nosso prato no dia-a-dia. Trata-se de uma autoeducação diária com agradáveis compensações no futuro. Bem-estar é tudo! 🙂

77 comentários para “Reeducação Alimentar”

  1. Avatar de Adiane

    Eu não consigo emagrecer já tentei de tudo, por favor me ajudem.

  2. Avatar de Luisa

    Sempre descuidei da minha alimentação, até que passei 23 Kg acima do meu peso ideal, decidi ir a uma nutricionista e ela me passou uma reeducação alimentar e eu aprendi a comer, foi muito bom, comer bem é tudo e importantíssimo. Hj sou outra pessoa e feliz com meu peso. Abraços

  3. Avatar de Helena

    simplismente não consigo emagrecer… me ajudem.

    1. Avatar de Neli

      Faça Vigilantes do Peso, entre no site.

      1. Avatar de Karlla

        qual é o endereço desse site?estou precisando muito!.

        1. Avatar de Ana Banana

          JOGA NO GOOGLE Q VC ACHA

  4. Avatar de Valéria

    parabéns pela abordagem do texto. O que mais me ajudou na minha reeducação foi comer de tudo, mas pouca quantidade, isso é tudo gente!
    Fazer várias refeições ao dia

  5. Avatar de Vivian

    eu nunca consegui e sofro por isso, depois de cada tentativa de dieta, engordo mais… estou desesperada… não consigo comer pouca quantidade.

    1. Avatar de Roberta C.

      Vivian,
      Realmente nao é facil, mas veja a ajuda de um profissional, como nutricionista, o próproio personal trainer para acompanhar vc nos exercícios até um endócrino tb ajuda, pois muitas vezes nao sabemos que os hormonios influenciam e muito.

      Eu tb tenho uma dificuldade de perder, mas nao largo acadam jamais e sempre tento me policiar das fritturas, doces (o meu maior pecado).

      Sucesso .. Abraço!

  6. Avatar de Laura

    esse assunto me interessa bastante, vivo tentando uma reeducação alimentar, mas para mim é difícil, mas eu fiquei muito animada depois desse post, obrigada

  7. Avatar de Silvia

    Adorei a matéria. Abordem mais vezes este assunto, ok?
    Acredito q com uma boa alimentação, tudo o mais em nosso corpo melhora: pele, cabelos, unhas, tudo… aí, precisaremos de menos “produtos artificiais” para melhorarmos nossa aparência.

    Bjs.

  8. Avatar de Angela

    Eu to passando por este processo pois engordei 5 kilos na faculdade, eu não tenho certesa de como fazer isso direito então substitui guloseimas por iorgute semi- desnatado carne por clara de ovo e semente de linha e como ja fiz 30 anos , passei a fazer uso do colageno hidrolisado. além de fazer academia 5 vezes por semana.

    Espero que consiga, aproveitando a deixa gostaria de saber mais sobre a retenção de liquidos e dicas para melhorar isso.

    obrigada

    Angela

  9. Avatar de Maya

    Amei a matéria… muito boa!!!
    nota 10 para vcs! bju

  10. Avatar de Patricia

    SOS, preciso engordar… pretendo emgravidar e minha massa corporal esta em 17 enquando devia estar entre 20 e 24 pra eu esteja saudavel…

    o q fazer pra ganher peso…

    eu como de tudo…( so nao como muito pq me sinto atisfeita com pouco)

    Obrigada.

    1. Avatar de Ana Banana

      Vai num médico e pede suplementos, acho q ajuda

  11. Avatar de Deborah

    Matéria nota 10!
    Simplesmente nao consigo engordaar!! Me ajudem

    1. Avatar de Lídia

      Não tem o que fazer… tente comer mais quantidade de comida, peça uma dieta rica em calorias para sua nutricionista.

  12. Avatar de Lídia

    Quem é magro e precisa engordar, é + difícil do que quem é gordo e precisa emagrecer.

    Sempre fui muuuuito magra, tomava vitaminas, fazia de tudo para engordar e nunca consegui, até que desisti, hj estou com 47 anos e continuo magra, queria engordar uns kilinhos, mas não consigo, gente magra demais é muito feio.

  13. Avatar de Angela

    A materia esta otima mesmo , mas eu acho que pra meninas que querem engordar (Q Inveja) o ideal é procura a juda de um nutricionista o profissional vai indicar uma formapara que voce ganhe peso , mas de forma saudavél nada de ir na farmacia se entupir de vitaminas ou comer um monte de guloseimas isso pode aumentar o peso no entanto pode também aumentar doenças como colesterol ruim enfim nada de loucuras hem…

    OLHA TO VENDENDO 7 KILOS SE ALGUEM QUIZER COMPRAR É SÓ ME LGAR RSRSRS
    BJS ADOREI A MATÉRIA

    1. Avatar de Gislane

      angela minha filha, eu estou doando 7 quilos, entrego em domicílio, rsrsrsrsrsrsrs

  14. Avatar de Verônica

    eu tambem não consigo engordaar não sei prq

    me ajuudeem (o boom é q eu como d tudoo \o/ rs)

    eu simplesmente amooooo coxinhaaa kk. e torta de frangoo.. rsrs

    1. Avatar de Jacqueline

      Vê,cuidado com treiglicerídeo colesterol.Meu marido tem 62kg,é magro,não passa disso,mas vai ter que fazer dieta pro conta do triglicerídeo e colestesrol alto,pq tb gosta de fritura.Sendo magros ou gordinhos,é fundamental termos saúde!É tão bom ser saudável!Meu triglicerídeo é 44, e meu colesterol,139,sendo HDL 43,e o LDL 87,e tenho maior orgulho dessses resultados.Peso 68 em 1,69 e com 42 anos.Se cuida menina,faz um check-up pra ver essas coisas,bjss!

    2. Avatar de Verônica

      minha mami ja tinha me falado q magro tambem pode ter colesterol alto ^^

      eu tenho 16 anos e nunca fiz um check-up kk
      eu gosto muito mas num posso comer prq tenho problemas com acne, faço tratamento

      ai fica dificil pra miim engordar, mas eu vou fazer pra ver c ta tudo ok

      vlw pela dicaa ^^ (eu ja te adicionei ^^)

  15. Avatar de Sabrina

    Bom dia, esse assunto é importantíssimo, ainda mais porque andei exagerando em algumas comidas e ganhei uns kilinhos.

  16. Avatar de Célia

    tenho 19 anos e tb preciso muito engordar, meu MC está abaixo de 18. Chego a chamar a atenção das pessoas por minha magresa. Sei que como pouco, mas vou procurar um nutricionista para fazer a reeducação alimentar, obrigada

  17. Avatar de Pri

    Olá,
    òtimo tema……

    Reeducação alimentar é melhor caminho para quem quer emagrecer com saude, e não voltar mais a engordar, mais é claro que tem manter uma dieta equilibrada, aliada a exercicos fisicos é a melhor forma, pode ser caminhada, que ajuda muito e ainda é prazerosa….nosso corpo agradece, não existem soluções magicas p/ emagrecer rapidamente, isso td vai depender de cada um , da sua rotina diaria, melhor metodo vendo sendo o acompanhamento medico , aliado a exercios e uma dieta de reeducação alimentar, tem que ter muita foça de vontade, saber seus limites , e seus pontos fracos e fortes , hoje em dia existe uma gama de alimentos diet e ligth, podem substituir aquele docinho que muitos não dispensam….
    Comer devagar e mastigar bem os alimentos faz parte da reeducação,nada de jejum.pois quando for comer vai acabar comendo bem mais, faça refeições de 3 em 3 horas, comendo claro frutas , iogurtes naturais com aveia, barrinha de cereal etc,
    É isso ai, aos poucos vemos os resultados refletindo na nossa vida, aumentando nossa auto estima ……….

    bjos

  18. Avatar de Michele

    O que me mata é a parte do exercício físico .. sem ele não há redução alimentar e muito menos dieta q adiante … 100% sedentariaa!

    tenho que mudar mais não consigo :S

    http://amodicasdebeleza.blogspot.com/

  19. Avatar de Renata

    A reeducação alimentar realmente é o melhor caminho para se manter a boa forma. Iniciei o meu programa, perdi os quilos que tinha a mais e hoje não consigo voltar com a mesma alimentação de antes.Os resultados são fantásticos, principalmente quando se tem um acompanhamento de um bom profissional e uma boa dose de boa vontade.

  20. Avatar de Márcia

    Ganhei alguns quilos no final da faculdade e agora estou com difilculdade de perdê-los. São 3,500 kg que insistem em não sair de onde nunca deveriam estar. Estou prestes a fazer 30 anos, sei que esse é um fator que torna a dieta menos eficaz, pois o metabolismo começa a ficar lento. Li uma matéria na revista Boa Forma que diz que quando anotamos tudo que comemos temos mais facilidade de fazer a reeducação alimentar. Fizeram até uma agenda própria para isso. Hoje mesmo vou comprar a minha agenda para começar a comer de forma balanceada. Afinal, emagrecer sempre está entre as metas a serem atingidas no ano que se inicia.
    Beijos a todas!

  21. Avatar de Claudia Delazeri

    Parabéns pela matéria. Sou elegante, mas procuro cuidar com a alimentação. Faço caminhadas 1 hora por dia, me ajuda muito, o cansaço do dia e o stress.

    Bjs.

  22. Avatar de Cleidimar Lima Nascimento

    Tenho muita vontade de melhorar a minha alimentação, mas não consigo resistir às tentações da gula. srsrsr. Como estudo, geralmente, descuido mais da alimentação durante o período letivo. Gostei muito da matéria.

  23. Avatar de Joseana Rocha Do Monte

    Olá,
    Adorei sua abordagem sobre o tema! Como sempre, você mostra que pesquisa muito para tratar dos assuntos propostos. Estou me reeducando e, mesmo com as festas de final de ano e férias, consegui emagrecer. Estou feliz, determinada e confiante! Estou me exercitando, tomando bastante água e cortando os exageros! Não esqueçam: milagres não acontecem se você não fizer a sua parte. Boa sorte para quem quiser adotar hábitos mais saudáveis que, além de nmos deixar mais bonitas, vai nos trazer também SAÚDE!!!

    Beijo

  24. Avatar de Cinthya

    Excelente esta matéria, e se encaixa perfeitamente comigo, que estou em uma dieta e tentando me reeducar, engordei 10 kilos em 2 anos, e como tenho enxaqueca, preciso evitar certos alimentos para não ter crises, e tenho que controlar a ansiedade .

    Então força e persistencia para nós, porque não é facil.Precisamos cuidar da saúde, porque ela é o bem mais precioso que temos.

  25. Avatar de Laine

    Isso é muito importante para saúde, Adorei a matéria!
    http://www.novidadesdebeleza.com.br
    bjsss

    1. Avatar de Karlla

      laiane vcé de onde?

  26. Avatar de Ninna

    Lendo alguns posts notei a dificuldade em que grande parte das pessoas tem em perder peso (oq nunca foi novidade).

    Realmente não é nada fácil, mas isso não significa que seja impossivel.

    Infelizmente, pessoas tem na mente a seguinte frase: “Nasci gorda, gorda vou morrer”..
    falo isso pois já ‘trabalhei’ em um trabalho comunitário, onde visava a saúde de obesos e idosos.

    Antes de tudo, esqueça de dietas malucas, de ‘essa semana não vou comer mais nada, quero emagrecer 3kg’ … se quer começar, comece CERTO.

    É uma longa caminhada, precisa de paciencia e dedicação, mas tenha uma certeza: será pro resto da sua vida!

    Dietas malucas podem funcionar ali, naquele momento, mas passando um tempo volta tudo, e em dobro, triplo até! Sem contar a SAÚDE que é intensamente prejudicada.

    Não adianta apavorar, por mais que vc nao tenha alcançado sua meta, ou então nem 1 quilinho perdido, VOCÊ VAI CONSEGUIR! Não tenha pressa, vc levou 9 meses para nascer, rs

    Brincadeiras a parte, oq tem de ser feito é se POLICIAR
    Essa ‘maratona’ tem de surgir da SUA e somente sua vontade, não pq a vizinha falou q vc ta gorda ou seu marido q andou reclamando.

    O mais indicado é que vc coma de tudo, sim, DE TUDO!
    Até mesmo doces, refrigerantes, etc.. mas que SAIBA COMER. Uma pequena fatia, meio copo, isso já basta, pra que fazer uma torta e querer comer ela inteira? Oras, assim não adianta mesmo.
    Frituras é bom evitar até mesmo em pequenas quantidades, uma vez na semana e olhe lá, afinal, temos tantas opçoes..
    Outro segredindo é respeitar os horarios, de 3 em 3 horas, comendo de tudo que tem vontade, NUNCA PASSE VONTADE, depois das 18h quem quer emagrecer é bom evitar carboidratos ( paes, massas, arroz, batatas), coma saladas a vontade, frutas, sopas, uma porção de carne..

    Sentiu fome? Come um fruta, um iogurte desnatado, um chá, um suco.. pode nao parecer, mas ajuda, ao longo do tempo vc acostuma..

    Espero ter ajudado, essas são algumas diquinhas importantes, o mais importante é colocar na cabeça que vc pode, que vc consegue, e q nada é imediato, tenha calma.
    Estou a disposição de vcs, qlq coisa é só ‘chamar’..

    Saúde em primeiro lugar! Seja feliz comendo de tudo!

  27. Avatar de Teresa Simon

    Hoje, com tanta informação que temos através da net, só não se cuida quem não quer.
    Eu sempre me interessei em aprender tudo sobre alimentação.bjus

  28. Avatar de Ana Rita

    o que eu acho bastante importante, antes de fazer qq dieta, é procurar um nutricionista.

    eu, por exemplo, amo leite e todos os seus derivados, como queijo, iogurte… mal sabia que estava consumindo excesso de leite e isso estava prejudicando meu emagrecimento!

    o tipo de comida que se deve combinar tb só é bem explicado por um nutricionista.

    às vezes vc come coisas boas, saudáveis, mas que não deveriam ser combinadas numa mesma refeição.

    acho que a cabeça da pessoa influencia muuuuito nisso, mais até do que o estômago….rs… se não está se sentindo legal e desforra tudo na comida, acho que vale até procurar um psicólogo.

    o exercício físico tb é um aliado e tanto! deve ser colocado como uma tarefa do dia, como outra qq. vale caminhar no parque, na esteira e até na rua!

    não é uma tarefa fácil! eu estou sempre me policiando, principalmente pq passei dos 30!

    boa sorte a todas!

  29. Avatar de Ninna

    Um outro aliado muito importante que eu me esqueci de comentar para quem quer perder peso são os exercicios fisicos..

    Mesmo se vc tem uma vida corrida, é preguiçosa, falta $$, isso não é nenhuma desculpinha. Existem hoje inumeras formas de se exercitar, seja em um tempo curto, atividades prazerosas e de baixo custo.

    Faça algo que vc goste, uma dança, uma corrida, caminhada ao ar livre, convide amigas para se tornar mais descontraido, oq nao pode é ficar parado.. 30 minutos diários está ótimo, movimente-se!

    Exercicios fisicos promovem bem-estar e q alinhados a uma boa alimentação podem te levar loooonge! Acredite nisso, animo queridasss!!!

  30. Avatar de Paulinha

    adorei a matéria, ultimamente estou engordando muito
    e nao sei o que fazer para nao engordar!!
    bjss

  31. Avatar de Josué Duarte

    Eu tenho baseado a minha dieta alimentar de forma a procurar comer sempre colorido: Vermelho ( Melancia, beterraba) – Cor de Laranja – Amarelo – Amarelo esverdeado (abacate) – Verde – Azul (mirtilo) Lilás (uva) – vermelho lilás (Jabuticaba). Bom vejo os alimentos pelas cores. O resultado esta sendo excelente.

  32. Avatar de Verônica Honorato

    Adorei a materia,estou a um mes me reeducando e nas primeiras semanas não é facil,mas quero te cada vez mais mais qualidade de vida.

    Abraços

  33. Avatar de Melícia Dourado

    Olá meu nome é Melicia, meu peso a uns 07 meses era 50 KG, desse periodo até hoje estou pesando 57Kg, eu era daquela que comia de tudo e nao engordava, todos até tiravam sarro, mais agora continuo comendo mais sinto, que como mais que o normal e meu peso aumenta a cada dia tenho 1,68 de altura, estou ficando preocupada.
    Pois meu defeito é nao gostar de verduras e legumes.
    Estou me descabelando com medo.

  34. Avatar de Adriana

    Olá a todas, adorei essas dicas incriveis, pois estou em uma dieta e essas dicas foram importantes para mim. Ninna, gostei muito de suas palavras de incentivo foi muito legal de sua parte. Valeuuuuuuuuuuuuu.

  35. Avatar de Giovanna Valle

    Parabéns pela matéria. Eu mesmo pensava que teria que tirar tudo do cardápio e agora fico sabendo que tudo é uma questão de educação. Obrigada por mais esse aprendizado.

  36. Avatar de Maria

    Adorei a matéria, Obrigada pelas dicas,vou tentar por tudo em pratica.beijos

  37. Avatar de Celeste

    Tenho grave poblema de saúde, (h pillore) dores no estomago azia e outras sintoma, tenho que me policia num que como e principalmente no que devo comer,tenho 47 quilos 49 anos, qostaria de uns quilos mais.

  38. Avatar de Luzia Miriam Correia

    adorei esses comentarios mais tudo isso pra me é um pouco dificil sou muito anciosa demais,faço reduçao alimenar tou fazendo exercicio mais nao emagreci nem um quilo estou triste.por isso me ajude.

  39. Avatar de Ingrid Limbat

    Muito boa a matéria ;D

  40. Avatar de Helena

    Acredito q/ a melhor maneira tanto p/emagrecer quanto engordar é á atividade fisica.
    Quem precisa emagrecer tem q/ gastar aquilo q/ o metabolismo não está dando conta e quem precisa ganhar peso pode ter como aliado o ganho de músculos com exercicios adequados q/ visem a produção de musculos. Na adolescencia fui muito magra não sentia apetite tomei remédios caseiros e industrial p abrir o apetite. Qd os remédios começaram a fazer efeito o próprio médico solicitou q eu não usasse mais, pois poderia fazer forte efeito no futuro.Atualmente estou com o peso adequado me alimento bem não vou a academia geralmente me exercito assistindo o noticiário e a novela preferida dentro do meu quarto.

  41. Avatar de Adriana Prado

    Acho que a maioria das pessoas precisam de reeducação alimentar para engordar, emagrecer, ter mais saúde, qualidade de vida… enfim, são tantos motivos.

    Apesar de nos dias de hoje termos tantas informações, não dá para descartar o parecer de um profissional para nos ajudar. Afinal, são pessoas diferentes, com hábitos, gostos e necessidades também diferentes.

    Estou aguardando minha consulta com nutricionista para os próximos dias. Meu peso é bom, quero dizer tenho os tais 2 ou 3 Kg que toda mulher precisa emagrecer. Rsrssss Tenho consciencia que minha alimentação não é nota 10, até porque com 43 anos já me preocupo com a menopausa, já tenho alguns problemas ósseos e o metabolismo também já não é o mesmo. Tenho alguns cuidados, no momento, por motivo de força maior, não estou fazendo atividade física como deveria e gostaria. Mas isso já já muda. Tomo muita água, colágeno, como verduras mas, amo pães e doces e tenho dificuldade em dosar as quantidades. Aff…

    Enfim, a matéria está muito. As dicas também.

    Beijo

  42. Avatar de Josineide

    Olá mulheres! È muito bom estarmos com peso normal, ou seja de “Bem ” com a balança. Mas vejam bem, se nós não estamos Bem conosco mesmo, com certeza nossas tentativas será em vão. Por isso a Reeducação Alimentar torna-se dificil muitas vezes. Porque queremos resultados imediatos, Isto queridas! só por outros métodos, então só nos resta uma velha e grandiosa decisão “persistência” e muito exercício fisíco,Ah! outra coisa que é fundamental é nos aceitar e nos amar como somos. um grande beijo a todas as Mulheres que hoje se encontram triste por esta fora do peso como Eu!

  43. Avatar de Ana

    Pratico a reeducação alimentar.Emagreço com facilidade. basta eu querer.Porem apresento uma barriguinha saliente que não há dieta que resolva. Enfim,sou uma falsa magra.

  44. Avatar de Regina

    Emagreci 19 kg em 1 ano …. sem pressa e sem neura …
    Academia todos os dias ..
    Sem remedio algum … Somente o cha verde pra ajudar no metabolismo …
    Mas nao adianta tomar o cha e nao fazer a dieta.
    Ia as festas e nao deixava de comer … so que em pequena quantidade …
    O lema é: DEVAGAR, SEMPRE E COM PERSISTENCIA.
    Ja faz 1 ano e meio e tenho conseguido manter meu peso …
    Mas nao abandono a academia …
    As vezes a preguica bate … é verdade .. mas ai lembro da pizza do final de semana e mando bala no exercicio.
    Ah … o controle da ansiedade tb é muito importante … Tomei florais pra isso …
    Boa sorte meninas …
    Bj

  45. Avatar de Daniel

    Oi si devo comer varias vezes ao dia como seria si eu come as 06:00 a proxima refeição e as 09:00 ou começa as 06:00 e a proxima e as 10:00 o certo e de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas grato dani_musicbrasil@hotmail.com

  46. Avatar de Neiva Marins

    Eu sou muito comportada com minha alimentação, como tudo de forma moderada, pratico exercícios todos os dias além de fazer meu serviços caseiros como uma boa dona de casa, depois que fiz uma reeducação alimentar , perdi 10 kg lógico que não foi da noite para o dia, foi gradativamente e eu estou super feliz com minha qualidade de vida, beijos meninas.

  47. Avatar de Angela

    Excelente tema Celisa. Parabéns!
    Eu sempre fui muito cautelosa com minha alimentação, mas mesmo assim procurei a ajuda de um nutricionista exatamente para me reeducar, pois às vezes, mesmo sem querer, acabamos cometendo exageros. Hoje em dia como tudo o que gosto, sem exageros e faço atividade física todos os dias.
    Como vc mesma disse bem-estar é tudo 😉

  48. Avatar de Val

    Otima matéria,afinal se alimentar corretamente é fundamental para uma boa saúde.

  49. Avatar de Marisol Kipper

    Fiz uma reeducação alimentar, mas não por estar acima do peso, mas sim porque eu estava comendo muitas besteiras regularmente (doces, frituras, fastfood…), não dá… Durante a semana como direitinho, bastante salada, carnes magras, pão integral, frutas, sempre opto pelos alimentos light e diet. No final de semana me permito comer doces, pizza, hamburger… mas sem exageros! Já senti a diferença no meu corpo. Beijos

  50. Avatar de Vicente Filgueira

    “Muito se houve falar em reeducação alimentar, mas você sabe o que é isso exatamente?”. Por favor (me desculpem), mas, vocês corrijam, trocando o adverbial de tempo pelo verbo “ouvir”. Obrigado, sei que foi um lapso.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva