Para a mulher que gosta de se cuidar

Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

O refluxo está cada vez mais comum nos dias de hoje. Se você tem refluxo, conheça as melhores formas de tratar e aliviar o problema. Se não tem, conheça e aprenda a se prevenir!

O que é o refluxo?

É um conjunto de desconfortos que acompanha alterações no esôfago resultantes do retorno anormal do conteúdo estomacal, naturalmente ácido, para o esôfago (refluxo gastroesofágico).

Publicidade

Como o refluxo se desenvolve?

Tecnicamente, o esôfago de um adulto é um canal de 35 a 40 cm que liga a boca ao estômago. Ele é elástico, e na espessura de sua parede contém camadas musculares recobertas internamente por uma delicada mucosa, parecida com o revestimento da boca. O início do esôfago fixa-se na parte inferior da garganta, desce pelo mediastino e cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato, poucos centímetros antes de se abrir no estômago.

Quando o esôfago desliza para cima mais que 2 a 3 cm, traciona o estômago e ambas as estruturas se deslocam para o tórax. Decorre dessa alteração anatômica a hérnia hiatal que, por sua vez, prejudica a válvula anti-refluxo. Quando o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, atinge a mucosa esofágica, este tecido reage — inflama — originando a Esofagite de Refluxo.

Sintomas do Refluxo

As características mais comuns do refluxo são:

  • Sensação de que o alimento pode ter ficado “preso” na garganta ou no peito
  • Náusea após comer
  • Sintomas aumentados ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou ao comer
  • Sintomas mais prováveis de acontecer (ou piores) à noite
  • Sintomas aliviados pelo uso de antiácidos

Outras características, menos comuns, são:

  • Tosse ou respiração ofegante
  • Dificuldade para deglutir
  • Soluços
  • Rouquidão ou alteração na voz
  • Regurgitação de alimento
  • Dor de garganta
Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

Tratamento do Refluxo

É importante evitar muita quantidade de alimento antes de se deitar. Algumas pessoas beneficiam-se de dormir em uma cama elevada na cabeceira, em 20 a 25 cm.

Algumas medidas ajudam no controle dos sintomas: evitar a bebida alcoólica, não deglutir líquidos muito quentes, ingerir um mínimo de líquidos durante ou logo após as refeições, evitar a ingestão de chá preto e café puro com estômago vazio.

Os medicamentos mais usados são os que diminuem o grau da acidez no estômago (os populares antiácidos) e aqueles que inibem a produção de ácido pelas células do estômago ("antiácidos sistêmicos").

Outros remédios de um grupo chamado de pró-cinéticos destinam-se a facilitar o esvaziamento do conteúdo estomacal para o intestino, minimizando a quantidade capaz de refluir para o esôfago.

Alimentos a serem Evitados

Para prevenir azia, evite alimentos e bebidas que possam desencadear seus sintomas. Para muitas pessoas, eles incluem:

  • Álcool
  • Cafeína
  • Bebidas gasosas
  • Chocolate
  • Frutas e sucos cítricos
  • Tomates
  • Molhos de tomate
  • Alimentos picantes ou gordurosos
  • Produtos derivados de leite integral
  • Menta
  • Hortelã

Se outros alimentos causarem azia com regularidade, evite esses alimentos também.

Mudanças no Estilo de Vida

Além de evitar os alimentos descritos acima, tente fazer as seguintes mudanças em seus hábitos alimentares e estilo de vida:

  • Evite se curvar ou exercitar-se logo após comer
  • Evite roupas ou cintos que ficam apertados ao redor da cintura
  • Não se deite com estômago cheio. Evite comer 2 a 3 horas antes de dormir.
  • Não fume.
  • Faça refeições menores.
  • Perca peso se você estiver com excesso.
  • Reduza o estresse.
  • Durma com sua cabeça elevada em torno de 15 centímetros. Faça isso inclinando toda a sua cama ou usando uma cunha sob o seu corpo, não apenas travesseiros normais.

Cirurgia Antirrefluxo (Fundoplicatura de Nissen e outras)

Elas podem ser uma opção para pacientes cujos sintomas não passam com mudanças de estilo de vida e drogas. Azia e outros sintomas devem melhorar após a cirurgia, mas você ainda pode precisar tomar medicamentos para sua azia. Também há novas terapias para refluxo que podem ser realizadas por meio de uma endoscopia (um tubo flexível passado através da boca até o estômago).

Prevenção do Refluxo

Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia quase todos os dias, e 40% a 50% apresentam ocasionalmente esse sintoma. A tendência moderna é considerar o refluxo como doença crônica. Seus sintomas podem desaparecer com o tratamento, mas retornam rapidamente com sua interrupção.

Mudanças do estilo de vida podem aliviar significativamente os sintomas.  Confira algumas dicas para prevenir o refluxo.

  • Procure comer pouco, mais vezes ao dia. O ideal é se alimentar de quatro a cinco vezes por dia, a cada três horas, e em pequenas porções. Refeições grandes podem piorar o refluxo.
  • Não durma após as refeições. Com o corpo deitado, a ausência de gravidade facilita o encaminhamento do conteúdo gástrico para o esôfago.
  • Evite bebidas gasosas. Refrigerantes e águas com gás devem ser evitados. Os gases ficam concentrados no tubo digestivo, ocasionando a distensão do estômago, o que facilita o refluxo.
  • Diminua a quantidade de café, chocolate e cigarro. Substâncias presentes no cigarro e nessas bebidas relaxam o esfíncter esofágico inferior, possibilitando a volta dos alimentos.
  • Fuja das roupas apertadas. As peças mais justas na região do abdômen, como calças, cintas e cintos, aumentam a pressão desta área do corpo, facilitando o refluxo do ácido para o esôfago.
  • Reduza os condimentos. A pimenta e outros temperos podem aumentar a secreção de ácido pelo estômago, aumentando a chance de refluxo. Podem ser substituídas por ervas aromáticas que não apresentam esse inconveniente.
  • Reduza a quantidade de frituras. O alto teor de gordura de alguns alimentos sobrecarrega o estômago e também relaxa o esfíncter, podendo resultar no caminho contrário do alimento.

E você, tem problema de refluxo? Tem alguma dica para aliviar os sintomas?

180 comentários para “Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir”

  1. Avatar de Aline

    Tenho refluxo e estou gravida as crises dobraram e o pior de tudo e que não posso tomar qualquer medicação Esta sendo muito duro passar por isso a noite e o pior momento de crise

    1. Avatar de Priscylla

      Nossa passei por isso tambem vomitei os nove meses nao durmia foi horrivel

      1. Avatar de Barbara Leão Dos Anjos

        Eu tenho dez anos com 5 tinha refluxo
        Eu vomitava tudo foi ao hospital e tomei soro porque vomite tudo por um ano quase fiquei com anemia hoje sinto
        Dores de chora mais fico com anciã de vômito e nos ficamos mais vulnerável a qualquer força exclusivamente a virose

    2. Avatar de Marco Aurélio

      Duca para evitar refluxo: dormir sobre o lado esquerdo. O alívio ocorre em menos de 1 minuto.

      1. Avatar de Maria Do Socorro Nunes

        Tenho garganta dolorida, sensação que a comida está na garganta, boca salivando, dor de cabeça, as vezes pressão alta, dor nas costas.

    3. Avatar de Antonio Garcia

      Sou fabricante de uma prancha ergométrica para você colocar em sua cama, sob seu colchão, que vai evitar que o alimento pare no seu estomago. Mesmo você deitada, dormindo, a digestão vai continuar e vai atenuar muito os sintomas. Você adquirindo essa prancha, seguirá também muitas informações e dicas para você se libertar definitivamente do refluxo gástrico. Entre em contato pelo e-mail: antonio.garcia1955@gmail.com. Envio para qualquer parte do país.

      1. Avatar de Laércio Da Costa Moraes Filho

        Meu é mail sgtlaercio@bol.com.br me mande mais informações.

    4. Avatar de Cristina Silva

      gte tenho lido o que vcs falam sobre refluxo fico pensando se tenho isso..Tenho sofrido com cólicas boca salivando tudo que como faz mal passei pelo médico mais vou saber o resultado essa semana.

  2. Avatar de Rose Camargo

    Estou com crise forte de refluxo, tudo que estou comendo demora para fazer digestão.

    1. Avatar de Neidoca

      Olá Rose, estou passando por isso.Gostaria de saber se vc melhorou e qual foi o tratamento.Obrigada.
      Se quiser responder no meu email:evaneidecosta@hotmail.com

      1. Avatar de Rozana

        Também estou que nem voçe

  3. Avatar de Daiane

    😳 estou com crise de refluxo,eu fui diagnosticada com gastrite à alguns anos atrás,mas só agora senti os sintomas de refluxo,o pior sintoma é a salivação excessiva,isso faz e isso faz eu ficar muito irritada

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi daiane meu marido tem o msmo problema de salivação, o ki faz ele aliviar esse sintoma e uma pequena quantidade d limão

      1. Avatar de Rodrigo

        tá de sacanagem né?!?! se tomar qq coisa com limão qd estou c refluxo eu morrerei certamente…o

        1. Avatar de Ana Paula

          Pior que é verdade. Pesquise sobre o poder do limão em se transformar em ácido ou básico dependendo do meio. No caso do estômago ácido ele se converte em básico e neutraliza a acidez. Mas precisa ser só ele e em uma quantidade pequena, uma colher de sopa. Outro aliado é o bicarbonato de sódio (uma colher raza de chá) diluído em meio copo de água. Evite extremos de temperatira nada muito gelado ou quente.
          Minha irmã sofria muito de refluxo, mas há cerca de 15 dias os sintomas desapareceram. Ela também está evitano alimentose de origem animal.

    2. Avatar de Claudia

      boa tarde,

      a salivação excessiva e horrível mesmo, estou tomando remédio, iniparet e nada resolve esta salivação

      1. Avatar de José Carlos

        Boa noite, tive essa salivação horrível, no meu caso era sinusite, ainda tenho refluxo, porém sem salivação. pra controlar a sinusite lavo as narinas com cloreto de sódio 9% (soro fisiológico) três vezes por dia, especialmente antes de dormir. uso uma seringa de 20 ml. injeto o soro pelo nariz, movimento a cabeça pra trás e para frente abaixando o máximo, após deixo o soro escorrer pra garganta depois escarro, em seguida assoo o nariz. Com a continuação essa salivação tende acabar. – Assim me curei dessa salivação grossa durante a noite.

      2. Avatar de Cleciane

        Eu tbm estou assim almoço e parece que o almoço fica até a janta, não consigo comer nesse meio tempo, horrível, e quando vou dormir… A Crise vem! Não sei o q fazer, já fui no médico! Isso começou depois da gravidez do meu segundo filho!

  4. Avatar de Agda

    minha filha tem refluxo ela toma doperidona e ranitidina posso passar a dar somente o ranitidina,

  5. Avatar de Allan

    não comer muito antes de dormir , beber água e dormir virado para o lado esquerdo , ajuda a inibir os sintomas

  6. Avatar de Cvn

    Meu filho foi operado o refluxo há 6 meses. Agora voltou a vomitar. Será que tem de novo refluxo?

  7. Avatar de Enio Francisco De Oliveira

    To arrotando toda hora garganta ruim parede da boca esquisita será k e refluxo

    1. Avatar de Eduardo

      Tenho o mesmo sintomas arota após as refeições e durante o dia todo já fui em 2 medicos diferentes tá acabando minha vida não consigo dormi a noite no estou rendendo no trabalho mais tenho FÉ EM DEUS QUE ELE VAI FAZER UM MILAGRE EM MINHA VIDA

      1. Avatar de Rita De Cássia Feitosa

        Eduardo, algumas coisas precisam ser feitas paralelo a oração. Deus nos ajuda, mas primeiro precisamos cuidar de nós, aguardar que Ele nos cure sem nada fazermos, não resolve.
        Dá uma olhada na dicas preciosas acima desses posts, siga-as que haverá de melhorar.
        O principal é a alimentação. Cuide do que come, evite dormir após comer e ponha travesseiros para que vc eleve a cabeça uns 15 cm.
        Somados a um bom Pantoprazol, é um remédio antiácido, vc conseguirá melhorar e muito, cura vc não terá, mesmo que faça a cirurgia, mas dará pra conviver sem sofrimento. Bjos.

    2. Avatar de Helio Neves Filho

      Bom bom! Estou da mesma forma salivando muito,garganta irritada, arrotando muito , so nao tenho azia!

  8. Avatar de Lidiane

    Eu tenho refluxo é terrivel!

    1. Avatar de Isabel Aparecida Maestrello

      Eu tenho muita falta de ar e me agonia desespero tosse seca azia tontura e cabeca vaga e horrível me ajudem eu ando muito desanimada pois está falta de ar e horrível

      1. Avatar de Jeorge

        eu também tenho refluxo tem vez que fico bem tem hora que sinto um aperto na garganta como se tive se preso ae não converso muito pra não piora e tem vez que fico sem saliva ae sinto uma falta de ar tenho dificuldades pra engolir é horrivel

      2. Avatar de Felipe

        Também me sinto assim é horrível. Acordo todo dia de manhã com o estômago doendo e a parte de baixo do pulmão tbm, já fiz tomografia no pulmão mas não deu em nada, da até um desespero mas temos que ser forte !

  9. Avatar de Luciana Barreto Silva

    Eu sinto minha doer direto é terrível e eu tenho refluxo.

  10. Avatar de Luciana Barreto Silva

    Eu tenho refluxo e o que mais me encomoda é a garganta que só veve doendo.

    1. Avatar de Francinéia

      Gente eu fiquei 6 meses passando mal tratando de refluxo, quando na verdade eu tinha era ansiedade e isso me deu um bolo na garganta que nada adiantava fiz todo o tipo de exame e todos os médicos falavam que era problema de estomago, até que um dia uma medica me perguntou se eu era nervosa e me passou um remédio para os nervos com 3 dias eu nem acreditei que tinha melhorado.

      1. Avatar de Thais Soares

        Que remédio você tomou Francineia ?
        Minha vó tá nessa mesma citação ele é muito nervosa e parece que tem um bolo na garganta dela também …. Você pode me falar pfv minha vó e tá muito mal com isso quero muito achar algum remédio pra ela toma alguma coisa. Que faça ela melhorar..

      2. Avatar de Vivian

        Boa noite!

        Qual remédio vc tomou?

        Por favor me responda.

        Obrigada

        1. Avatar de Mariana

          Se remédios (ranitidina, endoscopia, lavem) não resolvem, procure algum tipo de relaxamento para corpo e mente (yoga p ex)! Pode ser oriundo de stress! Você precisa saber a causa e não “camuflar” com inúmeros procedimentos e medicamentos! Caso contrário, o refluxo sempre vai voltar! Osteopatia ajuda e resolve (procure um profissional Osteopata na sua cidade! Não atende plano de saúde, mas é uma excelente forma de ajudar a recuperar o seu corpo e mente e irá desvendar o porque do refluxo)!
          Att
          Mariana

      3. Avatar de Lucimar

        Qual remédio você tomou?

  11. Avatar de Lidiane Antonia

    eu tenho refluxo é muito ruim o que mas mim encomoda é a garganta que parece ter sempre algo enganchado na garganta é péssimo ja emagrecir 5kg só mim alimento mas com alimento batido no liquidificador e mesmo assim ainda sinto a disfagia na garganta.

    1. Avatar de Alda

      Tenho refluxo, ja usei todo tipo de medicamento e fiz a dieta, minha garganda arde e parece que tem alguma coisa agarrada la no final da lingua.

      1. Avatar de Mariana

        Se remédios (ranitidina, endoscopia, lavem) não resolvem, procure algum tipo de relaxamento para corpo e mente! Pode ser oriundo de stress! Você precisa saber a causa é não “camuflar” com inúmeros procedimentos e medicamentos! Caso contrário, o refluxo sempre vai voltar! Osteopatia ajuda e resolve (procure um profissional Osteopata na sua cidade! Não atende plano de saúde, mas é uma excelente forma de ajudar a recuperar o seu corpo e mente e irá desvendar o porque do refluxo)!
        Att
        Mariana

  12. Avatar de Francielle

    Estou com suspeitas que to com refluxo. Algo sobe e desce na garganta parece um alimento que n desceu. A pior hora é a noite, não consigo dormir para lado nenhum, pois quase me sufoco. Estão sendo horrível e não tenho comido, só duas colheres todo o dia.

    1. Avatar de Jeorge

      Eu Tenho Refluxo tou bem melhor. você pode ter a sensação de que o alimento pode ter ficado preso na garganta e pode sentir os sinais da doença aumentar ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou comer. Os sintomas também costumam ser piores à noite e podem ser aliviados com antiácidos.

  13. Avatar de Rayane

    Eu fui diagnosticada com refluxo depois de quatro meses com uma tosse seca horrível e um otorrino diagnosticou o refluxo pelo exame estou a 3 meses tomando remedio tomo 2 compridos de pantoprazol e dromeprida todo dia não estou vendo resultado ta angustiante a sensação de algo preso na garganta e dificuldade de engulir a própria saliva e to super estressada

    1. Avatar de Alessandro Tavares

      tenho isso, procure comprar e tirar como costume tomar( babosa) e amargo mais se vc tomar vc se curar disso,eu me curei ate tive novamente mais fazia 3 anos a ultima vez que tive refluxo…

      1. Avatar de Andreia

        tenho esses mesmo sintomas estou usando medicação quase dois meses tem dias que esta melhor outros não . Como vc usa a babosa , emcontra em capsula tb?

      2. Avatar de Marli Ribeiro

        Minha mãe ficou com problemas na voz esta fonha após um crise de refluxo o que devo fazer? Ja passei no médico ele falou que apenas com a dieta ela ficar bem
        Estamos obedecendo porém não vejo muitos resultados
        Há algo mais a fazer além da dieta? Desde já obrigada

    2. Avatar de Flávio

      Rayana vc melhorou da tosse estou com sintomas igual o seus

      Qual quer coisa pode me responder no meu e-mail
      Rvts_flavinho10@yahoo.com.br

    3. Avatar de Diogenis

      Olá tbm to na msm situação 1 mês sem comer quase nada e bebendo água igual passarinho perdi mas de 12 kg meu whats 19 97134-7973 vamo trocar informações e fazer grupo com pessoal que ta na msm situação

      1. Avatar de Tânia

        Quero entrar no grupo, acordo com taquicardia com o refluxo, no meio da noite 51-992542205

    4. Avatar de Bill

      Eu estou desse jeito eu estou tomando os mesmo remédio e não vejo resultado afff, e ando com medo de fazer a cirurgia ! o meu refluxo deu de grau II eu nunca tinha me sentido assim é a primeira vez

  14. Avatar de José

    Estou com dor na garganta à mas de 7 meses e está 24 hs já fiz um exame chamado ph metria que contastou dois tipo de refluxo, o médico que eu fui só passou uma orientação como se alimentar, cada dia que passa está pior não estou conseguindo mim consentrar em nada, não sei o que fazer, o laudo do exame deu que o normal ter refluxo em 24hs é 1 o meu deu 12

    1. Avatar de Mariah

      Quero entrar no grupo cansada de tomar remédio pra alergia, faz mas de um ano q estou com tosse afff meu numero 011983699446

  15. Avatar de Kelly

    Minha filha tem 4anos e com dois aninhos foi diagnosticada com refluxo… e mto triste ter q restringir la a comer as coisas…. golfa azedo igual a um bebe!!! Toma omeprazol e as vezes peridal… mas os sintomas aliviam mas nunca passam de fato… ela nao reclama de nada… mas golfa com qualquer coisa… tenho medo de problemas futuros ganha peso normal se alimenta bem dorme bem … apelei para a homeopatia. ..vamos ver se da certo ainda nao a levei na consulta… esrou confiante… ja fiz de tudo… fico arrasada quando ela corre para o banheiro e golfa sempre um resro so que engoliu… a medica diz que nao eh caso operatório… vamos ver me desejem sorte!!!!

  16. Avatar de Gisele

    tenho refluxo já algum tempo e faço tratamento mas sempre estou em crise é ruim e doe bastante,nada alivia quando estou assim,me ajuda,não bebo nada de alcool ,não como nada de gordura,evito enlatados,conservas,e outros..

    1. Avatar de Cido

      Pare de usar meprazol é muito forte ate pra adulto,fefluxo não tem cura ,é só controle dos alimentos,não comer e deitar e procurar não ganhar peso,eu não sabia que tinha isso,estava tomando remedios pra alergia ,me lembro que um dia perdi a minha voz,porque o ácido vinha do estomago e entrava por toda parte ate nas cordas vocais ,ai então parei de comer e deitar então passou a controlar mais a situação.
      Abração a todos Boston USA

  17. Avatar de Elainy

    Gostei muito de saber sobre os sintomas de refluxo .pois é muito ruim refluxo

    1. Avatar de Katia Wenk

      😆 Eu fiz uma cirurgia de refluxo dia 20 de janeiro de 2016 , eu sinto dores no local da cirurgia cinto um pouco de dificuldade de deglutir.

      1. Avatar de Andrea

        boa tarde, me diz como é acirurgia? emagrece muito:?

  18. Avatar de Moacir

    Jesus cura.

  19. Avatar de Wedson

    Sinto refluxo tem mais de dois anos, tomo remédio mais só alivia. Gostaria de saber se refluxo causa falta de ar, sinto o arroto preso e depois falta de ar , ae qndo arroto passa isso e normal. Mim ajunden por favor.

    1. Avatar de Eduardo

      Sinto a mesma coisa não consigo dormi meu Deus preciso de ajuda tbm

      1. Avatar de Cido

        Pare de comer e deitar e pronto

    2. Avatar de Faustonrocha

      Uma péssima notícia pra vc meu amigo, jesus não vai curar aquele mal que insistimos em provocar. Ex.. Não adianta pedir cura para sua gastrite se vc insiste em tomar bebidas alcoólicas.

    3. Avatar de Monica

      eu fui diagnosticada com refluxo, na endoscopia deu esofagite.
      não tive dor de garganda nem azia, mas muita tosse, pigarro e falta de ar.
      melhorei muito depois de tomar pantoprazol, todos os dias em jejum ao acordar. estou tomando faz um mes e vou tomar mais um tempo, pois ainda sinto um pouco

  20. Avatar de Teresa Da Conceição Antonio

    boa tarde ou boa noite, sou de Angola fui diagonisticada com refluxo de hiato a quase um ano, ja tomei todo tipo de antiacidos como omeprazol pantazol tudo da mesma familia dos antiacido como antialergico renatidine não valeu nada.
    por favor pesso a vossa ajuda qual o medicamento? a utilizar já estive ai em Sao Paulo na clica de garganta na mooca alivieu apenas ajudem me.

    tambem tenho a minha filha com a infe cção do HPilory, foi tratada e medicada fez todo tipo de exames ou analise inclusive HVI SIDA negativo apenas o HPilory positivo qual o remedio ajudamnos por favor aqui tudo é uma fortuna de dinheiro para consultas.
    obrigado

    1. Avatar de Edmilson Jorge

      Bom dia serva de Deus

      Eu também sair de tratamento estou melhorando muito para gloria de Deus.estou utilizando couve-folha e batata do reino forma caseira.
      a couve-folha faça uma pesquisa e batata também. Deus é fiel

      um forte abraço

      1. Avatar de Ziraldo

        paryet 10 mg

    2. Avatar de Faustonrocha

      Ola irmã! A paz do senhor!
      Eu tive refluxo por algum tempo na minha vida, náo é nada mais nada menos que a inflamação do esôfago que a cada alimento não aceito no organismo, faz com que ele se estreite mais e mais elevando este alimento até a sua traquéia.
      Vamos lá.. Tratamentos com drogas farmacêuticas no meu caso nao resolveram em nada, a não ser quando começei a buscar diversas curas através da natureza(homeopatia); mas não é só isso, o refluxo esta associado também a uma gastrite, dificilmente quem tem refluxo não tem gastrite. Você terá que fazer mesclas entre não consumir e beber muitas coisas e ao mesmo tempo, fazer uso de poderosos cicatrizantes estomacais. Lembre-se você está com uma inflamação no estomago e esôfago, você precisa curar esta inflamação para poder se livrar dos sintomas do refluxo. Então ao começar o dia em jejum, sntes de qualquer refeição tu precisas dar um alento para seu estomago, assim como uma árvore é alento no meio do deserto. Deve começar a manhã de imediato batendo água pura com folhas de couve bem lavadas e livre de bactérias, misturando com meia cenoura. Apos passar uns trinta minutos ingira uma colher de mel puro e não melado, ele tem excelente poder cicatrizante; espere mais uns 5 minutos e inicie seu desjejum com frutas não ácidas, de preferência bananas, mamão, melância e etc. Apos a fruta coma paes ou biscoitos integrais em pequena quantidade, lembre-se você esta buscando a cura e é essencial que coma em pouca quantidade e mais vezes ao dia. Entre o intervalo do desjejum para o almoço coma uma fruta doce. Enfim na hora do almoço de preferencia a um arroz integral, saladas cruas de prefência aquelas que tem poder cicatrizante como a couve, cenoura e feijão. Atenção aqueles que querem se ver livres deste mal do complexo digestivo terá que mudar seus habitos alimentares e é imprescindível que vc deixe a carne vermelha pois éla é de dificil digestão, de preferencia a figados de boi e filé de peito de frango para aqueles que não conseguem deixar por este período a carne, mas o ideal seria que você não começe carne alguma durante este tratamento. Durante o dia vá tomando chas de espinheira santa com gotas de oleo de copaíba, sao todos cicatrizantes. Quem quer se ver livre do refluxo terá que abandonar a dieta láctea pelo menos até conseguir cicatrizar o estomago. A tarde coma frutas e bolos assados, biscoitos que não tenha fermentos, beba suco de limão pois o limão é cicatrizante e tem poder de cura, laranja de jeito nenhum, pois ela irrita o sistema digestivo e não tem poder de cicatrização. Como você ja deve ter lido a noite não coma e durma, coma pelo menos tres horas antes de dormir. Bem não é nada fácil ter uma disciplina, mas para o bem da sua saúde sugiro que faça. Eu segui este hábito por certo tempo na minha vida e graças a Deus hoje não sei o que é isso. Irmão não se enganem, Deus não fará obra alguma em nós se não seguirmos suas orientações, infelismente com a modernidade, e vida corrida adquirimos hábitos alimentares totalmente maléficos a nossa saude. Que deus ilumine a todos.

      1. Avatar de Clarice

        Oi boa tarde,eu li e amei seu incentivo só queria saber sobre o bolo assado pq quando como não me sinto bem,e feito em casa e sem fermento,tem horas que nem sabemos o que comer. Só Jesus para da forças,andei lendo que pegar peso é ruim,e o esstress piora a nossa situação…

      2. Avatar de Fernanda

        😀 Muito obrigada pelas dicas irmão! A paz! Deus te abençoe! 😀

    3. Avatar de Mensageirodepaz

      Tome cuidado com as ajudas que vc pé Pra. Nem todos tem real interesse em ajudar. A maioria tem interesse no capitalismo.
      Eu tive h pilory e foi erradicada, não tenho mais… Foi um tratamento de 30 + 28 dias pergunte ao médico GASTRO que tratamento é esse, custou um pouquinho mais que vem reais depos fiz a endoscopia e a bactéria foi erradicada, graças a Deus não existe mais.
      Procure um médico da sua confiança, siga os procedimentos certinhos, NÃO SE DESESPERE. Tudo se resolve!! Abraços

    4. Avatar de Alessandro Tavares

      planta chamada babosa e otimo eu tomo,muito melhor que remedio….

    5. Avatar de Rosangela Martinelli

      Tem um ano que estou lutando com uma queimação no abdômen que quase me mata.O médico disse que é refluxo ‘ja tomei de todos medicamentos e nada.Agora estou sentindo um fogarel no estômago que evapora com suores intensos…o que devo fazer.
      Me ajude por favor…

    6. Avatar de Cido

      Tereza preste atenção refluxo não tem cura,mas tem controle,principalmente dos alimentos que voce vai ingerir ,eu conheço uma irmã aki de nossa igreja ela nunca mais teve refluxo ,poque parou de comer antes das 6 horas da tarde,noã pode comer beber monte de liquido e deitra,olha essas dicas acima neste site é tudo ,não adianta faser cama inclinada ,nada adianta,quando come e deita esta claro que comer e deitar vai faser mal,quando deitamos a tendencia e forçar a válvula do ezôfago,e com o passar do tempo ela vai se romper eo ácido bruto que destroi a comida no estomago virá junto com a comida de volta,barriga imprensada a tendencia é voltar por onde entrou,bração

  21. Avatar de Richard Garcia

    Refluxo é Algo Terrível, eu Sofro a 2 anos Com este Mal.
    Já Tomei quase Todos anti Ácidos, e a Melhora Nunca é Por Completo, e o Pior é que sou cantor e estou sempre Rouco, com dor de Garganta, afeta muita na Hora de Cantar, tirando o Mal estar A noite e ao Dia, que é muitas vezes insuportável.
    Acho que no meu Caso só com a cirurgia mesmo pra ter uma Margem de Melhorar.

    1. Avatar de Silvana

      Edmilsom Jorge, me fale dessa folha de couve ..como você toma e quanto tempo para ter melhoras!!

    2. Avatar de Thais Soares

      Como você fez??
      E chá e??

    3. Avatar de Teka
  22. Avatar de Angeles

    E sempre bom consultar o medico quando os sintomas persistem. Consegui amenizar r o meu refluxo, a comida ficava entalada e nao descia uma sensacao horrivel, mudando meus habitos alimentares. Cortei refrigerante, frituras, como pequenas quantidades e mastigo bem os alimentos. Tambem tomo um cha de uma erva do Mexico, cuachalalate me ajudou muito, no Brasil tem o cha de Espinheira Santa. Outra coisa que ajuda e depois de comer e sentir azia mastigar os graos do cha de erva doce Espero que ajude um pouco.

  23. Avatar de Idilia

    Gostei muito de todos os depoimentos, pois tirei algumas dúvidas e vou me cuidar. Era pra ter feito a cirurgia mas não tive coragem.

  24. Avatar de Niceia Carrer

    Sofri muitos anos com refluxo até quando um médico mandou eu me tratar com acupuntura. O resultado foi excelente! Continuo fazendo acupuntura para gastrite e refluxo. Tem que fazer com acupunturista qualificado.

  25. Avatar de Regiane B. Paes

    Há anos e anos, sofro com inflamações na garganta, com muita frequência, e isto sempre me assustou, pois sempre tive o cuidado de não tomar gelado, não sair no vento depois de um banho quente, e mesmo assim vivia ruim. Procurei uma UBS próximo de onde moro, e a médica que me atendeu falou que tem chances grandes de ser refluxo o meu problema.
    Receitou omeprazol por 20 dias, mas a dor persiste muito, e tem momentos que o nariz tranca todinho, e falta o ar. É horrível!
    Pior de tudo é que quando mais nova, cheguei a fazer duas endoscopias, e não deu nenhum problema em nenhuma das duas.
    Me sinto bem mal, para trabalhar está sendo muito ruim, pois a tosse ataca e muito, de noite já não tenho dormido direito, e para me alimentar está uma lástima, pois tudo o que cai na minha garganta, irrita-a e acabo tossindo.
    Espero melhorar logo.

    1. Avatar de Deborah

      fica a dica ! sei o quanto eh horrivel sentir assim..
      Olá. Tive crises de refluxo intensas em toda minha vida e descobri algo que resolveu as dores no diafragma na garganta e todo mal estar alem da queimação.
      Minha nutricionista me ensinou a fazer cha de anis estrelado.
      Pega se 4 estrelinhas poe a ferver num copo de água 250 ml..deixa esfriar e toma 3 xs ao dia. O ideal eh fazer na hora, mas devido as correrias do dia a dia coloco numa garrafinha e levo comigo.
      Para não enjoar do gosto. Pode se misturar folhas de espinheira santa. Após preparar o cha com o anis, lava -se 2 a 3 folhas de espinheira coloca no cha ainda quente e deixa tampado por 5 minutos. Basta tomar o cha. Confesso que nunca fui muito de tomar chas apensar da minha mãe sempre me orientar. Mas quando percebi a melhora dei todo credito as remédios naturais. Sempre que posso ensino as pessoas a fazer uso do chá. Mas não se deve abandonar a medicação orientada pelos medicos ok! Meu sogro também teve a hernia estabilizada com o uso do chá. Super recomendo!

    2. Avatar de Alessandro Tavares

      planta chamada babosa,e so pesquiar otimo para refluxo 30 dias tomando todo dia vc vai melhorar,posso afirmar pq melhorei faz 3 anos que nao tive mais isso……

    3. Avatar de Ero

      seu caso é um alergia comprar Naridrin 24 horas

  26. Avatar de Andressa

    meu marido fez sirugia do essofago queria saber que tipo de comida ele pode comer depois de tres esses.

  27. Avatar de Paulo

    Me sinto muito cheio e só alivia depois de um pequeno arroto, as vezes tenho que fazer um exercício físico para conseguir arrotar e a noite piora, será que é refluxo? O que fazer?

    1. Avatar de Eduardo

      Sim é no início era assim comigo mais agora está bem pior

  28. Avatar de José Tomaz De Lima

    Olá sou José Tomaz, tenho refluxo quase todo dia desde que era menino e até hoje aos 52 anos não me deram remédio capaz de me curar, mais com o passar do tempo descobri que a pastilha mastigavel de eucalipto me alivia muito e logo passa.

  29. Avatar de Neide

    Oi gente, sofrermuito com isso, apesar de mim alimentar super saudável.O que mim ajudou bastante foi, tomar 10 mede vinagre de mmaçã em uma xxícara de água, 2 min. Antes ddas refeições. E cha de babosa, antes de dormir.bjs

    1. Avatar de Vivi Dantas

      Oi Neide! Como vc faz o chá de babosa?

  30. Avatar de Deborah

    Olá. Tive crises de refluxo intensas em toda minha vida e descobri algo que resolveu as dores no diafragma na garganta e todo mal estar alem da queimação.
    Minha nutricionista me ensinou a fazer cha de anis estrelado.
    Pega se 4 estrelinhas poe a ferver num copo de água 250 ml..deixa esfriar e toma 3 xs ao dia. O ideal eh fazer na hora, mas devido as correrias do dia a dia coloco numa garrafinha e levo comigo.
    Para não enjoar do gosto. Pode se misturar folhas de espinheira santa. Após preparar o cha com o anis, lava -se 2 a 3 folhas de espinheira coloca no cha ainda quente e deixa tampado por 5 minutos. Basta tomar o cha. Confesso que nunca fui muito de tomar chas apensar da minha mãe sempre me orientar. Mas quando percebi a melhora dei todo credito as remédios naturais. Sempre que posso ensino as pessoas a fazer uso do chá. Mas não se deve abandonar a medicação orientada pelos medicos ok! Meu sogro também teve a hernia estabilizada com o uso do chá. Super recomendo!

  31. Avatar de Silvana

    Deborah, me fale mais sobre o chá de Anis, também tenho refluxo help amiga!!

  32. Avatar de Edmilson

    Gente o refluxo me causou um pólipo nas minhas cordas vocais. E faço o uso da voz no meu trabalho e tudo isso tá me matando. Coça muito minha garganta. Abusos dos chás de camomila e espinheiro Santa, mas só alivia na hora. Durmo muito mal, o refluxo e o pólipo nas cordas vocais não deixam eu dormir.

  33. Avatar de Marco Aurélio

    Dica para evitar refluxo: dormir sobre o lado esquerdo. O alívio ocorre em menos de 1 minuto.

    1. Avatar de Ero

      pegador 2 batatinha inglesa bate ela e tira o sono beba toda dez sentir mal 😉

  34. Avatar de Angela Lucia

    Há mais de dez anos que sofro de Refluxo e não sei mais o que fazer. Se como comida apimentada e gordurosa no outro dia sofro as consequências do Refluxo. Seguindo a dieta zero de gordura de pimenta eu consigo passar uns dias sem sentir nada. Mas lendo os depoimentos das pessoas vou fazer da babosa, espero melhorar ou ficar boa. Ah! queria era a receita da babosa, quem pode me ajudar? Espero resposta.

  35. Avatar de Ivan

    Pra quem tem refluxo o melhor tratamento e pegar varias vezes durante o dia um pedacinho de gengibre do tamanho de um caroço de feijão e mastigar, a principio e ruim depois acostuma,o gengibre e um dos mais poderosos inflamatórios naturais,ainda e antibiótico,antioxidante, e ainda por cima analgésico, as dores acabam de imediato impressionante.E alem de tudo e um remédio natural não causa males nenhum,mas para funcionar e preciso seguir as recomendações do site fazendo um controle alimentar e modificando os hábitos , faça isso e uns 15 dias depois e verá o resultado e impressionante. Espero ter ajudadado

  36. Avatar de Ana Filipa

    Sofro de refluxo a mais de 3anos, recentemente fiz cirurgia de refluxo e hiatoplastia,também me foi removida a vesicula visto ter cálculos biliares, os quais só foram detetados na laparoscopia, neste monento estou a ter uma recuperação terrível e já lá vão 3 meses e os sintomas continuam,dores constantes ,disfagia, diarreias resultado:uma depressão wue me deixa todos os dias a chorar por não encontrar solução para este problema que se tornou maquiavélico. Acreditem é um problema crónico difícil de resolver, nem com cirurgia pois os resultados são terriveis.

  37. Avatar de Ramon

    Tenho 22 anos e ultimamente os comprimidos que faço uso diariamente (é para uma outra doença crônica que eu tenho) passaram a ficar presos na minha garganta. Até os que são menores que um feijão. Depois, a comida passou a agarrar também. As vezes sinto eles soltarem e descerem, mas voltam para a garganta. Sinto dificuldade pra respirar como se eles estivessem tampando o caminho do ar.
    Com isso passei a sentir também tontura (perda de equilíbrio) e minha garganta arranha muito com catarro. Poderia ser refluxo? Marquei uma endoscopia por precaução.

    Mas eu sempre bebo líquidos após as refeições e janto antes de dormir. Estou passando a evitar isso pra ver se os sintomas melhoram.

  38. Avatar de Lidiane

    Gente, meu medico Homeopata , me receitou esse remédio homeopático, estou me sentindo otima , Sugiro que comece por fazer »

    PODOPHYLLUM 6 CH, 3 gotas de 3 a 5 vezes dia.

    Tratamento por 20 dias

  39. Avatar de Alzira Carvalho

    Li todos os comentário, estou sofrendo com isso também.Além de todos os sintomas citados tenho boca amarga e perda de apetite.
    Me ajudem quem puder!!!!!!!!
    🙁 😕 😡

  40. Avatar de Lauriana Gomes

    Meu filho não tinha esse problema é agora aos 13 anos apresentou esse quadro . Perdeu muito peso , está no começo de um tratamento com sua pediatra , mas vamos ter que partir para um profissional específico ! E acho que vamos ter mudar alguns hábitos , mas é horrível , adolescentes adoram refrigerantes e lanches .

  41. Avatar de Erika Ferreira

    babosa, espinheira santa , boldo em jejum , barbatimão tudo e bom . E mudar os hábitos alimentares.

  42. Avatar de Ero

    Podophyllum é uma planta. A raiz eo caule subterrâneo (rizoma) são usados ​​para fazer remédios.

    Podophyllum é altamente venenoso quando tomadas pela boca . No entanto, algumas pessoas levá-la oralmente para amarelada da pele ( icterícia ), fígado doenças, febre, sífilis , perda de audição , e câncer . Podophyllum também é usado para esvaziar os intestinos, matar vermes parasitas no intestino e neutralizar mordida de cobra. Algumas mulheres levá-lo para provocar um aborto .

    Podophyllum tem sido utilizado como um laxante . (Foi um ingrediente em Little de Carter fígado Pills.) Mas ele foi removido do mercado devido a preocupações de segurança.

    Podophyllum é aplicada diretamente sobre a pele para a remoção de verrugas, incluindo verrugas plantares e sexualmente transmissíveis verrugas venéreas (). Também é usada topicamente para o tratamento de manchas brancas pré-cancerosas na língua e boca (leucoplasia pilosa oral).

    Intravaginalmente, podophyllum é usado para tratar infecções ginecológicas.

    Como funciona?
    Podophyllum pode parar a duplicação celular e novo crescimento. Ele também pode ter efeitos laxantes.

  43. Avatar de Rafael Luis Dantas

    Oi prssoal ultimamente tenho sofrido muito com refluxo uma sensação horrível mas estou pegando a dica de todos por precaução, não dar mas pra ficar desse jeito pq já sou magrinho né….mas seguindo a visão de todos. Os remédios caseiros e naturais são realmente a melhor forma de cura e tratamento, mas tbm controlando o tempo dos alimentos e diminuindo na quantidade

  44. Avatar de Suzete

    tambem estou com isso ha um ano , que horrivel neh gente , parei ate de fumar , mas nada melhora …gente eu nao tenho zap , mas seria bom a gente se comunicar pra um ajudar o outro isso e muuito importante …eu tava entrando em desespero e so de ler os depoimentos de vcs ja me sinto mais animada ..tantos remedios naturais neh ..vou deixa r meu facebook aqui pra comunicaçao , quem quiser add https://www.facebook.com/suzete.brito.1 …..

  45. Avatar de Lorena

    Boa tarde, tenho refluxo a 1 ano, sempre sofrendo com dores e inflação na garganta, as vezes sentia como se tivesse pegando fogo, ja tomei omeprazol, pantoprazol, varios anti acidos e nunca melhorava, pesquisei muito sobre tratamentos naturais e descobri o cha de gengibre. Todos os dias durante a manhã deixava ferver por 10 min 5 rodelinhas finas de gengibre, colocava em uma garrafinha e tomava durante o dia, fiz isso durante 2 semanas e senti uma grande melhora, a um mês não sentia nada mas percebi que esse chá deve ser tomado pelo menos 2 vezes na semana como manutenção para os sintomas não voltarem. Espero ter ajudado, sei que o refluxo é uma doença horrível e que atrapalha o nosso dia a dia. Fiquem com Deus

  46. Avatar de Dora Leandro Ferreira

    Boa noite, tenho reflexo sofro muito porque não posso comer nada na rua tenho intolerância a lactose e glúten, não bebo não fumo, as vezes sofro muito porque as pessoas não me entende e acha que é frescura devido os traumas e uma cirurgia de retirada de útero ovário e trompas o meu problema piorou, tenho muita tosse é tenho que enfiar o dedo na garganta e sai uma cosma ai da um alívio, se alguém puder me ajudar, ja tentei falar com o programa bem estar da Globo mais não conseguir.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva