Para a mulher que gosta de se cuidar

Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

O refluxo está cada vez mais comum nos dias de hoje. Se você tem refluxo, conheça as melhores formas de tratar e aliviar o problema. Se não tem, conheça e aprenda a se prevenir!

O que é o refluxo?

É um conjunto de desconfortos que acompanha alterações no esôfago resultantes do retorno anormal do conteúdo estomacal, naturalmente ácido, para o esôfago (refluxo gastroesofágico).

Publicidade

Como o refluxo se desenvolve?

Tecnicamente, o esôfago de um adulto é um canal de 35 a 40 cm que liga a boca ao estômago. Ele é elástico, e na espessura de sua parede contém camadas musculares recobertas internamente por uma delicada mucosa, parecida com o revestimento da boca. O início do esôfago fixa-se na parte inferior da garganta, desce pelo mediastino e cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato, poucos centímetros antes de se abrir no estômago.

Quando o esôfago desliza para cima mais que 2 a 3 cm, traciona o estômago e ambas as estruturas se deslocam para o tórax. Decorre dessa alteração anatômica a hérnia hiatal que, por sua vez, prejudica a válvula anti-refluxo. Quando o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, atinge a mucosa esofágica, este tecido reage — inflama — originando a Esofagite de Refluxo.

Sintomas do Refluxo

As características mais comuns do refluxo são:

  • Sensação de que o alimento pode ter ficado “preso” na garganta ou no peito
  • Náusea após comer
  • Sintomas aumentados ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou ao comer
  • Sintomas mais prováveis de acontecer (ou piores) à noite
  • Sintomas aliviados pelo uso de antiácidos

Outras características, menos comuns, são:

  • Tosse ou respiração ofegante
  • Dificuldade para deglutir
  • Soluços
  • Rouquidão ou alteração na voz
  • Regurgitação de alimento
  • Dor de garganta
Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

Tratamento do Refluxo

É importante evitar muita quantidade de alimento antes de se deitar. Algumas pessoas beneficiam-se de dormir em uma cama elevada na cabeceira, em 20 a 25 cm.

Algumas medidas ajudam no controle dos sintomas: evitar a bebida alcoólica, não deglutir líquidos muito quentes, ingerir um mínimo de líquidos durante ou logo após as refeições, evitar a ingestão de chá preto e café puro com estômago vazio.

Os medicamentos mais usados são os que diminuem o grau da acidez no estômago (os populares antiácidos) e aqueles que inibem a produção de ácido pelas células do estômago ("antiácidos sistêmicos").

Outros remédios de um grupo chamado de pró-cinéticos destinam-se a facilitar o esvaziamento do conteúdo estomacal para o intestino, minimizando a quantidade capaz de refluir para o esôfago.

Alimentos a serem Evitados

Para prevenir azia, evite alimentos e bebidas que possam desencadear seus sintomas. Para muitas pessoas, eles incluem:

  • Álcool
  • Cafeína
  • Bebidas gasosas
  • Chocolate
  • Frutas e sucos cítricos
  • Tomates
  • Molhos de tomate
  • Alimentos picantes ou gordurosos
  • Produtos derivados de leite integral
  • Menta
  • Hortelã

Se outros alimentos causarem azia com regularidade, evite esses alimentos também.

Mudanças no Estilo de Vida

Além de evitar os alimentos descritos acima, tente fazer as seguintes mudanças em seus hábitos alimentares e estilo de vida:

  • Evite se curvar ou exercitar-se logo após comer
  • Evite roupas ou cintos que ficam apertados ao redor da cintura
  • Não se deite com estômago cheio. Evite comer 2 a 3 horas antes de dormir.
  • Não fume.
  • Faça refeições menores.
  • Perca peso se você estiver com excesso.
  • Reduza o estresse.
  • Durma com sua cabeça elevada em torno de 15 centímetros. Faça isso inclinando toda a sua cama ou usando uma cunha sob o seu corpo, não apenas travesseiros normais.

Cirurgia Antirrefluxo (Fundoplicatura de Nissen e outras)

Elas podem ser uma opção para pacientes cujos sintomas não passam com mudanças de estilo de vida e drogas. Azia e outros sintomas devem melhorar após a cirurgia, mas você ainda pode precisar tomar medicamentos para sua azia. Também há novas terapias para refluxo que podem ser realizadas por meio de uma endoscopia (um tubo flexível passado através da boca até o estômago).

Prevenção do Refluxo

Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia quase todos os dias, e 40% a 50% apresentam ocasionalmente esse sintoma. A tendência moderna é considerar o refluxo como doença crônica. Seus sintomas podem desaparecer com o tratamento, mas retornam rapidamente com sua interrupção.

Mudanças do estilo de vida podem aliviar significativamente os sintomas.  Confira algumas dicas para prevenir o refluxo.

  • Procure comer pouco, mais vezes ao dia. O ideal é se alimentar de quatro a cinco vezes por dia, a cada três horas, e em pequenas porções. Refeições grandes podem piorar o refluxo.
  • Não durma após as refeições. Com o corpo deitado, a ausência de gravidade facilita o encaminhamento do conteúdo gástrico para o esôfago.
  • Evite bebidas gasosas. Refrigerantes e águas com gás devem ser evitados. Os gases ficam concentrados no tubo digestivo, ocasionando a distensão do estômago, o que facilita o refluxo.
  • Diminua a quantidade de café, chocolate e cigarro. Substâncias presentes no cigarro e nessas bebidas relaxam o esfíncter esofágico inferior, possibilitando a volta dos alimentos.
  • Fuja das roupas apertadas. As peças mais justas na região do abdômen, como calças, cintas e cintos, aumentam a pressão desta área do corpo, facilitando o refluxo do ácido para o esôfago.
  • Reduza os condimentos. A pimenta e outros temperos podem aumentar a secreção de ácido pelo estômago, aumentando a chance de refluxo. Podem ser substituídas por ervas aromáticas que não apresentam esse inconveniente.
  • Reduza a quantidade de frituras. O alto teor de gordura de alguns alimentos sobrecarrega o estômago e também relaxa o esfíncter, podendo resultar no caminho contrário do alimento.

E você, tem problema de refluxo? Tem alguma dica para aliviar os sintomas?

206 comentários para “Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir”

  1. Avatar de Vânia Bezerra

    Boa Tarde! Minha filha tem 09 anos e está sofrendo muito com refluxo a mais ou menos um mês, gostaria de participar do grupo para trocarmos experiencias.

    1. Avatar de Celia Carvalho

      Tenho sitoma de refluxo parece que a comida ta garanda na garganta não consigo dormi o que faco

    2. Avatar de Georginiana Souza Nunes

      Boa tarde tenho refluxo não queria admitir q tenho, não sei o que fazer não consigo comer ou dormir, sinto dor de cabeça como vcs pode mim ajudar obrigada

  2. Avatar de João Maria Da Silva

    Bom dia gostaria que vocês me add no grupo do atzap preciso de um acompanhamento do grupo obrigado.

    1. Avatar de Andréa Aires

      Queria ficar logo boa do refluxo 😂😂😂

      1. Avatar de Marisa

        A uma semana direto com azia queimacão tosse seca e já tenho gastrite moderada e recentemente fiz tratamento da bactéria hpilores. O os remédios que tomam posse o estômago não está mais resolvendo. Hj já acordei com azia e tossindo mt.

  3. Avatar de Karina Novaes

    Meu filho tem 4 anos e não consigo achar profissional na área de gastro infantil aqui em São Paulo

  4. Avatar de Vanessa Raires

    Sofro com refluxo não sei o que fazer. Já passei no medico.

  5. Avatar de Ednea Santiago

    eu tenho refluxo .gente passo muito mal nao sei mais o que faco.sinto um emcomodo terrivel na minha gaeganta parece que vai tmpamdo o meu nariz e fco sem ar..durmo mal.ja faz alguns meses que nao sei o que e dormir.me . ajude . dicas sao bem vindas.obrigadas

  6. Avatar de Marilia Emanueli De Freitas Vasconcelos

    Boa noite! Tenho refluxo e sinozite, o medico passou antibiótico amocilina+clavunato de potássio fe 875mg+125mg de 12 em 12horas antes de tomar esse antibiótico toma uma capsula de omeprazol pra proteger meu estômago e antes da segunda doze do antibiótico tomo outro omeprazol antes de tomar o antibiótico e também passou Prednisona pela manhã 1 comprimido uma vez ao dia por cinco dias. depois do terminio do tratamanto tomar por trinta dias o omeprazol. Outra que esqueci tratamento do antibiótico são dez dias no caso uma caixa so da pra seis dias nao podendo para o tratamento entao vc vai precisar compra outra caixa. Essa foi a minha situação que sinto muito mal parece que o alimento engasga nao conseguia dormi. tinha muito mucosa na garganta como fosse uma baba visgenta por traz da garganta e um bolo na garganta esse é o meu refluxo. A sinusite deixava com a cabeca com estivessr crescendo e por conta da mucosa da garganta feroa minha garganta e muita dor, impaciência, fadiga.

  7. Avatar de Helena Berenguel

    Oi gente bom dia tenho reflexo a muitos anos mais agora de um tempo pra cá ele está atacada estou acima do meu pesso é preciso urgente de dicas de perda de peso e tratamentos naturais para me cuidar e sarar do refluxo por favor me ajudem pois estes postos de saúde estão um caus no agendamento de consultas que demoram uma eternidade bom dia fiquem com Deus

    1. Avatar de Eloisa Gomes

      Helena,sofro tb de refluxo tomava pantoprazol 40 mg em jejum parei so tomo as vezes de manha em jejum estou tomando meio limão com um copo de agua estou sentindo muito bem evito chocolates ,
      pães,bolos muito pouco não janto como frutas laranja e abacaxi exclui ,espero te ajudar

  8. Avatar de Sandra Santos

    Boa tarde! EU TENHO REFLUXO, E QUERO SABER O QUE NÃO PODE COMER, E O QUE POSSO. TAMBÉM ESTOU COM CASEUM,ISSO PODE SER PROVOCADO POR REFLUXO?

  9. Avatar de Viviane

    Boa noite a todos! Entrei nesse site agora, de uns 5 meses pra cá, sinto um desconforto muito grande, como se tivesse algo preso na minha garganta, tem hora que da um alívio mas depois volta, as vezes o bolo vai até para o peito, como se a comida não desgastasse, uma tosse, fui no otorrinolaringologista, ele me indicou o panteprazou de 40 mg para tomar por 28 dias e predizilona por 5 dias, a tosse graças a Deus passou mas o bolo na garganta não passou, e se não passar ele passou um exame vídeolaringospia pra eu fazer, esse exame tá marcado para o dia 05 /08 mas eu tenho muita fé no Deus que eu sirvo que vou me curar desse mal. Gente por favor se alguém que está sentindo a mesma coisa que eu tô sentindo, fizer grupo no whatsapp para falar sobre refluxo e um a ajudar o outro me adicione por favor…

  10. Avatar de Dania Pereira Zardin

    Muito boa a matéria sobre refluxo;

    1. Avatar de Vera Novais

      Este artigo enfatiza o excesso de acidez, e, em momento algum fala da falta de acidez, que é o meu caso. E os antiácidos são péssimos para quem tem FALTA DE ACIDEZ!

  11. Avatar de Simone

    Oi,bom dia sofro de refluxo a muito tempo já não sei mais o ki fazer,minha garganta irritada o tempo todo,todos os dia acordo com MT enjoo e tudo ki como faz mal até a água faz mal,por favor mim ajuda,obg…

  12. Avatar de Keu

    Estou fazendo o tratamento de refluxo mais não tá adiantando nada mim ajude a sair desse mal a garganta vivia irritadas agora melhorou mais fica um bolo q parece que tá sufocando agente não ti conseguindo dormir direito .

  13. Avatar de Gardênia Viana De Sousa Rodrigues

    Bom dia!
    Gente eu tbm sofro mto com refluxo,sinto um grande desconforto na minha garganta e mta ânsia de vômito e n sei mais o que fazer já faço acompanhamento a mto tempo e nada tem adiantado.
    Alguém pode me dá alguma dica ou relatar alguma experiência q possa me ajudar a resolver o problema.

  14. Avatar de Marlene

    Boa noite,também tenho, mas o que tem me aliviado muito é água de coco, e chá de camomila de 2 a 3 xícaras por dia e também não comer nada com glúten e lactose, o kéfir também ajuda muito e a babosa consumir em jejum,uma colher do gel todos os dia com água de coco espero que tenha ajudado.

  15. Avatar de Viviane Alves

    sofri muito no começo com isso, agora amenizou bastante com o uso de pantoprazol e domperidona, mas o pior é quando tenho falta de ar e tosse, como tenho ansiedade, fico emocionalmente mexida.mas graças a deus estou sendo orientada a procurar ajuda psicologica.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva