Para a mulher que gosta de se cuidar

Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

O refluxo está cada vez mais comum nos dias de hoje. Se você tem refluxo, conheça as melhores formas de tratar e aliviar o problema. Se não tem, conheça e aprenda a se prevenir!

O que é o refluxo?

É um conjunto de desconfortos que acompanha alterações no esôfago resultantes do retorno anormal do conteúdo estomacal, naturalmente ácido, para o esôfago (refluxo gastroesofágico).

Como o refluxo se desenvolve?

Tecnicamente, o esôfago de um adulto é um canal de 35 a 40 cm que liga a boca ao estômago. Ele é elástico, e na espessura de sua parede contém camadas musculares recobertas internamente por uma delicada mucosa, parecida com o revestimento da boca. O início do esôfago fixa-se na parte inferior da garganta, desce pelo mediastino e cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato, poucos centímetros antes de se abrir no estômago.

Quando o esôfago desliza para cima mais que 2 a 3 cm, traciona o estômago e ambas as estruturas se deslocam para o tórax. Decorre dessa alteração anatômica a hérnia hiatal que, por sua vez, prejudica a válvula anti-refluxo. Quando o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, atinge a mucosa esofágica, este tecido reage — inflama — originando a Esofagite de Refluxo.

Sintomas do Refluxo

As características mais comuns do refluxo são:

  • Sensação de que o alimento pode ter ficado “preso” na garganta ou no peito
  • Náusea após comer
  • Sintomas aumentados ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou ao comer
  • Sintomas mais prováveis de acontecer (ou piores) à noite
  • Sintomas aliviados pelo uso de antiácidos

Outras características, menos comuns, são:

  • Tosse ou respiração ofegante
  • Dificuldade para deglutir
  • Soluços
  • Rouquidão ou alteração na voz
  • Regurgitação de alimento
  • Dor de garganta
Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir

Tratamento do Refluxo

É importante evitar muita quantidade de alimento antes de se deitar. Algumas pessoas beneficiam-se de dormir em uma cama elevada na cabeceira, em 20 a 25 cm.

Algumas medidas ajudam no controle dos sintomas: evitar a bebida alcoólica, não deglutir líquidos muito quentes, ingerir um mínimo de líquidos durante ou logo após as refeições, evitar a ingestão de chá preto e café puro com estômago vazio.

Os medicamentos mais usados são os que diminuem o grau da acidez no estômago (os populares antiácidos) e aqueles que inibem a produção de ácido pelas células do estômago ("antiácidos sistêmicos").

Outros remédios de um grupo chamado de pró-cinéticos destinam-se a facilitar o esvaziamento do conteúdo estomacal para o intestino, minimizando a quantidade capaz de refluir para o esôfago.

Alimentos a serem Evitados

Para prevenir azia, evite alimentos e bebidas que possam desencadear seus sintomas. Para muitas pessoas, eles incluem:

  • Álcool
  • Cafeína
  • Bebidas gasosas
  • Chocolate
  • Frutas e sucos cítricos
  • Tomates
  • Molhos de tomate
  • Alimentos picantes ou gordurosos
  • Produtos derivados de leite integral
  • Menta
  • Hortelã

Se outros alimentos causarem azia com regularidade, evite esses alimentos também.

Mudanças no Estilo de Vida

Além de evitar os alimentos descritos acima, tente fazer as seguintes mudanças em seus hábitos alimentares e estilo de vida:

  • Evite se curvar ou exercitar-se logo após comer
  • Evite roupas ou cintos que ficam apertados ao redor da cintura
  • Não se deite com estômago cheio. Evite comer 2 a 3 horas antes de dormir.
  • Não fume.
  • Faça refeições menores.
  • Perca peso se você estiver com excesso.
  • Reduza o estresse.
  • Durma com sua cabeça elevada em torno de 15 centímetros. Faça isso inclinando toda a sua cama ou usando uma cunha sob o seu corpo, não apenas travesseiros normais.

Cirurgia Antirrefluxo (Fundoplicatura de Nissen e outras)

Elas podem ser uma opção para pacientes cujos sintomas não passam com mudanças de estilo de vida e drogas. Azia e outros sintomas devem melhorar após a cirurgia, mas você ainda pode precisar tomar medicamentos para sua azia. Também há novas terapias para refluxo que podem ser realizadas por meio de uma endoscopia (um tubo flexível passado através da boca até o estômago).

Prevenção do Refluxo

Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia quase todos os dias, e 40% a 50% apresentam ocasionalmente esse sintoma. A tendência moderna é considerar o refluxo como doença crônica. Seus sintomas podem desaparecer com o tratamento, mas retornam rapidamente com sua interrupção.

Mudanças do estilo de vida podem aliviar significativamente os sintomas.  Confira algumas dicas para prevenir o refluxo.

  • Procure comer pouco, mais vezes ao dia. O ideal é se alimentar de quatro a cinco vezes por dia, a cada três horas, e em pequenas porções. Refeições grandes podem piorar o refluxo.
  • Não durma após as refeições. Com o corpo deitado, a ausência de gravidade facilita o encaminhamento do conteúdo gástrico para o esôfago.
  • Evite bebidas gasosas. Refrigerantes e águas com gás devem ser evitados. Os gases ficam concentrados no tubo digestivo, ocasionando a distensão do estômago, o que facilita o refluxo.
  • Diminua a quantidade de café, chocolate e cigarro. Substâncias presentes no cigarro e nessas bebidas relaxam o esfíncter esofágico inferior, possibilitando a volta dos alimentos.
  • Fuja das roupas apertadas. As peças mais justas na região do abdômen, como calças, cintas e cintos, aumentam a pressão desta área do corpo, facilitando o refluxo do ácido para o esôfago.
  • Reduza os condimentos. A pimenta e outros temperos podem aumentar a secreção de ácido pelo estômago, aumentando a chance de refluxo. Podem ser substituídas por ervas aromáticas que não apresentam esse inconveniente.
  • Reduza a quantidade de frituras. O alto teor de gordura de alguns alimentos sobrecarrega o estômago e também relaxa o esfíncter, podendo resultar no caminho contrário do alimento.

E você, tem problema de refluxo? Tem alguma dica para aliviar os sintomas?

261 comentários para “Refluxo: Saiba como Tratar e Prevenir”

  1. Avatar de Marcos

    Eu tenho refluxo, descobri o ano passado, mas meu caso é simples e não precisa de cirurgia, é só evitar os alimentos que causam que fica tudo bem.

    Muito bom esse artigo, me ajudou bastante.

  2. Avatar de Renatinha

    Sempre gostei muito de jantar, mas ultimamente tenho notado uma sensação estranha na garganta na hora de dormir, será que pode ser refluxo?

  3. Avatar de Dirce

    Muito bom artigo!

  4. Avatar de Ana Carolina

    Comecei a ter esse problema esse ano, é muito chato, tem um monte de restrições, ainda não fui ao médico, tenho medo que precise fazer cirurgia.

    1. Avatar de Pedro Paulo

      Melhor você encarar um medico agora do que um cirurgião no futuro, vai por mim, boa sorte.

  5. Avatar de Adriana

    🙂 Adorei a matéria, pois estou com este problema, já fiz a endoscopia e o resultado foi esofagite, mas agora estou mais tranquila e vou seguir as dicas.
    Obrigado !!1

  6. Avatar de Lucilene

    Tive refluxo gástrico ha 5 anos atrás e não precisei fazer cirurgia por que faço até hoje uma dieta balanceada, não deito assim que eu mim alimento e evito tudo que possa mim prejudicar até hoje, sei que não tenho mais nada, mais o melhor remédio é prevenir. Ótima matéria. Parabéns

  7. Avatar de Milena Galiano

    Super oportuna essa matéria. Descobri que tenho refluxo, gastrite e esofagite (além de uma hernia de hiato pequena) no ano passado, após passar por momentos de muito estresse na vida profissional e familiar também. Tenho tomado medicamentos diariamente, além de ter comprado um travesseiro anti refluxo que demorou um pouco, mas comecei a me sentir melhor. Eu tinha várias crises de refluxo pela manhã, passava muito mal logo ao acordar. Hj em dia é bem pouco. Tenho diminuido bem a quantidade de comida, praticamente não janto a noite, e quando como alguma coisa ou bebo, precisa realmente ser de duas a tres horas antes de dormir. Mudança de hábitos ajuda e muito!

  8. Avatar de Karine Santos

    Eu tenho refluxo, vou precisar fazer cirurgia…

  9. Avatar de Ju

    Ótima matéria, vou seguir as dicas.

  10. Avatar de Meme

    Eu estou muito desconfiada de que estou sofrendo desse mau…. a matéria me ajudou

  11. Avatar de Maria Do Carmo Vieira

    🙁 fiz exames essa semana e deu alguns problemas, tenho refluxo e vou começar o tratamento agora . Excelente matéria. Parabéns .

  12. Avatar de Hilda Gomes

    Fiz cirurgia em 2012 por causa do refluxo, mas não adiantou, sofrimento a toa. Minha sugestão: vejam muito bem antes de fazer a cirurgia, consultem outros médicos para não fazer a toa.

    1. Avatar de Yelka

      É bom saber! Também tenho refluxo…

  13. Avatar de Melissa

    Excelente, queria mesmo saber mais sobre refluxo, minhas 2 irmãs tem.

  14. Avatar de Li

    😆 Amei as explicações!!

  15. Avatar de Milena

    Também estou com refluxo, tenho que fazer dieta, principalmente a noite.

  16. Avatar de Ligia Cristina

    Minha mãe está com refluxo, vou passar este texto para ela ler, achei muito boa as explicações.

  17. Avatar de Denise Camargo

    Nossa, que bom, gostei muito do assunto, queria saber mais sobre refluxo, acho que meu filho está com refluxo.

  18. Avatar de Tony

    Excelente texto!!! Acho que estou com refluxo 🙁

  19. Avatar de Vander

    Eu tenho refluxo é horrível.
    Tomo omeprazol 40 mg pra diminuir os ácidos do estomago onde percebi que vai ser pra vida toda.
    Deixar de tomar omeprazol ja no 3 dia já sente aquela queimação na boca do estomago.
    Amanheco com queimação na garganta todos os dias é péssimo q da ate medo de gerar um câncer com isso.

    É isso ai.

  20. Avatar de Leidiane

    Estou com refluxo e uma cirurgia marcada para o final de junho, estou com medo, dizem que até pode piorar o caso. Se alguém conhecer um médico bom aqui em POA me avise.

  21. Avatar de Nor

    Descobri que sofria de refluxo ou DRGE em 2011, depois disso minha vida virou um tormento, tenho uma dieta rigorosa e tomo diariamente omeprazol 40 mg, durmo com um travesseiro especial. Essa doença consegue ser controlada, mas pelo que a minha médica me disse vou ter esse problema pra sempre e nem sempre a cirurgia é a solução.
    Só quem tem esse doença sabe como é desanimador.

    1. Avatar de Letizia

      Verdade tenho hérnia de hiato e refluxo por conta disso, tenho sofrido muito, vivo rouca e com vômitos constantes, para evitar piorar preciso fazer uma dieta muito restrita, que nem sempre consigo, estou com muito medo, pois tomo medicamentos e nada resolve

  22. Avatar de Monica

    Sofri muito com refluxo, mas a alguns meses atrás comecei um tratamento com vinagre de maçã orgânico para artrite reumatoide e felizmente ele tratou os sintomas não só da artrite, mas também do refluxo. Tomava remédio todos os dias, e as vezes mal podia me alimentar, tamanho era o desconforto. Mas depois q comecei tomar o vinagre percebi que o mal estar estomacal estava diminuindo, hj não preciso mais de remédio, e não tive mais refluxo. Nada melhor q poder comer de td, principalmente tomar café, q amo.
    Caso se interessem pelo tratamento com vinagre, só usem o orgânico. Pode ser comprado em casa de produtos naturais. Eu tomo uma colher sopa de vinagre misturado em um copo de água morna, de manhã em jejum ou antes das principais refeições. Pode acrescentar também uma colher sopa de mel.

    1. Avatar de Michele

      Oi Mônica me ajuda por favor , pois estou com esse mal de refluxo e naovto conseguindo me alimentar , e a melhor estou amamentando e passando muito estress , vc podia me passar essa receita do vinagre por favor !!! Boa noite !

      1. Avatar de João Teixeira

        Oi Micheli, pesquise uso de óleo de sucupira. Me curei e conheci pessoas que também se curaram de problemas estomacais.

    2. Avatar de Letizia

      Monica, vou tentar isso, amo café também, quero muito uma solução pra isso, tenho refluxo e vomito muito pois ataca minha bronquite e asma, nossa preciso me curar urgente

    3. Avatar de Marlene

      Monica Vou fazer esse tratamento com o vinagre de maça, vc sabe me dizer se tem problema tomar com remédio, pois estou fazendo o tratamento, mas parece que não está resolvendo nada, e essa secura esse mal estar é simplesmente horrível! E a colher de mel é junto com o vinagre e a água? ACORDEI MAL E ESTOU COM ESSA SENSAÇÃO ATÉ AGORA NADA PASSA!
      Grata

    4. Avatar de Aline Abel

      Oi Monica, podes me passar o modo de usar esse VINAGRE DE MAÇÂ?

    5. Avatar de Dorival Carriel

      Olá Monica…tambem fiquei interessado no Vinagre de Maçã…qual o nome e qual forma de usar?
      obrigado…valeu pelas dicas.
      meu email é carriel58@ig.com.br

      valeu abração.
      Dorival

    6. Avatar de Leandro

      Por favor me mande esta receita com água morna grato

  23. Avatar de Marta

    nossa,gostei muito do assunto,estou com refluxo e o seu texto me ajudou muito. obr.

  24. Avatar de Regina Fitzgerald

    Eu tenho hernia de hiato e sofria de refluxos. Ha tempos comecei tomar iogurte de kefir (que cultivo em casa) todos os dias e desde entao meu problema de refluxo e azia terminaram.

    1. Avatar de Marilza Pinto De França

      oi Regina, eu sinto mta azia por conta do refluxo e tudo que me ensinam para tomar para acabar com a azia eu tomo e ate agora nada, é horrível a azia que sinto e vi sua mensagem sobre o iogurte de KEFIR e me interessei só que não conheço, isso é o que? é uma planta? por favor se vc puder me ajudar ficarei mto grata a vc……bjos

      1. Avatar de Edna

        Oi flor e ai VC conseguiu o iogurte
        , tbm to precisando, obrigada

    2. Avatar de Edna

      Oi Regina tudo bem, me fala uma coisa tenho procurado muito esse iogurte de kifer, mas moro em birigui e aq na região não encontrei ngm q pudesse me vender ou doar, vamos nos falar por e-mail por favor, (edna_st@hotmail.com).

    3. Avatar de Edvard

      Oi Regina me ajude por favor sofro desse poblema de refluxo tomo omeprazol e não resolve onde posso encontrá esse kelfir moro no piaui e aki ninguem conhece quem puder me ajudar meu tel. 86.998006105 whatsapp 86.995567636 me ajudem por favor obg

  25. Avatar de Maiara

    Tenho refluxo desde que nasci mais porem fui descobrir aos 18 anos hj tenho 23 vivo diariamente com esse medo das crises que quando ataca fico horrivel, a maneira q conseguir controlar o refluxo foi primeiro se aceitar e não ficar ansiosa ou nervosa, o stress do dia a dia tambem prejudica muito, hoje levo uma vida normal tomo o omeprazol uma vez por semana a alimentação nada de cafe, chocolate, ácidos, produtos muito quente ou frio, exercícios físicos diariamente e durmo com a cama mais alta a cabeceira, boa sorte a todos

  26. Avatar de Lia

    Eu não tenho, mas conheço muita gente que tem, estou assustada, porque será que tanta gente anda tendo refluxo?

  27. Avatar de Larissa

    Infelizmente tb tenho esse mal e preciso tomar omeprazol, dizem que esse remédio trz danos a saude, mas é o que me alivia.
    Muito bom esse assunto aqui no blog.

  28. Avatar de Fabiana Tinto

    🙂 Bem esclarecedor, por que tenho refluxo e também está ligado alguns alimentos que você citou. Desde dia que os evitei não tive. Como você fala o meu sempre acontecia a noite principalmente se jantasse tarde.

    http://edepoisdostrinta.blogspot.com.br/

  29. Avatar de Caroline Barthe

    Eu tenho refluxo desde criança.

    Os problemas estomacais melhoraram muito quando deixei de beber refrigerante com frequência. Hoje eu bebo umas 2x por mês e me sinto ótima, além de perder uns quilinhos!!

  30. Avatar de Cris Almeida

    artigo bem informativo 🙂

  31. Avatar de Amélia

    Ótimo! Parabéns! Conteúdo utilíssimo! Irá beneficiar muitas pessoas.

  32. Avatar de Rosemary Zane

    To com refluxo e esse texto me ajudou muito

  33. Avatar de Fernanda

    Tbm tenho refluxo descobrir a alguns meses atras,minha vida n e mais a msm…sempre fiz atividade fisica mais com esse problema desanimei de tudo,as vzs n tenho nem vontade de sair de casa.
    No começo era so azia,mais hj sinto muito enjoou,dor de cabeça e ate mal-estar.
    Tomei meses o omeprazol,mais n adiantou…agora to tomando um remedio bem mais caro o pantoprazol e domperidona…so q estou tendo reaçoes ao remedio…sou muito anciosa nao sei se isso pode afetar o meu problema.
    Se souberem de algum remedio q cure o refluxo me ajudem…de preferencia natural.
    Obrigada!!!

  34. Avatar de Anne

    Descobri que tinha gastrite e refluxo por Meio de endoscopia e exame de PHmetria! Com uso de omeprazol e motiliun, não foi necessário fazer cirurgia! Porém com algumas situações de estresse e má alimentação as crises retornam e Volto a tomar a medicação! Percebi que pimenta de Cheiro na comida piora a situação!

  35. Avatar de Luana

    Eu tenho refluxo alguem pode me confimar se tem cura?

  36. Avatar de Alessandra

    😛 Meu namorado tem refluxo e procurei me informar por que ele sofre demais com isso,ele tem crises à noite e passa muito mal,não sabia que o fumo deve ser evitado,ele é fumante e é um pouco relapso quanto a isso,mais agora com todas as informações já sei como proceder e ajudar ele a se tratar…

    1. Avatar de Tonito

      já fis operaçao e fikei na mesma ,resolvi deixar de fumar e ai sim melhorei bastante deixei de ter amargos de boca, mas nao estou bom gostaria de saber se á algum produto natural k melhore
      já fui chamado para nova operçao e recusei pork o medico disseme k em cada 3 operaçoes só um é k fica bem

  37. Avatar de Daniella

    Oi!
    Uma sugestão de pauta, para aprofundar o tema. Tempos atrás tive uma dor de garganta que não curava, durante meses, apesar de todos os medicamentos específicos.
    Fui numa otorrino e ela me receitou Omeprazol. Como conheço o remédio porque tenho gastrite, achei estranho e ela me explicou que o refluxo podia ter relação com a dor na garganta.
    Desconfiei, mas segui a determinação e realmente me curei.
    Acho um tema interessante, pois quando falo para amigos, também estranham.

    abraços,
    Daniella

    1. Avatar de Dalila

      estou com muita dor de garganta e estou desconfiando q é do refluxo, se tomar antiinflamatório vai piorar pois esse tipo de remedio é pessimo para o estomago , nao sei o q faço…

    2. Avatar de Juliano

      Olá Daniella, estou com o mesmo problema…
      Em quanto tempo sua garganta melhorou?

      E depois que melhorou, o refluxo voltou? Você continua tomando algum medicamento?

      Grato.

  38. Avatar de Paula

    Já esta com dias que acordo sem ar , com a comida no meio da minha garganta isso e sinal de refluxo?? Por favor me ajudem pois fico sem respirar DPS que volta ao normal mais com muito gosto de vomito, obg

  39. Avatar de Jose Carlos Alves

    tenho 49 anos estou com refluxo a quase um ano sinto dificuldade para respirar omeprazol nao fez efeito estou mal todos os dias me ajudem por favor fone 6193642777 goias go

    1. Avatar de Nilda

      Já experimentou usar o travesseiro anti refluxo? Tem na farmácia unicom.

  40. Avatar de Francisca Benes

    Eu já fiz duas cirurgias, e não fiquei boa, e agora me aparece uma Síndrome do Intestino Irritado. Se alguém poder me ajudar. Entre em contato comigo, por favor.

    1. Avatar de Mario Sergio Silva

      Boa noite, sofro de refluxo a 05 anos e agora também estou com intestino irritado,
      estou em duvida se faço a cirurgia, pois não quero tomar remedio a vida inteira, alguem ja fez esta cirurgia vale a pena?

  41. Avatar de Aguinaldo

    minha esposa tem refluxo ja foi a dois otorrinos e ambos disseram que ela tem refluxo,fez tb endoscopia na qual o resultado foi gastrite e h.pilory (uma bacteria) ela sente como se tivesse um bolo na garganta e tb ardencia na boca , lingua .toma medicamento e evita alguns alimentos , vai fazer outra endoscopia .

  42. Avatar de Sueli Siqueira Santos

    Qro saber se pode evoluir p um cancer?

  43. Avatar de João Teixeira

    Elevei a cabeceira da cama em 20cm e usei omeprazol é ranitidina por vários anos, até que, ao fazer uso de 6 gotas de óleo de sucupira em jejum diariamente para recuperar cartilagem das articulações, descobri que não precisava mais dos ante-ácidos que, por sinal fazem mais mal que bem.

    1. Avatar de Selma

      : JOÃO TEIXEIRA,ONDE EU ENCONTRO O DE SUCUPIRA? PORQUE NÃO SUPORTO MAIS TOMAR REMÉDIOS

    2. Avatar de Selma

      : JOÃO TEIXEIRA,ONDE EU ENCONTRO DE ÓLEO SUCUPIRA? PORQUE NÃO SUPORTO MAIS TOMAR REMÉDIOS

  44. Avatar de Nilda

    Tive a confirmação de hernia de hiato e refluxo há poucos dias. Associado a isso tenho também esofagite não obstrutiva. Mais a intolerância a lactose. Normalmente tenho asma noturna, fico engasgada com a saliva, ronco, rouquidão e pela manhã tenho um pigarro que irrita bastante. Meu caso não é de cirurgia. A médica passou Esomeprazol por dois meses e motilium. Sugeriu que eu experimentasse o travesseiro anti refluxo. Eu comprei, paguei R$ 166,00 na Unicom em Goiânia. Estranhei na primeira noite mas o resultado já foi visível no outro dia, pois percebi que o pigarro na garganta diminuiu consideravelmente. O motilium parece que me deu um pouco de insônia, é para usá-lo às 18 hs, mas pretendo trocar o horário. Quanto à dieta eu não tive problema, já me alimentava com intervalos de 3 horas e considerar algumas restrições. Acho que dá para fazer o tratamento sem muito sofrimento.

  45. Avatar de Silvia

    Muito bom o artigo.
    Vou fazer endoscopia e achei interessante as informações aqui fornecidas, porque provavelmente o que tenho é refluxo mesmo, os sintomas são bem parecidos.Agora preciso fazer o exame para saber.
    obrigada!

  46. Avatar de Marco

    Estou a comecar a sentir falta de ar por vezes a noiite mas sao crises momentâneos. Amanhã vou ao médico

  47. Avatar de Gisele

    Olá.. Sofri durante 14 anos. Fui em vários médicos ninguém descobria o q eu tinha. Eu sempre tive muita febre, calafrios, dor no peito, dificuldade para respirar , parecia q tinha fogo na minha garganta. Não tinha mais vontade d viver. Eu achava q tinha algo no pulmão ou respiratório. Fazia gargarejo quase todos os dias com limão, sal e vinagre. Saia tipo a clara do ovo e muito. Enfi
    Eu descobri o q tenho. Refluxo gastroesofágico… Faz 1 semana q após 14 anos passei sem dor. Voltei a viver e ser feliz e tentar recuperar o tempo perdido. Por mais q sabemos q o tempo passado não se volta mais … Eu estou tomando chá de camomila, chá e gengibre, 1 colher d vinagre cedo com meio copo de água. E tomando bicarbonato d sódio uma colher d café com meio copo água . Gente com menos de 10 reais podemos nos curar dessa maldição do refluxo e termos uma vida saudável como outro ser humano .. Obrigada …

    1. Avatar de Edite

      Gisele podia me ajudar. tenho refluxo há 30 anos e os médicos a tratarem-me de rinite alérgica.
      Você toma isso tudo por dia?a que horas?
      Obrigada

    2. Avatar de Joseane

      Me envie o tratamento certinho por fafavor

  48. Avatar de Fabio

    Mto bom o Post , tenho exofagite e ,as vezes durante um perido de uma semana ou mais ,passo mto mau. Acordo com muita ansia e a respiração ofegante ,não consigo comer nada uma sensação horrivel. Com algumas dicas q vi aqui espero me livrar disso. Se mais alguem ja teve esses sintomas e puder me ajudar agradeço muito..

  49. Avatar de Nuno

    boas
    sou português e encontrei este post, depois de tanto procurar…….tambem tenho refluxo ha uns 5 anos………..sempre tomei omeprazol, mas ha coisa de 3 meses piorou e a minha garganta parece ter uma bola, sensação de inflamação………..agora ando a tomar paspat e esomeprazol……espero que essa sensação de bola na garganta passe de vez……..é muito mau ( nem posso praticar desporto )
    cumprimentos

  50. Avatar de Help

    Estou 3 meses tentando resolver meu problema de refluxo e nao consigo.
    Ja tomei diversos remedios, to fazendo dieta, melhora um pouco, mas, sempre volta, nao sei o que fazer…parece q estou piorando.
    Alguma outra doença pode causar o refluxo, pois nao melhoro nunca.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva