Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Razões para Cortar o Refrigerante Light do seu Dia a Dia

5 Razões para Cortar o Refrigerante Light do seu Dia a Dia

A princípio, optar por refrigerantes de baixa caloria parece uma decisão consciente. Porém, estudos mostram que estes refrigerantes podem ser bastante prejudiciais em vários aspectos.

Publicidade

(Quando falo em "refrigerante light" no post, refiro-me em geral a refrigerantes de baixa caloria ("diet", "zero", "light"), ou qualquer tipo de refrigerante que utilize adoçantes artificiais, especialmente o Aspartame.)

1. Refrigerante Light engorda (!)

Sim, você leu certo: refri light, no final das contas, não te ajuda a perder peso. Adoçantes artificiais têm um sabor mais intenso que o açúcar natural, o que leva, ao longo do tempo, a deixar o nosso paladar menos sensível ao açúcar. O efeito é claro: os doces de antigamente já não parecem mais tão doces, e aí "precisamos" cada vez mais do doce. E, claro, com isso acabamos abusando. Pior que isso, foi demonstrado que os adoçantes têm o mesmo efeito no corpo que o açúcar no sentido de aumentar a produção de insulina. A insulina manda a mensagem ao corpo para estocar gordura. Ou seja, isso leva ao ganho de peso, mesmo que o refrigerante tenha menos calorias.

2. Refrigerante Light não tem nenhum valor nutricional

Quando você toma um refrigerante light, é verdade que você está ingerindo pouquíssimas calorias. Porém, você também não está ingerindo absolutamente nenhum nutriente benéfico para o seu corpo! Se você realmente quer uma bebida com zero calorias, todos já sabemos qual é a melhor! A água é necessária para tudo em nosso corpo, então deixar de tomá-la para tomar um refrigerante nunca é bom negócio. Para ajudar a cortar o vício do refrigerante, uma ideia é começar com água com gás, ou incluir mais chás durante o dia.

3. Refrigerante Light causa dores de cabeça

Vários estudos apontam o aspartame (principal adoçante artificial usado em refrigerantes de baixa caloria) como um agente desencadeador de dores de cabeça e enxaquecas. Se você sofre com dores de cabeça constantes, observe os rótulos, e faça o teste: corte todas as fontes do adoçante em sua dieta, começando pelo refri light. A solução da sua dor pode estar aí!

5 Razões para Cortar o Refrigerante Light do seu Dia a Dia

4. Refrigerante Light acaba com seu dentes

Com um pH de apenas 3.2, o refrigerante é muito, muito ácido. Substâncias muito ácidas corroem os esmaltes dos dentes ao longo do tempo. E nesse quesito, não faz diferença se o refrigerantes é normal ou de baixa caloria. Estudos mostraram que adultos que bebiam três refrigerantes por dia tinham uma saúde bucal bastante piorada, com mais cáries e sorriso mais amarelado. (Na verdade, os bebedores de refrigerante ficaram no mesmo patamar que usuários de drogas como cocaína e meta-anfetaminas!)

5. Refrigerante Light prejudica seus ossos

Mulheres acima de 60 anos já têm um risco bem maior de osteoporose que os homens, e pesquisadores descobriram que refrigerantes — incluindo os light — potencializam ainda mais o problema. Foi verificado que mulheres que tomavam o refrigerante tinham uma densidade óssea 4% menor. (O estudo, publicado em 2006, foi muito bem feito, isolando variáveis como ingestão de cálcio e vitamina D.) A causa mais provável da perda óssea é que o refrigerante causa muita acidez no organismo, e a forma do corpo reequilibrar essa acidez é retirando cálcio dos ossos.

Minha Opinião Sobre Refri

A intenção desse post não é ser alarmante ou sensacionalista. No fundo, todo mundo já sabe que refrigerante não presta, não é mesmo? (não é à toa que ele lidera o ranking dos piores alimentos do mundo).

Na verdade, porém, a minha opinião é que todos esses malefícios só são importantes e se manifestam quando tomamos refrigerante com frequência, como um hábito. Isso é o que devemos evitar. Tomar um refrigerante aqui e outro ali não vai fazer mal nenhum.

Ah, e sobre os refrigerantes light, especificamente: eu particularmente ainda prefiro o refri normal: tem um monte de açúcar, mas pelo menos não tem adoçante (que, para mim, causa dor de cabeça, além de eu achar o gosto péssimo).

E você? Qual a sua opinião sobre os refrigerantes?

45 comentários para “5 Razões para Cortar o Refrigerante Light do seu Dia a Dia”

  1. Avatar de Camila

    Muito bom, já não tomo refri light a muito tempo, tomo só o normal e ainda só nos finais de semana, amei o artigo.

    1. Avatar de Luiz Otávio

      Como pode a MS, ANVISA e os outros órgãos responsáveis pela saúde da população permitir que se comercialize produtos como os refrigerantes? E, como pode ainda após ter certeza dos malefícios continuar ingerindo? Fazem manifestações para saída de presidente, condenam a má gestão na saúde pública dentre outras, mas não me lembro de nenhuma manifestação contra este tipo de líquido tão nocivo quanto drogas ilícitas. Este post é um bom exemplo. BEBA ÁGUA e não se preocupe se ligith diet ou qualquer outra invenção…. Água fervida e filtrada como fazia a vovó.

  2. Avatar de Haissa

    Eu era viciada em coca zero, meu médico me proibiu de tomar, hj nem tomo mais, ainda bem!

    1. Avatar de Marielle

      sorte sua que conseguiu parar, eu tenho uma amiga que ainda luta contra o vicio da coca.

  3. Avatar de Glenilene Resende

    Adoro um refri, mesmo sabendo que faz mal, mas só tomo o normal, o diet eu detesto, nao é a mesma coisa, mas tb me controlo para não beber muito.

  4. Avatar de Raquel Delis

    Tomo só o normal e aos finais de semana, mas cada vez mais estou diminuindo, antes eu tomava bem mais. refri diet ecaaa

  5. Avatar de Jéssica

    Não tomo refri, sempre soube que é uma porcaria, que só faz mal.

    Parabéns pelo artigo!

  6. Avatar de Simone Vieira

    Ótima matéria!
    Há dois anos resolvi cortar o refrigerante da minha vida, no começo senti um pouco a falta dele, mas depois de um tempo já não fez mais falta. Depois disso tomo raramente e somente em ocasiões que não tem outra bebida como opção. Prefiro tomar um copo de água do que colocar refri na minha boca.

  7. Avatar de Herica

    Tomo todos os dias, infelizmente, é um vicio, mas pelo menos tomo coca normal.

  8. Avatar de Nathalia

    Não tomo refrigerante, e se só tem essa opção eu não bebo nada, sou radical mesmo. Muito bom esse post para alertar as pessoas.

  9. Avatar de Marcos

    Muito bom artigo!

  10. Avatar de Ursula

    Muito legal esse artigo, penso assim como vc, evitar mas para que radicalizar? Eu tomo de vez enquando e quando tomo acho gostoso e prazeroso, tomo raramente mas não excluí totalmente, pois é o excesso que faz mal.

  11. Avatar de Rô

    Legal, gostei do post, bons motivos para parar com o refri.

  12. Avatar de Cacilda

    Excelente post, não gosto de nada ligh, refrigerante tomo raramente e tomo o normal, o ligh é horrivel o gosto.
    No mais prefiro sucos naturais, mas de 15 em 15 dias vou almoçar fora e tomo coca cola ou guarana.
    Já sabia que o refri fazia mal, mas em relação ao ligh não sabia até pq como não gosto nunca procurei me informar.
    Gostei da informação pq eu não bebo refri ligh, mas tem as amigas que bebem já vou compartilhar com elas.
    Grata pela informção 🙂
    Excelente semana!
    Bjs

  13. Avatar de Glaucia

    Me surpreendeu muito sobre o refri light, sempre optei por essa opção achando ser o mais saudável.

  14. Avatar de Renatinha

    Bom texto, tb gostei e aprendi coisas que não sabia. Bebo refri diet (agora vou mudar) umas 2 vezes na semana.

  15. Avatar de Adriana Prado

    Mais uma belezinha de post!
    Desde criança, época de “vacas bem magras”, rsrsss, eu já tomava refrigerante apenas em festinhas e pouco, não havia esta fartura de quantidade e opções. Na adolescência, tomava um pouco mais e sempre sentia mal estar geral (estomago, intestino, cabeça…) Não gostava e tomava mesmo assim, até que um dia (=/- com 20 anos) me perguntei: por que eu tomo algo que não gosto muito e não me faz bem? E ainda observei a tendência a celulite, que, na época, já se falava que boa parte era culpa de refrigerantes. Parei aí. Desde então, dificilmente tomo e se o faço é menos de meio copo.

    Beijo

  16. Avatar de Márcia Leme

    Quando eu era mocinha, tomava refri TODOS OS DIAS…. As refeições, pra mim, não tinham a menor graça… Quando engravidei do meu primeiro filho, há 22 anos. Parei totalmente… No começo parece que a vida fica sem graça, mas depois a gente sente na pele, na disposição, nas celulites, nos dentes como esse líquido borbulhante é prejudicial.

  17. Avatar de Mundo Asiatico

    Meninas, desculpe pelo post totalmente fora do assunto. Mas como vi umas postagens sobre os cosméticos japoneses resolvi deixar um recadinho aqui pra quem se interessa por produtos asiaticos em geral.

    No meu site vendo cosméticos, roupas e acessórios para homens e mulheres.
    Aqueles que se interessam por algo que não esteja cadastrado pode me entrar em contato comigo que posso providenciar.

    Confiram: http://www.mundoasiatico.com.br

    Obrigada!!

    1. Avatar de Marielle

      Gostei do site, os preços são bons, tem frete? e são produtos só japoneses ou tem coreano tb…

  18. Avatar de Fleur

    Desde quando fiz uma cirurgia ortopédica, o médico me recomendou que não tomasse nenhum tipo de refrigerante, H2Oh! e similares. Um bom tempo depois, tomei um gole de coca cola por falta de água, e achei o gosto ruim. Com um pouco de esforço, a gente perde o costume. A saúde agradece! 😀

  19. Avatar de Maristela

    Muito bom, vou trocar! agora só o normal.

  20. Avatar de Jeane

    Não tomo mais refri faz uns 3 anos. Viva!

  21. Avatar de Manuelle

    Muito bom esse post, tb não tomo mais refri, mas já tomei quase todos os dias. Se tomo o que é bem raro, prefiro sempre o normal.

  22. Avatar de Marly

    eu nunca gostei de refrigerante, parabens pelo post.

  23. Avatar de Marielle

    Nota-se que as pessoas estão diminuindo bastante o consumo de refrigerante, isso é muito bom.

  24. Avatar de André

    Ninguém comenta que o açúcar do açucareiro é altamente prejudicial e é o grande causador da cárie, câncer, arteriosclerose, osteoporose, doenças renais, dores de cabeça, problemas visuais, circulatórios, cornorários, diabetes, e outros.

  25. Avatar de Fatinha

    Gostei do post, eu não bebo refri, só em casos extraordinários.

  26. Avatar de Fabiana Tinto

    Adoro seus posts por que você traz informações super interessantes, eu passei dois anos sem consumi nenhum refrigerante me senti muito bem, mas um dia pedi marido água com gás e ele me trouxe água com sabor, que é refrigerante de baixa caloria, consumi e só depois li rotulo já era tarde, mas o que percebi é que desde então quando consumo um pouco de refrigerante o excesso de gás começou a me fazer muito mal e assim não voltei a consumir por conta disso como também água com gás. Então hoje ou suco natural ou água com rodelas de limão.

    http://edepoisdostrinta.blogspot.com.br/

  27. Avatar de Liu

    Sempre tomei refrigerante normal. Odiava as versoes light, diet. Ate que um dia, meu irmao foi a nutricionista. Como ele era viciado em refrigerante, ela recomendou q ele so tomasse 200ml de guarana zero por dia, nada mais de refrigerante. Com a dieta e essa dica do refri, ele perdeu 15 kg em 2 meses e aos poucos deixou o refrigerante. Eu ainda n consegui deixar, mas tb so tomo guarana ou coca zero e 200ml. Ja é suficiente para meu vicio de uns 10 anos por aí. Nao tenho dentes amarelados, nao sofro de enxaqueca e nem sou lotada de celulite. A questao é: tudo EM EXCESSO faz mal. 200ml de refrigerante zero nao mata ninguem, assim como 1 mísero bombom por dia nao engorda.

  28. Avatar de Cris Almeida

    eu gostaria de parar de tomar o tão temido REFRI mas as vezes fica difícil!!!

    mas tenho tomado bastante suco natural pq tem bebê novo em casa minha Ana Laura então estou me esforçando um pouco mais beijos Celisa

  29. Avatar de Lianinha

    Parabéns pelo post!!! Não tomo mais no dia a dia, mas final de semana as vezes tomo, mas tenho achado muito doce e enjoativo.

  30. Avatar de Luciane

    Muito bom adorei saber mais sobre os refri diet, eu tomava, mas de tanto ouvir horrores sobre o aspartame, parei.

  31. Avatar de Larissa

    Infelizmente ainda é o meu vicio (coca-cola)

  32. Avatar de Neusa

    Adorei o post. Ótimo para alertar a população. Eu já sabia dos malefícios do refri, tanto light ou normal. Mas quando vou à uma festa eu tomo o refri de guaraná que faz menos mal que os outros, mas faz mal também, se tomado com frequência. “ALERTA AOS ADOLESCENTES”

  33. Avatar de Laíssa

    Ótima matéria, sempre soube que refri é um veneno, não dou para meus filhos eles nunca tomaram, esse liquido deveria ser proibido.

  34. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    gosteiiii mais não tinha ideia que os refrigerantes fazia tanto mal a saúde, principalmente os light, pesei que eles eram mais saudáveis para nassa saúde.

  35. Avatar de Li

    SENSACIONAL O POST DE REFRIGERANTES! PARABÉNS, PORQUE ELES PASSAM BEM
    LONGE DE MIM, RARAMENTE USO. BOM MESMO É ÁGUA!!!:D

  36. Avatar de Elizangela Pereira

    adorei os esclarecimentos sobre refri, mas a página se contradiz com tantos anúncio de refrigerantes… #sóacho!

  37. Avatar de Genyr Marques T.calicchio

    Não tomo, tomava tb, mas fui parando e não sinto mais falta hoje.

    todos deveriam fazer a mesma coisa, sem contar que ele é um veneno tb para os ossos.

    abraços..

  38. Avatar de Lana Bello

    Nossa fiquei impressionada em sua pesquisa, 7% tomam refrigerante todos os dias… Graças a Deus, não gosto muito, resolvi tirar de vez. 🙂

  39. Avatar de Michele

    andei cortando muita coisa da vida como alcool e cigarro.Agora vou cortar refri independente de ser zero ou comum.Só tem quimicos,nada de benefico e ainda enchem a barriga de gases.O post me deu o gás que precisava.

  40. Avatar de Paulo

    Eu tomo 2 litros Coca-cola normal por dia a mais de 20 anos e não sinto nada, tenho uma saude de ferro, minha glicose é 70, estou com 54 anos de idade e faço coisas que garotões de vinte e poucos não fazem, como por exemplo: sexo todos os dias.

  41. Avatar de Luci

    Coca zero não faz tão mal qto a normal. Tomo zero todo dia, tira vontade de doce, me saceia, e não engordo há 2 anos, desde qdo mudei pra zero. Amooooo. Faz mal? Sim, mas tudo o q comemos faz, suco de laranja,
    cheio de agrotóxico, frango com hormônio, saladas cancerígenas,

  42. Avatar de Laerte Favero

    Congratulações ! Pergunta: Como saber se no refrigerante tem adoçante ou açúcar ? Tem como fazer algum teste para descobrir ? Obrigado.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva