Para a mulher que gosta de se cuidar

Fatos Pouco Conhecidos sobre os Resfriados

Fatos Pouco Conhecidos sobre os Resfriados

Com o inverno se aproximando, os resfriados se tornam cada vez mais comuns. Conheça alguns fatos e dicas importantes sobre como evitar e se recuperar de resfriados.

Publicidade

1. Leva 48h para você se infectar e ficar doente

Se você começou a sentir os sintomas de garganta irritada e nariz escorrendo, pense onde você estava há 2 dias atrás. Foi provavelmente lá que você pegou seu resfriado. Especialistas afirmam que é esse tempo que leva para o resfriado entrar em suas células e começar a produzir sintomas.

2. A melhor arma contra os resfriados é… atividade física!

Se você quiser realmente se livrar dos resfriados nesse inverno, a melhor arma é a atividade física. Qualquer exercício, mesmo que bastante leve, é a excelente contra resfriados. Apenas 30 minutos de caminhadas regularmente já são suficientes. Com o exercício seu sistema imunológico funciona muito melhor: o sangue circula com mais eficiência, levando as glóbulos brancos a encontrar e combater as infecções mais rapidamente.

3. Seus hábitos de sono influenciam muito seus resfriados

Quanto você dormiu noite passada? Segundo pesquisas recentes, se foi menos de 7h, você tem 3 vezes mais chance de pegar um resfriado! Claro, cada organismo tem a sua própria necessidade de sono, mas, em geral, 7h é o mínimo, não somente para evitar resfriados, mas para manter uma boa saúde de longo prazo. Saiba mais sobre como ter um sono tranquilo e reparador.

Fatos Pouco Conhecidos sobre os Resfriados

4. Um copo de suco de laranja não é tão bom quanto você pensava

Quando começamos a sentir os sintomas de um resfriado, corremos tomar suco de laranja ou vitamina C, não é mesmo? Mais de 30 estudos publicados mostram que, para a grande maioria das pessoas, a vitamina C não ajuda diretamente a reduzir os sintomas dos resfriados. O que ajuda, sim, é ter o sistema imunológico forte antes do resfriado. Nesse caso, a vitamina, quando ingerida regularmente, pode ajudar (como diversas outras vitaminas o fazem), mas não é nada milagroso. Saiba mais fatos sobre a vitamina C.

5. Bebidas quentes são a melhor arma contra os sintomas

Quanto já estiver com um resfriado instalado, a melhor forma de aliviar os sintomas é com uma bebida quentinha. Pesquisadores testaram bebidas quentes e bebidas à temperatura-ambiente e comprovaram que de fato, as bebidas quentes possuíam propriedades de acalmar e fazer os pacientes se sentirem muito melhores. A melhor pedida então, é caprichar nas sopas e abusar dos chás (o de gengibre, canela e anis é meu favorito!).

6. Uma pessoa comum pega em torno de 200 resfriados ao longo da vida

De acordo com estimativas, uma pessoa aos 75 anos terá pego em torno de 200 resfriados. Isso equivale a dois anos inteiros da vida espirrando e com o nariz escorrendo! É verdade que a maioria desses resfriados acontece quando se é criança (pois é nessa idade que se tem menos imunidade aos diversos tipos de vírus). De qualquer forma, esse número é de ficar assustado, não é? Vamos nos cuidar: ninguém merece perder tanto tempo passando mal!

7. Resfriados não são tão contagiosos quanto você pensava

Muitas pessoas, quando encontram uma pessoa resfriada, costumam evitar qualquer contato. É dito que basta um aperto de mão para ser contagiado com o vírus. Mas isso não é verdade: de acordo com pesquisadores, quando foram colocadas pessoas saudáveis em uma sala junto com pessoas resfriadas, foi extremamente difícil que o resfriado se espalhasse. O fato é que o vírus tem que encontrar as condições ideais em seu corpo para se instalar. Portanto, é muito mais importante melhorar seu sistema imunológico que evitar contato com o vírus.

17 comentários para “Fatos Pouco Conhecidos sobre os Resfriados”

  1. Avatar de Ligia Cristina

    Muito bom! sempre tive dúvidas sobre a vitamina C nos casos de resfriados.

  2. Avatar de Karine Santos

    Aiaiai estou bem gripada nesse momento, é muito chato.

  3. Avatar de Daiana

    Muito bom! Adorei 😀

  4. Avatar de Glaucia Nogueira

    Me curei de um resfriado faz pouco tempo, acho que o meu problema é a falta de sono, sempre tenho insonias e as vezes durmos de 4 a 5 h por noite.

  5. Avatar de Marcos

    Gostei do fato numero 1, jamais imaginei que fosse assim, achei que era na hora…

  6. Avatar de Rose

    Preciso dormir mais… duromo 6 horas, é o que posso.

  7. Avatar de Cris Almeida

    meu filho esta bem resfriado e minha bebê tá começando, então já estou tentando “combater” 🙁

  8. Avatar de Marta

    Sempre me cuido e faço o possível para não pegar resfriados, a dica de praticar exercicios e dormir bem eu já faço

  9. Avatar de Regis

    Tenho 42 anos acho que já usei a minha cota de resfiados de 75 anos…rsrsr 😀

  10. Avatar de Keila

    gostei muito de saber mais sobre resfriados, o fato 1 é o melhor

  11. Avatar de Adriana Prado

    Em tempos de resfriados, valeu saber destes fatos. Dificilmente tenho um resfriado, mas se pego invisto em hidratação, muita água e chá (que eu adoro!).

    Resumindo, mais uma vez, nosso corpo precisa é de boa alimentação, hidratação e atividade.

    Beijo

  12. Avatar de Camila

    sempre que meu marido pega um resfriado eu pego tb, entao minha imunidade sempre esta baixa

  13. Avatar de Lana Bello

    Boa matéria Celisa 😀

  14. Avatar de Mayara Barros

    Muitoo interessante, adorei! Não sabia de algumas coisas!

  15. Avatar de J Subtil

    Quando começo a sentir os primeiros sintomas de gripe ou simples resfriado, inicio de imediato a toma de EQUINÁCIA em tintura. O normal são 20 gotas disolvidas em meio copo de àgua, mas como a situação é de emergência, visto já estar contaminado, então duplico a dose nos três primeiros dias (40 ou mesmo 50 gotas por toma), o que aliás está prescrito na informação que acompanha o produto. Ao segundo dia já estou quase bom, mas se fizer uma boa corridinha seguida de uma sessão de exercício físico e se possível uma sauna, então vos garanto que a gripe vai embora bem rapidinha, e ao resfriado simples, esse nem lhe dou “confiança”. Tenho a informar-vos que já há 22 anos não vou à cama por causa de gripe ou resfriado. A EQUINÁCIA, estimula o sistema imunitário fazendo aumentar a produção de glóbulos brancos, pelo que não é aconselhada a pessoas com anemia ou cancro.

  16. Avatar de J Subtil

    P.S.- Esqueci-me de dizer que são 3 tomas diárias

  17. Avatar de Jhay

    🙂 🙂 🙂 🙂 Boa noite!Adorei esta publicação.
    Gostaria que falasse um pouco sobre a Imunidade Baixa,pois tenho e não sei como melhorar isso.
    Desde já agradeço,Fique com Deus!Bjs.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva