Para a mulher que gosta de se cuidar

O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo

O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo

Quem nunca ouviu falar que uma ou outra pessoa tem reumatismo, não é? Porém, você sabe exatamente o que é reumatismo?

Publicidade

Para a maioria das pessoas, a referência é de uma doença típica de idosos, porém essa ideia é equivocada: o reumatismo pode atingir crianças, jovens, adultos e idosos.

O que é Reumatismo?

Reumatismo é um nome genérico dado para uma série de doenças que afetam o sistema músculo-esquelético, chamadas coletivamente de doenças reumáticas. Por isso a confusão: quando alguém fala em “reumatismo”, pode estar falando de doenças bem diferentes.

As doenças reumáticas são prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Existem muitos tipos de doenças reumáticas; algumas das mais comuns: artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e artrite reumatoide.

Causas do Reumatismo

As principais causas são de origem infecciosa, endócrina, alérgica ou metabólica. Nessa última pode-se citar a deficiência de elementos básicos como vitamina C e manganês.

Todas as articulações podem ser atingidas, mas há maior incidência nas mãos, inicialmente com dores no punho ou mesmo com a tendinite, além de dores, inchaço e vermelhidão nos locais afetados.

Sintomas Iniciais do Reumatismo

As doenças reumáticas, assim como outras enfermidades crônicas, têm tratamento. Se a doença for descoberta no início e tratada de maneira adequada, o paciente reumático pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Os principais sintomas iniciais são:

  • Dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar.
  • Diminuição da flexibilidade da coluna ao calçar sapatos.
  • Limitação para pentear os cabelos.
  • Dificuldade para escovar os dentes.
  • Dor, inchaço e calor nas articulações.
O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo

Diagnóstico e Tratamento

Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), procure tratamento pois pode ser uma doença reumática.

O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (medicamentos).

Os tratamentos convencionais têm como objetivo atuar contra a dor e a inflamação, mas normalmente não resolvem o problema pela raiz. Uma forma mais eficaz de se atacar o problema é através de um tratamento mais natural, que procura suprir a necessidade de nutrientes, vitaminas e ácidos graxos, equilibrando o organismo.

Muitos nutrientes podem ser utilizados no combate às dores do reumatismo, como vitaminas C e D, que favorecerem o metabolismo do cálcio; minerais como cálcio e magnésio, para evitar a perda óssea; ômega 3, que controla os processos ligados à inflamação das partes afetadas; além de enzimas e vitamina E natural.

Uma outra solução mais natural é massagear a área dolorida com bucha vegetal durante o banho e depois com óleo de copaíba pelo menos duas vezes ao dia, bem como compressa fria (com bolsa de gelo) várias vezes ao dia. Banhos de sol diários de 15 a 20 minutos ajudam na produção da importantíssima vitamina D e no restabelecimento das articulações.

Principais Tipos de Doenças Reumáticas

O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo

Artrose

A osteoartrite (popularmente conhecida como artrose) é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. É a mais comum das doenças reumáticas: 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos já mostram sinais de osteoartrite ao raio X.

A osteoartrite resulta do aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso. O principal sintoma é a dor articular de instalação insidiosa, que aumenta de intensidade com o passar dos anos. Fases mais sintomáticas costumam ser seguidas por outras com regressão do quadro.

No início, a dor surge com o movimento e desaparece com o repouso. Com o tempo, pode ocorrer enrijecimento e diminuição da mobilidade articular. O enrijecimento tende a desaparecer segundos ou minutos depois da movimentação, diferença importante com os casos de artrite reumatoide em que chega a persistir por horas.

Artrite Reumatóide

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas de diversas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, de indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.

Fibromialgia

Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumáticas, o que pode confundir o diagnóstico.

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

Os ossos são compostos de uma matriz com complexos minerais com cálcio. Isso possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas. Com o tempo, porém, a formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência.

Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo.

Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Gota

A gota é um tipo de artrite inflamatória causada pela deposição de cristais de urato no líquido que banha as articulações, e em outros tecidos.

Está associada a níveis elevados de ácido úrico no sangue. Quando esses níveis são iguais ou maiores do que 6,8 mg por decilitro, dizemos que existe hiperuricemia, condição causada pela dificuldade do rim em excretar urato ou pela produção exagerada dessa substância.

Bursite

Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.

Tendinite

A tendinite é a inflamação, lesão e inchaço de um tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Em muitos casos, a tendinite (degeneração do tendão) também está presente. A tendinite pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade. Também pode ser vista em pessoas com doenças sistêmicas, como artrite reumatoide ou diabetes.

Febre reumática

A febre reumática é uma doença reumática, inflamatória e que afeta as articulações. Sua origem está relacionada à resposta do organismo mediante a infecções pelo estreptococo, ou seja, é de origem autoimune. A febre reumática ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana tratada inadequadamente.

36 comentários para “O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo”

  1. Avatar de Vanessa

    Muito bom, gostei de saber mais sobre o reumatismo, eu já tive febre reumática na adolescencia, mas hj em dia estou curada.

  2. Avatar de Iolanda

    minha mãe sofre de artrose a muitos anos, é muito sofrimento, gostei da dica do óleo de copaíba.

  3. Avatar de Nadiafirmina

    Gostei de comhecer mais sobre reumatismo,aliás gosto muito dos assuntos aqui abortados 😉 😆 😆

  4. Avatar de Cida

    Gostei muito da materia, tenho artrite reumatoide e muito me serviu na orientação passada. Equipe toda de pparabens. Beijos

  5. Avatar de Marcos

    Excelente artigo!

  6. Avatar de Meme

    Muito interessante estou notando que já estou com os sintomas iniciais, esse artigo veio para me alertar.

  7. Avatar de Cris Almeida

    eu tenho reumatismo desde 12 anos, ja tomei varias bezetacil, mas ainda sinto incômodos 🙁

  8. Avatar de Eliane Graffi Dias

    Muito esclarecedor o artigo. Tenho 53 anos e já estou fui diagnosticada com perda óssea e início de artrose… Além dos medicamentos PRECISO fazer um exercício físico (PRECISO arrumar tempo…)

  9. Avatar de Wagner Munhoz

    😮 Parabéns pelo blog e por este post em particular. Por favor continui sempre assim . Abç

  10. Avatar de Flavia

    Nossa! Foi excelente ler esse post, acho que um sintoma que não sabia definir, agora vejo-o descrito aí acima. Vou logo ver isso. Muito obrigada por nos ajudar! beijos.

  11. Avatar de Pamela Coutinho

    Minha familia tem muitas doenças reumaticas, preciso sermpre estar atenta. Gostei muito de saber mais sobre o assunto.

  12. Avatar de Rita

    Gostei das dicas de tratamento.

    1. Avatar de Celia

      Também gostei, acho muito legal Beleza e Saúde.

  13. Avatar de Antonieta

    Gostei de saber mais sobre esse assunto, muito bom o artigo, minha mãe tem artrite.

  14. Avatar de Daniela Ramos

    Descobri em 2007 que sou portadora de Sindrome de Sjögren e ela é vista como um tipo de reumatismo bem mais complicado. Pois além das articulações serem afetadas, afetam todos as partes úmidas do corpo. Mucosa, nariz, olhos, rins, vagina. Tem épocas que elas está super alta ai entra-se com medicamentos fortes e depois de três meses ela baixa!!!!!! Mas é bem complicado, porque a gente nunca sabe como está… É uma doença que não tem reflexo nenhum por fora, mas por dentro sim.???

  15. Avatar de Lana Bello

    Sentia uma dor no ombro
    muito forte, achei que era Bursite,
    fui ao médico, graças a Deus, ele
    disse que era uma pequena inflamação
    em um ‘nervo’, tomei o medicamento,
    continue atividade física mais leve e
    fiquei livre da dor.
    Gostei do post Celisa, como vc
    ressaltou não é uma doença
    que vem necessariamente pela idade.

    Abraços 😉

  16. Avatar de Daiane

    Muito bom esse artigo!

  17. Avatar de Valéria

    A minha mãe está com artose nos joelhos vou usar o óleo de copaíba obrigada pela dica.

  18. Avatar de Juliana

    Muito bom esse texto, tenho artrite e é um saco, atrapalha a sua vida, eu amei as dicas para tratamento e vou seguir algumas, obrigada.

  19. Avatar de Rafaela

    Sofro com fibromialgia, é horrível, os exercicios ajudam bastante.

  20. Avatar de Luisa Melo

    Texto muito bem abordado, acho que estou tendo os primeiros sinais.

  21. Avatar de Cláudia

    Muito bom abordar esse tema; agradeço pelo post. 😉

  22. Avatar de Cacilda

    Excelente texto, tive febre reumática na adolescencia, agora estou com tendinite no pé esquerdo, nossa quem me lê aqui vai achar que estou exagerando, mas é um dor que incomoda d+, tem 3 anos que estou me tratando com remédios naturais, e qdo chega o inverno faço fisioterapia .
    Obrigada Celisa 🙂
    Excelente semana.
    Abs

  23. Avatar de Neide Maria

    Boa tarde!
    Gostei muito de saber sobre reumatismo pois é muito importante saber tudo isto. Muito bom! Agradeço!

  24. Avatar de Rosa Trida

    🙂 Obrigada por tornar me dia a dia mais saudável!

  25. Avatar de Katia

    Esse e um tema muito bem abordado muito bom.

  26. Avatar de Adriana Prado

    Obrigada, Celisa, por atender minha sugestão! Do jeito que gosto: explicativo simples.

    Ainda estou na fase de exames e com dores fortes nas articulações. É uma doença incomoda, que às vezes causa irritabilidade, já que as dores são persistentes. Na esperança do alívio, não vejo a hora de passar o frio, rsrss.

    Beijo

  27. Avatar de Nadiafirmina

    Gostei muito dessa matéria

  28. Avatar de Geny Calicchio

    Muito bom….adoreiiii Celisa…

  29. Avatar de Maria Teresa

    celisa ñ é puxando o saco mas seu site é 10 mil

  30. Avatar de Maria Teresa

    sigo as dicas de vcs e sempre me dou bem adoro

  31. Avatar de Jussiara

    Sinto muitas dores nas articulações,as juntas dos meus dedos já ficaram inchadas e coçavam muito,fui ao médico,fiz uma bateria de exames e não constou nada.E o pior é que meu irmão morreu com esse problema q só foi descoberto depois da morte dele,pois infeccionou o coração dele,minha sobrinha faz tratamento,porque também tem reumatismo,e eu fico preocupada,com todas essas dores q eu sinto sem ter sido diagnosticado nada.

  32. Avatar de Veneza Da Cunha Batista

    Adorei a matéria tenho reumatismo desdos 17 anos e ainda hoje com 33anos sinto dores e , é bom sempre ver matéria explicando o assunto.

  33. Avatar de Roseli

    Quando passo roupa me sinto com dores reumáticas por todo corpo
    Tem tratamento ou devo evitar passar roupas?

  34. Avatar de Maria

    Tenho artrite desde os 18anos. E agora com 39 tenho cada crise horrível, faz seis anos que meus exames de urina da sangue nele, sera que essa doença ja atacou meus rins estou tão preocupada.. Eu não sabia que atacava os órgãos da pessoa ..fiquei desesperada agora..tenho 3 filhos meu Deus me ajude me de saúde meu Senhor.

  35. Avatar de Vanede Maria Da Silva Alves Da Silva

    Descobri que tinha reumátimo faz 3 anos hoje tomo duol e cloreto de magnésio mas ainda sinto dor de manha e a noite tenho50 anos ten dias que estou animada ten dias que não o que me da força é a minha fé em Deus ……tenho fé que um dia vou melhorar fiquem com Deus e o amor de Maria!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva