Para a mulher que gosta de se cuidar

O Segredo #1 para Manter uma Rotina Diária de Exercícios Físicos

O Segredo #1 para Manter uma Rotina Diária de Exercícios Físicos

Que exercício físico é fundamental todo mundo já sabe. Para uma boa saúde, ele deve tornar-se permanente em seu estilo de vida. Mas manter essa rotina de forma constante, dia após dia, não é tarefa fácil! Os motivos para pular os exercícios são muitos: tempo no trabalho, cansaço no fim do dia, compromissos inesperados…

Publicidade

Se você tem problemas para manter sua rotina, permita-me uma dica simples, mas que pode mudar sua vida: faça seus exercícios pela manhã, antes de começar o seu dia.

Eu sei que parece difícil. Mas é uma pura questão de hábito; e esse é provavelmente um dos melhores hábitos que você pode adquirir em sua vida. Para ajudar a te convencer, seguem 6 razões do porquê se exercitar pela manhã pode ser tão bom para você.

1. Melhores Resultados de Longo Prazo

Pesquisas mostram que aqueles que se exercitam pela manhã mantêm a rotina por mais tempo que aqueles que se exercitam em outros horários. O corpo gosta de estabelecer rotinas. Além disso, ter a sensação que você já começou o dia cuidando de sua saúde vai te dar uma dose inacreditável de motivação para continuar a prática como rotina.

2. Proteção contra Desculpas

Quantas vezes você já se planejou de fazer exercício, e acabou surgindo algum compromisso (ou você se sentiu cansada e simplesmente foi para casa)? Ao exercitar-se pela manhã, você tira a possibilidade que os eventos do seu dia acabem atrapalhando seu exercício. Se você pretende realmente levar a sério a ideia de fazer exercícios como prática de vida, não há melhor forma de se proteger contra desculpas no dia-a-dia.

O Segredo #1 para Manter uma Rotina Diária de Exercícios Físicos

3. Mais Produtividade

O exercício físico aumenta sua produtividade, e produz endorfinas que melhoram o seu bem-estar ao longo de todo o dia. Você se sente mais alerta e pronta para encarar seu dia após essa "injeção de energia" logo no início do dia. A atividade física melhora seu desempenho mental entre 4 a 10 horas após a prática. Também, a sensação de já ter realizado logo cedo uma das tarefas mais importantes do seu dia, dá um gás especial para atacar suas outras tarefas do seu dia.

4. Metabolismo Acelerado ao Longo do Dia

Os benefícios do exercício físico não acontecem somente durante a prática, mas continuam ao longo do dia. Além de mais produtiva, você também vai continuar queimando calorias. Esse efeito de "queima residual" de calorias é muito mais eficiente quando acontece durante o dia, enquanto estamos ativas. Ao deixar o exercício para o noite, esse efeito ocorre durante o sono, sendo bem menos eficiente.

5. Sono Tranquilo

Estudos mostram que homens e mulheres que acordam cedo para fazer exercícios físicos dormem muito melhor que aqueles que rotineiramente se exercitam à noite. A atividade física estimula o seu corpo por horas: quando você se exercita à noite, fica mais difícil de relaxar completamente no momento de ir dormir, e assim fica mais difícil de se ter um sono tranquilo.

O Segredo #1 para Manter uma Rotina Diária de Exercícios Físicos

6. Melhor Alimentação

Um outro benefício menos óbvio é que finalizar seu exercício logo cedo vai mudar a forma como você se alimenta durante o dia. Você vai se sentir orgulhosa pelo seu esforço de ter acordado e já ter queimado calorias… você não vai querer "estragar tudo" com refeições ruins, não é mesmo? Ao invés disso, você vai preferir continuar com escolhas positivas e, na média, o efeito positivo de sua decisão em começar o dia saudável vai se refletir em todas as suas outras decisões do dia! Funciona!

Está convencida que exercitar-se pela manhã é uma boa ideia? O mais difícil sempre é começar, mas com um pouquinho de força de vontade você pode fazer!

39 comentários para “O Segredo #1 para Manter uma Rotina Diária de Exercícios Físicos”

  1. Avatar de Karina

    Eu adoraria, contudo quando você entra para trabalhar as 7 da manhã e tem que sair de casa as 6 horas, isso se torna impraticável. 🙁

    1. Avatar de Vanessa Little

      Exatamente!

    2. Avatar de Eliana

      Não Karina.È só acordar ás 05:00 hs da manhã. Abraços.

    3. Avatar de Dane

      Rsrsrs Impraticavel é uma crença… hahaha..
      Eu tambem entro as 7:00 Karina.. Vou as 5:00 pra academia..
      E realmente este é o melhor horario..
      Vai lá Karina.. Vale apena o esforço….

      Abs..:)

      1. Avatar de José De Castro Rocha

        Comecei a acordar às 5h, correr de bicicleta até uma academia popular em um parque aqui em Rio Branco, mas, pensem na vontade que eu tinha de continuar na cama. Foi quando notei que o meu abdômen estava diminuindo e ficando com uma cintura com melhor aparência. Agora não tem sono que me impeça de ir quase todos os dias da semana.

  2. Avatar de Geny Calicchio

    Não tenho muita paciência para academias, prefiro as caminhadas sempre ao final da tarde

    para me exercitar e adoro tb a bicicletas, sempre que posso ando.

  3. Avatar de Nayara

    Pena que nem todos possam se beneficiar de atividades físicas logo cedo (pelo menos durante a semana). Eu, por exemplo, trabalho longe de casa e acordo às 05h00 para conseguir me arrumar e não chegar atrasada. Saio do trabalho mais ou menos às 18h30 e vou para a faculdade direto. Fica difícil desse jeito manter uma rotina de exercícios!

  4. Avatar de úrsula

    O problema é acordar mais cedo ainda… Mas eu concordo, adora fazer caminhada de manhã. Faço isso aos sábados e domingos. Nos outros dias, fica pra de noite mesmo.

  5. Avatar de Heloisa

    Adorei a matéria e concordo…caminhar pela manhã me da mais energia e disposição durante o dia todo…

  6. Avatar de Jurema

    Realmente é melhor pela manhã mas isso não é possível para todos. Tenho sorte de trabalhar perto de casa e da academia: saio às 5:40 para a academia, treino até às 6:40, desço para o trabalho onde tem chuveiro e tudo. Assim fica fácil né? Beijos e ótimo 2014!

  7. Avatar de Camila

    Tenho minha rotina igual a da Karina, é quase impossível! =/

  8. Avatar de Claudio

    Eu tenho essa saudável rotina há anos. Sei que nem todos podem se beneficiar do exercício físico logo pela manhã, pois os horários são corridos. Felizmente, consigo conciliá-los, e, assim, me exercito pela manhã cedo.

    Como moro numa cidadezinha bem tranquilha e segura, às 7h, ou até antes, já estou caminhando/correndo no parque municipal. Volto às 8h15min, e às 9h estou no trabalho.

    A 6ª dica é pura verdade (da alimentação ao longo do dia), já que depois de tanto esforço, a gente se policia comendo mais pra não desperdiçar tudo.

    Já me exercitei no fim da tarde e não tenho o mesmo pique, sem contar que o calor é muuuito maior.

  9. Avatar de Dayane

    comcordo vc fica mais disposta o dia todo.
    E n corre risco de vc sabota vc mesma ao longo do dia

  10. Avatar de Gislene

    Olá adorei a matéria , mas eu gosto muito de fazer exercicio a noite correr e ir na academia , fico relaxada para dormir e meu sonho e pesado.
    Mas qdo posso vou de manha cedinho correr , é maravilhoso .

  11. Avatar de Ellen

    E pra qm pega fretado as 5h, chega as 8 no trabalho, como fica fazer ex dde manhã?

  12. Avatar de Grazi

    Sempre malhei pela manhã, geralmente chego na academia por volta das 06:00, 06:30 e uma hora de exercícios já é o suficiente para me deixar bem disposta o resto do dia…
    Sem dúvidas, de manhã é o melhor horário para se exercitar.
    Pena que nem todos podem fazer neste horário…

  13. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    😎 essa matéria,porque tem tudo a ver comigo,pratico exercícios todos os dias e realmente fazem diferença no meu dia dia.bejussssssss

  14. Avatar de Marli

    😀 Ótima dica! é o que faço: caminhada e pilates pela manhã. O resto do dia
    é lucro! Aliás, parabéns por tudo que explica, sempre com seriedade. 😉

  15. Avatar de Lucina

    Sempre me exercito pela manhã, é a unica hora do dia que tenho energia

  16. Avatar de Marta

    Se eu não faço meus exercicios de manhã depois eu não faço mais…
    amei o artigo

  17. Avatar de Glaucia

    Excelente artigo, vou passar a me exercitar de manhã, realmente me sinto mais disposta e com mais energia.

  18. Avatar de Elexina D'angelo

    Tudo está muito bem explicado, mas já ouvi e li entrevistas de cardiologistas não indicando esse exercício pela manha, ao se levantar, pois o coração ainda está funcionando muito lentamente e repentinamente é muito solicitado. Muitos infartos ocorrem desta maneira. Eu faço exercícios no final da tarde há mais de 10 anos,
    por este motivo.

  19. Avatar de Tania Cristina

    TAMBÉM GOSTARIA DE ME EXERCITAR PELA MANHÃ, ACREDITO QUE TEMOS MAIS PIQUE , PORÉM NESSE MOMENTO NÃO DÁ! BJS

  20. Avatar de Milena Galiano

    Já fiz exercicios pela manhã, academia, caminhada e realmente é muito bom. O dia no trabalho muda completamente, mas acabei perdendo a vontade, e acabei deixando.
    Dps fui me exercitar a noite, o que também não era ruim, desde que acontecesse logo dps do trabalho.
    Esse ano, fiquei motivada a voltar a fazer os exercicios e estou mais confiante agora depois desse post que voltar a fazer pela manhã pode ser a minha saída !!
    Adoreeeeii a dica.

    Obrigada

  21. Avatar de Vanessa Little

    Depende muito do exercício que se faz. Como uma menina falou, dependendo da carga do exercício pode até ser perigoso. Eu faço exercícios pesados: acrobacia aérea à noite 2ª e 4ª, Pole dance à tarde e musculação, danças e Hiit (corrida intercalada de alta velocidade) à noite 3ª, 5ª e 6ª. Então realmente se eu fizesse de manhã ficaria exausta o dia inteiro.
    E essa de não boicotar a dieta, quem quer boicotar usa justamente o argumento que já malhou então pode comer um docinho…rsrs
    Então vai da persistência e do objetivo de cada uma.

    Beijinhos e bem vindas de volta e feliz 2014!

  22. Avatar de Luci

    Só acordo mesmo depois de umas 3 hs que saí da cama, sou produtiva à tarde e à noite. Por isso: “TÔ FORA!!”

  23. Avatar de Sany

    Perg.:na pratica dos exerc matinais, logo após levantar da cama, o que devemos consumir ?

  24. Avatar de Eldim Oeste

    compre uma bicicleta e va para o serviço pedalando alem d
    ultrapassar os onibus e
    carros parado no transito esta se exercitando

  25. Avatar de Adriana Prado

    Olá!

    Eu já tentei fazer exercícios pela manhã e não funcionou. Acabava ficando cansada e não realizando bem minhas atividades domésticas, etc. Sem falar o quanto aumentou meu apetite.
    Comecei a fazer pilates há alguns meses no período da tarde e está muito bom. O médico me liberou para caminhadas a partir do próximo mês e já estou pensando em me organizar para fazê-las no finalzinho da tarde ou à noite.

    Estou colocando em prática o que um médico disse no programa Bem Estar: o importante é se movimentar.
    Eu acredito que pela manhã seja melhor, mas cada pessoa deve buscar o que lhe convém no sentido de não haver as tais desculpas para se mexer em qualquer que seja o exercício físico.

    Beijo

  26. Avatar de Laerte De Souza Costa

    Devido minha falta de tempo faço 30 minutos pela manhã todos os dias.

  27. Avatar de Marta

    😳

  28. Avatar de Cristina

    E muito difícil mas tem que tentar.

  29. Avatar de Fernanda

    Adoro me exercitar à tarde. Odeio de manhã. Vou pra academia às 18h em 4 dias da semana. Entendo quem não consegue levantar mais cedo pra se exercitar. A pessoa já tem uma rotina pesada de trabalho, às vezes estuda à noite, fica impossível querer levantar às 5h da manhã pra isso.

  30. Avatar de Alexandra

    Preciso da ajuda dos adeptos do exercício matinal.
    Estou começando a querer sair do sedentarismo,comecei a caminhar e alternar com corrida. Ainda estou na fase de ir forçada,é difícil mas não vou desistir… Comecei optando pela noite,mas venho percebendo q mesmo tendo q sair cedo o exercício pela manhã eh bem mais produtivo.
    A dúvida é,o que comer logo cedo antes da corrida ou exercicio? Obrigada!

  31. Avatar de Alexandra

    Preciso da ajuda dos adeptos do exercício matinal.
    Estou começando a querer sair do sedentarismo,comecei a caminhar e alternar com corrida. Ainda estou na fase de ir forçada,é difícil mas não vou desistir… Comecei optando pela noite,mas venho percebendo q mesmo tendo q sair cedo o exercício pela manhã eh bem mais produtivo.
    A dúvida é,o que comer logo cedo antes da corrida ou exercicio? Obrigada! 😆

  32. Avatar de Remir

    Não vejo nenhuma desculpa capaz de justificar a não prática de exercícios físicos, desde que seja algo muito grave relacionado a algum impedimento por recomendação médica. Esse negócio de que ” Ah, não tenho tempo..Trabalho muito”, não rola….Acordo diariamente as 4 da manhã e chego na academia as 4:50. É a melhor coisa do mundo….

  33. Avatar de Elianebarreto

    nunca frequentei academia mas estou pensando seriamente em começar,
    estou me sentindo muito pesada com dores no corpo que estar me tirando o animo para a faculdade que resouvir fazer só agora com 56 anos como tenho que sair para trabalhar e vou direto para faculdade e s chego em casa as 00:00 horas acho que a academia será uma boa auternativa.

  34. Avatar de Maisa Felix De Almeida

    Olá eu sempre frequentei academia ,mais agora estou caminhando e correndo estou gostando muito faço minhas caminhada pela manhã,sinto meu corpo leve e saudável o dia todo.

  35. Avatar de Gisele Orsamento

    Praticon exercicios todos os dias das 4:30 am até 6:30 am….. è uma bela bosta pq fico cansada, vendo netflix e comendo coxinha o dia inteiro….

    não sei pq não faz diferença…. Alguem pode me explicar? 😕

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva